[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga LIGGA / COPEL - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Pra vocês verem como não só cliente residencial que fica no limbo se não correr atrás, independentemente da operadora:

Pois bem, com o aumento na frequência de instabilidades no IX-SP hoje finalmente resolvi "trucar" a Copel, menos de 15 minutos depois recebo uma resposta em meu e-mail: "temos esta proposta bem agressiva para podermos mantê-lo como cliente em nossa base".

A proposta: Quase o dobro da velocidade por menos da metade do valor da mensalidade atual :wtf::salario:

Confesso que a vontade é de cancelar, ainda vou pesar prós/contras e colocar na balança, especialmente por terem feito eu sair atrás de outras opções ao invés de serem pro-ativos :sei:

Após tomar um puxão de orelha de um visitante sazonal do tópico optei por não aparecer "só para reclamar e influenciar outros clientes a cancelarem ou não assinarem" mas apesar das instabilidades terem diminuído posso afirmar categoricamente que desde o final de Agosto/2018 meu link nunca mais foi o mesmo.
De que cidade vc é? e como conseguiu esse feito?
Já liguei varias vezes pra negociar com a Copel e nada feito.
 
Achei esse tópico no google, pesquisando sobre o CGNAT da Copel.

A Copel está começando aqui em Londrina /PR, com o plano mais barato sendo 50/50 por 139,90. Estou considerando seriamente, pois download/upload igual sempre foi um sonho meu. Porém, gostaria de entender melhor o que isso tem afetado pra vocês. Pelo que vi, afeta mais quem tem PS4/XBOX, mas só tenho PC.

As questões mais importantes pra mim:
- Torrent funciona normalmente? Consigo seedar e fazer download?
- Serviços de nuvem (One Drive, MEGA, etc), funcionam?
- Jogos online funcionam normalmente? Pelo que entendi, para PC, o maior problema é em ser host de partidas online, e em jogos que usam P2P como rede (em vez de servidores dedicados)
- Netflix funciona de boa?
- EDIT: Consigo fazer stream de vídeos (fazer Live no Twitch, por exemplo)?
- Se houver algum problema com os pontos acima, é difícil conseguir um IPv4 fora do CGNAT? Eu vi, em páginas anteriores, que fizeram pedidos para acessar PS4/Xbox, mas não sei se funcionaria para PC.

No local que estou, a Vivo está sem vagas, sendo que só consigo 15 Mbps. Também tenho a opção da NET, com 120 Mbps por 99 reais, mas o upload deles é só 10 Mbps. A única vantagem que vejo, nessas duas opções, é o IPv4 sem CGNAT.

Agradeço comentários.
Depois se posta um feedback,esperamos que a copel seja mais rapida que a vivo no gpon,pois também estou na espera de um plano por fibra atualmente usando net 240/20.
 
http://www.copeltelecom.com/site/blog/blog-copel-telecom-lanca-pacote-de-1gb-de-banda-para-voce/

alguem com pacote de 1 gb? R$1499,00 baratinho hehehe é viavel em algum condominio, divide em 10 ou 20 casas


tambem plano de 200/200 da copel esta carissimo hj temos em sao paulo 200/200 por apenas R$ 100,00 veja video



xcmjjk.png
 
Última edição:
Instalei a minha ontem aqui em Dois Vizinhos, ontem pegou 80/75 +- tudo numa boa, só o ping que não fica abaixo de 12, sem chances. Outra coisa é que hoje quando liguei o pc, o upload não passa de 40, flutuando em 20 as vezes, porem SOMENTE no PC. Se eu fizer um speed test no 5ghz no celular, pega 75 normal de up. Muito estranho, pq ontem simplesmente funcionou normal no pc.
 
Galera, alguém pode me ajudar??? Liguei no suporte da Copel pois eu estava com packet loss em Fortnite, Discord e Rainbow Six Siege 6, depois de 10 dias, me retornaram o chamado dizendo que estava tudo certo com minha rede e que o problema era no servidor do jogo, porem, se analisarmos, são 3 servidores diferentes, então é quase improvável ser "servidores" dos outros. Meu vizinho solicitou Copel e na internet dele isso não acontece. Como devo proceder?
 
Basicamente usando windows todos tem esse problema, tem o note da patroa com exatamente o mesmo problema depois q contratamos a Copel, tanto na cabeada como wireless.
Os únicos meios de não ter NENHUM problema do tipo é via Android (wifi) e Linux que testei via live usb no meu pc, ambos funcionam perfeitamente, o que deixa a impressão que o hardware em si e o sinal está perfeito. Pois no wifi não tenho problema algum. Estou pensando em falar com o suporte e pedir pra eles desligarem o QoS só pra realizarem testes, agora não sei se o QoS se aplica tanto pra ethernet como wifi, por outro lado o note está com problema no wifi tbm, então sinceramente não sei.

Já trocaram ONT, ja verificaram sinal, revisaram configuração da bridge, sinceramente estou sem forças já, desde terça feira todo santo dia correndo atrás de tutorial, material e nada me resolveu, instalei o W8.1, Windows 10 Rs3, Rs4 e o Rs5, todos com o mesmo problema, só o Ubuntu mesmo que foi liso liso. E o pior de tudo é q segunda estava tudo completamente normal, em todos os equipamentos, terça o pc "acordou" assim e ficou.
 
Bom Dia Pessoal. Alguém recebeu o equipamento Dasan zNID e sabe a senha de admin?

A user user você só consegue alterar o wifi. Gostaria de desligar o Wifi pois tenho roteador próprio e modificar o DNS para o da CloudFlare.

ZNID-GPON-2400A1_front_hr-555x370.jpg


Obrigado
Marcos
 
Galera, vocês sabem com que ONT a COPEL está trabalhando atualmente?

Estou farto do HG8245. É muito bugado e capado, sem 5Ghz e com um DHCP problemático... Será que eles trocam se eu reclamar?
 
Galera, vocês sabem com que ONT a COPEL está trabalhando atualmente?

Estou farto do HG8245. É muito bugado e capado, sem 5Ghz e com um DHCP problemático... Será que eles trocam se eu reclamar?
Ver alguém reclamar de DHCP é algo inédito pra mim mas por que não coloca um roteador ou access point próprio atrás dele?
 
Bom Dia Pessoal. Alguém recebeu o equipamento Dasan zNID e sabe a senha de admin?

A user user você só consegue alterar o wifi. Gostaria de desligar o Wifi pois tenho roteador próprio e modificar o DNS para o da CloudFlare.

ZNID-GPON-2400A1_front_hr-555x370.jpg


Obrigado
Marcos
Tambem quero essa informação, se descobrir, pelamor, me passe uahausus. Eu posso te ajudar em um dos 2 problemas, o do DNS, mesmo com user vc consegue: Configurations, Interface, PPPoE, seleciona o check box da tua brvlan e clica em editar, lá vc vai em DNS Relay Source e deixa Static e preenche os campos de primary e secondary, salva e GG.
 
Ver alguém reclamar de DHCP é algo inédito pra mim mas por que não coloca um roteador ou access point próprio atrás dele?

Pois é, eu tenho um roteador avulso, o problema é que ele não é gigabit e estava dando gargalo na minha rede, então provisoriamente eu estava tentando usar o HG8245 como router principal, mas aí começaram a aparecer os problemas de DHCP e DNS.
 
Pois é, eu tenho um roteador avulso, o problema é que ele não é gigabit e estava dando gargalo na minha rede, então provisoriamente eu estava tentando usar o HG8245 como router principal, mas aí começaram a aparecer os problemas de DHCP e DNS.
Não entendi bem se os problemas com DHCP e DNS começaram durante ou após colocar um roteador adicional mas provavelmente a configuração de algum deles estava errada ou você fez as conexões pelos cabos LAN (por padrão não pode).

Uma sugestão pode ser usar o roteador avulso apenas para prover WiFi e manter os equipamentos cabeados na conexão gigabit do Huawei, mas isso implica em uma configuração no outro roteador para que ele se torne um access point, desativando o dhcp e coisas desnecessárias.

Em seu lugar eu me daria de presente de Natal um bom equipamento próprio ao invés de ficar dependente da operadora, mas existem formas de solicitar a troca sem pagar pela visita, mas implica em fazer coisas que particularmente não sou à favor.
 
Última edição:
Bom Dia Pessoal. Alguém recebeu o equipamento Dasan zNID e sabe a senha de admin?

A user user você só consegue alterar o wifi. Gostaria de desligar o Wifi pois tenho roteador próprio e modificar o DNS para o da CloudFlare.

ZNID-GPON-2400A1_front_hr-555x370.jpg


Obrigado
Marcos

Tambem quero essa informação, se descobrir, pelamor, me passe uahausus. Eu posso te ajudar em um dos 2 problemas, o do DNS, mesmo com user vc consegue: Configurations, Interface, PPPoE, seleciona o check box da tua brvlan e clica em editar, lá vc vai em DNS Relay Source e deixa Static e preenche os campos de primary e secondary, salva e GG.


Poxa... funcionou lindo. Obrigado

Agora... qual é a senha de admin desse equipamento para desativar o wifi ? Alguém se habilita a indicar qual é o padrão que a Copel tem usado ultimamente?
 
Em seu lugar eu me daria de presente de Natal um bom equipamento próprio ao invés de ficar dependente da operadora, mas existem formas de solicitar a troca sem pagar pela visita, mas implica em fazer coisas que particularmente não sou à favor.

Como seria isso, explique melhor por favor, estou querendo remover o modem da copel e deixar apenas um conversor de fibra para Ethernet, mas como não conheço muito sobre o assunto GPNE, FTTH, tipo de modulação, quais equipamentos conectar e etc, fiquei intrigado com sua resposta. Tenho alguns roteadores WIFI com OpenWRT configurados como preciso, mas este modem da COPEL o "Huawei EchoLife HG8245Q2" só me atrapalha. Tem como solicitar para a COPEL apenas um ponto Ethernet disponível para eu plugar meus equipamentos? Tipo, me deixe apenas o ponto de entrada, o resto eu me viro? Mesmo que eu pague pela visita, sem ter que estragar nada. Obrigado pela atenção.
 
Como seria isso, explique melhor por favor, estou querendo remover o modem da copel e deixar apenas um conversor de fibra para Ethernet, mas como não conheço muito sobre o assunto GPNE, FTTH, tipo de modulação, quais equipamentos conectar e etc, fiquei intrigado com sua resposta. Tenho alguns roteadores WIFI com OpenWRT configurados como preciso, mas este modem da COPEL o "Huawei EchoLife HG8245Q2" só me atrapalha. Tem como solicitar para a COPEL apenas um ponto Ethernet disponível para eu plugar meus equipamentos? Tipo, me deixe apenas o ponto de entrada, o resto eu me viro? Mesmo que eu pague pela visita, sem ter que estragar nada. Obrigado pela atenção.
Vou tentar dar um apanhado geral, até porque você não especifica exatamente quais problemas tem (conectividade, roteamento, performance/cobertura do WiFi, etc.). Cada um desses comportamentos tem causas e soluções diferentes.

A primeira coisa que você não pode fazer é manter um roteador configurado "como roteador" atrás do Huawei pois isso irá criar um NAT duplo/triplo na sua conexão e isso eventualmente poderá causar problemas, especialmente se vc estiver atrás de CGNAT.

Particularmente não conheço o equipamento Huawei em questão mas caso não haja possibilidade de usá-lo em bridge (seria um caminho) talvez seja mais simples configurar seus roteadores para trabalhar como access point, não participando ativamente do roteamento de sua rede e assim funcionando de maneira transparente, desde que você não tenha necessidades de roteamento específicas.

Até onde sei não é possível remover o equipamento fornecido pela operadora e creio que em conexões domésticas a Copel não forneça "apenas um ponto ethernet" para plugar seu próprio roteador, isso só é possível em conexões corporativas e links dedicados.

Last but not least: Tenha em mente que caso seus equipamentos tenham portas 10/100 e você seja assinante de uma conexão acima de 100Mbps você irá limitar sua velocidade em 92~95Mbps.
 
Basicamente usando windows todos tem esse problema, tem o note da patroa com exatamente o mesmo problema depois q contratamos a Copel, tanto na cabeada como wireless.
Os únicos meios de não ter NENHUM problema do tipo é via Android (wifi) e Linux que testei via live usb no meu pc, ambos funcionam perfeitamente, o que deixa a impressão que o hardware em si e o sinal está perfeito. Pois no wifi não tenho problema algum. Estou pensando em falar com o suporte e pedir pra eles desligarem o QoS só pra realizarem testes, agora não sei se o QoS se aplica tanto pra ethernet como wifi, por outro lado o note está com problema no wifi tbm, então sinceramente não sei.

Já trocaram ONT, ja verificaram sinal, revisaram configuração da bridge, sinceramente estou sem forças já, desde terça feira todo santo dia correndo atrás de tutorial, material e nada me resolveu, instalei o W8.1, Windows 10 Rs3, Rs4 e o Rs5, todos com o mesmo problema, só o Ubuntu mesmo que foi liso liso. E o pior de tudo é q segunda estava tudo completamente normal, em todos os equipamentos, terça o pc "acordou" assim e ficou.

Problema resolvido:

Eles me informaram que atualizaram o Firmware da ONT da Zhone que corrigia alguns bugs e verificaram a engenharia do cabeamento, depois disso passou a funcionar normalmente. Então por incrível que pareça não era na máquina em si o problema. Fica então a dica caso alguém tenha a ONT Zhone e passe a ter problemas de Upload em algumas máquinas em específico.
 
Última edição:
Que piada mesmo, enquanto isso uma net da vida cobrando 139 reais por 1 ano (avulso) por 240 megas...
Sempre tive vontade de ter copel, sempre quis ter fibra, um upload maior, porém com esses preços, nem quando estiver disponível aqui onde eu moro terei interesse.
 
Copel "Atualizou" os planos, parece até uma piada.
Removeram os 75mb e agora começam em 100mb sem alterar os valores anteriores.

http://www.copeltelecom.com/site/planos/

UiDSzHq.png

Nesse caso a Copel apenas retirou os 75Mb/s do destaque, mas ainda continua a ser comercializada... Se você for no "plano de serviço" vai tá lá os 75Mb/s... Com isso a Copel "meio" que induz o pessoal adquirir essas velocidades maiores e mais caras.
 
Nesse caso a Copel apenas retirou os 75Mb/s do destaque, mas ainda continua a ser comercializada... Se você for no "plano de serviço" vai tá lá os 75Mb/s... Com isso a Copel "meio" que induz o pessoal adquirir essas velocidades maiores e mais caras.
Não na capital, os planos de serviço ficam lá pois continuam sendo comercializados no interior.
 
Não tenho cobertura da Copel em casa mas qualquer pessoa que valorize o seu dinheiro (e tenha opções na concorrência) consegue perceber que a conta não fecha.

12 meses:
COPEL 200/200Mbps = R$2998,80
NET 240/20Mbps = R$1668,00
VIVO 300/150Mbps = R$1799,88

Não é preciso ser um gênio da matemática para saber que a mensalidade da Copel já deveria ter caído pelo menos uns 30~50% há bastante tempo, mas eles preferem o risco de perder o cliente a reduzir o ticket mensal.
 
Última edição:
Não tenho cobertura da Copel em casa mas qualquer pessoa que valorize o seu dinheiro (e tenha opções na concorrência) consegue perceber que a conta não fecha.

12 meses:
COPEL 200/200Mbps = R$2998,80
NET 240/20Mbps = R$1668,00
VIVO 300/150Mbps = R$1799,88

Não é preciso ser um gênio da matemática para saber que a mensalidade da Copel já deveria ter caído pelo menos uns 30~50% há bastante tempo, mas eles preferem o risco de perder o cliente a reduzir o ticket mensal.
pior é copel 1gb 1500 reais por mes :/ acha promocinal esse valor? se nao fosse promocao magina preco haha ia pra 2 ou 3 mil por mes

DJrW.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo