[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
galera to querendo pegar o Ryzen 1600 AF + a mobo
Placa-Mãe Asus EX-A320M-Gaming, AMD AM4, mATX, DDR4

o que vocês me indicariam, tenho 900 conto pra investir.
 
Eu fui no outro site e consegui montar a seguinte configuração, o que acham dessa VGA ou tem indicações melhores?
https://www.terabyteshop.com.br/produto/11709/computador-t-gamer-plataforma-amd-ryzen-3000

Fiquei na dúvida entre essas duas memórias:

https://www.terabyteshop.com.br/pro...vo-potenza-8gb-3200mhz-red-gapr48gb3200c16asc

https://www.terabyteshop.com.br/pro...uce-rgb-8gb-3000mhz-white-galws48gb3000c16asc

Só esqueci de mencionar que meu foco são jogos em 1080p a 60 fps.
A config. está incompleta, vc setou apenas a mobo e o cpu. Enfim, r5 3600 pra uma config. focada só p/ 1080p 60 fps seria é meio exagerada. Recomendo r5 1600AF + Asrock b450m Steel Legend (Gigabyte b450m ds3h, se quiser poupar $$)+ 2x8gb 3000mhz cl15 Crucial Ballistix Sports (inclusive esta memória é o melhor cxb dentro dos modelos similares) + gtx 1660 (rx 570 4gb caso queira economizar uma grana).
 
Mas convenhamos também: o 3770 tinha apenas 4 núcleos, era feito no processo litográfico de 22 nm e, portanto, comportava bem menos transistores. Já o 3900X é feito no processo de 7 nm (o que concentra bem mais transistores por mm²), possui 2 chiplets + IO Die (3 vezes mais núcleos que teu antigo 3770K e só o fato de ter 3 dies separados , com áreas bem menores, dificulta a refrigeração do mesmo) e TDP de míseros 105W para a performance que entrega. Sinceramente, eu considero um milagre o fato dele conseguir trabalhar com 4 GHz ou mais, com apenas 2 anos de refino! Mas enfim, ao atingir 75°C, o clock oscila pra menos e tal, só que isso é suficiente para trazer um impacto significativo na performance? Pergunto isso porque mesmo trocando o cooler BOX pelo atual Hyper 212 Black RGB, eu não senti um ganho super expressivo, apesar da redução na temperatura e do aumento do clock em 100-200 MHz dependendo do cenário; talvez esse sentimento se deve ao fato de eu jogar com foco nos 60 FPS, coisa que o 3600 sobra e muito. Graças a isso, decidi por desativar o CPB, a fim de limitar o clock do meu Ryzen ao seu valor base, o que fez o consumo e a temperatura reduzirem substancialmente.

Falouws :cool:
Realmente os ryzen tem um algoritmo de gerenciamento de energia muito bom , a gente so precisa fixar alguns valores na bios , Vcore , o Vsoc , senão a bios joga valores estratosfericos no modo automatico sem precisar . Atualmente uso um Vcore de 1,31500V e Vsoc de 1,10625V .
 
galera to querendo pegar o Ryzen 1600 AF + a mobo
Placa-Mãe Asus EX-A320M-Gaming, AMD AM4, mATX, DDR4

o que vocês me indicariam, tenho 900 conto pra investir.
900 c/ 1600 AF incluso? Se for é um orçamento bem restrito, indicaria juntar um pouco + e pegar no mín uma Gigabyte b450m ds3h, caso seja 900 só pra mobo, Asrock b450m Steel Legend ou Asus TUF b450 Gaming Plus.
 
A config. está incompleta, vc setou apenas a mobo e o cpu. Enfim, r5 3600 pra uma config. focada só p/ 1080p 60 fps seria é meio exagerada. Recomendo r5 1600AF + Asrock b450m Steel Legend (Gigabyte b450m ds3h, se quiser poupar $$)+ 2x8gb 3000mhz cl15 Crucial Ballistix Sports (inclusive esta memória é o melhor cxb dentro dos modelos similares) + gtx 1660 (rx 570 4gb caso queira economizar uma grana).
Obg pelas dicas, é que não entendo muito de configurações, vou pesquisar sobre esse processador que me indicou, mas como estou montando um Pc do zero quero comprar o Max de peças no mesmo lugar para pegar o mínimo de frete possível.
 
galera to querendo pegar o Ryzen 1600 AF + a mobo
Placa-Mãe Asus EX-A320M-Gaming, AMD AM4, mATX, DDR4

o que vocês me indicariam, tenho 900 conto pra investir.

Considerando que ela tem um dissipador no seu VRM e features presentes em placas mais caras, como revestimento em metal no slot PCI-E da GPU, e que ela está custando quase o mesmo que a Gigabyte AB450M DS3H V2, acredito que possa ser uma boa opção, caso você realmente não deseje fazer overclocking no 1600 AF, coisa que as A320 não permitem.

Realmente os ryzen tem um algoritmo de gerenciamento de energia muito bom , a gente so precisa fixar alguns valores na bios , Vcore , o Vsoc , senão a bios joga valores estratosfericos no modo automatico sem precisar . Atualmente uso um Vcore de 1,31500V e Vsoc de 1,10625V .

O valor do vcore eu deixei inalterado, pois percebi que fazendo undervolting por offset, eu perdia performance mesmo com a CPU aquecendo menos e atingindo clocks maiores por consequência (tem a ver com a questão do VID, que é a tensão que o núcleo pede; quanto mais undervolting por offset você faz, maior fica o valor do VID e isso, por algum motivo, compromete a performance). Já o VSoC eu limitei manualmente a 1.025V, pois em stock ele estava levando o valor para 1.1V, o que achei alto demais pra rodar as minhas memórias na frequência descrita na assinatura.

Como desativei o CPB, o clock chega no máximo a 3600 MHz, com vcore máximo de 1.069V, mas queria ver se conseguia estabilizar nesse clock com um vcore ainda menor. Pena que se mexer no multiplicador, a CPU perde a capacidade de oscilar automaticamente clock e vcore, então prefiro deixar do jeito que está mesmo.

Falouws :cool:
 
Amigo, vi que sua mobo é o mesmo chipset que a minha (B350), segue link para confirmação:


se eu estiver correto (espero estar hehe) me tira uma dúvida. Vi que você usa sua ram em frequencia de 3200. Você fez OC ou a frequência que você usa está na forma natural da sua memória? Se for a segunda opção, poderia me passar o link? Uso de 2400mhz, mas queria usar 3200 num futuro próximo.

Não consegui chegar em 3200, embora seja o clock da memória em questão.
Comprei por um bom preço, logo antes daquele sumiço/mega inflação de RAM no mercado.
Tentei subir o clock, mas, ficou instável...desisti e não tentei mais. Isso foi em 2018.
Como o PC está levando muito fácil sua tarefa, que não é jogo, desencanei...nem sei se a bios está na última versão.
 
O valor do vcore eu deixei inalterado, pois percebi que fazendo undervolting por offset, eu perdia performance mesmo com a CPU aquecendo menos e atingindo clocks maiores por consequência (tem a ver com a questão do VID, que é a tensão que o núcleo pede; quanto mais undervolting por offset você faz, maior fica o valor do VID e isso, por algum motivo, compromete a performance). Já o VSoC eu limitei manualmente a 1.025V, pois em stock ele estava levando o valor para 1.1V, o que achei alto demais pra rodar as minhas memórias na frequência descrita na assinatura.

Como desativei o CPB, o clock chega no máximo a 3600 MHz, com vcore máximo de 1.069V, mas queria ver se conseguia estabilizar nesse clock com um vcore ainda menor. Pena que se mexer no multiplicador, a CPU perde a capacidade de oscilar automaticamente clock e vcore, então prefiro deixar do jeito que está mesmo.

Falouws :cool:

Sim, daria pra melhorar um pouco o desempenho se pudesse fixar um valor de clock sem perder a capacidade de oscilar , manter o processador o tempo todo em frequencia alta mesmo ocioso tem um certo desperdicio . O valor de Vsoc em 1,10625 eu deixei pra ajudar a puxar a crucial de 3000 pra 3777 em 16-19-16-32 , uma coisa que observei é que com a memoria em 1,37V a latencia ficava em 74 ns , elevando pra 1,41V a latencia cai pra 67 ns , ainda estou estudando o meio termo entre latencia e Vmem .
 
Sim, daria pra melhorar um pouco o desempenho se pudesse fixar um valor de clock sem perder a capacidade de oscilar , manter o processador o tempo todo em frequencia alta mesmo ocioso tem um certo desperdicio . O valor de Vsoc em 1,10625 eu deixei pra ajudar a puxar a crucial de 3000 pra 3777 em 16-19-16-32 , uma coisa que observei é que com a memoria em 1,37V a latencia ficava em 74 ns , elevando pra 1,41V a latencia cai pra 67 ns , ainda estou estudando o meio termo entre latencia e Vmem .

Se esse foi o valor indicado pelo DRAM Calc para estabilizar a RAM, então deixe assim. Aqui, ele apontou 1.025V, mas a mobo setava manualmente 1.1V, então foi por isso que decidi mexer manualmente.

Quanto à questão da memória, acho que esse comportamento varia muito de chip pra chip, pois alguns escalam bem com o aumento de tensão, já outros nem tanto. Agora, foi a primeira vez que vi o aumento de tensão interferir diretamente no valor da latência, sem mexer nas demais variáveis da memória. Intrigante... :hmm2:

Falouws :cool:
 
A X570-PRO tem exatamente o mesmo VRM da TUF Gaming X570-Plus (4 fases, contendo 3 MOSFETs de 50A, o que daria tecnicamente uma placa com 12 fases individuais) e, pelo que vi por cima, o que muda (além do design) é a presença do backplate integrado ao I/O da placa, a presença de duas portas USB adicionais, mas sacrificando 2 portas SATA em relação ao modelo TUF.

Já a Steel Legend possui 4 fases, com doublers, totalizando 8 fases com MOSFETs de 50A (não são iguais aos modelos usados pelas placas da Asus); em termos de temperatura, ela é mais quente que as Asus, mas não é nada muito alarmante. Em termos de recursos, ela meio que junta os recursos da PRO e PLUS e acrescenta suporte à WiFi por meio de slot M.2, que pode ser comprada separadamente.

Quanto à compra, vai depender dos recursos você prioriza. Entretanto, qualquer uma delas atenderá muito bem as necessidades energéticas da tua CPU.



Tua mobo deve ter VRM fraco pra dar conta do potencial máximo do 9700K, fora a ausência de possibilidade de fazer OC devido à limitação imposta pelo chipset. Quanto ao cooler, você não o citou na sua assinatura.

Mesmo assim, abortaria o upgrade porque o 9700KF consome muita energia, juntamente com a 2070 Super, e a tua CX550 provavelmente trabalhará muito perto do seu limite. Só a 2070 Super, dependendo do modelo, pode consumir em peak gaming até mais da metade da energia fornecida pela tua fonte, então se você pretende fazer OC na mesma (onde o consumo sobe exponencialmente), é bom pensar na troca da fonte também, já que tem muita fonte dessas baratas que, apesar de conseguir trabalhar em sobrecarga, não conseguem manter o ripple sob controle e não possuem recursos para desarmar a fonte antes que ela se descontrole e cause problemas ao seu equipamento.

Aliás, ao meu ver o 8700K é mais upgrade que o 9700K só pelo fato de ter mais threads e custar menos também.



Sim, mesmo que seja o 9900KS, que consegue trabalhar a 5 GHz em todos os núcleos, fora da caixa, DESDE que você tenha um sistema de refrigeração adequado e uma placa-mãe com VRM de vergonha. Todo mundo está dizendo para você não fazer esse upgrade porque a 10ª geração da Intel vai ser lançada muito em breve e vai trazer Hyperthreading para todos os modelos, o i9 virá com 10 núcleos e o i7 tomará o lugar do atual 9900K em termos de núcleos/threads. Essa futura plataforma NÃO SERÁ COMPATÍVEL COM A 9ª GERAÇÃO, então se você quiser futuramente trocar teu 9900K/F/S pelo 10900K, não poderá fazê-lo sem trocar a placa-mãe junto, o que vai encarecer consideravelmente o upgrade. Já no caso dos Ryzen 3000, caso você deseje trocá-lo por um Ryzen 4000 quando o mesmo for lançado (e que promete trazer um novo salto considerável de performance no IPC), isso será possível sem trocar a placa-mãe, pois o mesmo usará o mesmo socket AM4 atual.

Quanto à questão do Ryzen, você confundiu alhos com bugalhos. Todos os processadores, sejam da Intel ou AMD, ganham performance quanto maior for a banda de memória/menor a latência, só que os Ryzen se beneficiam muito mais disso devido à diferença interna em sua arquitetura. O Peperaio, que você diz assistir o conteúdo, fez um vídeo há algumas semanas mostrando a diferença de desempenho do Ryzen 3600 usando memórias 2400, 3000, 3200, 3400 e 3600 MHz, rodando apenas no XMP (ou seja, não teve fine tuning das latências como o Hardware Unboxed fez nesse outro vídeo, e que melhoram ainda mais a performance do Ryzen), e ele constatou que existe ganhos consideráveis ao sair de memórias 2400 MHz para 3000 MHz; ele também identificou que existem ganhos ao sair de 3000 MHz para memórias 3200 MHz ou superiores, só que eles são menores em comparação ao valor pedido por esses kits mais velozes, o que nem sempre compensa. O que ele indicou, como custo x benefício, foram os kits de 3000 MHz, que entregam performance bacana e 16GB (2x8GB) custam na faixa dos R$ 500 ou menos, dependendo do modelo/loja/promoção, porém, quem quiser tirar leite de pedra, sempre tem a opção de comprar um kit mais caro ou tentar overclocking no kit mais lento. A decisão vai de cada um, mas eu JAMAIS, na atual conjuntura, trocaria um Ryzen por um Intel devido essa questão das memórias...

Casual Games, apesar de ser um canal simples, eu confio no conteúdo. Peperaio depende muito do que ele produz, pois nem sempre as conclusões que ele toma são adequadas para o cenário analisado. Tito eu não conheço e o PC Facts é bem de lua: tem até vídeos bons, mas alguns deixam a desejar, especialmente quando ele deixa os nervos a flor da pele... Seria bom você começar a acompanhar canais gringos também, que trazem um conteúdo bem didático e até mais completo pelo fato deles terem acesso a uma maior quantidade de componentes para testar.

Enfim, se quiser insistir no erro de "investir" em Intel agora, é por sua conta e risco, mas eu com certeza revisaria essa configuração, pois a mesma está bem desequilibrada em termos de performance (muita CPU pra pouca GPU e RAM). Quanto ao resto, o @sephirotic já me poupou o trabalho de digitar, então analise tudo e decida o melhor caminho pro seu bolso.

Falouws :cool:
Tudo bem, oq consigo montar na plataforma Ryzen com R$5200 em mãos? De preferência, comprar tudo na KaBuM e talvez a RAM no ML (Vi que 3600MHz tá por 700 pila lá). Dá pra montar uma config com um 3700/3800x? Confesso que tenho esse preconceito com AMD pq já tive FX e uma 7850 e minhas experiências não foram boas. Quero uma máquina que eu não precise trocar peça por 3 anos no minimo. Desde já agradeço.
 
Se esse foi o valor indicado pelo DRAM Calc para estabilizar a RAM, então deixe assim. Aqui, ele apontou 1.025V, mas a mobo setava manualmente 1.1V, então foi por isso que decidi mexer manualmente.

Quanto à questão da memória, acho que esse comportamento varia muito de chip pra chip, pois alguns escalam bem com o aumento de tensão, já outros nem tanto. Agora, foi a primeira vez que vi o aumento de tensão interferir diretamente no valor da latência, sem mexer nas demais variáveis da memória. Intrigante... :hmm2:

Falouws :cool:
Sim, partindo do DRam calc como referencia , ele apontou que meus chips poderiam alcançar mais de 3900 porem com o infinity fabric indo num limite de 1866 , nem tentei passar de 3777.
Com relação Às latencias, foi meio que por acaso que percebi isso , tava so tentando subir valores de leitura , escrita e copia no aida 64 e mais de uma vez percebi que quando deixava em 1,41 ou 1,42 a latencia caia , enquanto que com valorez na faixa dos 1,36 , 1,37 , a latencia tendia a subir .

Outros valores que setei manualmente na bios foram :
Vddg ccd e o Vddg iod , ambos em 1,030V ,
Cldo Vddp em 0,930V ,
Vtt ddr em 0,780V ,
Vpp mem em 2,515 ,
 
Pessoal, uma dúvida, comprei a steel legend e um ssd, vou usar ssd e hd, no caso, na hora q eu instalar o windows no ssd, e for dar o boot, ele ja vai reconhecer o ssd como principal ou preciso alterar algo na bios antes de instalar o windows.
 
O que acham dessa config? Fica
R$ 4.557,49 à vista no boleto. Mudariam o 3800x por um 3900x? O 3900x precisa de watercooler se rodar ele em stock?

SSD eu já tenho e a placa de vídeo eu vou parcelar no cartão. Uma 1660 super ou RTX 2060 normal, estou em dúvida ainda.
 
O que acham dessa config? Fica
R$ 4.557,49 à vista no boleto. Mudariam o 3800x por um 3900x? O 3900x precisa de watercooler se rodar ele em stock?

SSD eu já tenho e a placa de vídeo eu vou parcelar no cartão. Uma 1660 super ou RTX 2060 normal, estou em dúvida ainda.

Dá pra economizar comprando em outras lojas:

Ryzen 3800X
Placa mãe recomendo estas duas: Asus TuF X570-Plus
Asrock X570 Phantom Gaming

Se quiser um Ryzen 3900X tem um na promoção na loja dos mil gigas com um cooler bacana pra deixar ele overclockado de boas(não hard, mas já dá melhor que o box da AMD):

Fonte eu recomendo que seja full modular pra deixar só os fios que utilizará no gabinete, tem a XTR2 XFX que é mto boa, inclusive comprei uma pra mim:
 
Dá pra economizar comprando em outras lojas:

Ryzen 3800X
Placa mãe recomendo estas duas: Asus TuF X570-Plus
Asrock X570 Phantom Gaming

Se quiser um Ryzen 3900X tem um na promoção na loja dos mil gigas com um cooler bacana pra deixar ele overclockado de boas(não hard, mas já dá melhor que o box da AMD):

Fonte eu recomendo que seja full modular pra deixar só os fios que utilizará no gabinete, tem a XTR2 XFX que é mto boa, inclusive comprei uma pra mim:
Amei o preço do 3900x com o cooler extra. Ele sendo 12/24, vai segurar quantos anos de boa sem precisar de up? Vou pegar essa X570 TUF da GK também. O que você acha dessa mémoria:
? Vai casar bem com o 3900x?
 
Amei o preço do 3900x com o cooler extra. Ele sendo 12/24, vai segurar quantos anos de boa sem precisar de up? Vou pegar essa X570 TUF da GK também. O que você acha dessa mémoria:
? Vai casar bem com o 3900x?

Com um 3900X vc fica por uns bons anos sem precisar trocar de CPU, o msm aconteceria se optasse pelo 3800X tmb, mas eu entendo a vontade de sempre ter um melhor, hehe.
Sobre a memória, ela é boa sim, vai na fé.
 
Tudo bem, oq consigo montar na plataforma Ryzen com R$5200 em mãos? De preferência, comprar tudo na KaBuM e talvez a RAM no ML (Vi que 3600MHz tá por 700 pila lá). Dá pra montar uma config com um 3700/3800x? Confesso que tenho esse preconceito com AMD pq já tive FX e uma 7850 e minhas experiências não foram boas. Quero uma máquina que eu não precise trocar peça por 3 anos no minimo. Desde já agradeço.

Não posso precisar com exatidão a configuração, já que os preços e disponibilidade em estoque variam conforme as lojas, além da questão do dólar que pesa bastante. O que posso afirmar, entretanto, é que daria para montar uma configuração muito boa, seja com 8 ou 12 núcleos, 2x8GB DDR4, placa-mãe X570 (oferece mais recursos que as X470, e estão custando basicamente o mesmo), fonte decente, e por aí vai.

Eu entendo que experiências ruins no passado te fizeram pensar com olhar torto para a AMD no momento, mas felizmente a empresa que fabricava os FXs ficou no passado (espero que continue assim) e o seu novo produto, o Ryzen, mostra exatamente isso.

Sim, partindo do DRam calc como referencia , ele apontou que meus chips poderiam alcançar mais de 3900 porem com o infinity fabric indo num limite de 1866 , nem tentei passar de 3777.
Com relação Às latencias, foi meio que por acaso que percebi isso , tava so tentando subir valores de leitura , escrita e copia no aida 64 e mais de uma vez percebi que quando deixava em 1,41 ou 1,42 a latencia caia , enquanto que com valorez na faixa dos 1,36 , 1,37 , a latencia tendia a subir .

Outros valores que setei manualmente na bios foram :
Vddg ccd e o Vddg iod , ambos em 1,030V ,
Cldo Vddp em 0,930V ,
Vtt ddr em 0,780V ,
Vpp mem em 2,515 ,

No meu caso, não tentei superar os 1.35V, então não sei dizer se existe esse mesmo efeito nas minhas Samsung B-Die, mas depois que tiver mais tempo farei o teste em 2400 MHz pra ver se saindo de 1.2V para 1.35V existe alguma alteração nesse sentido.

No que diz respeito às demais tensões que ele pede para serem alteradas, acho que deixei em stock mesmo, pois os valores que a calculadora mostrava eram compatíveis com aquilo que a placa-mãe estava aparentemente entregando em stock. Mas, também, não fiz "OC" por assim dizer, já que minhas memórias rodam nativamente a 3733 MHz, fiz apenas um tuning de frequência/latência pra tentar achar o ponto de equilíbrio, mas provavelmente terei que rever alguma coisa. Quero muito colocar o tRCD em 16 ou menos :feelbad:

Pessoal, uma dúvida, comprei a steel legend e um ssd, vou usar ssd e hd, no caso, na hora q eu instalar o windows no ssd, e for dar o boot, ele ja vai reconhecer o ssd como principal ou preciso alterar algo na bios antes de instalar o windows.

Se você adicionar apenas o SSD ao PC, no momento da instalação do OS, e fizer esta instalação usando o modo UEFI, o SSD ficará como dispositivo de boot primário e o HD contendo seus dados ficará como secundário.

O que acham dessa config? Fica
R$ 4.557,49 à vista no boleto. Mudariam o 3800x por um 3900x? O 3900x precisa de watercooler se rodar ele em stock?

SSD eu já tenho e a placa de vídeo eu vou parcelar no cartão. Uma 1660 super ou RTX 2060 normal, estou em dúvida ainda.


Se você substituir o 3800X pelo 3900X, comprando tudo na Kabum, vai acabar estourando teu orçamento pouco mais de R$ 300. Se é possível fazer esse esforço financeiro, no seu lugar eu o faria, pois você passará muito tempo sem se preocupar com upgrade de CPU, apesar de ter a opção de trocar esse 3900X por um 3950X ou por algum exemplar da futura 4ª geração. Opção não quer dizer a necessidade de realizar tal troca, mas a possibilidade dela existir e de poder ser feito caso necessário. Não há necessidade de usar WC para rodar o 3900X em stock, pois um bom cooler a ar faria esse trabalho muito bem:



Talvez em atividades que exijam 100% de todas as threads seja necessário acrescentar uma fan adicional para reforçar o fluxo de ar, mas pra jogos, que até o presente momento não usam a capacidade total desse chip, não há necessidade. O vídeo exemplifica um cooler da Noctua (que nem sempre é amigável nos preços), mas acredito que qualquer cooler a ar do tipo torre, com fan de 120 mm e 4 heatpipes, daria conta do recado :true:

Existe uma boa diferença de performance entre a 1660 Super e a RTX 2060 (segundo o TechPowerUp, a 2060 é 20% mais forte em média). A 2060 já coloca o pé no território dos 1440p e te permite jogar em 1080p acima dos 60 FPS com excelente qualidade, enquanto que a 1660 Super, apesar de ser uma boa placa, fica mais restrita ao 1080p com boa qualidade e até pode arriscar os 1440p, desde que se freie a qualidade gráfica para manter os frames elevados. Pela maior potência, eu ficaria tentado a pegar a 2060 caso caiba no orçamento, mas a compraria pelo extra na performance e não pelo extra em features, como rodar Ray Tracing, já que ela não tem potência suficiente para ativar este efeito mantendo a qualidade/resolução elevadas, sem afetar drasticamente a performance.

Amei o preço do 3900x com o cooler extra. Ele sendo 12/24, vai segurar quantos anos de boa sem precisar de up? Vou pegar essa X570 TUF da GK também. O que você acha dessa mémoria:
? Vai casar bem com o 3900x?


Vi aqui que o @Alberth-OC te indicou algumas peças, em outras lojas, e você acatou as indicações dele que, por sinal, foram muito boas. Com certeza, teria feito as mesmas indicações, em especial da fonte: pelo projeto que tem (da Seasonic, um dos melhores fabricantes de fontes do mundo), tendo eficiência Gold, sendo completamente modular e custando esse preço, eu não pensaria 2x em pegar esse modelo da XFX, sinceramente.

Quanto à questão da memória, já que você meio que desencanou de comprar tudo no mesmo lugar para economizar no frete (entendo perfeitamente a sua situação e queria ter feito algo similar na época que comprei minhas peças; até consegui comprar 2 das 5 peças do meu upgrade numa mesma loja, mas como foram em momentos diferentes, acabei tendo que pagar mais de 1 frete do mesmo jeito :feelbad: ), pesquisei na Pichau e vi que está oferecendo uma boa variedade de kits de memória, com velocidades de 3200 MHz ou superior, e com bons preços. Postarei abaixo, da mais barata para a mais cara, os modelos que me gerou interesse:

Até R$ 450:

MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE DARK ZA 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ PRETA, TDZAD416G3200HC16CDC01 (a mais barata de todas; as latências não são das melhores, mas diante do preço não há muito que se possa fazer).

Até R$ 500:

MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE DARK ZA 16GB (2X8) DDR4 3600MHZ PRETA, TDZAD416G3600HC18JDC01 (há um salto significativo na frequência, mas as latências sobem de igual modo, o que acaba sendo meio que "elas por elas"; talvez fosse viável pegar essa memória pra tentar tuná-la a trabalhar um pouco mais lenta que 3600 MHz, porém com latências mais arrochadas, mas acho que, pela diferença no preço, ainda teria preferência pelo modelo anterior).

Até R$ 530:

MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE DARK ZA 16GB (2X8) DDR4 4000MHZ PRETA, TDZAD416G4000HC18JDC01 (considerando que ela tem as mesmas latências do modelo de 3600 MHz, ela é uma melhor compra devido à diferença no preço; não a compraria para rodá-la a 4000 MHz, pois nesse estado há um aumento interno na latência de comunicação do Ryzen, e consequentemente uma perda de performance, pelo fato de que, acima de 3733 MHz, o clock da memória RAM e do Infinity Fabric trabalham em modo assíncrono na razão 2:1, mas a compraria para rodá-la numa frequência menor, com latências mais arrochadas).

Até R$ 540:

MEMORIA G.SKILL TRIDENT Z 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ CINZA/VERMELHO, F4-3200C16D-16GTZB (mesmas especificações da memória de até R$ 450 que citei, com um adicional premium; não sei se usa os mesmos chips de memória do modelo da Team Group, mas eu só pagaria a diferença SE tivesse gostado MUITO da "buniteza" dela).

Até R$ 550:

MEMORIA G.SKILL TRIDENT Z 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ CINZA, F4-3200C16D-16GTZSK (memória com as mesmas especificações do modelo anterior, porém usa um estilo de cores diferente nos dissipadores; ao meu ver, mesmo sendo mais bonita, não vale a diferença).

MEMORIA CORSAIR VENGEANCE LPX 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ PRETO, CMK16GX4M2Z3200C16 (não sei se usa os mesmos chips, mas possui as mesmas specs da G.Skill, mudando apenas o dissipador; pela garantia nacional vitalícia, até poderia cogitar a compra, mas eu ficaria mais tentado em pegar a Team Group de 4000 MHz).

MEMORIA CORSAIR VENGEANCE LPX 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ PRETA, CMK16GX4M2B3200C16 (exatamente a mesma memória citada acima, porém usando chips diferentes. Não sei qual seria a melhor para overclocking, mas vi uma vez no Reddit que as Corsair que contém "Z" no part number tem melhor compatibilidade com as placas-mães AM4. pensando dessa forma, entre esses dois ficaria com o modelo anterior).

Até R$ 650:

MEMORIA CORSAIR VENGEANCE RGB PRO 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ PRETA, CMW16GX4M2C3200C16 (mesmas especificações das Corsair anteriores, mas com adicional premium do RGB, que nem todo mundo curte).

MEMORIA CORSAIR VENGEANCE RGB PRO 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ BRANCO, CMW16GX4M2C3200C16W (similar à memória anterior, só que na cor branca).

Até R$ 699:

MEMORIA G.SKILL TRIDENT Z RGB 16GB (2X8) DDR4 3600MHZ PRETA, F4-3600C19D-16GTZRB (premium RGB com maior frequência, mas tem latência maior também. Devido ao aumento substancial no preço, não creio que compensa sua aquisição).

Até R$ 720:

MEMORIA G.SKILL TRIDENT Z NEO RGB 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ PRETA/PRATA, F4-3200C16D-16GTZN (similar à G.Skill 3200 MHz CL16 que citei anteriormente, mas possui dissipador um pouco diferente e, supostamente, é otimizada para a plataforma da AMD. Definitivamente não tem a melhor relação custo x benefício e, ao meu ver, não vale o premium pedido).

Até R$ 800:

MEMORIA CORSAIR VENGEANCE RGB PRO 16GB (2X8) DDR4 3600MHZ BRANCA, CMW16GX4M2C3600C18W (no papel, até tem specs razoáveis, mas pelo preço, com certeza tem coisa melhor).

Até R$ 830:

MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE DARK ZA 32GB (2X16) DDR4 3200MHZ PRETA, TDZAD432G3200HC16CDC01 (se for pra pagar mais de R$ 800 numa RAM, hoje, que seja num modelo com Samsung B-Die decente, ou então num kit com 32GB, como esse aí).

Até R$ 900:

MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE DARK ZA 32GB (2X16) DDR4 3600MHZ PRETA, TDZAD432G3600HC18JDC01 (similar à opção anterior, mas rodando numa frequência maior, porém com latências pioradas; diante do salto substancial no preço, eu preferiria ficar com o kit anteriormente citado).

A decisão agora é sua, mas eu ficaria em dúvida entre pegar a Team Group 4000 MHz 16GB (a fim de fazer um fine tuning na mesma) ou esse kit 32 GB, 3200 MHz, de mesma marca.

EDIT: como alternativa aos modelos citados, temos também as Crucial Ballistix Sport LT 3000 MHz CL15 e 3200 MHz CL16, que custam na mesma faixa das Team Group de entrada, mas vem com chips de memória conhecidos pela sua compatibilidade com o Ryzen e pela sua capacidade de overclock (Micron E-Die). Se encontrá-las mais baratas, melhor ainda.

Falouws :cool:
 
Última edição:
Minha ram está em 3800. Onde vejo se o IF está 1:1 ou 2:1?
 
... No meu caso, não tentei superar os 1.35V, então não sei dizer se existe esse mesmo efeito nas minhas Samsung B-Die, mas depois que tiver mais tempo farei o teste em 2400 MHz pra ver se saindo de 1.2V para 1.35V existe alguma alteração nesse sentido.

No que diz respeito às demais tensões que ele pede para serem alteradas, acho que deixei em stock mesmo, pois os valores que a calculadora mostrava eram compatíveis com aquilo que a placa-mãe estava aparentemente entregando em stock. Mas, também, não fiz "OC" por assim dizer, já que minhas memórias rodam nativamente a 3733 MHz, fiz apenas um tuning de frequência/latência pra tentar achar o ponto de equilíbrio, mas provavelmente terei que rever alguma coisa. Quero muito colocar o tRCD em 16 ou menos :feelbad: ...


Falouws :cool:

Quando tentei jogar a Crucial 3000 pro alto , ficou muito dificil depois dos 3600 pra manter tcl em 16 com os secundarios , terciarios , termination block e cad_bus block em auto , so depois de fixar cada valor especifico na bios é q fui conseguindo estabilizar e chegar em 3777 , de fato é chato ter que fixar 42 parametros diferentes e principalmente tentar achar equilibrio no meio disso .
Acredito que quanto menos parametros ficarem em auto , melhor a chance de extrair o maximo da memoria .
 
Já tentaram 3600 CL14?
Aqui tô com medo de tentar e zuar tudo.
 
3600 cl14 , muito dificil , somente ram de altissimo custo , consegue .
Sua Ram deve ser parecida com a minha Crucial Ballistix Sport Lt 2x8GB 3000mhz , então se vc ja consegue chegar em 3800 cl16 , é um otimo over , quanto ao infinity fabric , acredito estar em 1;1 caso contrario não conseguiria manter o cl16 , por causa do pulo na latencia que o 2:1 causaria .
 
Última edição:
3600 cl14 , muito dificil , somente ram de altissimo custo , consegue .
Sua Ram deve ser parecida com a minha Crucial Ballistix Sport Lt 2x8GB 3000mhz , então se vc ja consegue chegar em 3800 cl16 , é um otimo over , quanto ao infinity fabric , acredito estar em 1;1 caso contrario não conseguiria manter o cl16 , por causa do pulo na latencia que o 2:1 causaria .
Entendi. Consegui graças ao colega @Arris, que me passou as configs dele.
Obrigado pelo retorno.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo