[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Sjack eu mesmo resolvi pois não era possível deixar aquilo.

Cara infelizmente eu não acompanhei a instalação, o tecnico simplesmente não deixou rastro, não sei o nome nem a empresa. Ele não deixou a OS preenchida aqui. Quando fizeram a instalação da Live Tim o técnico foi muito bom (ele era da LIDER TELECOM COMERCIO SERVIÇOS EM TELECOMUNICAÇOES SA). não sei se sempre será essa empresa que virá.
abs
Eles devem ter instalado o mesmo modem que o meu. Esse ZyXEL é muito bom. Tomara que não dê dor de cabeça pra você receber a fatura e ter acesso ao "Minha Tim Live". Qualquer novidade posta aqui e a gente na medida do possível ajudamos. Só achei que a atenuação está um pouco alta.
 
Sjack eu mesmo resolvi pois não era possível deixar aquilo. Qto aos valores eu medi antes e depois:

Valores depois que o tecnico fez a porquisse:

VDSL Training Status: Showtime
Mode: VDSL2 Annex B
VDSL Profile: Profile 17a
Traffic Type: PTM Mode
Link Uptime: 0 day: 2 hours: 37 minutes
============================================================================
VDSL Port Details Upstream Downstream
Line Rate: 34.548 Mbps 57.567 Mbps
Actual Net Data Rate: 34.495 Mbps 57.481 Mbps
Trellis Coding: ON ON
SNR Margin: 15.9 dB 14.9 dB
Actual Delay: 0 ms 0 ms
Transmit Power: 8.5 dBm 14.5 dBm
Receive Power: -8.9 dBm -8.2 dBm
Actual INP: 0.0 symbols 0.0 symbols
Total Attenuation: 17.5 dB 22.7 dB
Attainable Net Data Rate: 55.249 Mbps 85.619 Mbps
============================================================================
VDSL Band Status U0 U1 U2 U3 D1 D2 D3
Line Attenuation(dB): N/A 20.3 17.2 17.5 23.4 20.7 23.2
Signal Attenuation(dB): N/A 20.0 16.9 16.9 23.6 20.6 23.2
SNR Margin(dB): N/A 15.9 16.0 15.9 14.8 14.9 14.9
Transmit Power(dBm): N/A 2.6 5.6 2.2 12.7 7.8 5.3

------------------------------------------------------------------------------------------------
Valores depois que refiz a instalação:

============================================================================
VDSL Training Status: Showtime
Mode: VDSL2 Annex B
VDSL Profile: Profile 17a
Traffic Type: PTM Mode
Link Uptime: 0 day: 17 hours: 29 minutes
============================================================================
VDSL Port Details Upstream Downstream
Line Rate: 34.548 Mbps 57.567 Mbps
Actual Net Data Rate: 34.495 Mbps 57.481 Mbps
Trellis Coding: ON ON
SNR Margin: 11.0 dB 18.6 dB
Actual Delay: 0 ms 0 ms
Transmit Power: - 3.0 dBm 14.5 dBm
Receive Power: -13.9 dBm 6.5 dBm
Actual INP: 0.0 symbols 0.0 symbols
Total Attenuation: 11.0 dB 7.9 dB
Attainable Net Data Rate: 45.316 Mbps 96.900 Mbps
============================================================================
VDSL Band Status U0 U1 U2 U3 D1 D2 D3
Line Attenuation(dB): N/A 10.0 13.1 15.3 6.6 13.3 21.6
Signal Attenuation(dB): N/A 9.7 12.8 15.1 6.5 13.1 21.6
SNR Margin(dB): N/A 11.0 11.0 11.0 18.7 18.6 18.4
Transmit Power(dBm): N/A - 5.7 - 7.3 -12.6 12.7 7.9 5.5
============================================================================

Se puder avaliar como está agradeço.
Abs
Olá! Viu a diferença na atenuação das medições? Ridículo uma pessoa que se diz técnico deixar desse jeito! Esse sistema da Tim é muito sensível na questão do cabeamento, qualquer coisinha altera a ATT. O SNR de down também melhorou, mas o de up caiu... Não que isso venha a causar problemas, mas poderia estar melhor.
Desculpe, não quero ser chato, mas se vc está mesmo a 135m de distância, os valores poderiam estar melhores que os meus que estou a cerca de 200m. A atenuação poderia estar por volta de 6 ou menos e o SNR acima de 20, pode haver mais alguma coisa no cabeamento que não está legal, mas isso é só uma suposição, do jeito que está deve funcionar perfeitamente.
Abs!

Edit-------------------------
Medição de hoje:
Link Information
spacer.gif
Uptime: 0 days, 5:25:04
spacer.gif
DSL Type: ITU-T G.993.2
spacer.gif
Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]: 34.495 / 57.481
spacer.gif
Data Transferred (Sent/Received) [B/B]: 0 / 0
spacer.gif
Output Power (Up/Down) [dBm]: 5,2 / 13,5
spacer.gif
Line Attenuation (Up/Down) [dB]: 15,6 / 9,0
spacer.gif
SN Margin (Up/Down) [dB]: 16,2 / 20,4
 
Última edição:
Estou sem conexão da TIM Live desde hoje cedo às 11:30. Já liguei na central de atendimento e fizeram alguns procedimentos lá que não resolveu nada e solicitaram a visita técnica num prazo de 24 horas.
Mais alguém de São Paulo - Zona Sul sem conexão?
 
Estou sem conexão da TIM Live desde hoje cedo às 11:30. Já liguei na central de atendimento e fizeram alguns procedimentos lá que não resolveu nada e solicitaram a visita técnica num prazo de 24 horas.
Mais alguém de São Paulo - Zona Sul sem conexão?
Quando sai de casa as 16:00hrs estava normal. Liguei só para confirmar está funcionando já que tenho o voip.
 
Instalei a Live TIM 50mb no dia 8/09 e desde então a porcaria do modem não para de reiniciar o tempo todo. O modem é um Sagemcom f@st 4310. Estou pensando seriamente em cancelar logo a assinatura da TIM e anular o cancelamento da NET, pois por menor que seja a velocidade, a NET nunca caiu dessa forma. Extremamente irritante o modem reiniciar o tempo inteiro. Já olhei as configurações do aparelho e não acho nada.

Já deixei o modem na frente de um ventilador para saber se era aquecimento, mas ele continua reiniciando (e sem estar quente).

Alguém já passou por isso sabe dizer se o problema é mesmo o modem ou o serviço da TIM que é tão ruim assim?

Também não acho justo ter que comprar um modem porque o que a TIM oferece é um lixo.

O pessoal da NET vai recolher os aparelhos dia 19/09. Tenho até lá para anular o cancelamento da minha assinatura.
 
Instalei a Live TIM 50mb no dia 8/09 e desde então a porcaria do modem não para de reiniciar o tempo todo. O modem é um Sagemcom f@st 4310. Estou pensando seriamente em cancelar logo a assinatura da TIM e anular o cancelamento da NET, pois por menor que seja a velocidade, a NET nunca caiu dessa forma. Extremamente irritante o modem reiniciar o tempo inteiro. Já olhei as configurações do aparelho e não acho nada.

Já deixei o modem na frente de um ventilador para saber se era aquecimento, mas ele continua reiniciando (e sem estar quente).

Alguém já passou por isso sabe dizer se o problema é mesmo o modem ou o serviço da TIM que é tão ruim assim?

Também não acho justo ter que comprar um modem porque o que a TIM oferece é um lixo.

O pessoal da NET vai recolher os aparelhos dia 19/09. Tenho até lá para anular o cancelamento da minha assinatura.

Abre uma reclamação na tim e explica o problema, pede para trocarem por um outro modem (technicolor tg589vn v3 ou modem tim zyxel) uso aqui um segemcom f@st 5310 acho razoável. Aqui quando teve problema exigir a troca vieram no outro dia, claro que eles fizeram os testes e constataram que havia algum problema. Acho que seu problema pode ser o modem, não tem algum vizinho que pode te emprestar o modem para testar? pelo menos eliminaria essa duvida.
 
Última edição:
Abre uma reclamação na tim e explica o problema, pede para trocarem por um outro modem (technicolor tg589vn v3 ou modem tim zyxel) uso aqui um segemcom f@st 5310 acho razoável. Aqui quando teve problema exigir a troca vieram no outro dia, claro que eles fizeram os testes e constataram que havia algum problema. Acho que seu problema pode ser o modem, não tem algum vizinho que pode te emprestar o modem para testar? pelo menus eliminaria essa duvida.

Pior que não conheço ninguém aqui no condomínio para poder pedir um modem. Vou ver se consigo ligar lá na TIM para ver se trocam o modem. Pois é muito estranho toda hora ele reiniciar. Tem vezes que a conexão não dura 2 minutos. Até sincroniza rápido, mas fica impossível usar a internet caindo tanto. No momento desliguei o modem da TIM e estou usando o sinal da NET, que ainda está ativo até recolherem o equipamento (só vou pagar do dia 1 ao dia 8, deixaram o sinal aberto como cortesia).
 
Pior que não conheço ninguém aqui no condomínio para poder pedir um modem. Vou ver se consigo ligar lá na TIM para ver se trocam o modem. Pois é muito estranho toda hora ele reiniciar. Tem vezes que a conexão não dura 2 minutos. Até sincroniza rápido, mas fica impossível usar a internet caindo tanto. No momento desliguei o modem da TIM e estou usando o sinal da NET, que ainda está ativo até recolherem o equipamento (só vou pagar do dia 1 ao dia 8, deixaram o sinal aberto como cortesia).
Já deu reset em seu modem ? tem que eliminar etapa por etapa ''modem'' infra ''cabo, tomada". Alguns técnicos da tim fazem um serviço muito porco.
 
Instalei a Live TIM 50mb no dia 8/09 e desde então a porcaria do modem não para de reiniciar o tempo todo. O modem é um Sagemcom f@st 4310. Estou pensando seriamente em cancelar logo a assinatura da TIM e anular o cancelamento da NET, pois por menor que seja a velocidade, a NET nunca caiu dessa forma. Extremamente irritante o modem reiniciar o tempo inteiro. Já olhei as configurações do aparelho e não acho nada. O pessoal da NET vai recolher os aparelhos dia 19/09. Tenho até lá para anular o cancelamento da minha assinatura.
Não é da minha conta querer saber pq você está mudando da NET que é a melhor (meu ponto de vista), pela banda larga da TIM que já estou ficando desapontado, apesar do meu modem ser o melhor de todos até agora instalado.

SUGESTÃO

Suspenda o cancelamento da NET e espere as coisas se resolverem com o seu TIM LIVE e aproveita esses 30 dias pois, se não gostar, você cancela e não paga.
 
Olá! Viu a diferença na atenuação das medições? Ridículo uma pessoa que se diz técnico deixar desse jeito! Esse sistema da Tim é muito sensível na questão do cabeamento, qualquer coisinha altera a ATT. O SNR de down também melhorou, mas o de up caiu... Não que isso venha a causar problemas, mas poderia estar melhor.
Desculpe, não quero ser chato, mas se vc está mesmo a 135m de distância, os valores poderiam estar melhores que os meus que estou a cerca de 200m. A atenuação poderia estar por volta de 6 ou menos e o SNR acima de 20, pode haver mais alguma coisa no cabeamento que não está legal, mas isso é só uma suposição, do jeito que está deve funcionar perfeitamente.
Abs!

Edit-------------------------
Medição de hoje:
Link Information
spacer.gif
Uptime: 0 days, 5:25:04
spacer.gif
DSL Type: ITU-T G.993.2
spacer.gif
Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]: 34.495 / 57.481
spacer.gif
Data Transferred (Sent/Received) [B/B]: 0 / 0
spacer.gif
Output Power (Up/Down) [dBm]: 5,2 / 13,5
spacer.gif
Line Attenuation (Up/Down) [dB]: 15,6 / 9,0
spacer.gif
SN Margin (Up/Down) [dB]: 16,2 / 20,4

Ridículo mesmo, toda instalação deveria ser decente mas nem sempre é possível, quanto aos valores não sei o que fazer para melhorar, talvez trocar a caixinha que eles instalam por uma melhor? dentro de casa a instalação está bem feita, só não sei na rua como está. Mas pelo menos a velocidade está chegando corretamente, e até hoje não tive queda de internet.
abs
 
Quando sai de casa as 16:00hrs estava normal. Liguei só para confirmar está funcionando já que tenho o voip.

O técnico que solicitei não apareceu mas a conexão voltou sozinha por volta das 9:30 de hoje somente. Então fiquei sem conexão praticamente 1 dia inteiro em casa.
 
Já deu reset em seu modem ? tem que eliminar etapa por etapa ''modem'' infra ''cabo, tomada". Alguns técnicos da tim fazem um serviço muito porco.

Não cheguei a resetar, apenas desligar, mas o modem praticamente não fica 2 minutos sem reiniciar. Liguei na TIM ontem e o atendente disse que tinha um longo registro de queda da minha conexão. Não sei se ele atualizou o perfil, mas ficou um tempo funcionando e depois voltou a dar problema. Ele abriu uma chamada para um técnico trocar o modem.

Não é da minha conta querer saber pq você está mudando da NET que é a melhor (meu ponto de vista), pela banda larga da TIM que já estou ficando desapontado, apesar do meu modem ser o melhor de todos até agora instalado.

SUGESTÃO

Suspenda o cancelamento da NET e espere as coisas se resolverem com o seu TIM LIVE e aproveita esses 30 dias pois, se não gostar, você cancela e não paga.

Pensando seriamente em suspender o cancelamento da NET e cancelar logo a TIM, pois não posso ficar sem internet em casa, seria o inferno na terra. Já não teria os canais para distrair meu filho, sem ele poder assistir netflix e youtube seria muito complicado. Além disso preciso da internet para trabalhar.

O motivo para trocar a NET pela TIM seria preço e velocidade da conexão. Porém esses 4 dias de TIM estão sendo mais irritantes que anos de NET.

Estou aguardando contato do técnico da TIM para saber se vão trocar o modem, mas se não ligar hoje nem vou esperar mais. Já ligo na TIM cancelando essa porcaria.
 
Se não fosse o sinal da NET ainda funcionando aqui em casa, estaria esses 4 dias sem internet.
 
Não cheguei a resetar, apenas desligar, mas o modem praticamente não fica 2 minutos sem reiniciar. Liguei na TIM ontem e o atendente disse que tinha um longo registro de queda da minha conexão. Não sei se ele atualizou o perfil, mas ficou um tempo funcionando e depois voltou a dar problema. Ele abriu uma chamada para um técnico trocar o modem.



Pensando seriamente em suspender o cancelamento da NET e cancelar logo a TIM, pois não posso ficar sem internet em casa, seria o inferno na terra. Já não teria os canais para distrair meu filho, sem ele poder assistir netflix e youtube seria muito complicado. Além disso preciso da internet para trabalhar.

O motivo para trocar a NET pela TIM seria preço e velocidade da conexão. Porém esses 4 dias de TIM estão sendo mais irritantes que anos de NET.

Estou aguardando contato do técnico da TIM para saber se vão trocar o modem, mas se não ligar hoje nem vou esperar mais. Já ligo na TIM cancelando essa porcaria.
 
Se não fosse o sinal da NET ainda funcionando aqui em casa, estaria esses 4 dias sem internet.
Realmente é um saco isso mesmo. Em casa não era tão acentuado assim, mas caia *pelo menos* uma vez por semana (às vezes, todos os dias no horário de pico) por alguns minutos, imagino que seja por problema no serviço de autenticação deles, pois o modem não perdia sincronia. Eu tenho o mesmo modem que você, mas em bridge. Eu só não cancelei por causa do preço.
 
Ridículo mesmo, toda instalação deveria ser decente mas nem sempre é possível, quanto aos valores não sei o que fazer para melhorar, talvez trocar a caixinha que eles instalam por uma melhor? dentro de casa a instalação está bem feita, só não sei na rua como está. Mas pelo menos a velocidade está chegando corretamente, e até hoje não tive queda de internet.
abs
Olá! Dentro de casa tem poucas coisas para fazer se o cabeamento já for bom, como você disse, talvez trocar a tomada RJ11 por uma mais nova:

rj11.jpg


Aqui em casa esse tipo foi a que deu melhor resultado (menor ruído), é de dois fios e tem de várias marcas.
Experimentar vários cabos RJ11, aqui em casa cheguei a verificar uma diferença de 2dB a menos no SNR com um deles.
O par da Tim deve ser único, isso no caso de reaproveitamento de um par já existente, aqui em casa havia uma extensão no par, essa extensão mesmo sem uso fazia a atenuação aumentar.
Esse tópico do @Mosqueteirors é muito bom:

Como melhorar o SNR e que materiais usar para melhorar redes telefônicas (SNR)

Espero que consiga melhorar seu sinal, não que esteja ruim, mas é sempre melhor conseguir o máximo da conexão.
Abs!
 
O técnico da TIM veio aqui em casa e trocou o modem. Na hora que ele chegou e ligou o modem da TIM, ele nem conseguiu se conectar, já começou a reiniciar. Então ele trocou o modem e até agora não deu mais problema.

O modem que ele colocou aqui é um Zyxel modelo NMG3312-B10G.

Espero que não volte a dar problemas. Não quero ficar com a net pq está muito caro. Meu filho de 3 anos praticamente só vê youtube e netflix agora, então pagar tv + telefone + internet de baixa velocidade nem compensa. Última conta veio 240 reais!
 
O técnico da TIM veio aqui em casa e trocou o modem. Na hora que ele chegou e ligou o modem da TIM, ele nem conseguiu se conectar, já começou a reiniciar. Então ele trocou o modem e até agora não deu mais problema.

O modem que ele colocou aqui é um Zyxel modelo NMG3312-B10G.

Espero que não volte a dar problemas. Não quero ficar com a net pq está muito caro. Meu filho de 3 anos praticamente só vê youtube e netflix agora, então pagar tv + telefone + internet de baixa velocidade nem compensa. Última conta veio 240 reais!
Espero que tenha resolvido seu problema.:full:
 
Estou com um problema que provavelmente não diz muito respeito a TIM, especificamente, mas acho que cabe aqui.

Pelo WiFi consigo 35mbps no meu aparelho Asus Zenfone 2. Porém, no meu PC, usando cabo, só consigo 10mbps. Não consigo entender a razão, já tentei de tudo e continuo com esse problema.

Seria a placa de rede com algum problema? Seria o Modem da Live TIM?

Ruim que não tenho um notebook com LAN para fazer testes.
 
Estou com um problema que provavelmente não diz muito respeito a TIM, especificamente, mas acho que cabe aqui.

Pelo WiFi consigo 35mbps no meu aparelho Asus Zenfone 2. Porém, no meu PC, usando cabo, só consigo 10mbps. Não consigo entender a razão, já tentei de tudo e continuo com esse problema.

Seria a placa de rede com algum problema? Seria o Modem da Live TIM?

Ruim que não tenho um notebook com LAN para fazer testes.
Talvez sua placa de rede esteja negociando um link de apenas 10 Mbps com seu modem/roteador. Verifique se ambas as pontas do cabo de rede estão bem conectadas e se possível, teste com outro cabo para ver se melhora. Tente também atualizar o driver da placa de rede, ou configure-a para usar o modo de negociação automático, como mostrado na imagem abaixo.

cap1-10_html_78acedb5.png
 
Estou com um problema muito estranho.

Quando faço teste no speedtest e o site automaticamente escolhe o melhor servidor, minha conexão fica totalmente normal. Já que moro em São Paulo, o servidor mais perto em teoria é o de SP. Quando escolho manualmente o servidor de SP meu ping fica em 80~100 e a conexão na maioria das vezes não chega o total que foi contratado. Agora, se eu escolho o servidor em alguma cidade vizinha à SP tudo fica normal; ping 5~15 e conexão no máximo.

Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocasionando isso e como eu resolvo? No momento não estou conseguindo entrar em contato com o suporte (uma voz automática diz que não foi possível completar a ligação)
 
Estou com um problema muito estranho.

Quando faço teste no speedtest e o site automaticamente escolhe o melhor servidor, minha conexão fica totalmente normal. Já que moro em São Paulo, o servidor mais perto em teoria é o de SP. Quando escolho manualmente o servidor de SP meu ping fica em 80~100 e a conexão na maioria das vezes não chega o total que foi contratado. Agora, se eu escolho o servidor em alguma cidade vizinha à SP tudo fica normal; ping 5~15 e conexão no máximo.

Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocasionando isso e como eu resolvo? No momento não estou conseguindo entrar em contato com o suporte (uma voz automática diz que não foi possível completar a ligação)

Qual servidor de São Paulo está sendo selecionado automaticamente?

Eu normalmente faço testes com o da NET e o da TIM, escolhendo manualmente.
 
Talvez sua placa de rede esteja negociando um link de apenas 10 Mbps com seu modem/roteador. Verifique se ambas as pontas do cabo de rede estão bem conectadas e se possível, teste com outro cabo para ver se melhora. Tente também atualizar o driver da placa de rede, ou configure-a para usar o modo de negociação automático, como mostrado na imagem abaixo.

cap1-10_html_78acedb5.png

Coincidentemente fui mexer nisso aí, lembrando o tempo de redes há uns 10 anos atrás haha. Coloquei exatamente na opção que está marcada e fiquei sem rede. Daí coloquei em automático de volta e resolveu.

Vai entender.

Mas tava travado em 10/10 mesmo. Pra up e pra down. Isso acabou me dando uma dica pra tentar essa parada algumas horas depois.

De qlq maneira valeu pela sugestão, foi acertada!
 
Alguém com o roteador zyxel vmg8924 b10a poderia postar o backup das configurações, fiz merda aqui esqueci de fazer backup :(
 
O técnico da TIM veio aqui em casa e trocou o modem. ... e até agora não deu mais problema. O modem que ele colocou aqui é um Zyxel modelo NMG3312-B10G.
Não quero ficar com a net pq está muito caro. Meu filho de 3 anos praticamente só vê youtube e netflix agora, então pagar tv + telefone + internet de baixa velocidade nem compensa. Última conta veio 240 reais!
Se o seu custo x benefício está a contento, está muito bom assim. Acredito que o seu problema não voltará a se repetir.
Alguém com o roteador zyxel vmg8924 b10a poderia postar o backup das configurações, fiz merda aqui esqueci de fazer backup :(
Eu não tenho o BACKUP das minhas configurações. A sugestão seria dar um RESET no modem.
 
Se o seu custo x benefício está a contento, está muito bom assim. Acredito que o seu problema não voltará a se repetir.

Eu não tenho o BACKUP das minhas configurações. A sugestão seria dar um RESET no modem.

Não vai funcionar dar reset pq eu atualizei o firmware do modem devido a uns problemas(eu não tava conseguindo acessar servidores externos que começam com 192.xxxx.xxxx.xxxx como é o casso do github,wordpress e etc),qnd eu atualizei ficou normal e resolveu os problemas só que depois tive que dar reset no modem, ai ele ficou como se fosse um modem padrão de ZyXEL e não da TIM.
Na real eu só preciso do backup das configurações(só logar em 192.168.1.1 com login/senha = admin e ir em Maintenance->Configuration e clicar em backup), se tiver como você ou outra pessoa aqui do fórum mandar o arquivo de backup eu agradeço.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo