Quando teremos HD de 1 PB?

cyber-system

Member
Registrado
Li em um site que a cada 12 anos acontece uma grande mudança em relação ao armazenamento nos HDs,
como uma Lei de Moore aplicada aos discos.

Se baseado nessa teoria, teriamos:

10 MB - 1983
1 GB - 1995
1 TB - 2007
1 PB - 2019?


Será que daqui a 7 anos, teremos HD de 1 PB? Eu aposto em mais 10 anos, lá pra 2022... E vocês?
 
Li em um site que a cada 12 anos acontece uma grande mudança em relação ao armazenamento nos HDs,
como uma Lei de Moore aplicada aos discos.

Se baseado nessa teoria, teriamos:

10 MB - 1983
1 GB - 1995
1 TB - 2007
1 PB - 2019?


Será que daqui a 7 anos, teremos HD de 1 PB? Eu aposto em mais 10 anos, lá pra 2022... E vocês?

Haja torrent pra isso.....
 
Na minha opinião eles deveriam melhorar a tacha de transferência dos hds, velocidade, 2 TB pra nós usuários doméstico já está mais do que satisfeito, eu acho impossível hd de 1PB daqui 7 anos.
 
Se não tiver uma revolução no sistema usado em HDs dificilmente veremos a barreira de 10 TB por disco ser quebrada, quiçá 1 PB. Já chegaram ao limite de compressão de espaço entre trilhas com as tecnologias atuais.
 
Quando ele deixar de ser mecanico
 
Acredito que a maior mudança tenha sido a dos sdd's pela velocidade. Os HD's vão ter aumento de tamanho com certeza nos próximos anos, mas não sei se chega a 1PB.

O melhor seria se tivessemos SSD de 1TB a preço de HD :)
 
Uma coisa que me pergunto é porque não fazer um SSD de 3.5'. Conseguiriam usar ICs de menor densidade (mais baratos) e em quantidade muito maior, daria fácil pra colocar uns 3 PCBs ensanduichados. Já teríamos SSDs a custos bem menores.
 
SSD vai ser o que há.:cereal:
100TB acredito que ja tenha tecnologia para fazer em um SSD,problema é o preço que seria lá no céu,ja que um de 1TB sai uns R$3000
 
eu jamais ia querer um HD desses
imagina vc ter 1PB de arquivos e o jagunça dá pau? :damn:

eu já sou meio receoso com meu HD de 2TB, por ser muito arquivo junto, e se der pau, perco tudo
por esse motivo que não penso no futuro próximo em comprar HD's de 4TB, prfiro 2x2TB :p
alguém compartilha da minha lógica? ahuhuuse

pq afinal, se fosse pra me garantir, a cada HD que eu comprasse, teria que comprar um segundo idêntico pra ter backup do backup, garantindo a integridade! :yes:
 
Ao q me parece precisa de uma placa mae top pra poder dar boot em um HD de 2tb ou 3tb, não me lembro o tamanho. imagina 1000tb então:hmm:
 
Que vai existir eu não duvido mas acho que vai demorar.... o máximo q vi foi 4TB....hehehe :awesome:
 
Se realmente criarem um disco de armazenamento desses, certamente usarão outra tecnologia. Mas para hoje em dia e para os próximos anos será inútil. Se não existir consumidor, não existe produto. Hoje em dia temos filmes em Blu-ray com 50GB, 1 HD de uns 10TB seria capaz de armazenar 200 filmes desses.
A Seagate está desenvolvendo HDs com uma nova tecnologia que permite irem até 60TB e segundo eles sai ainda nessa década.
 
Última edição:
Se realmente criarem um disco de armazenamento desses, certamente usarão outra tecnologia. Mas para hoje em dia e para os próximos anos será inútil. Se não existir consumidor, não existe produto. Hoje em dia temos filmes em Blu-ray com 50GB, 1 HD de uns 10TB seria capaz de armazenar 200 filmes desses.
A Seagate está desenvolvendo HDs com uma nova tecnologia que permite irem até 60GB e segundo eles sai ainda nessa década.

não tem consumidor?
cara, imagina se uma tecnologia dessas saísse agora, a felicidade dos servidores, que precisam de 1 bilhão de HD's em gavetas separadas, vc já pensou no espaço físico poupado? e a eficiência energética provavelmente tb seria interessante
pro consumidor caseiro, com certeza seria algo que uma minoria ínfima estaria interessado(teria pra dizer que tem), mas no coorporativo, sucesso!!!

"A Seagate está desenvolvendo HDs com uma nova tecnologia que permite irem até 60GB e segundo eles sai ainda nessa década."
HD que permite o que ir até 60GB?
 
Futuro = Cloud Computing.
 
não tem consumidor?
cara, imagina se uma tecnologia dessas saísse agora, a felicidade dos servidores, que precisam de 1 bilhão de HD's em gavetas separadas, vc já pensou no espaço físico poupado? e a eficiência energética provavelmente tb seria interessante
pro consumidor caseiro, com certeza seria algo que uma minoria ínfima estaria interessado(teria pra dizer que tem), mas no coorporativo, sucesso!!!

"A Seagate está desenvolvendo HDs com uma nova tecnologia que permite irem até 60GB e segundo eles sai ainda nessa década."
HD que permite o que ir até 60GB?

Desculpa, postei errado 60TB.
Em relação a consumidor digo Pessoa Física. Quem hoje em dia consegue usar 1PB em casa?
 
Desculpa, postei errado 60TB.
Em relação a consumidor digo Pessoa Física. Quem hoje em dia consegue usar 1PB em casa?

pois é, exatamente o que eu disse, pessoas "normais" não iriam precisar
só justifiquei que a produçao em massa seria viável por ter clientes enormes pra comprar, entende?
 
Do jeito que a coisa está, pelo tamanho dos arquivos e suporte dos sistemas, so teremos isso tudo quando tivermos Sistema de 128bits... E detalhe, eu prefiro ter HD bem mais rápido do que tamanho.. ja que hoje temos 4TB... Daqui uns 10 anos creio que vamos ter um de 10TB . Mas o SSD vai substituir eles.. então é nele que tem que ter modelos de 4TB, tão rápidos quanto e ainda com preço de HD...
 
prefiro 1...2...3...4x SSDs de 1GB do que um HD 1PB, na verdade HD's mecânicos já deveriam ter morrido a tempos por se tratar de uma tecnologia defasada.... dificilmente haverá ganhos em desempenho e isso é o que importa pra grande parte dos consumidores, imagina fazer uma pesquisa de um arquivo num HD de 1PB com a velocidade que o mesmo proporciona? :argh:
aqui mesmo ... tenho 2.64TB e está de bom tamanho não sinto mais necessidade do que isso.
 
prefiro 1...2...3...4x SSDs de 1GB do que um HD 1PB, na verdade HD's mecânicos já deveriam ter morrido a tempos por se tratar de uma tecnologia defasada.... dificilmente haverá ganhos em desempenho e isso é o que importa pra grande parte dos consumidores, imagina fazer uma pesquisa de um arquivo num HD de 1PB com a velocidade que o mesmo proporciona? :argh:
aqui mesmo ... tenho 2.64TB e está de bom tamanho não sinto mais necessidade do que isso.
Exatamente... ele evoluiu.. em termos de velocidade e tamanho, mas nem tanto.. o bom seria termos HD de 4TB por $100dólares e nem precisa ser tão rápido.. so para guardar dados mesmo. E ai ter SSD de 1TB com a velocidade atual pra programas e jogos.. Ai sim!! Pode até custar caro.. 200~300dólares, mas no geral, valeria a pena!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo