Análise Monitores Bluecase BM273GW / BM278GW / BM279GW - 27" 1440p 75hz+ IPS-like

sephirotic

Tree of Knowledge
Registrado
EDIT: FEVEREIRO 2022. IMPORTANTE UPDATE: Eu não estava acompanhando muito a thread, mas infelizmente 1 ano e meio após comprar o meu monitor ele começou a escurecer a tela, a parte de cima e ficar amarelado. Minha suspeita era do difusor de luz de fundo ter escurecido. Confirmei isso quando levei o monitor em um técnico, ele desmontou e constatou que o difusor havia amarelado. Infelizmente o cara demorou muito tempo me enrolando esperando achar um outro difusor compatível e no fim acabou não trocando e me devolvendo girando de cabeça para baixo o difusor, o que melhorou o brilho mas ainda ficou amarelado metade pra cima. Resolvi não tentar arrumar mais com outro técnico pois a cirurgia causou meia dúzia de black pixels (provavelmente por descuido do técnico). Me desfiz do monitor.
Pelo que vi há pelo menos 2 relatos de problemas similares ao meu, com isso eu retiro minha recomendação dessa geração de monitores com paineis AUO da Bluecase. Fujam desses modelos, acredito que a degradação do difusor seja um problema crônico do fornecedo do painel usando um material de baixa qualidade que provavelemnte decompõem tambem com a alta temperatura que o monitor roda na parte de trás.
Eu entrei em contato por email com a bluecase e eles não me responderam sobre o problema, infelizmente.

===============

A Bluecase lançou em 2019 silenciosamente o monitor BM273GW com um custo benefício aparentemente excepcional, visto que não tínhamos modelos de resolução 2.5k acima de 60hz por menos de 1,5mil reais no mercado Brasileiro ainda mais sendo IPS(like)

TL;DR 273GW: Esse monitor é opção única com CxB imbatível de 1440p com excelente input lag 4ms, tempo de resposta real mediano ~13ms, Freesync 40-75hz, boa reprodução de cores mas capaz de overclock até 110hz, utilizando um painel da AUO de IPS-like 8 bits real + FRC para 10 bits, com um controlador OEM sem overdrive ou HDR funcional.

UPDATE: Em 2020 a Bluecase lançou mais dois modelos, BM278GW e BM279GW, ambos também 2.5k e IPS (similar) utilizando o mesmo painel, de um fornecedor diferente do 273GW, ainda mantendo o padrão 75hz e IPS-like. No entanto esses 2 novos modelos, apesar de terem tempo de resposta melhor que o anterior, não sobem no overclock como o anterior. Eles também têm um preço bem competitivo.

TL;DR 278/9GW: O modelo com final 9 tem um pé melhor e RGB atrás, aparentemente as diferenças pro modelo 8 são apenas estéticas. Abaixo da minha análise do BM273GW está a análise do BM278/9GW, que é um monitor bem similar ao 273GW mas com a maior diferença sendo tempo de resposta melhor (~9ms) mas incapaz de fazer overclock, sendo um painel, INNOLUX IPS-Like 8 bits real sem dither, boa reprodução de cores, com o mesmo controlador OEM simples, com frequência de Freesync de 40-75hz sem Overdrive e sem HDR (assim como o modelo 273GW).

Segue abaixo meu post e análise inicial no mes de lançamento (Julho/2019):

BM273GW by Sephirotic: (Clique em spoiler para expandir a análise)
Análise do monitor BM273GW publica originalmente no lançamento em 2s/2019
AH-VA, (IPS-Clone), 1440p, 75hz e 27 polegadas por aproximadamente 1000 reais (Paguei 1080 a vista numa promoção na terabyteshop). Pra quem já usou sabe que 75hz já é um bom ganho sobre 60hz.

É importante notar que tanto atendentes da bluecase como o site da terabyte dizem ERRADO que o monitor se trata de "VA" (Vertical Alignment), esta é uma confusão comum vista em outros modelos e fóruns estrangeiros ao se referir a este tipo de painel da AUO. Mas isto não é uma desvantagem, painéis AHVA, como seus similares IPS, o angulo de visão, precisão de cores e tempo de resposta são ligeiramente melhores que VA enquanto apresentando o preto pior e acinzentado com aquele "IPS-GLOW" que estamos acostumados neste tipo de painel.

****
UPDATE: Isso também aconteceu com o lançamento dos monitores BM278GW, e BM279GW, lançaram originalmente especificados no site da Kernel como VA, mas depois de serem questionados pelo usuário @romulo_ eles informaram que o painel usado em seu monitor é o INNOLUX M270KCJ-L5B, pesquisas preliminares sobre o painel indicaram que se trata de um monitor similar a IPS assim como o painel AUO, (nome fantasia AAS) no entanto esse painel não possui dither para 10 bits como o AUO. Essas fabricantes menores mudam detalhes mínimos na patente de seus painéis e dão um nome fantasia para a tecnologia para não pagar a patente do nome IPS à LG-Phillips, mas na prática esses painéis são praticamente AH-IPS.
*****

Não se encontra nenhum review ou vídeo deste monitor por enquanto, mas eu resolvi comprá-lo às cegas e testá-lo pro pessoal ver se vale a pena comprar ou não aproveitando a promoção da Terabyte.

O monitor utiliza um Painel da AUO M270DAN01.1
Este painel contém as seguintes especificações:
  • AUO
  • Model M270DAN01.1

  • Diagonal Size 27.0 inch
  • Type a-Si TFT-LCD, LCM
    Pixel Format 2560(RGB)×1440 [Quad-HD]

  • Configuration RGB Vertical Stripe
  • Active Area 596.736(H)×335.664(V) mm
  • Outline Dim.630(H)×368.2(V) ×15.55(D) mm

  • Bezel Area 601.6(H)×340.15(V) mm
  • Treatment Antiglare, Hard coating (3H)

  • Luminance350 cd/m² (Typ.)
  • Contrast Ratio 1000:1 (Typ.) (TM)
  • Colors: 10 bit (8 bit+FRC)
  • View DirectionSymmetry

  • Response Time12 (Typ.)(Tr+Td)

  • Viewing Angle89/89/89/89 (Typ.)(CR≥10)
  • Operating Mode AHVA, Normally Black, Transmissive

  • Support Color1.07B 100% (Adobe)
  • Light Source GB-LED , 30K hours , W/O Driver

  • Weight3.20Kgs

  • Frame Rate60Hz (Original, modificado para 75hz com Freesync, overclockável até 100hz)

  • Interface Type
  • 92 pins LVDS (4 ch, 10-bit) , Connector

  • Power Supply
  • 5.0V (Typ.)
  • Operating Temperature: 0 ~ 50 °C ; Storage Temperature: -20 ~ 60 °C
Pelas especificações podemos ver que se trata de um monitor AH-VA (Advanced Hyper-Viewing Angle), que nada mais é que uma patente da AUO clone de IPS. Esse monitor se trata de um painel 8 bits + FRC (dither).

****************
UPDATE: Consegui fazer o monitor aceitar o sinal 10 bits RGB depois de atualizar os drivers da NVIDIA pelo display port, mas não por HDMI.

Pesquisando mais sobre o painel me deparei com essas informações resgatadas do firmware pelo madVR:



Informação de especificação de HDR embutida no monitor, com luminância máxima e tudo mais! Fiquei surpreso, parece que esse monitor realmente seria capaz de exibir conteúdo HDR, mas a Bluecase não implementou direito o passthrough do sinal... Também achei curioso o "Hexium" na parte de fabricante... Pesquisando no google, Hexium parece ser uma importadora aqui no Brasil, mas não achei nada lá fora.
A opção de HDR do menu monitor também tem um tone-remap "2048", eu testei ele e de fato funciona com um remap SDR enviado do netflix exibindo as cores corretamente... Em modo 10 bits isso deve dar um pouco de ganho extra de detalhes de luminância, mas o ideal era o modo automático do monitor gerenciar o brilho máximo da tela dinamicamente, e não só um remap em 10 bits falso.

Vou tentar entrar em contato pela Bluecase e indagar sobre o modo HDR e pedir para que atualizem o Firmware do monitor, não custa nada...
EDIT: Não obtive resposta, se alguém quiser perguntar de novo, por favor o faça.
********************

Eu tenho atualmente, 3 monitores além de uma TV que uso com dois PCs, um Dell 2713hm QHD AH-IPS calibrado com Spyder 3 da época que trabalhava com vídeo, um excelente monitor em termos de qualidade de imagem mas travado em 60hz e sofrendo de overdrive fixo com overshoot... Input lag também deixava a desejar e há tempos queria trocar por um monitor IPS que pudesse pegar pelo menos 72hz... Quem mexe com vídeo sofre com o Judder de material 24p engasgando em 60hz.

Além disso tenho um bom exemplar de um LG 23mp55 com overdrive e tempo de resposta + input lag de 9ms, bom para jogar mas é triste voltar para 23 polegadas e 1080p depois de sair de um 27 QHD.

E por fim, meu xodó, um CRT 19 polegadas topo de linha da Samsung de 2005, 997MB, que pega 100hz ou 2048x1536... Então eu sei o que é o melhor que se pode ter em termos de motion blur e input lag...

O meu sonho era poder juntar esses 3 monitores em um só, Será que esse Bluecase chega perto disso?



Tempo de resposta:

Aparentemente, sem overdrive, o tempo de resposta padrão BTW do monitor é especificado em 12ms. E a má notícia, é que eu pude confirmar com minhas imagens de teste que realmente este é o caso, de fato até pior.

O Tempo de resposta ficou em torno de 13~14ms BTW e 23ms para GTG.

As fotos para averiguar isto ficam abaixo:

Outra grande má notícia é a falta de uma opção ajustável de overdrive no monitor, que se fosse bem implementado poderia melhorar até pela metade esse tempo de resposta. Mancada da Bluecase, ficou faltando, isso torna esse monitor razoável para games pela frequência de 75hz mas inadequado para FPS ultra-competitivos.





Frequência e Overclock

Pela especificação e tempo de resposta fica evidente que o painel se trata de 60hz, mas a Bluecase destravou seu firmware para overclock sem limites. De fato fui capaz de colocar em 100hz sem dificuldade e SEM LINE SKIPPING, o monitor funcionou nessa frequência sem artefatos, flicker ou redução de brilho. Em 120hz, no entanto, o monitor não deu sinal.

De qualquer forma, não há grandes vantagens forçar muito além dos 75hz devido ao tempo de resposta entre 12~23ms. Em 90hz já é possível ver trails de triple frames atrasado gerando um blur considerável. No ufotest textos scrollando a 960px/s são impossíveis de ler no mapa na seção de image-scroll, coisa que no meu CRT em míseros 60hz, não há dificuldade.

EM 100hz, é possível utilizar um ULMB via software que melhora a percepção de blur, mas a 50hz o flicker incomoda e é questionável se em frequências tão altas, o chipset controlador do monitor não possa ser danificado.

UPDATE:
O colega @CaptainFantastic testou o monitor em 120hz e 1080p, mas não acredito que, dada as limitações do tempo de resposta, haja sentido usar o monitor nessas condições.

Mesmo assim, joguei um pouco de Doom em 90hz e sem dúvida a experiência foi bem mais fluída do que no meu antigo dell, também 27, QHD e ips, mas travado em 60hz, isso se dá porque temos mais frames intermediários sendo gerados. Não é um monitor de 120hz, mas é notavelmente melhor que um monitor de 60hz. Eu diria que a experiência está a par, em temos de fluidez, ao meu LG Mp55 @75hz. O LG tem um tempo de resposta melhor com overdrive no médio, em torno de 9ms, mas os frames extras do Bluecase compensam um pouco na fluidez do movimento e precisão na hora de mirar.

Teste de frameskip:



Freesync:

Fiz um teste rapidamente com minha nova GTX 2070 do freesync e aparentemente funcionou. Outros usuários alegaram também ter conseguido usar o Freesync, no entanto usei por pouco tempo e preferi configurar com overclock pra 95,904hz em vez de usar o freesync.

Input Lag

O que eu estava mais ansioso para descobrir, é o input lag. Estava otimista, e pude confirmar o otimismo. Aparentemente o input Lag Bruto deste monitor, após analisar várias fotos, fica em torno de 3~5ms em referência ao meu CRT como podemos ver na imagem abaixo, média entre vários samples que fotografei.

Claro que combinado ao ao tempo de reposta e a aferição no centro da tela, o input lag combinado fica em trono de 12~16ms para 75hz, e teoricamente 10~12ms para 90hz, um resultado muito bom e que pude perceber enquanto jogava Doom.




Qualidade de imagem

Sem um colorímetro no momento posso dar apenas impressões iniciais sobre a precisão de cores em referência ao meu Dell e algumas avaliações sobre contraste e uniformidade de Brancos/Pretos.

UPDATE:
Após um pouco mais de tempo de uso e utilizando-o e tentando calibrá-lo similarmente ao meu Dell, pude calibrar no olhômetro as cores. O monitor veio com um tint ciano muito forte, ou seja, estava faltando vermelho. Tive surpresa ao aumentar a cor vermelha no menu e não notar NENHUMA diferença. Reduzi então o azul e verde e descobri que o ajuste de cores só funciona até o valor 50. Entre 50-100 não há alterações na imagem. Bug do firmware, talvez? De qualquer forma, reduzindo tanto o azul como verde para 45 e 46 respectivamente deixou a imagem muito similar ao meu dell e perceptivelmente mais balanceada.

Além disso, achei o brilho em 50, muito intenso para uso diário, de fato, a maioria dos monitores tem maior precisão e qualidade de imagem em torno de 30% de seu brilho máximo, ao contrário do que muitos pensam. Coloquei o brilho em 30 porcento. Ajustes no contraste e nível de preto degradavam o gama e crushavam os pretos.

Depois destes ajustes fiquei muito satisfeito com a imagem, com o coating menos agressivo anti-glare dele, estou achando a imagem menos arenosa e mais agradável aos olhos do que o Dell! Claro que estamos falando de um olhômetro grosseiro, planejo até o fim do ano, quando sobrar uma graninha, alugar um colorímetro e fazer uma calibração completa nele, vamos deixar ele "amaciar" um pouco antes de mais nada.

Nessas condições, o contraste estático permaneceu em 698:1

UPDATE:

Não encontrei nenhum Dead ou Stuck pixel no meu exemplar, ufa! Mas às vezes aparecem alguns depois de alguns meses de uso, se aparecer atualizo aqui. EDIT: Dei azar, depois de 4 dias apareceu um stuck pixel verde no canto esquerdo inferior da tela. Mas nesse tamnho e resolução é invisível a mais de 50 cms de distância e em qualquer imagem que não seja puramente preta.

Uniformidade de Brancos

Muito boa, tirei uma nova foto do monitor "branco" (leia aqui, ciano, usei essa foto também para mensurar a temperatura do branco e ajustar na calibração).

A foto foi ajustada o branco em 6500k, iso 800, 74mm equiv, afastado da câmera e em F11 para minimizar vignetting da lente:



Após as correções de cores, tirei uma segunda foto do branco mais balanceado lado a lado com meu dell:



Backligth Bleeding.

O monitor exibe um clássico IPS glow idêntico ao do meu dell que é AH-IPS, O ajuste de gama e contraste de fábrica são bons, o nível de branco e de preto não clipam, podendo ser vísivel toda a escala de branco e preto do lagoon LCD e um bom balanço de gama como podemos ver nas imagens a baixo.

Infelizmente o monitor apresenta um pouco de Backlight bleed como poderemos ver no vìdeo abaixo. É pior do que meu Dell que tem ZERO BLB e meu LG, mas é um BLB que considero aceitável, pouco acentuado e menos proeminente que o próprios IPS glow do monitor. Quando se aperta a traseira do monitor, é possível observar que o BLB some, então definitivamente trata-se um problema de controle de qualidade. Se outros usuários relatarem seus padrões de BLB poderemos ver se ele pode ser consertado com eventuais RMAs.



Filmado em 30fps ISO 1600, 1/40s, F3.5 Panasonic GX80. Profile STD -5/-5



Contraste:

Mensurei o contraste estático do monitor com minha Mirrorsless em 700:1 como podemos ver na imagem abaixo, um pouco otimista em relação aos 1000:1 das especificações mas respeitável para um IPS, esse monitor merecia um HDR400, pena que só temos uma opção de fake-HDR no menu sofrivelmente navegável.

Em termos de cores, Ele veio de fábrica setado pra tom "Quente", achei estranho, mudei pra neutro e achei a imagem um pouco azulada comparada com meu dell, percebo que as cores não estão TÃO precisas quanto o Dell, este que já veio calibrado de fábrica e foi re-calibrado no passado, no entanto, ele tem pelo menos uma gama adequada em torno de 2.3 e contraste, tanto nível de brancos e pretos adequados sem estourar como nas fotos abaixo.



Construção

O monitor tem um design muito bonito e bem fino, sem bezels e menos de meio centímetro de bordas. No entanto o pedestal é fixo e meio bambo, nem se compara ao dell que tem ajuste em 3 eixos além de altura. Sorte que o monitor inclui, discretamente, furação VESA 75mm.
O que menos gostei do monitor foi o joystick traseiro, parece que vai quebrar a qualquer instante e os botões são ruins de navegar nos menus.







Considerações finais

Levando em conta que aparentemente a Bluecase dá 1 ano de garantia e o preço de incríveis 1100 reais deste monitor, atualmente considero-o definitivamente o melhor custo benefício que o mercado brasileiro jamais viu.

Acredito que com um colorímetro esse monitor possa atingir precisão boa para uso profissional, e ao mesmo tempo, o baixíssimo input lag e alta frequência tornam ele um monitor para jogos capaz.

Para quem está cansado de 1080p em 27 polegadas, ou monitores TN, e acha um absurdo pagar preço de televisão high end num IPS QHD de outras marcas, não há dúvida, essa é a melhor compra que dá pra ser feita no Brasil com garantia atualmente.

Este monitor me lembra muito as opções de monitores PIXIO e Benq dos Eua e Europa, de fato tem um modelo do Benq que usa este painel por menos de 300 dólares.

Esse monitor vai aposentar meu Dell, monitor que custou o dobro do preço do bluecase em 2014, e substitui o meu LG para jogos. O ponto negativo fica no tempo de resposta baixo típico de IPS de 60hz, ausência de overdrive e HDR funcional além do pé sofrível, mas todas as vantagens tornam o CxB desse monitor inigualável.


E abaixo, a excelente análise do BM279GW que usa o mesmo painel do BM278GW tendo a única diferença os pés e RGBs traseiros do colega @Heromicc usando algumas sugestões de padronização para ficar similar a minha análise (Clique em spoiler para expandir a análise):
Análise monitor Bluecase BM279GW

Tamanho 27"
Painel 8-bit IPS-like (INNOLUX AAS M270KCJ-L5B )
Resolução QHD 2560x1440
Taxa de atualização 75hz
Variable refresh rate (Freesync)
Entradas HDMI e Displayport, entrada pra fone P2.
Furação VESA 100mm

Na minha opinião o melhor monitor na faixa de preço de até 2000 reais. Superou todas as minhas expectativas com folga.
Ele tem HDR, mas não achei diferença o suficiente, talvez por ser painel 8 bits e não 10 bits. Fica bem sutil a diferença, sendo desnecessária essa opção pra mim. Assim como os modelos mais antigos não possui opção de overdrive.
Não consegui fazer Over, então fiquei nos 75hz mesmo. Talvez com Displayport eu consiga, quando eu comprar um atualizo aqui com essa informação.
As cores do monitor são magníficas, mas puxa um bocado pro vermelho, mesmo alterando a temperatura nas opções. O vermelho sempre vai sobressair.
Ele tem um LED RGB na parte de trás, que não brilha tanto, eu mantenho desligado porque não curto essas coisas. (ficou faltando fotos / vídeo do rgb em uso, vou atualizar quando eu conseguir o celular de novo!)
Tem auto falantes, opção de áudio no menu, etc. mas eu não uso também, uso caixinhas separadas.
*edit* NÃO tem auto falantes! as opções do menu são pra quando se usa fone de ouvido pela entrada p2, e os buraquinhos que parecem ser dos auto falantes são somente estéticos ou pra saída de ar quente!

Minhas configs atuais são:
Brilho (backlight) - 10 quando tá tudo apagado e escuro; 30 a 50 se tem 1 ou 2 luzes acesas no quarto;
Contraste - 55 (acima disso começa a perder detalhes no teste de branco do lagom. quanto maior o contraste também mais fica brilhante destruidor de retinas, muito ruim à noite com tudo apagado!)
Black Level - 55 (abaixo disso perde detalhes, acima disso começa a acizentar mais os pretos do monitor)
*edit* Isso pra quem está setado o intervalo de cores no driver da GPU da nvidia como "Completo". Pra quem está setado como "Limitado" a minha config ficou contraste 70 (ou menos se sua retina queimar muito) e black level 35 (ou 40 se tiver muito difícil de ver os pretos mais escuros, ainda fica bom e até ideal pra alguns casos).

Temperatura (seja em limitado ou completo):
red - 42
green - 46
blue - 50

O resto dos menus eu fiquei fuçando mas no geral não mexo. são configurações automáticas e tal.

*edit* - o monitor tem um probleminha que em algumas vezes quando ele é desligado e depois ligado as configs se resetam, aí é preciso configurar novamente. Pra mim isso é o de menos, é fácil ir lá e botar tudo de novo. Pra alguns talvez possa ser um incômodo. Não sei se acontece em outros monitores ou foi só comigo isso.


Algumas semanas de uso e zero stuck/dead pixels. Espero que continue assim!!!


Fotos do monitor:
W9sJth7.jpg

Frontal dele

mqQYuUl.jpg

Traseira. Note as saídas de som pequenininhos.

SUymSYp.jpg

Botões inferiores. Um pouco duro, chega a doer os dedos depois de mexer por um tempo.
ePkfpm5.jpg

Logo da Bluecase. até que não é feio não, achei legal!
ycVbSmm.jpg

Cabo de força, fonte externa, base, cabo HDMI

fkkxzHo.jpg

Conectores traseiros na parte de baixo, e etiqueta com modelo, etc.

D6XJlgL.jpg

Base bem firme e sólida, com ajuste do ângulo do monitor pra baixo ou pra cima. Fica bem firme na mesa e não mexe com facilidade. gostei muito, foi o principal ponto na escolha desse ao invés do modelo 278.

9tyFUfF.jpg

Monitor montado pronto pros testes!

bYM6mlO.jpg

Vista de frente. Ele reflete menos no que aparenta na foto.

Clique aqui para essas fotos e mais algumas.

Backlight Bleeding e IPS Glow:
g9dmaRZ.jpg

Frente, mostrando uma imagem preta. Observe o backlight bleeding bem aparente na foto, mas ao vivo é um pouco menos evidente!

Xis0RwD.jpg

Lateral. Em condições normais de uso não é tão perceptível, só se você ficar numa tela preta mesmo caçando o IPS Glow. Não afeta quando joga, assiste filmes, etc.

70eu8eE.jpg

Visto de cima. Fica beeeeem aparente tanto na foto quanto ao vivo! Mas mais uma vez não afeta em condições normais de uso.

GAMA:
D9I0NaD.jpg

Esse monitor fez o gama muito próximo do 2.2 que é o ideal segundo o Lagom, na foto não dá pra ter noção como ao vivo, mas dá pra observar que o vermelho é muito mais intenso, seguido do verde e depois o azul.

Uniformidade de preto:
ovoxyl4.jpg

Teste do Rtings.com, que mostra a boa uniformidade do monitor. Essa foto eu tirei de modo a ficar o mais próximo possível do que pude ver ao vivo em relação aos pretos.

Ângulo de visão - Teste Lagom
z9vHr8z.jpg

Frente

N5o8fhE.jpg

Lateral esquerda

RaRx8Q9.jpg

Lateral direita (tem uma parede ali, não deu pra deixar mais de longe)

g1moG1G.jpg

Vista de cima.

Resumindo os ângulos são maravilhosos, perdendo só um pouco do brilho, notavelmente muito melhor que monitores VA (e logicamente TN também)

Clique aqui pra essas e mais fotos (cores R, G, B, banding de painel 8 bit em testes, etc)

Ghosting - UFO Test
xdgpPY8.jpg


uQyPHZs.jpg


Achei muito bom o resultado, só um rastro além do original.

Mais fotos do UFO Test:
10 fotos em 75hz
10 fotos em 60hz

Input Lag:
Clique aqui para fotos do input lag :v
*edit* ele possui aparentemente 9ms de tempo de resposta segundo análise do Sephirotic com fotos do teste de outro usuário.

Fotos variadas de uso comum do monitor:
hd43mlQ.jpg

Mario 64 versão pc nativa (que vazou recentemente): eu uso esse chão amarelado pra calibração e tem sido super efetivo - se ele começar a perder detalhes, você subiu o contraste demais!

L4c8PqN.jpg
Aw2iQ3M.jpg

Costa Rica - aquele famoso vídeo do youtube com imagens bonitonas e tal :v
Outras imagens aleatórias clique aqui!

Vídeos:



Bleeding e IPS Glow em vários ângulos de visão. (Gravado em 1080p, o restante foi gravado em 4k)


Costa RIca em 2,5k



Cena inicial do filme Bumblebee, acho muito bom pra medir ghosting, cores, detalhes escuros, etc, fora que é muito maneiro esse início!



Mario Kart 8 no emulador, coloridão pra mostrar as cores do monitor!



Zeldinha BOTW no emulador, só porque o jogo é bonito mesmo e fica maravilhoso em QHD (imagino como deve ficar em 4k!)



Mais um replay do mario kart 8, paisagem branquela pra mostrar como o monitor se comporta e tal.


E é isso! nunca fiz review antes então perdoa se tiver algumas incoerências (que consertarei caso me avisem) ou erros no geral.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

[/QUOTE]



Muitas pessoas perguntam sobre monitores 4k de 27 polegadas como alternativa a esse bluecase.
Eu faço um relato mais detalhado da minha experiência com monitores 4k em posts mais a frente nessa thread mas resumidamente, o DPI de 4k em 27 polegadas é muito exagerado. 27 polegadas e 1440p fica o DPI perfeito pra usar 100% de escala no windows, enquanto que em 4k você vai precisar usar entre 150~175% com a grande desvantagem de ficar travado em 60hz. Ou seja, não haverá ganhos de produtividade, apenas mais peso pra GPU. Para jogos de campanha eu preferiria jogar numa TV 4k de 43 polegadas do que num monitor de 27, em qualquer resolução se o espaço permitir. O sacrifício em jogos de ficar travado em 60hz não compensa o DPI extra imperceptível nesse tamanho de tela. A única razão para cogitar um monitor 4k, ao meu ver, é se vc não joga NADA multiplayer mais competitivo e/ou tiver um modelo de de monitor na MESMA faixa de preço deste com freesync de uma marca mais renomada no mercado com mais garantia.

A unica ressalva que alguém poderia ter seria a marca, mas com 1 ano de garantia e usando dos 7 dias de devolução do CDC eu acho que os benefícios valem a pena. Dead pixels tem mais a ver com dano de transporte e QC da distribuidora do painel do que do montador local e acontece nas melhores marcas.

Ah, vale lembrar que a Bluecase, ao menos nos modelos novos, divulgou sua política de RMA para Dead e stuck pixels:
Tolerância para 1 dead pixel e 3-5 stuck pixels (dependendo da região da tela). Acima disso eles acionam a garantia.


Altamente Recomendado.
 
Última edição:
Belo review, parabéns!
 
Review show, dá gosto de ver uma análise técnica assim em fórum brasileiro, muito melhor que todos review de sites nacionais "especializados" que passam quase todo review/vídeo falando de conexões e do menu do monitor, é gente que ganha dinheiro pra isso e não sabem e nem têm a mínima curiosidade em como testar um monitor.
Enfim vc testou exatamente o que mais importa e pelo que me parece é um monitor bem honesto e provavelmente com o melhor custo/benefício no mercado nacional, se tivesse um review assim uns 4 meses atrás teria comprado um monitor desses e não essa gambiarra 29" ultra-wide da LG com altura de míseras 1080 linhas.
Pelas fotos eu tava crente que esse monitor não tinha furação VESA, achei bem esquisito onde eles colocaram isso...
Vc não achou nenhum dead pixel? A uniformidade do branco é razoável?

Enfim, é uma pena que o mercado brasileiro tem tantas idiossincrasias malucas (tantos notebooks 768p e monitores 27"+ FullHD), eu cansei de falar que lá fora tem várias opções 27" 1440p 60 Hz acessíveis e aqui no Brasil finalmente foi a BlueCase a primeira a trazer esse tipo de monitor..
 
Última edição:
Ótimo review, passando realmente o que a pessoa precisa saber na prática.

@dica O IMGUR funciona normal, pega o direct link, cola aqui na ferramenta de imagem do fórum, e apaga o "s" do link (deixa http, e não https).
 
Isso é que é review!

Quanto ao monitor, melhor do que eu esperava. Ele é freesync?
 
Excelente análise :joia:. Sou leigo em relação a monitores, mas achei o tempo de resposta meio alto d+. Pra fazer upscale pra 1440p, o 27" 4k da LG vale os 400~500 conto a + do q esse monitor aí, ou esse já daria conta :hmm:? E pra trabalho é bom?
VLW :).
 
Parabéns pela análise. É de análises assim que precisamos pra certos modelos de TV que não são encontrados lá fora, ou monitores que mal tem reviews por aqui. É um nicho que não vejo nenhum BR atendendo, seja em artigos ou YT.
 
Obrigado! Se você ou mais alguém tiverem algum teste específico que queiram que eu realize no monitor, só avisar.
Só testes em freesync, apesar de que não sei se a 970 sequer tem acesso, ou se é só pascal pra cima. Teria que usar DP também.
 
Última edição:
Ao criador do topico parabens pela reviw

gambiarra 29" ultra-wide da LG com altura capada de míseras 1080 linhas.

Desculpa, mas não entendi seu comentário nesse ponto.
Digo isso pois tenho interesse no motor LG, que nessa mesma faixa de preço apresenta um MS melhor, suporte a frewsync, tem uma tela maior, enfim, gostaria de saber porque você considerou o monitor da blue case superior.
 
Ao criador do topico parabens pela reviw



Desculpa, mas não entendi seu comentário nesse ponto.
Digo isso pois tenho interesse no motor LG, que nessa mesma faixa de preço apresenta um MS melhor, suporte a frewsync, tem uma tela maior, enfim, gostaria de saber porque você considerou o monitor da blue case superior.
29 ultrawide só é maior que um de 27 na largura, a altura é equivalente à de um monitor de 23-24. E a resolução horizontal é igual à de um monitor qhd, mas a vertical é igual à de um full hd. Ou seja, é um meio termo, ou seja, "capado".
 
excelente review, uma pena a ausência total de overdrive, mas pelo caso seria necessário um overdrive muito bem aplicado o que já é raro hj em dia até em modelos meio caros, enfim vc conseguiu ativar o freesync? o amigo meu conseguiu pôr o dele em 100hz em 2k e a 120hz em full hd mas a interpolação dele tb é ruim, com isso em full hd fica bemmm abaixo do que um full hd nativo e mesmo nos 120hz teve bastante ghosting
 
29 ultrawide só é maior que um de 27 na largura, a altura é equivalente à de um monitor de 23-24. E a resolução horizontal é igual à de um monitor qhd, mas a vertical é igual à de um full hd. Ou seja, é um meio termo, ou seja, "capado".
Entendi, as telas são de certa forma "equivalentes" variando pelo gosto do cliente pela largura extra ou não.
Ate entendo a revolta de alguns quanto a LG está sempre requentando o mesmo modelo sem trazer de fato alguma inovação ou abaixando o preço. Porém, não julgo ser um monitor tão ruim assim, visto que com frewsync através do DP tá pra atingir os 75Hz.
Quero deixar bem claro que não sou dono da verdade, eu apenas questionei pq tenho interesse sobre ambos modelos, porém, com exceção do fato da bluecase atingir freqüências superior atravéz de overclock, eu não vi nenhuma outra vantagem nele.
 
REVIEW atualizado e terminado!

Review show, dá gosto de ver uma análise técnica assim em fórum brasileiro, muito melhor que todos review de sites nacionais "especializados" que passam quase todo review/vídeo falando de conexões e do menu do monitor, é gente que ganha dinheiro pra isso e não sabem e nem têm a mínima curiosidade em como testar um monitor.
Enfim vc testou exatamente o que mais importa e pelo que me parece é um monitor bem honesto e provavelmente com o melhor custo/benefício no mercado nacional, se tivesse um review assim uns 4 meses atrás teria comprado um monitor desses e não essa gambiarra 29" ultra-wide da LG com altura capada de míseras 1080 linhas.
Pelas fotos eu tava crente que esse monitor não tinha furação VESA, achei bem esquisito onde eles colocaram isso...
Vc não achou nenhum dead pixel? A uniformidade do branco é razoável?

Enfim, é uma pena que o mercado brasileiro tem tantas idiossincrasias malucas (tantos notebooks 768p e monitores 27"+ FullHD), eu cansei de falar que lá fora tem várias opções 27" 1440p 60 Hz acessíveis e aqui no Brasil finalmente foi a BlueCase a primeira a trazer esse tipo de monitor..
Parabéns pela análise. É de análises assim que precisamos pra certos modelos de TV que não são encontrados lá fora, ou monitores que mal tem reviews por aqui. É um nicho que não vejo nenhum BR atendendo, seja em artigos ou YT.
 

Só testes em freesync, apesar de que não sei se a 970 sequer tem acesso, ou se é só pascal pra cima. Teria que usar DP também.


Obrigado por todos elogios! Realmente eu sempre senti MUITA falta de avaliação de televisões e monitores encontrados no mercado Brasileiro. Resolvi arriscar ao comprar esse monitor e fazer eu mesmo um nível de análise que eu considero aceitável e torcer pra conseguir devolver o monitor em 7 dias. Por sorte gostei tanto do monitor que resolvi ficar com ele!
Eu ia falar sobre a uniformidade de Branco mas quis tirar outras fotos com configurações da câmera melhores pra reavaliar o Branco, achei muito bom. Também falei sobre a feliz ausência de dead e stuck pixels na tela!

Excelente análise :joia:. Sou leigo em relação a monitores, mas achei o tempo de resposta meio alto d+. Pra fazer upscale pra 1440p, o 27" 4k da LG vale os 400~500 conto a + do q esse monitor aí, ou esse já daria conta :hmm:? E pra trabalho é bom?
VLW :).
Pois é, eu também fiquei um pouco chateado com o tempo de resposta alto, mas digo que com o input lag baixo e a possibilidade de jogar em 100hz, ainda sim é uma boa opção para jogos bem melhor do que qualquer monitor 60 ou 75hz.

Eu dei uma olhada naquele bluecase IPS UHD e também fiquei interessado. Mas eu realmente não queria ficar preso em 60hz, pra mim o monitor tem que pegar NO MÍNIMO 72hz pra não ter judder em filmes, alguém teria que pegar e testar o monitor e ver se dá pra fazer over nele.

E outra, eu tenho duas casas no momento, estou me preparando pra casar ano que vem, na minha segunda casa eu uso uma tv de 43 polegadas MU6300 4k como monitor e mesmo lá, não dá pra usar 100% de scaling, uso 110%. 4k pra 27 polegadas é pixel demais, não vale o lado negativo do peso que na placa de vídeo, porque tem muito jogo pesado que não tem scaling de resolução. Agora que a NVIDIA e AMD estão finalmente implementado tecnologias de upscale com qualidade melhor do que o upscale nativo dos monitores, finalmente dá pra se considerar usar monitores 4k para jogos, mas para 27 polegadas eu acho 4k completamente overkill, QHD na veia. Em 32 polegadas, aí podemos começar a conversar em usar 4k... Mas só se pegar 72hz.

Isso é que é review!

Quanto ao monitor, melhor do que eu esperava. Ele é freesync?
Obrigado, colega! Atualizei a postagem, ele tem a opção de Freesync no monitor e tem propaganda disto nos menus, no entanto, não tenho como testar pois não tenho placa de vídeo que aceite freesync.

EU vou anunciar meu Dell a venda, se alguém quiser trazer uma placa de vídeo e testar o monitor aqui no centro de Sampa tá convidado ;)

Ao criador do topico parabens pela reviw



Desculpa, mas não entendi seu comentário nesse ponto.
Digo isso pois tenho interesse no motor LG, que nessa mesma faixa de preço apresenta um MS melhor, suporte a frewsync, tem uma tela maior, enfim, gostaria de saber porque você considerou o monitor da blue case superior.
Eu particularmente não sou muito fã nem de monitores ultra wides, nem de monitores curvos. Eu gosto de ter mais área vertical para navegar na internet e trabalhar. Pra mim ultra wide tem que ser 34 polegadas e 1440p. Concordo completamente com o @dvsv que se é pra ser ultra wide tem que ser grandão e não um 1080p alargado.
 
Ótimo review, passando realmente o que a pessoa precisa saber na prática.

@dica O IMGUR funciona normal, pega o direct link, cola aqui na ferramenta de imagem do fórum, e apaga o "s" do link (deixa http, e não https).
Obrigado! O problema era o upload mesmo que estava falhando e muito devagar. No fim consegui upar foto uma a uma, valeu pela dica!
 
Ao criador do topico parabens pela reviw



Desculpa, mas não entendi seu comentário nesse ponto.
Digo isso pois tenho interesse no motor LG, que nessa mesma faixa de preço apresenta um MS melhor, suporte a frewsync, tem uma tela maior, enfim, gostaria de saber porque você considerou o monitor da blue case superior.
Hoje eu raramente jogo no PC e não ligo muito pra tempo de resposta, 2560x1440 é muito melhor que 2560x1080 por uma simples questão de matemática, vc não ganha nada no ultra-wide mto pelo contrário perde é um bocado de altura.
Eu usei um Dell P2418D por um tempo e achei muito melhor trabalhar em uma tela 24" 2560x1440 do que no atual 29" ultra-wide 2560x1080, a área de trabalho no 1440p é muito maior principalmente se vc programa no PC.
Sem contar que ultra-wide, por não ser padrão da indústria, quebra a compatibilidade com um monte de coisas, umas semanas atrás testei jogos recentes como Devil May Cry 5 e precisou de gambiarra pra suportar ultra-wide, outro jogo ("Bloodstained Ritual of the Night") também precisou de hack e ficou uma bela porcaria onde o desenvolvedor fez os mapas claramente pensando em telas 16:9, sem contar o YT onde 90% do conteúdo é 16:9 e 33% da sua tela ultra-wide vira barras pretas.
Eu nunca entendi a popularidade enorme desses ultra-wide 1080 linhas aqui no BR, pra mim é um misto de desinformação do consumidor (que acha que quanto mais wide melhor) e falta de opção mesmo, pois lá fora a maioria prefere esses 27" 2560x1440 formato tradicional que custam quase o mesmo que um 29" uw e é melhor pra 90% dos usuários de PC.
Comprei o meu LG 29UM69 meio contra minha vontade pois quando comprei não existia nenhum 27" 1440p com preço minimamente acessível (não sou louco de dar R$3K em um Dell importado), as fabricantes de monitores parecem que combinam pra sabotar o mercado brasileiro e todas elas (AOC, Samsung, etc) só trazem 27" FullHD pra cá aí sem chance.

Segue abaixo a diferença de área de trabalho entre um monitor 2560x1440 pra um ultra-wide 2560x1080:
 
Última edição:
fiquei tentando com esse monitor, estou pensando nele ou no monitor aoc 31,5 144hz o jogo que mais jogo é CS go ( apesar de desistir dessa historia de global já kkkk )

Gta v e outros. vou pensar e analisar e até sexta feira eu decido o que fazer.

falta opções no mercado nacional e esse parece ser um grande Custo x beneficio .
 
REVIEW atualizado e terminado!





Obrigado por todos elogios! Realmente eu sempre senti MUITA falta de avaliação de televisões e monitores encontrados no mercado Brasileiro. Resolvi arriscar ao comprar esse monitor e fazer eu mesmo um nível de análise que eu considero aceitável e torcer pra conseguir devolver o monitor em 7 dias. Por sorte gostei tanto do monitor que resolvi ficar com ele!
Eu ia falar sobre a uniformidade de Branco mas quis tirar outras fotos com configurações da câmera melhores pra reavaliar o Branco, achei muito bom. Também falei sobre a feliz ausência de dead e stuck pixels na tela!


Pois é, eu também fiquei um pouco chateado com o tempo de resposta alto, mas digo que com o input lag baixo e a possibilidade de jogar em 100hz, ainda sim é uma boa opção para jogos bem melhor do que qualquer monitor 60 ou 75hz.

Eu dei uma olhada naquele bluecase IPS UHD e também fiquei interessado. Mas eu realmente não queria ficar preso em 60hz, pra mim o monitor tem que pegar NO MÍNIMO 72hz pra não ter judder em filmes, alguém teria que pegar e testar o monitor e ver se dá pra fazer over nele.

E outra, eu tenho duas casas no momento, estou me preparando pra casar ano que vem, na minha segunda casa eu uso uma tv de 43 polegadas MU6300 4k como monitor e mesmo lá, não dá pra usar 100% de scaling, uso 110%. 4k pra 27 polegadas é pixel demais, não vale o lado negativo do peso que na placa de vídeo, porque tem muito jogo pesado que não tem scaling de resolução. Agora que a NVIDIA e AMD estão finalmente implementado tecnologias de upscale com qualidade melhor do que o upscale nativo dos monitores, finalmente dá pra se considerar usar monitores 4k para jogos, mas para 27 polegadas eu acho 4k completamente overkill, QHD na veia. Em 32 polegadas, aí podemos começar a conversar em usar 4k... Mas só se pegar 72hz.


Obrigado, colega! Atualizei a postagem, ele tem a opção de Freesync no monitor e tem propaganda disto nos menus, no entanto, não tenho como testar pois não tenho placa de vídeo que aceite freesync.

EU vou anunciar meu Dell a venda, se alguém quiser trazer uma placa de vídeo e testar o monitor aqui no centro de Sampa tá convidado ;)


Eu particularmente não sou muito fã nem de monitores ultra wides, nem de monitores curvos. Eu gosto de ter mais área vertical para navegar na internet e trabalhar. Pra mim ultra wide tem que ser 34 polegadas e 1440p. Concordo completamente com o @dvsv que se é pra ser ultra wide tem que ser grandão e não um 1080p alargado.
 

Obrigado! O problema era o upload mesmo que estava falhando e muito devagar. No fim consegui upar foto uma a uma, valeu pela dica!
vi vc comentar que tem uma gtx 970, vc podia tentar testar o freesync sim, a nvidia agora dá suporte a freesync quando conectado via displayport, mas tem que ser displayport x displayport, tem raros casos de um ou outro monitor que não funciona mas vale a tentativa, o teste que foi feito no amigo meu foi em uma placa de vídeo amd uma rx570 e via hdmi e lá não funcionou não mas deveria funcionar
 
Eu saí de um S2716DG pra um 29KW600 e achei que iria sentir uma pancada, mas os 75hz @ freesync não me decepcionaram nem um pouco. Óbvio que você sente uma perda de suavidade, mas é muito menos impactante do que os 60hz. Se alguém tiver com receio de comprar por causa disso, não tenha medo, é bem notável a melhora em relação a 60hz. Claro, se você é um hardcore motherfucker que coloca comida em casa através do esforço tryhard das mitagens online em jogos fps, eu não recomendaria, melhor pegar um 144hz (TN eu não compro mais). A questão da nitidez também acredito que foi prejudicada um pouco, afinal é um fhd estendido, mas prejudica pouco que eu acabo relevando. Esse monitor também sanaria esse possível empecilho. Resumindo, nesse mercado lixo que é o BR em monitores, sem dúvidas parece ser uma das melhores opções c/b dos últimos tempos.
 
Algumas atualizações:

vi vc comentar que tem uma gtx 970, vc podia tentar testar o freesync sim, a nvidia agora dá suporte a freesync quando conectado via displayport, mas tem que ser displayport x displayport, tem raros casos de um ou outro monitor que não funciona mas vale a tentativa, o teste que foi feito no amigo meu foi em uma placa de vídeo amd uma rx570 e via hdmi e lá não funcionou não mas deveria funcionar
Então, aparentemente Freesync só funciona na NVIDA em placas geração 1xxx e 2xxx, as 9xx não.
Mas por desencargo, eu botei de volta no Display Port, atualizei os drivers da NVIDIA que fazia tempo que não atualizava e... Nada.

Só que aconteceu uma coisa interessante depois que atualizei os drivers: Apareceu opção de 10 bits! O monitor aceita entrada de 10 bits, sim, só por display port!
Não que faça lá grande diferença visto que o painel é 8 bits com dither, mas melhor um FRC nativo do monitor do que mandar um sinal com menos informação.

Como o monitor funcionou 10 bits, fiquei então curioso com a opção de HDR no menu dele... Tem duas opções, 2048, que é um tone remap nativo em 10 bits, e "AUTO".
Deixei em auto e tentei mexer nas configurações de jogos e de filmes com madvr. A tela apaga, fica preta, e o monitor perde sinal. Então fuçando nas informações de metadados do madVR eis que me deparo com isso:

eHV59Uq.jpg


Informação de especificação de HDR embutida no monitor, com luminância máxima e tudo mais! Fiquei surpreso, parece que esse monitor realmente seria capaz de exibir conteúdo HDR, mas a Bluecase não implementou direito o passthrough do sinal... Também achei curioso o "Hexium" na parte de fabricante... Pesquisando no google, Hexium parece ser uma importadora aqui no Brasil, mas não achei nada lá fora.
A opção de HDR do monitor também tem um tone-remap "2048", eu testei ele e de fato funciona com um remap SDR enviado do netflix exibindo as cores corretamente... Em modo 10 bits isso deve dar um pouco de ganho extra de detalhes de luminância, mas o ideal era o modo automático do monitor gerenciar o brilho máximo da tela dinamicamente, e não só um remap em 10 bits falso.

fiquei tentando com esse monitor, estou pensando nele ou no monitor aoc 31,5 144hz o jogo que mais jogo é CS go ( apesar de desistir dessa historia de global já kkkk )

Gta v e outros. vou pensar e analisar e até sexta feira eu decido o que fazer.

falta opções no mercado nacional e esse parece ser um grande Custo x beneficio .
Pra cs competitivo tem que ser 144hz, de preferência TN, porque mesmo IPS não vai entregar o mesmo nível de resposta... Se for semi-competitivo, mais por diversão mesmo dai dá pra considerar esse monitor.

Dificil IPS, 1440p e 144hz, por menos de 3 pau, alguma coisa tem que ser sacrificada, E entre sacrificar IPS ou resolução eu prefiro sacrificar o IPS. 1080p em 32 polegadas é muita pouca resolução Depois que vc vai pra QHD, não há volta pra 1080p...
 
Vi que tem um user aqui que trabalha na importação da Bluecase de monitores,

@casones

Será que poderia comentar sobre algumas dúvidas que tivemos na avaliação desse monitor? Até para não propagar informação errada sobre o produto de vocês?

A questão principal é a função HDR "auto" que aparentemente daria suporte a HDR nativo no monitor, segundo informações do Firmware mas que não consegui habilitar.
Segundo ponto é a política de devolução e troca em relação a BLB, e se a garantia é de 2 anos mesmo desse monitor.
Terceiro ponto é se há possibilidade de uma atualização de firmware com overdrive, isso valorizaria muito o produto de vocês, obrigado!
 
Última edição:
Algumas atualizações:


Então, aparentemente Freesync só funciona na NVIDA em placas geração 1xxx e 2xxx, as 9xx não.
Mas por desencargo, eu botei de volta no Display Port, atualizei os drivers da NVIDIA que fazia tempo que não atualizava e... Nada.

Só que aconteceu uma coisa interessante depois que atualizei os drivers: Apareceu opção de 10 bits! O monitor aceita entrada de 10 bits, sim, só por display port!
Não que faça lá grande diferença visto que o painel é 8 bits com dither, mas melhor um FRC nativo do monitor do que mandar um sinal com menos informação.

Como o monitor funcionou 10 bits, fiquei então curioso com a opção de HDR no menu dele... Tem duas opções, 2048, que é um tone remap nativo em 10 bits, e "AUTO".
Deixei em auto e tentei mexer nas configurações de jogos e de filmes com madvr. A tela apaga, fica preta, e o monitor perde sinal. Então fuçando nas informações de metadados do madVR eis que me deparo com isso:

eHV59Uq.jpg


Informação de especificação de HDR embutida no monitor, com luminância máxima e tudo mais! Fiquei surpreso, parece que esse monitor realmente seria capaz de exibir conteúdo HDR, mas a Bluecase não implementou direito o passthrough do sinal... Também achei curioso o "Hexium" na parte de fabricante... Pesquisando no google, Hexium parece ser uma importadora aqui no Brasil, mas não achei nada lá fora.
A opção de HDR do monitor também tem um tone-remap "2048", eu testei ele e de fato funciona com um remap SDR enviado do netflix exibindo as cores corretamente... Em modo 10 bits isso deve dar um pouco de ganho extra de detalhes de luminância, mas o ideal era o modo automático do monitor gerenciar o brilho máximo da tela dinamicamente, e não só um remap em 10 bits falso.


Pra cs competitivo tem que ser 144hz, de preferência TN, porque mesmo IPS não vai entregar o mesmo nível de resposta... Se for semi-competitivo, mais por diversão mesmo dai dá pra considerar esse monitor.

Dificil IPS, 1440p e 144hz, por menos de 3 pau, alguma coisa tem que ser sacrificada, E entre sacrificar IPS ou resolução eu prefiro sacrificar o IPS. 1080p em 32 polegadas é muita pouca resolução Depois que vc vai pra QHD, não há volta pra 1080p...
 
Vi que tem um user aqui que trabalha na importação da Bluecase de monitores,

@casones

Será que poderia comentar sobre algumas dúvidas que tivemos na avaliação desse monitor? Até para não propagar informação errada sobre o produto de vocês?

A questão principal é a função HDR "auto" que aparentemente daria suporte a HDR nativo no monitor, segundo informações do Firmware mas que não consegui habilitar.
Segundo ponto é a política de devolução e troca em relação a BLB, e se a garantia é de 2 anos mesmo desse monitor.
Terceiro ponto é se há possibilidade de uma atualização de firmware com overdrive, isso valorizaria muito o produto de vocês, obrigado!
Boa, pelo menos a tentativa não foi inútil hehe, e outra será que vc não consegue subir mais do que os 100hz via displayport não? já vi muitos casos assim
 
Boa review. Considerando o tempo de resposta, você notou algum blur em 60/75hz ?
 
Parabéns pelo topic e review! Detalhado ao extremo.
Possível de usar esse monitor em suporte de parede?
Vi que não tem "furos" padrão VESA.
 
Boa review. Considerando o tempo de resposta, você notou algum blur em 60/75hz ?
Sim, e falei isso no review.

Vai no ufotest>moving photo>photo>street map

Como todo LCD com seus 5~15ms de tempo de resposta, os nomes das ruas são ilégiveis, independente da frequência do monitor.

No meu CRT, no entanto, em 60hz é facilmente legível. Esse pra mim é o ultimate final boss pra qualquer LCD. Só em monitores 144hz+ com ULMB ligado os textos ficam legíveis neste teste.

Possível de usar esse monitor em suporte de parede?
Vi que não tem "furos" padrão VESA.
Tem sim, falei isso no meu review. VESA 75mm,
 
Boa, pelo menos a tentativa não foi inútil hehe, e outra será que vc não consegue subir mais do que os 100hz via displayport não? já vi muitos casos assim
Bom, imagino que se for de 1 em 1 hertz uma hora vai bater o limite, mas sinceramente, mal e mal da pra perceber vantagens saindo de 72 pra 90hertz. O máximo que pretendo usar neste monitor é 95,904, 4x23,976 pra ficar juder-free em filmes.
 
Devidamente boletado :). Espero não ter más surpresas qnt a dead pixels, ou outras adversidades.
Tbem espero que não, senão vou me sentir culpado de recomendar o monitor, se finalizar a compra, compartilhe com o pessoal suas impressões, principalmente sobre o BLB que tende a variar bastante de exemplar a exemplar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo