Quero começar falando pelo visual. Nunca vi um AC mal feito nesta parte, mas este Origins está de sacanagem, a direção de arte merece ganhar um tonelada de premios pelo que construiram aqui, o visual é simplesmente maravilhoso, uma obra artística que encanta os olhos não só pela qualidade - na questão de bem feito - mais pela fidelidade, estar andando pelo cenário e ver sua primeira pirâmide do jogo é inesquecível, você simplesmente vai querer ir lá, não entendo muito bem o que eles fizeram mas pelo menos no PC, quando uma delas esta no seu campo visual ela imediatamente ganha destaque.
Esses detalhes não estão só nas pirâmides não, mas sim em todos os locais. Seja nas paredes "rabiscadas" com hieroglifos egípcios que a gente tanto conhece, seja nas esculturas absurdamente incríveis que você encontra nas cidades, tudo aquilo que você absorveu de cultura egípcia esta aqui, arrisco a dizer que não existe uma melhor representação de local nenhum em outro jogo, seja qual ambientação seja usada. O gráfico do jogo é sem duvidas um dos melhores que eu já vi, sua beleza esta na água, no mato, na areia, no céu, olha, sem mais comentários pra isso.
O audio do jogo também representa bem, seja na trilha sonora que faz você perceber só pelo audio que esta no egito, seja pela ótima dublagem [em inglês] que o jogo apresenta, na natureza, na navegação... É a perfeita sincronia.
Ainda tirando um pouco desta questão, AC Origins possui eu diria o segundo fundo do mar mais completo que eu já vi num game, perdendo apenas para GTA V. Há realmente uma vida lá, seja nos animais que vão te atacar, seja nas profundezas, é como se houvesse uma vida marinha, naufragios, tesouros e tudo mais. Infelizmente, não encontrei nada a mais nesta parte além de crocodilos, mas dai desconheço se é uma caracteristica ou não da região.
Já puxando um pouco esta onda de mar, o game traz um sistema "simples" de navegação, permitindo ao jogador ir de pontos a outros mais rápido velejando, existem grandes navios inimigos pra você saquear, matar capitães ou mesmo conseguir peles de bicho. Achei legal uma mecanica do jogo que, ao notar que você esta nadando, um barqueiro rapidamente trata de vir na sua direção propositalmente para que você "tome emprestado" sua embarcação [o engraçado é que é isso mesmo, você não tira ele do barco], existem algumas outras novidades neste ponto mas é legal descobrirem por si só.
Logo, você tem um elemento chave: A exploração. Ela esta presente no game inteiro, há diversas regiões, das mais variadas, cidades grandes, médias, pequenos vilarejos e vários deles tem seus segredos, além de ser visualmente muito bem representados como já comentei. Logo, você vai entrar em tumbas de faraós, piramides é claro, haverá um tour por vários locais e eles são bem insanos em seu visual, retratando muito bem cada um deles. Eu confesso que esperava mais um pouco disso, mais tensão nas explorações, armadilhas, coisas bizarras assim, você entra num local incrivelmente maravilhoso e 10 minutos depois [e olhe lá] já saiu com tudo que tinha lá nas mãos. Eu imaginei que parte dessas explorações seriam alá AC2, onde havia pequenos puzzles ou mesmo dificuldade nos cenários para se passar por algo, mas enfim, não compromete tanto a experiencia assim.
A história, já aviso que não terá spoilers aqui, ela esta mais pro "novo padrão" da série do que pro antigo. Nos primeiros AC's, havia um equilibrio entre a história regional de época e do protagonista, porém, os mais recentes [Syndicate e Unity] davam um enredo raso para os personagens e uma imersão brutal no contexto histórico do momento, em Origins esta balança veio mais pra cá, adicionando mais carga ao plot do personagem, dando motivação e tudo mas não ao ponto de se comparar principalmente com o ACII, que foi o melhor neste sentido, além da forte carga do ponto atual [que se passa o game] no Egito.
Os personagens são até bem desenvolvidos, principalmente o Bayek, mas ao meu ver, outros poderiam ter sido melhor aproveitados durante a campanha, uns tem uma grande chamada nas cenas mas aparecem pouco, outros quase não aparecem, são deixados mais pro final... Houve um progresso neste ponto comparado aos mais recentes, mas como já comentei, nem tanto quanto a participação épica de Leonardo da Vinci ou mesmo Maquiavel.
A jogabilidade, sem duvidas foi o ponto que mais mudou neste novo capitulo. Andar pela cidade não mudou muita coisa, mas o combate sem duvidas é o que vai separar alguns jogadores.
Falando especificamente dele, as lutas do jogo para mim são as melhores da série, o estilo lembra muito games da From Software, como Dark Souls, por mais que seja um pouco mais leve. Você agora tem liberdade pra mirar nos alvos, esquivar de um ou mais ataques, usar armadilhas, tacar flechas, tudo é bem mais dinamico e desafiador. Logo, não tem como usar apenas o contra- ataque pra matar um inimigo ou qualquer coisa similar, você tem que calcular seus ataques e inclusive defender. Também é possível focar em um inimigo especifico, o que nem sempre é boa coisa pois alguns são rápidos, outros lentos e fortes e são numerosos. Sim, é um combate muito mais desafiador, dinamico, divertido e estratégico.
O jogo conta com sistema de niveis, cada região tem lá o seu minimo e maximo, e isto define o quão dificil será invadir uma base ou mesmo encarar uma luta com um boss, essas inclusive são ótimas pois vários deles tem seus movimentos diferentes, precisando algumas vezes de umas mortes pro jogador pegar todo seu jogo de corpo, totalmente Dark Souls.
Com isso, existem habilidades que ajudam muito no combate, e não apenas "seu dano foi incrementado em 5%", eles são uteis na prática, te dando possibilidades novas e aumentando sua estrategia na hora que o bicho pegar para tirar o melhor proveito da batalha, como comentei, não se trata de um monte de inimigos iguais te atacando, eles tem suas características e estão prontos pra te dar trabalho. É claro que tudo isso vai gerar MUITA estranhesa nas primeiras horas de jogo, mas quando você pegar o jeito, as coisas ficam fluidas e você sente que esta ficando bom naquilo, principalmente quando pegar um inimigo especial de nível baixo, levar uma surra pra ele e lá pra frente, enfrentar algum do mesmo tipo, com um nível acima do seu e não levar um dano se quer, é técnica, e não apenas esmagar botões.
É interessante ressaltar que esse esquema baseado em level não é tão novidade assim na franquia, afinal, o Unity já tinha isso e o Syndicate deu uma ampliada, mas um deles era limitado a 5 níveis e outro a 10, respectivamente, aqui, estamos limitados [até o momento] ao nível 40 e mesmo depois disso ainda da pra continuar evoluindo, comprando habilidades que melhoram pouco mais melhoraram. Algo pra finalizar este ponto que fez o jogo ficar cadenciado é o sistema de loot. Se você for invadir uma base de nível 15 e estiver no 20, os itens que você vai pegar dos tesouros estarão sempre equiparados ao seu, é algo simples mas que deixa o jogo bem fluido, sem a dificuldade de ter que entrar numa base hard apenas pra conseguir um item bom.
Suas laminas são variadas também, existem duplas, de uma mão, lanças, que te dão ataques e finalizações bem diferentes. Também há uma barra de adrenalina que se enche com o tempo e ao apertar os botões, cada tipo de arma terá um ataque [ou não] relativo. Esta com uma espada? Você ficará meio que num modo furia, tem uma lança? Você vai correr e estocar o inimigo num golpe brutal, espadas duplas? Ele vai partir pra cima do inimigo e levanta-lo com as espadas, é fantastico.;
A navegação pela cidade, o parkour não são muito diferentes daquilo que todo fã conhece, é o seu safe point do jogo, escalamos, sincronizamos e saltamos do mesmo jeito de sempre.
Finalizando esta parte, há também upgrade de armas e sistemas de compra e venda, além de melhorar o personagem. Você pode comprar itens, que vão desde trajes roupas e outras coisas, além de poder melhorar suas armas e também o proprio personagem. Sua vestimenta não interfere em sua resistencia, existe o escudo que é o unico item "removível" voltado pra defesa mas só, HP, resistencia, dano corpo a corpo [além do da arma] são upgrades que o jogador faz coletando peles de bichos e pedra, achei isso bem legal, pois você pode colocar sua roupa preferida e não precisa troca-la porque uma que não seja do seu agrado é mais eficiente no combate.
Falando um pouco das missões, sem duvidas são as melhores da série. Você não vê aquele monte de quest tudo igual a outra como na maioria dos jogos, Sr The ULTRA E INCRÍVEL Witcher 3 fez escola pra Ubisoft. Elas são bem diferenciadas, cada uma tem uma história diferente e mesmo as que são parecidas, tem elementos que a deixam diferente da outra, ou mesmo um pequeno plot quanto aquilo. Imagine fazer uma missão pra um cara random numa cidade e descobrir que a galera ta adorando o deus errado? Nada a ver mas faz todo sentido quando se joga, e isso? Numa quest secundária. Existem poucas que são longas, só as principais mesmo que são gigantes, mas enfim, você não vai cansar de fazer 300 sides, não se preocupe.
Agora vamos entrar nos problemas, ao meu ver são poucos. O primeiro foi a recorrente polêmica de microtransações. Sim, AC possui tal sistema, mas durante meu gameplay, eu fiquei a me perguntar pra que elas serviam. Ao contrário de The Middle Earth: Shadow of War com seu sistema enfadonho de progressão que te facilitaria MUITO a vida gastando dinheiro, em AC não vi nada disso, as coisas estão lá mas você de forma nenhuma tem a imersão quebrada pra se perguntar "será que se eu comprasse isso iria facilitar aqui?". É um game com conteudo, LOTADO de conteudo, você não precisa cair num loop gigante se repetindo infinitamente pra ter um bom final, alguém me explica porque esse game tem a mesma média de AC Origins, por favor?
Nos primeiros dias eu também tive problemas com o desempenho, como muitos tiveram. O processador batia 100% em alguns pontos e dai os 60 FPS sólidos praticamente no jogo todo caiam pra 48, incomodava, mas não tanto, o que não muda o fato de que era um problema. Estou usando o verbo no passado porque depois do patch 1.03 não aconteceu mais, nem mesmo na cidade mais pesada do jogo, funcionou, pelo menos para o hardware da assinatura.
Agora, o maior defeito real do jogo foi um bug, em especifico. Por alguma razão, existe uma chance de você ficar preso no cenário em alguns momentos, principalmente em batalhas dificeis que você não esta olhando tanto pra ele e sim pro inimigo, o que pode ocorrer do jogador ir em direção a uma pedra. Eu morri algumas vezes por conta disso, eu ficava preso apertando todos os botões do controle um milhão de vezes pra ver se alguma ação me faria desgrudar da parede, na maioria das vezes eu consegui, porém morria por ter perdido HP ou mesmo tive que dar restart em checkpoint. Não é tão frequente quanto pareceu, mas lembro que morri 4x em batalhas insanas e tive que sair do jogo 1x por conta disso, nada que atrapalhe muito, irrita sim, mas é algo pequeno comparado ao tamanho da diversão.