• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

Mas a oferta não ajuda, nos Aircoolers há várias opções entre os 100~200 reais e um abismo($) até os melhores tipo o Assassin III e o NH-D15 (por exemplo), e vários WCs estão neste meio termo.


Eu discordo um pouco dessa parte.
Os Scythes, por exemplo, podem muito bem preencher esse espaço aí, inclusive com alguns deles se aproximando muito dos tops da Noctua em termos de performance.
O problema é que no Brasil isso é um pouco mais crítico, e o coronga terminou de bagunçar tudo.

Aqui não se acha um Arctic Freezer 34 Esports Duo (custo benefício top) nem com importadores...
 
Eu discordo um pouco dessa parte.
Os Scythes, por exemplo, podem muito bem preencher esse espaço aí, inclusive com alguns deles se aproximando muito dos tops da Noctua em termos de performance.
O problema é que no Brasil isso é um pouco mais crítico, e o coronga terminou de bagunçar tudo.

Aqui não se acha um Arctic Freezer 34 Esports Duo (custo benefício top) nem com importadores...
Ainda há opção de alguns Bequiet, são excelentes também:
 
Galera alguem pode me indicar fans PWM de 120mm com boa pressão para radiador de 45mm ? não precisa ter led e muito menos RGB, aqui eu uso 8 fans Cougar Vortex mas não acho mais dela pra comprar


Alguem que já tenha usado AirCooler E Watercooler, conseguiram enxergar uma diferença expressiva em relação a temperatura em full load nos jogos???? Eu pergunto isso porque eu mesmo já tenho meu voto a favor de Aircooler em relação a Preço x Performance, mas muita gente fica criticando aircooler sempre que possível, queria apenas saber se sou uma minoria tão expressiva assim.... (Meu Aircooler é um Cooler Master MA610P, e jogando nunca passa de 75º de CPU nos games mais pesados como AC:Odyssey)
Bom aqui eu uso WC custom com um radiador de 480mm por 45mm com 6 fans Cougar Vortex e quando era apenas no processador não passava de 42°, hoje uso a RTX 2080 Super no msm loop e o maximo q eu registrei foi 57° tanto na placa de video como o processador, detalhe q uso as fans com no maximo 50% de rotação e aqui elas são inaudiveis, quando eu escuto algum ruido no PC é de uma fan akasa viper de 140mm q tenho desde 2014 e já acho q estou precisando trocar ela

Confesso q nunca usei um Air cooler de qualidade então não posso comparar muito, já WC selados eu tive corsair H100i, H80GT e Thermaltake Water 3.0 e nos 3 era normal o processador bater 60° e até 72° em dias muitos quentes fora o ruido irritante, os da corsair msm eu achei super barulhentos, então oq posso dizer q pelo menos no meu caso a diferença de um WC custom para um selado foi bem grande

Sem contar o radiador de 480mm q esta pra chegar eu gastei R$1200 nesse WC custom, contando com os 2 radiadores de 480mm deu R$1550 mas lembrando q foi um investimento para a CPU e GPU e no meu caso valeu muito a pena pois sou super chato com barulho ainda mais q sou trabalhador noturno então sempre q jogo no PC é nas minha folgas e sempre durante a madrugada toda e como tem mais gente aqui em casa o silencio acaba sendo uma prioridade

Tem outro radiador de 480mm q comprei e deve chegar lá para o final de maio

OBS: esse valor q eu gastei no WC custom foi com peças boas como waterblock barrow cheio de firulas, bomba D5 e tubo rigido, se tivesse usado block e bomba mais simples e mangueiras eu teria economizado pelo menos uns R$500
 
Galera, no quesito CxB, qual desses vocês pegariam levando em conta um processador i5 8600k (não tenho intenção de usar pra OC, só comprei a versão com "K" pois estava mais barata)

Corsair H60 - R$290

Corsair H75 - R$399

Corsair H80i v2 - R$434

Corsair H100i - R$455
 
Galera, no quesito CxB, qual desses vocês pegariam levando em conta um processador i5 8600k (não tenho intenção de usar pra OC, só comprei a versão com "K" pois estava mais barata)

Corsair H60 - R$290

Corsair H75 - R$399

Corsair H80i v2 - R$434

Corsair H100i - R$455
Como não vai fazer overclock, acho que um h60 já dá, mas vi que ele tem um problema de fixação, e a diferença dos outros fica pequena, nesse caso, seria melhor pegar o h75 que custa menos, ou o h100i que já é de 240mm(acho que seria a melhor opção, se desconsiderar o h60)
 
@neo666 Concordo com vc e com o rapaz que falou que no Brasil os preços tao foda kkkkk.
Os topo do Custo x Beneficio no brasil realmente é complicado, enquanto WC tem pra escolher a esmo. Eu mesmo sou um grande fã da BeQuiet!, mas nunca vou achar por um preço bacana como lá fora.
Alguem aqui tem um Ryzen 5 2600 ou similar com um WaterCooler potente pra fazer um teste de temperatura em Benchmark pra fazer alguns experimentos???
 
Galera, no quesito CxB, qual desses vocês pegariam levando em conta um processador i5 8600k (não tenho intenção de usar pra OC, só comprei a versão com "K" pois estava mais barata)

Corsair H60 - R$290

Corsair H75 - R$399

Corsair H80i v2 - R$434

Corsair H100i - R$455

Creio que o H75 não compensa muito pelo preço, é como se fosse o H60 com duas fans.
Geralmente a segunda fan não traz ganho muito significativo.

Os modelos mais novos da Corsair a bomba usa alimentação pelo cabo sata.

Em modelos mais antigos a bomba usa alimentação pelo conector da placa mãe daí lembrar que ela precisa funcionar em 12V.
Assim dependendo da placa mãe pode ser necessário desativar o controle de rotação do conector da bomba na bios.

Como não vai fazer overclock, acho que um h60 já dá, mas vi que ele tem um problema de fixação, e a diferença dos outros fica pequena, nesse caso, seria melhor pegar o h75 que custa menos, ou o h100i que já é de 240mm(acho que seria a melhor opção, se desconsiderar o h60)

Esses relatos da Corsair em plataforma Intel são por conta de falta de contato com o cpu, com folga no backplate mesmo apertando o bloco.
Na minha opinião não é problema do mecanismo de retenção em si mas pode ser algum detalhe da placa mãe como espessura do pcb.

Já tive uma placa mãe da Asus a qual já instalei o Seidon, Corsair e Deepcool Maelstrom.
Justamente com o Maelstrom tive problema com o sistema de retenção o qual usa parafusos longos de comprimento fixo.
A pasta térmica não espalhava como deveria por falta de pressionamento do bloco com o cpu.
Por acaso não tive problema algum com outra placa mãe básica que era da AsRock.

Veja outro caso de wc de outro fabricante aqui.

Já vi acontecer problema similar também com air cooler o Cryorig H7 enquanto o sistema usado pelo Xigmatek não teve problemas.

Portanto não vejo como falha do sistema de fixação, mas sim detalhe específico da placa mãe por falta de padronização que impede de garantir 100% compatibilidade.
Mas creio que casos assim são raros e quando acontece o melhor a fazer é substituir o cooler por outro que use um sistema de fixação mais adequado para a placa mãe que tiver em mãos.
 
Creio que o H75 não compensa muito pelo preço, é como se fosse o H60 com duas fans.
Geralmente a segunda fan não traz ganho muito significativo.

Os modelos mais novos da Corsair a bomba usa alimentação pelo cabo sata.

Em modelos mais antigos a bomba usa alimentação pelo conector da placa mãe daí lembrar que ela precisa funcionar em 12V.
Assim dependendo da placa mãe pode ser necessário desativar o controle de rotação do conector da bomba na bios.

Se fosse você, analisando o CxB, pegaria qual?
 
Se fosse você, analisando o CxB, pegaria qual?

Não conheço suficiente bem o 8600K, mas creio que o H60 já seja suficiente.
Vi em fóruns temperaturas em 70 C em jogos com o Hyper 212 e o Masterliquid Lite 120.

Há quem prefira o wc de 240 pela melhor capacidade de refrigeração.
Acho que só não compensaria muito o H75 e não ser tão melhor assim com relação ao Gammaxx GT ou Hyper 212.

Vai depender também da compatibilidade do seu gabinete que tenha espaço adequado para instalar.
 
@neo666 Concordo com vc e com o rapaz que falou que no Brasil os preços tao foda kkkkk.
Os topo do Custo x Beneficio no brasil realmente é complicado, enquanto WC tem pra escolher a esmo. Eu mesmo sou um grande fã da BeQuiet!, mas nunca vou achar por um preço bacana como lá fora.
Alguem aqui tem um Ryzen 5 2600 ou similar com um WaterCooler potente pra fazer um teste de temperatura em Benchmark pra fazer alguns experimentos???
Oq exatamente vc quer testar ?

Eu uso um 2600x mas sem over e usei ele um bom tempo com o H80i GT, no h80 ele não passava de 4050mhz no boost e a temperatura em jogos variava de 50° até 72°

Já no WC custom q estou agora quando usava apenas o 2600x no loop ele não passava de 42° em jogos e praticamente cravava em 4200mhz e raramente rodava em clocks menores, agora com a placa de video no msm loop o maximo q registrei em jogos foi 57º e ele varia o boost de 4050mhz até 4200mhz, essas frequências variam muito da temperatura e já percebi q quando a temperatura fica abaixo de 50° ele mantém mais os 4200mhz, passou de 50° ele já vai caindo até 4100 a 4050mhz
 
Um benchmark/stress test em foco de CPU, pra ver quanto meu air cooler segura em comparação ao Watercooler de alguem.
COnsiderando que eu nao adicionaria nenhuma fan a mais no meu gabinete, diria que ele esta bem resfriado ja com os 3 fans,só pra ter uma média de desempenho entende???
 
Galera, me indiquem uma lista de AC CxB, levando em consideração que tenho um i5 8600k (e não faço OC, só comprei o K pois estava mais barato).
 
Galera, me indiquem uma lista de AC CxB, levando em consideração que tenho um i5 8600k (e não faço OC, só comprei o K pois estava mais barato).
O meu Cooler Master MA610P paguei 220$, e achei ele bem decente, em reviews extrangeiros o MA410P teve resultados superiores ao meu, sendo que ele é mais barato (eu peguei o 610P pela estética também), e claro que o rei do custo X benefício pra um desempenho bacana pra grande maioria do povo é o Hyper 212X.
 
O meu Cooler Master MA610P paguei 220$, e achei ele bem decente, em reviews extrangeiros o MA410P teve resultados superiores ao meu, sendo que ele é mais barato (eu peguei o 610P pela estética também), e claro que o rei do custo X benefício pra um desempenho bacana pra grande maioria do povo é o Hyper 212X.

Entendi.
Esse Hyper 212x chega a bater em um H75?
 
Entendi.
Esse Hyper 212x chega a bater em um H75?
Po amigo, quesito desempenho x valor, aposto que ele traz mais resultado sim, porque 400$ num WC de um unico fan acho a maior furada possível. Agora se fosse um WC de 300$ com pelo menos 2 fans, ai já começa a pender pro lado do WaterCooler, mas eu ainda tenho preferencia pelo Aircooler, e se fosse recomendar, recomendaria o aircooler.
Claro que tambem depende muito do que vc vai fazer, eu forçando minha CPU e VGA em jogos aqui, a temperatura da CPU nunca foi um fator problematico, eu comprei o meu quando queria fazer Overclock, e apenas em teste de stress (que simulam cenário fora da realidade), em que ele passava de 80º, isso no Aircooler stock da ryzen.
 
Po amigo, quesito desempenho x valor, aposto que ele traz mais resultado sim, porque 400$ num WC de um unico fan acho a maior furada possível. Agora se fosse um WC de 300$ com pelo menos 2 fans, ai já começa a pender pro lado do WaterCooler, mas eu ainda tenho preferencia pelo Aircooler, e se fosse recomendar, recomendaria o aircooler.
Claro que tambem depende muito do que vc vai fazer, eu forçando minha CPU e VGA em jogos aqui, a temperatura da CPU nunca foi um fator problematico, eu comprei o meu quando queria fazer Overclock, e apenas em teste de stress (que simulam cenário fora da realidade), em que ele passava de 80º, isso no Aircooler stock da ryzen.

O H75 são duas fans com um radiador mais grosso.
Fico nessa dúvida pq o Hyper 212 é metade do preço do WC... Ai fico pendendo pro lado do AC
 
O H75 são duas fans com um radiador mais grosso.
Fico nessa dúvida pq o Hyper 212 é metade do preço do WC... Ai fico pendendo pro lado do AC

Tem um vídeo aqui comparando desempenho de dois water coolers de 120 no 8600K.
O 212 deve apresentar desempenho próximo desses water coolers.

Se não tiver pretensão com over e o foco for para jogos não teria necessidade de pagar caro por um wc.
A não ser que dependendo da loteria do silício, o chip que tiver em mãos aqueça bem acima da média.
 
Tem um vídeo aqui comparando desempenho de dois water coolers de 120 no 8600K.
O 212 deve apresentar desempenho próximo desses water coolers.

Se não tiver pretensão com over e o foco for para jogos não teria necessidade de pagar caro por um wc.
A não ser que dependendo da loteria do silício, o chip que tiver em mãos aqueça bem acima da média.


Esses 212 que vocês falam, vocês poderiam me linkar o modelo? Pq vi que existem vários 212, 212x, 212 Turbo e etc
 
Esses 212 que vocês falam, vocês poderiam me linkar o modelo? Pq vi que existem vários 212, 212x, 212 Turbo e etc

O 212X e 212 Turbo (2 fans led) são mais antigos.
Os 212 Black e 212 RGB são mais recentes com novo sistema de fixação que particularmente achei mais prático.

Tem também o Gammaxx GTE.
O Gammaxx 400 é mais antigo mas o sistema de fixação é de presilhas similar ao da Intel.
 
O 212X e 212 Turbo (2 fans led) são mais antigos.
Os 212 Black e 212 RGB são mais recentes com novo sistema de fixação que particularmente achei mais prático.

Tem também o Gammaxx GTE.
O Gammaxx 400 é mais antigo mas o sistema de fixação é de presilhas similar ao da Intel.

Qual desses é o melhor?
 
Qual desses é o melhor?
Gammaxx GT/GTE:
chart1-1.png

 
Qual desses é o melhor?

Acho que o melhor fica mesmo a critério pessoal.

Tem diversos reviews, o desempenho são similares, se quiser veja aqui.

Tem outro review aqui e aqui que testou com o 8700K.
Com o cpu em stock o desempenho foram similares também.
O 212 Black apresentou desempenho um pouco melhor em over.

Particularmente consideraria o 212 Black por usar presilhas de metal para prender as fans.
O 212 acompanha binasga de pasta térmica que é decente e o Gammaxx vem com apenas 1 sachê.

Mas o Gammaxx GTE está com melhor custo benefício, se quiser tem disponível aqui.
 
Última edição:
Acho que o melhor fica mesmo a critério pessoal.

Tem diversos reviews, o desempenho são similares, se quiser veja aqui.

Tem outro review aqui e aqui que testou com o 8700K.
Com o cpu em stock o desempenho foram similares também.
O 212 Black apresentou desempenho um pouco melhor em over.

Particularmente consideraria o 212 Black por usar presilhas de metal para prender as fans.
O 212 acompanha binasga de pasta térmica que é decente e o Gammaxx vem com apenas 1 sachê.

Mas o Gammaxx GTE está com melhor custo benefício, se quiser tem disponível aqui.
Fora que o Gammaxx GTE possui RGB e vai dar uns 15FPS a mais, kkk.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo