• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Sair ou não do Brasil?

forsakkenSoul

Nothing Else Matters
Colaborador
Olá a todos,

já faz alguns meses que eu venho pensando nisso, já meio que tomei a decisão porem ainda fica aquele sentimento de, "pow, será que é isso mesmo?", eu não tenho amigos com quem conversar e nem familiares, então eu gostaria de saber a opinião de vocês.

resumidamente, eu tenho 24 anos, moro em uma cidade tranquila do interior de SC, tenho uma vida boa, trabalho bacana, ganho relativamente bem, é um trabalho de família, sendo assim posteriormente eu posso tocar o negócio, eu não sou um cara de sair e nem de ter muitos amigos, nunca tive um relacionamento sério, nunca viajei, porem são coisas que eu pretendo ainda experimentar, a minha vida social é bem limitada.

no final do ano passado eu descobri que eu tenho direito a cidadania italiana, com isso eu poderia ter acesso ao passaporte europeu e assim conseguir o direito de trabalhar e morar legalmente em qualquer país que faça parte do acordo de schengen, basicamente países membros da UE e a Islândia, Noruega e Suíça. A principio eu estou interessado em ir para a Espanha / Barcelona, tenho uma tia que mora lá tem uns 10 anos, seria mais fácil a minha adaptação tendo um familiar para me auxiliar no começo, posteriormente eu poderia ir para a Suíça ou Irlanda, que estou mais interessado.

mas a grande questão é, será que vale a pena largar tudo isso que eu tenho aqui e começar do zero em outro país? porque uma coisa é você ter uma vida de merd*, um emprego ruim, etc.. e querer mudar, agora outra é você ter uma vida confortável e querer mudar, eu basicamente abriria mão de ter o meu próprio negócio e do conforto que eu atualmente tenho, para começar tudo do zero em outro país. O processo da dupla cidadania em si vai demorar mais ou menos uns 2 anos até ficar pronto, nesse meio tempo eu iria focar em aprender o espanhol, como eu não tenho qualificação alguma, nunca fiz faculdade e é algo que não me interessa nenhum pouco, eu estava querendo estudar alguma coisa online mesmo, programação veio a minha mente.

mas eae, será que vale a pena? alguém já passou por isso?

desde já obrigado a todos que puderem ajudar.
 
Na minha opinião, só é certo sair do BR se você esta sendo chamado para trabalhar fora, mas já que tu tem quem tem te acolha, você poderia fazer uma viagem de férias e experimentar.
 
Tire alguns meses para passar com essa sua tia em Barcelona, ai tu vai ver como é a vida lá e se ela te agrada.
Eu se tivesse oportunidade tava voando desse buraco, onde até pra respirar se paga um imposto absurdo que não te retorna nada. Onde um salário mínimo não te garante o mínimo para viver com dignidade
 
mas a grande questão é, será que vale a pena largar tudo isso que eu tenho aqui e começar do zero em outro país?
O Brasil é um país em que se passam 10 anos e as pessoas ainda estão na estaca Zero. Perca o emprego, fique doente, cometa algum erro, case, separe, tenha filhos, compre, venda, não pague, deva, liquide... ficamos sempre na linha entre economizar e ir à falência.
 
Larguei emprego de quase 10k por mês e apartamento próprio pra morar na Alemanha. Não tenho absolutamente nenhum arrependimento. Melhor decisão da minha vida.

Mas eu já vim com emprego, pra continuar tocando minha carreira de quase dez anos. É uma situação um pouco diferente da sua.

De qualquer modo, você morar em um país onde o seu dinheiro vale algo e onde você não precisa ficar morrendo de medo de ser assaltado ou assassinado não tem preço.

Se você estudar programação, como diz querer, e se tornar um bom programador, não vai faltar emprego pra você. Toda semana eu recebo pelo menos um convite pra entrevista de emprego aqui na Alemanha.

Todo mundo que pode deveria largar o Brasil, na minha opinião.
 
Não me recordo quem falou isso aqui, acho que foi o EmersonSub, e que isso se encaixa perfeitamente no que eu penso: ''É melhor ser rico em País pobre do que ser pobre em País rico!''! Se você tem um bom emprego ou um negócio rentável e pretende ir ao exterior trabalhar em sub emprego, minha opinião é um NÃO bem grande! Tive uma Lan House no Brasil que no seu auge faturava no máximo 5 mil reais (Lá pra 2008~2010) e hoje trabalho em um sub emprego no Japão e tiro 10 mil reais (E estes 10k rendem muito mais aqui do que 10k ai, onde qualquer boliche é 100 reais a hora ou até uma placa de video é o preço de um rim), sério, é que minha Lan House faliu feio e o ramo foi pro espaço, se não, eu trocava fácil os 10k atuais em um sub emprego no exterior pelos 5k no meu próprio comércio no Brasil...mesmo morando em um País MUITO melhor, a maior parte do dia tu tá trabalhando e não passeando...logo....

Bem, eu estou juntando uma grana pra comprar um AP e para abrir outro comércio no Brasil....Assim como você não gosto e na verdade nem quero fazer uma faculdade, restando no exterior apenas sub empregos, isso até dá para viver bem alguns anos mas viver a vida inteira assim não dá...Já passei pelos dois lados e prefiro sem duvidas ser ''rico'' no Brasil do que ser ''pobre'' no Japão....

PS: Claro que se você tiver um bom emprego no exterior a história muda completamente, tudo que estou dizendo é no caso de você NÃO ter uma faculdade e nem pretender fazer, restando sub empregos...
 
Última edição:
você não parece ser uma pessoa mt sociável, não é?

pra viver fora e encarar o mundo numa realidade totalmente da sua, seria bem difícil

eu jamais sairia de uma situação estável como a sua por algo incerto, minha opinião mudaria se vc estivesse passando um perrengue, mas não está, né?
 
Existem muitos brasis dentro desse Brasil, existem muitas coisas legais aqui para se viver, assim como existem muitas coisas ruins. Então é natural que existem grandes opiniões contrárias e favoráveis à sua permanência, mas vale lembrar que os países europeus também possuem uma grande carga de impostos.
O interior de Santa Catarina se assimila a vida nas pequenas cidades europeias, não acho que tu tenha uma evolução de qualidade de vida imigrando para Europa. Na Europa a classe média é normalizada, então as pessoas não têm luxos, mas também não possuem as dificuldades. Um exemplo de um amigo europeu é que eles não tem o hábito de tomar banho todos os dias pois a água é mais cara, comer churrasco nem pensar!!
Uma pergunta que tens que fazer é se tu tá preparado para mudar uma vida confortável aqui para possivelmente sofrer xenofobia nos países de fora. Eu só me mudaria para lá com um emprego onde eu fosse valorizado (ti), pois as ondas de extrema direita e anti-migratórias estão enormes.
Outra ponderação, tu vive muito melhor no Brasil ganhando 15 mil reais do que ganhando 5000 euros lá fora!
Se você está em dúvidas, tente um período em balneário camburiu, Itajaí ou Jaraguá do Sul ( melhor cidade do Brasil) que são excelentes cidades no teu próprio estado!
 
Se você mora no interior de SC, provavelmente, sofre menos com um dos piores problemas do BR: falta de segurança.

Ai vão algumas perguntas que você mesmo pode se auto responder para ajudar a refletir:

O negócio da minha família vai bem? Me permite um salário que para um solteiro da para viver bem (leia-se superior á 4-5mil líquidos, lógico que depende do estilo de cada um)? Consigo assumir o negócio e fazer crescer á ponto de viver como classe alta ou classe média alta aqui?

Sinceramente, se for pra trabalhar a vida toda em sub-empregos (nada contra) lá fora sendo que você ''tem condições'' aqui, eu jamais iria. Por mais que o BR seja muito pior que a maioria dos países ''mais dignos'' se você é filho único (não sei se é seu caso) e herdou ou vai herdar um negócio ou patrimônio que dê para multiplicar , acho bobagem largar tudo que tens aqui para passar 10 hrs por dia (OU ATÉ MAIS) trabalhando para os outros e sem ter tempo para lazer e PRINCIPALMENTE para estudar (adquirir uma formação) , investir ou tentar empreender, já que trabalhar em emprego braçal para sempre não me parece uma ideia boa.

Já tive á sua ideia. Não tenho família com empresa, porém vivo com meus país (não pago aluguel, logo tenho pouquíssimos gastos) e cheguei a conclusão que no BR se você nasce em uma família com melhores condições pode ser uma burrada enorme sair daqui para trabalhar de peão lá fora. Normalmente quem faz isso e diz que valeu á pena, é o pessoal que já era peão aqui ou que estudou porém não conseguiu emprego.

Você está em uma posição privilegiada, aproveite isso. Se quiser ir para fora tente ir para trabalhar em algo valorizado e com boas perspectivas, ou você vai querer trocar o certo ( e que pode melhorar muito ) , pelo duvidoso?

Só uma coisa, estamos prestes á quem sabe aprovar uma reforma da prev. de quase 1 trilhão, reforma tributária ta aí, tudo indica que o Brasil pode melhorar no médio prazo (5-6 anos) caso deixem o Paulo Guedes trabalhar, imagina se você larga á sua empresa aqui (levando em consideração que ela tá dando lucro) pra trabalhar em sub-emprego lá fora e as coisas resolvem andar por aqui?

Vejo muito BR com boas perspectivas aqui querendo ir pra fora pra poder ter iPhone e camaro financiado em 72x á custo de 10 hrs diárias de trabalho (até aos sábados) pelo resto da vida. Isso NÃO FAZ sentido para qualquer pessoa que possua um nível de conhecimento melhor.

Como falei, só saia daqui para algo melhor!

Eu saio daqui sim, porém, só se o país quebrar ou eu tiver uma oferta boa de emprego (algo que me garanta possibilidade de crescer lá fora igual um nativo do próprio país). Enquanto eu conseguir ganhar $$ aqui não.
(E aconselho á todos o mesmo)

E o mais importante, muita gente ta saindo do BR e indo lá pra fora trabalhar em ''qualquer coisa'' pelo sonho americano, europeu,etc... Nem preciso dizer que os salários para mão de obra barata tendem á ir para o chão.
 
Obrigado a todos pelas respostas e por compartilharem as suas experiências.

Depois de ler os comentários de vocês e de ter pesquisado mais a respeito eu decidi que o melhor seria mesmo ficar no Brasil, porem mesmo assim eu darei entrada no processo de dupla cidadania, como é um processo que vai demorar cerca de 2 anos para ficar pronto eu o terei como uma carta na manga, e nesse meio tempo muita coisa pode mudar, não tem como saber o dia de amanha então vai que né, bom, mais uma vez obrigado a todos pela ajuda, forte abraço.
 
Última edição:
Obrigado a todos pelas respostas e por compartilharem as suas experiências.

Depois de ler os comentários de vocês e de ter pesquisado mais a respeito eu decidi que o melhor seria mesmo ficar no Brasil, porem mesmo assim eu darei entrada no processo de dupla cidadania, como é um processo que vai demorar cerca de 2 anos para ficar pronto eu o terei como uma carta na manga, e nesse meio tempo muita coisa pode mudar, não tem como saber o dia de amanha então vai que né, bom, mais uma vez obrigado a todos pela ajuda, forte abraço.

Eu faria o mesmo. Umas férias no local que você tem vontade de emigrar também é uma boa para já ver como funcionam as coisas lá. ´

É sempre bom ter um plano B. Quanto á sua vida atual no BR, eu não conheço a empresa da sua família, mas você tem uma oportunidade boa nas mãos, faça a empresa crescer e não a desperdice.
(caso essa seja á sua vocação é claro)
 
países europeus também possuem uma grande carga de impostos
Possuem uma grande carga tributária que é descontada na folha de pagamento. Todo o resto que você for fazer sai muito mais barato. Por exemplo, os produtos no mercado não tem imposto até o talo igual no Brasil.

Sem falar que o Brasil tem uma carga tributária tão alta quanto muito país europeu. A diferença é que na Europa você vê esse imposto sendo usado para o bem da população. Você pode falar o mesmo do Brasil?
água é mais cara

Pelo menos aqui na Alemanha, nunca ouvi falar nisso. Aqui você define quanto você vai gastar de água por ano. Chegou no final do ano, se gastou menos eles devolvem o dinheiro, se gastou mais você paga a mais.

churrasco nem pensar

Tem inúmeros tipos de carnes de tudo quanto é bicho no mercado. Desde carnes normais até carnes nobres.

xenofobia nos países de fora.

Acompanho grupos de imigrantes no Facebook e é quase impossível ver alguém falando que sofreu xenofobia ou preconceituoso racial. Até mesmo homossexuais dizem que o preconceito aqui é muito menor que no Brasil, um país com uma população extremamente preconceituosa.

as ondas de extrema direita e anti-migratórias estão enormes

Vide ponto acima.

no Brasil ganhando 15 mil reais do que ganhando 5000 euros lá fora!

Nem que a vaca tussa.

-------

Resumindo, muito achismo no teu post.
 
Se você tem uma vida boa aqui, não vale a pena sair do Brasil para trabalhar em Subemprego fora do país, ainda mais considerando que você mora no interior de Santa Catarina e não sofre com os piores males do Brasil que é a falta de segurança, hoje eu apenas sairia do país se fosse para estudar, fazer um curso superior, mestrado etc ou com alguma vaga garantida e com um salário que me permitisse certa estabilidade financeira e qualidade de vida.

Como já falaram aqui, melhor ser Rico no Brasil que pobre em país Rico.
 
Eu discordo totalmente da frase "melhor ser rico no BR do que pobre lá fora".

A não ser que vcs estejam considerando rico o milionário que mora em condomínio fechado, carro blindado, segurança, e o pack todo.... e mesmo assim o cara vive numa "ilha-prisão" dentro do mar de pobreza e insegurança em volta dele.
 
Depende muito da cidade e estado em que mora. Moro na mesma cidade desde que nasci, nunca fui assaltado e não me recordo de sentir medo voltando sozinho pelas ruas de madrugada vindo de algum bar/festa.

Há diversas cidades tranquilas em relação á segurança no BR, o que mais me incomoda no país é o fato DE TUDO SER EXTREMAMENTE CARO, desde carros até comida. Tirando isso, estou bem satisfeito com a segurança da cidade em que moro.

Só para ter ideia, conheço gente do RS e SP que se admira quando eu falo que no centro daqui o pessoal anda com celular caro de boa pela calçada sem medo de ninguém roubar. Aqui nem sequestro direito tem, enfim, sei que é exceção mas devem existir outras cidades assim no BR.

Só para constar, moro no mesmo estado do autor do tópico. No interior aqui do estado (SC), tem cidade que não se mata ninguém há anos.

SC é algo fora da curva em qualidade de vida e segurança no BR.
 
Eu discordo totalmente da frase "melhor ser rico no BR do que pobre lá fora".

A não ser que vcs estejam considerando rico o milionário que mora em condomínio fechado, carro blindado, segurança, e o pack todo.... e mesmo assim o cara vive numa "ilha-prisão" dentro do mar de pobreza e insegurança em volta dele.

Depende onde você mora no Brasil, como ele mora no interior de santa catarina não sofre com o problema de segurança, eu mesmo tenho renda um pouco acima dos 10k, tenho carro importado, moro em condomínio fechado em residência própria, saio para jantar quase todo final de semana em restaurantes bons, sempre compro tudo o que gostaria e ainda sobra uma boa quantidade para investir. Jamais trocaria a vida que tenho aqui para ir a outro país sem a certeza de algum retorno.

Agora se você mora por exemplo em São Paulo acredito que com 10k você não consiga fazer nem metade do que eu faço, as vezes nem precisa mudar de país, apenas mudar de cidade e ir para o interior já vai te trazer uma qualidade de vida bem superior.
 
Larguei emprego de quase 10k por mês e apartamento próprio pra morar na Alemanha. Não tenho absolutamente nenhum arrependimento. Melhor decisão da minha vida.

Mas eu já vim com emprego, pra continuar tocando minha carreira de quase dez anos. É uma situação um pouco diferente da sua.

De qualquer modo, você morar em um país onde o seu dinheiro vale algo e onde você não precisa ficar morrendo de medo de ser assaltado ou assassinado não tem preço.

Se você estudar programação, como diz querer, e se tornar um bom programador, não vai faltar emprego pra você. Toda semana eu recebo pelo menos um convite pra entrevista de emprego aqui na Alemanha.

Todo mundo que pode deveria largar o Brasil, na minha opinião.

Como funciona o sistema de saúde alemão? Imigrantes são tratados igualmente aos nativos?

Eu sou PhD em Ciência de Computação, e infelizmente, no BR, bons empregos para esse nível de formação resumem-se ao serviço público.
Além de satisfação pessoal (sempre fui estudioso), umas das motivações para o doutorado era a emigração.
Morei um ano em Portugal (2011-12), e, quando voltei de lá, a certeza que eu tinha era a de trilhar um caminho que me permitisse emigrar novamente.
A Alemanha é particularmente uma escolha natural, no meu caso, pois parte da minha pesquisa científica foi em colaboração com pesquisadores alemães da Saarland University e da University of Passau.
No entanto, eu desenvolvi um problema sério de saúde que joga águas frias nesses planos. Basicamente, eu faço uso de uma medicação que custa 16mil reais por mês, pagos pelo SUS. A menos que o país destino me permita manter o tratamento, a emigração é inviável.
No Canadá, por exemplo, existe uma cláusula de "medical inadmissibility", que diz que se o imigrante tiver um custo X ao sistema público de saúdes deles, a imigração é negada. Dois meses do meu tratamento já estoura esse limite...
Daí a pergunta sobre como funciona o sistema de saúde alemão, e se os imigrantes são tratados igualmente aos nativos.
 
Como funciona o sistema de saúde alemão? Imigrantes são tratados igualmente aos nativos?

Eu sou PhD em Ciência de Computação, e infelizmente, no BR, bons empregos para esse nível de formação resumem-se ao serviço público.
Além de satisfação pessoal (sempre fui estudioso), umas das motivações para o doutorado era a emigração.
Morei um ano em Portugal (2011-12), e, quando voltei de lá, a certeza que eu tinha era a de trilhar um caminho que me permitisse emigrar novamente.
A Alemanha é particularmente uma escolha natural, no meu caso, pois parte da minha pesquisa científica foi em colaboração com pesquisadores alemães da Saarland University e da University of Passau.
No entanto, eu desenvolvi um problema sério de saúde que joga águas frias nesses planos. Basicamente, eu faço uso de uma medicação que custa 16mil reais por mês, pagos pelo SUS. A menos que o país destino me permita manter o tratamento, a emigração é inviável.
No Canadá, por exemplo, existe uma cláusula de "medical inadmissibility", que diz que se o imigrante tiver um custo X ao sistema público de saúdes deles, a imigração é negada. Dois meses do meu tratamento já estoura esse limite...
Daí a pergunta sobre como funciona o sistema de saúde alemão, e se os imigrantes são tratados igualmente aos nativos.

Até onde sei, todo mundo paga um valor mensal pelo plano de saúde, que pode ser público ou privado. Mas, independente do tipo, todos são pagos.

Não sei como fica essa sua questão em específico, mas talvez você possa se informar com algum. Eu sei que o TK atende em várias línguas.

https://www.tk.de/techniker
 
Possuem uma grande carga tributária que é descontada na folha de pagamento. Todo o resto que você for fazer sai muito mais barato. Por exemplo, os produtos no mercado não tem imposto até o talo igual no Brasil.

Sem falar que o Brasil tem uma carga tributária tão alta quanto muito país europeu. A diferença é que na Europa você vê esse imposto sendo usado para o bem da população. Você pode falar o mesmo do Brasil?


Pelo menos aqui na Alemanha, nunca ouvi falar nisso. Aqui você define quanto você vai gastar de água por ano. Chegou no final do ano, se gastou menos eles devolvem o dinheiro, se gastou mais você paga a mais.



Tem inúmeros tipos de carnes de tudo quanto é bicho no mercado. Desde carnes normais até carnes nobres.



Acompanho grupos de imigrantes no Facebook e é quase impossível ver alguém falando que sofreu xenofobia ou preconceituoso racial. Até mesmo homossexuais dizem que o preconceito aqui é muito menor que no Brasil, um país com uma população extremamente preconceituosa.



Vide ponto acima.



Nem que a vaca tussa.

-------

Resumindo, muito achismo no teu post.

Onde tu morava, ante
Possuem uma grande carga tributária que é descontada na folha de pagamento. Todo o resto que você for fazer sai muito mais barato. Por exemplo, os produtos no mercado não tem imposto até o talo igual no Brasil.

Sem falar que o Brasil tem uma carga tributária tão alta quanto muito país europeu. A diferença é que na Europa você vê esse imposto sendo usado para o bem da população. Você pode falar o mesmo do Brasil?


Pelo menos aqui na Alemanha, nunca ouvi falar nisso. Aqui você define quanto você vai gastar de água por ano. Chegou no final do ano, se gastou menos eles devolvem o dinheiro, se gastou mais você paga a mais.



Tem inúmeros tipos de carnes de tudo quanto é bicho no mercado. Desde carnes normais até carnes nobres.



Acompanho grupos de imigrantes no Facebook e é quase impossível ver alguém falando que sofreu xenofobia ou preconceituoso racial. Até mesmo homossexuais dizem que o preconceito aqui é muito menor que no Brasil, um país com uma população extremamente preconceituosa.



Vide ponto acima.



Nem que a vaca tussa.

-------

Resumindo, muito achismo no teu post.


Primeiramente, onde você morava antes de imigrar para europa? Pois o OP mora em uma das regiões mais desenvolvidas do pais, onde o problema de insegurança é quase inexistente e a qualidade de vida é excelente!

Segundo, em porcentagem, quantos % da população brasileira está em empregos técnicos e de liderança?
Achismo é a sua ponderação sem critério estatistico nenhum sobre uma observação(xenofobia !== homofobia), eu também posso dar o meu achismo do meu tempo quando morei fora e tive situações de colegas que sofream xenofobia(USA) Mas o que não é achismo é quando grandes revistas estão apontando nacionalismo euroupeu:

https://www.theguardian.com/world/2...-crisis-explodes-xenophobes-gain-ground-in-eu

Sobre o preço da carne, 1kg pode custar na europa quase 900% a mais que um 1 kg no brasil:
https://www.numbeo.com/cost-of-living/country_price_rankings?itemId=121

Como eu iniciei no meu argumento, o brasil é muito grande, 15 mil em SP te da um poder aquisitivo menor que 15 mil em SC, mas 15 no interior de santa catarina (Situação do OP) te da a posibilidade comprar um ótimo imóvel, dirigir o carro importado que você quer, comer em excelentes restaurantes, não ter problema de segurança e viajar todo ano para um pais diferente.
 
Onde tu morava, ante

Primeiramente, onde você morava antes de imigrar para europa? Pois o OP mora em uma das regiões mais desenvolvidas do pais, onde o problema de insegurança é quase inexistente e a qualidade de vida é excelente!

Segundo, em porcentagem, quantos % da população brasileira está em empregos técnicos e de liderança?
Achismo é a sua ponderação sem critério estatistico nenhum sobre uma observação(xenofobia !== homofobia), eu também posso dar o meu achismo do meu tempo quando morei fora e tive situações de colegas que sofream xenofobia(USA) Mas o que não é achismo é quando grandes revistas estão apontando nacionalismo euroupeu:

https://www.theguardian.com/world/2...-crisis-explodes-xenophobes-gain-ground-in-eu

Sobre o preço da carne, 1kg pode custar na europa quase 900% a mais que um 1 kg no brasil:
https://www.numbeo.com/cost-of-living/country_price_rankings?itemId=121

Como eu iniciei no meu argumento, o brasil é muito grande, 15 mil em SP te da um poder aquisitivo menor que 15 mil em SC, mas 15 no interior de santa catarina (Situação do OP) te da a posibilidade comprar um ótimo imóvel, dirigir o carro importado que você quer, comer em excelentes restaurantes, não ter problema de segurança e viajar todo ano para um pais diferente.


Morava em Curitiba. Também uma cidade bastante desenvolvido, com custo de vida baixo comparado com SP e RJ e também segura, se comparada com muita cidade grande.

E sempre teve nacionalismo xenofobico e sempre vai ter. O que eu estou dizendo é que de acordo com o que eu vejo MORANDO NA EUROPA (ao contrário de você) e acompanhando grupos de imigrantes no Facebook é que a esmagadora maioria das milhares de pessoas que estão nesse grupo jamais sofreram qualquer tipo de preconceito relacionado a nacionalidade, religião, cor de pele ou sexualidade (sim, eu sei que xenofobia é diferente de homofobia, não precisa explicar).

Sobre o preço da carne desse link aí, tá meio fora da realidade da maior parte da população. Não lembro de ter visto carne no Brasil custando 24 reais o kg, a não ser que fosse carne muito boa. De qualquer modo, eu trocaria todo churrasco do mundo pela oportunidade de ir no mercado e ver que todo o resto é ridiculamente barato. Como é aqui.

Sobre morar em cidade pequena, é questão de gosto mas eu acho uma porcaria. Você vive numa cidade que geralmente não tem, nem de longe, as mesmas oportunidades de emprego (se você quer morrer no mesmo emprego, beleza), de diversão (ir sempre nos mesmos restaurantes enche o saco e nem a mesma estrutura.

Você vive a vida toda no teu santuário de paz e tranquilidade, mas aí teu filho faz 17 anos e quer fazer engenharia. Pena que na tua cidade não tem universidade. Aí o guri vai pra cidade grande correr perigo. Por isso prefiro morar na Europa, independente do tamanho da cidade, ela é mais segura que o santuário no interior de SC.
 
Se eu fosse você, ia passar um tempinho lá pra experimentar. Se não der certo, você volta ué. Como é negócio familiar que você trabalha, com certeza tem vaga pra você caso não dê certo lá.

Minha amiga tem 23 anos, estava a 2 anos trabalhando numa multinacional na área de manutenção predial e obras. Ela se formou em engenharia civil em julho de 2018. Foi fazer um mochilão na Europa, levou o diploma e documentos, fez o registro dela na ordem dos engenheiros de Londres. Eles possuem um grupo de empregos exclusivo pros membros, ela começou a se candidatar em algumas, fez entrevistas por Skype e foi chamada pra ir trabalhar lá. Uma coisa que vocês tem em comum: cidadania italiana. O que eu quero dizer com isso é que a cidadania te coloca um passo a frente de muita gente. A formação dela é numa faculdade particular, reconhecida como mediana/boa aqui no interior de SP. Ela é jovem e ainda tem pouca experiência, mas mesmo assim deu certo.

Meu sonho é meter o pé daqui em alguns anos, infelizmente perdi o direito de pegar minha cidadania espanhola, o que dificulta um pouco as coisas, mas vou me manter focado nisso pra futuramente eu realizar esse sonho.
 
Não ia me meter, mas queria saber em que Brasil vocês estão vivendo, falando de renda de 15k mensal individual. Pra chegar a um cargo de 15k mensal, tem que estudar, e não é pouco, e além disso, a oportunidade de chegar a um cargo desse é minima, vai muito além de estudo e esforço. Ainda não vi argumento válido de se manter aqui no Brasil, subemprego? Preço de carne? Sério?

Vocês não estão levando em conta um ponto muito importante nisso tudo, ele não vai como brasileiro, dupla nacionalidade te abre portas que jamais te abririam se for ilegalmente, ou com visto de estudante como a maioria faz. Portugal por exemplo, você consegue validar sua formação superiora. Acho que a melhor ferramenta que se tem, é pesquisar ao invés de falar de achismo.

E comentei sobre Portugal porque eu carrego dupla cidadania.
 
Não ia me meter, mas queria saber em que Brasil vocês estão vivendo, falando de renda de 15k mensal individual. Pra chegar a um cargo de 15k mensal, tem que estudar, e não é pouco, e além disso, a oportunidade de chegar a um cargo desse é minima, vai muito além de estudo e esforço. Ainda não vi argumento válido de se manter aqui no Brasil, subemprego? Preço de carne? Sério?

Vocês não estão levando em conta um ponto muito importante nisso tudo, ele não vai como brasileiro, dupla nacionalidade te abre portas que jamais te abririam se for ilegalmente, ou com visto de estudante como a maioria faz. Portugal por exemplo, você consegue validar sua formação superiora. Acho que a melhor ferramenta que se tem, é pesquisar ao invés de falar de achismo.

E comentei sobre Portugal porque eu carrego dupla cidadania.

Eu nāo tenho dúvidas que a vida é bem melhor na europa para grande maioria das pessoas, isso nāo tem como discutir. A questão levantada é a seguinte: Vale a pena imigrar para a euroupa, mesmo morando em um lugar bom e tendo as melhores condiçōes financeiras e sociais?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo