• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
E eu que vou sair de um i7 2670QM! Tamo junto! :joia:
 


Se o 3700X já chegar ali na casa dos 4.8 já tá bom dms! Difícil vc conseguir clocks altos com mtos núcleos.
O que fode completamente o ryzen ao.meu ver é a impossibilidade de controlar um overclock assimétrico por núcleo e o turbo só ser pra 2 cores.
Se pudesse configurar over pra 4 cores apenas a performance daria pra subir bem mais com cooler stock e a performance em jogos seria bem melhor.

Mas a barreira de 4.3ghz parece ser um hard wall dificil de superar mesmo com bom refrigeramento.
Eu não boto fé nisso não adsopnsaods Aposto um @4.50Ghz nos Ryzen "X" no máximo, @5.00Ghz só se for em poucos núcleos, como acontece hoje com os @4.30Ghz do 2700X. Eu não vejo motivo pra eu upar meu 2700, mesmo que a nova geração tenha o IPC de um 9900K por exemplo, pra 60 FPS não muda nada, vai ser show pra quem foca nos 144Hz, ou utiliza o PC pra tarefas Multithread ferradonas. A ansiedade tá grande é pras Navi 7nm :mondie:

Se os rumores de 5.0ghz se confirmarem então o hard wall teria subido demais e over em todos os nucleos para 5.0ghz talvez seja possivel. Estou torcendo. da geração 1 pra 2 foram 200mhz de ganho. Espero que pra 2 para 3 o salto seja maior mas algo em torno de 300-500mhz. Portanto 4.8ghz com sorte, talvez 5.0ghz seja possivel em golden samples. Mas num 3700x de 330 dolares? Dificil.

Não to botando fé na Navi não os rumores estão pessimos.
https://wccftech.com/amd-navi-radeon-rx-gpu-rumors-navi-20-2020-rx-navi-graphics-cards/
Gcn must die
 
O que fode completamente o ryzen ao.meu ver é a impossibilidade de controlar um overclock assimétrico por núcleo e o turbo só ser pra 2 cores.
Se pudesse configurar over pra 4 cores apenas a performance daria pra subir bem mais com cooler stock e a performance em jogos seria bem melhor.

Mas a barreira de 4.3ghz parece ser um hard wall dificil de superar mesmo com bom refrigeramento.


Se os rumores de 5.0ghz se confirmarem então o hard wall teria subido demais e over em todos os nucleos para 5.0ghz talvez seja possivel. Estou torcendo. da geração 1 pra 2 foram 200mhz de ganho. Espero que pra 2 para 3 o salto seja maior mas algo em torno de 300-500mhz. Portanto 4.8ghz com sorte, talvez 5.0ghz seja possivel em golden samples. Mas num 3700x de 330 dolares? Dificil.

Não to botando fé na Navi não os rumores estão pessimos.
https://wccftech.com/amd-navi-radeon-rx-gpu-rumors-navi-20-2020-rx-navi-graphics-cards/
Gcn must die

Bom, não é uma solução perfeita, mas vc pode habilitar e desabilitar os núcleos conforme o uso.

No meu eu costumo deixar em 4.0 GHz com SMT desligado, assim as temperaturas ficam bem aceitáveis e a performance fica muito boa nos jogos, parece que fica mais estável.
 
Bom, não é uma solução perfeita, mas vc pode habilitar e desabilitar os núcleos conforme o uso.

No meu eu costumo deixar em 4.0 GHz com SMT desligado, assim as temperaturas ficam bem aceitáveis e a performance fica muito boa nos jogos, parece que fica mais estável.
Eu to ligado. Uso o ryzen master pra fazer over no meu 1700. Os recursos de over da amd são bem fracos comparado com a intel. Desabiltar 2 nucleos seria aceitavel se não precisasse reiniciar toda vez para fazer isso. Com cooler stock conseguia 3.8ghz sem sobreaquecer o cpu e vrm desabilitando 2 nucleos. Se tivesse essa opção de turbo assimétrico não teria trocado o cooler por um h5 de 300 reais e a minha b350 g3 por uma x370 g5 de 1100 reais.
 
O que fode completamente o ryzen ao.meu ver é a impossibilidade de controlar um overclock assimétrico por núcleo e o turbo só ser pra 2 cores.
Se pudesse configurar over pra 4 cores apenas a performance daria pra subir bem mais com cooler stock e a performance em jogos seria bem melhor.

Mas a barreira de 4.3ghz parece ser um hard wall dificil de superar mesmo com bom refrigeramento.


Se os rumores de 5.0ghz se confirmarem então o hard wall teria subido demais e over em todos os nucleos para 5.0ghz talvez seja possivel. Estou torcendo. da geração 1 pra 2 foram 200mhz de ganho. Espero que pra 2 para 3 o salto seja maior mas algo em torno de 300-500mhz. Portanto 4.8ghz com sorte, talvez 5.0ghz seja possivel em golden samples. Mas num 3700x de 330 dolares? Dificil.

Não to botando fé na Navi não os rumores estão pessimos.
https://wccftech.com/amd-navi-radeon-rx-gpu-rumors-navi-20-2020-rx-navi-graphics-cards/
Gcn must die
Falam de um ganho de 20% performance com 40% a menos de consumo, não dá pra saber até que ponto é verdade... Mas pelos rumores, uma Navi 12 seria o que preciso, 8Gb GDDR6 com performance de Vega 56, custando $200 (algo perto de R$1500 aqui kkkkk). Por enquanto resta ficar assim :thinking:
 
Saiu tabela do ibs, calculando:

Zen
8 núcleos - custo (1x chip monolítico) = 66,10 dólares
* considerando processo de produção maduro.
* considerando 14nm 213mm² (anand), $5912 (ibs), montagem final, 99% wafer e 14nm 0,1/cm².

Zen 2
8 núcleos - custo (1x chiplet 7nm + 1x I/O die 14nm) = 68,82 dólares
* considerando 0,44/cm² e 70% yield como divulgado pelo leak.
* considerando 7nm 80mm² (anand), 14nm 122mm² (anand), montagem etapa única, 7nm 0,44/cm², 99% wafer, $9965 (ibs), 14nm 0,1/cm², 99% wafer e $5912 (ibs).
* cálculo simples da literatura, existem vários modelos de cálculo (depende do objetivo/processo).
* tem custo adicional, por exemplo: pagamento IP, transporte entre unidade fabril, custo de rodar a cadeia, instalação, equipamento, pesquisa e desenvolvimento, etc.
https://www.expreview.com/68026.html
https://www.overclock3d.net/news/cp..._zen_2_cpu_dies_but_not_as_good_as_last-gen/1

O Zen 2 8 núcleos tem custo de produção similar, wafer 7nm custa quase 70% mais caro que 16/14/12nm (ibs). Por isso tenho dúvidas sobre R5 8 núcleos por 200 dólares. Resta esperar.


Navi
Não existe nada oficial por parte da AMD
. Mas podemos utilizar o passado como referência. Na mudança da litografia o alvo da AMD sempre foi o desempenho da geração passada.
O projeto da AMD equilibrava clock/custo/compute units para atingir um desempenho próximo do segmento top anterior (perdendo ou ganhando). A versão XT sempre foi o chip full e o Pro tinha unidades desligadas. Veja lá:

2010 40nm Barts
HD 6870 Barts XT desempenho próximo da HD 5870
HD 6850 Barts Pro desempenho próximo da HD 5850 (HD 6850 usa o mesmo chip da HD 6870 com unidades desligadas)

2012 28nm Pitcairn
HD 7870 Pitcairn XT desempenho próximo da HD 6970
HD 7850 Pitcairn Pro desempenho próximo da HD 6950 (HD 7850 usa o mesmo chip da HD 7870 com unidades desligadas)
PS4 tinha um GPU custom entre HD 7850/7870 de clock reduzido (lançamento 1 ano depois em 2013)

2016 14nm Ellesmere
RX 480 Polaris 10 XT desempenho próximo da R9 390X
RX 470 Polaris 10 PRO desempenho próximo da R9 390 (RX 470 usa o mesmo chip da RX 480 com unidades desligadas)

Seguindo o passado (quase uma década) ficaria assim:

2019 7nm Navi
RX 680 Navi 10 XT desempenho próximo da Vega 64 (perdendo ou ganhando)
RX 670 Navi 10 Pro desempenho próximo da Vega 56 (perdendo ou ganhando)
PS5 terá um GPU custom entre RX 670/680 de clock reduzido (lançamento 1 ano depois em 2020)

Temos a linha da Nvidia:

RTX 2060 7% mais rápida que a Vega 56 (1440p)
https://static.techspot.com/articles-info/1781/bench/Vega56.png
GTX 1660 Ti 8% mais lenta que a Vega 56 (1440p)
https://static.techspot.com/articles-info/1799/bench/Vega56.png
GTX 1660 5% mais rápida que a RX 590 (1080p)
https://static.techspot.com/articles-info/1813/bench/RX590.png

Seguindo o passado o objetivo da AMD era atingir o desempenho da geração anterior (Vega 56/64 perdendo ou ganhando). Agora a AMD precisa adequar clock/consumo para competir com os produtos lançados da Nvidia.
IMHO o tradeoff será clock vs. consumo. Se aumentar muito o clock (+voltage) o consumo pode ficar inviável (vide RX 590). Se reduzir o clock (-voltage) o desempenho não será suficiente para encostar na placa X ou Y da Nvidia. Precisa procurar um equilíbrio.

RX 680 ~ RTX 2060 ou entre RTX 2060/2070 ???
RX 670 ~ GTX 1660 Ti ???
RX 660 ~ GTX 1660 ???

O Navi série 70 deve vir com a melhor relação desempenho/custo/consumo. Novamente resta esperar por mais informação.

Leak do adoretv para reflexão:

RX 3080 XT Navi 10
RX 3080 Navi 10
RX 3070 XT Navi 12
RX 3060 Navi 12
 
Última edição:
Leak do adoretv para reflexão:

RX 3080 XT Navi 10
RX 3080 Navi 10
RX 3070 XT Navi 12
RX 3060 Navi 12

AdoredTV? Sério que os fake leak da CES não foram suficientes? Tipo wcftech.... mas com canal de YouTube.

Quebramos a cara com a R390 e R7 da mesma forma.

Espera lançar e os testes (anúncio não prova nada também).
 
AdoredTV? Sério que os fake leak da CES não foram suficientes? Tipo wcftech.... mas com canal de YouTube.

Quebramos a cara com a R390 e R7 da mesma forma.

Espera lançar e os testes (anúncio não prova nada também).

Não vejo assim .... povo adora tratar rumor como verdade, ai o rumor não se concretiza e o povo cai matando, como se o cara tivesse sonhado com essas informações e não tivesse saído nada de fonte confiável dele.
Qdo se trata de rumor e vazamento de verdade ( e não aqueles plantados pela própria empresa pra fazer hype) é assim mesmo, nem todas as informações se concretizam.

Esses rumores da NAVI são muito mais plausíveis do que os do Zen2 e a galera vai a loucura qdo escuta 350 núcloes á 20Ghz e TDP de 35W...
Os rumores que esse cara jogou na rede vem, aos poucos, se mostrando bem próximos da verdade. Falha nossa é querer que um vazamento real seja com 100% de acerto. Sem contar que de acordo com o amadurecimento do produto, algumas coisas são mudadas pq deram certo no laboratório pra uma coisa e depois não deu mais certo por outro motivo.

Nesse caso ai mesmo, ele teve a informação de um produto sendo lançado na CES e informações sobre as NAVI, como ninguém imaginava uma VEGA em 7nm, a dedução mais obvia era que as NAVI estavam adiantadas e já seriam lançadas... isso nao significa que toda a informação dele estava errada. vc pega fragmentos de informações e tenta montar um cenário..
 
Última edição:
AdoredTV? Sério que os fake leak da CES não foram suficientes? Tipo wcftech.... mas com canal de YouTube.

Quebramos a cara com a R390 e R7 da mesma forma.

Espera lançar e os testes (anúncio não prova nada também).
1 - Coloquei o leak do adoretv para reflexão, quer dizer, comparar com o histórico da AMD ( 2010-2016 que descrevi na mensagem).
2 - Rumor é rumor, meio óbvio isso.
3 - Não existe nada oficial por parte da AMD, como descrevi na mensagem.
4 - Resta esperar mais informações, como descrevi na mensagem.


Navi
Não existe nada oficial por parte da AMD
.
O Navi série 70 deve vir com a melhor relação desempenho/custo/consumo. Novamente resta esperar por mais informação.
 
Não vejo assim .... povo adora tratar rumor como verdade, ai o rumor não se concretiza e o povo cai matando, como se o cara tivesse sonhado com essas informações e não tivesse saído nada de fonte confiável dele.
Qdo se trata de rumor e vazamento de verdade ( e não aqueles plantados pela própria empresa pra fazer hype) é assim mesmo, nem todas as informações se concretizam.

Esses rumores da NAVI são muito mais plausíveis do que os do Zen2 e a galera vai a loucura qdo escuta 350 núcloes á 20Ghz e TDP de 35W...
Os rumores que esse cara jogou na rede vem, aos poucos, se mostrando bem próximos da verdade, falha nossa é querer que um vazamento real seja com 100% de acerto. Sem contar que de acordo com o amadurecimento do produto, algumas coisas são mudadas pq deram certo no laboratório pra uma coisa e depois não deu mais certo por outro motivo.

Nesse caso ai mesmo, ele teve a informação de um produto sendo lançado na CES e informações sobre as NAVI, como ninguém imaginava uma VEGA em 7nm, a dedução mais obvia era que as NAVI estavam adiantadas e já seriam lançadas... isso nao significa que toda a informação dele estava errada. vc pega fragmentos de informações e tenta montar um cenário..

Rumor é uma coisa, Leak = vazamento é outro, nesse caso é pura invenção... esses tipo de canal de comunicação (adored, wctech) tem que deixar definhar até acabar sozinho.

A AMD aprendeu a guardar segredo, ninguém acertou o que foi anunciado na CES, nem preço nem baixa performance da R7.

Outra prova disso, ninguém vazou sobre a edição de 50 anos, só teve news quando começou a ser distribuído, mesmo a Game Nexus recebendo a versão pré-produção antes.

Dedução é com base em fatos concretos... a única dedução que podemos fazer no momento é que o Zen2 TOP não chega esse ano, caso contrário a edição 50 anos seria dele, mas como a AMD foi fundada em 1969, tinha que ser com algo pronto.
 
Rumor é uma coisa, Leak = vazamento é outro, nesse caso é pura invenção... esses tipo de canal de comunicação (adored, wctech) tem que deixar definhar até acabar sozinho.

A AMD aprendeu a guardar segredo, ninguém acertou o que foi anunciado na CES, nem preço nem baixa performance da R7.

Outra prova disso, ninguém vazou sobre a edição de 50 anos, só teve news quando começou a ser distribuído, mesmo a Game Nexus recebendo a versão pré-produção antes.

Dedução é com base em fatos concretos... a única dedução que podemos fazer no momento é que o Zen2 TOP não chega esse ano, caso contrário a edição 50 anos seria dele, mas como a AMD foi fundada em 1969, tinha que ser com algo pronto.

Desculpa e com todo o respeito, o que vc disse não tem lógica.

Qqer coisa dita sem ser por meio de um Press Release é um rumor. Rumor, ou numa definição mais direta aqui, um "ouvi dizer" tem que ter uma fonte por meio de um vazamento de informação. Tanto é verdade, que já se sabia de ante-mão sobre o lançamento de um produto e pelo menos a demostração de algor relacionada ao Zen2 na CES, dai pra frente tudo era especulação. Se o jornalismo de tecnologia dependesse apenas de publicar o Press Release, ele não precisava existir.

Ninguém vazou informação dessas edições de 50 anos pq elas sao totalmente sem sentido - o mesmo produto numa embalagem diferente -

Dedução é baseada em informações, sejam elas concretas ou por meio de especulação. Qdo se tem rumores, vc especula sobre esses rumores. O que falta aqui é a audiência saber separar rumor de Press Release e parar de fazer orçamento de produto inexistente.
 
1 - Coloquei o leak do adoretv para reflexão, quer dizer, comparar com o histórico da AMD ( 2010-2016 que descrevi na mensagem).
2 - Rumor é rumor, meio óbvio isso.
3 - Não existe nada oficial por parte da AMD, como descrevi na mensagem.
4 - Resta esperar mais informações, como descrevi na mensagem.

https://wccftech.com/amd-navi-radeon-rx-gpu-rumors-navi-20-2020-rx-navi-graphics-cards/

Eles não tem fontes, só inventam e tentam acertar. Faz ao contrário, acha alguma coisa que eles acertam.
 
https://wccftech.com/amd-navi-radeon-rx-gpu-rumors-navi-20-2020-rx-navi-graphics-cards/

Eles não tem fontes, só inventam e tentam acertar. Faz ao contrário, acha alguma coisa que eles acertam.
Bem, teve o vídeo sobre chiplet antes de qualquer informação 100% concreta pela AMD:

30/06/2018
Interposers, Chiplets and...ButterDonuts?



Na época eu não dei muita importância. Mas depois a AMD lançou esse conceito:
https://www.anandtech.com/show/1356...n-approach-7nm-zen-2-cores-meets-14-nm-io-die


Sinceramente eu não acredito em rumor. Geralmente utilizo histórico para ter uma idéia do desempenho/preço. Como fiz na mensagem anterior. Mas rumor existe e o pessoal de certa forma se diverte especulando. O que não pode é acreditar 100% em tudo que aparece :D

O @kameraider é o único alertando sobre isso faz tempo.
 
Desculpa e com todo o respeito, o que vc disse não tem lógica.

Qqer coisa dita sem ser por meio de um Press Release é um rumor. Rumor, ou numa definição mais direta aqui, um "ouvi dizer" tem que ter uma fonte por meio de um vazamento de informação. Tanto é verdade, que já se sabia de ante-mão sobre o lançamento de um produto e pelo menos a demostração de algor relacionada ao Zen2 na CES, dai pra frente tudo era especulação. Se o jornalismo de tecnologia dependesse apenas de publicar o Press Release, ele não precisava existir.

Ninguém vazou informação dessas edições de 50 anos pq elas sao totalmente sem sentido - o mesmo produto numa embalagem diferente -

Dedução é baseada em informações, sejam elas concretas ou por meio de especulação. Qdo se tem rumores, vc especula sobre esses rumores. O que falta aqui é a audiência saber separar rumor de Press Release e parar de fazer orçamento de produto inexistente.

Na boa, é você não sabe a diferença...

O Steve do GN mostrou a versão de pré-produção da edição 50 anos, ele recebeu bem antes até a assinatura diferente.

Vazar é algo concreto que existe, tipo a foto da RTX meses antes do lançamento. Agora inventar nomes, preços e datas do nada é ganhar dinheiro com page views e subscribers.


 
Bem, teve o vídeo sobre chiplet antes de qualquer informação 100% concreta pela AMD:

30/06/2018
Interposers, Chiplets and...ButterDonuts?



Na boa, antes de postarm acho que vale a pena pelo menos ler a descrição do video, não falam da AMD, leram 2 papers (documentos acadêmicos) sobre o assunto...

NoC Architectures for Silicon Interposer Systems http://www.eecg.toronto.edu/~enright/
Enabling Interposer-based Disintegration of Multi-core Processors http://www.eecg.toronto.edu/~enright
 
https://wccftech.com/amd-navi-radeon-rx-gpu-rumors-navi-20-2020-rx-navi-graphics-cards/

Eles não tem fontes, só inventam e tentam acertar. Faz ao contrário, acha alguma coisa que eles acertam.

Meu amigo, não tem fonte na matéria pois se trata de rumor, assim como esta escrito na primeira frase do artigo. Vc não cita fonte de vazamentos se não a fonte perde o emprego e vc nunca mais recebe informação de ninguém. Seu questionamento é o retrato de que o problema é a audiência. Na matéria fala sobre rumor, especulações e vc querendo fonte...

Eu ainda acho que o problema somos nós, a audiência, e não os especuladores. Quem trata rumor e especulação como verdade absoluta é a audiência e os passageiros do Hype Train, os caras deixam bem claro que a informação não é garantida.
 
Ryzen 7 2700 não é um bom upgrade para o Ryzen 1700, até porque tem pouca diferença em clock padrão, de 3,0 para 3,2 Ghz.Então provavelmente vou ter que esperar os Ryzen 3000.
https://cpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-Ryzen-7-2700-vs-AMD-Ryzen-7-1700/3957vs3917
Dependendo da sua placa de vídeo, nem é necessário fazer upgrade. A placa de vídeo segura o desempenho antes que o processador. Precisa esperar o lançamento mas se o Zen 2 tiver um bom aumento no clock base/boost, pode se tornar uma opção (ajuda em jogo que "prefere" IPC/clock).

Na boa, antes de postarm acho que vale a pena pelo menos ler a descrição do video, não falam da AMD, leram 2 papers (documentos acadêmicos) sobre o assunto...

NoC Architectures for Silicon Interposer Systems http://www.eecg.toronto.edu/~enright/
Enabling Interposer-based Disintegration of Multi-core Processors http://www.eecg.toronto.edu/~enright
Bem, aí é comentado sobre AMD e o conceito:

21/02/2018
An Epyc Master Plan




Lembrando:

1 - Na mensagem deixo claro que não existe informação concreta sobre a Navi e devemos esperar por mais informações.
2 - Deixo claro que não acredito 100% em rumor e prefiro usar o passado como referência para preço/desempenho.

Elaborei a mensagem para compartilhar o cálculo e pesquisa que eu fiz (2010-2016).
Pesquisei o desempenho de cada placa de vídeo e comparei com a geração anterior. Fiquei surpreso e compartilhei a informação. Nem vou mais responder.
 
Última edição:
Na boa, é você não sabe a diferença...

Vazar é algo concreto que existe

Só existe oficialmente após a empresa dizer que existe, e ela costuma fazer isso por meio de press release, até lá o produto não existe oficialmente e então é um rumor.
 
Esperando essa serie 300 lançar... pra poder comprar a 2000 mais barata :haha:

Quero trocar meu i5 3330... :vish:
 
Comunicado da Asrock sobre suporte para os novos Ryzen:

New BIOS Updates To Support Future AMD Ryzen Processors For ASRock AM4 Series Motherboards
"TAIPEI, Taiwan, May 6th, 2019 – ASRock has announced BIOS updates for AMD X470/B450/X370/B350 and A320 series motherboards to support the soon to be released new AMD Ryzen processors. The latest BIOS update will be available for download from our website or simply update through ASRock APP Shop."
https://www.asrock.com/news/index.asp?iD=4238

A320 somente suporte para APU:
*Supports AMD Next-Gen Ryzen series APU only.



Esperando essa serie 300 lançar... pra poder comprar a 2000 mais barata :haha:

Quero trocar meu i5 3330... :vish:
R5 2600 estava sendo vendido por 738 reais. Deve vir mais promoção depois do Ryzen 3000 chegar.
 
Última edição:
Comunicado da Asrock sobre suporte para os novos Ryzen:

A320 somente suporte para APU:
*Supports AMD Next-Gen Ryzen series APU only.

E essas APUs dá série 3000 vão ser Zen+ né, então nada de Zen 2 para as A320, mas já era meio que esperado...
 
https://adrenaline.uol.com.br/2019/...os-em-zen-2-sao-removidos-do-line-up-da-amd-/

Será que não é para ser canibalizado por um Ryzen 9? dá pra especular muita coisa
De acordo com este artigo a capacidade de produção 7nm da TSMC vai estar totalmente ocupada a partir do Q3/2019:
https://www.theinquirer.net/inquire...on-following-orders-from-amd-apple-and-nvidia

Se o Threadripper atrasar esse pode ser um dos motivos. A AMD pode escolher produzir outros modelos com a capacidade que ela tem disponível. Lembrando que a TSMC tem outros clientes para atender na mesma litografia 7nm.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo