Como usar 100% da GPU em jogos

Leonardo Tenório

Member
Registrado
Gostaria de saber algumas configurações gráficas de jogos que ajudam a empurrar a placa de vídeo a 100%. Tenho um R5 4650g e uma RTX 3060 e 16gb ram
 
Pra usar 100% do desempenho da vga, vc vai precisar ativar a super resolução para tentar subir além dos 4K de resolução, vai ter que colocar o fps desbloqueado e vai ter que colocar o gráfico jogo no máximo. Mas não é todo jogo que precisa usar 100% da vga para rodar bem e para ter gráficos bonitos. O uso da GPU é relativo e vai depender de cada jogo e de cada caso.

Em vez de se preocupar com uso da GPU, eu acho que vc deveria se preocupar com uma meta de FPS mínima que seria aceitavel pra vc e a partir dele vc deveria ajustar a qualidade grafica do jogo até achar que está bom, isso independente da GPU atingir ou não atingir 100%.

Eu também acho que vc só se deveria se preocupar com o uso da GPU/CPU caso alguma coisa esteja rodando de forma anormal, ao comparar o seu sistema com sistemas similares e que estão rodando sem problemas.
 
Acho que a melhor forma é vc entender o por quê a sua placa n chega em 100%. Seu processador está limitando o potencial da sua placa. Você tem algumas alternativas pra resolver isso:

- Trocar seu processador (um 5600, por exemplo)
Seria a melhor opção, pois haverá ganhos de FPS e vc conseguiria explorar todo o potencial da sua placa.

- Aumentar a qualidade e/ou resolução do jogo
Vc vai ganhar mais qualidade visual, mas seu FPS provavelmente vai ficar igual ou pior do que está conseguindo agora.

- Diminuir configurações que exigem mais do seu processador
Gargalo de processador é mais complicado de contornar e vc teria que saber quais configurações afetam o seu desempenho. Diminuir a distância em que o mundo/objetos são renderizados é um exemplo. Muitos jogos tem alguma configuração relacionada a isso. Mas é só um exemplo dentre vários possíveis. Fechar outros aplicativos e deixar somente seu jogo rodando pode ajudar tbm. Se conseguir diminuir a carga do processador, vc vai aumentar a carga sobre a GPU e ganhar alguns FPS.

Como o colega falou acima, o importante é vc ter um jogo fluído, com uma taxa de FPS que te agrade. N importa se sua GPU/CPU não estão no máximo. Aqui, por exemplo, eu limito em 75FPS e, muitas vezes, tanto a GPU quanto a CPU não ficam em 100%. O meu caso é quase o inverso ao seu, já que minha GPU é o limitante e eu acabo diminuindo algumas opções gráficas pra jogar a 75FPS.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo