Review & Overclock - Ryzen 3000 e 2000

Quais testes recomenda fazer pra testar o overclock pra quem vai apenas jogar e talvez fazer streaming?
OS Games atuais já estão quase tão pesados quanto aplicativos profissionais pesados. Sou daqueles que se nao estiver estavel em tudo eu não confio, por isso que aqui acabo deixando no Precision Boost mesmo, é o modo mais eficiente que preenche todos os quesitos sem muita perda de tempo.
 
OS Games atuais já estão quase tão pesados quanto aplicativos profissionais pesados. Sou daqueles que se nao estiver estavel em tudo eu não confio, por isso que aqui acabo deixando no Precision Boost mesmo, é o modo mais eficiente que preenche todos os quesitos sem muita perda de tempo.

Me tire duas duvidas , tu usou quanto de voltagem nas memórias e quanto tRFC ?
 
Aqui deixei em 3600.
1.36v / TRFC 548

muda em alguma coisa esse TRFC mais baixo ?
tRFC é um dos timings que mais interfere no desempenho, o ideal é deixar no mínimo valor possível. E geralmente é o timing mais capaz de estabilizar o overclock. Ele tem a função de refresh de todo ciclo da memória, ou seja, todos os timings dependem dele.
 
tRFC é um dos timings que mais interfere no desempenho, o ideal é deixar no mínimo valor possível. E geralmente é o timing mais capaz de estabilizar o overclock. Ele tem a função de refresh de todo ciclo da memória, ou seja, todos os timings dependem dele.
Ele afeta o comande rate?
Meu over ficou assim print, o comande rate ficou em 2.
 
tRFC é um dos timings que mais interfere no desempenho, o ideal é deixar no mínimo valor possível. E geralmente é o timing mais capaz de estabilizar o overclock. Ele tem a função de refresh de todo ciclo da memória, ou seja, todos os timings dependem dele.

o VSOC altera alguma coisa? eu deixei em auto...
 
o VSOC altera alguma coisa? eu deixei em auto...
VSoc pra primeira geração em torno de 1.100V, pra 2a e 3a geração em torno de 1.020V.
 
VSoc pra primeira geração em torno de 1.100V, pra 2a e 3a geração em torno de 1.020V.

Botei em 1.025.
Aparentemente não mudou nada.... estava em auto.
 
Última edição:
tRFC é um dos timings que mais interfere no desempenho, o ideal é deixar no mínimo valor possível. E geralmente é o timing mais capaz de estabilizar o overclock. Ele tem a função de refresh de todo ciclo da memória, ou seja, todos os timings dependem dele.
memorias dual ranked conseguem realizar operaçoes simultâneas sem necessidade de fila ou predição e possuem um refresh mais alto mesmo.
 
Ele afeta o comande rate?
Meu over ficou assim print, o comande rate ficou em 2.
Não afeta, porém se tiver em Auto, e o GearDown Mode em Disabled, pode ser que esteja jogando 2T.
 
Tava com a b450m pro4 e conseguia 3600 cl15 1.4v de boa, minha steel legend chegou hoje e não consigo nada acima do xmp 3200... wtf? Alguma dica? O pc simplesmente não da vídeo se mexer na ram.. to pensando em fazer um downgrade na bios pra testar, pq ao meu ver só pode ser isso.. Instabilidades ok, mas nem dar vídeo é osso
 
memorias dual ranked conseguem realizar operaçoes simultâneas sem necessidade de fila ou predição e possuem um refresh mais alto mesmo.

Essas crucial não são dual rank né ?

@joaorosini
1-Só por curiosidade mesmo, para atualizar a bios é bom tirar os over? ou tem nada a ver?
2-Amigos mais um dúvida para que serve o FCLK ?
3-E qual diferença entra VID ( de cada core ) e o Vcore do processador?
 
Última edição:
Alguém está fazendo OC na série 3000 usando placa mãe da Gigabyte?
A minha B450 Aorus Pro tem apenas opção de offiset -0.300 +0.300, não permite fixar uma tensão.
No Ryzen master ele permite fixar uma tensão no modo manual, mas eu queria experimentar o PBO. O problema do PBO pra mim é que quando eu ativo ele controla a tensão de um jeito retardado que faz o CPU Package Power subir demaaaais.

Alguém tem placa mãe parecida com a minha? O que tem feito de OC?
 
Alguém está fazendo OC na série 3000 usando placa mãe da Gigabyte?
A minha B450 Aorus Pro tem apenas opção de offiset -0.300 +0.300, não permite fixar uma tensão.
No Ryzen master ele permite fixar uma tensão no modo manual, mas eu queria experimentar o PBO. O problema do PBO pra mim é que quando eu ativo ele controla a tensão de um jeito retardado que faz o CPU Package Power subir demaaaais.

Alguém tem placa mãe parecida com a minha? O que tem feito de OC?
Tenho uma B450 Aorus M, e realmente as novas BIOS tiraram a opção de voltagem da CPU, não sei o que passou na cabeça da galera da Gigabyte, sempre gostei da marca, mas estão deixando a desejar, estou usando o Ryzen master para OC mesmo, infelizmente.
 
usei tanto a aorus M quanto a gaming e estao perfeitas, use o voffset sempre senao o CNQ nao funciona.
 
Galera, uma dúvida que surgiu aqui. Minha b350 teria condições de rodar memórias acima de 3200mhz? Apareceu profiles na BIOS acima de 4000mhz depois que instalei o 3700X.
 
Galera, uma dúvida que surgiu aqui. Minha b350 teria condições de rodar memórias acima de 3200mhz? Apareceu profiles na BIOS acima de 4000mhz depois que instalei o 3700X.
só testar, no pior das hipoteses nao vai dar boot ai basta dar reset na bios e tentar de novo
 
só testar, no pior das hipoteses nao vai dar boot ai basta dar reset na bios e tentar de novo

Como eu faço dowgrade da bios? fui atualizar a minha placa mãe MSI b450 gaming plus para bios mais nova abba, as memórias não estão mais estabilizando em 3600 ....
O que eu posso ajustar nos timmings? botei os mesmos de anteriormente. E do dram calculator... e ta dando crash nos testes.
 
Como eu faço dowgrade da bios? fui atualizar a minha placa mãe MSI b450 gaming plus para bios mais nova abba, as memórias não estão mais estabilizando em 3600 ....
O que eu posso ajustar nos timmings? botei os mesmos de anteriormente. E do dram calculator... e ta dando crash nos testes.
deixa tudo em auto e ajusta apenas os primarios, nao esqueca de botar a voltagem manualmente
 
deixa tudo em auto e ajusta apenas os primarios, nao esqueca de botar a voltagem manualmente
fiz tudo isso e ta dando erro.
Consegui estabilizar em 3733 oO
mas o fclk não ta 1:1 como eu deixo 1:1 ?
 
fiz tudo isso e ta dando erro.
Consegui estabilizar em 3733 oO
mas o fclk não ta 1:1 como eu deixo 1:1 ?
Teria que setar o FCLK em 1866Mhz manualmente.
 
Teria que setar o FCLK em 1866Mhz manualmente.

Crashou de novo....
Ele entra normal no windows... vou rodar o aida... da crash....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

deixa tudo em auto e ajusta apenas os primarios, nao esqueca de botar a voltagem manualmente
Coloquei a voltagem manualmente e ta crashando no teste do dram calculator....
e antes de atualizar a bios, funcionava de boa em 3600
Bem só consegui, estabilizar em 3600mhz com os subtimings de 3733, deixo assim mesmo ?
 
Última edição:
Alguem ja tentou overs maiores apenas em um ccx no ryzen 3700x? Serando afinidades para apenas um ccx tende a dar mais fps em alguns jogos. Se conseguir pegar 4.4ghz em apenas um ccx num over assimétrico pode ter beneficios do que manter o pbo stock.
 
Crashou de novo....
Ele entra normal no windows... vou rodar o aida... da crash....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Coloquei a voltagem manualmente e ta crashando no teste do dram calculator....
e antes de atualizar a bios, funcionava de boa em 3600
Culpa da BIOS, 100% certeza.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo