[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Olá,

Preciso de ajuda. Não entendo nada de hardware e preciso de comprar um pc pra mim. Vou usar a máquina pra edição de vídeo (premier e after effects) e tb quero um ótimo desempenho na hora de jogar (não tenho interesse em cs:go e afins, mas quero que a máquina rode bonito jogos como o futuro Cyberpunk 2077). Se alguém puder me ajudar, gostaria de opinião sobre algumas escolhas q fiz. Fico com medo de, por não entender, deixar de escolher alguma outra opçao com c/b melhor.

Ryzen 7 3800X – Devo trocar por uma i7 9700? Ou a ryzen 3600 seria melhor uma vez q a 3700x tá mais cara? Lembrando que eu tb vou editar na máquina.

Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR – Sobre placa-mãe eu não entendo nada. Esta é uma boa opção? Serve para essa configuração?

Placa de Vídeo SAPPHIRE RADEON RX 5700 XT 8GB NITRO+ 256-BIT, 11293-03 – Aqui fica a minha grande dúvida. Devo ir atrás da RTX 2070 super? Eu queria a nvidia por conta do ray tracing. A diferença é grande entre essas duas? Fico perdido.

Memória HyperX Predator RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 – Essa é uma boa ou devo ir atrás de outra mais barata?

SSD Crucial BX500, 480GB – Tá na promoção no kabum.

Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750, PFC Ativo – Devo ir atrás de algo mais barato?

HD Seagate BarraCuda, 1TB

Oq eu devo procurar em um gabinete pra esse hardware? Não ligo pra led e afins.


Ficaria muito feliz se alguém me ajudasse. =(
 
Olá,

Preciso de ajuda. Não entendo nada de hardware e preciso de comprar um pc pra mim. Vou usar a máquina pra edição de vídeo (premier e after effects) e tb quero um ótimo desempenho na hora de jogar (não tenho interesse em cs:go e afins, mas quero que a máquina rode bonito jogos como o futuro Cyberpunk 2077). Se alguém puder me ajudar, gostaria de opinião sobre algumas escolhas q fiz. Fico com medo de, por não entender, deixar de escolher alguma outra opçao com c/b melhor.

Ryzen 7 3800X – Devo trocar por uma i7 9700? Ou a ryzen 3600 seria melhor uma vez q a 3700x tá mais cara? Lembrando que eu tb vou editar na máquina.

Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR – Sobre placa-mãe eu não entendo nada. Esta é uma boa opção? Serve para essa configuração?

Placa de Vídeo SAPPHIRE RADEON RX 5700 XT 8GB NITRO+ 256-BIT, 11293-03 – Aqui fica a minha grande dúvida. Devo ir atrás da RTX 2070 super? Eu queria a nvidia por conta do ray tracing. A diferença é grande entre essas duas? Fico perdido.

Memória HyperX Predator RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 – Essa é uma boa ou devo ir atrás de outra mais barata?

SSD Crucial BX500, 480GB – Tá na promoção no kabum.

Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750, PFC Ativo – Devo ir atrás de algo mais barato?

HD Seagate BarraCuda, 1TB

Oq eu devo procurar em um gabinete pra esse hardware? Não ligo pra led e afins.


Ficaria muito feliz se alguém me ajudasse. =(
Trocaria essa mb por uma Asrock b450m Steel Legend/Pro4.
5700 XT de vez em qnd ressurge promo da Gigabyte por 2,2k na "loja do pombo", considero um excelente cxb caso consiga por esse preço.
Não iria na 2070S por ser cara d+ (não se acha por - de 3k mais) e o RT não compensar mto devido ao fato de perder desempenho nos poucos jogos q usam esse recurso, ficam bonitos, porém praticamente imperceptível qnd estiver jogando freneticamente, nem terá tempo p/ prestar mta atenção nisso. Pode ser q futuramente novos jogos implementem RT, mas no momento acho essa vga + fraca pra isso agr.
Memória optaria pelas 2x8gb 3000mhz cl15 Crucial Ballistix Sports pois sobem bem e até fácil em OC, já q os ryzen's se dão melhor c/ ram de freq. + rápidas.
Fonte dá pra economizar um pouco numa CX650 bronze , será suficiente. O resto da config. tá boa :joia:.
 
pior que deixei passar a 2080 por 3500 (não que estivesse barata,mas comparado com hoje...)
nada contra amd mas dou preferencia por nvidia mas ta um absurdo
eu vi uns reviews o i7 empurrando bem a 5700xt
toda peça que eu troco eu reutilizo no pc do meu tio

Se os rumores sobre a Ampere se confirmarem, quem comprar RTX agora vai levar um belo balde de água fria, especialmente na performance dos efeitos de Ray Tracing...

Infelizmente, mesmo diante do cenário bastante desfavorável, o melhor a se fazer é esperar o lançamento da Ampere e/ou do RDNA 2.0, para enfim tomar a decisão sobre qual nova GPU comprar.

Falouws :cool:
 
Caras, to vendo um kit aqui pra um amigo.. o que acham desse configuração, da liga?

- Ryzen 3600
- ASRock B450M Steel Legend
- Crucial Ballistix Sport Lt, 16GB (2x8GB) 3000MHz
 
Se os rumores sobre a Ampere se confirmarem, quem comprar RTX agora vai levar um belo balde de água fria, especialmente na performance dos efeitos de Ray Tracing...

Infelizmente, mesmo diante do cenário bastante desfavorável, o melhor a se fazer é esperar o lançamento da Ampere e/ou do RDNA 2.0, para enfim tomar a decisão sobre qual nova GPU comprar.

Falouws :cool:
Eu sei Eagle você ja tirou muitas dúvidas minhas aqui kkk
a 1070 ta sofrendo aqui XD
o jeito é esperar mesmo
 
Se os rumores sobre a Ampere se confirmarem, quem comprar RTX agora vai levar um belo balde de água fria, especialmente na performance dos efeitos de Ray Tracing...

Infelizmente, mesmo diante do cenário bastante desfavorável, o melhor a se fazer é esperar o lançamento da Ampere e/ou do RDNA 2.0, para enfim tomar a decisão sobre qual nova GPU comprar.

Falouws :cool:

Concordo em parte, esperar pode ser a solução ou a causa de um grande arrependimento, nesse momento estamos totalmente no escuro. A tendencia é o dólar romper em breve os 6 reais, pandemia sem previsão de acabar, o dólar de baixar muito menos. Sem falar que estes lançamentos (ampere e rdna2) podem ser adiados.

Hoje eu acho mais arriscado esperar do que investir, mas o investimento máximo que eu considero HJ (15/05) é uma 5700xt, acima disso é se arriscar demais.
 
Olá,

Preciso de ajuda. Não entendo nada de hardware e preciso de comprar um pc pra mim. Vou usar a máquina pra edição de vídeo (premier e after effects) e tb quero um ótimo desempenho na hora de jogar (não tenho interesse em cs:go e afins, mas quero que a máquina rode bonito jogos como o futuro Cyberpunk 2077). Se alguém puder me ajudar, gostaria de opinião sobre algumas escolhas q fiz. Fico com medo de, por não entender, deixar de escolher alguma outra opçao com c/b melhor.

Ryzen 7 3800X – Devo trocar por uma i7 9700? Ou a ryzen 3600 seria melhor uma vez q a 3700x tá mais cara? Lembrando que eu tb vou editar na máquina.

Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR – Sobre placa-mãe eu não entendo nada. Esta é uma boa opção? Serve para essa configuração?

Placa de Vídeo SAPPHIRE RADEON RX 5700 XT 8GB NITRO+ 256-BIT, 11293-03 – Aqui fica a minha grande dúvida. Devo ir atrás da RTX 2070 super? Eu queria a nvidia por conta do ray tracing. A diferença é grande entre essas duas? Fico perdido.

Memória HyperX Predator RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 – Essa é uma boa ou devo ir atrás de outra mais barata?

SSD Crucial BX500, 480GB – Tá na promoção no kabum.

Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750, PFC Ativo – Devo ir atrás de algo mais barato?

HD Seagate BarraCuda, 1TB

Oq eu devo procurar em um gabinete pra esse hardware? Não ligo pra led e afins.


Ficaria muito feliz se alguém me ajudasse. =(

9700 ou qualquer CPU da nona geração da Intel não vale à pena tendo em vista a ausência de suporte para a décima geração, recém anunciada. Ou você fica com o 3800X, ou faz o downgrade pro 3600 caso queira economizar uns trocados, mas é algo que não recomendo tendo em vista o seu foco em edição de vídeo.

Essa placa-mãe não é nem de longe uma boa opção para uma CPU de 105W. O mínimo que recomendaria hoje seria a B450M Gaming da Gigabyte, mas existem outras opções boas também como a B450M Steel Legend e a B450M Pro4, ambas da Asrock. Entretanto, se a intenção é trocar de CPU futuramente para colocar um 3900X/3950X ou algo da futura quarta geração, é melhor pensar em adquirir uma X570 ou talvez esperar o surgimento das B550 no mercado (algo ainda não muito certo sobre a data).

Não recomendo pegar qualquer RTX no cenário atual, pois além dos preços não serem compatíveis com a performance que entregam (em especial a 2070S), se os rumores da Ampere se confirmarem, teremos um salto significativo de performance na execução dos efeitos de RT; logo, comprar uma placa dessa pensando em estar "preparado para o futuro" é a pior coisa que você pode fazer no momento... Se a necessidade é agora, é muito melhor permanecer com a 5700XT, que tem 6% menos performance em média que a 2070S, mas custa menos.

No caso da RAM, se tiver outra mais barata, sendo 3000-3200 MHz CL15-16, eu recomendo a troca.

No tocante ao SSD, não é a melhor opção do mundo, mas qualquer SSD é melhor que nenhum SSD :true:

Falando da fonte, até daria pra economizar pegando uma de 650W, por exemplo, mas considerando a proximidade nos preços, ou tu fica com essa aí, ou tu pega essa Corsair RM650X, que é full modular e eficiência Gold.

Como você vai trabalhar com edição de vídeo, talvez fosse interessante pegar um HD com maior capacidade, mas considerando o preço dos atuais modelos de 2TB, o jeito é ficar com o de 1TB por enquanto e fazer o upgrade no futuro, seja trocando o atual ou acrescentando um novo.

Você deve procurar um gabinete que seja capaz de comportar todos os componentes (especialmente na altura do CPU cooler e no comprimento da VGA) e eventuais upgrades (adição de novas unidades de armazenamento, por exemplo) e que, obviamente, caiba no seu orçamento.

Caras, to vendo um kit aqui pra um amigo.. o que acham desse configuração, da liga?

- Ryzen 3600
- ASRock B450M Steel Legend
- Crucial Ballistix Sport Lt, 16GB (2x8GB) 3000MHz

Se ele tiver o cacife pra pagar, dá sim :joia:

Eu sei Eagle você ja tirou muitas dúvidas minhas aqui kkk
a 1070 ta sofrendo aqui XD
o jeito é esperar mesmo

É, eu lembro disso, vagamente, mas lembro :haha:

Se a tua 1070 tá sofrendo, imagina a minha RX 480, que tive que fazer undervolting e underclocking pra evitar que superaquecesse e desligasse meu PC? :feelbad:

Quero muito que lancem logo uma RDNA 2.0 substituta das RX 5600/5700, mas diante do cenário de crise, com dólar batendo R$ 6, não quero nem ver por quanto essas placas chegarão por aqui! :chan: :bua:

Concordo em parte, esperar pode ser a solução ou a causa de um grande arrependimento, nesse momento estamos totalmente no escuro. A tendencia é o dólar romper em breve os 6 reais, pandemia sem previsão de acabar, o dólar de baixar muito menos. Sem falar que estes lançamentos (ampere e rdna2) podem ser adiados.

Hoje eu acho mais arriscado esperar do que investir, mas o investimento máximo que eu considero HJ (15/05) é uma 5700xt, acima disso é se arriscar demais.

Não estamos completamente no escuro: primeiro, temos o anúncio da nova arquitetura Ampere e o lançamento de novos produtos focados nela. Tudo bem que são produtos voltados para o mercado HPC, mas podemos inferir que as melhorias obtidas por essa arquitetura virão também para a Ampere Gaming, ou seja lá qual o nome que eles a darão. Segundo, temos rumores (bem concretos ao meu ver) que revelam um grande salto performático em comparação com a Turing (um mero stop gap entre gerações, um experimento beta para early adopters bem sucedido por parte da nVidia), em especial no segmento RT, e afirmam categoricamente que as RTXs atuais vão envelhecer tão bem quanto a Kepler no DX12. Você quer pagar pra ver? Eu nem a pau! :rip:

É óbvio que o cenário não é propício para comprar absolutamente nada que não esteja em promoção com preço pré pipocada do dólar, mas se tiver que ir de alguma placa hoje, por força maior, ou o cara pega alguma GTX Turing ou então alguma RDNA. Comprar RTX, pensando no futuro, ao meu ver não rola...

Falouws :cool:
 
Última edição:
Boa tarde, Pessoal.
Não sou grande entendedor de hardware, então queria uma recomendação de placa mãe. Ela acompanharia um Ryzen 5 1600AF e uma rx 580. Não pretendo fazer um upgrade tão cedo, então estava pensando em algo mais barato. Sou bem casual, então não estou pensando em nenhum OC muito significativo.
Em outro fórum disseram que uma B450 seria overkill, já que eu não viso upgrades. Oq vcs acham?
 
Tbm acho que a hora pra pegar alguma RTX passou. Tinha que ser antes do dólar estourar tanto e ainda com estoques antigos, como foram as promoções das 2070S por 2.5/2.8k. Agora é tudo 3k pra cima em promoção. Até às promoções das 5700XT dos modelos bons por 1.8/2.2k já eram. Quem ainda pode, a melhor coisa é esperar linha 3xxx e RDNA 2.
 
hj a diferença em jogos de um 3600 e um 3700x é pequena em jogos, pra nao falar q vc nao vai perceber se nao tiver lado a lado. O 3700x msm tendo mais desempenho, quando o 3600 for ultrapassado, o 3700x provavelmente tbm sera.
Eu realmente nao acho q vale gastar uma quantia consideravel dessa só pela promessa de durar mais. recomendo pegar o 3600 e o dinheiro q economizou coloca em qq investimento de longo prazo q vai te ajudar daqui a 2-3 anos qnd quiser trocar a cpu.

3000mhz e 3200mhz é o mais indicado msm, alem dessas q citou, procura pela crucial 3000mhz cl15, é uma boa custo beneficio.

pra placa mae, vale conferir essa tier list de vrms: https://linustechtips.com/main/topic/1137619-motherboard-tier-list-v2-currently-amd-only/

Rafa.mc97, em relação aos processadores eu entendi seu ponto, devo ganhar poucos FPS no jogo, mas a médio/longo prazo esses 2 núcleos a mais e 4 threads não fariam diferença dando mais vida a ele? Quero dizer que quando o 3600 chegar a ter algum tipo de problema, o 3700x ainda não terá uma folga?

Quanto as memórias olhei esse modelo que mandou, obrigado pela dica.

Em relação a placa mãe, olhei a lista, mas sendo honesto (perdoe minha burrice) ainda estou bem perdido.
Fico entre as B450 Steel Legend ou B450 TOMAHAWK (caso a B450 seja uma melhor aposta nesse momento), ou se devo ir para uma Asus TUF GAMING X570-PLUS/BR ou Placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X.

Se vc ou algum outro amigo puder ajudar com a orientação eu agardeço.
 
Muito obrigado, R3v3ng3R e_EagleMan_. Já deu pra ter um norte aqui.
Eu ia comprar a SAPPHIRE NITRO+ , mas ela tá custando R$3200. Qual eu deveria comprar no lugar então:

Ou https://www.kabum.com.br/produto/108353/placa-de-v-deo-msi-amd-radeon-rx-5700-xt-mech-oc-8gb-gddr6
 
Boa tarde, Pessoal.
Não sou grande entendedor de hardware, então queria uma recomendação de placa mãe. Ela acompanharia um Ryzen 5 1600AF e uma rx 580. Não pretendo fazer um upgrade tão cedo, então estava pensando em algo mais barato. Sou bem casual, então não estou pensando em nenhum OC muito significativo.
Em outro fórum disseram que uma B450 seria overkill, já que eu não viso upgrades. Oq vcs acham?

Só se você não pretender fazer OC nele, o que não sei se é bem necessário. Se ele herdou o Precision Boost do 2600, então o clock dele não vai ficar perto do valor base quando você estiver jogando, e isso será feito de forma automática. O OC seria mais com a intenção de melhorar a performance à longo prazo, tendo em vista que você não pretende fazer qualquer tipo de upgrade nem tão cedo, e apenas chipsets com Bxxx e Xxxx permitem fazer overclocking nos Ryzen.

Além dessa questão do OC, tem também a questão dos recursos disponíveis: os chipsets diferentes do A320 tendem a oferecer mais recursos que você pode vir a utilizar no futuro (mais slots, mais portas SATA, mais slots M.2, Wi-Fi integrado, mais portas USB e por aí vai).

A grande maioria dos VRMs das A320 são toscos, mas se não houver a intenção de fazer OC, o VRM dessas placas deve dar conta de aguentar o 1600AF, mesmo naqueles casos onde há ausência de dissipador passivo sobre os MOSFETs (a maior parte delas diga-se de passagem).

Rafa.mc97, em relação aos processadores eu entendi seu ponto, devo ganhar poucos FPS no jogo, mas a médio/longo prazo esses 2 núcleos a mais e 4 threads não fariam diferença dando mais vida a ele? Quero dizer que quando o 3600 chegar a ter algum tipo de problema, o 3700x ainda não terá uma folga?

Quanto as memórias olhei esse modelo que mandou, obrigado pela dica.

Em relação a placa mãe, olhei a lista, mas sendo honesto (perdoe minha burrice) ainda estou bem perdido.
Fico entre as B450 Steel Legend ou B450 TOMAHAWK (caso a B450 seja uma melhor aposta nesse momento), ou se devo ir para uma Asus TUF GAMING X570-PLUS/BR ou Placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X.

Se vc ou algum outro amigo puder ajudar com a orientação eu agardeço.

Por ter mais núcleos/threads, é fato que o 3700X terá maior longevidade que o 3600, ainda mais se levarmos em conta que ambos os consoles da futura geração utilizarão 8 núcleos e 16 threads baseados na mesma arquitetura do 3700X. Por mais que não seja visível no momento, mais threads no futuro farão diferença sim, então comprar o 3700X agora no lugar do 3600 pode ser uma boa ideia SE você não pretender fazer mais nenhum upgrade daqui em diante. Se houver esse desejo, então talvez seja mais interessante pegar o 3600, economizar uma grana e, posteriormente, pegar alguma CPU da série 4000 quando for lançada (considerando que você pegue uma placa-mãe que dê suporte a essa geração por meio de update de BIOS; até o momento, apenas as X570 e B550 estão com esse suporte garantido, mas isso pode eventualmente mudar se a comunidade botar muita pressão em cima da AMD para fazê-la mudar de ideia).

Entre as B450 e X570 citadas, eu ficaria com as X570 (pelo motivo supracitado) e, entre elas, pegaria o modelo da Asus.

Muito obrigado, R3v3ng3R e_EagleMan_. Já deu pra ter um norte aqui.
Eu ia comprar a SAPPHIRE NITRO+ , mas ela tá custando R$3200. Qual eu deveria comprar no lugar então:

Ou https://www.kabum.com.br/produto/108353/placa-de-v-deo-msi-amd-radeon-rx-5700-xt-mech-oc-8gb-gddr6

Tanto a Pulse da Sapphire quanto o modelo Gaming da Gigabyte tem projetos de refrigeração muito bons, então pegando qualquer uma delas você estaria bem suprido. Quanto à questão da garantia, aparentemente a Gigabyte está oferecendo 3 anos localmente, enquanto que a Sapphire está oferecendo 2 anos. Não tenho como confirmar, pois não pesquisei sobre o assunto e nem tive a oportunidade de acionar a garantia de nenhum desses fabricantes, mas eu provavelmente pegaria o modelo da Sapphire por ser mais barato e compacto.

Falouws :cool:
 
Por ter mais núcleos/threads, é fato que o 3700X terá maior longevidade que o 3600, ainda mais se levarmos em conta que ambos os consoles da futura geração utilizarão 8 núcleos e 16 threads baseados na mesma arquitetura do 3700X. Por mais que não seja visível no momento, mais threads no futuro farão diferença sim, então comprar o 3700X agora no lugar do 3600 pode ser uma boa ideia SE você não pretender fazer mais nenhum upgrade daqui em diante. Se houver esse desejo, então talvez seja mais interessante pegar o 3600, economizar uma grana e, posteriormente, pegar alguma CPU da série 4000 quando for lançada (considerando que você pegue uma placa-mãe que dê suporte a essa geração por meio de update de BIOS; até o momento, apenas as X570 e B550 estão com esse suporte garantido, mas isso pode eventualmente mudar se a comunidade botar muita pressão em cima da AMD para fazê-la mudar de ideia).

Entre as B450 e X570 citadas, eu ficaria com as X570 (pelo motivo supracitado) e, entre elas, pegaria o modelo da Asus.

_EagleMan_, eu citei esses modelos de x570 pois foram as mais acessíveis que achei no mercado, teria alguma sugestão melhor? Pois tb não quero pegar uma placa barata e depois ter problemas com ela, as vezes o barato sai caro, então penso no custo benefício em relação a qualidade da peça tb.

Pensando em upgrade, por hora minha idéia seria montar o PC para alguns anos e não trocar nenhuma peça, talvez adicionar uma RAM em caso de necessidade, mas processador não me vejo trocando em curto prazo após esse upgrade. Placa de vídeo seria uma possibilidade caso minha 1070 ficasse muito defasada (mas por hora ela me atende bem demais, jogo tudo que gosto sem problema com monitor 144hz, mas claro que nem tudo consigo em 144hz heehh).
 
Galera tudo certo? Queria a opnião de vcs sobre um setup novo.

Mês passado eu peguei duas peças para começar:

* Gabinete Gamer Mid Tower RGB BOLT, Aerocool
* Fonte Corsair 550w 80 Plus Bronze CX550

Dado o nosso momento atual, o que vcs me recomendariam? Penso em gastar uns 3k+-, mas não tenho problemas em esperar um pouco.
 
_EagleMan_, eu citei esses modelos de x570 pois foram as mais acessíveis que achei no mercado, teria alguma sugestão melhor? Pois tb não quero pegar uma placa barata e depois ter problemas com ela, as vezes o barato sai caro, então penso no custo benefício em relação a qualidade da peça tb.

Pensando em upgrade, por hora minha idéia seria montar o PC para alguns anos e não trocar nenhuma peça, talvez adicionar uma RAM em caso de necessidade, mas processador não me vejo trocando em curto prazo após esse upgrade. Placa de vídeo seria uma possibilidade caso minha 1070 ficasse muito defasada (mas por hora ela me atende bem demais, jogo tudo que gosto sem problema com monitor 144hz, mas claro que nem tudo consigo em 144hz heehh).

Mas até onde se sabe o projeto dessa Asus TUF é bom, ao menos no que diz respeito ao VRM (aguenta numa boa o 3900X/3950X, mesmo em overclocking). Creio que ela seja mais barata que a grande maioria das X570 disponíveis aqui pelo fato de ter fabricação local. O vídeo do review dela, feito pelo Peperaio, segue abaixo:




Outras opções acima dela seriam bem mais salgadas e não sei se trariam alguma vantagem realmente que justificasse o custo extra, como é o caso da X570 Aorus Elite/Pro/Ultra, Asus Prime X570-Pro e Crosshair VIII Hero. Ao meu ver é muito dinheiro pra ser dado numa placa-mãe se você de fato não vai utilizar os recursos disponibilizados por ela....

Quando falei upgrade de CPU, não quis dizer necessariamente que deveria ser feito à curto prazo, mas que ele poderia ser feito em um eventual momento futuro, sem necessitar trocar a placa-mãe e a memória ao mesmo tempo (como a grande maioria teve que fazer recentemente, inclusive eu). Comprando uma X570, você ao menos garante a oportunidade de, caso surja a necessidade, de migrar para os futuros Ryzen 4000, algo que não estará garantido numa B450 até o presente momento.

Falouws :cool:
 
Galera tudo certo? Queria a opnião de vcs sobre um setup novo.

Mês passado eu peguei duas peças para começar:

* Gabinete Gamer Mid Tower RGB BOLT, Aerocool
* Fonte Corsair 550w 80 Plus Bronze CX550

Dado o nosso momento atual, o que vcs me recomendariam? Penso em gastar uns 3k+-, mas não tenho problemas em esperar um pouco.
Hoje o CxB está no Ryzen 5 1600AF. A placa-mãe depende da sua intenção, mas qualquer uma é compatível, desde a mais barata A320 até a mais cara X470. Eu só acho que as X570 não são compatíveis, sinceramente não lembro, precisa confirmar. Memória é 2x8GB de 2666 ou superior mais barato que encontrar. Se for fazer overclock ou quiser um pouco de luxo em RAM, pega Crucial Ballistix que sobem bem no overclock. Placa de vídeo vai depender de quanto dinheiro sobrar. Geralmente é RX 570, GTX 1660 (normal, SUPER ou Ti), RX 5600, RX 5700, enfim, depende de quanto sobrar.
 
Boa tarde galera, atualmente possuo um i7-9700f, com uma b360m aorus gaming 3 rev 1.0 e 2x 8GB Kingston Fury 2400mhz.

Eu queria adicionar mais 16 gb de memoria ram na minha configuração, porém vi que meu processador só aceita dual channel.
Teria algum problema/perda de desempenho acrescentar mais 16gb de memória ou é mais jogo vender o meu kit e comprar um de 2x 16gb ?
 
Olá,

Preciso de ajuda. Não entendo nada de hardware e preciso de comprar um pc pra mim. Vou usar a máquina pra edição de vídeo (premier e after effects) e tb quero um ótimo desempenho na hora de jogar (não tenho interesse em cs:go e afins, mas quero que a máquina rode bonito jogos como o futuro Cyberpunk 2077). Se alguém puder me ajudar, gostaria de opinião sobre algumas escolhas q fiz. Fico com medo de, por não entender, deixar de escolher alguma outra opçao com c/b melhor.

Ryzen 7 3800X – Devo trocar por uma i7 9700? Ou a ryzen 3600 seria melhor uma vez q a 3700x tá mais cara? Lembrando que eu tb vou editar na máquina.

Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR – Sobre placa-mãe eu não entendo nada. Esta é uma boa opção? Serve para essa configuração?

Placa de Vídeo SAPPHIRE RADEON RX 5700 XT 8GB NITRO+ 256-BIT, 11293-03 – Aqui fica a minha grande dúvida. Devo ir atrás da RTX 2070 super? Eu queria a nvidia por conta do ray tracing. A diferença é grande entre essas duas? Fico perdido.

Memória HyperX Predator RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 – Essa é uma boa ou devo ir atrás de outra mais barata?

SSD Crucial BX500, 480GB – Tá na promoção no kabum.

Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750, PFC Ativo – Devo ir atrás de algo mais barato?

HD Seagate BarraCuda, 1TB

Oq eu devo procurar em um gabinete pra esse hardware? Não ligo pra led e afins.


Ficaria muito feliz se alguém me ajudasse. =(

Processador: eu iria de 3700X porque...:

Placa-mãe: essa B450 é extremamente simples, a mais simples das mais simples, e não é recomendável colocar um processador de 100W num VRM que nem tem dissipador pra fazer render. Ou vc pega uma CPU de 65W (3700X) ou uma placa-mãe superior.

Placa de vídeo: A 5700 XT é uma RTX 2080 SUPER sem Ray Tracing, por 1K a menos. Se a tecnologia vale 1K depende de vc. Eu acho que não.

Memória: não precisa gastar muito com memória RGB e linha "gamer", a não ser que vc queira pela estética, que não tem nada de errado, aliás. Eu compraria literalmente o kit 2x8 3200C16 mais barato que encontrasse em loja brasileira, com NF e garantia, independente da marca. A chance de funcionar o XMP de 3200 é muito alta, independente da marca.

SSD: OK, mas convém um NVMe para edição, né?

Fonte: eu acho overkill, mas se pode pagar, vai fundo. Dê uma olhada antes na XFX TS 650W GOLD. Se for mais barata, eu iria nela.

HD: OK.

Gabinete: vc deve procurar gabinete que tenha filtro e ventilação. Geralmente os melhores gabinetes são de "mesh" na frente, uma espécie de grade fina, e vem com um filtro fino por trás. Os gabinetes de vidro na frente geralmente são ruins. Se a frente do gabinete for fechada, olhe pelo menos na lateral se tem espaço pra ventoinha puxar algum ar de fora. Enfim, procure por gabinete que tenha espaço para o ar entrar e que tenha filtro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde galera, atualmente possuo um i7-9700f, com uma b360m aorus gaming 3 rev 1.0 e 2x 8GB Kingston Fury 2400mhz.

Eu queria adicionar mais 16 gb de memoria ram na minha configuração, porém vi que meu processador só aceita dual channel.
Teria algum problema/perda de desempenho acrescentar mais 16gb de memória ou é mais jogo vender o meu kit e comprar um de 2x 16gb ?
Se vc colocar 2x8GB + 1x16GB continuará em dual channel, não haverá perda de desempenho.

A questão é: pra que vc quer fazer isso? Pra jogo não vai mudar nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rafa.mc97, em relação aos processadores eu entendi seu ponto, devo ganhar poucos FPS no jogo, mas a médio/longo prazo esses 2 núcleos a mais e 4 threads não fariam diferença dando mais vida a ele? Quero dizer que quando o 3600 chegar a ter algum tipo de problema, o 3700x ainda não terá uma folga?

Quanto as memórias olhei esse modelo que mandou, obrigado pela dica.

Em relação a placa mãe, olhei a lista, mas sendo honesto (perdoe minha burrice) ainda estou bem perdido.
Fico entre as B450 Steel Legend ou B450 TOMAHAWK (caso a B450 seja uma melhor aposta nesse momento), ou se devo ir para uma Asus TUF GAMING X570-PLUS/BR ou Placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X.

Se vc ou algum outro amigo puder ajudar com a orientação eu agardeço.
Eu iria de X570 TUF. Ela é Tier A, tem um VRM excelente, aguenta qualquer processador com tranquilidade e já é confirmada compatível com Ryzen 4000. Não existe outra X570 melhor que ela no Brasil no CxB.
 
Oie, meu nome é Lia, tenho 18 anos, e sou nova no fórum e criei minha conta para ver se alguem poderia me ajudar a montar meu pc gamer.
Eu e meu irmão de 13 anos estamos iniciando a juntar dinheiro para (tentar) comprar um pc gamer, que já era nosso sonho faz tempo. Tenho atualmente 1 pc que é mais ou menos de 2009, com algumas peças que eu achei com meus amigos.

Nós queriamos montar um pc gamer, que rodasse LoL na qualidade media, mas que o fps seja rasoavelmente bom (60 ou +).

Não temos um limite de preço planejado, mas gostaria que fosse o mais barato possivel, ou abaixo de 4k, devido a recessão do coronga virus.

Agradeço desde já
 
Rafa.mc97, em relação aos processadores eu entendi seu ponto, devo ganhar poucos FPS no jogo, mas a médio/longo prazo esses 2 núcleos a mais e 4 threads não fariam diferença dando mais vida a ele? Quero dizer que quando o 3600 chegar a ter algum tipo de problema, o 3700x ainda não terá uma folga?

Quanto as memórias olhei esse modelo que mandou, obrigado pela dica.

Em relação a placa mãe, olhei a lista, mas sendo honesto (perdoe minha burrice) ainda estou bem perdido.
Fico entre as B450 Steel Legend ou B450 TOMAHAWK (caso a B450 seja uma melhor aposta nesse momento), ou se devo ir para uma Asus TUF GAMING X570-PLUS/BR ou Placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X.

Se vc ou algum outro amigo puder ajudar com a orientação eu agardeço.
Ta, o 3700x vai ter sim uma longevidade um pouco maior por ter mais threads e a tendencia é jogos aproveitarem melhor mais threads.
Mas nao é como se o 3600 e o 3700x fossem simplesmente parar de funcionar do dia pra noite, oq vai acontecer é q eles vao começar a nao entregar 144fps, tendo q baixar pra 120, ou abaixar alguma config q pese no preocessador. Fora q o acanço das tecnologias nao se aplica só em qnt de nucles o threads, entao os 2 podem ficar desatualisados possivelmente ao msm tempo se algmua nova tecnologia aparecer q torna as cpus do futuro melhores por outros motivos. Mas pode ate ter sim uma longevidade maior, só que eu acho (como falei ngm sabe) o retorno desse dinheiro q vc vai investir a mais será baixo e vc vai demorar muito pra ver.
Agora, pra placa de video eu ja acho q vale a pena sim gastar o max q vc puder pq qnt melhor, mais tempo ela consegue rodar jogos no maximo. Tanto q a gtx1080 q era top a uns anos ainda é melhor q uma intermediaria atual. E nao só a placa de video vai ficar mais tempo relevante, mas tbm vc vai tirar o desempenho dela hj rodando os jogos no ultra, nao é que nem o processador q vc planeja nao tirar proveito dele 100% ate o fim da vida.
Resumindo, se quiser gastar mais num 3700x pra longevidade, é valido, mas é caro.

placa mae é outra coisa q ajuda na longevidade, tds essas q vc flw sao boas, nao tem decisao errada ai.
As x570 eu só recomendaria se vc fosse ou fazer overclock ou por ter alguma funcionalidade a mais q vc quer. Se nao vai nas b450, recomendo mais a msi tomahawk, mas a steel legend tbm é excelente.
 
Olá galera, sou novo no fórum e tenho algumas dúvidas sobre um possível upgrade que eu posso fazer.

Atualmente tenho:
Processador fx-8300 Black edition
16 GB RAM
Placa de vídeo Galaxy 1060 OC 3GB
Fonte EVGA 750.

Duvida: Vale a pena trocar para o novo Ryzen 3300X
(processador+placa mãe+memória) ou trocar a placa de vídeo por uma mais atual tipo 1660 4gb?
 
Última edição:
Pessoal, eu estou com um problema e preciso de uma dica. Meu setup atual é B450 Tomahawk/Ryzen 1600 AF, gabinete Corsair Carbide 275r, Stock Cooler e os dois fans que acompanham o gabinete.

Primeiro, o problema: o fan frontal tem dado um erro estranho. Na leitura do MSI ele fica constantemente pulando de 1000 rpm pra 2000 e abaixando logo em seguida. No HWMinfo da um erro de leitura mais bizarro, ele também alterna entre 1000 e 2000 mas por algum motivo o HWM lê como 56.000 as vezes (obviamente impossível). Pra garantir que o problema não é da placa mãe, eu troquei a entrada do fan traseiro (que funciona normalmente) com a dele. O traseiro estava no sys_1, esse no sys_4 (e já tentei no 2 e no 3 também). Mesmo com o traseiro (sem problemas) no 4 e o frontal no 1 (com o erro) a coisa continuou igual: o fan apontando problema continua sendo o frontal, independente de qualquer entrada.

Sobre isso, devo me preocupar? E o erro é problema do fan ou ainda pode ser da placa mãe?

Segundo, e meio relacionado: Minha CPU fica em 35 graus em idle e em full load no cinebench sobe até uns 75. Nada muito absurdo, ainda mais com cooler stock e dois fans só que vieram com o gabinete. Porém a temperatura na minha cidade não tem ficado alta (geralmente uns 15 graus nos ultimos dias), então gostaria de tentar diminuir um pouco essa temperatura. Não quero comprar um cooler pra CPU agora, porque os preços estão muito elevados. Só pretendo fazer um investimento maior quando trocar de CPU.

Entretanto, gostaria de acrescentar mais fans, possivelmente trocando ao menos esse que está dando erro de leitura. Na frente do gabinete posso colocar 3 fans de 120 ou 2 de 140, até 3 de 120 na parte de cima e um de 120 atrás. Qual seria a configuração ideal? Estava pensando em deixar 3 de 120 na frente, 2 de 120 em cima e 1 de 120 atrás. Provavelmente substituindo os fans stock, ou ao menos esse dando erro de leitura. Com isso, posso esperar uma queda substancial na temperatura da máquina?

Obrigado!
 
eu vejo essas opções
1 - Montar o pc com a placa e o 3600 e verificar se liga
2 - Pegar um processador de um amigo para fazer a atualização.
3 - Levar em uma loja de computadores da tua cidade e pedir atualização
4 - pedir para atualizarem a BIOS na assitência técnica(improvável)
O processador chegou a tarde, acabei de montar e nada. Acredito que foi a mono mesmo. Já entrei com a kabum para a garantia. Ficarei mais de 1 mês sem PC ='(
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo