Museu da Internet

_dsouza_

𝚃𝚒𝚖𝚎 𝚒𝚜 𝚁𝚎𝚕𝚊𝚝𝚒𝚟𝚎
Registrado
Estou criando esse tópico para compartilhar histórias e memórias do início da Internet aqui no Brasil. Esse assunto volta e meia aparece nos diversos tópicos de internet, e a ideia é usarmos esse tópico para compartilhar um pouco da memória de quem viveu esses tempos.

Para começar, começo compartilhando abaixo meu primeiro modem de banda larga (na época míseros 128Kbps!) do início da antiga "NET Virtua" no início dos anos 2000. Era um Terayon TJ110, e era comprado da operadora (não era comodato ainda).

Wifi e roteadores nem nos sonhos. O modem ligava direto no PC via Ethernet (10Mbps), já que switches ethernet domésticos não existiam. Só o fato de ligar o PC e já estar conectado (sem precisar discar para o provedor) foi uma revolução!

terayon_TJ110.gif

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E abaixo a imagem da página web do meu primeiro plano de banda larga (~NOV/2000) - na época tinha que pagar "provedor de autenticação" separado - não bastava assinar a internet banda larga, tinha que assinar um Terra da vida por exemplo.

 
Última edição:
Meu primeiro modem de banda larga foi o Huawei MT880 na época Telemar Velox, por volta de 2004 quando comecei a trabalhar de aprendiz e usar o dinheiro pra pagar o serviço. Antes usei uns 4 anos de discadona.

Se eu não me engano ele era "alugado" da oi por 20,00 por mês, soma-se a isso que a oi além do adsl, ainda te obrigava a pagar por um login de um "provedor" que não fornecia nada mais que um login. Teve muita briga na época pra acabar com isso de provedor no velox/speedy acho que pela "abusar.org".

Sf60vsJ.jpeg


256kbps na época. o mais básico do velox. Se não me engano, antes do DSL, a telemar fornecia banda larga só com ISDN (DVI telemar). Só vi na prática em um curso de informática. Ele dividia a linha em dois canais, sendo que quando os dois estavam ociosos, somavam 64kbps + 64 e quando pegavam pra discar ou alguém ligava o sistema já derrubava a internet para 64kbps sem cair.
Mas voltando a falar do adsl se nao me falha a memória no inicio tinha que autenticar esse login de provedor numa pagina chamada veloxzone.com.br e depois passou a dar pra usar ele direto no PPPOE (ou na interface enfeitada de pppoe que vinha nos cds de instalação do velox, chamado discador velox).
Nesse meio tempo também chegou a existir um provedor de discada da OI/telemar e também existiram pacotes no fixo ilimitado para as ligações do modem pro numero deles 1700-3131.

Também depois descobri um tutorial de como rotear esse modem pra ele cuidar do PPPOE sozinho e entregar internet pronta no cabo de rede. Posteriormente quando baratearam os roteadores wifi eu botei um entre ele e o PC pra ter wifi na casa. Próximo de cancelar o adsl ano retrasado cheguei a testar ele e ainda funcionava.
 
Bom, primeiramente gostaria de agradecer pela iniciativa do @_dsouza_ em criar este tópico. Vou relatar um pouco sobre minha primeira banda larga...

Minha primeira assinatura de banda larga foi em 2006, vários anos apos o inicio da banda larga no brasil.

Aonde eu morava na epoca (bairro do Embaré, em Santos), era um local privilegiado em termos de opções de banda Larga: tinha disponivel o Speedy (ADSL) da telefónica; o serviço de internet da Vivax por HFC (antiga Canbrás, futuramente adquirida pela NET) e o Virtua da NET.

Na epoca, embora tinha disponibilidade do speedy (a época ainda existiam portas disponiveis), o dilema se iam aplicar a franquia ou não foi um fator que fez com que eu não assinasse.

O fator custo final fez com que eu assinasse a internet da Vivax na epoca... Até tinha disponibilidade do virtua (santos era a unica cidade que tinha Vivax e NET), sendo que o virtua teoricamente era infinitamente mais rapido (2mb por 79,90 ou 4mb por 99,90), mas haviam alguns porens... primeiro que a rede da NET era podre, terrivel, péssima na época aonde eu morava (ou seja, serviço péssimo); segundo que se o virtua era barato, a TV a cabo era carissima: lembro que na finada vivax, era 47 reais por mes o plano completo, na NET era 3 vezes mais, fora os pontos adicionais... Conclusao: optei pela vivax.

Na época, lembro que assinei o plano mais barato que tinha, na epoca 35 reais por mes. Eu queria o plano mais barato para sair da discada... A velocidade? Apenas 150kb, ela atendia ao que era esperado, ou seja, chegava os 150kb, e só o fato de estar livre da discada, já era uma alegria...

O modem? Motorola SB5101, DOCSIS 2.0, um ótimo modem. No entanto, se o modem era bom, o serviço nem tanto. Pouco tempo depois de assinar, parou de funcionar e foram dias até os técnicos resolverem. Por vezes ocorriam quedas ocasionais... Pelo menos a vivax não cobrava provedor...

Fui assinante até setembro ou outubro de 2008, quando migrei para o virtua (à época, 3mb por 85 reais, teoricamente 20 vezes mais rápido, porém na prática era 50 vezes mais problemático... mas eu não tinha escolha... speedy já não tinha mais portas, vivax tinha sido comprada pela NET, e na epoca eram redes distintas...)

Posteriormente postarei aqui alguns fatos históricos sobre a banda larga no brasil...
 
Minha primeira conexão banda larga foi em 2000 com o Speedy ADSL de 256 kbps. O provedor era o UOL. Confesso que nunca tive grandes problemas de queda ou instabilidade de conexão, e a velocidade era entregue 100%. Creio que deva ser o fato de eu residir a 1km da central telefônica local, o que na época fazia muita diferença para a qualidade do serviço. Se moresse acima de 4 km já era quase impossível ter uma conexão de qualidade.
Fiquei com o Speedy um bom tempo, porque aqui o Virtua só foi chegar lá por volta de 2010, e durante esse tempo fui aumentando a velocidade do Speedy conforme dava. A última velocidade era a de 8mb, mas não chegava nem a pau essa velocidade, ficando sempre em torno de 6mb no máximo. Durante esse tempo, tive no máximo umas 2 trocas de modem, sendo o primeiroum Zyxel Parks Prestige 600.
Depois com a chegada do Virtua e minha migração, aí a coisa andou mais, porque as velocidades eram maiores e a velocidade era entregue 100%.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Em tempo, me lembrei de um belo dia em que do nada a Telefonica comunicou a quase todos os assinantes do plano de 256kbps que seriam migrados automaticamente para o plano de 512kbps sem alteraçaõ do valor. Fiquei bem feliz na época kkkk.
 
Meu primeiro plano de internet banda larga foi o Telefónica Speedy de 150kbps em 2004, que era obrigatório assinar através de um provedor, fiz toda a contratação ligando para o Terra, que me passou os dados de acesso. O kit chegava em casa, aí o próprio cliente instalava o kit na tomada de telefone e seguia um manual pra fazer o acesso a internet, só que aqui não funcionou e tive que ligar na central da Telefónica pra chamar técnico. Vieram 2 e viram que tinha um vizinho com gato no nosso telefone, puxando pra rua de baixo. Eles foram lá, cortaram, voltaram aqui e o sinal subiu.
Imagina a felicidade da criança vendo que podia usar a internet a qualquer hora do dia e não somente após a meia noite ou nos fins de semana? Fiz logo um download em um site de compartilhamento de música e enquanto fazia o download tirei o telefone do gancho pra ver se tava ocupado e estava livre, achei a melhor revolução da época. Nem lembro do valor da assinatura, mas lembro do aparelho, um modelo da D-Link como esse da foto abaixo. Fiquei com ele anos, deu defeito após chuva com raios, levei na assistência, arrumaram, só trocaram ele lá por 2013, quando substituiram por um modelo branquinho, já com o nome Vivo em cima.

Modem ADSL Telefónica Speedy
modem-speedy-adsl.jpg


Lembram que tinha que colocar esses micro filtros na tomada de telefone para não dar interferência na linha fixa e ficar com chiadeira quando estivesse usando a internet? Bons tempos.

Micro filtro Telefónica
7ee3f27778.webp


Vídeo com vários comerciais do Telefónica Speedy
 
Só para referência, abaixo meu histórico de provedores de banda larga desde os primórdios (geralmente assino os planos "médios" pois costumam apresentar um melhor custo/benefício). O gráfico mais abaixo mostra claramente uma grande evolução nos últimos 5 anos.



 
Última edição:
Só para referência, abaixo meu histórico de provedores de banda larga desde os primórdios (geralmente assino os planos "médios" pois costumam apresentar um melhor custo/benefício). O gráfico mais abaixo mostra claramente uma grande evolução nos últimos 5 anos.



Não vou conseguir citar precisamente os anos de mudança de planos mas as operadoras de banda larga aqui em casa foram assim:

2004 - Telefónica Speedy - 150K, 500K, 1 Mega, 2 Mega e 4 Mega;
2015 - Live TIM - 50 Mega, 70 Mega e 60 Mega;
2021 - Oi Fibra - 500 Mega e 100 Mega;
2023 - Vivo Fibra - 500 Mega;
2024 - Claro Fibra - 500 Mega e 750 Mega.
 
É interessante ver que com o tempo as "barreiras" dos clientes a serem quebradas foram aumentando consideravelmente. A primeira "barreira" foi 1mb, depois 10mb, 100mb, 500mb e agora estamos no 1gb. Confesso que essa é a primeira vez que eu não sinto necessidade nenhuma de ter um plano que tenha 1gb ou mais kkkk.
 
Meu primeiro modem foi essa porcaria aqui, enviado pelo provedor UOL (na época obrigatório) para uso com uma internet de 256k da brasil telecom.

ATciWOY.jpeg
Speedtouch 510v6

E essa porcaria era toda bloqueada, a nivel de hardware mesmo se eu não me engano, não conseguia nem jogar the duel com uns colegas na época pq não dava pra abrir portas com esse lixo.

O Nokia da Oi limitado atualmente é um paraíso perto disso aí.
 
Poxa.. na minha época o máximo de internet que eu tinha era um email do STI que era concorrente da Mandic lá em 1994, usando um US Robotics 14400.
Toda chuva pesada queimava o filtro e eu tinha que ir até a barra funda pra arrumarem..

1694952692176
images


Depois de alguns anos, pra navegar, precisava usar Trumpet Winsock pra ligar pra BBS e navegar pelo Mosaic, a 14,4kbps.
Depois peguei um 28,8kbps onde um Gif demorava 2 minutos pra baixar..
D5mnCriUcAAgjT-.png
 
Poxa.. na minha época o máximo de internet que eu tinha era um email do STI que era concorrente da Mandic lá em 1994, usando um US Robotics 14400.
Toda chuva pesada queimava o filtro e eu tinha que ir até a barra funda pra arrumarem..

1694952692176
images


Depois de alguns anos, pra navegar, precisava usar Trumpet Winsock pra ligar pra BBS e navegar pelo Mosaic, a 14,4kbps.
Depois peguei um 28,8kbps onde um Gif demorava 2 minutos pra baixar..
D5mnCriUcAAgjT-.png
Bem, já que vc trouxe o assunto, antes da Intenet também usei bastante BBS. Minha história foi parecida, mas comecei com um "WinModem" Zoltrix 14400 (uma porcaria). Depois economizei e troquei por um US Robotics 28800 quando assinei uma internet discada (Trumpet Winsock e tudo mais), um grande upgrade! Na época morava em Floripa. Infelizmente não tenho nada salvo nem guardado nada daquela época, só memória mesmo.

A coisa mais antiga que tenho é o e-mail abaixo de uma comunicação da minha primeira intenet discada (Matix, do grupo Amauri, tbém em Floripa).

Código:
From: xxxxxxx <xxxx@amauri.matrix.com.br>
Sent: Thursday, May 16, 1996 18:51
To: au@amauri.matrix.com.br <au@amauri.matrix.com.br>
Subject: Novidades nos Servicos (2 Mbps)
 
Temos a grata satisfação de informar que, nossa conexão com a Internet
passou finalmente para 2 Mbps.

A partir de agora, estamos conectados através de 2 links com o resto do
mundo, um deles, com a RNP, já está operando a 2 Mbps. O outro, através da
Embratel, irá operar nesta semana a 256 Kbps em frame-relay.

Com isso, você poderá observar um sensível aumento de velocidade em sua conexão.

Essa nova conexão causou uma mudança em nosso número de "IP" (nossa
identificação na Internet). Nossa rede que tinha os números começados por
200.247, passou a ter os números começados por 150.162, ficando os demais
inalterados.

A fim de melhor identificar o nosso domínio e aproveitando ao mesmo tempo as
mudanças no número "IP" estamos procedendo agora também, a mudança de nosso
domínio de amauri.com.br para matrix.com.br

Assim sendo, o endereço de "e-mail" de todos os nossos usuários, mudou de
usuario@amauri.com.br para usuario@matrix.com.br. Mas não se preocupe, você
continuará recebendo normalmente todo e-mail endereçado para o endereço antigo.

Para uma perfeita e melhor utilização de nossos novos recursos, você deverá
fazer as seguintes alterações em sua configuração:

dns server: 150.162.253.1
pop server: pop.matrix.com.br
smtp server: smtp.matrix.com.br

Basicamente, você irá substituir todos os "amauri" por "matrix" e todos os
"200.247" por "150.162" conservando o resto dos textos e dos números iguais.

Estamos também publicando as nossas novas páginas. Esperamos seus comentários.

Se tiver alguma dificuldade na mudança de configuração, não hesite em nos
escrever (suporte@matrix.com.br) ou nos ligar pelo DDG gratuito 0800-481155.

Saudações

Eber
 
Última edição:
Meu primeiro modem foi essa porcaria aqui, enviado pelo provedor UOL (na época obrigatório) para uso com uma internet de 256k da brasil telecom.

ATciWOY.jpeg
Speedtouch 510v6

E essa porcaria era toda bloqueada, a nivel de hardware mesmo se eu não me engano, não conseguia nem jogar the duel com uns colegas na época pq não dava pra abrir portas com esse lixo.

O Nokia da Oi limitado atualmente é um paraíso perto disso aí.
Eu tive ele também, enviado pelo UOL como você.
Uma semana depois que recebi, desbloqueei ele instalando o firmware original da Thomson.
Com o firwware original, nunca tive problemas com ele.
Usei no Velox 1 Mb de 2006 a 2009, e no Velox 2 Mb em 2010.
 
Bem, já que vc trouxe o assunto, antes da Intenet também usei bastante BBS. Minha história foi parecida, mas comecei com um "WinModem" Zoltrix 14400 (uma porcaria). Depois economizei e troquei por um US Robotics 28800 quando assinei uma internet discada (Trumpet Winsock e tudo mais), um grande upgrade! Na época morava em Floripa. Infelizmente não tenho nada salvo nem guardado nada daquela época, só memória mesmo.

A coisa mais antiga que tenho é o e-mail abaixo de uma comunicação da minha primeira intenet discada (Matix, do grupo Amauri, tbém em Floripa).

Código:
From: xxxxxxx <xxxx@amauri.matrix.com.br>
Sent: Thursday, May 16, 1996 18:51
To: au@amauri.matrix.com.br <au@amauri.matrix.com.br>
Subject: Novidades nos Servicos (2 Mbps)
 
Temos a grata satisfação de informar que, nossa conexão com a Internet
passou finalmente para 2 Mbps.

A partir de agora, estamos conectados através de 2 links com o resto do
mundo, um deles, com a RNP, já está operando a 2 Mbps. O outro, através da
Embratel, irá operar nesta semana a 256 Kbps em frame-relay.

Com isso, você poderá observar um sensível aumento de velocidade em sua conexão.

Essa nova conexão causou uma mudança em nosso número de "IP" (nossa
identificação na Internet). Nossa rede que tinha os números começados por
200.247, passou a ter os números começados por 150.162, ficando os demais
inalterados.

A fim de melhor identificar o nosso domínio e aproveitando ao mesmo tempo as
mudanças no número "IP" estamos procedendo agora também, a mudança de nosso
domínio de amauri.com.br para matrix.com.br

Assim sendo, o endereço de "e-mail" de todos os nossos usuários, mudou de
usuario@amauri.com.br para usuario@matrix.com.br. Mas não se preocupe, você
continuará recebendo normalmente todo e-mail endereçado para o endereço antigo.

Para uma perfeita e melhor utilização de nossos novos recursos, você deverá
fazer as seguintes alterações em sua configuração:

dns server: 150.162.253.1
pop server: pop.matrix.com.br
smtp server: smtp.matrix.com.br

Basicamente, você irá substituir todos os "amauri" por "matrix" e todos os
"200.247" por "150.162" conservando o resto dos textos e dos números iguais.

Estamos também publicando as nossas novas páginas. Esperamos seus comentários.

Se tiver alguma dificuldade na mudança de configuração, não hesite em nos
escrever (suporte@matrix.com.br) ou nos ligar pelo DDG gratuito 0800-481155.

Saudações

Eber
caramba, que raridade você ainda ter um email dessa época.
curiosidade: isso estava salva em texto no hd mesmo ou você foi importando de email em email até hoje?
 
Eu tive ele também, enviado pelo UOL como você.
Uma semana depois que recebi, desbloqueei ele instalando o firmware original da Thomson.
Com o firwware original, nunca tive problemas com ele.
Usei no Velox 1 Mb de 2006 a 2009, e no Velox 2 Mb em 2010.
Eu tinha 8 anos na época sabia fazer isso não :haha: e meus pais não sabiam nem a diferença de discada pra banda larga, foi muita sofrencia até trocar por um dlink 500b
 
caramba, que raridade você ainda ter um email dessa época.
curiosidade: isso estava salva em texto no hd mesmo ou você foi importando de email em email até hoje?
Opção 2 - importando e-mails de um provedor para outro. Ainda da época que se usava cliente de e-mail com servidor POP3/SMTP do provedor. Usei muito o Thunderbird e Outlook Express. Hoje está tudo no Outlook.com (com backup no Gmail).

Aliás, esse é o e-mail mais antigo que tenho, pois antes disso só BBS e não tenho nada salvo daquela época...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outro e-mail antigo de 1998 com o anúncio que o provedor NutecNet de Porto Alegre virou Zaz (que depois virou Terra). Para quem se perdeu no tempo, tudo linha discada nessa época ainda...

Código:
From: Rede NutecNet <suporte@zaz.com.br>
Sent: Thursday, March 19, 1998 21:17
Subject: NutecNet agora se chama ZAZ
 

Caro assinante,

A partir do dia 20 de marco, sexta-feira, a Nutecnet passa a se chamar ZAZ.
Todos os telefones de acesso, suporte, as configuracoes do seu micro para
discagem, senha e log-in permanecem exatamente iguais. SEM NENHUMA
ALTERACAO. A tarifacao, faturamento e cobranca tambem permanecem
inalterados.

Alem da mudanca de nome, as grandes novidades sao que voce agora pode
divulgar tambem o seu endereco fulano@zaz.com.br e participa de uma promocao
que vai dar muitos premios durante 30 dias.  Tudo sobre a promocao estara na
capa do ZAZ (http://www.zaz.com.br) , a partir da 0h do dia 20 de marco.

Faca um teste. Envie e-mail agora para o seu endereco @zaz.com.br. Por
exemplo, se o seu e-mail e' joao@nutecnet.com.br, envie um email para
joao@zaz.com.br. Logo voce deve receber a mensagem.

Quais os objetivos da mudanca de nome?
Esta mudanca e' uma consolidacao da nossa lideranca e vai simplificar a vida
do usuario, unificando o acesso `a Internet com os canais do ZAZ.

Nova pagina de servicos ao usuario
Uma das provas de que o ZAZ esta mais perto de voce e  a nova pagina de
servicos ao usuario, batizada de Central do Assinante. Ali voce vai
encontrar links para trocar a sua senha, trocar o seu endereco de correio
eletronico, consultar o extrato de horas utilizadas e resolver suas duvidas
online. Na pagina da Central do Assinante estao disponiveis tambem
informacoes sobre como acessar o ZAZ em viagens no Brasil e no Exterior.
Para acessar esse servico, basta clicar na capa do ZAZ o icone CENTRAL DO
ASSINANTE, no canto superior esquerdo.

O que e' a Rede ZAZ hoje
O ZAZ e' hoje o maior provedor Internet do Brasil. Tem 83 mil assinantes e
acesso local em 58 cidades. Isso significa que voce pode viajar pelo Brasil
e acessar a Internet e seu e-mail pagando ligacao local em 58 cidades.

Acesso mundial: o maior provedor Internet do pais tambem oferece a seus
assinantes a oportunidade de acessar a Internet e e-mail em milhares de
cidades ao redor do mundo. Leia mais sobre o assunto na Central do
Assinante.

Conteudo
A capa do ZAZ muda todos os dias. Por isso e' importante que voce visite o
ZAZ (http://www.zaz.com.br)  diariamente para saber das ultimas noticias e
conhecer as novidades que preparamos para voce. Entre os ultimos lancamentos
esta um site dedicado ao Futebol (com tudo sobre a Copa 98),  dicionarios de
portugues, ingles, alemao, espanhol, frances e japones, e o jogo Cabecao.
Confira!

Esperamos ter explicado com clareza a mudanca de nome da NutecNet para ZAZ.
Se eventualmente voce tiver alguma duvida, mande um email para
suporte@zaz.com.br


Um abraco,

da Equipe do ZAZ
 
Última edição:
Bom, eu fui ter internet em julho de 1999, quando meu pai assinou o SOL (SBT Online) e comprou a gloriosa "placa de fax modem" pra gente se conectar. Quando a gente acessou a internet pela primeira vez lá em casa, foi algo incrível ver algo que estava lá na casa do caralho aparecer na tela do computador (no caso o site do SOL):magico:

O motivo de a gente ter escolhido o SOL, foi porque ele trouxe uma inovação: navegar SEM LIMITE DE HORAS!!!



(claro que a realidade batia quando vinham os "pulsos" telefônicos, mas numa época em que provedores vendiam pacotes de horas de internet, isso foi uma revolução).

Eu passei por outros provedores, como provedores locais da minha cidade, o UOL e Terra. Tive também outros modens, tendo sido o primeiro um US Robotics, depois o HSP56 Micromodem (este era onboard na placa mãe, foi quando troquei de computador) e o último foi o tal do Lucent. Tirando a troca do US Robotics pro HSP56, todos os outros eu troquei porque queimava com a queda de raios.

Em 2003, fui ter banda larga da Velox. A principal revolução foi ppder entrar na internet a qualquer hora, sem esperar meia-noite ou fim de semana, e ficar o quanto quiser (sensação relatada por outro user aqui). E o upgrade pra ultravelocidade de 256K (com 128 de up) foi um show a parte. Nessa época, instalei o eMule, que era o P2P da época.
Meu primeiro modem foi alugado por eles, o Speedstream 5200.



Eu o estraguei quando "roteei" o modem, isso é, instalei um firmware que transformava ele em um "modem roteador", onde o mesmo fazia a discagem e entregava a internet pro computador, sem necessidade de usar o discador bugoso deles. Bom, digo que estraguei porque depois de um tempo de roteamento, ele começou a perder a sincronia e o técnico falou que foi porque eu "roteei" ele, mas ele ia baixar como defeito do modem, e não meu. Cara bonzinho :sei: Aí ele botou um D-Link 502G.


Mas esse eu "roteei" sem necessidade de atualizar o firmware. Depois, eu comprei ele da Telemar (você pagava o mesmo valor do aluguel, mas em 12 parcelas. Depois das 12 parcelas, ele era seu). E ele durou até 2011, quando eu e meu irmão compramos um roteador wi-fi... aí já era outro momento, outra história. Eu mantive o Velox até 2013, pois era o único que chegava no endereço em que eu morava. Quando me mudei, pedi a portabilidade do meu fixo pra GVT e assinei o combo deles, e mandei a Oi pra puta que pariu!
 
Não tenho fotos e nem nada, mas primeiro contato com a internet foi em 2003 através de um amigo que fiz na escola e eles tinham a condição de ter o serviço discado pela UAI. Na época apesar da limitações o final de semana era incrível.... Pouco tempo depois fui ter meu primeiro computador e sem internet e este amigo conseguiu assinar a primeira banda larga que tive contato... era um link de 128 Kpbs com a CTBC (hoje Algar).. Nessa epoca o Emule baixava quase que tudo de musicas, filmes e animes e copiávamos Cd's para assistir em casa.
Em meados de 2006~2007 fui ter a primeira internet em casa, o primeiro contato foi uma conexão Via Radio... e a experiencia foi maravilhosa nós 3 primeiros meses, pois o plano era de 512Kbps... mas logo passei a ter problemas de quedas, Ping nas alturas e quem já teve Radio nos primórdios sabe como é.
Então fui migrar para banda larga e meu endereço infelizmente nao tinha viabilidade e a solução que tive na epoca foi contratar com a CTBC o serviço de 3G via modem móvel de 512 Kbps e que usei por mais de 3 anos... pois além de curiosamente nunca ter problemas de sinal, não tinha limite de dados e a melhor parte, a banda larga adsl na cidade na época havia via as velocidades de 256, 512, 1 mb e 2 Mb, os ultimos 2 com preços proibitivos na epoca, e no 3G sempre recebia velocidades de 1,5mb a incríveis 4mb pagando o mesmo preço de quem tinha adsl de 512kbs.

Mas como tudo que é bom acaba... um belo dia recebi uma carta da CTBC informando que partir de X dia o meu plano iria ter limitação de dados e que pra mim seria ruim... pois o limite de dados seria algo em torno de 5Gb mensal e normalmente trafegava tranquilamente mais de 50Gb mês, pois como recebia muito mais banda que os amigos, concentrava os downloads em minha conexão e depois compartilhava com os amigos as gravações.

Então meados de 2010~2011, não me recordo mais exatamente a data, devido a essa limitação de dados, fui atrás de um plano adsl e mesmo pagando bem mais que pagava, migrei para o adsl de 2mb da CTBC, em relação a velocidade, acabou que ficou mais lento, mas acabei ganhando em ping que apesar de no 3g nunca ter sido tão ruim, dava uma média de 60~90ms, no adsl caiu para 25~40ms.

Aproximadamente 2 anos depois, surgiu viabilidade para meu endereço de 4mb e custando até menos após negociação e fiz o up.

Mais 1 ano depois começou a surgir as conversas de planos adsl + de 10mb e fui procurar saber via atendimento por telefone e o atendente disse que no meu endereço poderia não chegar a velocidade, após conversar muito consegui convencê-lo a testar a liberar a banda e se ficasse ruim voltaríamos aos 10mb e acabou que ele cedeu e liberou a banda com o mesmo preço que já pagava nos 4mb e para minha alegria funcionou de forma excelente até meados de 2016, no qual já foi um periodo que a então já Algar já possi Fibra em varios pontos da cidade e com planos de 40,60,80 e 100mb.. mas em meu endereço sem viabilidade.
Foi ai então que já existia a G4telecom (hoje Vero) que atendia meu endereço e migrei para um plano de 100mb e foi um baita upgrade. 8 meses depois recebo ligação da Algar me oferendo um combo de fixo + movel com 15 Gb + banda larga de 300/150 custando metade do valor que estava pagando na G4 e após questionar muito sobre a viabilidade, pois antes sempre que ligava não havia, a vendedora garantia e resolvi assinar e ver o que acontecia e para alegria... foram no mesmo dia no endereço e realmente houve viabilidade.

Então usei Algar novamente de meados de 2017 até 2023, onde fiz o upgrade de 300 para 600 e posteriormente para 1000/500 tudo sem CGNAT... mas ano passado o serviço decai muito e não deu para continuar... praticamente toda semana ficava sem conexão ao menos 2 vezes e sempre por alguma falha em backbone ou algum outro problema na rede deles.

Desde 2019 em diante surgiram varios provedores locais e outros grandes como Vivo e Claro (este ultimo mais recente), tentei contratar serviços com a Vivo e Claro... mas por alguma falha de registro no sistema da ATC que subiu a rede...o meu endereço por ser apto sempre da inviabilidade mesmo tendo 3 caixas com zero clientes em um poste em frente meu apartamento e não fizeram o minimo esforço para ajustar o sistema e fazer a instalação.

Tendo esse problemas com as duas grandes, partir então para a Vero (antiga G4 telecom aqui na cidade) em set/2023 e consegui um plano de 680mb por 103 reais sem app's inclusos e 2 meses depois conseguir fazer um up para 750mb sem alteração de preço, mas que misteriosamente, a fatura caiu para 93,50 e tenho pago esse preço (cheguei até entrar em contato no 0800 sobre esse valor com receio de futuramente vir cobranças adicionais, mas os atendentes falaram que não tem nada de errada no valor cobrado).

Podemos dizer que a internet deu um grande passo nesses últimos 6 anos em questão de velocidades e preços. Hoje pago muito menos pela velocidade contratada do que os 190 reais que já cheguei a pagar em 2 mb. E isso na epoca era praticamente 1/3 do salario que tinha epoca.... hoje esse valor deve corresponder ai uns 2~3% de meu salário no máximo.
 
Pra quem foi dos primórdios da banda larga da TIM, a Live TIM, depois TIM Live, hoje TIM Ultrafibra, esse aqui era um dos modelos mais instalados de modem, Sagemcom 4310, tinha apenas Wi-Fi 2.4. O que pra época já tava ótimo, entregava o contratado.
live-tim-modem.jpg

Eu nem dormia direito até conseguir contratar isso e instalarem em 2015. Essa foto eu tirei assim que o técnico foi embora na época. Ainda dei 50 reais e uma taça de sorvete pra ele, já que minha instalação era 3 dias depois e eles estavam instalando outros clientes na rua, eu abordei e ofereci o café, ele ligou na central e pediu autorização pra adiantar. Aqui um link da comemoração no tópico da TIM kkk: https://forum.adrenaline.com.br/thr...xdsl-vdsl-fibra-optica.447175/post-1071579635
Eu não sei onde eu tava com a cabeça de colocar ele tampando a saída de ar desse conversor digital que ele tá em cima, um modelo da Ekotech. Ficou pouco tempo comigo esse modelo, 3 meses depois foi trocado pelo Sagemcom F@st 5310 porque a Live TIM lançou os planos de telefonia fixa voIP.
 
Meu primeiro acesso a Internet em casa foi em 2009, era limitado e caia toda hora, através disso:


images
Eu trabalhava lá nessa época, vendi muitos desses através do extinto Programa de Pontos da Vivo. Mas uma galera em peso ligava lá reclamando que não funcionava direito ou era muito lento.
 
Eu trabalhava lá nessa época, vendi muitos desses através do extinto Programa de Pontos da Vivo. Mas uma galera em peso ligava lá reclamando que não funcionava direito ou era muito lento.
Ou seja:
Você vendia esse treco e os atendentes que sofriam com as reclamações dessa coisa! :lol2:

Minha tia teve um desse da Claro nessa mesma época, e foi muito choro e ranger de dentes, até ela migrar pro ultramoderno ADSL Oi Velox.
 
Ou seja:
Você vendia esse treco e os atendentes que sofriam com as reclamações dessa coisa! :lol2:

Minha tia teve um desse da Claro nessa mesma época, e foi muito choro e ranger de dentes, até ela migrar pro ultramoderno ADSL Oi Velox.
Eu vendia e era atendente ao mesmo tempo, fiquei em 2009/2010 no call center da Vivo na Portugal Telecom, que era uma das donas. Pessoal que tinha muitos pontos no plano de celular Pós Pago ligava lá pra resgatar celular e muitas das vezes esse mini-modem pra poder navegar na internet fora de casa.
Vendo essas fotos de mini-modem, eu lembrei que tinha um desses guardado aqui, da TIM, procurei e achei pra tirar uma foto:
Imagem-do-Whats-App-de-2024-05-15-s-10-43-40-cd632890.jpg

Esse eu mesmo vendi pra minha irmã, quando eu trabalhei na loja da TIM, porque onde ela mora não tinha mais porta do Speedy, a internet fixa da época, então pessoal recorria muito pra mini-modem. Fabricado na Itália, ele ficava piscando vermelho e depois ficava com a luz verde se não me engano quando o sinal estabilizava. O limite de velocidade dele era 14 Mega, mas os planos da época, TIM Liberty Web, não passavam de 2 ou 3 Mega porque eram no 3G e a franquia era de 2GB, custando 79,90, se a franquia acabasse, era reduzido para 200Kbps. Depois que ela conseguiu o Speedy ficando na fila por mais de 1 ano, ela me deu o mini-modem. Esse está com defeito, não funciona mais.
 
Bom, eu fui ter internet em julho de 1999, quando meu pai assinou o SOL (SBT Online) e comprou a gloriosa "placa de fax modem" pra gente se conectar. Quando a gente acessou a internet pela primeira vez lá em casa, foi algo incrível ver algo que estava lá na casa do caralho aparecer na tela do computador (no caso o site do SOL):magico:

O motivo de a gente ter escolhido o SOL, foi porque ele trouxe uma inovação: navegar SEM LIMITE DE HORAS!!!



(claro que a realidade batia quando vinham os "pulsos" telefônicos, mas numa época em que provedores vendiam pacotes de horas de internet, isso foi uma revolução).

Eu passei por outros provedores, como provedores locais da minha cidade, o UOL e Terra. Tive também outros modens, tendo sido o primeiro um US Robotics, depois o HSP56 Micromodem (este era onboard na placa mãe, foi quando troquei de computador) e o último foi o tal do Lucent. Tirando a troca do US Robotics pro HSP56, todos os outros eu troquei porque queimava com a queda de raios.

Em 2003, fui ter banda larga da Velox. A principal revolução foi ppder entrar na internet a qualquer hora, sem esperar meia-noite ou fim de semana, e ficar o quanto quiser (sensação relatada por outro user aqui). E o upgrade pra ultravelocidade de 256K (com 128 de up) foi um show a parte. Nessa época, instalei o eMule, que era o P2P da época.
Meu primeiro modem foi alugado por eles, o Speedstream 5200.



Eu o estraguei quando "roteei" o modem, isso é, instalei um firmware que transformava ele em um "modem roteador", onde o mesmo fazia a discagem e entregava a internet pro computador, sem necessidade de usar o discador bugoso deles. Bom, digo que estraguei porque depois de um tempo de roteamento, ele começou a perder a sincronia e o técnico falou que foi porque eu "roteei" ele, mas ele ia baixar como defeito do modem, e não meu. Cara bonzinho :sei: Aí ele botou um D-Link 502G.


Mas esse eu "roteei" sem necessidade de atualizar o firmware. Depois, eu comprei ele da Telemar (você pagava o mesmo valor do aluguel, mas em 12 parcelas. Depois das 12 parcelas, ele era seu). E ele durou até 2011, quando eu e meu irmão compramos um roteador wi-fi... aí já era outro momento, outra história. Eu mantive o Velox até 2013, pois era o único que chegava no endereço em que eu morava. Quando me mudei, pedi a portabilidade do meu fixo pra GVT e assinei o combo deles, e mandei a Oi pra puta que pariu!

Se hoje eu uso linux 100% do tempo é graças ao Morimoto e ao Kurumin que colocaram o HSP56 pra funcionar, rs
E olha, esse modem da Siemens é simplesmente o melhor modem ADSL2+ que eu tive. Não travava por nada na GVT (que D's a tenha).
 
APIUysgbZvqTBzr47VmVOSrk8du9hpCrkEnplgz96QSgPAxSRToOInKDcB1Q5iumPeV7xJNUeb5nTXud7e6P=s1600

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

screenshot-discador-ig-9-world-windows.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse foi meu primeiro PC. Programa computador para todos criado pelo governo.

Obrigado Governo :bem:

0-6204378-00.jpg


Celeron D315
128 GB de RAM
HD de 40GB (em uso até hoje)
Monitor de 15"
Kit Multimídia e FAX Modem

Ainda tenho esse gabinete e HD de 40 funcionando aqui
Depois de anos de Internet discada do Click 21, esperando até meia noite para pagar manos, finalmente veio o Speedy 128kbps :money:
 
Última edição:
modem_adsl_thomson_original_speedy_7777_1_20200820143341.jpg


Esse foi meu primeiro modem de banda larga. Speedy. Me lembro que nunca ficava acessa a luz do DSL Kkkk Só dava pau.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo