[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Já tava na hora de um refresh nas GPU mainstream. Pq a Nvidia deu a loka e só lançou placas super caras.
Vamos ver o que a AMD conseguiu fazer com a grana toda quem embolsou da corrida do cripto-ouro
 


 




 

 
LhqKmZ6.jpg

 
@user101
 
A placa AMD para o modelo de placa gráfica inédita vazou nos fóruns da Baidu.

https://videocardz.com/newz/amd-navi-pcb-with-256-bit-gddr6-configuration-leaks-out

AMD NAVI (?): GDDR6 e 256 bits
O PCB suporta memória GDDR6. Ele pode hospedar até 8 módulos de um lado, o que significa configuração de 8 GB ou 16 GB. A placa possui conectores de alimentação de 8 pinos VRM e 8 pinos.

De acordo com o posicionamento do próprio produto da AMD, a placa gráfica de 256 bits não é voltada para os entusiastas. Com certeza, estamos olhando para o desempenho sob a Radeon VII, que provavelmente está aqui para ficar como o principal modelo da AMD.

Quer estejamos olhando para a Radeon RX 680 ou RX 3080, ainda não sabemos.



Buildzoid from Actually Hardcore Overclocking já fez uma análise para este novo conselho:

 
"Com certeza, estamos olhando para o desempenho sob a Radeon VII, que provavelmente está aqui para ficar como o principal modelo da AMD."
Essa afirmação foi traduzida por site tradutor?
Pq ficou dúbia...
 
Suposta placa de vídeo baseada em GPU AMD Navi vaza PCB - Recursos Memória GDDR6, barramento de 256 bits para Radeon de próxima geração

https://wccftech.com/amd-navi-gpu-radeon-rx-graphics-card-pcb-leak-gddr6-vram/

E desde que pelo menos dois PCBs foram fotografados lado a lado, você pode acreditar que esta placa está em produção agora e podemos ver um modelo final da Computex.

Sabemos algumas dicas sobre os recursos que as GPUs AMD Navi suportariam, como o Ray Tracing, que foi recentemente confirmado como um destaque nas consolas Sony e Microsoft da próxima geração, que utilizam GPUs AMD Navi 10 e CPUs Ryzen baseados no Zen 2. Também se falou sobre o Variable Rate Shading sendo introduzido nas GPUs da Navi como uma oferta da AMD para modernizar mais sua placa gráfica Radeon para o mercado mainstream.

Navi possivelmente seria a última arquitetura de GPU baseada no DNA GCN (Graphics Core Next) da AMD. Foi confirmado através do driver Linux da AMD que o Navi é realmente baseado no GCN e tem o codinome GFX1010 mais recente, enquanto o Vega foi denominado GFX900. Haveria algumas melhorias importantes feitas na arquitetura Navi em termos de IPC e a eficiência de 7nm seria uma vitrine das novas placas, fornecendo resultados mais drásticos em comparação com a Radeon VII, que também era baseada em 7nm, mas era simplesmente uma GPU Vega 10 encolhida. (Vega 20).

"Com certeza, estamos olhando para o desempenho sob a Radeon VII, que provavelmente está aqui para ficar como o principal modelo da AMD."
Essa afirmação foi traduzida por site tradutor?
Pq ficou dúbia...

google translate

PT-BR só do adrenaline

https://adrenaline.uol.com.br/2019/...ens-na-internet-com-memoria-gddr6-de-256-bit/
 


 
Oi Pessoal! Possuo uma gtx 1070, comprei um monitor LG 27" LED Full HD 240Hz 1ms Widescreen 27GK750F. Eu gostaria de saber, se vale a pena eu trocar pra radeon, simplesmente pelo freesync, e principalmente, se pelo preço desta minha consigo alguma radeon que seja mais rapida!
 
Oi Pessoal! Possuo uma gtx 1070, comprei um monitor LG 27" LED Full HD 240Hz 1ms Widescreen 27GK750F. Eu gostaria de saber, se vale a pena eu trocar pra radeon, simplesmente pelo freesync, e principalmente, se pelo preço desta minha consigo alguma radeon que seja mais rapida!

Tenho uma Gtx 1070 Ti com o mesmo monitor, e funciona o freesync aqui. Faz o teste ai. Se for só trocar por este motivo creio que não compensa.
 
Tenho uma Gtx 1070 Ti com o mesmo monitor, e funciona o freesync aqui. Faz o teste ai. Se for só trocar por este motivo creio que não compensa.
sabem me dizer se minha vga aguenta muitos jogos nesses hz? 144 ou 240hz/fps??? Quais??

Já adianto que não jogo CS GO, Fortnite e LoL.
 
sabem me dizer se minha vga aguenta muitos jogos nesses hz? 144 ou 240hz/fps??? Quais??

Já adianto que não jogo CS GO, Fortnite e LoL.
144hz+ vc pega em bf4, bf5 no low, jogos fps em baixa qualidade.

Pois para jogar no ultra a 1070 vai variar entre 60 e 90 acredito.
Quais jogos prente jogar?
 
Teoria interessante sobre as NAVI

 
TLDR - Navi será outro Vega. Com fome, design com falhas / unfixable, e eles só querem liberá-lo o mais rápido possível para passar para o novo uArch.

Ele disse no vídeo, e cito, é "um desastre de engenharia". Ele também disse (e soa mal), que 60 unidades de computação no Navi não correspondem a 60 unidades de computação no Vega 20.





Detalhado Tl; Dw: (é um vídeo de 30 minutos)

A primeira metade do vídeo discute a possibilidade de Navi ser bom - principalmente falando sobre a vantagem do novo nó versus antigo nó, e melhorias teóricas (a AMD fez tais avanços antes, por exemplo, combinando o R9 390 com o RX 580, com menor potência e custo). Em seguida, discute os primeiros rumores de Navi e como eles foram positivos, então as impressões das pessoas foram positivas até agora, apesar de algum nervosismo em relação ao atraso.

Agora, a má notícia:

  1. Amostras muito antigas pareciam promissoras, mas há uma parede de alta velocidade que a AMD atingiu, exigiu um retape, portanto faltando o lançamento do CES.

  2. Relatórios de fevereiro disseram que Navi não conseguiu igualar os relógios Vega 20.

  3. Março relata - disse que os alvos do relógio se encontraram, mas térmicas e energia são um pesadelo

  4. Abril - PCB Navi vazou, poderia ser PCB de engenharia, mas 2x8 pinos = até 375 (ayyy GTX 480 ++) consumo de energia D:

  5. Mais recentemente, o AdoredTV recebeu uma mensagem de uma fonte conhecida dizendo "desconsidere a fé em Navi. Engenheiros estão frustrados e não podem esperar para serem feitos!"
Possível linha de produtos mostrada nesta tabela é "melhor cenário" neste momento. Espere pior .

RIP Navi. Nós nunca te conhecemos. :(

É bem possível que o RTG não consiga vencer o 1660Ti em perf / watt em uma grande vantagem de nó (7nm vs 12nm)

Editar: adicionou mais detalhes. Espero que as pessoas não se importem.



















WJHyF36.png


screenshot1pijd0.png

 
https://www.resetera.com/threads/ne...-anaconda-dont-want-none.112607/post-20478320

Obviamente, muitas afirmações decepcionantes neste vídeo. Primeiro, concordo com as heurísticas que ele aplica para fazer previsões de desempenho para o Navi. Além disso, basta olhar para a alegação da AMD sobre o mesmo desempenho para 50% da potência em 7 nm para ver que os números não são exagerados.

Em relação às preocupações, o vídeo de Jim mostra:
  • Os relógios estão abaixo das expectativas e as térmicas estão ruins. Honestamente, essa não seria uma surpresa. A AMD tem lutado com isso pelas últimas gerações, e isso estava alimentando muito do ceticismo em relação aos relógios originalmente. É por isso que muitos de nós estavam prevendo relógios por volta de 1300-1400 para começar.
  • Os engenheiros estão cansados e mal podem esperar para acabar com isso. Este é muito multifacetado e tem uma tonelada de interpretações. É simplesmente porque tem sido um projeto que eles sabiam que seria problemático desde o início? É porque eles sabem que existem projetos melhores por aí? A ótica é ruim, não importa o que aconteça, mas ter uma cerca com uma grama mais verde por trás pode ter enormes implicações para os giros do design para consoles ou apenas para arquiteturas RTG e futuras.
  • Navi não pode bater o desempenho Vega-Este é o mais preocupante, na minha opinião. O tempo todo, muitos de nós tínhamos pregado que o TF Navi = / = Vega TF = / = Nvidia TF por causa das diferenças de arquitetura. Isso tem muitas explicações possíveis que tentarei dividir.
    • Navi não consegue consertar muitas das deficiências arquitetônicas de Vega, como shaders primitivos, NGG, etc.
    • Um ou mais dos principais recursos arquitetônicos do Navi foram quebrados, e esse foi o motivo do novo giro. Nesse cenário, é possível que os retornos iniciais que temos para as metas de desempenho sejam baseados nesses chips iniciais que não eram totalmente funcionais. Pode-se presumir que o desempenho dessa parte é como Jim conseguiu revisar ligeiramente suas declarações de desempenho, TDP e precificação.
    • O Navi é uma arquitetura melhor, mas não conseguiu fazer o suficiente para lidar com déficits de largura de banda em comparação com o Vega equipado com HBM2, e simplesmente fica com falta de largura de banda como resultado.
    • O Navi tem uma arquitetura superior, mas os primeiros drivers não fazem nada para aproveitar essas melhorias, deixando muito desempenho na tabela que ainda está para ser desbloqueada. Isso também não seria uma surpresa, já que a AMD costuma ser criticada por seus drivers em comparação à Nvidia.
Ao todo, as notícias sobre relógios e térmicas não me surpreendem nem um pouco, e só isso não faria com que eu alterasse minhas próprias previsões de desempenho pessoal, especialmente considerando o vazamento de Gonzalo que deve ser considerado na minha opinião. Como tal, eu ainda espero que tanto o PS5 quanto o Anaconda estejam acima de 10TF, exatamente como Justin sugeriu.

O que é mais preocupante é a falta de ganhos de eficiência e o humor aparente no RTG. Muitos de nós tínhamos dado por certo que Navi seria um grande impulso na produção simplesmente porque corrigia as falhas de Vega e adicionava suas próprias vantagens no topo. Agora estamos lidando com a possibilidade de que os Navi FLOPs se igualem aos Vega FLOPs, que o colocam em uma janela de desempenho menor. Se o RTG estiver genuinamente perturbado com o resultado, isso indica uma combinação de recursos insuficientes, como rumores de Vega, ou gerenciamento inepto que é incapaz de levar suas equipes em direção a metas de design que a equipe Zen claramente conseguiu atingir.
 
Última edição:
TLDR - Navi será outro Vega. Com fome, design com falhas / unfixable, e eles só querem liberá-lo o mais rápido possível para passar para o novo uArch.

Ele disse no vídeo, e cito, é "um desastre de engenharia". Ele também disse (e soa mal), que 60 unidades de computação no Navi não correspondem a 60 unidades de computação no Vega 20.





Detalhado Tl; Dw: (é um vídeo de 30 minutos)

A primeira metade do vídeo discute a possibilidade de Navi ser bom - principalmente falando sobre a vantagem do novo nó versus antigo nó, e melhorias teóricas (a AMD fez tais avanços antes, por exemplo, combinando o R9 390 com o RX 580, com menor potência e custo). Em seguida, discute os primeiros rumores de Navi e como eles foram positivos, então as impressões das pessoas foram positivas até agora, apesar de algum nervosismo em relação ao atraso.

Agora, a má notícia:

  1. Amostras muito antigas pareciam promissoras, mas há uma parede de alta velocidade que a AMD atingiu, exigiu um retape, portanto faltando o lançamento do CES.

  2. Relatórios de fevereiro disseram que Navi não conseguiu igualar os relógios Vega 20.

  3. Março relata - disse que os alvos do relógio se encontraram, mas térmicas e energia são um pesadelo

  4. Abril - PCB Navi vazou, poderia ser PCB de engenharia, mas 2x8 pinos = até 375 (ayyy GTX 480 ++) consumo de energia D:

  5. Mais recentemente, o AdoredTV recebeu uma mensagem de uma fonte conhecida dizendo "desconsidere a fé em Navi. Engenheiros estão frustrados e não podem esperar para serem feitos!"
Possível linha de produtos mostrada nesta tabela é "melhor cenário" neste momento. Espere pior .

RIP Navi. Nós nunca te conhecemos. :(

É bem possível que o RTG não consiga vencer o 1660Ti em perf / watt em uma grande vantagem de nó (7nm vs 12nm)

Editar: adicionou mais detalhes. Espero que as pessoas não se importem.



















WJHyF36.png


screenshot1pijd0.png

 
https://www.resetera.com/threads/ne...-anaconda-dont-want-none.112607/post-20478320

Obviamente, muitas afirmações decepcionantes neste vídeo. Primeiro, concordo com as heurísticas que ele aplica para fazer previsões de desempenho para o Navi. Além disso, basta olhar para a alegação da AMD sobre o mesmo desempenho para 50% da potência em 7 nm para ver que os números não são exagerados.

Em relação às preocupações, o vídeo de Jim mostra:
  • Os relógios estão abaixo das expectativas e as térmicas estão ruins. Honestamente, essa não seria uma surpresa. A AMD tem lutado com isso pelas últimas gerações, e isso estava alimentando muito do ceticismo em relação aos relógios originalmente. É por isso que muitos de nós estavam prevendo relógios por volta de 1300-1400 para começar.
  • Os engenheiros estão cansados e mal podem esperar para acabar com isso. Este é muito multifacetado e tem uma tonelada de interpretações. É simplesmente porque tem sido um projeto que eles sabiam que seria problemático desde o início? É porque eles sabem que existem projetos melhores por aí? A ótica é ruim, não importa o que aconteça, mas ter uma cerca com uma grama mais verde por trás pode ter enormes implicações para os giros do design para consoles ou apenas para arquiteturas RTG e futuras.
  • Navi não pode bater o desempenho Vega-Este é o mais preocupante, na minha opinião. O tempo todo, muitos de nós tínhamos pregado que o TF Navi = / = Vega TF = / = Nvidia TF por causa das diferenças de arquitetura. Isso tem muitas explicações possíveis que tentarei dividir.
    • Navi não consegue consertar muitas das deficiências arquitetônicas de Vega, como shaders primitivos, NGG, etc.
    • Um ou mais dos principais recursos arquitetônicos do Navi foram quebrados, e esse foi o motivo do novo giro. Nesse cenário, é possível que os retornos iniciais que temos para as metas de desempenho sejam baseados nesses chips iniciais que não eram totalmente funcionais. Pode-se presumir que o desempenho dessa parte é como Jim conseguiu revisar ligeiramente suas declarações de desempenho, TDP e precificação.
    • O Navi é uma arquitetura melhor, mas não conseguiu fazer o suficiente para lidar com déficits de largura de banda em comparação com o Vega equipado com HBM2, e simplesmente fica com falta de largura de banda como resultado.
    • O Navi tem uma arquitetura superior, mas os primeiros drivers não fazem nada para aproveitar essas melhorias, deixando muito desempenho na tabela que ainda está para ser desbloqueada. Isso também não seria uma surpresa, já que a AMD costuma ser criticada por seus drivers em comparação à Nvidia.
Ao todo, as notícias sobre relógios e térmicas não me surpreendem nem um pouco, e só isso não faria com que eu alterasse minhas próprias previsões de desempenho pessoal, especialmente considerando o vazamento de Gonzalo que deve ser considerado na minha opinião. Como tal, eu ainda espero que tanto o PS5 quanto o Anaconda estejam acima de 10TF, exatamente como Justin sugeriu.

O que é mais preocupante é a falta de ganhos de eficiência e o humor aparente no RTG. Muitos de nós tínhamos dado por certo que Navi seria um grande impulso na produção simplesmente porque corrigia as falhas de Vega e adicionava suas próprias vantagens no topo. Agora estamos lidando com a possibilidade de que os Navi FLOPs se igualem aos Vega FLOPs, que o colocam em uma janela de desempenho menor. Se o RTG estiver genuinamente perturbado com o resultado, isso indica uma combinação de recursos insuficientes, como rumores de Vega, ou gerenciamento inepto que é incapaz de levar suas equipes em direção a metas de design que a equipe Zen claramente conseguiu atingir.


Esse segundo vídeo do Jim foi um banho de água fria (talvez bem necessário devido ao problema do próprio hype).

Assim como um rapaz no reddit comentou, como as Navi seriam placas Mid, também estranhei quando vi que a Lisa Su falou aos investidores que seria "faixa de preço menor que Radeon VII". Visto que é um die BEM menor e supostamente não tem a mesma performance, consigo tirar duas suposições:

- A engenharia da placa tá tão complexo quanto o PCB vazado (aquela pode não ter sido versão final, ou realmente ser) e isso significa menor eficiência e maior custo de produção (puts);
- A placa tá tinindo e com desempenho relativamente próximo à Radeon VII (por isso esta precificação).

O pior é que ambas podem coexistir ou não necessariamente. No pior cenário creio que seriam na faixa de preço levemente maior que as Vega nos EUA mas com hardware para Ray Tracing.

É, parece que minha Vega 56 vai continuar até meados de 2021 (ou talvez trocar para uma sobreprecificada RTX 2060 caso vá aos EUA). Nunca pensei que ia torcer para Intel trazer competitividade ao mercado de GPU's.
 
 
Eu dei risada das specs do novo Xbox com 48GB GDDR6 hahaha, pessoal não tem o mínimo de bom senso, se isso for verdade vou começar comprar consoles pra usar como servidor, exceto que vai custar U$1K+ né....
Quanto as navi, eu espero que a AMD corte pela METADE o consumo de energia e atualize a arquitetura em todas as faixas de desempenho mas principalmente nas Polaris (RX 570~580) que estão MUITO defasadas em se tratando de eficiência energética, nível de Maxwell 28 nm de 2014 ou até pior.
Enfim, se essa tabela for verdade da RX 3060 oferecendo desempenho de RX 580 com TDP 75W então é uma evolução imensa porém acho difícil pq essas placas xx60 da AMD quase sempre foram uma bela porcaria e isso vem desde a época da ATI.
 
Última edição:


Eu dei risada das specs do novo Xbox com 48GB GDDR6 hahaha, pessoal não tem o mínimo de bom senso, se isso for verdade vou começar comprar consoles pra usar como servidor, exceto que vai custar U$1K+ né....
Quanto as navi, eu espero que a AMD corte pela METADE o consumo de energia e atualize a arquitetura em todas as faixas de desempenho mas principalmente nas Polaris (RX 570~580) que estão MUITO defasadas em se tratando de eficiência energética, nível de Maxwell 28 nm de 2014 ou até pior.
Enfim, se essa tabela for verdade da RX 3060 oferecendo desempenho de RX 580 com TDP 75W então é uma evolução imensa porém acho difícil pq essas placas xx60 da AMD quase sempre foram uma bela porcaria e isso vem desde a época da ATI.

É o devkit do Xbox que possui 48GB...

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/xbox-anaconda-lockhart-preview.650804/

O PlayStation 5 terá 24GB ou 28GB

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/playstation-5-topico-preview.650510/
 
Última edição:
Vixi... resumindo -> NAVI será mais uma decepção, infelizmente.
 
Lembrando que a AMD não divulgou nada sobre o Navi. Não sabemos a nomenclatura das novas placas, a única certeza é que virá mais barato que a R7. Teremos mais informações na Computex e E3.
http://ir.amd.com/news-releases/news-release-details/amd-livestream-dr-lisa-su-computex-2019-keynote
https://www.amd.com/pt/events/e3

Na minha modesta opinião, se um modelo Navi série 70 vier com 90% do desempenho da Vega 56 e custar na faixa de 200 dólares está ótimo. Levando em conta o passado, coloquei em outro tópico:

Navi
Não existe nada oficial por parte da AMD. Mas podemos utilizar o passado como referência. Na mudança da litografia o alvo da AMD sempre foi o desempenho da geração passada.
O projeto da AMD equilibrava clock/custo/compute units para atingir um desempenho próximo do segmento top anterior (perdendo ou ganhando). A versão XT sempre foi o chip full e o Pro tinha unidades desligadas. Veja lá:

2010 40nm Barts
HD 6870 Barts XT desempenho próximo da HD 5870
HD 6850 Barts Pro desempenho próximo da HD 5850 (HD 6850 usa o mesmo chip da HD 6870 com unidades desligadas)

2012 28nm Pitcairn
HD 7870 Pitcairn XT desempenho próximo da HD 6970
HD 7850 Pitcairn Pro desempenho próximo da HD 6950 (HD 7850 usa o mesmo chip da HD 7870 com unidades desligadas)
PS4 tinha um GPU custom entre HD 7850/7870 de clock reduzido (lançamento 1 ano depois em 2013)

2016 14nm Ellesmere
RX 480 Polaris 10 XT desempenho próximo da R9 390X
RX 470 Polaris 10 PRO desempenho próximo da R9 390 (RX 470 usa o mesmo chip da RX 480 com unidades desligadas)

Seguindo o passado (quase uma década) ficaria assim:

2019 7nm Navi
RX 680 Navi 10 XT desempenho próximo da Vega 64 (perdendo ou ganhando)
RX 670 Navi 10 Pro desempenho próximo da Vega 56 (perdendo ou ganhando)
PS5 terá um GPU custom entre RX 670/680 de clock reduzido (lançamento 1 ano depois em 2020)

Temos a linha da Nvidia:

RTX 2060 7% mais rápida que a Vega 56 (1440p)
https://static.techspot.com/articles-info/1781/bench/Vega56.png
GTX 1660 Ti 8% mais lenta que a Vega 56 (1440p)
https://static.techspot.com/articles-info/1799/bench/Vega56.png
GTX 1660 5% mais rápida que a RX 590 (1080p)
https://static.techspot.com/articles-info/1813/bench/RX590.png

Seguindo o passado o objetivo da AMD era atingir o desempenho da geração anterior (Vega 56/64 perdendo ou ganhando). Agora a AMD precisa adequar clock/consumo para competir com os produtos lançados da Nvidia.
IMHO o tradeoff será clock vs. consumo. Se aumentar muito o clock (+voltage) o consumo pode ficar inviável (vide RX 590). Se reduzir o clock (-voltage) o desempenho não será suficiente para encostar na placa X ou Y da Nvidia. Precisa procurar um equilíbrio.

RX 680 ~ RTX 2060 ou entre RTX 2060/2070 ???
RX 670 ~ GTX 1660 Ti ???
RX 660 ~ GTX 1660 ???

O Navi série 70 deve vir com a melhor relação desempenho/custo/consumo. Novamente resta esperar por mais informação.
 
Última edição:
Mesma performance da 2070 então tem que custar no máximo $300-$350 para o mercado ficar interessante.

Mas se vier igual a Radeon VII oferecendo a mesma performance da Nvidia pelo mesmo preço nada muda e serão poucos que vão comprar já que agora a AMD não tem a vantagem do freesync e a Nvidia continua com a vantagem do RTX mesmo que muitos nem vão usar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo