Minha memória ta trabalhando a 3200MHz?

Neo Fahrenheit

know-it-all Member
Registrado
Olá pessoal, tudo bem?

Comprei umas DDR4 3200MHz, mas to na dúvida se ela roda a 3200MHz mesmo. Minha mobo é uma Asus Z170M-PLUS/BR que tem suporte pra DDR4 até 3466MHz (OC). Aqui uma SS que tirei com o CPU-Z. Aquele NB Frequency parece mudar conforme meu uso, então fiz um trocinho aqui e tirei a SS quando parecia estar no máximo:

qzXi6HO.jpg


Valeu! :)
 
Suas memórias estão em 2133MHz, entre na BIOS e ache uma opção chamada XMP Profile, e ativa ele.
 
1068*2=2136MHz... não está no máximo delas.

Como o amigo acima comentou, ative o XMP na BIOS na parte das memórias que elas irão a 3200MHz na hora.
 
Suas memórias estão em 2133MHz, entre na BIOS e ache uma opção chamada XMP Profile, e ativa ele.

Fiz isso e funcionou! Falhou na primeira tentativa, mas foi na segunda!
Mas o sistema travou no dia seguinte. Tive que reiniciar. Será que tem algo a ver?

Há uma BIOS pra minha placa-mãe mais atualizada no site. Acho que posso tentar atualizar se o sistema travar de novo.
 
Fiz isso e funcionou! Falhou na primeira tentativa, mas foi na segunda!
Mas o sistema travou no dia seguinte. Tive que reiniciar. Será que tem algo a ver?

Há uma BIOS pra minha placa-mãe mais atualizada no site. Acho que posso tentar atualizar se o sistema travar de novo.

É bom atualizar a BIOS, mas antes, verifique qual a voltagem de trabalho da sua memória, geralmente essas DDR4 mais rápidas, tem rodado a 1.35v (a minha Trident Z usa 1.35v pra 3400MHz) e veja na BIOS da placa se quando ativa o XMP ele seta a voltagem da memória em 1.35v (caso seja isso mesmo, obvio), se não setar, ponha manualmente.
 
Speed Rating
PC4-25600 (3200MHz)
Tested Latency
16-18-18-36
Tested Speed
3200MHz
Tested Voltage
1.35V

Retirado do site da Corsair, ou seja, é 1.35v mesmo, verifique lá na BIOS se esta setado este valor.
 
Já vi testes e pessoas dizendo que os Skylakes não trabalham bem com memórias acima de 3000mhz, talvez seja isso, não sendo a memória travando e sim o proc. Tem baixar o profile do XMP para 2800 3000 e veja qual fica mais estável.
 
Speed Rating
PC4-25600 (3200MHz)
Tested Latency
16-18-18-36
Tested Speed
3200MHz
Tested Voltage
1.35V

Retirado do site da Corsair, ou seja, é 1.35v mesmo, verifique lá na BIOS se esta setado este valor.

Parece que está a 1.35 mesmo:


leozinhu, por enquanto, só ocorreu uma vez. Bem, se ocorrer mais vezes vou procurar como atualizar a BIOS. Se não der certo, tento diminuir a frequência mesmo.

Edit: Aconteceu de novo. Vou atualizar essa BIOS e ver no que vai dar. Sò que tenho que achar o tutorial.
 
Última edição:
Tenta atualizar a bios para ver no que dá... não era para dar problema, aqui se ativo o XMP na minha Asus, minhas memórias ficam em 1866MHz e o CPU fica em 3.8GHz sempre (turbo).

E nunca aconteceu de travar ou algo assim em XMP. Deixo desativado pois uso as memórias em 1333MHz com as latências relaxadas e o CPU em stock (em breve undervolt na cpu para baixar ainda mais a temperatura).

Boa sorte amigo, qualquer novidade posta aí.
 
Tenta atualizar a bios para ver no que dá... não era para dar problema, aqui se ativo o XMP na minha Asus, minhas memórias ficam em 1866MHz e o CPU fica em 3.8GHz sempre (turbo).

E nunca aconteceu de travar ou algo assim em XMP. Deixo desativado pois uso as memórias em 1333MHz com as latências relaxadas e o CPU em stock (em breve undervolt na cpu para baixar ainda mais a temperatura).

Boa sorte amigo, qualquer novidade posta aí.

Uma vez fui pra faculdade e deixei meu PC fazendo uns downloads. Quando voltei ele parecia que não saía do modo sleep porquê não dava sinal no monitor. Talvez ele tenha travado e eu pensei que era problema com o modo sleep. Hoje deixei ele de madrugada (quando já tinha terminado de atualizar a BIOS) fazendo uns donwloads também e acordou sem sinal de vida (já tinha desativado o modo Sleep também nas configurações de energia).

Se o travamento ocorrer na minha cara de novo, vou tentar baixar o OC das memórias, mas não sei se dá pra fazer isso do jeito fácil e desabilite o tal XMP para ela voltar ao 2133MHz mesmo.

Obrigado pela ajuda.

Edit: O travamento ocorreu na minha cara de novo. Acho que não tem como configurar o XMP para ir automaticamente até 2800MHz. Alguém sabe as voltagens e especificações corretas pra minha memória pra essa velocidade? Valeu!
 
Última edição:
Voltagem é a mesma da original, 1.35v. Agora Timing dela, pode deixar em 15, acredito que não baixará muito.
 
Voltagem é a mesma da original, 1.35v. Agora Timing dela, pode deixar em 15, acredito que não baixará muito.

O que essa mudança vai fazer? Deixar a memória em 2800MHz?
A lista de configurações da RAM na BIOS da mobo é muito extensa. Nem sei por onde começar.

Vi em outro fórum que eu poderia aumentar a voltagem da DRAM em 0.05. Assim, ela ficaria em 1.4V, correto?

Eu posso tentar fazer isso com minha mobo sem problemas?
Eu queria rodar essa memória a 3200MHz mesmo, afinal eu paguei mais caro por ela e pela mobo.

Obrigado. :)
 
O que essa mudança vai fazer? Deixar a memória em 2800MHz?
A lista de configurações da RAM na BIOS da mobo é muito extensa. Nem sei por onde começar.

Vi em outro fórum que eu poderia aumentar a voltagem da DRAM em 0.05. Assim, ela ficaria em 1.4V, correto?

Eu posso tentar fazer isso com minha mobo sem problemas?
Eu queria rodar essa memória a 3200MHz mesmo, afinal eu paguei mais caro por ela e pela mobo.

Obrigado. :)
Amigão, na boa? No mundo real não mudará nada. Como você pagou caro e não manja disso, minha sugestão é q vc mantenha como estava, assim garante que tudo funcionará perfeitamente. Vc não vai nem notar a mudança colocando em 3000MHz.

ABs!
 
Amigão, na boa? No mundo real não mudará nada. Como você pagou caro e não manja disso, minha sugestão é q vc mantenha como estava, assim garante que tudo funcionará perfeitamente. Vc não vai nem notar a mudança colocando em 3000MHz.

ABs!

Veja esse vídeo do Digital Foudry:


Praticamente o dobro de FPS com um pequeno aumento da frequência em Ryse: Son of Rome...
E nos outros jogos, realmente a memória overclocada tem um aumento de, em média, 10FPS. Aqui tem mais vídeos de comparação:
https://www.youtube.com/user/DigitalFoundry/search?query=oc+memory

Você pode me ajudar a tentar botar essa memória rodando a 3200MHz?
Será que posso tentar aquilo de botar a voltagem da memória em 1.4V na bios da minha mobo?

Valeu!
 
Amigo... Você realmente comprou esse i3 e essas memórias só porque viu esse vídeo ?

No mais, no vídeo o i3 está rodando a 2666Mhz e não a 3200Mhz... O controlador de memória do i3 não é tão "forte" como o de um i5k ou i7k — além da Intel informar que o mesmo é feito pra rodar a 2133mhz — portanto, provavelmente por isso a máquina não está aceitando a memória a 3200Mhz.

Seria muito mais vantajoso se tivesse comprado um i5 e memórias 2133/2400/2666Mhz trabalhando a 1.2V para não forçar o controlador de memória que tentar fazer essas gambiarras para um i3 rodar com memórias de 3200Mhz.
 
Veja esse vídeo do Digital Foudry:


Praticamente o dobro de FPS com um pequeno aumento da frequência em Ryse: Son of Rome...
E nos outros jogos, realmente a memória overclocada tem um aumento de, em média, 10FPS. Aqui tem mais vídeos de comparação:
https://www.youtube.com/user/DigitalFoundry/search?query=oc+memory

Você pode me ajudar a tentar botar essa memória rodando a 3200MHz?
Será que posso tentar aquilo de botar a voltagem da memória em 1.4V na bios da minha mobo?

Valeu!


Tá, lindo, mas e qtos FPS você tem hj? E quantos tem seu monitor?

Não cara, não vou te ajudar nisso pq se der problema eu vou ser o culpado. kkkk

Eu não mexi nas minhas pq meu monitor trabalha em 60Hz, então não faz a mínima diferente esses FPS a mais, e ainda, em diversos outros testes, a diferença foi minima, 1 ou 2 FPS no máximo, quando teve.
 
Amigo... Você realmente comprou esse i3 e essas memórias só porque viu esse vídeo ?

No mais, no vídeo o i3 está rodando a 2666Mhz e não a 3200Mhz... O controlador de memória do i3 não é tão "forte" como o de um i5k ou i7k — além da Intel informar que o mesmo é feito pra rodar a 2133mhz — portanto, provavelmente por isso a máquina não está aceitando a memória a 3200Mhz.

Seria muito mais vantajoso se tivesse comprado um i5 e memórias 2133/2400/2666Mhz trabalhando a 1.2V para não forçar o controlador de memória que tentar fazer essas gambiarras para um i3 rodar com memórias de 3200Mhz.

Eu comprei um i3 porquê não tinha grana pro i5.
Eu comprei as DDR4 a 3200MHz porquê a diferença de preço pra 2400MHz no site gringo que comprei estava baixa.

Só tive que comprar uma mobo um pouquinho mais cara pra (supostamente) aguentar essas memórias.
 
Não quis ofender amigo... Não sei se possuía ideia de comprar um processador desbloqueado depois, mas talvez com uma mobo mais básica poderia ter comprado o i5 — o que não vem mais ao caso.

Sobre a frequência, tente colocar o mais alto possível mantendo as latências do XMP manualmente. Por exemplo, os timmings padrões XMP com frequência de 2666Mhz, depois vai subindo pra ver até onde o sistema se comporta adequadamente.

EDIT: Obs.: Claro que pra cima de 2400Mhz vai precisar de mais dos 1,35V de tensão sobre as memórias.
 
Última edição:
Não quis ofender amigo... Não sei se possuía ideia de comprar um processador desbloqueado depois, mas talvez com uma mobo mais básica poderia ter comprado o i5 — o que não vem mais ao caso.

Sobre a frequência, tente colocar o mais alto possível mantendo as latências do XMP manualmente. Por exemplo, os timmings padrões XMP com frequência de 2666Mhz, depois vai subindo pra ver até onde o sistema se comporta adequadamente.

EDIT: Obs.: Claro que pra cima de 2400Mhz vai precisar de mais dos 1,35V de tensão sobre as memórias.

Que isso, não levei como ofensa. :)
Bem, eu coloquei a 2666MHz na BIOS e ela fez o resto pra mim. Realmente a voltagem tá em 1.35V.
Vamos ver se fica estável.

Eu pretendo comprar um i5 CannonLake no ano que vem. Se não for LGA 1151, pego um KabyLake mesmo. Só espero que esse i5 aguenta ela a 3200MHz.

A vantagem desses processadores desbloqueados é o "overclock fácil", como os XMP no caso das memórias?

Valeu!
 
Que isso, não levei como ofensa. :)
Bem, eu coloquei a 2666MHz na BIOS e ela fez o resto pra mim. Realmente a voltagem tá em 1.35V.
Vamos ver se fica estável.

Eu pretendo comprar um i5 CannonLake no ano que vem. Se não for LGA 1151, pego um KabyLake mesmo. Só espero que esse i5 aguenta ela a 3200MHz.

A vantagem desses processadores desbloqueados é o "overclock fácil", como os XMP no caso das memórias?

Valeu!
O XMP não tem muito a ver com o clock do CPU... aqui quando ativava o XMP das memórias, a única coisa que mudava no CPU é que ele rodava na frequência do turbo sempre, mesmo em idle.

Não sei se isso acontecia com todas as mobos 1155 Z68, mas na minha Asus é assim. E uso a última BIOS lançada e sempre funcionou assim.

Ele não chega a ficar em over, apenas fica na frequência do turbo sempre, como se tivesse rodando algo pesado sempre, mesmo estando apenas com o navegador da internet por exemplo aberto.
 
Memória é treta pra ajustar.

Olha @Neo Fahrenheit , do seu chipset Z170 não sei dizer, mas no X99, mem a 2133/2400/2666/3200MHz roda com BCLK strap em 100, pra mems 2800MHz ou 3000MHz somente BCLK strap de 125, o que causa "desconforto" em algumas placas mãe.

Em teoria deveria funcionar com o XMP habilitado, uma pena ter que rodá-las abaixo do declarado.

Um dos motivos de eu não dar up em mems aqui é isso, sair de 2666MHz pra 3200/3600MHz por exemplo e ter que fazer um troubleshooting nervoso pra ajustar a parada e ter melhora somente em benchmarks.
 
EDIT: Obs.: Claro que pra cima de 2400Mhz vai precisar de mais dos 1,35V de tensão sobre as memórias.

Não, se a mem dele é 1,35v@3200 via XMP, @2400 pega fácil com voltagem padrão/default de DDR4 (1,2v).
 
torrentman: Coloquei em 2666MHz. Por enquanto tá OK, a uns dois dias sem travar. A voltagem foi setada em 1.35. Acho que vai continuar assim.
Quando eu comprar um i5 CannonLake, vou tentar rodar ela a 3200MHz de novo. Quanto a esses BCLK strap, não a mínima ideia do que seja. Na BIOS, tem campos infinitos pra TUDO. ;D

O interessante é que em Middle Earth, a memória a 2666MHz rodou o jogo com o DOBRO de FPS que em 2133MHz. Acho que foi um caso isolado. ;D

torrentman, no caso no XMP, sei que ele é apenas para memórias. Perguntei se para os processadores "K" o processo de overclock seria tão fácil como o XMP é para as memórias.
 
Notei aqui na minha placa mãe um pequeno relógiozinho escrito EZ System Tuning. Existem três opções nele. O normal, o modo "verde" e o "maximum performace". :D

Quando eu ativava o XMP Profile, eu nem mexia naquilo, deixava no normal mesmo. E quando fazia isso, minha RAM ia até os 3200MHz. Depois disso e daqueles travamentos, eu resolvi abaixar o clock para 2666MHz pra ver como ia. Travou de novo, mas demorava muito mais tempo pra acontecer.

Bem, vamos para os novos testes então! Ativei de novo o XMP Profile e botei o EZ System Tuning no Asus Optimal. Agora, minhas memórias estão em 3007MHz.
Será que esse Asus Optimal tinha que estar ativado pro XMP funcionar direitinho?

Vou ver como vai ficar por aqui. Se travar, desisto disso e vou usar a 2133MHz mesmo. Se travar, rodo um Memtest86 pra ver se essa RAM ta OK mesmo.
 
Marcando porque devo pegar um i5 ou i7 e curti as informações do tópico.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo