• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Acabou de sair no guru3d em outros fóruns também.
É a mesma notícia do fim de semana e que já foi desmentida.
Update:
AMD CEO Lisa Su commented on the rumor during Bernstein’s “Annual Strategic Decision Conference”. She stated that new nodes usually start with mobile processors as these are easier to manufacture. She did not mention Zen3 when talking bout 5nm node, but she did mention Zen4 a few times. Source

 
Acabou de sair no guru3d em outros fóruns também.

Tudo indica o seguinte

2020 - RYZEN 4000 em 7nm + DDR4
2021 - RYZEN 5000 em 7nm + DDR4
2022 - RYZEN 6000 em 5nm + DDR5

O que pode vim primeiro em 5nm é os notebook
 
Última edição:
Tudo indica o seguinte

2020 - RYZEN 4000 em 7nm + DDR5
2021 - RYZEN 5000 em 7nm + DDR5
2022 - RYZEN 6000 em 5nm + DDR5

O que pode vim primeiro em 5nm é os notebook
Eita, DDR5 em 2020 já? Será mais final do ano?
Eu devo sair só pro Ryzen 6000.
 
Eita, DDR5 em 2020 já? Será mais final do ano?
Eu devo sair só pro Ryzen 6000.

Errei

Tudo indica o seguinte

2020 - RYZEN 4000 em 7nm + DDR4
2021 - RYZEN 5000 em 7nm + DDR4
2022 - RYZEN 6000 em 5nm + DDR5

O que pode vim primeiro em 5nm é os notebook
 
Qual o motivo da Intel não conseguir colocar mais núcleos nos servidores? nó? é impossível para a Intel trazer chiplets atualmente? esse número do SPR é estranho também pois pelo que sei ele vai utilizar chiplets (me corrija nisso). Até parece que não tem mais uma luz no fim do túnel no caso da Intel ou tem? já que perderam a liderança no processo litográfico entre outras coisas.
Você acabou fazendo a pergunta mágica: Se a Intel sabe fazer chiplets, tem dinheiro e está perdendo rapidamente mindshare (e mercado), por que não se mexe?
Essa pergunta é mágica porque simplesmente ninguém tem a resposta, nem eles mesmos sabem dizer porque pararam no tempo. Uns dizem que subestimaram a AMD, outros que ela achava que seus 10nm iria ser igual aos 14nm, e outros que ela queria manter a evolução estagnada, entregando migalhas de upgrade como inovação. Na minha opinião, foi má gestão mesmo, o resto é consequência.

Agora, respondendo por partes, versão TL;DR:
- Por que não mais núcleos: Tamanho do die, rendimento, consumo, custo de produção;
- Por que não chiplets: Intercomunicação, projetos paralelos, latência e dependência de arquitetura;
- A luz no fim do túnel: O nó de 7nm ser normal e Jim Keller colocar sua uArch (arquitetura sucessora da Core) no mercado, ambos o quanto antes;
- Sapphire Rapids é chiplet: Não, é monolítico mas MCM. Chiplet será a GPU Xe com comunicação via CXL entre dies (Ponte Vecchio), presente em "módulos computacionais" no supercomputador Aurora.

Resposta, versão explicativa (dentro do spoiler para não poluir o tópico):
O mercado de servidores é bem viscoso, eles pedem um alazão mas querem um pônei com canivetes, e a Intel pensou que por ser a dominante poderia fazer seus CPUs de qualquer jeito que eles comprariam... era verdade enquanto não tinha concorrência. Como desespero ela lançou um CPU de 56 núcleos colados à-la Core2Quad que é resfriado exclusivamente* a água, consome 400W e tem 2.6GHz de clock (3.8GHz no turbo), mas quase nenhum datacenter aderiu a "isso". Então a questão não é ter mais núcleos, é tê-los de forma responsável e se não consegue ser "eco-friendly", que reduza a contagem deles ou o clock.

Aumentar a quantidade de núcleos implica em dies maiores e caros, e ai entra o nó na história, ele precisa ter um bom rendimento e sabemos que os 10nm não tem: Nos Cannonlake o rendimento de um quad-core era de pífios 28%, enquanto que no Icelake esse rendimento encosta nos 60%, ou seja, se quase metade do wafer vai embora em um quad-core (122mm²), imagine em um CPU icosahexa-core (~530mm²)? Segundo Charlie Demerjian, do SemiAccurate, o rendimento do Icelake-SP "é menor que dois dígitos" e que por isso o Cooperlake segurará as pontas até o Sapphire Rapids chegar, no caso esse ICL-SP será tão escasso quanto o Core i7 1068G7, que lançou em Agosto'19 lançou em Dezembro'19 lançou em Março'20 ainda não lançou, foi adiado para Junho desse ano mas é bem provável ser adiado novamente, até lançar o Tigerlake e esquecermos dele como do Cannonlake.

Aproveitando que falei de litografia, qual é a vantagem de se ir para um nó menor? Maior densidade, menor consumo ou mais desempenho, ao menos é o que deveria acontecer mas os 10nm da Intel fogem a essa regra: Ele é mais denso, consome mais e entrega menos desempenho. Parte da sua "ruimdade" se deve aos 14nm estar super refinado, sendo superior em desempenho e consumo que um nó de 10nm quebrado, mas nunca superará um nó menor em densidade... se bem que a densidade está relacionada ao desempenho almejado: Quanto menor o nó mais perto um transistor está do outro, criando um sistema de self-heating (temperatura++) e interferência (clock--), precisando colocar espaços vazios entre esses transistores (dark-silicon) para ficar dentro do esperado. A Intel diz que seus 10nm possuem uma densidade de 100MTr/mm², mas o Icelake tem 57MTr/mm² (para comparação, o Skylake tem 45MTr/mm² e o Matisse tem 64MTr/mm²) e mesmo assim não consegue passar dos 4GHz no mesmo consumo do seu irmão super requentado. Se colocarmos na conta essa densidade e um encapsulamento do mesmo tamanho, dá para perceber que faltará espaço caso coloquemos mais trilhas, I/O ampliado, PCIe 4.0 e IMC octa-channel na conta, e isso tudo de forma monolítica consumirá... Dados da própria Intel: O Cooperlake-SP 14nm com 48 núcleos consome até 300W, enquanto que o Icelake-SP de 26 núcleos consome 270W. São 22 núcleos a menos e apenas 30W de economia (e ambos são octa-channel), números fracos se considerar o ganho que o Rome teve em relação ao Naples, provando que esses 10nm realmente não são bons e a Intel está rebolando para segurar o mercado que tem com seus 14nm milagrosos.

Ok, 14nm não dá para ir além dos 28 núcleos de forma monolítica, os 10nm só chegam a 26 núcleos e o Icelake-SP é um tapa buracos que pode chegar a não ser lançado, mas por que o Sapphire Rapids só aumentou dois núcleos, mesmo tendo um encapsulamento maior (ICL-SP = LGA4189 == LGA3647; SPR = LGA4677)? Bem, temos o aumento de trilhas, PCIe 5.0 e oito IMCs DDR5, mas o motivo mesmo é um relaxamento na densidade, que vai cair para um patamar próximo aos 14nm de primeira geração, permitindo assim clocks maiores mas ocasionando em um conjunto que ocupa mais espaço. Como exemplo tenho os 14nm do Skylake e os 14nm++ do Cometlake, onde o primeiro tem densidade de 45MTr/mm² e o segundo de 37MTr/mm², um relaxamento que permitiu mais núcleos e clocks no mesmo 14nm de 2014. Também perceba que a contagem divulgada pela Intel refere-se a uma configuração não-MCM, mas todos os Xeons pós Cascadelake-AP são MCM em dois ou três dies, logo o total seria de 56 ou até 84 núcleos (mas duvido que este último aconteça, acredito em algo com 72 núcleos no máximo). Vale ressaltar que essa contagem de 28 é uma configuração vazada, pode haver uma outra com mais núcleos de forma monolítica, mas não acredito que passe por muito dos 32 núcleos, há um arranjo Mesh a ser seguido.

Agora que já sabemos o motivo do Icelake e SapphireRapids ser o que são, por que a Intel não contorna parte dos seus problemas com chiplets? A resposta é simples mas extensa, a intercomunicação é o cupido. No desktop a Intel usa um sistema em anel, enquanto que nos servidores ela usa um sistema em malha, mas mesmo sendo diferentes o funcionamento deles é fundamentalmente igual: Ambos são pensados como um barramento intra-die, e não inter-die. Fazer com que essa comunicação entre núcleos, controladores de memória, caches e demais componentes on-die se dê entre um die e outro é complicado, externar um barramento pensado in-silicon é algo complexo e demanda muito tempo e engenharia, pois envolve todo o conjunto que usa o barramento e como ele usa esse barramento. Logo resolver um problema gerando outro não é viável, ainda mais no pouco tempo que a Intel tem em mãos, mas ela está testando e pesquisando como, tanto que suas GPUs serão MCM chiplet, e vários FPGAs estão seguindo o mesmo caminho, com e sem o EMIB. A Intel é grande e atua em vários segmentos ao mesmo tempo, então se ela ainda não colocou chiplet na uArch Core é porque trará mais prejuízo que benefício, ao menos no ramo dos servidores que precisa ser estável ao máximo (no desktop o Rocketlake será MCM, mas não sei dizer se será chiplet (há diferenças)).

Por fim, conseguirá a Intel se levantar? Para início de conversa, ela nunca teria caído se não tivesse apostado tão alto nos seus 10nm, e esse nó é justamente quem não deixa ela se levantar pois é pior que seu antecessor mas totalmente necessário para entregar o que a concorrente entrega. Não atoa ela está fazendo de tudo para acelerar o processo de 7nm, pois ele precisa chegar o quanto antes para aposentar dois nós de uma só vez e ainda competir com um concorrente que já estará usando os 5nm+ EUV da TSMC (que investe milhões apenas nisso). Após os 7nm virá outra arquitetura que tem a pretensão de suceder a Core e será o projeto que o Jim Keller está trabalhando, até onde se sabe será a OceanCove ou sua sucessora, e virá nos 7nm/7nm+ mas o Keller também está dando um tapa nos 5nm GAA da Intel então... luz no fim do túnel tem, mas que esse túnel é cumprido, é.

PS1: O Cascadelake-AP é vendido exclusivamente em um sistema já montado em uma gaveta com water-cooler ou air cooler direto pela Intel, mas depende do processador na gaveta. Se for o de 56 núcleos e 400W, só a base de água nas configurações 1U e 2U, mas as versões de 250W e 350W podem vir em configurações 2U a ar (com um dissipador tamanho família).
Intel-Server-System-9200WK-Compute-Overview.jpg


PS2: Nos roadmaps de 2017 e 2018 o Icelake-SP consumiria até 230W e teria até 38 núcleos monolíticos, mas no roadmap de 2019 ele passou a ter consumo de 270W e um máximo de 26 núcleos, com MCM para até dois dies (26x2=52 núcleos). Isso mostra como a previsão da Intel mudou com o decorrer do tempo, ela achava que seu nó de 10nm renderia uma coisa mas acabou ficando bem abaixo da expectativa, tanto que o ICL-SP atrasou de Q1'2019 para Q3'2020 (sim, o Cooperlake não era para existir). Mas existe um slide de uma apresentação da ASUS que informa algo diferente, que o ICL-SP teria até 38 núcleos e consumiria até 270W, só que nem a ASUS quis comentar sobre essa apresentação.
6ZAFX96oCd4iSNbf.jpg
 
Última edição:
A alguns comentários atrás eu falei que o Meteorlake tinha quase o dobro de IPC do Skylake, e pelo que parece o MebiuW decidiu mostrar os números exatos da margem de IPC que a Intel está almejando em cada geração. Como tinha dito a Intel vai vir com força nas enseadas, então a AMD precisa manter o pé no acelerador para quando a Intel lançar os 7nm no desktop a disputa ficar acirrada.

Codinome
Microarquitetura (uArch)
IPC em cima do Skylake
Escala
Ano de lançamento
CometlakeSkyLake0%14nm+++2020
CannonlakePalmCove6%10nm2018
IcelakeSunnyCove18%10nm+2019
TigerlakeWillowCove25%10nm++2020
AlderlakeGoldenCove50%10nm+++2021
MeteorlakeOceanCove80%7nm2022



Deixei de fora os Treemont (-8%) e Gracemont (0%) por serem Atoms mas decidi ressaltar essa informação pois serão usados nos projetos híbridos da Intel (Lakefield e Alderlake, respectivamente). Aproveitando, o APISAK e o _rogame divulgaram um teste de um ES do Rocketlake, a próxima geração desktop da Intel, que brigará com o Vermeer (Zen3) da AMD: O modelo em questão é um hexa-core com 12 threads, com clock base de 3.5GHz e boost de 4.1GHz, que obteve 1822 pontos no 3DMark 11 (CPU Score). Para efeito de comparação o Core i5 10400 (6c/12t, 2.9GHz/4.3GHz) faz 1900 pontos nesse mesmo teste, logo ou esse ES é de um lote inicial de testes ou o Rocketlake aparenta ser outro refresh do Skylake (torço para ser a primeira opção).

 
A alguns comentários atrás eu falei que o Meteorlake tinha quase o dobro de IPC do Skylake, e pelo que parece o MebiuW decidiu mostrar os números exatos da margem de IPC que a Intel está almejando em cada geração. Como tinha dito a Intel vai vir com força nas enseadas, então a AMD precisa manter o pé no acelerador para quando a Intel lançar os 7nm no desktop a disputa ficar acirrada.

Codinome
Microarquitetura (uArch)
IPC em cima do Skylake
Escala
Ano de lançamento
CometlakeSkyLake0%14nm+++2020
CannonlakePalmCove6%10nm2018
IcelakeSunnyCove18%10nm+2019
TigerlakeWillowCove25%10nm++2020
AlderlakeGoldenCove50%10nm+++2021
MeteorlakeOceanCove80%7nm2022



Deixei de fora os Treemont (-8%) e Gracemont (0%) por serem Atoms mas decidi ressaltar essa informação pois serão usados nos projetos híbridos da Intel (Lakefield e Alderlake, respectivamente). Aproveitando, o APISAK e o _rogame divulgaram um teste de um ES do Rocketlake, a próxima geração desktop da Intel, que brigará com o Vermeer (Zen3) da AMD: O modelo em questão é um hexa-core com 12 threads, com clock base de 3.5GHz e boost de 4.1GHz, que obteve 1822 pontos no 3DMark 11 (CPU Score). Para efeito de comparação o Core i5 10400 (6c/12t, 2.9GHz/4.3GHz) faz 1900 pontos nesse mesmo teste, logo ou esse ES é de um lote inicial de testes ou o Rocketlake aparenta ser outro refresh do Skylake (torço para ser a primeira opção).


Eu vi que terá ADL sem os Atom's, será que eles não estão crentes do big.LITTLE? meio estranho, não vejo como isso irá se encaixar nas SKU's. Não acho difícil ADL e RKL serem piores ou equivalentes a CML em jogos, mas isso é um baita de uma patada no marketing deles.

Lembro que o Jim Keller também trabalhou nos Atom's do ADL e que se frustrou quando tentou trabalhar na equipe do Core, por que será? além do Jim Keller, existe alguém de extrema importância tão importante e reconhecido como ele na Intel?

Eu vi o Francois falando que seria algo novo mas baseado em SKL, mas ele é meio biruta então fica a duvida.
 
Última edição:
A alguns comentários atrás eu falei que o Meteorlake tinha quase o dobro de IPC do Skylake, e pelo que parece o MebiuW decidiu mostrar os números exatos da margem de IPC que a Intel está almejando em cada geração. Como tinha dito a Intel vai vir com força nas enseadas, então a AMD precisa manter o pé no acelerador para quando a Intel lançar os 7nm no desktop a disputa ficar acirrada.

Codinome
Microarquitetura (uArch)
IPC em cima do Skylake
Escala
Ano de lançamento
CometlakeSkyLake0%14nm+++2020
CannonlakePalmCove6%10nm2018
IcelakeSunnyCove18%10nm+2019
TigerlakeWillowCove25%10nm++2020
AlderlakeGoldenCove50%10nm+++2021
MeteorlakeOceanCove80%7nm2022



Deixei de fora os Treemont (-8%) e Gracemont (0%) por serem Atoms mas decidi ressaltar essa informação pois serão usados nos projetos híbridos da Intel (Lakefield e Alderlake, respectivamente). Aproveitando, o APISAK e o _rogame divulgaram um teste de um ES do Rocketlake, a próxima geração desktop da Intel, que brigará com o Vermeer (Zen3) da AMD: O modelo em questão é um hexa-core com 12 threads, com clock base de 3.5GHz e boost de 4.1GHz, que obteve 1822 pontos no 3DMark 11 (CPU Score). Para efeito de comparação o Core i5 10400 (6c/12t, 2.9GHz/4.3GHz) faz 1900 pontos nesse mesmo teste, logo ou esse ES é de um lote inicial de testes ou o Rocketlake aparenta ser outro refresh do Skylake (torço para ser a primeira opção).


Se AMD conseguir manter o ritmo de evoluçao nao esbarrar em alguma barreira não será problema lidar com essas CPUS intel , fora que ela alem de melhorar o ipc pode aumentar os núcleos novamente , o teto hoje é 64, fora que esses números mágicos da intel sempre fico com pé a trás .
 
eu estou pensando em pegar um i7 10700k pro meu upgrade, já possuo 16gbs ddr4 2400, eu posso reutilizar essa memoria?
 
eu estou pensando em pegar um i7 10700k pro meu upgrade, já possuo 16gbs ddr4 2400, eu posso reutilizar essa memoria?
Pode mas particularmente falando é um desperdício deixar a memória em apenas 2400 mhz principalmente em plataforma Intel.
 

Falando em performance, o hyperthread fez bem nas aplicações profissionais, com o 10700K ganhando de 10 a 35% de performance em apps de renderização, mas fez pouco ou até piorou seu desempenho em games comparado ao 9700K, modelo antecessor e que operava com 8 núcleos e 8 threads.
 

Falando em performance, o hyperthread fez bem nas aplicações profissionais, com o 10700K ganhando de 10 a 35% de performance em apps de renderização, mas fez pouco ou até piorou seu desempenho em games comparado ao 9700K, modelo antecessor e que operava com 8 núcleos e 8 threads.
Review by Adrenaline.
 
Eu vi que terá ADL sem os Atom's, será que eles não estão crentes do big.LITTLE? meio estranho, não vejo como isso irá se encaixar nas SKU's. Não acho difícil ADL e RKL serem piores ou equivalentes a CML em jogos, mas isso é um baita de uma patada no marketing deles.

Lembro que o Jim Keller também trabalhou nos Atom's do ADL e que se frustrou quando tentou trabalhar na equipe do Core, por que será? além do Jim Keller, existe alguém de extrema importância tão importante e reconhecido como ele na Intel?

Eu vi o Francois falando que seria algo novo mas baseado em SKL, mas ele é meio biruta então fica a duvida.
Sim, terá modelos do ADL sem os Atom, provavelmente a versão com núcleos Tremont será uma variante (letra) a mais, como já é com os K, F e T. Quanto ao marketing, a Intel sempre dá um jeito de virar ele para o seu lado, como fazer comparações com CPUs de 5 anos antes e coisas do tipo.

Quanto ao Keller, ele é bom fazendo uArchs que escalam bem do baixo consumo até o alto desempenho, no caso seu foco é de arquiteturas enxutas e eficientes e por isso suas ideias de como uma arquitetura deve funcionar vai de encontro às ideias dos engenheiros da linha Core (principalmente no que tange pipeline e caches). Se você olhar todos os projetos do Keller verá que a linha dele é a mesma, então é de se esperar que seu projeto seja diferente do que estamos acostumados a ver na Intel. Já a parte de mentes brilhantes, a Intel tem um monte mas seus nomes não ganham destaques, quando muito o time todo é elogiado pelo feito (como o time de Oregon (ORT), time de Haifa (IDC), ...).

Por fim o Francois Piednoel... tentei argumentar com ele mas não tem como, ele me bloqueou pelo simples fato de não aceitar que falem bem da AMD e mal da Intel com ele, só ele pode fazer isso. Fora essa complexidade pela Intel que ele tem, e de que ele se acha o melhor engenheiro do mundo e que a Intel só está decaindo porque ele não está mais na equipe, seus comentários são bons. Veja esse twitter como exemplo (essa é a conta dele dedicada à hardware):


Voltando a falar dele, novamente seus comentários na área de hardware são muito bons, basta saber tirar o peço e tendência das suas palavras. Recentemente ele falou sobre uma nova uArch sendo desenvolvida pelo time de Oregon, para suceder a Core: Essa nova uArch seria derivada da "Nehalem V2", só que com um foco maior em aumentar o pipeline e vazão de dados ao custo de um desempenho single-thread menor e OoO mais fraco, inclusive ele diz que a ideia é tão ruim que seria um novo Willamette, pois traria apenas números bons na teoria (clocks e benchmarks) mas um desempenho fraco na prática.


PS: Para quem não é da velha guarda, o Willamette foi o codinome do primeiro Pentium 4 (PGA423), que tinha desempenho tão ruim que perdia para um Pentium III, mesmo tendo clock maior e uma uArch melhor (no papel). Só com o Northwood (PGA478) e um clock 400MHz maior que o Pentium III que o Pentium 4 começou a aposentar seu antecessor.

E o Nehalem foi a primeira geração Core com controlador de memória integrado, e os Nehalem V2 e V5 que o Piednoel cita são os SandyBridge e Icelake, respectivamente, pois ambos são baseados nas mudanças criadas no Nehalem. Então quando ele diz que o time de Oregon vai trazer algo como o "Nehalem V2" significa que vem um novo SandyBridge por ai (o que é muito bom, de todos os últimos CPUs da Intel o que mais empolgou em desempenho foram os Core 2000), mas depois ele diz que é só baseado, pois terá mudanças para pior (no ponto de vista dele). Ainda segundo o Francois o IDC também virá com uma uArch para suceder a Core, e eles vencerão a briga novamente, pela terceira vez consecutiva (Nehalem, SandyBridge, Skylake). Nessa briga ai só não sei em que time o Keller está xD
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se AMD conseguir manter o ritmo de evoluçao nao esbarrar em alguma barreira não será problema lidar com essas CPUS intel , fora que ela alem de melhorar o ipc pode aumentar os núcleos novamente , o teto hoje é 64, fora que esses números mágicos da intel sempre fico com pé a trás .
Existe um limite na quantidade de núcleos, nos servidores é bom subir mas no desktop e notebooks ir além dos atuais 16 já não trará ganho nenhum para os programas de hoje e dos que virão nos próximos dois anos. Partindo do pressuposto de que a AMD cresça 15% de IPC por geração e que os números da Intel serão alcançados, o Alderlake terá um IPC superior ao Zen3+ e o Meteorlake em relação ao Zen4, logo se somarmos o fato das caches e latências ainda serem melhores na Intel temos que ela estará na vantagem, tudo dependerá do clock que o Alderlake alcançar e dos 7nm da Intel realmente serem tão bom quanto ela fala.

Claro que nos números da Intel só acredito quando lançado, pois ela adora inflar eles e segundo ela os 10nm atuais são livre de problemas e seu rendimento é muito bom, o que sabemos que são ambas respostas para controlar o dano. Falando nos 10nm, parece que o Icelake-SP vai vir com dois núcleos a menos que o combinado, então ao invés de virem 26 núcleos serão 24, e o clock... 2.2GHz base e 2.9GHz turbo, o que acredito não ser muito longe do que virá ao mercado. O "bom" dessa contagem de núcleos é que esse CPU pode vir na plataforma HEDT, só precisa subir bem o clock (o chipset usado era o C621, então pode aparecer sim num HEDT).
 
Última edição:
Sim, terá modelos do ADL sem os Atom, provavelmente a versão com núcleos Tremont será uma variante (letra) a mais, como já é com os K, F e T. Quanto ao marketing, a Intel sempre dá um jeito de virar ele para o seu lado, como fazer comparações com CPUs de 5 anos antes e coisas do tipo.

Quanto ao Keller, ele é bom fazendo uArchs que escalam bem do baixo consumo até o alto desempenho, no caso seu foco é de arquiteturas enxutas e eficientes e por isso suas ideias de como uma arquitetura deve funcionar vai de encontro às ideias dos engenheiros da linha Core (principalmente no que tange pipeline e caches). Se você olhar todos os projetos do Keller verá que a linha dele é a mesma, então é de se esperar que seu projeto seja diferente do que estamos acostumados a ver na Intel. Já a parte de mentes brilhantes, a Intel tem um monte mas seus nomes não ganham destaques, quando muito o time todo é elogiado pelo feito (como o time de Oregon (ORT), time de Haifa (IDC), ...).

Por fim o Francois Piednoel... tentei argumentar com ele mas não tem como, ele me bloqueou pelo simples fato de não aceitar que falem bem da AMD e mal da Intel com ele, só ele pode fazer isso. Fora essa complexidade pela Intel que ele tem, e de que ele se acha o melhor engenheiro do mundo e que a Intel só está decaindo porque ele não está mais na equipe, seus comentários são bons. Veja esse twitter como exemplo (essa é a conta dele dedicada à hardware):


Voltando a falar dele, novamente seus comentários na área de hardware são muito bons, basta saber tirar o peço e tendência das suas palavras. Recentemente ele falou sobre uma nova uArch sendo desenvolvida pelo time de Oregon, para suceder a Core: Essa nova uArch seria derivada da "Nehalem V2", só que com um foco maior em aumentar o pipeline e vazão de dados ao custo de um desempenho single-thread menor e OoO mais fraco, inclusive ele diz que a ideia é tão ruim que seria um novo Willamette, pois traria apenas números bons na teoria (clocks e benchmarks) mas um desempenho fraco na prática.


PS: Para quem não é da velha guarda, o Willamette foi o codinome do primeiro Pentium 4 (PGA423), que tinha desempenho tão ruim que perdia para um Pentium III, mesmo tendo clock maior e uma uArch melhor (no papel). Só com o Northwood (PGA478) e um clock 400MHz maior que o Pentium III que o Pentium 4 começou a aposentar seu antecessor.

E o Nehalem foi a primeira geração Core com controlador de memória integrado, e os Nehalem V2 e V5 que o Piednoel cita são os SandyBridge e Icelake, respectivamente, pois ambos são baseados nas mudanças criadas no Nehalem. Então quando ele diz que o time de Oregon vai trazer algo como o "Nehalem V2" significa que vem um novo SandyBridge por ai (o que é muito bom, de todos os últimos CPUs da Intel o que mais empolgou em desempenho foram os Core 2000), mas depois ele diz que é só baseado, pois terá mudanças para pior (no ponto de vista dele). Ainda segundo o Francois o IDC também virá com uma uArch para suceder a Core, e eles vencerão a briga novamente, pela terceira vez consecutiva (Nehalem, SandyBridge, Skylake). Nessa briga ai só não sei em que time o Keller está xD

Francois ama a Intel de corpo e alma, pra falar com ele tem que ser cuidadoso hehe. Mudando um pouco de assunto, apesar que não acho que fica bem no tópico mas não tem nenhum outro também, qual sua opinião sobre as novas gpu's da Intel? flop ou tem chance de dar certo? pelo que vi parece bastante interessante, mas só no papel.
 
Review by Adrenaline.
Senti falta de umas memórias mais tops. Esses i7 rodam com memórias de 4000Mhz+ tranquilo, e a latência do Ryzen ia diminuir bem (tava quase em 80ns nesse review).
 
Senti falta de umas memórias mais tops. Esses i7 rodam com memórias de 4000Mhz+ tranquilo, e a latência do Ryzen ia diminuir bem (tava quase em 80ns nesse review).
parece que eles vão refazer os testes já que os resultados estão divergentes dos outros sites.
 
Senti falta de umas memórias mais tops. Esses i7 rodam com memórias de 4000Mhz+ tranquilo, e a latência do Ryzen ia diminuir bem (tava quase em 80ns nesse review).
Adrenaline não vai mais testar mais CPUs com memorias fora da especificação ,
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Preguiça deles...
Ja foi dito em videos etc que reviews serão feitos na especificação suportada pela fabricante, se ela não da suporte/garantia acima do especificado não tem porque recomendar o uso acima , o site nao tem foco em overclock etc.
 
Review by Adrenaline.
Senti falta de umas memórias mais tops. Esses i7 rodam com memórias de 4000Mhz+ tranquilo, e a latência do Ryzen ia diminuir bem (tava quase em 80ns nesse review).
pessoal deve observar que eles estão tentando fazer um teste o mais próximo possível do que a galera vai conseguir em casa. A maioria dos usuários vai comprar processador topo de linha e placa-mãe furreca com memórias das mais baratas, e isso independe do preço do dólar, mas também do custo de cada peça por aqui que não costuma ser barato por muito tempo, fora as dificuldades de se conseguir as melhores opções. Então, muita gente vai socar e plugar sem nunca entrar no bios setup e os mais aventureiros de hoje usam aquelas opções via software e ficam felizes da vida.

esses testes bombados dos outros sites são bons apenas para fabricante vender, os caras colocam Clocks insanos que o usuário comum teria muita dificuldade de manter, fora que existe também a diferença da temperatura ambiente, pois uma coisa é você morar em um lugar mais frio e ter um desempenho melhor ou usar LN e ter Clocks monstruosos, e isso tudo desvirtua a realidade gerando a sensação de que a arquitetura vai longe facilmente. Outro ponto importante que o pessoal do Teclab havia mostrado no embate de Overclock de RAM: nem toda controladora atinge o mesmo patamar ainda que sejam processadores da mesma linha, você pode ter um 9900k pegando 3800MHz com times baixíssimos nas RAMs enquanto outro não passa de 3200MHz todo relaxado nos mesmos times de RAMs. Aí você sabe que o pessoal que faz testes geralmente recebem vários processadores e já vi acontecer de darem ênfase nos melhores para lançar o review e, no final, fica parecendo que é fácil atingir os mesmos números sendo que na verdade não é. Daí quando o usuário comum precisa de RMA e é negado, porque a Intel pode exigir sim a nota fiscal de suas memórias ou ao menos que tipo usou, vão perceber que era um modelo fora das especificações e o risco de ser negado o RMA fica na conta do usuário que leu "errado" o review com tudo overclocado no talo.

Sim, terá modelos do ADL sem os Atom, provavelmente a versão com núcleos Tremont será uma variante (letra) a mais, como já é com os K, F e T. Quanto ao marketing, a Intel sempre dá um jeito de virar ele para o seu lado, como fazer comparações com CPUs de 5 anos antes e coisas do tipo.

Quanto ao Keller, ele é bom fazendo uArchs que escalam bem do baixo consumo até o alto desempenho, no caso seu foco é de arquiteturas enxutas e eficientes e por isso suas ideias de como uma arquitetura deve funcionar vai de encontro às ideias dos engenheiros da linha Core (principalmente no que tange pipeline e caches). Se você olhar todos os projetos do Keller verá que a linha dele é a mesma, então é de se esperar que seu projeto seja diferente do que estamos acostumados a ver na Intel. Já a parte de mentes brilhantes, a Intel tem um monte mas seus nomes não ganham destaques, quando muito o time todo é elogiado pelo feito (como o time de Oregon (ORT), time de Haifa (IDC), ...).

Por fim o Francois Piednoel... tentei argumentar com ele mas não tem como, ele me bloqueou pelo simples fato de não aceitar que falem bem da AMD e mal da Intel com ele, só ele pode fazer isso. Fora essa complexidade pela Intel que ele tem, e de que ele se acha o melhor engenheiro do mundo e que a Intel só está decaindo porque ele não está mais na equipe, seus comentários são bons. Veja esse twitter como exemplo (essa é a conta dele dedicada à hardware):


Voltando a falar dele, novamente seus comentários na área de hardware são muito bons, basta saber tirar o peço e tendência das suas palavras. Recentemente ele falou sobre uma nova uArch sendo desenvolvida pelo time de Oregon, para suceder a Core: Essa nova uArch seria derivada da "Nehalem V2", só que com um foco maior em aumentar o pipeline e vazão de dados ao custo de um desempenho single-thread menor e OoO mais fraco, inclusive ele diz que a ideia é tão ruim que seria um novo Willamette, pois traria apenas números bons na teoria (clocks e benchmarks) mas um desempenho fraco na prática.


PS: Para quem não é da velha guarda, o Willamette foi o codinome do primeiro Pentium 4 (PGA423), que tinha desempenho tão ruim que perdia para um Pentium III, mesmo tendo clock maior e uma uArch melhor (no papel). Só com o Northwood (PGA478) e um clock 400MHz maior que o Pentium III que o Pentium 4 começou a aposentar seu antecessor.

E o Nehalem foi a primeira geração Core com controlador de memória integrado, e os Nehalem V2 e V5 que o Piednoel cita são os SandyBridge e Icelake, respectivamente, pois ambos são baseados nas mudanças criadas no Nehalem. Então quando ele diz que o time de Oregon vai trazer algo como o "Nehalem V2" significa que vem um novo SandyBridge por ai (o que é muito bom, de todos os últimos CPUs da Intel o que mais empolgou em desempenho foram os Core 2000), mas depois ele diz que é só baseado, pois terá mudanças para pior (no ponto de vista dele). Ainda segundo o Francois o IDC também virá com uma uArch para suceder a Core, e eles vencerão a briga novamente, pela terceira vez consecutiva (Nehalem, SandyBridge, Skylake). Nessa briga ai só não sei em que time o Keller está xD
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Existe um limite na quantidade de núcleos, nos servidores é bom subir mas no desktop e notebooks ir além dos atuais 16 já não trará ganho nenhum para os programas de hoje e dos que virão nos próximos dois anos. Partindo do pressuposto de que a AMD cresça 15% de IPC por geração e que os números da Intel serão alcançados, o Alderlake terá um IPC superior ao Zen3+ e o Meteorlake em relação ao Zen4, logo se somarmos o fato das caches e latências ainda serem melhores na Intel temos que ela estará na vantagem, tudo dependerá do clock que o Alderlake alcançar e dos 7nm da Intel realmente serem tão bom quanto ela fala.

Claro que nos números da Intel só acredito quando lançado, pois ela adora inflar eles e segundo ela os 10nm atuais são livre de problemas e seu rendimento é muito bom, o que sabemos que são ambas respostas para controlar o dano. Falando nos 10nm, parece que o Icelake-SP vai vir com dois núcleos a menos que o combinado, então ao invés de virem 26 núcleos serão 24, e o clock... 2.2GHz base e 2.9GHz turbo, o que acredito não ser muito longe do que virá ao mercado. O "bom" dessa contagem de núcleos é que esse CPU pode vir na plataforma HEDT, só precisa subir bem o clock (o chipset usado era o C621, então pode aparecer sim num HEDT).

você vai ter que conseguir um espaço para ter um site falando de CPUs (com versão em inglês porque eles não são como nós que temos de aprender a lingua deles) para tacar o loco e daí o cara vem aqui cuspir na cara.

Excelentes seus textos! Mexe com programação também?
 
pessoal deve observar que eles estão tentando fazer um teste o mais próximo possível do que a galera vai conseguir em casa. A maioria dos usuários vai comprar processador topo de linha e placa-mãe furreca com memórias das mais baratas, e isso independe do preço do dólar, mas também do custo de cada peça por aqui que não costuma ser barato por muito tempo, fora as dificuldades de se conseguir as melhores opções. Então, muita gente vai socar e plugar sem nunca entrar no bios setup e os mais aventureiros de hoje usam aquelas opções via software e ficam felizes da vida.

esses testes bombados dos outros sites são bons apenas para fabricante vender, os caras colocam Clocks insanos que o usuário comum teria muita dificuldade de manter, fora que existe também a diferença da temperatura ambiente, pois uma coisa é você morar em um lugar mais frio e ter um desempenho melhor ou usar LN e ter Clocks monstruosos, e isso tudo desvirtua a realidade gerando a sensação de que a arquitetura vai longe facilmente. Outro ponto importante que o pessoal do Teclab havia mostrado no embate de Overclock de RAM: nem toda controladora atinge o mesmo patamar ainda que sejam processadores da mesma linha, você pode ter um 9900k pegando 3800MHz com times baixíssimos nas RAMs enquanto outro não passa de 3200MHz todo relaxado nos mesmos times de RAMs. Aí você sabe que o pessoal que faz testes geralmente recebem vários processadores e já vi acontecer de darem ênfase nos melhores para lançar o review e, no final, fica parecendo que é fácil atingir os mesmos números sendo que na verdade não é. Daí quando o usuário comum precisa de RMA e é negado, porque a Intel pode exigir sim a nota fiscal de suas memórias ou ao menos que tipo usou, vão perceber que era um modelo fora das especificações e o risco de ser negado o RMA fica na conta do usuário que leu "errado" o review com tudo overclocado no talo.


você vai ter que conseguir um espaço para ter um site falando de CPUs (com versão em inglês porque eles não são como nós que temos de aprender a lingua deles) para tacar o loco e daí o cara vem aqui cuspir na cara.

Excelentes seus textos! Mexe com programação também?
Para de defender o Adrenaline cara, 10700K tava perdendo para um 9900K, ambos tem o mesmo clock, arquitetura, além de que o 10700K tem validação para 2933mhz, a única coisa que muda é que é um 8 core em um die de 10, mas em NENHUM REVIEW DO MUNDO o 10700K perdeu para o 9900K, ainda mais na diferença do Adrenaline. Da onde você tirou que pode existir um 9900K que não passa nem de 3200 mhz RAM? isso aí é simplesmente mentira, nunca em todo esse tempo procurando sobre overclocking vi um 9900K chorando pra passar de 3200 mhz ram, saiba diferençar a limitação da MOBO de limitação do processador.

Essa parada de RMA é a coisa mais meia bomba e tosca que eu já vi, tudo isso porque a Chipart conseguiu matar um i3 ligando o XMP de 3200 em uma mobo H (nem deveria ser possível), os mesmos caras que antigamente vendiam PC com overclocking, rodavam o Prime95, mandavam para os clientes e dava tela azul, depois demonizaram o overclocking como bons noobs que são. Nunca vi um CPU morrer por OC de memória, para matarr um CPU com OC de memória tem que ser um neandertal muito cabeça dura. Tanto a Intel quanto AMD nunca vão liberar garantia para memórias acima da especificação de fábrica, não faz sentido.

Outro ponto, mesmo que o usuário utilize uma memória acima da especificação do CPU (3200 em um I5 9400 por exemplo), a Intel mesmo assim irá dar o RMA caso o usuário confirme que não fez overclocking, por padrão as memórias vão de 2133 (mínimo) ou 2666 (máximo permitido pelo CPU), isto já foi provado pelo Rbuass.

Repito, os testes deste portal são uma vergonha, se você acha que um 10700K perde para um 9900K você não mora na Terra e sim em Marte.
 
Para de defender o Adrenaline cara, 10700K tava perdendo para um 9900K, ambos tem o mesmo clock, arquitetura, além de que o 10700K tem validação para 2933mhz, a única coisa que muda é que é um 8 core em um die de 10, mas em NENHUM REVIEW DO MUNDO o 10700K perdeu para o 9900K, ainda mais na diferença do Adrenaline. Da onde você tirou que pode existir um 9900K que não passa nem de 3200 mhz RAM? isso aí é simplesmente mentira, nunca em todo esse tempo procurando sobre overclocking vi um 9900K chorando pra passar de 3200 mhz ram, saiba diferençar a limitação da MOBO de limitação do processador.

Essa parada de RMA é a coisa mais meia bomba e tosca que eu já vi, tudo isso porque a Chipart conseguiu matar um i3 ligando o XMP de 3200 em uma mobo H (nem deveria ser possível), os mesmos caras que antigamente vendiam PC com overclocking, rodavam o Prime95, mandavam para os clientes e dava tela azul, depois demonizaram o overclocking como bons noobs que são. Nunca vi um CPU morrer por OC de memória, para matarr um CPU com OC de memória tem que ser um neandertal muito cabeça dura. Tanto a Intel quanto AMD nunca vão liberar garantia para memórias acima da especificação de fábrica, não faz sentido.

Outro ponto, mesmo que o usuário utilize uma memória acima da especificação do CPU (3200 em um I5 9400 por exemplo), a Intel mesmo assim irá dar o RMA caso o usuário confirme que não fez overclocking, por padrão as memórias vão de 2133 (mínimo) ou 2666 (máximo permitido pelo CPU), isto já foi provado pelo Rbuass.

Repito, os testes deste portal são uma vergonha, se você acha que um 10700K perde para um 9900K você não mora na Terra e sim em Marte.

AMD não nega garantia com clock acima do suportado, somente em caso de dano físico, já a Intel....
 
AMD não nega garantia com clock acima do suportado, somente em caso de dano físico, já a Intel....
Se eles não negam é porque querem ganhar marketshare, mas está escrito nos próprios termos de uso que não possui garantia. Pelo amor de Deus cara, matar o cpu com OC de memória é praticamente impossível, precisa colocar uma tensão absurda, que coisa mais ridícula. A Intel tem um LAB de overclocking, melhoraram e muito o IMC dos CML para atingir até 4000 mhz tranquilamente, pra vir dois noobs dizer que dá pra matar cpu com OC de memória, desserviço a comunidade de hardware nacional.
 
Se eles não negam é porque querem ganhar marketshare, mas está escrito nos próprios termos de uso que não possui garantia. Pelo amor de Deus cara, matar o cpu com OC de memória é praticamente impossível, precisa colocar uma tensão absurda, que coisa mais ridícula. A Intel tem um LAB de overclocking, melhoraram e muito o IMC dos CML para atingir até 4000 mhz tranquilamente, pra vir dois noobs dizer que dá pra matar cpu com OC de memória, desserviço a comunidade de hardware nacional.

Só vc ta falando sobre matar CPU com OC na memória, nem no OC doméstico da pra matar um processador, de onde tirou isso? AMD afirmou que não nega garantia em caso algum somente por danos físicos, Intel já negou muitos casos por causa de memórias utilizando XMP, isso é um fato. Não foi só na Shitart, foi nos EUA e com pessoas desconhecidas no BR.
 
Só vc ta falando sobre matar CPU com OC na memória, nem no OC doméstico da pra matar um processador, de onde tirou isso? AMD afirmou que não nega garantia em caso algum somente por danos físicos, Intel já negou muitos casos por causa de memórias utilizando XMP, isso é um fato. Não foi só na Shitart, foi nos EUA e com pessoas desconhecidas no BR.
Cara, quem começou com toda essa polêmica foi os dois noobs falando que ligaram o XMP e o CPU morreu, XMP é nada mais que um OC de memória estável, logo foi daí onde "tirei isso". A Intel está corretíssima em negar o XMP, está escrito nos termos e ponto final, mas o que matou o processador da pessoa foi algo totalmente a raro e a parte do XMP.
 
Acho hipocrisia do pessoal do Adrena só testar CPUs no limite máximo do fabricante. Se fosse uma CPU Non-K até tudo bem mas num chip K desbloqueado testar com memórias nativas não faz o menor sentido. Parece até que não estão sendo parciais...
 
Cara, quem começou com toda essa polêmica foi os dois noobs falando que ligaram o XMP e o CPU morreu, XMP é nada mais que um OC de memória estável, logo foi daí onde "tirei isso". A Intel está corretíssima em negar o XMP, está escrito nos termos e ponto final, mas o que matou o processador da pessoa foi algo totalmente a raro e a parte do XMP.

ai vamos entrar em assunto que não tem nada a ver com o tópico, mas fazer marketing em cima de uma coisa que a garantia não cobre... se vc apoia isso, só lamento.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo