• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ryzen 5 3600 bateu 105º! O que fazer?

Kingkilleer_

Lawyer
Registrado
Galera, montei este setup da minha assinatura este final de semana.
Estava jogando Star Wars em ultra sem monitorar as temperaturas, quando olhei: CPU em 105 fucking graus...

Estou usando o cooler padrão dele pois ainda não consegui comprar um.

Poderiam me indicar aircoolers e watercoolers que deixem este Ryzen numa temperatura ideal?
OBS: tem que um que me dê margem pra overclocks no futuro.

Estou pensando neste, o que acham: https://www.kabum.com.br/produto/10...ssador-cooler-master-ma410m-mam-t4pn-218pc-r1.

Valeu!
 
Dá uma olhada nos outros tópicos, mas em resumo: Gammaxx 400/GTE ou Coolermaster MA410P gastanto pouco e Noctua D15 ou Scythe Mugen 5 para gastar mais.
 
Olha não é só cooler
Esse teu gabinete tem fan instalado na frente?
Deixa o gabinete aberto por enquanto
Outra coisa, tente reinstalar o cooler e reaplique a pasta termica pra ter certeza que esta tudo certo
 
O pessoal já abordou bastante o tema neste tópico, inclusive indicando outras opções de coolers.

Além dele, também temos este -> Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

Obrigado! Analisarei os tópicos!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dá uma olhada nos outros tópicos, mas em resumo: Gammaxx 400/GTE ou Coolermaster MA410P gastanto pouco e Noctua D15 ou Scythe Mugen 5 para gastar mais.

Valeu irmão! O ruim é que os mais caros que você mandou sao feios pacas kkkkkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha não é só cooler
Esse teu gabinete tem fan instalado na frente?
Deixa o gabinete aberto por enquanto
Outra coisa, tente reinstalar o cooler e reaplique a pasta termica pra ter certeza que esta tudo certo

Legal! Valeu. Vou deixar aberto e com ar condicionado.
Tem fan instalado só atrás que puxa o ar p fora.

Você me indica um kit da fan? Qual? Valeu!!!
 
Eu tive um problema de aquecimento após atualizar para uma versão mais recente da bios da minha placa, estou com o Gammaxx GTE e está de boa agora, chega no máximo a 60° jogando.
 
Obrigado! Analisarei os tópicos!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Valeu irmão! O ruim é que os mais caros que você mandou sao feios pacas kkkkkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Legal! Valeu. Vou deixar aberto e com ar condicionado.
Tem fan instalado só atrás que puxa o ar p fora.

Você me indica um kit da fan? Qual? Valeu!!!

Olha se tu por 2 fan na frente ja ajuda muito

Da uma pesquisada

Esses dão conta pra fan frontal:

 
Ta aplicado direito essa pasta térmica e montado direito esse cooler padrão?

não era para chegar em 105...
 
  • Curtir
Reações: GSJ
Não esquece que os Ryzen tem driver de chipset no site que instala o Plano de energia balanceado da AMD, talvez também melhore temps. Ao invés de usar o plano de desempenho máximo.
 
Ta aplicado direito essa pasta térmica e montado direito esse cooler padrão?

não era para chegar em 105...

Realmente algo errado não está certo.. Tenta mudar a curva do fan para ter maior eficácia


Tem um tutorial no tópico do ryzen para fazer configuração para melhorar a temperatura..

Basicamente dentro da bios:

- Colocar o "Cool and quiet" em "enable" e não "auto", que é o padrão da maioria das mobos;
- Colocar o CC State em "enable" e não "auto". Essa regulagem tem o nome meio variado de mobo pra mobo. Na minha é "Global C-State Control";
- Fazer update pra última versão dos drivers de chipset da AMD;
- No Windows, usar o plano "Ryzen Balanced" nas configurações de energia.
 
Eu tive um problema de aquecimento após atualizar para uma versão mais recente da bios da minha placa, estou com o Gammaxx GTE e está de boa agora, chega no máximo a 60° jogando.
Valeu vou atualizar!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha se tu por 2 fan na frente ja ajuda muito

Da uma pesquisada

Esses dão conta pra fan frontal:

Show de bola! Compensa mais por 3 de 120 ou 2 de 140?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ta aplicado direito essa pasta térmica e montado direito esse cooler padrão?

não era para chegar em 105...

O pior é que sim! Tudo nos conformes :(
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não esquece que os Ryzen tem driver de chipset no site que instala o Plano de energia balanceado da AMD, talvez também melhore temps. Ao invés de usar o plano de desempenho máximo.

Eu acabei de fazer isso! Não tinha instalado este drive. Boa!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Realmente algo errado não está certo.. Tenta mudar a curva do fan para ter maior eficácia


Tem um tutorial no tópico do ryzen para fazer configuração para melhorar a temperatura..

Basicamente dentro da bios:

- Colocar o "Cool and quiet" em "enable" e não "auto", que é o padrão da maioria das mobos;
- Colocar o CC State em "enable" e não "auto". Essa regulagem tem o nome meio variado de mobo pra mobo. Na minha é "Global C-State Control";
- Fazer update pra última versão dos drivers de chipset da AMD;
- No Windows, usar o plano "Ryzen Balanced" nas configurações de energia.

Vou fazer isso e daqui a pouco dou um edit p dizer o resultado! Valeu!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Realmente algo errado não está certo.. Tenta mudar a curva do fan para ter maior eficácia


Tem um tutorial no tópico do ryzen para fazer configuração para melhorar a temperatura..

Basicamente dentro da bios:

- Colocar o "Cool and quiet" em "enable" e não "auto", que é o padrão da maioria das mobos;
- Colocar o CC State em "enable" e não "auto". Essa regulagem tem o nome meio variado de mobo pra mobo. Na minha é "Global C-State Control";
- Fazer update pra última versão dos drivers de chipset da AMD;
- No Windows, usar o plano "Ryzen Balanced" nas configurações de energia.

edit: essa opção de balanceamento fará com que eu perca algum desempenho? Valeu
 
Última edição:
Valeu vou atualizar!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Show de bola! Compensa mais por 3 de 120 ou 2 de 140?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O pior é que sim! Tudo nos conformes :(
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Eu acabei de fazer isso! Não tinha instalado este drive. Boa!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Vou fazer isso e daqui a pouco dou um edit p dizer o resultado! Valeu!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



edit: essa opção de balanceamento fará com que eu perca algum desempenho? Valeu

Fato é que 2 são suficientes na frente
2 de 140 é melhor, mas não vai baixar tanto assim... talvez nem 1 grau hehe
 
Verifica se a pasta térmica foi bem aplicada (sem exageros), se o cooler está bem encaixado e se seu gabinete tem bom fluxo de ar.
Eu já usei um tempo o cooler padrão da AMD, e não chegava nem a 90° C no full load, apesar do barulho dele, que me incomodava...
 
Fato é que 2 são suficientes na frente
2 de 140 é melhor, mas não vai baixar tanto assim... talvez nem 1 grau hehe

Jura, nem 1 grau? Dei uma pesquisada, o preço varia de 20-80 reais nas FAN sem RGB de 120mm.
Essa da Coolermaster tem vasão de ar de 32 CFM por 20 reais.


Essa da corsair tem 62 FM por 80.


Vale o investimento em um valor tao discrepante? Realmente aumenta tanto o fluxo de ar?
valeu!

obs1: Não achei fans de 140mm a venda. Teria alguma p me indicar?
Obs2: Outra pergunta, você disse que duas de 140mm é melhor que 3 de 120? Pq? Por lógica quanto mais, melhor. Não é?
Obs3: Meu gabinete suporta: 6 ventiladores. Três de 120 mm ou dois de 140 mm no painel frontal, dois de 120 mm ou 140 mm no painel superior (fora o único q tenho nele).
Decidi que vou comprar o seguinte aircooler: https://www.terabyteshop.com.br/pro...gen-5-rgb-edition-120mm-intel-amd-scmg-5100bk

Nessa config, quantas Fans vc colocaria?

Valeu a ajuda amigo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Verifica se a pasta térmica foi bem aplicada (sem exageros), se o cooler está bem encaixado e se seu gabinete tem bom fluxo de ar.
Eu já usei um tempo o cooler padrão da AMD, e não chegava nem a 90° C no full load, apesar do barulho dele, que me incomodava...

Valeu amigo! estava tudo certinho, ajeitei as configs de software. abs
 
Jura, nem 1 grau? Dei uma pesquisada, o preço varia de 20-80 reais nas FAN sem RGB de 120mm.
Essa da Coolermaster tem vasão de ar de 32 CFM por 20 reais.


Essa da corsair tem 62 FM por 80.


Vale o investimento em um valor tao discrepante? Realmente aumenta tanto o fluxo de ar?
valeu!

obs1: Não achei fans de 140mm a venda. Teria alguma p me indicar?
Obs2: Outra pergunta, você disse que duas de 140mm é melhor que 3 de 120? Pq? Por lógica quanto mais, melhor. Não é?
Obs3: Meu gabinete suporta: 6 ventiladores. Três de 120 mm ou dois de 140 mm no painel frontal, dois de 120 mm ou 140 mm no painel superior (fora o único q tenho nele).
Decidi que vou comprar o seguinte aircooler: https://www.terabyteshop.com.br/pro...gen-5-rgb-edition-120mm-intel-amd-scmg-5100bk

Nessa config, quantas Fans vc colocaria?

Valeu a ajuda amigo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Valeu amigo! estava tudo certinho, ajeitei as configs de software. abs

Olha o importante na frente é que tenha fluxo de ar entrando
Por experiencia própria não precisa por um top pika das galaxias na frente
Dois é uma quantidade boa
Três não faz a diferença que justifique o valor pago

Tem um video do Linus Tech tip tambem que ele fez sobre isso da uma olhada
 
105° ?? tem algo errado aí, mesmo falando de cooler box. Nem sabia que era possível chegar nessa temp antes do PC desligar, já que o máximo de especificação é 95c.

Com cooler box é normal bater 80~85c.
 
Realmente essa temp está esquisita demais ein.. mesmo pra cooler box.
Verifica se está tudo ok com os encaixes, pasta térmica, etc...
Tem fans no gabinete?
Sem jogar como fica as temp?
 
Olha o importante na frente é que tenha fluxo de ar entrando
Por experiencia própria não precisa por um top pika das galaxias na frente
Dois é uma quantidade boa
Três não faz a diferença que justifique o valor pago

Tem um video do Linus Tech tip tambem que ele fez sobre isso da uma olhada

Vou assistir, valeu irmao
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

105° ?? tem algo errado aí, mesmo falando de cooler box. Nem sabia que era possível chegar nessa temp antes do PC desligar, já que o máximo de especificação é 95c.

Com cooler box é normal bater 80~85c.

Entrei em desespero, desliguei tudo na hora!
Estava com o gabinete fechado e percebi na BIOS que a fan estava rodando em modo lento.

Abri o computador, deixei a fan em turbo e ajustei os drivers da amd.
Não está passando de 80 agr, amém hahhaa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Realmente essa temp está esquisita demais ein.. mesmo pra cooler box.
Verifica se está tudo ok com os encaixes, pasta térmica, etc...
Tem fans no gabinete?
Sem jogar como fica as temp?

Quanto ao hardware tudo ok.
Não sei quanto fica sem jogar. Você usa q programa p ver?
Só tem uma fan traseira q joga o ar p fora.
O amigo ali me indicou colocar duas na frente
 
As voltagens dos Ryzen em stock tem um comportamento muito estranho. Pelo menos aqui, o hwinfo64 registrava picos de voltagem perto de até 1,5v, o que é um absurdo.
Independente de cooler, eu sugeriria a você setar manualmente a voltagem e frequência da cpu. Simples de fazer e, no fundo, só tem benefícios. Se, por exemplo, você setasse todos os núcleos a 4.0 aí, com um boa config de vcore, sem dúvida rodaria com temperaturas muito mais aceitáveis. Mesmo que seja somente até chegar seu cooler novo.
Com ~1.25v você roda facilmente a 4.0Ghz.

Quanto ao cooler, estou bem por fora dos cxbs atuais. Este que estou usando comprei apenas com o intuito de diminuir ruído. Em comparação com o Stock ele diminui perto de 20c em estresse. Mas não é recomendável para oc. Acima de 4.2/1,33v ele já atinge temperaturas na casa de 80c no Aida64.
 
As voltagens dos Ryzen em stock tem um comportamento muito estranho. Pelo menos aqui, o hwinfo64 registrava picos de voltagem perto de até 1,5v, o que é um absurdo.
Independente de cooler, eu sugeriria a você setar manualmente a voltagem e frequência da cpu. Simples de fazer e, no fundo, só tem benefícios. Se, por exemplo, você setasse todos os núcleos a 4.0 aí, com um boa config de vcore, sem dúvida rodaria com temperaturas muito mais aceitáveis. Mesmo que seja somente até chegar seu cooler novo.
Com ~1.25v você roda facilmente a 4.0Ghz.

Quanto ao cooler, estou bem por fora dos cxbs atuais. Este que estou usando comprei apenas com o intuito de diminuir ruído. Em comparação com o Stock ele diminui perto de 20c em estresse. Mas não é recomendável para oc. Acima de 4.2/1,33v ele já atinge temperaturas na casa de 80c no Aida64.

Como posso fazer este monitoramento?
Tudo está sendo novidade p mim.
Não faço nem idéia de como fazer essas alterações de config q vc disse. ahhahaahhaa
 
Cara quando eu utilizava meu Ryzen 5 3600 em stock e cooler de fabrica já vi ele batendo 111°C. Depois disso corri pra solucionar o problema. Como já disseram ai em cima, as voltagens em stock tinha picos de 1,5v. Vou te dizer o que fiz pra solucionar o problema.

Na parte de configuração:
Fixar o clock do processador a @4.1Ghz
Fixar a voltagem (aqui que ta o segredo), consegui estabilizar nos @4.1Ghz com 1.24 vcore.
Na parte de Hardware:
Troquei o cooler do processador pra um Hyper 212 RGB Black Edition
Troquei a pasta térmica para uma Cooler Master Mastergel Maker Nano
Adicionei no meu gabinete (Spec Delta RGB) mais duas fans, na parte de cima fazendo a exaustão.

Meu problema com temperatura foi resolvido com essas mudanças. Hoje jogando Battlefield 5 pego em torno de 70 ~ 75°C(edit* Lembrei desses valores quando comentei, mais acho que sao valores antigos antes de trocar o cooler, hoje joguei BF 5 por umas 2 horas e a temperatura maxima do processador foi de 64°C segundo o HW monitor), ja em jogos mais leves fico na casa dos 60 ~ 65°C. Em Idle varia entre 35 ~ 45°C. Estabilize seu clock e voltagem que já resolve grande parte do problema.
 
Última edição:
Como posso fazer este monitoramento?
Com o software HWiNFO64. Só baixar, é free.
Tudo está sendo novidade p mim.
Não faço nem idéia de como fazer essas alterações de config q vc disse. ahhahaahhaa
[/QUOTE]
O procedimento é muito simples. Abra as imagens a seguir com teu smart, reinicie o PC, entre na bios, localize as opões e faça as alterações. Trouble free:





Não esqueça de salvar as alterações antes de sair da bios.
 
Gammaxx GTE , ngm mandou comprar gabinete aquário kkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com o software HWiNFO64. Só baixar, é free.

O procedimento é muito simples. Abra as imagens a seguir com teu smart, reinicie o PC, entre na bios, localize as opões e faça as alterações. Trouble free:





Não esqueça de salvar as alterações antes de sair da bios.
ta maluco, deixar pc consumindo 3x mais do que precisa quando em uso moderado, use sempre o offset!
 
ta maluco, deixar pc consumindo 3x mais do que precisa quando em uso moderado, use sempre o offset!

Ok, MaLuQUiNhUh. Agora nos mostre como rodar um Ryzen 3600 a 4.0Ghz consumindo 9w. Pois aqui, com a voltagem fixa, está consumindo 26w em idle.

Offset mode X Override mode
 
Cara quando eu utilizava meu Ryzen 5 3600 em stock e cooler de fabrica já vi ele batendo 111°C. Depois disso corri pra solucionar o problema. Como já disseram ai em cima, as voltagens em stock tinha picos de 1,5v. Vou te dizer o que fiz pra solucionar o problema.

Na parte de configuração:
Fixar o clock do processador a @4.1Ghz
Fixar a voltagem (aqui que ta o segredo), consegui estabilizar nos @4.1Ghz com 1.24 vcore.
Na parte de Hardware:
Troquei o cooler do processador pra um Hyper 212 RGB Black Edition
Troquei a pasta térmica para uma Cooler Master Mastergel Maker Nano
Adicionei no meu gabinete (Spec Delta RGB) mais duas fans, na parte de cima fazendo a exaustão.

Meu problema com temperatura foi resolvido com essas mudanças. Hoje jogando Battlefield 5 pego em torno de 70 ~ 75°C, ja em jogos mais leves fico na casa dos 60 ~ 65°C. Em Idle varia entre 35 ~ 45°C. Estabilize seu clock e voltagem que já resolve grande parte do problema.

Show de bola! Vou tentar comprar um bom aircooler e fazerr essas configs. Ao que me parece a sua config é a msm que é a do bbG0123.
Valeu pela ajuda amigo. Depois das alterações dou um feedback!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com o software HWiNFO64. Só baixar, é free.
O procedimento é muito simples. Abra as imagens a seguir com teu smart, reinicie o PC, entre na bios, localize as opões e faça as alterações. Trouble free:





Não esqueça de salvar as alterações antes de sair da bios.
[/QUOTE]
Ok, MaLuQUiNhUh. Agora nos mostre como rodar um Ryzen 3600 a 4.0Ghz consumindo 9w. Pois aqui, com a voltagem fixa, está consumindo 26w em idle.

Offset mode X Override mode

Aqui o CPU-Z me mostra 1.344v a 3,93 ghz.

Da uma olhada, tirei um print da tela. Isso não está bem configurado, né?


Valeu!

edit 1- A minha bios é completamente diferente dessa do vídeo, muito complicada. Apanhei um pouco pra fazer as configs, mas agora ficou assim:

https://ibb.co/1TxK82G

O que acha? Abraços
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo