[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
PBO ainda vai ter margem de ganho de 100~200mhz?

Qual a chance de ultrapassar a Intel 10a gen?
Nem precisa de muito clock, basta fazer igual ao 3300x(1 ccx apenas) só que com 6 ou 8 núcleos que já espancaria esses Intel 10°. :haha:
 
Nem precisa de muito clock, basta fazer igual ao 3300x(1 ccx apenas) só que com 6 ou 8 núcleos que já espancaria esses Intel 10°. :haha:
Com apenas 1 CCX a AMD espancaria a Intel nos jogos.
 

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Especulação: APUs AMD Cezanne, Rembrandt e Van Gogh


O futuro das APUs AMD Ryzen
Os detalhes compartilhados pelo Expreview são baseados principalmente no mais recente roteiro de Komachi . No entanto, o artigo que cobre o roteiro tem muitos mais detalhes. O roteiro original abrange os nomes de códigos de CPU e APU da AMD que vazaram por várias fontes, como as atualizações da AGESA, todas meticulosamente reunidas pela Komachi.

Atualização do AMD Matisse (Zen2)

Desde o vazamento da Gigabyte , o AMD Matisse Refresh tem toda a atenção. Esta é a atualização da série Ryzen 3000, que deve ser o foco da AMD no próximo trimestre. Então, pouco antes da AMD lançar as CPUs Vermeer. As CPUs Matisse Refresh serão nomeadas Ryzen 3000 XT (9 3900XT, 7 3800XT e 5 3600XT).

AMD Vermeer (Zen3) e AMD Renoir AM4 (Zen2)

O AMD Vermeer será oferecido juntamente com os APUs Renoir (série Ryzen 4000G). As APUs e CPUs da mesma série não compartilharão o mesmo design principal. O roteiro do Expreview não está mostrando uma imagem completa, mas a idéia geral é que as APUs da AMD estão atrasadas em relação à série de CPUs Ryzen.

AMD Cezanne (Zen3 + GCN)

Existem outros nomes de código que estão flutuando na Web, mas não foram diretamente conectados a nenhuma série Ryzen. Há rumores de que as APUs de Cezanne serão sucessoras da Renoir. Isso se aplica tanto às APUs de notebooks high-end da série (FP6) quanto às de mesa de gama média (soquete AM4). O núcleo da CPU apresentaria a arquitetura Zen3, mas os gráficos ainda dependeriam da arquitetura Vega.

AMD Rembrandt (Zen3 + RDNA)

Uma atualização muito maior é esperada com Rembrandt . Esse design não apenas apresentará o design Zen3 +, mas também gráficos RDNA. Além disso, também é esperado que Rembrandt suporte a memória DDR5 e LPDDR5. Os dados Expreview mencionam até que a APU suportará USB4 e (se as traduções estiverem corretas) dois dispositivos PCIe 4.0 ao mesmo tempo.

É muito provável que Rembrandt seja o primeiro APU para o soquete de próxima geração (que se diz AM5). Portanto, as mudanças no suporte à memória não são realmente tão surpreendentes.

AMD Van Gogh (Zen2 + RDNA)

A Expreview especula que Van Gogh seria o design da APU de potência ultra baixa da AMD. Isso significa designs de 9W TDP para sistemas embarcados e dispositivos móveis ultrafinos. Dito isto, Van Gogh parece ser o equivalente da AMD à série Y da Intel.

AMD-APU-Roadmap.png


AMD Vermeer -> ?? -> Rafael

O gráfico publicado por Komachi tem pontos ausentes para o sucessor da Vermeer. Atualmente, há rumores de que o primeiro design do AM5 será Raphael. Alguém poderia especular que, como estamos recebendo o Matisse Refresh, há um bom motivo para esperar o Vermeer Refresh também.

AMD-APUs-Roadmap-Komachi-Ensaka.png
 
Com apenas 1 CCX a AMD espancaria a Intel nos jogos.
Isso deve ocorrer no zen 3 o chiplet sera monolítico com 8 núcleos , fora as varias outras melhorias que teremos na arquitetura , em questão de clock nao devemos ter nada muito extremo até porque clocks muito altos consomem e aquecem muito a CPU..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nem precisa de muito clock, basta fazer igual ao 3300x(1 ccx apenas) só que com 6 ou 8 núcleos que já espancaria esses Intel 10°. :haha:
como citei mais acima não é possível essa configuração no núcleo zen 2 os CCX tem apenas 4 núcleos , precisaria de 2ccx pra formar um octacore, os ryzen 3000 xt serão basicamente uma seleção dos melhores chiplets .
7nm que evoluiu muito positivamente em um ano ,se voce pegar a primeira leva 3600x eram raros as pessoas que conseguiram passar de 4300mhz , hoje com as fornadas atuais vários pegando 4500mhz , 4525mhz estáveis , os ultimos rumores tão apontando uma melhora não só no clock do cpu também no clock do IF.
 
Última edição:




 
AMD não vai permitir bios na série 300 pros Ryzen 4000, quem acha que vai rolar podem esquecer, foi uma guerra pras 400 suportar... SE rolar, não será de forma oficial .
Esqueci de dizer tmb que, caso as fabricantes não disponibilizem BIOS para essas mobos, teremos que lidar com a cmm lançando BIOS mod com "suporte" aos Ryzen 4000.
 
Pessoal, duvida simples aqui:

Já decidi que irei de Red Team para montar meu proximo PC.

A Intel deu um "upgrade" no maximo de RAM autorizada pelo CPU, para 2933! (rsrs).

A minha duvida é: Qual o máximo de RAM que a AMD permitido, dentro da Garantia AMD?

Valeu!!!
 
Pessoal, duvida simples aqui:

Já decidi que irei de Red Team para montar meu proximo PC.

A Intel deu um "upgrade" no maximo de RAM autorizada pelo CPU, para 2933! (rsrs).

A minha duvida é: Qual o máximo de RAM que a AMD permitido, dentro da Garantia AMD?

Valeu!!!
3200 no zen2
 
Pessoal, duvida simples aqui:

Já decidi que irei de Red Team para montar meu proximo PC.

A Intel deu um "upgrade" no maximo de RAM autorizada pelo CPU, para 2933! (rsrs).

A minha duvida é: Qual o máximo de RAM que a AMD permitido, dentro da Garantia AMD?

Valeu!!!
Lembre-se que 2933 é apenas para i7 e i9

Os demais continuam com suporte a 2666
 
Pessoal, duvida simples aqui:

Já decidi que irei de Red Team para montar meu proximo PC.

A Intel deu um "upgrade" no maximo de RAM autorizada pelo CPU, para 2933! (rsrs).

A minha duvida é: Qual o máximo de RAM que a AMD permitido, dentro da Garantia AMD?

Valeu!!!

AMD não limita clock de memória alegando garantia, ela só nega a garantia se tiver dano físico, caso contrário, pode colocar memórias 4266MHz que não vai perder nada.
 
quais as chances das x570 e b550 terem suporte pra am5?

em um comunicado oficial, quando anunciou que as placas 450 e 470 teriam suporta pros ryzen 4000, a AMD ela deixa claro por exemplo que placas da série 400, não terão suporte para as próximas gerações. (após a 4ª)
só que ela não cita as da série 500... isso da margem pra entendimento que elas poderão ter suporte pra futuros lançamentos? e sabemos que o próximo lançamento já será em AM5...
 
quais as chances das x570 e b550 terem suporte pra am5?

em um comunicado oficial, quando anunciou que as placas 450 e 470 teriam suporta pros ryzen 4000, a AMD ela deixa claro por exemplo que placas da série 400, não terão suporte para as próximas gerações. (após a 4ª)
só que ela não cita as da série 500... isso da margem pra entendimento que elas poderão ter suporte pra futuros lançamentos? e sabemos que o próximo lançamento já será em AM5...
Imaginamos que o suporte seja zero. Eu acho que Zen 4/AM5 chegam juntos com DDR5.
 
quais as chances das x570 e b550 terem suporte pra am5?

em um comunicado oficial, quando anunciou que as placas 450 e 470 teriam suporta pros ryzen 4000, a AMD ela deixa claro por exemplo que placas da série 400, não terão suporte para as próximas gerações. (após a 4ª)
só que ela não cita as da série 500... isso da margem pra entendimento que elas poderão ter suporte pra futuros lançamentos? e sabemos que o próximo lançamento já será em AM5...

DDR5 = mais pinos no processador = novo socket AM5 = incompatibilidade com o socket AM4 - DDR4
 
DDR5 = mais pinos no processador = novo socket AM5 = incompatibilidade com o socket AM4 - DDR4
então é garantido que o processador tendo SUPORTE para memória ddr5, seja incompativel com placas am4 como as da linha 500 amd?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

fico pensando pq pode ser da amd lançar uma placa com espaço p pinos a mais tb, não sei
 
então é garantido que o processador tendo SUPORTE para memória ddr5, seja incompativel com placas am4 como as da linha 500 amd?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

fico pensando pq pode ser da amd lançar uma placa com espaço p pinos a mais tb, não sei
Ryzen 5000 será outro socket até por conta de implementação de novas tecnologias e a introdução ao DDR5. E, sejamos sinceros, 5 anos de suporte seria até dms. Excelente, mas inviável com novas tecnologias.
 
então é garantido que o processador tendo SUPORTE para memória ddr5, seja incompativel com placas am4 como as da linha 500 amd?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

fico pensando pq pode ser da amd lançar uma placa com espaço p pinos a mais tb, não sei

Se o processador terá mais pinos por causa da memória DDR5, então ele não vai encaixar no socket AM4

Já é fato

DDR5 = requer mais pinos no processador
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
DDR5 = requer mais pinos no processador
AFAIK, DDR5 exige o mesmo número de pinos que DDR4, mas as funções deles são diferentes de toda forma.
 
AFAIK, DDR5 exige o mesmo número de pinos que DDR4, mas as funções deles são diferentes de toda forma.

Estava me baseando no chiakokhua







 
To achando que vamos ter um zen3+ ainda no AM4 , porem sem suporte a placas mais antigas como a própria AMD deixou bem explicito , ddr5 deve aparecer primeiro nos servidores é uma mudança complicada de se implantar no mainstream a demanda inicial tende a ser muito cara , tanto para a AMD quanto para seus clientes .
Mais uma CPU no AM4 faria muito sentido ,daria mais tempo para trabalhar na nova plataforma e nesse meio tempo as fabricantes de memoria teriam uma produção mais amadurecida e menos custosa .
Recentemente vazou um roadmap das próximas APUS , e foi sitado a APU cézzane zen3 AM4 , como as apus costumam estar um passo a trás da CPU é provável ryzen 5000 zen3+ e não com zen 4 .
E a próxima APU da lista fortalece ainda mais essa teoria seria ,rembrandt APU zen3+ ryzen 6000 essa CPU já seria AM5 e DDR5 , seguindo a logica a CPU dessa geração 6000 seria enfim ZEN4 DDR5 ETC.
 
Última edição:
Como saber quantos mb tem a BIOS das mobos b450 pra saber se ela vai entrar na lista de update beta pros Zen3? Pelo que o amigo acima recebeu de resposta da MSI, só placas com 32mb vão receber esse update.
 
Como saber quantos mb tem a BIOS das mobos b450 pra saber se ela vai entrar na lista de update beta pros Zen3? Pelo que o amigo acima recebeu de resposta da MSI, só placas com 32mb vão receber esse update.
no site da placa nas especificação técnicas tem a informação do tamanho da bios see for 128mbit é 16MB, se for 256mbit é 32MB.
 
Rapaz, se for isso mesmo, sensacional. Praticamente empatado com o 9900K (8/16) e com certeza bem mais barato. Fora que não deve esquentar tanto.
 
Rapaz, se for isso mesmo, sensacional. Praticamente empatado com o 9900K (8/16) e com certeza bem mais barato. Fora que não deve esquentar tanto.

A minha placa que roda minecraft com gráfico de celular XT tá pedindo pra ter um companheiro CPU XT também :dog:

Só que prefiro esperar um 4070/4080 8C 5Ghz pra esquecer de CPU por uns 5 anos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo