[TÓPICO DEDICADO] Coffee Lake / Coffee Lake Refresh

Utopia
Isso tudo são meras especulações, o mercado não gira em torno disso mas sim dos números e gráficos.

Como eu falei plataforma steam mostra que mais de 50% dos usuários usam quad core, estamos falando de milhões de jogadores. Nenhuma desenvolvedora de jogos irá gastar milhões de dólares em otimizações de multi cores em curto prazo para atender uma demanda inexpressiva. Isso só irá ocorrer se de fato tiverem muitas vendas dos mesmos, e se os usuários migrarem para essas plataformas. Caso contrário pode esperar um bom tempo.

FX8pjJJ.jpg


BHfnzEM.jpg


Pessoal viaja muito em lance de multi core, muito hype pro meu gosto.
Sejam realistas, se a pessoa utiliza o PC para várias aplicações pesadas eu até relevo. Agora para games faça-me o favor.

Temos que lembrar que processadores atuais quad cores atuando em games sobra muito processador, não vejo lógica mudar esse padrão por um tempo.

O problema é que tem gente que quer comprar processador achando que ele tem que durar 10 anos. Vejo muito disso aqui, compre um ryzen e fique com ele por longos anos, é comédia ler esse tipo de comentário.
Amigo se você compra processador pensando em muita longevidade, sinto lhe dizer você vai ficar muito desatualizado.

Portanto comprem aquilo que está sendo usado no momento, não compre pensando em futuro, pq você sempre vai ficar para traz.



Mano, na minha opinião você não está errado quanto ao HYPE mas sobre a quantidade de cores não é bem assim.
Para jogar e ser feliz, não é preciso ter um PC ostentação, mas isso não quer dizer que uma configuração de entrada não tenha perda de um High End. em vários jogos vemos processadores puramente Quad-Core com todos seus núcleos em 100%, gerando algumas quedas de frames. Isso mostra que a plataforma está próximo do seu limite.

Quanto ao uso de núcleos penso que essa é a tendência impulsionada ainda mais pelo fato dos consoles atuais terem 8 núcleos. Como Xbox e PS4 tem arquitetura X86 a programação "virou uma só" para PC e console. Para aproveitar o poder dos consoles, a programação terá obrigatoriamente que trabalhar com vários nucleos para compensar o baixo IPC dos CPU AMD Jaguar.

Se não existisse console, acredito que os PC's estariam em outro patamar gráfico. Um exemplo disso foi o lançamento de CRYSIS em 2007 que foi exclusivo para PC e foi um divisor de águas assim como Matrix foi para o cinema. Se não houvesse a necessidade de programar para duas plataformas (PC e Consoles) os jogos de PC's seriam ainda mais fodas exigentes, só não sei se isso seria bom ou ruim pois em 2007 quando o jogo laçou não havia VGA que roda ele no High, e acho que nem 3 anos depois tinha uma VGA que rodava ele no talo.
 
Utopia
Isso tudo são meras especulações, o mercado não gira em torno disso mas sim dos números e gráficos.

Como eu falei plataforma steam mostra que mais de 50% dos usuários usam quad core, estamos falando de milhões de jogadores. Nenhuma desenvolvedora de jogos irá gastar milhões de dólares em otimizações de multi cores em curto prazo para atender uma demanda inexpressiva. Isso só irá ocorrer se de fato tiverem muitas vendas dos mesmos, e se os usuários migrarem para essas plataformas. Caso contrário pode esperar um bom tempo.

FX8pjJJ.jpg


BHfnzEM.jpg


Pessoal viaja muito em lance de multi core, muito hype pro meu gosto.
Sejam realistas, se a pessoa utiliza o PC para várias aplicações pesadas eu até relevo. Agora para games faça-me o favor.

Temos que lembrar que processadores atuais quad cores atuando em games sobra muito processador, não vejo lógica mudar esse padrão por um tempo.

O problema é que tem gente que quer comprar processador achando que ele tem que durar 10 anos. Vejo muito disso aqui, compre um ryzen e fique com ele por longos anos, é comédia ler esse tipo de comentário.
Amigo se você compra processador pensando em muita longevidade, sinto lhe dizer você vai ficar muito desatualizado.

Portanto comprem aquilo que está sendo usado no momento, não compre pensando em futuro, pq você sempre vai ficar para traz.



Mano, na minha opinião você não está errado quanto ao HYPE mas sobre a quantidade de cores não é bem assim.
Para jogar e ser feliz, não é preciso ter um PC ostentação, mas isso não quer dizer que uma configuração de entrada não tenha perda de um High End. em vários jogos vemos processadores puramente Quad-Core com todos seus núcleos em 100%, gerando algumas quedas de frames. Isso mostra que a plataforma está próximo do seu limite.

Quanto ao uso de núcleos penso que essa é a tendência impulsionada ainda mais pelo fato dos consoles atuais terem 8 núcleos. Como Xbox e PS4 tem arquitetura X86 a programação "virou uma só" para PC e console. Para aproveitar o poder dos consoles, a programação terá obrigatoriamente que trabalhar com vários nucleos para compensar o baixo IPC dos CPU AMD Jaguar.

Se não existisse console, acredito que os PC's estariam em outro patamar gráfico. Um exemplo disso foi o lançamento de CRYSIS em 2007 que foi exclusivo para PC e foi um divisor de águas assim como Matrix foi para o cinema. Se não houvesse a necessidade de programar para duas plataformas (PC e Consoles) os jogos de PC's seriam ainda mais fodas exigentes, só não sei se isso seria bom ou ruim pois em 2007 quando o jogo laçou não havia VGA que roda ele no High, e acho que nem 3 anos depois tinha uma VGA que rodava ele no talo.
 
Tava pesquisando aqui. Em 2008 a Nvidia tinha a 9800 GTX rodava Call of Duty 4: Modern Warfare no High em 1920x1200 numa taxa de 45 FPS.
CYSIS nessa mesma VGA com tudo no MEDIUM sem Anti Aliasing tbm em 1920x10200 alcançava apenas 37 FPS, 43 FPS em 1600x1200 e 50 em 1280 x 1024.


Lembro que comprei uma GTS 250 (era uma 9800GTX renomeada... coisas que só a Nvidia fazia por nós) e sofri pra rodar ele.

Antes via uma diferença absurda de Medium para o High, hoje em dia acho q esse GAP visual diminuiu muito, mesmo no médio já se tem gráficos bacanas.
 
Pra 4K até G4560 empurra, a carga vai toda pra VGA, até Ryzen quad-core empata com i7.
 
Essa loja ai sempre teve valores absurdos... Ainda mais no lançamento.
Isso que eles fazem drop shipping - não tem estoque e trabalham com o dinheiro do cliente.

"DISPONIBILIDADE PARA ENVIO:: De 12 a 25 Dias Úteis" Na teoria você paga 2k e recebe até 13 de novembro.;)
 
chegando as placas na tera e na loja que explode, mas cade os processadores?!
Acho bem improvável que apareça por aqui antes de novembro;

1- Os review foram todos feitos em cima de Engineering Samples.
2- Nos EUA, no maior varejista, estava para envio em até 25 dias e agora nem estoque tem mais.
 
Última edição:
Estava pesquisando sobre a disparidade acima do normal entre os resultados de performance e térmicos dos diversos reviews sobre o 8700K.

Inicialmente achei que fosse culpa das diferentes metodologias utilizadas nos teste mas me deparei novamente com o comentário sobre a questão do turbo, dessa vez confirmada pela própria Intel. Eis que na nova prática de especificação da Intel, vários exemplares do mesmo modelo de CPU podem e vão ter clocks turbo totalmente diferentes para todos os cores - literalmente a loteria do silício.

"We’re no longer disclosing this level of detail as its proprietary to Intel. Intel only specifies processor frequencies for base and single-core Turbo in our processor marketing and technical collateral, such as ARK, and not the multi-core Turbo frequencies. We’re aligning communications to be consistent. All Turbo frequencies are opportunistic given their dependency on system configuration and workloads."

Em resumo, a Intel só vai especificar o clock base e o turbo máximo, este que opera em um core. Tudo que ficar no meio dos dois é loteria.

Comparativamente:

7700K
Turbo SIngle Core: 4.5GHz
Turbo todos os Cores ( não AVX ): 4.4GHz
Clock base ( Turbo AVX ): 4.2GHz

8700K
Turbo Single Core: 4.7GHz
Turbo todos os Cores ( não AVX ): loteria
Clock base ( Turbo AVX ): 3.7GHz

Basicamente os clocks multi-core ficam em suspenso e não há como comparar performance entre processadores do mesmo modelo neste cenário, ainda que se tenha sistemas exatamente iguais.
Eu fico pensando em como ficarão os processadores da série que não é destravada para overclock, como o i5 8400.

https://www.extremetech.com/computi...quencies-making-motherboard-tuning-impossible
 
Última edição:
Mas olha os preços da loja....7700k R$ 1750, Ryzen 1700x R$ 1700...kkkk loja de riquinho que tem preguiça de pesquisar ou compra pq achou o site com nome entusiasta pimpão. Na 3,14chau deve chegar por uns R$ 1600 ou menos
π chau uehuehueheuhue, rindo até 2050 :bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha:
 
Esse hype após o lançamento dos I7 8700K, entre Intel vs AMD, chega ser chato...O I7 8700K não tem uma boa relação custo x desempenho, ainda mais chegando por R$1600, mas é um bom processador....oq o pessoal não entende é que se o cara gosta de Intel e tem grana ele paga, se o cara é mais preocupado com seu dinheiro, ele obviamente vai de R7....
 
Se vier com aquela porcaria da Intel e não vier com nada dá na mesma.

Tenho um Pentium g 4560 com o cooler original da intel que não passa dos 46 graus, mesmo em rotação baixa (para não produzir ruído) e stress máximo. Assim, acredito que o i5-8400 poderia ser refrigerado de forma suficiente pelo cooler box, mesmo com 6 núcleos.
 
Tenho um Pentium g 4560 com o cooler original da intel que não passa dos 46 graus, mesmo em rotação baixa (para não produzir ruído) e stress máximo. Assim, acredito que o i5-8400 poderia ser refrigerado de forma suficiente pelo cooler box, mesmo com 6 núcleos.
Uma comparação só um pouco desequilibrada, mas está bem..kkk

Porque acha que o grande problema da intel esses anos estava sendo temperatura, porque estavam utilizando o mesmo processador e só fazer overclock, (praticamente isso) agora com mais núcleos e na briga pelo clock mais alto, vai acontecer o que acontece quando se faz um overclock no processador, aumentar a temperatura.
 
Na verdade em 4k é bem provável que o FPS de um 2600k seja IDÊNTICO ao de um 8700k para uma única GTX 1080Ti na grande maioria dos jogos.

Pra 4K até G4560 empurra, a carga vai toda pra VGA, até Ryzen quad-core empata com i7.

Isso não é regra absoluta faz algum tempo galera, depende dos jogos.

Como falei na minha resposta ao amigo que tem um 2600k e vai jogar em 4K, a tendência é mais e mais jogos usarem / exigirem mais do CPU, com isso as diferenças vão aparecer mesmo em 4K com uma 1080 TI.

A título de comparativo, num teste entre r7 1700 e um 5960x, com a mesma 1080 TI em 4K há jogos onde não fez diferença (como Far Cry Primal), mas outros (Tomb Rider, Ashes, etc) o R7 1700 teve diferença de mais de 20 FPS pro 5960x:
https://www.pcworld.com/article/317...or-less-than-intels-cheapest-8-core-chip.html

Se um R7 1700 tem isso, quem dirá um 2600k vs um 8700k.

Abs.
 
Ano que vem vou ver como vai estar o ryzen 2 ai decido se continua na Amd ou pulo pra esse lindo i7
 
Isso não é regra absoluta faz algum tempo galera, depende dos jogos.

Como falei na minha resposta ao amigo que tem um 2600k e vai jogar em 4K, a tendência é mais e mais jogos usarem / exigirem mais do CPU, com isso as diferenças vão aparecer mesmo em 4K com uma 1080 TI.

A título de comparativo, num teste entre r7 1700 e um 5960x, com a mesma 1080 TI em 4K há jogos onde não fez diferença (como Far Cry Primal), mas outros (Tomb Rider, Ashes, etc) o R7 1700 teve diferença de mais de 20 FPS pro 5960x:
https://www.pcworld.com/article/317...or-less-than-intels-cheapest-8-core-chip.html

Se um R7 1700 tem isso, quem dirá um 2600k vs um 8700k.

Abs.

Talvez a Ti seja um caso a parte, mas pelo menos com a 1080 normal no Tomb Raider não dá pra afirmar que exista um pingo de diferença

rottr_3840_2160_min.png

rottr_3840_2160.png
 
https://www.tweaktown.com/news/59317/amd-rumored-launch-ryzen-2-12nm-february-2018/index.html

de acordo com as notícias, 12 nm, aumento no IPC (atráves do aumento das frequencias que devem chegar a 4.5 ~ 5.0) e outras frescuras a mais

Além de ser rumor, tá na própria notícia, Pinnacle Ridge will feature up to 8 Zen CPU cores, and should be a refresh of sorts of the current-gen Ryzen 7/5/3 processors, but on the new 12nm node.

Ninguém sabe qual vai ser o nome ou o quais de fato serão os ganhos, mas provavelmente não serão muito significativos pra quem comprou a plataforma esse ano.
 
Ninguém sabe qual vai ser o nome ou o quais de fato serão os ganhos, mas provavelmente não serão muito significativos pra quem comprou a plataforma esse ano.
é verdade, eu imagino coisa de 10-15% em IPC (provavelmente através de aumento do clock pelo refinamento da arquitetura) e talvez alguma instrução nova
 
Talvez a Ti seja um caso a parte, mas pelo menos com a 1080 normal no Tomb Raider não dá pra afirmar que exista um pingo de diferença

Sim, com uma 1080 normal em 4K o limite da VGA é atingido antes que o possível limite do CPU.
A conversa era umas páginas atrás quando perguntaram se com uma 1080 TI tanto fazia o CPU em 4K (o antigo 2600k vs um 8600k/8700k) ;)

PS: não to falando que não vale a pena ou que não atende, vai atender sim, de boas, só estava adicionando informação que diferença há sim.
 
Sim sim, por isso q mais provavel q vou de i7 mesmo, pq quero ter foco em altas taxas de fps (240+htz)

zen-navi-7nm-roadmap-1.jpg

Cara, não valeria ter esperado então até janeiro pra pegar o Coffee? Inclusive acho que essa nova plataforma da Intel ainda tá mais ou menos, acho que o ano que vem tem mais potencial.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo