Calcular juros parcela compra online

Qual a formula matemática para fazer esse calculo, e chegar nesse valor de juros do cartão?
image_calc_met_financiamento.gif

Onde:
n = Nº de Meses
j = Taxa de Juros Mensal
p = Valor da Prestação
q0 = Valor Financiado
 
Olha, eu conheço a fórmula de juro composto que é:

Valor Principal * (1 + Percentual de Juros) Elevado a quantidade de parcelas

No proposto, seria 5000 * (1+2,99%) ^ 12, o que daria 7.120,50...
 
Você pode usar esse link abaixo, do banco central, para calcular.

https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/...method=exibirFormFinanciamentoPrestacoesFixas


Traduzinndo a fórmula do teu link:


PMT = PV { [ i(1+i)^n ] / [ (1+i)^n - 1 ] } , ou seja

PMT é o pagamento mensal, ou seja, a parcela
PV é o valor hoje, da tua compra.
I é a taxa de juros
e N é o número de meses

Geralmente esta é a fórmula utilizada, sendo o sistema PRICE.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_Price

Mas existem outros métodos. Esses outros geralmente acabam saindo mais caro, porém não são muito utilizados.

É complicado, mas em suma, você vai pagando uma valor referente ao principal e outro referente ao juros.
 
Saudações pessoal... não sei se seria aqui, mas o único local da internet com pessoas com bom Q.I tem sido por aqui rsr

Não estou sabendo resolver como calcular a taxa em compras online... pesquisei sobre e somente encontro em formas de calcular os juros pelas formulas prontas de maquinas de cartão (moderninha etc..)

Um exemplo fictício:

Fiz uma compra em um site no valor R$ 5.000,00

Parcelei em 12 vezes com juros

A empresa cobra 2.99% ao mês

O valor da parcela ficou em 12 vezes de R$ 502,01

Como saber de que forma eles chegaram nesse valor ao mês?

Qual a formula matemática para fazer esse calculo, e chegar nesse valor de juros do cartão?

Sabendo que o valor que pagaria no final desse valor do produto foi em R$ 6.024,12. Eu faço o calculo 12 vezes a taxa e da sempre um valor maior...

Alguém sabe explicar qual formula para o calculo dessa conta com esse juros que seria pago, com a explicação detalhada ou ao menos indicar o tema para eu poder estudar?

Obrigado!

*obs.: tenho vergonha por não saber isso :|

[edit] encontrei essa referência: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060930150553AAyq8nx seria esse o caminho?

É que não é um cálculo simples, o ideal é fazer no Excel, para a parcela ficar sempre igual eles fazem malabarismos que complicam bastante.

mas em teoria é assim. No primeiro mês você paga 2,99% sobre o total. ficaria 149,50 somente de juros. Segundo mês você pagaria 3% sobre 4650, pois já abateu 350 no mês anterior e assim em diante.

dividindo 5000 por 12 daria 416,66, então em média você estaria pagando da sua dívida 416,66 ao mês (sem juros). Em média pois eles manipulam este valor conforme a dívida vai diminuindo pra parcela ficar fixa.

Mas a cada mês você paga um pouco menos de juros, afinal a dívida vai ficando menor. então a cada mês você paga um pouquinho a mais da dívida e um pouquinho a menos de juros, por isso é tão complexo.

Deduzindo que os juros vão indo de 149,50 até 12,50 (3% de 5000/12) a média ficaria em 81 de juros ao mês somando com 416,66 que é o valor parcelado sem juros, resultaria em parcelas de R$497, valor bem próximo da parcela que você falou. A diferença é porque arredondei e fiz média em vez de calcular parcela por parcela, ou alguma taxinha embutida.

Você está errando em considerar que todo mês você paga 2,99% sobre 5000. Na verdade você só paga juros sobre o que ainda está devendo. Na última parcela o juros é bem pequeno, pois está quase quitada.
 
Última edição:
Já que estará com a cabeça focana nisso, pesquisa também o cálculo da Tabela SAC e veja como somos roubados nesses financimantos/empréstimos. :haha:

Por isso que faco emprestimo de mim pra mim mesmo usando maquina de cartao de mercado pago.

Se eu passar 6k do meu cartao na maquina do mercadopago, eu pego 5700 e pago 7k. 1300reais de juros+taxas.

Ultimo emprestimo que meu pai fez no SATANder, pegou 5k e pagou 14.5k de volta.
 
[Desculpa a demora] Obrigado pelas respostas que por sinal me surpreenderam pelo alto grau de objetividade, obrigado mesmo!
 
Como saber de que forma eles chegaram nesse valor ao mês?

Na verdade vc nunca vai saber, mesmo sabendo fazer a conta eles sempre colocam taxas , iof, qualquer coisa e a conta nunca vai bater e sempre será pra cima, e nunca que eles esclarecem a forma da conta, vai num banco pedir empréstimo o gerente que vai te vender nem saber fazer conta nenhuma, nem mexer numa simples calculadora HP consegue, e claro que ele não consegue explicar pq a sua conta não vai bater com a deles, tudo sempre indo contra o consumidor, eles inclusive fazem o contrato com cálculos errados ou aparece uma taxa injustificada maior que a contratada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo