[Tutorial] Como fazer PinMod em CPUs LGA775? (BSEL/VID)

Macetero

know-it-all Member
Registrado
O que é como fazer PinMod em CPUs LGA775 (BSEL/VID)

Opa eae! Vou mostrar aqui como que faz PinMod! O conteúdo é todo feito por mim e foi escrito com base em muita leitura, tanto em outros fórums quanto em documentação da Intel, pra poder fazer o Mod sem dúvidas nem riscos no meu E2160 guerreiro... Não quis "desperdiçar" esse conhecimento, e nem achei um post assim no Adrena, portanto, tou eu postando aqui =)

Sem mais enrolation(tion), vamos lá:

OBS: Se voçê não tiver nem aí e quiser queimar seu processador, ou já souber coméquifuncioná, pula lá pro final que já tem os PinMods VID e BSEL mastigadinhos pra tu, tatu...

Pá-pá-pá-paaaarooou, pára tudo, peraí... Atahell?!? que diabos é um PinMod? Pra que eu vou precisar desse negócio? :eek:


Eita, calma meu jovem padawan, PinMods são modificações na organização dos pinos do processador que permitem um aumento em duas cositas catitas: vCore e FSB! Não preciso explicar pra ti o que é vCore e FSB né manolo?

-OK, OK, saqueis, mas pra que eu vou precisar disso se minha placa-mother já faz isso?

Opa! Chegamos no ponto! Nem todo mundo tem uma placa supermegagodlikefromhell, meu amiguinho... Quer dizer que

sua placa-cocô-travada da Positivo/DELL/Compaq etc pode fazer over? SIM!
E não é só apenas somente isso! Algumas placas low e mid-end, têm limitações para a quantidade de vCore máxima, outras não permitem PCI Lock, outras pecam em quantidade de ajuste pra divisores de memória, outras ainda são completamente doidas em relação ao FSB (Como é o caso da minha ¬¬), e eis a solução divina o... PinMod!

*Coro de Igreja* -> Aaaaaleluia, aaaaaaaleluia aleluia!

Mas peraí, lembrando que PinMods ainda são overclocks, então o processador DEVE passar por testes de estabilidade e monitoramento de temperaturas

Sim, pros Zés-Preguiças (?!?) vou resumir...

PinMods:
A) Permitem over em placas de BIOS travada (Normalmente placas de "montadoras", tipo Positivo :yucky:, DELL, Compaq, HP, entre outras)
B) Permitem maior flexibilidade no over (Placas que carecem de ajustes bons de vCore/PCI Lock/FSB/Memory Divider, ou que não têm ajustes dessas funções)




Tá, mas como é que isso dae funciona? Coméquifuncioná?


Basicamente você "muda" a organização dos pinos pra trocar o VID e o FSB padrão do processador...
Note que algumas placas bem vagabas (se bem me lembro são algumas very-very-low-end aBit) fazem a identificação de VID e FSB por CPUID, nesse caso os PinMods não vão funcionar...

- Mah coméquié?

Vou explicar isso com detalhes mais adiante, por enquanto veja bem manolinho, o PinMod faz duas coisas troca VID (vCore) e FSB, e com isso traz algumas outras vantagens, vamos ver uma pequena indrodução pra não te deixar perdido:

A) VID (vCore)
O VID é o identificador que diz pra placa-mãe qual o vCore que o processador usa, nada de muito mistério, serve pra placas que não tem ajuste de vCore, ou que tem e mas é limitado... a mudança de VID é feita pelo isolamento de pinos "0" e pela união de pinos "1" a um VSS... (Calma, vou explicar!)

É muito simples: existem 6 pinos no processador que são usados para identificação de voltagem, alguns são "abertos" e outros "fechados", formando um código que é interpretado pela placa-mãe, esta fornece a voltagem de acordo com esse código. Adivinha que código é esse?

- É o VID?

Muito bem mongolóide! É o VID! Cada voltagem tem um VID específico, ou seja processadores que usam 1.325v usam um VID, processadores que usam 1.287 usam outro VID e por aí vai...

OK, quais são os códigos e como mudá-los?

Segue a Tabela com todos os VIDs pra usar como referência (Quem gosta de livros/posts com muita figura pra entender direito vai começar a gostar do post agora)
13186133.png


Vou dar um exemplo pra ilustrar melhor: um processador com 1.325 de vCore ter em alguns pinos específicos o seguinte código:
Pino VID6- 0
Pino VID5- 1
Pino VID4- 0
Pino VID3- 1
Pino VID2- 1
Pino VID1- 1

Segue aí o "mapa" do processador para referência e pra quem quiser tentar os próprios mods.... Detalhe que o mapa tá ao contrário, pois representa as ligações da MOBO e não do processador



B) BSEL (FSB)
Esse é o FSB padrão do processador. É o FSB que a placa olha e diz: "Opa, essa é a frequencia padrão do processador". Esse FSB é multiplicado pelo multiplicador do processador pra conseguir a frequência final. Quê? Vou dar um exemplo: Imaginem um Pentium Dual-Core E2160...

- Imaginei e agora?

Bom, ele é um processador FSB 800 ou seja vai fazer o chipset da Mobo trabalhar a 200Mhz (FSB/4) que depois multiplica por 9 que é o multiplicador do processador pra conseguir a frequência final de 200*9=1800Mhz (ou 1.8Ghz), o que o BSEL/FSB mod vai fazer é aumentar a frequência FSB da mobo/processador. Vamos dizer que eu vou mudar para 1066Mhz então o chipset trabalhará a 1066/4=266Mhz! O que no final permite o processador trabalhar a 266*9=2394Mhz!

A vantagem disso além da vantagem óbvia de overclocar o processador sem precisar ajustar o FSB é que as memórias (no caso de não haver controle de divisor) e todos ou outros clocks afetados pelo FSB (inclusive PCI) continuarão em seu valor normal, sem necessidade de locks! O que permite inclusive um over maior até mesmo por parte da Mobo em alguns casos!

Agora... o FSB só pode ser aumentado se:
A) O processador já não for FSB1333 que é o valor máximo
B) Se seu chipset não suportar NATIVAMENTE a nova frequência (ex: o Intel 945G só suporta até 1033 nativamente)
OBS: Algumas Mobos suportam mais em chipsets que suportam menos nesse caso o mod vai respeitar o limite do Chipset e não o da Mobo.

Pronto agora tu já sabe o básico de coméquifuncioná o bagui e já pode fazer o MOD!


ETA MANOLO!!!!!11um!!!1um!!!11!!11111!!onze!!!1!!! Isso é muito PRÓ! Comofas?!?!?

Ah!! Se liga manolo! Chegamos ao MOD EM SI!! Vamos começar (Por favor Dona Maria está?) <- Piadinha idiota mode on... :lol:

Você vai precisar de:
Fita isolante ou qualquer outro material isolante que sua criatividade conseguir imaginar
Caneta p/ escrever em circuitos ou tinta condutiva, procure na loja de eletrônica mais próxima de você!
3 ovos, meia xícara de... ok parei... :rolleyes:

Agora basta pintar o indicado em azul com a caneta/tinta condutiva e tampar o indicado em vermelho com fita isolante!:

OBS: Coloquei alguns exemplos agora, Depois coloco mais já que está ficando tarde...
OBS²: NÃO SOU RESPONSÁVEL POR PROCESSADORES/MOBOS DANIFICADAS, se você errar, cabou processador, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!

MODS BSEL (FSB):
800to1033.png

1066to1333.png


MODS VID (vCore):
12to14.png

1325to14.png


Fica assim (Foto não é minha, mas ilustra exatamente o BSEL 800 para 1066):
2315131260063660723S500x500Q85.jpg




Isso ae galerê.. se tiverem alguma dúvida, se eu tiver errado algo (sou humano sabia? :thumbs_up), ou se não tiver o mod desejado pro teu processador, postem aí =)

éé, e não esqueça de qualificar o post =)

Té+
 
Última edição:
Tutorial nota 10!! vou fritar meu E2140 que ta no armario faz um tempao! kkk
 
Parabéns manolo muito 10 seu tuto.
 
Opaaaaaaa. Sem contar que tive uma pequena participação na montagem desse Tutorial \o/.
Tutorial ficou melhor do que eu pensei Bambino. Agora faz um pra Phenom II aí UHASUASHAU "Quais perninhas do processador temos que cortar"
Ótimo tuto véio. se eu tivesse uma E2160 eu arregaçava no over xD.
Abraços
 
Opaaaaaaa. Sem contar que tive uma pequena participação na montagem desse Tutorial \o/.
Tutorial ficou melhor do que eu pensei Bambino. Agora faz um pra Phenom II aí UHASUASHAU "Quais perninhas do processador temos que cortar"
Ótimo tuto véio. se eu tivesse uma E2160 eu arregaçava no over xD.
Abraços

HEUehUEHU fatoso xD

quero ver tu fazer esse mod naquele quad que tá de bobera

PS: Phenom faz pinmod também =)
 
Bom tópico, mas isso já é bem old, e tem algumas limitações.

1333 BSEL mods will not work on chipsets that do not natively support 1333 FSB's, eg. intels 945 chipset.
The mods won't work on gigabyte motherboards as they use the CPU ID to determine the FSB, not the pins on the CPU.
This is still an overclock, so temperatures will increase and you will still need to stress test using orthos, prime95 etc.
These mods may not work on SiS or Via chipsets.
Some processors need more voltage at higher frequencies to be stable, so a VID mod may be required to make your overclock stable.
These mods apply to 800Mhz FSB CPU's, so thats pentium E2xxx, Celeron E1xxx & 4xx and core 2 duo E4xxx. Mods are available for CPU's with a higher FSB so just ask.
Speedstep still works when mods are done
 
Bom tópico, mas isso já é bem old, e tem algumas limitações.

1333 BSEL mods will not work on chipsets that do not natively support 1333 FSB's, eg. intels 945 chipset.
The mods won't work on gigabyte motherboards as they use the CPU ID to determine the FSB, not the pins on the CPU.

Sim, do próprio tópico,

Agora... o FSB só pode ser aumentado se:
A) O processador já não for FSB1333 que é o valor máximo
B) Se seu chipset não suportar NATIVAMENTE a nova frequência (ex: o Intel 945G só suporta até 1033 nativamente)
OBS: Algumas Mobos suportam mais em chipsets que suportam menos nesse caso o mod vai respeitar o limite do Chipset e não o da Mobo.

Note que algumas placas bem vagabas (se bem me lembro são algumas very-very-low-end aBit) fazem a identificação de VID e FSB por CPUID, nesse caso os PinMods não vão funcionar...

Além do mais, reunir tudo aqui nunca é demais, sempre tem gente desinformada =)

Quanto ao fato do processa esquentar e tals, sim, fatão, já que não deixa de ser um over, aproveito até pra adicionar esse detalhe no post....

Mas antes de trollar, leia o post todo, por favor....
 
Última edição:
Cara parebens o texto ta muito engraçado e descontraido para min o tuto nem serve(cara de pau) mas gostei parabens e ta qualificado!
 
Ficou muito bacana o texto, faz qualquer um querer ler ate o fim... Parabens!!! :)
 
Tem algum PinMod para aumentar o mult nos Intel 775? Lembro que os antigos AMD socket A tinha...
 
putz cara, que massa, eu tinha uma e2160 ;)
se soubesse disso antes não tinha dado ele pra um amigo aqui...
 
Muito bom o tutorial, pena que meu e2180 já se foi
 
Muito bom tutorial.
Estou querendo levar meu E7200 para 1333, qual o esquema?
Elevando o FSB terei necessidade de aumentar o Vcore para estabilizar o processador? (minha MB DG31PR não tem opção nem de entrar na bios direito... kkkkk)
Depois de criar este contato com a caneta condutiva existe a possibilidade de voltar o processador ao que era no inicio?
Este pin mod interfere somente no FSB do processador, ou interfere no FSB de toda placa mãe (memorias, PCI... etc)?

Vlw man.
Parabéns pelo tutorial.
 
Muito bom tutorial.
Estou querendo levar meu E7200 para 1333, qual o esquema?
Elevando o FSB terei necessidade de aumentar o Vcore para estabilizar o processador? (minha MB DG31PR não tem opção nem de entrar na bios direito... kkkkk)
Depois de criar este contato com a caneta condutiva existe a possibilidade de voltar o processador ao que era no inicio?
Este pin mod interfere somente no FSB do processador, ou interfere no FSB de toda placa mãe (memorias, PCI... etc)?

Vlw man.
Parabéns pelo tutorial.


Valeu!

Bom, já que teu processador é FSB1066, você tem que fazer o pinmod 1066 -> 1333, verifique se tua mobo é compatível, e talvez teu processador precise de voltagem e talvez não... testa sem voltmod, se não ficar estável coloca...

o pinmod intefere somente no fsb do processador, e é facilmente reversível, só tirar a tinta condutora

EDIT: Vou editar e colocar no post o mod 1066 -> 1333 pro seu processador, verifica a voltagem do seu, cada voltagem stock requer um mod diferente...

muito bom, mas e processadores q não tem pinos?

Esse mod é exatamente para os processadores sem pinos, os LGA775...
 
Última edição:
Eu tenho um Q8200 aqui. sera que consigo colocar ele a 1666? depois disso ainda gostaria de subir mais pra pelo menos 3.5ghz sera que rola?
 
Eu tenho um Q8200 aqui. sera que consigo colocar ele a 1666? depois disso ainda gostaria de subir mais pra pelo menos 3.5ghz sera que rola?

Acredito que seja perfeitamente possível, apesar de não ter certeza se funciona no Core 2 Quad, de qualquer forma, pra subir tanto acho que é bom colocar mais voltagem...
 
Acredito que seja perfeitamente possível, apesar de não ter certeza se funciona no Core 2 Quad, de qualquer forma, pra subir tanto acho que é bom colocar mais voltagem...

Ola amigo !
eu tenho um E2160 rev MO 800mhz vcore stock é 1.27v ele esta em over de 3.00 com vcore 1.33v é possivel eu transformá-lo para fsb 1333 direto? esse mod aumenta mto a temp do processador e por sua vez a voltagem trabalha alta tb ?
sobre a placa mãe nao vejo problemas pois a minha é uma Ep35 ds3L e suporta até 1666 de fsb (O.C) mas nativamente aceita 1333 tranquilo...
tem mods para desbloquear os caches L2?

fiquei interessado em tentar. e outra: imaginemos que eu consiga passar de 800 para 1066. eu com o over atual chego em 3.00 com vcore de 1.33v se eu partir de 1066 com os mesmos 1.33 eu subo muito mais o over?
 
È amigos , tentei mas a minha GA EP35 DS3L nao aceitou... quando liguei, somente tela preta sem boot... é minha gigabyte só aceita o®iginal! rsrsrss
 
Ola amigo !
eu tenho um E2160 rev MO 800mhz vcore stock é 1.27v ele esta em over de 3.00 com vcore 1.33v é possivel eu transformá-lo para fsb 1333 direto? esse mod aumenta mto a temp do processador e por sua vez a voltagem trabalha alta tb ?
sobre a placa mãe nao vejo problemas pois a minha é uma Ep35 ds3L e suporta até 1666 de fsb (O.C) mas nativamente aceita 1333 tranquilo...
tem mods para desbloquear os caches L2?

fiquei interessado em tentar. e outra: imaginemos que eu consiga passar de 800 para 1066. eu com o over atual chego em 3.00 com vcore de 1.33v se eu partir de 1066 com os mesmos 1.33 eu subo muito mais o over?

A temp aumenta igual em um over normal, aumentando mais ainda se tu aumentar a voltagem, detalhe: Mod de voltagem e mod de clock são dois mods diferentes!
Dá pra mudar direto pra 1333 sim, mas de 800 direto pra 1333 é um mod diferente, e não, não dá pra subir mais o over com a mesma vcore, mesmo com o mod, o over com o mod tem os mesmos limites do over sem o mod...

È amigos , tentei mas a minha GA EP35 DS3L nao aceitou... quando liguei, somente tela preta sem boot... é minha gigabyte só aceita o®iginal! rsrsrss

Realmente, tem mobo que não aceita mesmo, principalmente as Gigabyte, pois elas usam um método diferente pra determinar vcore e clock =(
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo