• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

GTX 970 SLI - Problema INSOLÚVEL, Leiam com atenção e tenham cuidado!!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Electric Squall

Will is everything !
Registrado
Olá pessoal. Recentemente publiquei este mesmo conteúdo no Tópico Dedicado da série 9XX.

Estou abrindo um tópico exclusivo para o assunto, pois acho de extrema importância, uma vez que mais e mais pessoas vem adquirindo GTX 970 e pretendem realizar o SLI.

A Nvidia esconde um problema REAL no SLI destas placas, um Stuttering absurdo que torna impraticável jogar qualquer coisa quando a situação se faz presente.

Enfim, procurei youtubers de lojas, reviewers e tentei alertar sobre isso, claro que, NÃO ESTÃO nem ai ... Afinal, estão vendendo suas GTX 970 defeituosas e o usuário que se !@#$%¨...

Estou fazendo o que posso, para que outras pessoas não passem pelo que passei, abaixo, seguem os detalhes.

Assistam este Video:

https://www.youtube.com/watch?v=L9tZMwLPLvo

É exatamente ISSO que ocorre quando o SLI de GTX 970 passa de 3.5GB's de uso de VRAM !

Thread aberta por mim, no fórum oficial da GeForce ( Perdoem o inglês PT-Hu3 )

https://forums.geforce.com/default/topic/820753/gtx-970-sli-/

Outras Threads interessantes sobre o problema, detalhando também, o mesmo ( Testes 1440p entre outros ):

http://www.overclock.net/t/1535502/gtx-970s-can-only-use-3-5gb-of-4gb-vram-issue

http://www.reddit.com/r/buildapc/comments/2tu86z/discussion_i_benchmarked_gtx_970s_in_sli_at_1440p/

http://www.reddit.com/r/buildapc/comments/2tuk1f/gtx970_35gb_vs_over_35gb_usage_and_stutter/


=================================

Detalhes do problema.

Eu NUNCA tive problemas referentes à divisão dos módulos de memória da GTX 970 utilizando apenas UMA PLACA.

Vou deixar minha experiência pessoal quanto à uma single GTX 970 vs single GTX 980 e SLI GTX 970 vs SLI GTX 980.

Single GTX 970 vs Single GTX 980

GTX 970: Na maioria dos casos, a memória leva um "Tempo" para passar de 3.5GB's. Após 3.5GB's o aumento de uso de VRAM é "GRADATIVO" a GTX 970 NUNCA Aloca os 4GB's diretamente, porém, na minha experiência, NÃO Tive problemas no uso de VRAM acima de 3.5GB's. Mesmo sendo mais lento, o segundo pool de VRAM não compromete a experiência em games.

GTX 980: A alocação de memória é instantânea. Em Shadow Of Mordor no Ultra, a GTX 980 Aloca diretamente os 4GB's de VRAM contra a alocação Gradativa da GTX 970.

Resumo single: 980 Aloca a memória acima de 3.5 rapidamente quando necessário, a 970 aloca de forma gradativa, NENHUMA delas apresenta stuttering quando alocam VRAM acima de 3.5. A diferença entre as duas se dá devido às demais características, mas não devido ao modo de trabalho da VRAM. Sem problemas em utilizar a 970 ou 980 em SINGLE.

SLI GTX 970 vs SLI GTX 980

SLI GTX 970 < 3.5GB's: Escalonamento e performance de acordo com perfis SLI. O SLI performa normalmente.

SLI GTX 970 > 3.5GB's: IMPRATICÁVEL. O SLI Não compreende a divisão de memória que ocorre na GTX 970. O uso de VRAM NÃO SOBE nem mesmo gradativamente ( como em single ). O SLI de GTX 970 acima de 3.5GB's de VRAM, COMPROMETE TOTALMENTE a experiência do usuário. NÃO RECOMENDO DE FORMA ALGUMA ESTE SLI.

SLI GTX 980 < 3.5GB's: Escalonamento e performance de acordo com perfis SLI. O SLI performa normalmente.

SLI GTX 980 > 3.5GB's: Escalonamento e performance de acordo com perfis SLI. O SLI performa normalmente.

Resumo SLI: A divisão de pool's da GTX 970 COMPROMETE o SLI quando o segundo pool precisa ser utilizado. A Nvidia está vendendo uma M.E.N.T.I.R.A. Ela ainda vende a GTX 970 como uma placa capaz de SLI, mas isso NÃO É VERDADE. O Sli acima de 3.5GB's de VRAM compromete a experiência. E sabem o pior ? Eu me orientei de acordo com o site do PC Perspective q fez um review TENDENCIOSO sobre o SLI de GTX 970 dizendo "apenas" que era mais lento, isso é ÓBVIO, mas o Stutter é BRUTAL. Ou seja, mais um site comprado pela nvadia.

Se vc quer jogar abaixo de 3.5GB's de VRAM, ok, o SLI funciona, mas se não, o resultado é PIOR do que em single.

Fiz o upgrade junto à EVGA das placas ( nota 1000 para EVGA ) Upgrade sensacional ( claro q tive que pagar ) Mas o pessoal da EVGA me atendeu de forma rápida e eficaz, nota 10 EVGA, nota 0 nvidia.

Obs: Eu pensei q meu "combo" pudesse estar comprometendo meu SLI, mas não, o SLI de 980 funciona NORMAL. O pau está nas GTX 970.

Bom, compartilho minha experiência para que vocês não venham a sofrer.

Abraços ! :wave:
 
Última edição:
Simples e "básico" erro de arquitetura/projeto fail nas 970 ... além de mentir sobre as specs :facepalm:
 
isso me parece zica de driver, essa parte do uso da memoria

o jeito é esperar a nvidia arrumar o driver

ou quem sabe o dx12 pra somar as memorias, dai ele ocupa 7gb total
 
Squall como vc trocou as placas com a EVGA? eu não comprei as minhas no Brasil mais tenho as notas fiscais, elas foram compradas dia 20/03/2015. Estou pensando seriamente em fazer a troca pelas 980.
 
Também acho que esse problema pode ser resolvido por drivers, porem não deixa de ser um P*** sacanagem da Nvidia que vende o produto dessa forma.
 
Também acho que esse problema pode ser resolvido por drivers, porem não deixa de ser um P*** sacanagem da Nvidia que vende o produto dessa forma.

Acredito que sim ... Porém, o driver teria que carregar um "perfil" específico para SLI de gtx 970, "explicando" o módulo duplo de VRAM. Se fizessem isso, teriam que agregar essa ação em todos os drivers sequenciais ... Oq ela tinha q ter feito mesmo, não fez ... dar desconto e oferecer troca para a gtx 980 ... Aliás, tinha que ter feito recall.

Se arrumarem isso via driver, todo driver conterá uma ação específica pro SLI ... Esqueçam ... Nvidia já mostou como a banda toca, ela só vai agir na pressão ... Oq posso fazer é tornar isso o mais público possível ...
 
Última edição:
Acredito que sim ... Porém, o driver teria que carregar um "perfil" específico para SLI de gtx 970, "explicando" o módulo duplo de VRAM. Se fizessem isso, teriam que postergar essa ação em todos os drivers sequenciais ... Oq ela tinha q ter feito mesmo, não fez ... dar desconto e oferecer troca para a gtx 980 ... Aliás, tinha que ter feito recall.

Se arrumarem isso via driver, todo driver conterá uma ação específica pro SLI ... Esqueçam ... Nvidia já mostou como a banda toca, ela só vai agir na pressão ... Oq posso fazer é tornar isso o mais público possível ...

Hum. Foda, acabei de fazer a compra de uma 970, nao pretendo fazer SLI, mas a gente começa a ver algo assim repensa se vale a pena para possível venda/troca no futuro.

O Thread que você criou no fórum da GeForce não teve resposta de ninguém da empresa?
 
Última edição:
Caramba velho, não sabia que esse SLI era tão problemático... até tinha pensado certa vez em fazer um aqui.

Valeu por alertar o pessoal.... essas 970 estão complicadas mesmo com essa questão da memória.
 
Hum. Foda, acabei de fazer a compra de uma 970, nao pretendo fazer SLI, mas a gente começa a ver algo assim repensa se vale a pena para possível venda/troca no futuro.

O Thread que você criou no fórum da GeForce não teve resposta de ninguém da empresa?

Não ... Tem o link dele aqui neste tópico ... Ninguém da nVdia, não somente sobre essa questão, mas diversos usuários reclamaram do problema e NADA. Alguns deles abriram mais de 5 tickets com a nVidia e NENHUMA resposta.

Impressionante ... Chega a dar nojo ... E olha que eles tem porte hein ... Se a postura fosse outra, a imagem da empresa só tinha a ganhar ... Mas ok ... Atos assim nunca acabam bem ... Um dia eles pagam ...
 
Não ... Tem o link dele aqui neste tópico ... Ninguém da nVdia, não somente sobre essa questão, mas diversos usuários reclamaram do problema e NADA. Alguns deles abriram mais de 5 tickets com a nVidia e NENHUMA resposta.

Impressionante ... Chega a dar nojo ... E olha que eles tem porte hein ... Se a postura fosse outra, a imagem da empresa só tinha a ganhar ... Mas ok ... Atos assim nunca acabam bem ... Um dia eles pagam ...
Vão responder rapidinho quando a AMD lançar suas novas VGAs. :challenge:
 
Não ... Tem o link dele aqui neste tópico ... Ninguém da nVdia, não somente sobre essa questão, mas diversos usuários reclamaram do problema e NADA. Alguns deles abriram mais de 5 tickets com a nVidia e NENHUMA resposta.

Impressionante ... Chega a dar nojo ... E olha que eles tem porte hein ... Se a postura fosse outra, a imagem da empresa só tinha a ganhar ... Mas ok ... Atos assim nunca acabam bem ... Um dia eles pagam ...

Se realmente eles tivessem algum tipo de dano significativo iriam se preocupar com isso, mas hoje além da nvidia praticamente dominar o mercado ninguém vai repreender ela de qualquer maneira...

male mal os donos de 970 vão ficar uma geração sem comprar nada da nvidia :haha:
 
Eu passei por isso também,
sai do sli de Titans, fui com sli da 970 G1, senti logo que algo estava estranho, mas disseram e muitos, ( são drivers imaturo) OK e eu naci ontem é claro, como jogo em alta resolução, sabia que algo estava estranho, passado algumas semanas vem a bomba das 3,5GB, pensei comigo, eu sabia que estava algo de estranho, filha da p**** da NVIDIA, o que eu fiz, vendi elas e comprei 2 r9 290x de 8GB, paguei um pouco mais que as 970 mas são 8GB, super satisfeito, espero não usar NVIDIA tão cedo, sem dizer que jogar o BF4 com o mantle é uma loucura!!!
 
Eu passei por isso também,
sai do sli de Titans, fui com sli da 970 G1, senti logo que algo estava estranho, mas disseram e muitos, ( são drivers imaturo) OK e eu naci ontem é claro, como jogo em alta resolução, sabia que algo estava estranho, passado algumas semanas vem a bomba das 3,5GB, pensei comigo, eu sabia que estava algo de estranho, filha da p**** da NVIDIA, o que eu fiz, vendi elas e comprei 2 r9 290x de 8GB, paguei um pouco mais que as 970 mas são 8GB, super satisfeito, espero não usar NVIDIA tão cedo, sem dizer que jogar o BF4 com o mantle é uma loucura!!!
Perdão pelo OFF TOPIC:
lógico que não tenho como comparar com uma 290x 8gb, mas eu na minha 290x 4Gb realmente acho o Mantle muito suave tb! Para dizer a verdade nem sei o quanto o mantle ta na frente do Dx11 pq faz muito tempo que nem me atrevo a sair do Mantle.!
 
É MUITOOOOOOOO MI MI MI PQP !!

[video=youtube;VrkIF1-e9ds]https://www.youtube.com/watch?v=VrkIF1-e9ds[/video]
 
É MUITOOOOOOOO MI MI MI PQP !!

[video=youtube;VrkIF1-e9ds]https://www.youtube.com/watch?v=VrkIF1-e9ds[/video]

Esse vídeo reproduz bem o problema, obrigado por postá-lo. Ocorre exatamente o que o autor do tópico relata: stutterings pesados no SLI quando usados mais do que 3.5 GB de VRAM.

Repare que o jogador em nenhum momento opta por realizar um movimento brusco com o mouse/joystick/câmera... Ele só anda em linha reta e ignora todos os inimigos. Para dar uma disfarçada na situação, ele ainda anda em cima de um Caragor, pra dizer que está atravessando rapidamente pelo cenário (mas ainda assim, só caminhando?). Quando ele adentra nas construções, perto de uma jaula, na menor girada brusca que a câmera faz, o stutter aparece... E é pesado.

Fora, isso, o cara só caminhou em cima do Caragor, girando a câmera bem levemente, não entrou em batalhas, não fez movimentos bruscos, nem nada do tipo.

Fora que o fato de o Afterburner estar mostrando uso de 4000 MB, não quer dizer que esteja usando de fato... O que pode ser mais trágico ainda: o usuário pode estar tendo stutterings com bem menos VRAM usada do que o que é mostrado. :damn:
 
Esse vídeo reproduz bem o problema, obrigado por postá-lo. Ocorre exatamente o que o autor do tópico relata: stutterings pesados no SLI quando usados mais do que 3.5 GB de VRAM.

Repare que o jogador em nenhum momento opta por realizar um movimento brusco com o mouse/joystick/câmera... Ele só anda em linha reta e ignora todos os inimigos. Para dar uma disfarçada na situação, ele ainda anda em cima de um Caragor, pra dizer que está atravessando rapidamente pelo cenário (mas ainda assim, só caminhando?). Quando ele adentra nas construções, perto de uma jaula, na menor girada brusca que a câmera faz, o stutter aparece... E é pesado.

Fora, isso, o cara só caminhou em cima do Caragor, girando a câmera bem levemente, não entrou em batalhas, não fez movimentos bruscos, nem nada do tipo.

Fora que o fato de o Afterburner estar mostrando uso de 4000 MB, não quer dizer que esteja usando de fato... O que pode ser mais trágico ainda: o usuário pode estar tendo stutterings com bem menos VRAM usada do que o que é mostrado. :damn:

Exato, vc tinha um SLI tbém, certo ? O Vídeo do rapaz é extremamente tendencioso, talvez como forma de "consolo" ...
 
Exato, vc tinha um SLI tbém, certo ? O Vídeo do rapaz é extremamente tendencioso, talvez como forma de "consolo" ...

Tinha, gravei um vídeo do Far Cry 4 numa situação onde eu pus em 1620p ou 4K, não lembro, e MSAA 4X e rodou a 0.3 FPS... Tipo, não rodava. Em vez de rodar em 10 FPS estáveis, ficava um show de slides... Quando diminuí o AA pra 2X, rodou em 30 FPS, CHEIO DE TRAVADONAS.

Qualquer jogo onde eu tentava usar 4 GB de VRAM, ficava show de slides. Eu tentei no Crysis 3 também, e ocorreu o mesmo... Mas não fiz vídeo, infelizmente.
 
Exato, vc tinha um SLI tbém, certo ? O Vídeo do rapaz é extremamente tendencioso, talvez como forma de "consolo" ...
:seferrou::lol2::bwahaha:

O Rafa; faz sli de 970 então :conte:
E você disse que as r9 foram lançadas na pressão e eram um lixo de arquitetura :facepalm:
Depois veio a 970 e eram mágicas :lol2::lol2:

r9 290,290x : mantle/vulkan
DX 12, 11, 10 ...
4gb ou 8gb
faz crossfire sem ponte
melhores frametimes
true audio
arquitetura + avançada = gcn

:mother:

:bwahaha:
 
:seferrou::lol2::bwahaha:

O Rafa; faz sli de 970 então :conte:
E você disse que as r9 foram lançadas na pressão e eram um lixo de arquitetura :facepalm:
Depois veio a 970 e eram mágicas :lol2::lol2:

r9 290,290x : mantle/vulkan
DX 12, 11, 10 ...
4gb ou 8gb
faz crossfire sem ponte
melhores frametimes
true audio
arquitetura + avançada = gcn

:mother:

:bwahaha:

Não pow completamente normal uma VGA ter 95c como temperatura padrão e ainda ter clock menor do que foi vendida porque o cooler não da conta...

SLi de 970 ou 980 para 4k ?? FAZ ME RIR

Só falta dizer que tem gente querendo 4K + 8XMSAA !! :haha::haha::haha::haha:

Estou esperando seus testes com a R9 290x ! :D :D :D
 
Quando passa de 3.5Gb realmente trava tudo... coisa de 5~7fps mesmo.

Como chegar a 3.5Gb? Crysis 3 em 5120x2880 :haha:
 
Fico triste vendo essas coisas pois o cara investe uma grana para o hardware não funcionar direito. Boa sorte com o que decidir fazer com as placas.
 
Última edição:
Tinha, gravei um vídeo do Far Cry 4 numa situação onde eu pus em 1620p ou 4K, não lembro, e MSAA 4X e rodou a 0.3 FPS... Tipo, não rodava. Em vez de rodar em 10 FPS estáveis, ficava um show de slides... Quando diminuí o AA pra 2X, rodou em 30 FPS, CHEIO DE TRAVADONAS.

Qualquer jogo onde eu tentava usar 4 GB de VRAM, ficava show de slides. Eu tentei no Crysis 3 também, e ocorreu o mesmo... Mas não fiz vídeo, infelizmente.

E olha que tem jogos bem mais pesados que FC4.
------------
Quando passa de 3.5Gb realmente trava tudo... coisa de 5~7fps mesmo.

Como chegar a 3.5Gb? Crysis 3 em 5120x2880 :haha:

Nada. Em 1440p já tem esse problema. Abraços
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo