3770k e MSI Z77 falha Code 99

Diablo

Since 2001
Registrado
Pessoal,

Computador da assinatura estava funcionando normalmente no windows, ao desligar o computador percebi que o desligamento demorou ao ponto que pensei que tivesse "travado".
Ao reiniciar o computador pra verificar, identifiquei o erro "99" na placa mãe e no canto do monitor. Pelo manual da MSI MPower Z77 :

Console Output/Input devices/Console initialization and Load Option ROM (VGA, RAID, parallel ports, serial ports……)

Existem sites que recomendam resetar e clear na bios e mudar de bios A para B, porem o problema persiste.
Desmontei o computador inteiro e remontei com o fundamental para ligar e o problema também continuou.

Apos realizar testes com/sem diversos componetes não obtive sucesso, alguém tem alguma sugestão?
 
Última edição:
Pelo visto vc testou tudo que era possivel, provavelmente é defeito na placa mãe, talvez no super IO ai só mandando para assistencia para confirmar, eu diria que poderia ser problema de bios mas vc testou nas 2 e não foi então é provavel que seja o super IO ou alguma coisa que alimenta ele, ao menos se for problema nele a peça é barata e vende na aliexpress.

 
Pelo visto vc testou tudo que era possivel, provavelmente é defeito na placa mãe, talvez no super IO ai só mandando para assistencia para confirmar, eu diria que poderia ser problema de bios mas vc testou nas 2 e não foi então é provavel que seja o super IO ou alguma coisa que alimenta ele, ao menos se for problema nele a peça é barata e vende na aliexpress.

Por esse preço vale a pena fácil tentar consertar. O modelo da minha placa é exatamente esse?

Vou pesquisar a respeito da possibilidade de trocar esse chip.

Muito obrigado pela sugestão.
 
Por esse preço vale a pena fácil tentar consertar. O modelo da minha placa é exatamente esse?

Vou pesquisar a respeito da possibilidade de trocar esse chip.

Muito obrigado pela sugestão.

Creio que seja exatamente esse o AD, mas tem que olhar na sua placa pq podem ter diferença de revisões, só uma coisa não é tão facil na verdade, soldar essa peça na placa é bem trabalhoso tanto que normalmente o pessoal compra 2 para caso tenha problema na soldagem, por isso é melhor vc mandar para assitencia, eu conheço a Getech que faz o serviço, mas considere que deve sair por uns 300 reais ou mais, talvez seja a hora de vc pensar em fazer upgrade, eu pessoalmente enviaria para a assistencia e se o reparo ficasse muito mais que 300 ou não tivesse reparo venderia o i7 e as memorias e partiria para um ryzen.
 
Creio que seja exatamente esse o AD, mas tem que olhar na sua placa pq podem ter diferença de revisões, só uma coisa não é tão facil na verdade, soldar essa peça na placa é bem trabalhoso tanto que normalmente o pessoal compra 2 para caso tenha problema na soldagem, por isso é melhor vc mandar para assitencia, eu conheço a Getech que faz o serviço, mas considere que deve sair por uns 300 reais ou mais, talvez seja a hora de vc pensar em fazer upgrade, eu pessoalmente enviaria para a assistencia e se o reparo ficasse muito mais que 300 ou não tivesse reparo venderia o i7 e as memorias e partiria para um ryzen.
estava cogitando fazer up para 9700k ou 3700x, porém não queria gastar esse dinheiro agora, por isso até uns 300 e poucos reais eu pagaria fácil pra corrigir esse problema.

Consegues me passar o contato de alguém que consiga fazer esse serviço? De preferência com essa peça em mãos heheheh
 
A gtechinfo está atendendo apenas em Goiânia, o que envolve frete longo e caro do Rio de Janeiro.

Vocês conhecem alguma loja no Rio que faça esse tipo de serviço?

Acabei encontrando a "soluciomatica" que aparentemente é a mais avaliada em serviços de reparo. Acredito que vale a pena levar em mãos primeiramente sem custo pra avaliarem e só depois ver a necessidade de enviar pra Goiânia.
 
A gtechinfo está atendendo apenas em Goiânia, o que envolve frete longo e caro do Rio de Janeiro.

Vocês conhecem alguma loja no Rio que faça esse tipo de serviço?

Acabei encontrando a "soluciomatica" que aparentemente é a mais avaliada em serviços de reparo. Acredito que vale a pena levar em mãos primeiramente sem custo pra avaliarem e só depois ver a necessidade de enviar pra Goiânia.

Eu só conheço a Getech, esse tipo de reparo é bem dificil de achar alguem confiavel, tem a filial de sao paulo que talvez tenha saido da franquia mas pode só ter mudado de nome e estar atendendo ainda, tb acho inviavel frete de sp para goiania.
 
Placa mãe linda essa Diablo parabéns eu também tenho um 3770k e uma z77 msi g43 é um modelo mais simples porém não consigo passar dos 4.5Ghz no OC o computador congela ou da tela azul não sobe o windows, deve ser processador chip mesmo ou a placa mãe não dá conta não sei.... enfim que pena amigo se conseguir resolver nos conte por favor, eu também fico com pé atrás do meu setup der pau e ter que montar outro kit, porém esse dia vai chegar infelizmente. e dependendo do preço eu pagaria para arrumar... o preço dos equipamentos hoje em dia é meio salgado porém não tem pra onde correr por isso fica a questão de salvar uma baita placa mãe para o guerreiro 3770k. flws abraço e boa sorte !
 
Placa mãe linda essa Diablo parabéns eu também tenho um 3770k e uma z77 msi g43 é um modelo mais simples porém não consigo passar dos 4.5Ghz no OC o computador congela ou da tela azul não sobe o windows, deve ser processador chip mesmo ou a placa mãe não dá conta não sei.... enfim que pena amigo se conseguir resolver nos conte por favor, eu também fico com pé atrás do meu setup der pau e ter que montar outro kit, porém esse dia vai chegar infelizmente. e dependendo do preço eu pagaria para arrumar... o preço dos equipamentos hoje em dia é meio salgado porém não tem pra onde correr por isso fica a questão de salvar uma baita placa mãe para o guerreiro 3770k. flws abraço e boa sorte !
Essa placa da MSI quando comprei era a intermediaria e já é excelente. Aqui uso 1.25v pra 4700Mhz.

Computador ficou fora da tomada de sexta até terça, cheguei agora, coloquei na tomada pra uma ultima esperança, ele deu boot e foi pra bios, sai da bios, salvou, iniciou e deu codigo 99 mais uma vez.


Ontem a noite fiz a mesma coisa, desliguei da tomada, deixei sem a bateria a noite inteira, hoje de manhã o computador ligou e consegui entrar na bios, mas depois de 30 segundos ele reiniciou e apresentou código 99 mais uma vez.

Alguma nova sugestão?
 
Última edição:
Placa enviada para Getech de SP, em duas semanas tive o retorno do sucesso do conserto. 😄

Foi necessário realizar solda no Fintek F71889AD

 
Placa enviada para Getech de SP, em duas semanas tive o retorno do sucesso do conserto. 😄

Foi necessário realizar solda no Fintek F71889AD


Massa, show de bola. O que achou do atendimento e do preço?
 
Massa, show de bola. O que achou do atendimento e do preço?
Atendimento achei bom, acompanhamento por whatsapp, contrato por e-mail, etc, empresa bem profissional.
O preço achei "OK", foi o mesmo valor que uma empresa menor aqui do Rio me cobrou pra tentar fazer o serviço, mas acabaram não conseguindo e enviei pra Getech.

A placa voltou a apresentar o mesmo problema, enviei novamente pra São Paulo essa semana.
Eles tem processo pra atendimento a garantia.... vamos ver o que vai dar.
 
Atendimento achei bom, acompanhamento por whatsapp, contrato por e-mail, etc, empresa bem profissional.
O preço achei "OK", foi o mesmo valor que uma empresa menor aqui do Rio me cobrou pra tentar fazer o serviço, mas acabaram não conseguindo e enviei pra Getech.

A placa voltou a apresentar o mesmo problema, enviei novamente pra São Paulo essa semana.
Eles tem processo pra atendimento a garantia.... vamos ver o que vai dar.
Entendi. Cobriram esse frete pra mandar de novo?
 
Entendi. Cobriram esse frete pra mandar de novo?
Se o novo problema estiver relacionado com o serviço que foi feito sim, o frete de ida e volta é cobrido
 
Resussitando o tópico.

Necessito comprar esse componente:
fintek_superio.jpg



Porem só acho com código FINTEK F71889AD com os demais códigos A27LAC COFP97.1 diferentes.... não tem chance de funcionar, correto?

 
O importante nesses ICs é a primeira linha, que especifica o modelo. As de baixo são usadas pra lote, local e data de fabricação e etc.

Se a placa está apresentando problema no mesmo componente o problema está em outro lugar. É como trocar um fusível que estoura logo em seguida. Não adianta ficar trocando repetidas vezes o componente, visto que o mesmo está sendo danificado por um segundo agente.
 
Resussitando o tópico.

Necessito comprar esse componente:
fintek_superio.jpg



Porem só acho com código FINTEK F71889AD com os demais códigos A27LAC COFP97.1 diferentes.... não tem chance de funcionar, correto?


Essa foto é da sua mobo? Rapaz, a soldagem ficou bonita.
Grande chance de ser o mesmo SIO, só que as linhas embaixo são mais de revisão na linha de produção.

Se eu fosse você, buscaria o datasheet do componente, pra encontrar as funções dos pinos, e buscaria outro modelo de SIO pra substituir. Nuvoton por exemplo, que é usado nas demais placas. Irei dar uma olhada pra ver se encontro algo e te digo um similar, pra ver se o defeito deixa de existir.

Se a placa está apresentando problema no mesmo componente o problema está em outro lugar. É como trocar um fusível que estoura logo em seguida. Não adianta ficar trocando repetidas vezes o componente, visto que o mesmo está sendo danificado por um segundo agente.

Essa dica é importante, as vezes o defeito nem é mais o SIO, e sim outra coisa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo