[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

Você quer dizer interferências?
 
Meus problemas nos últimos anos tem sido com interconexões internas da minha rede Ethernet para vídeo.

No últimos tempos (semanas, meses) tenho tido intermitências no sinal da rede que vai do computador, onde ficam e ficarão os arquivos, para a sala e para o dormitório, onde ficam os aparelhos que precisam do sinal de internet e de rede interna.

Quando foi instalada, o que aconteceu durante a reforma elétrica total que fiz no apartamento, mais uma vez cometi o erro de não usar cano elétrico de pvc para fazer as interconexões de sinal. E elas foram feitas usando as malditas mangueiras de plástico, que não permitem trocar os fios internos na medida que estes foram precisando ser trocados.

Mas fora isso acho que o fio utilizado, que era Cat5, deveria ter sido de categoria superior, que suponho ser mais confiável no longo prazo. Cat7 ou Cat8.

Resultado: após 15 anos desde a obra, comecei a ter intermitências cada vez mais longas que estou vendo que vou ter que resolver mesmo.

A primeira coisa a fazer é saber para que fio mudar, porque os conectores atendem todas as categoria, segundo parece. Para que fio deveria mudar?

Me confirmem se estou falando a coisa certa, ou não, antes de começar a discutir como resolver.
tenta migrar tudo pra fibra 10gb
ficar trafegando video de um lado pro outro numa rede 100MB/s não vai rolar
se não der pra mudar os cabos pra cat6 pra usar gigabit
e use hub gerenciável no mínimo mesmo que não gerencie nada o burro vai poluir a rede de pacotes pra todo lado
 
Galera, eu peguei um Switch 8 Portas Bdcom S5700-8ET4X, que tem 4 portas SFP+ de 10GB e gostaria de, um pouco mais pra frente, usar essas entradas, aumentando a velocidade da minha rede. Só que eu fui pesquisar sobre essa conexão e vi que o negócio é bem complicado... Aparentemente tem questão de compatibilidade entre placas de rede, conectores e o router e acaba que cada cada um desses são caros pacas...

Alguém manja desse tipo de conexão e poderia me dar uma ajuda, pra escolher as placas, cabos e conectores mais baratinhos? Valeu!
 
Bom dia.

Espero que esteja postando essa mensagem no local certo.

O IP versão 6 começou a ser desenvolvido no início da década de 1990, com o objetivo de ser a solução definitiva para o esgotamento de endereços IPs na Internet, tendo esse como o principal objetivo.

O protocolo IPv6 não foi só criado para resolver o problema de quantidades de endereços, foi também para disponibilizar novos serviços e benefícios que não existiam no IPv4 ou que não eram utilizados de forma otimizada.

Para a internet para fazer uso das vantagens do IPv6 sobre IPv4, a maioria dos hosts da Internet, bem como as redes de conexão, precisam implantar este protocolo.

A Sony ainda não implementou o ipv6 nos seus consoles, por esse motivo existem queixas dos usuários desses consoles, para jogar online.

A Microsoft por sua vez implementou, e por esse motivo comprei um Xbox serie x, adquire em novembro de 2023, e solicitei do provedor a liberação do ipv6, relutaram sem dar um motivo, e liberaram após duas semanas.

Comecei a ter o ipv6 funcionando no xbox, porém funcionava de forma intermitente, inclusive nos outros equipamentos, reclamei várias vezes, trocaram duas ONT, e hoje está instalado uma ONU em Bridge junto com um roteador Huawei AX3. Agora o ipv6 está funcionando nos computadores, exceto no Xbox.

O provedor informa que fez o possível, e presume que o problema está no equipamento xbox, abri uma reclamação no fórum do xbox, e um colaborador sugeriu colocar uma ONU em bridge junto com um roteador, informei que isso foi feito, porém somente o xbox não roda na rede ipv6.

No momento estou aguardando uma resposta dele.

Então aproveitando a experiência de vocês, gostaria de suas opiniões onde está o erro?

Grato.










 
Última edição:
Bom dia.

Espero que esteja postando essa mensagem no local certo.

O IP versão 6 começou a ser desenvolvido no início da década de 1990, com o objetivo de ser a solução definitiva para o esgotamento de endereços IPs na Internet, tendo esse como o principal objetivo.

O protocolo IPv6 não foi só criado para resolver o problema de quantidades de endereços, foi também para disponibilizar novos serviços e benefícios que não existiam no IPv4 ou que não eram utilizados de forma otimizada.

Para a internet para fazer uso das vantagens do IPv6 sobre IPv4, a maioria dos hosts da Internet, bem como as redes de conexão, precisam implantar este protocolo.

A Sony ainda não implementou o ipv6 nos seus consoles, por esse motivo existem queixas dos usuários desses consoles, para jogar online.

A Microsoft por sua vez implementou, e por esse motivo comprei um Xbox serie x, adquire em novembro de 2023, e solicitei do provedor a liberação do ipv6, relutaram sem dar um motivo, e liberaram após duas semanas.

Comecei a ter o ipv6 funcionando no xbox, porém funcionava de forma intermitente, inclusive nos outros equipamentos, reclamei várias vezes, trocaram duas ONT, e hoje está instalado uma ONU em Bridge junto com um roteador Huawei AX3. Agora o ipv6 está funcionando nos computadores, exceto no Xbox.

O provedor informa que fez o possível, e presume que o problema está no equipamento xbox, abri uma reclamação no fórum do xbox, e um colaborador sugeriu colocar uma ONU em bridge junto com um roteador, informei que isso foi feito, porém somente o xbox não roda na rede ipv6.

No momento estou aguardando uma resposta dele.

Então aproveitando a experiência de vocês, gostaria de suas opiniões onde está o erro?

Grato.











Perguntinha meio básica, mas talvez nela esteja o pulo do gato. Já testou o Xbox usando outras operadoras? Se tiver algum parente ou amigo com uma operadora com IPv6, teste em outras redes se for possível. Rotear a internet do seu celular também é outra opção. Se não me engano, Claro, TIM e Vivo usam IPv6 no móvel. No caso da Claro precisa configurar uma APN pra funcionar.
 
Bom dia.

Espero que esteja postando essa mensagem no local certo.

O IP versão 6 começou a ser desenvolvido no início da década de 1990, com o objetivo de ser a solução definitiva para o esgotamento de endereços IPs na Internet, tendo esse como o principal objetivo.

O protocolo IPv6 não foi só criado para resolver o problema de quantidades de endereços, foi também para disponibilizar novos serviços e benefícios que não existiam no IPv4 ou que não eram utilizados de forma otimizada.

Para a internet para fazer uso das vantagens do IPv6 sobre IPv4, a maioria dos hosts da Internet, bem como as redes de conexão, precisam implantar este protocolo.

A Sony ainda não implementou o ipv6 nos seus consoles, por esse motivo existem queixas dos usuários desses consoles, para jogar online.

A Microsoft por sua vez implementou, e por esse motivo comprei um Xbox serie x, adquire em novembro de 2023, e solicitei do provedor a liberação do ipv6, relutaram sem dar um motivo, e liberaram após duas semanas.

Comecei a ter o ipv6 funcionando no xbox, porém funcionava de forma intermitente, inclusive nos outros equipamentos, reclamei várias vezes, trocaram duas ONT, e hoje está instalado uma ONU em Bridge junto com um roteador Huawei AX3. Agora o ipv6 está funcionando nos computadores, exceto no Xbox.

O provedor informa que fez o possível, e presume que o problema está no equipamento xbox, abri uma reclamação no fórum do xbox, e um colaborador sugeriu colocar uma ONU em bridge junto com um roteador, informei que isso foi feito, porém somente o xbox não roda na rede ipv6.

No momento estou aguardando uma resposta dele.

Então aproveitando a experiência de vocês, gostaria de suas opiniões onde está o erro?

Grato.











Quais são os tipos de endereços disponíveis onde tem Slaac? Já testou as outras opções?
 
Bom dia.

Espero que esteja postando essa mensagem no local certo.

O IP versão 6 começou a ser desenvolvido no início da década de 1990, com o objetivo de ser a solução definitiva para o esgotamento de endereços IPs na Internet, tendo esse como o principal objetivo.

O protocolo IPv6 não foi só criado para resolver o problema de quantidades de endereços, foi também para disponibilizar novos serviços e benefícios que não existiam no IPv4 ou que não eram utilizados de forma otimizada.

Para a internet para fazer uso das vantagens do IPv6 sobre IPv4, a maioria dos hosts da Internet, bem como as redes de conexão, precisam implantar este protocolo.

A Sony ainda não implementou o ipv6 nos seus consoles, por esse motivo existem queixas dos usuários desses consoles, para jogar online.

A Microsoft por sua vez implementou, e por esse motivo comprei um Xbox serie x, adquire em novembro de 2023, e solicitei do provedor a liberação do ipv6, relutaram sem dar um motivo, e liberaram após duas semanas.

Comecei a ter o ipv6 funcionando no xbox, porém funcionava de forma intermitente, inclusive nos outros equipamentos, reclamei várias vezes, trocaram duas ONT, e hoje está instalado uma ONU em Bridge junto com um roteador Huawei AX3. Agora o ipv6 está funcionando nos computadores, exceto no Xbox.

O provedor informa que fez o possível, e presume que o problema está no equipamento xbox, abri uma reclamação no fórum do xbox, e um colaborador sugeriu colocar uma ONU em bridge junto com um roteador, informei que isso foi feito, porém somente o xbox não roda na rede ipv6.

No momento estou aguardando uma resposta dele.

Então aproveitando a experiência de vocês, gostaria de suas opiniões onde está o erro?

Grato.











tenta colocar o xbox fora do dhcp e da um ip fixo pra ele
desativa o ipv4 do xbox
não sei se o xbox faz conversão por exemplo quando vc joga on line no ponto a ponto sempre passa por um servidor ou e p2p ?
 
Perguntinha meio básica, mas talvez nela esteja o pulo do gato. Já testou o Xbox usando outras operadoras? Se tiver algum parente ou amigo com uma operadora com IPv6, teste em outras redes se for possível. Rotear a internet do seu celular também é outra opção. Se não me engano, Claro, TIM e Vivo usam IPv6 no móvel. No caso da Claro precisa configurar uma APN pra funcionar.
Obrigado, na rapidez na resposta. O provedor sugeriu testar o console em outra rede, imaginei somente ir à casa de um parente, mas não queria incomodar.
Segui sua sugestão, e funcionou o IPv6. Desde o inicio suspeitava do provedor, mas infelizmente, a maioria dos TI, são seres extraordinários, e não aceitam que
sejam apontados os erros deles.



--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tenta colocar o xbox fora do dhcp e da um ip fixo pra ele
desativa o ipv4 do xbox
não sei se o xbox faz conversão por exemplo quando vc joga on line no ponto a ponto sempre passa por um servidor ou e p2p ?
Bom dia.
O Ip está fixado.
Não tem como desativar Ipv4 no xbox, ao configura-lo numa rede, ele pega as configurações da rede, e somente algumas configurações podem ser alteradas: DNS, IP fixo e MTU.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quais são os tipos de endereços disponíveis onde tem Slaac? Já testou as outras opções?
Bom dia.
Li sobre esse tema, e procurei no HUAWEI AX3 essa opção e não localizei, talvez essa opção tenha outro nome.
 
Última edição:
Bom dia.
Li sobre esse tema, e procurei no HUAWEI AX3 essa opção e não localizei, talvez essa opção tenha outro nome.
Seria aqui, onde tem "Tipo de Endereço", além do Slaac aparece outras opções?

 
Somente duas opções:
O colaborador da Microsoft sugeriu colocar SLAAC.

Qual é a outra opção? essa imagem que você postou, não da pra ver pois está pedindo autorização para acesso.
 
Somente duas opções:
O colaborador da Microsoft sugeriu colocar SLAAC.

Coloca DHCPV6, salva, e reinicia o roteador e o Xbox e testa pra ver se ele vai reconhecer o IPv6.
 
Qual é a outra opção? essa imagem que você postou, não da pra ver pois está pedindo autorização para acesso.
Desculpe, na pressa esqueci de desbloquear. Agora está disponível.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Coloca DHCPV6, salva, e reinicia o roteador e o Xbox e testa pra ver se ele vai reconhecer o IPv6.
Testei com essa configuarção e não funcionou.
Abrindo para configurar o DHCP manualmente, aparecem essas celulas para serem preenchidas.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Senhores, obrigado pelo tempo gasto em ajudar.
Consegui resolver, estava na minha cara e não percebi, basta configurar manualmente, deixar no slaac e preencher o ip do roteador e o dns.

 
Última edição:
Senhores, boa tarde. Tenho um Lenovo SFF que estava usando de OPNSense, mas acho que a placa de rede dele é meio velha e acaba consumindo muita energia, precisaria medir de novo. Mas enfim, tive um problema e voltei a usar o setup padrão da operadora.

Agora estou com duas operadoras novamente e estava procurando um router que tivesse pelo menos WAN failover. Olhei Mikrotik, um da TP-Link, mas não tenho ideia do que seria bom.

Requisitos não são muitos, só abro a porta do torrent (e na outra operadora é CGNAT, então RIP) e queria ter WAN failover. Se tiver suporte a VLANs pode ser interessante também.

Orçamento seria até uns 600 reais, se for possível.

Obrigado!
 
Vídeo didático para quem está iniciando nesse mundo das redes domésticas.


 
Alguma recomendação de cabo no ML para usar em casa passando pela laje? Vou me mudar e preciso de 30 metros saindo da sala para um ponto da casa que terá um Switch e, de lá, mais uns 15 metros até chegar no meu quarto via parede/laje.

Tem que ser blindado cat6, né?
 
Alguma recomendação de cabo no ML para usar em casa passando pela laje? Vou me mudar e preciso de 30 metros saindo da sala para um ponto da casa que terá um Switch e, de lá, mais uns 15 metros até chegar no meu quarto via parede/laje.

Tem que ser blindado cat6, né?
não precisa ser blindado, cabo blindado usa-se quando existe interferência por radio frequência/microondas

eu recomendo cabos da furukawa/soho plus (ou como segunda opção AMP/CommScope), idem para os conectores
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo