Utopia
Isso tudo são meras especulações, o mercado não gira em torno disso mas sim dos números e gráficos.
Como eu falei plataforma steam mostra que mais de 50% dos usuários usam quad core, estamos falando de milhões de jogadores. Nenhuma desenvolvedora de jogos irá gastar milhões de dólares em otimizações de multi cores em curto prazo para atender uma demanda inexpressiva. Isso só irá ocorrer se de fato tiverem muitas vendas dos mesmos, e se os usuários migrarem para essas plataformas. Caso contrário pode esperar um bom tempo.
Pessoal viaja muito em lance de multi core, muito hype pro meu gosto.
Sejam realistas, se a pessoa utiliza o PC para várias aplicações pesadas eu até relevo. Agora para games faça-me o favor.
Temos que lembrar que processadores atuais quad cores atuando em games sobra muito processador, não vejo lógica mudar esse padrão por um tempo.
O problema é que tem gente que quer comprar processador achando que ele tem que durar 10 anos. Vejo muito disso aqui, compre um ryzen e fique com ele por longos anos, é comédia ler esse tipo de comentário.
Amigo se você compra processador pensando em muita longevidade, sinto lhe dizer você vai ficar muito desatualizado.
Portanto comprem aquilo que está sendo usado no momento, não compre pensando em futuro, pq você sempre vai ficar para traz.
Mano, na minha opinião você não está errado quanto ao HYPE mas sobre a quantidade de cores não é bem assim.
Para jogar e ser feliz, não é preciso ter um PC ostentação, mas isso não quer dizer que uma configuração de entrada não tenha perda de um High End. em vários jogos vemos processadores puramente Quad-Core com todos seus núcleos em 100%, gerando algumas quedas de frames. Isso mostra que a plataforma está próximo do seu limite.
Quanto ao uso de núcleos penso que essa é a tendência impulsionada ainda mais pelo fato dos consoles atuais terem 8 núcleos. Como Xbox e PS4 tem arquitetura X86 a programação "virou uma só" para PC e console. Para aproveitar o poder dos consoles, a programação terá obrigatoriamente que trabalhar com vários nucleos para compensar o baixo IPC dos CPU AMD Jaguar.
Se não existisse console, acredito que os PC's estariam em outro patamar gráfico. Um exemplo disso foi o lançamento de CRYSIS em 2007 que foi exclusivo para PC e foi um divisor de águas assim como Matrix foi para o cinema. Se não houvesse a necessidade de programar para duas plataformas (PC e Consoles) os jogos de PC's seriam ainda mais fodas exigentes, só não sei se isso seria bom ou ruim pois em 2007 quando o jogo laçou não havia VGA que roda ele no High, e acho que nem 3 anos depois tinha uma VGA que rodava ele no talo.
Utopia
Isso tudo são meras especulações, o mercado não gira em torno disso mas sim dos números e gráficos.
Como eu falei plataforma steam mostra que mais de 50% dos usuários usam quad core, estamos falando de milhões de jogadores. Nenhuma desenvolvedora de jogos irá gastar milhões de dólares em otimizações de multi cores em curto prazo para atender uma demanda inexpressiva. Isso só irá ocorrer se de fato tiverem muitas vendas dos mesmos, e se os usuários migrarem para essas plataformas. Caso contrário pode esperar um bom tempo.
Pessoal viaja muito em lance de multi core, muito hype pro meu gosto.
Sejam realistas, se a pessoa utiliza o PC para várias aplicações pesadas eu até relevo. Agora para games faça-me o favor.
Temos que lembrar que processadores atuais quad cores atuando em games sobra muito processador, não vejo lógica mudar esse padrão por um tempo.
O problema é que tem gente que quer comprar processador achando que ele tem que durar 10 anos. Vejo muito disso aqui, compre um ryzen e fique com ele por longos anos, é comédia ler esse tipo de comentário.
Amigo se você compra processador pensando em muita longevidade, sinto lhe dizer você vai ficar muito desatualizado.
Portanto comprem aquilo que está sendo usado no momento, não compre pensando em futuro, pq você sempre vai ficar para traz.
Mano, na minha opinião você não está errado quanto ao HYPE mas sobre a quantidade de cores não é bem assim.
Para jogar e ser feliz, não é preciso ter um PC ostentação, mas isso não quer dizer que uma configuração de entrada não tenha perda de um High End. em vários jogos vemos processadores puramente Quad-Core com todos seus núcleos em 100%, gerando algumas quedas de frames. Isso mostra que a plataforma está próximo do seu limite.
Quanto ao uso de núcleos penso que essa é a tendência impulsionada ainda mais pelo fato dos consoles atuais terem 8 núcleos. Como Xbox e PS4 tem arquitetura X86 a programação "virou uma só" para PC e console. Para aproveitar o poder dos consoles, a programação terá obrigatoriamente que trabalhar com vários nucleos para compensar o baixo IPC dos CPU AMD Jaguar.
Se não existisse console, acredito que os PC's estariam em outro patamar gráfico. Um exemplo disso foi o lançamento de CRYSIS em 2007 que foi exclusivo para PC e foi um divisor de águas assim como Matrix foi para o cinema. Se não houvesse a necessidade de programar para duas plataformas (PC e Consoles) os jogos de PC's seriam ainda mais fodas exigentes, só não sei se isso seria bom ou ruim pois em 2007 quando o jogo laçou não havia VGA que roda ele no High, e acho que nem 3 anos depois tinha uma VGA que rodava ele no talo.
Tava pesquisando aqui. Em 2008 a Nvidia tinha a 9800 GTX rodava Call of Duty 4: Modern Warfare no High em 1920x1200 numa taxa de 45 FPS.
CYSIS nessa mesma VGA com tudo no MEDIUM sem Anti Aliasing tbm em 1920x10200 alcançava apenas 37 FPS, 43 FPS em 1600x1200 e 50 em 1280 x 1024.
Lembro que comprei uma GTS 250 (era uma 9800GTX renomeada... coisas que só a Nvidia fazia por nós) e sofri pra rodar ele.
Antes via uma diferença absurda de Medium para o High, hoje em dia acho q esse GAP visual diminuiu muito, mesmo no médio já se tem gráficos bacanas.