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[PS4] The Last of Us - Part II [ TÓPICO OFICIAL ]

O que achou do de The Last of Us Part II?


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Terminei hoje o game e minha opinião é que Neil Druckman é insano, um gênio com culhões, fez um roteiro absurdamente inteligente e corajoso!
O jogador consegue ter apego a dois personagens que se encontram em lados opostos simultaneamente! A construção da Abby é perfeita, fazendo com que qualquer um crie um laço com ela e admire pra caralho! Uma história legitima e real, onde qualquer um corre um risco tremendo em um mundo como esse.
O final mostrando as consequenciais da jornada da Ellie, onde a mesma perdeu tudo, absolutamente tudo, até mesmo a forma de lembrar do Joel ao tocar violão.
A sua jornada é justificável pelo modo em que a relação dos dois estavam quando o Joel morreu, um remorso incalculável de estar brigada quando a tragédia aconteceu.
A parte técnica na minha opinião é a melhor de toda a indústria de games, TLOU2 consegue dar vida a cada canto do game, os sons e detalhes te garantem uma imersão nunca vista em nenhuma mídia do entretenimento. Resumindo, um jogo muito a frente que qualquer outro, fazendo o restante dos jogos que jogamos parecerem brincadeiras de criança.
 
Terminei hoje o game e minha opinião é que Neil Druckman é insano, um gênio com culhões, fez um roteiro absurdamente inteligente e corajoso!
O jogador consegue ter apego a dois personagens que se encontram em lados opostos simultaneamente! A construção da Abby é perfeita, fazendo com que qualquer um crie um laço com ela e admire pra caralho! Uma história legitima e real, onde qualquer um corre um risco tremendo em um mundo como esse.
O final mostrando as consequenciais da jornada da Ellie, onde a mesma perdeu tudo, absolutamente tudo, até mesmo a forma de lembrar do Joel ao tocar violão.
A sua jornada é justificável pelo modo em que a relação dos dois estavam quando o Joel morreu, um remorso incalculável de estar brigada quando a tragédia aconteceu.
A parte técnica na minha opinião é a melhor de toda a indústria de games, TLOU2 consegue dar vida a cada canto do game, os sons e detalhes te garantem uma imersão nunca vista em nenhuma mídia do entretenimento. Resumindo, um jogo muito a frente que qualquer outro, fazendo o restante dos jogos que jogamos parecerem brincadeiras de criança.

Coragem acho é o que descreve a ND e esse jogo, os caras poderiam ir na formula simples como fazem com Uncharted e não tem problema. No primeiro jogando com Joel e a Ellie acompanha. No segundo fariam o inverso e pronto, assim teriam um jogo seguro.

Vc vê como os caras tem culhões quando na E3 de 2018 enfiam um beijo de duas garotas na E3, a Disney foi até para o comercial na hora. Isso é coragem, o enredo é um soco na cara atrás do outro.
 
Terminei hoje o game e minha opinião é que Neil Druckman é insano, um gênio com culhões, fez um roteiro absurdamente inteligente e corajoso!
O jogador consegue ter apego a dois personagens que se encontram em lados opostos simultaneamente! A construção da Abby é perfeita, fazendo com que qualquer um crie um laço com ela e admire pra caralho! Uma história legitima e real, onde qualquer um corre um risco tremendo em um mundo como esse.
O final mostrando as consequenciais da jornada da Ellie, onde a mesma perdeu tudo, absolutamente tudo, até mesmo a forma de lembrar do Joel ao tocar violão.
A sua jornada é justificável pelo modo em que a relação dos dois estavam quando o Joel morreu, um remorso incalculável de estar brigada quando a tragédia aconteceu.
A parte técnica na minha opinião é a melhor de toda a indústria de games, TLOU2 consegue dar vida a cada canto do game, os sons e detalhes te garantem uma imersão nunca vista em nenhuma mídia do entretenimento. Resumindo, um jogo muito a frente que qualquer outro, fazendo o restante dos jogos que jogamos parecerem brincadeiras de criança.

Belo post. :joia:
 
Eu não sei muito por quê, mas eu não fiquei com aquela pilha toda de uma sequência. Por mais que o mundo do jogo e a ambientação sejam incríveis, os personagens são o principal e acho que as histórias deles deram o que tinha que tinha que dar. Se for pra ter outro jogo, tomara que seja nesse mesmo hiato do 1 pro 2.

Pra mim a história já deu também. Assim como Red Dead (Redemption) que também tem a história "fechadinha"

Até gostaria de uma sequência desses jogos, mas com novos personagens. Red Dead é tranquilo, é só fazer um nova saga, um Red Dead Retribution ou coisa do tipo... Agora TLOU acho difícil, Ellie e Joel são o coração da franquia
 
Eu não sei muito por quê, mas eu não fiquei com aquela pilha toda de uma sequência. Por mais que o mundo do jogo e a ambientação sejam incríveis, os personagens são o principal e acho que as histórias deles deram o que tinha que tinha que dar. Se for pra ter outro jogo, tomara que seja nesse mesmo hiato do 1 pro 2.
Muita gente pensava isso do primeiro jogo, mas a Naughty Dog surpreendeu. Quem sabe no final da geração do PS5 a gente não tenha um TLOU3.

Porém, pessoalmente, gostaria muito de ver a Naughty Dog levando essa excelência técnica e narrativa deles para outros jogos que não sejam Uncharted e TLOU.
 
Pra mim a história já deu também. Assim como Red Dead (Redemption) que também tem a história "fechadinha"

Até gostaria de uma sequência desses jogos, mas com novos personagens. Red Dead é tranquilo, é só fazer um nova saga, um Red Dead Retribution ou coisa do tipo... Agora TLOU acho difícil, Ellie e Joel são o coração da franquia
Eu discordo, a ND, consegue criar personagens como ninguém, nada impede de criar novos, mesmo deixando em segundo plano os que já existem.
Abby, Lev, Ellie e Dyna.
Fora o mundo, as criaturas e os diversos grupos hostis que existem como cascavel, serafitas e outros que podem existir.
 
Muita gente pensava isso do primeiro jogo, mas a Naughty Dog surpreendeu. Quem sabe no final da geração do PS5 a gente não tenha um TLOU3.

Porém, pessoalmente, gostaria muito de ver a Naughty Dog levando essa excelência técnica e narrativa deles para outros jogos que não sejam Uncharted e TLOU.

Ah... mas eu acho totalmente diferente. Joel e Ellie 100% sadios no final do TLOU1.

Coisa que a gente não pode dizer depois do 2.

Pessoalmente, não vejo muito sentido no jogo sem os dois.

"Ah mas tem a Abby". A Abby é um contraponto a Ellie. Sem Ellie sem Abby.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu discordo, a ND, consegue criar personagens como ninguém, nada impede de criar novos, mesmo deixando em segundo plano os que já existem.
Abby, Lev, Ellie e Dyna.
Fora o mundo, as criaturas e os diversos grupos hostis que existem como cascavel, serafitas e outros que podem existir.

Sem dúvida eles são capazes de criar novos personagens. Mas acho difícil ter o mesmo impacto e relacionamento que foi criado com os personagens ao longo de 2 jogos.

Acho que eles teriam mais sucesso indo atrás de outra IP. Não vejo a ND ordenhando a franquia só por conta do mundo, facções ou coisa do tipo pra introduzir novos personagens.
 
Ah... mas eu acho totalmente diferente. Joel e Ellie 100% sadios no final do TLOU1.

Coisa que a gente não pode dizer depois do 2.

Pessoalmente, não vejo muito sentido no jogo sem os dois.

"Ah mas tem a Abby". A Abby é um contraponto a Ellie. Sem Ellie sem Abby.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Sem dúvida eles são capazes de criar novos personagens. Mas acho difícil ter o mesmo impacto e relacionamento que foi criado com os personagens ao longo de 2 jogos.

Acho que eles teriam mais sucesso indo atrás de outra IP. Não vejo a ND ordenhando a franquia só por conta do mundo, facções ou coisa do tipo pra introduzir novos personagens.
Pra mim se tiver uma sequencia eu confio no estúdio, mas se decidirem terminar aqui, pra mim ta show! Final perfeito!
 
Eu discordo.
Eu gostei tanto da Abby que
Eu gostaria sim de ver um The Last Of Us Part 3 com ela como protagonista e ver oq acontece com ela e o Lev após pegarem o barco e ir embora, fiquei mto curioso! Eu apoio um próximo jogo focando neles!
a História da Ellie e do Joel fechou! Se for pra ter um próximo game, pode dar espaço pra Abby agora pq ela foi uma personagem mto bem desenvolvida e eu curti ela pra cacete... então
 
Eu discordo.
Eu gostei tanto da Abby que
Eu gostaria sim de ver um The Last Of Us Part 3 com ela como protagonista e ver oq acontece com ela e o Lev após pegarem o barco e ir embora, fiquei mto curioso! Eu apoio um próximo jogando focando neles!
a História da Ellie e do Joel fechou! Se for pra ter um próximo game, pode dar espaço pra Abby agora pq ela foi uma personagem mto bem desenvolvida e eu curti ela pra cacete... então

To na mesma.
Só que isso não pode ser daqui 1 ou 2 anos, eu quero que TLOU Part III se um dia acontecer seja no final da geração que vai chegar.
 
Eu discordo.
Eu gostei tanto da Abby que
Eu gostaria sim de ver um The Last Of Us Part 3 com ela como protagonista e ver oq acontece com ela e o Lev após pegarem o barco e ir embora, fiquei mto curioso! Eu apoio um próximo jogo focando neles!
a História da Ellie e do Joel fechou! Se for pra ter um próximo game, pode dar espaço pra Abby agora pq ela foi uma personagem mto bem desenvolvida e eu curti ela pra cacete... então

Não me entenda mal. Eu também adoraria esse cenário que você mostrou. Também fiquei curioso.

Mas de verdade, não vejo o Neil fazendo esse tipo de coisa. Acho que ele vai atrás de outra história com a mesma carga dramática do 1 e 2.

A história do Joel é muito foda, a parte dele perdendo a filha é inesquecível. A Ellie é a primeira, quiça única pessoa imune no mundo do jogo. Perto disso, acho que a Abby e o Lev não tem importância. Ela é meio que a consequência das ações dos dois.

Até a questão do naming do jogo traz esse fechamento. Não é The Last of Us 2. É a segunda metade da mesma história. Bem diferente da maioria das sequências.

Só a minha opnião :p
 
Ah... mas eu acho totalmente diferente. Joel e Ellie 100% sadios no final do TLOU1.

Coisa que a gente não pode dizer depois do 2.

Pessoalmente, não vejo muito sentido no jogo sem os dois.

"Ah mas tem a Abby". A Abby é um contraponto a Ellie. Sem Ellie sem Abby.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Sem dúvida eles são capazes de criar novos personagens. Mas acho difícil ter o mesmo impacto e relacionamento que foi criado com os personagens ao longo de 2 jogos.

Acho que eles teriam mais sucesso indo atrás de outra IP. Não vejo a ND ordenhando a franquia só por conta do mundo, facções ou coisa do tipo pra introduzir novos personagens.

Penso como você. É óbvio que eles tem capacidade de criar novos personagens ou até mesmo seguir com a Abby (que eu também gostei da personagem), mas não sei se teria o mesmo impacto
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Enfim, depois de finalizar essa obra prima, meu review completinho e detalhado sobre tudo:

Gráficos:

Primeiramente, faço essa análise tendo jogado no PS4 PRO. Foi jogado em uma TV 4K com HDR.

O que dizer? É uma coisa inacreditável. Quando penso que isso foi possível para um console ao nível do PS4... realmente fico boquiaberto. Toda essa qualidade demonstra o exaustivo capricho que a ND teve aqui. É o melhor que já vi no PS4 mesmo tendo jogado vários outros exclusivos. É inacreditável o que a ND conseguiu entregar no já bem defasado hardware do PS4. Como sou jogador de PC (Tenho um PC com uma configuração até respeitável) há alguns anos e acostumado lá, consigo visualizar algumas limitações nesse jogo, mas nada que tire o brilho do jogo ou sua grandeza nesse primeiro objeto de análise. O capricho da ND é tão grande nos detalhes que esse jogo deixa muitos outros comendo poeira mesmo se esses forem executados em um PC com qualidade superior. É um dos melhores gráficos da atual geração mesmo com as limitações técnicas do PS4.

Quero destacar dois aspectos gráficos que acho incrível nesse jogo e que para mim são referências:

Vegetação e Iluminação.

Esse trabalho incrível em vegetação já tinha começado em Uncharted 4. A maioria dos jogos com vegetação tem um "matinho inserido no cenário", aqui não, é tudo muito caprichado e essa sensação é amenizada de forma bem eficiente. (Ainda presente, mas excelente).

Nos cenários ricos em vegetação (As texturas das folhas são muito bem feita e a dinamicidade dessa vegetação é incrível também) quando aliado ainda a incrível iluminação (Reflexo em objetos ou derivados são bem executados) é uma coisa extraordinária.

Nos cenários onde teve em conjunto: Chuva mais Vegetação no ambiente a noite; era uma coisa incrível do qual parava para observar.

Achei muito excessivo o Film Grain do jogo; e é um efeito que não gosto. Sempre desativo ele nos jogos em PC ou PS4 quando é possível. Acho que deveria ser possível desativar, e esse filtro não afeta desempenho, então nem foi um recurso para ajudar com desempenho.

Houve alguns poucos cenários em que as texturas estavam mal feitas, sem renderização. Talvez uma atualização ajudaria a dá uma polida nessas pequenas partes.

Não é nada alarmante e constante, foi bem raro nas minhas 39 Horas de Jogatina.

Achei que o Blur estava um pouco forte também, (Provavelmente a ND usa um TXAA como anti-aliasing já que é um excelente CxB), mas isso é para ajudar com os serrilhados no PS4, totalmente compreensível.

Zerei recentemente Uncharted Lost Legacy que possui gráficos excelentes para um PS4 e algumas coisas acima da média, mas The Last Of Us II é mais polido, caprichado e isso ficou bem nítido para mim.

Essa Engine aplicada em Uncharted e The Last of Us é fantástica.

Para finalizar, apenas digo uma coisa a vocês: O próximo jogo da ND em um PS5 revolucionará graficamente o que consideramos como excepcional.

Jogabilidade:

O que dizer sobre a jogabilidade de The Last Of Us II?

É revolucionário, é uma nova referência para jogos, especialmente os combates.

Em primeira vista, os comandos são bem parecidos ao primeiro jogo, e o jogo possui uma jogabilidade semelhante, entretanto, o nível de detalhe introduzido em pequenas doses minuciosas foi algo que tornou a jogabilidade desse jogo algo colossal e a frente de outros, vamos lá:

Gore? Extraordinário! O melhor que já vi em jogos até o momento que faço essa análise. O sangue em poças de água, em vegetações, em objetos, em paredes, o próprio gore criado nas diversas finalizações que é possível em inimigos... É surreal, anos luz de qualquer coisa até hoje.

Expressões faciais desse jogo é outra coisa absurdamente extraordinária! A melhor já criada para jogos até hoje, tanto em cenas, como em gameplay. E essa expressão facial aplicadas em personagens e em inimigos dão uma imersão absurda. Uma sensação de realismo que é inexplicável. Você consegue ver o medo, a aflição, a alegria, o esforço, a dor, a tristeza, tudo quanto é tipo de nuances emocionais... e isso de uma forma bem natural.

Finalizar um inimigo e observar o gore e a expressão facial dos envolvidos na cena de forma conjunta é uma das coisas mais incríveis que já vi em jogos eletrônicos, e nesse atual momento só é possível neste jogo.

A movimentação dos personagens é proporcional ao porte dos personagens jogáveis. (Abby e Ellie). O Joel só é usado de forma bem rápida, então tiro ele dessa lista.

Você nota a diferença entre ambas de acordo ao físico. A Abby é mais forte, possui mais técnica ao passo que a Ellie é mais desengonçada, mas possui mais destreza. Essa diferença fica bem nítido no combate corpo a corpo bem como no equipamento de combate em geral. A Árvore de Habilidade trabalha isso de forma bem específica em cada uma delas, aliás; bem executado e planejado.

O Upgrade em armas ficou muito agradável; fora que ver cada modificação ser criada de forma individualizada é um detalhe simples que dá um realismo profundo ao jogo.

O jogo te dá possibilidade de inúmeras maneiras para se enfrentar um inimigo ou um grupo destes (Silencioso, Agressivo, Meio Termo, etc...), inclusive terei que jogar mais uma vez para aproveitar melhor tudo isso. O próprio cenário é usado nas finalizações e possui inúmeras animações (Achei incrível). As armas brancas possuem vantagens e desvantagens de forma bem equilibrada, o mesmo serve para os explosivos. As possibilidades são inúmeras quando falamos sobre isso...

A esquiva nesse jogo foi muito bem executada e deixou o combate muito dinâmico e divertido.

Acredito que faltou mais variações de modelos para veículos e inimigo humanos nos cenários. Quanto aos infectados, acredito que ficou satisfatório visto que não dá para inventar demais para não perder a mão. (Ah momentos com Mini-Boss em jogo que ajudam nesse aspecto também).

A IA do jogo não é perfeita, mas é muito satisfatória. Você elimina um inimigo e é legal porque o outro parceiro inimigo nota a ausência desse, ou lamenta, sente raiva ou medo quando encontra este morto... a interação, comunicação entre eles é algo realmente incrível e que foi introduzido pela primeira vez através deste jogo; outro detalhe que acrescenta muita imersão e sensação de realismo.

E os assobios dos serafitas chamando reforços? Dá sangue nos olhos ouvir aquilo, bem ao estilo Negan em The Walking Dead.

Os inimigos tentam te flanquear quando notam sua presença... Então assim, é um jogo muito bem resolvido nesse ponto e também estabelece um ponto de referência para outros jogos.

*Esse jogo a 60Fps cairia muito bem. Acredito que no PS5 terá uma versão a 60Fps e com gráficos aprimorados.

Trilha Sonora:

A trilha sonora dispensa comentários...
Violão com a Ellie e Joel, trilha de Gameplay, trilha de Cena...
Não preciso me alongar para dizer o quão incrível é. Apenas apreciem a qualidade e o palco sonoro deste game.

Dificuldade e Exploração:

Os cenários são extremamente diversificados e bem condizentes com a realidade daquele mundo.

Foi extremamente prazeroso explorar cada lugar desse jogo... Há vários e vários lugares marcantes nesse jogo, não preciso nem me alongar nesse ponto também.

A Dificuldade na minha opinião é bem tranquila para quem explora e tenta obter o máximo de recursos possíveis. Um estilo de jogo muito agressivo te deixa sem recursos rapidamente também e te coloca em dificuldades, ao passo que um estilo de jogo silencioso te lota de recursos rapidamente e te dá uma gameplay bem tranquila. Acho que uma abordagem em um estilo equilibrado trás uma dificuldade moderada e boa.

Joguei no Difícil com este estilo equilibrado. Para mim, foi fácil de forma geral, mas isso pode variar de jogador para jogador. (Começaria direto no Sobrevivente hoje).

História:

Agora a história... a história desse jogo é simplesmente a melhor coisa dele.

Tudo é incrível, mas a história...

Depois que terminei, a primeira coisa que me perguntei foi: Gente, isso foi um jogo? Não é possível.

Primeiro, estamos diante da melhor narrativa já criada até hoje em um jogo eletrônico.

Ouso dizer que a profundidade do que foi explorado aqui é melhor e mais bem encaixado que a maioria dos roteiros de filmes e séries que vemos por aí.

É complexo, é profundo, é ousado, é poético...

Vamos ao review da história segundo minha ótica:

O Ciclo de Vingança e Redenção.

O roteiro desse jogo te engana bastante, ele é sobre vingança até certo ponto... mas no fim, o que ele realmente quer falar é sobre redenção. É um roteiro bem imprevisível apesar de inicialmente parecer previsível.

Vou começar a falar do ciclo de vingança para podemos falar sobre a história:

Quem começou esse ciclo de vingança?

O Joel. Se ele não faz a chacina no hospital, a Abby nunca teria motivos para fazer o que fez.

A Abby reagiu com algo que ele iniciou, e a Ellie deu continuidade nessa cadeia de reação.

Eu acho que não dá para falar sobre heróis e vilões nesse jogo, mas se fossemos ter um vilão... com certeza é o Joel porque os fatos posteriores e tema do segundo jogo é gerado em decorrência das decisões dele.

E é interessante que ele mesmo reconhece o erro dele; isso fica bem claro quando ele se recusa a falar o que fez para a Ellie. Ele tem medo dela reprovar ele e isso afastar ela dele... e é justamente por ser algo reprovável.

Ele sabe que não é justificável, mas ele fez uma escolha... Ele foi egoísta e ele sabe disso, mas ele aceitou isso; como o próprio diz no final do jogo em uma das cenas mais bonitas que já vi no entretenimento: Eu faria isso de novo.

O motivo que levou o Joel a fazer o que fez é algo nobre; praticamente um amor paterno de pai e filha que foi desenvolvido de forma brilhante no primeiro jogo. (Não vou entrar na complexidade do primeiro game).

E assim, ele pode ter tomado uma decisão horrível, mas foi por amor. No fim, Joel fez algo bem errado, mas ele apenas foi humano e quis proteger alguém que ama.

Mas pessoal, a Abby encurralou o Joel e o Tommy e ela e o grupo dela poupou a vida da Ellie e do Tommy mesmo sabendo os riscos disso.

Pergunto a vocês, a Abby realmente está tão errada de querer a vingança contra o Joel? Isso é tão condenável assim? Sejamos realista...

Mataram o pai dela e ainda retiraram a cura da humanidade como um extra.

A Ellie é uma menina nova, inexperiente que precisa aprender e amadurecer muito na vida. Era uma criança no primeiro jogo e agora é uma adolescente no segundo.
Ela age igual uma adolescente que não sabe dá valor nas coisas, e isso é normal porque de fato ela é muito nova e tem muito a aprender.
Ela começa uma briga com o Joel de raiva, por falta de maturidade, mas no fundo ela ama ele tanto quanto ele ama ela, e ela sabe que por mais horrível que seja a decisão dele, ele fez por ela, mas no fim, ela escolhe ser um aborrecente até conseguir lidar com esse fato mais o Joel de uma forma melhor e mais amadurecida...

E aí eu pergunto: Quantas vezes vocês não escolheram ser assim com os pais de vocês?

É normal, isso é a falta de maturidade que as pessoas levam um tempo para desenvolver na vida. Quantos de vocês não reclamavam e achavam os seus pais uns bobos, e hoje entendem e sentem saudade deles? (Especialmente os que perderam alguém...)

Quando o Joel morreu, a Ellie desenvolveu um trauma com isso... e isso fica explícito em algumas cenas do jogo, especialmente no fim. (O dia a dia dela com a Dina na Fazenda; ela até comenta que não dorme e nem come mais).

Gente, o pessoal da Abby não é ruim, e isso fica bem nítido quando se joga com ela e vai desenvolvendo a história dos personagens. Fora isso, eles que foram o contrapeso para poupar o Tommy e a Ellie.

No próprio jogo você vê eles com uma certa dificuldade de digerir a morte do Joel, isso inclusive rachou o grupo e trouxe alguns problemas emocionais para eles...

Você consegue simpatizar com os personagens e percebe que são boas pessoas apenas com defeitos como qualquer outro ser humano.

A Ellie sai matando todo mundo do grupo da Abby nessa sede de vingança sem medir qualquer consequência, apenas no calor da emoção pela recente morte do Joel.

E temos o Lev e a Yara que são personagens secundários, mas que dão imensa profundidade a trama.

O Lev sobrevive e a Abby encontra nele um motivo para viver já que ele está sozinho e ela também; e ambos desenvolveram um laço inicial antes.

E assim, é marcante, porque a Abby teve uma perda muito mais pesada que a Ellie se vocês analisarem.

A Ellie perdeu uma pessoa que ama. A Abby perdeu o Pai e o Owen que amava, e ainda perdeu alguns amigos nessa história.
A Ellie mesmo sem o Joel, tem a Dina, o JJ, o Tommy e a comunidade em Jackson. A Abby perdeu todos os seus conhecidos e tá sem comunidade, ainda bem que tem o Lev...
Isso sem dizer outras pessoas que devem ter perdido entes queridos para a bagunça do Joel no hospital que teriam os mesmos motivos contra ele.

Seria tão condenável a Abby matar a Ellie e a Dina como forma de compensar isso?

No fim, qual seria o exemplo que ela daria para o Lev, como ela explicaria para ele que escolheu ódio? Especialmente para uma criança?
E foi a criança e o fato da Abby achar que o bom exemplo deve predominar que salvou a vida da Ellie e da Dina. O Lev foi a ponte para manter a humanidade na Abby, e mesmo quando ela tinha tudo para escolher a vingança; ela resolve não se vingar.

Poupa a vida da Ellie mais uma vez, mas não só isso... poupa a da Dina e do futuro JJ que são importantes para ela.

O jogo é interessante porque mesmo quando você pensa que tem todos elementos narrativos para entender tudo, o final trás informações totalmente essências para isso.

Nessa reta final, temos a Ellie e a Dina mais o JJ vivendo a vida deles em uma suposta paz na fazenda... mas de um lado temos o trauma da Ellie que é mais aprofundado a partir daquele momento no jogo.

E nós vemos novamente a Ellie indo atrás da suposta vingança que ela tanto deseja... ( No fundo, a Ellie só quer encontrar alguma coisa para ter uma chance de ter paz, e na cabeça dela isso parece ser o maior potencial para isso).

No final da história, encontramos a Abby e o Lev naquela situação degradante e humilhante com os Serpentes, e assim pessoal; não tem como não lembrar do holocausto e os campos de concentração nessa cena... (A Dina também fala sob sua origem judia no inicio do jogo em Seattle Dia 1 com a Ellie na Capela; o como sobreviver está no seu sangue; abordagem narrativa bem rica para um jogo).

A Abby desnutrida mais o Lev, uma cena pesadíssima... Em total estado de sobrevivência. (Colocaram até um mulher parecida com a Abby na cruz só para surpreender os jogadores com a triste realidade dela; vocês acham que a ND brinca em serviço?).

A cena é tão pesada, que nem a própria Ellie teve coragem de abordar ela de forma agressiva a primeira vista. (E no fundo, nem a Ellie sabe o que quer direito, a vingança é apenas algo para manter a mente dela ocupada com esse sentimento que carrega).

Depois a Ellie lembra do Joel morto quando vê o sangue no seu corpo (O Trauma gerado nela e que faz ela reviver vários flashblack na mente) e resolve confrontar ela em meia a tanta indecisão...

E tudo que a Abby quer é salvar a vida do Lev, ela não dá a mínima pra nada... tanto que ela fala: Não quero lutar com você.

Enquanto a Ellie não ameaçou o Lev, a Abby não lutou... (Pesado também).

E Abby ainda fala: Ele não tem nada a ver com isto.... as mesmas palavras que a própria Ellen usou implorando para Abby poupar a Dina que estava prestes a ser assassinada (Referência Pesada).

A Abby não queria mais fazer aquilo, mas o ciclo não estava fechado para a Ellie.
Então temos o combate e a Abby corta os dois dedos da Ellie naquela mordida e logo em seguida ela tem o flashback da cena que depois seria desenvolvida por completo e que considero a mais importante na história desse jogo:

O Joel falando para a Ellie sobre o como faria tudo de novo por ela, e ela falando que iria tentar perdoar ele...
O Joel sente tanto alívio de ouvir isso, que ele faz todo o esforço do mundo para não chorar na frente dela... (Ele realmente sentiu medo de perda dela, principalmente depois de ser humilhado por ela na festa; e apesar desse amor paternal, eles não tem um vinculo sanguíneo o que trás incertezas para ele).

A Ellie percebeu no momento em que quase matava a Abby que a melhor forma de tentar perdoar o Joel e tentar fazer isso por ele, em sua vida sem ele; seria perdoar a Abby.
Ela perdoou a Abby porque era alguém que ela poderia oferecer o perdão do qual não pode dar antes. Ela deu a chance que não foi possível dá para o Joel.

Foi uma forma, através de ação, de dizer ao Joel: Estou tentando ser melhor porque não consegui ser com você, então irei começar com ela...

O problema da Ellie não era se vingar da Abby, mas sim perdoar a si mesma por não ter falado para o Joel o quanto amava ele e que perdoaria ele. Tudo foi repentino, em um dia essa cena entre ambos, e no outro a morte dele... ela não conseguiu dá o perdão pra ele, mas o inconsciente dela pensou que tinha tempo, por isso ela foi uma aborrecente.

Ela simplesmente não consegue conviver e lidar com isso; não aceita... Ela lembra dele morto e já entra em colapso. Mas é justamente essa lembrança dela falando que vai tentar perdoar ele que faz ela conseguir sair desse ciclo e encarar seu verdadeiro problema que é perdoa a si mesma por não ter perdoado ele. (Ela foi escrota com ele na festa depois daquela linda cena paternal, e ela mesmo ficou com vergonha do que fez; dá pra ver no olhar dela logo em seguida; pensem o peso que essa menina carrega...)

No fundo, a Ellie sabe que a Abby é uma pessoa boa e que apenas reagiu a algo que aconteceu com ela... não que ela vai ser a melhor amiga da mulher que matou o Joel, mas a Abby errou e se vingou, mas a própria Abby sentiu o peso dessa vingança dela... a alma dela precisava de algo pra balancear, tanto que ela tenta ajudar o Lev e a Yara pelo remorso que ela sente; ela admite isso algumas vezes quando questionado sobre isso no jogo. Depois desenvolve afeto por eles... se ela fosse ruim, não teria se preocupado em fazer isso.

Uma cena marcante é a Abby falando que o Lev é o "Povo dela!" Meus amigos, que coisa incrível que a ND fez nesse jogo...

A Ellie achou um caminho nessa lembrança boa com o Joel... quando ela volta e vê que a Dina não está lá, e ela lembra que o Joel amava ela (Igual ela ama a Dina) e que tinha feito algo errado (Como ela fez ali), mas que queria o perdão dela... (Ela quer)
Se eu fosse dá um chute: a Ellie saiu determinada na Fazenda a tentar conseguir o perdão da Dina, assim como o Joel queria o dela.

A Ellie meio que teve um amadurecimento precoce após esse episódio da sua vida.

A cena do violão no fim é marcante também porque demonstra que tudo que a Ellie tinha, ela simplesmente perdeu nessa busca de vingança... Ela perdeu sua última forma de fazer uma conexão com o Joel ( Que era tocar; algo que ele ensinou a ela, e agora ela mal conseguia tocar a música que ele tocou pra ela e que tinha um valor emocional para eles), não tinha mais a Dina e o JJ em sua vida, nem o Joel, nem nada... Só um vazio deixado pela busca cega da vingança. (Bem retratado de forma poética na casa vazia e um cômodo com as coisas dela).

Aliás, a Ellie, cega pelo trauma, escolheu a vingança ao invés do laço familiar...
E assim, a Dina perdeu a oportunidade de dá para o JJ a chance dele conviver com o Pai (Jesse) dele por causa dessa bagunça da Ellie. (Não é culpa direta da Ellie, mas é ocasionado por ela).

A Dina escolheu tentar viver com isso, e ainda acompanhar a dor da Ellie, e a Ellie no primeiro momento não conseguiu...

E a Dina ainda fala: Você acha que é fácil pra mim?
Pra mim, a Dina tá abatida em sua expressão em todas aquelas cenas na fazenda, observem bem...

O Tommy quer vingança, mas ele é adulto, já viveu toda sua vida com o Joel, é mais maduro, é uma pessoa com uma mente totalmente diferente da Ellie... Ele tem problemas por isso (A Sede de vingança dele afastou ele da Maria por exemplo), mas é diferente dela.

*A Morte do Joel:

Achei totalmente normal e espetacular, o Joel acalmou o coração dele após os eventos do primeiro jogo, e fica bem nítido que ele não vive mais naquele estado de guerra... (O jogo até mostra que o Joel interagia com outras pessoas fora de Jackson, e os momentos mais tranquilo entre ele e ela demonstra que ele melhorou dos atormentos do primeiro jogo).

Passaram anos e ele resolveu ajudar uma pessoa em apuros... ele ia imaginar que a pessoa faria isso?

"Ah, mas é o Joel", só que as pessoas esquecem que as pessoas mudam e o estado emocional também.

Pessoalmente, já tive um período da minha vida onde eu vivia um certo estado de guerra; eu praticamente só tinha obstáculos e na época fui obrigado a ser forte e a enfrentar tudo e a todos. Então você praticamente deixa de acreditar nas coisas, e desconfia de todos... mas depois isso vai passando e você volta a recuperar a esperança e a paz em algumas coisas.

É totalmente compreensível as pessoas acharem que isso foi mal feito no Joel, afinal de contas, quantas pessoas em sua vida passam por um estado assim? A maioria dos seres humanos não possuem capacidade de compreender isso por não chegarem a viver algo tão foda assim.

A ND teve a ousadia de abordar isso em jogo, e não só isso, matou um personagem histórico não apenas para abordar vingança e redenção, como esse estado de guerra que requer um maturidade absurda para refletir... (Chego arrepiar de pensar isso).

a ND não tratou o Joel como um bobo, tanto que quando ele fala o nome dele, todo mundo percebe que é o Joel e ele já vê que as pessoas conhecem ele e que tem algo errado... mas aí é tarde mais. Foi o destino, e acho que foi sim muito bem feito, uma tragédia épica.

*Esse jogo força um casal de lésbicas e uma agenda por trás disso?

Esse jogo é sobre Ellie e Dina? Se depois de falarmos sobre tudo isso... você achar que o papel do jogo é esse, você tem algum problema...
Mas esse jogo ele é um quebrador de paradigmas. Então é claro que ele fez isso, mesmo que de forma leve. Nunca esqueceremos a piada do Preconceituiche e o Joel defendendo a Ellie da homofobia do senhor lá.
O jogo faz sua parte e quer mostrar o quão errado é esse preconceito, mas está longe de ter isso como pauta central. Não tem militância, ele apenas tem um cunho educacional e reflexão sobre isso; e breve.

*A Abby é Musculosa.

Qual o problema com isso? Isso é ofensivo por quê? Mulher tem que ser delicadinha só por causa de uns cabeças oca? Me poupe né? Sem dizer que o jogo deixa bem claro que ela ficou obcecada em treinar para ficar forte e matar o Joel.
Ela ser musculosa também ajudou a dá um contraste visual pesado na cena final onde ela está desnutrida. Vendo o Capricho da ND, com certeza pensaram nisso.

Para quem não consegue compreender esses dois asteriscos acima; recomendo tentar re-jogar esse jogo daqui uns 5 ou 10 anos.

*Lobos contra Serafitas e Yara e Lev.

Apesar de ser um arco secundário, o principal fundamento dele era levar o destino do Lev até a Abby, mas ele serve para mostrar o que o fanatismo faz as pessoas fazerem e como isso é algo obscuro e intrínseco ao ser humano. O ser humano adora ter algo para idolatrar... E isso é observado nesse jogo. (Os colecionáveis; cartas e documentos mostram mais a fundo como se criou aquele contexto).

De um lado, toda a história do Lev e da Yara mais os Serafitas, mostrando o que fanatismo religioso pode fazer com as pessoas, e de outro temos um Issac que basicamente tem fome de sangue e passa uma imagem de líder que quer o bem de todos, mas no fundo é um fanático lunático.

É um arco muito rico também.

No fim, não acho que esse jogo tem heróis e vilões, acho que tem seres humanos e suas decisões e as consequências que isso trás ao mundo real.
E o jogo consegue desbravar essa narrativa inteira de uma forma muito inteligente, ela consegue despertar uma série de emoções no jogador principalmente quando coloca o jogador em momentos específicos ou quando te engana na narrativa.

Ah, não existe motivo nenhum para odiar a Abby.
O Joel não é perfeito e não precisam endeusar ele.
Se você leu isso e tem ódio da Abby e ainda acha que o Joel é lindo e maravilhoso, você não tá preparado para compreender esse jogo. (Vale a pena tentar jogar daqui uns 5 ou 10 anos de novo).

Eu gosto do Joel, mas sabendo que ele errou, inclusive a Ellie.

Depois de falar sobre tudo isso, sei que não falei sobre tudo, mas falei muita coisa, e aí pergunto a vocês, como tudo isso foi derivado e bem encaixado em apenas um único jogo?
É absolutamente insano o tanto de pautas e lições que esse jogo trás em sua narrativa. Como dizem que a história desse jogo é ruim? Não tem explicação lógica...


Neil, você é um gênio, não é atoa que está na posição em que está... Teu nome tá guardado na história dessa industria com essa narrativa que ajudou a criar.

Conclusão.

Estamos diante do maior jogo dessa geração e de um dos melhores de os todos os tempos; (Pessoalmente, coloco RDR2 ao seu lado).
Um jogo que quebra e abrange paradigmas sociais e emocionais fora o seu próprio papel como jogo. Provavelmente será falado por muitos e muitos ainda.
Minha Nota é 10/10 e não teria como ser diferente de forma alguma...


Ótima análise! Falando das críticas negativas do jogo:

Eu acrescentaria que sobre como os inimigos são cegos para o companheiro quando se está em stealth (assim com o primeiro jogo). Creio que eles fazem isso para a IA do companheiro não estragar a abordagem stealth do player com alguma trapalhada. Mas eu preferia que eles investissem em aprimorar a IA do que simplesmente deixar os inimigos cegos.

E também sobre o citou do Joel, foi a única parte que não curti na história:

A morte dele achei rushado e não condizente com a personalidade, mesmo com o jogo ter deixado "implícito" que ele mudou devido a calmaria de Jackson e encontrou novas pessoas. Se segundo sua visão, poucas pessoas entendem isso devido a não viver algo do tipo, a Naughty Dog deveria ter deixado isso de modo mais explicito para que essa vivência fosse compartilhada.

Creio que poderiam ter deixado isso mais evidente, colocado alguma cena ou alguma conversa mais detalhada dele salvando desconhecidos, um diálogo de alguém falando que o Joel está bem mais calmo ou coisa do tipo.

O exemplo que te dou é do John Marston em RDR2. O jogo mostra sua ingenuidade (ou burrice) em algumas cenas, bem diferente do John Marston maduro do primeiro jogo. Porém isso não é justificado somente pela sua idade, mas em vários comentários dos personagens de como ele faz burradas e não tem responsabilidade. Creio que poderiam ter feito algo desse tipo com a morte do Joel, guardada as devidas proporções, é claro
 
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Penso como você. É óbvio que eles tem capacidade de criar novos personagens ou até mesmo seguir com a Abby (que eu também gostei da personagem), mas não sei se teria o mesmo impacto
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Ótima análise! Falando das críticas negativas do jogo:

Eu acrescentaria que sobre como os inimigos são cegos para o companheiro quando se está em stealth (assim com o primeiro jogo). Creio que eles fazem isso para a IA do companheiro não estragar a abordagem stealth do player com alguma trapalhada. Mas eu preferia que eles investissem em aprimorar a IA do que simplesmente deixar os inimigos cegos.

E também sobre o citou do Joel, foi a única parte que não curti na história:

A morte dele achei rushado e não condizente com a personalidade, mesmo com o jogo ter deixado "implícito" que ele mudou devido a calmaria de Jackson e encontrou novas pessoas. Se segundo sua visão, poucas pessoas entendem isso devido a não viver algo do tipo, a Naughty Dog deveria ter deixado isso de modo mais explicito para que essa vivência fosse compartilhada.

Creio que poderiam ter deixado isso mais evidente, colocado alguma cena ou alguma conversa mais detalhada dele salvando desconhecidos, um diálogo de alguém falando que o Joel está bem mais calmo ou coisa do tipo.

O exemplo que te dou é do John Marston em RDR2. O jogo mostra sua ingenuidade (ou burrice) em algumas cenas, bem diferente do John Marston maduro do primeiro jogo. Porém isso não é justificado somente pela sua idade, mas em vários comentários dos personagens de como ele faz burradas e não tem responsabilidade. Creio que poderiam ter feito algo desse tipo com a morte do Joel, guardada as devidas proporções, é claro
Sobre essa questão da IA que você comentou; Concordo.

Só não acrescentei isso na minha análise porquê meio que foi uma escolha da ND. Se os parceiros tirassem o jogador do Stealth tbm, iria gerar algum Hate... ND preferiu tomar um caminho mais seguro como você mesmo falou, mas por mim poderia ser assim também, acharia melhor; traria mais adrenalina esse risco.

Sobre o Joel; eu discordo, mas é uma questão interpretativa.

Pela minha personalidade e vivência de vida; acho até que a morte do Joel da forma como foi feita é inteligente; conforme o que argumentei... Mas é interpretativo.

O Joel tem sua personalidade, mas o que nós conhecemos dele no primeiro game ainda é um personagem atormentado e sem esperança que tinha perdido sua filha há pouco tempo; tudo é recente no primeiro jogo; e a dor da perda de um filho deve ter algum tempo para madurar; nunca perdi um, então vou colocar dessa forma.

A Ellie trouxe aos poucos essa normalidade que ele tinha, e isso nem é visto no primeiro jogo, mas é algo que fica aberto e que cabia em interpretação visto que ambos se tornaram muito próximo. No segundo jogo, isso já fica mais explícito, se olharmos alguns momentos, ele está mais em paz do que naquela época do primeiro game, mais sereno, isso fica evidente até na expressão facial dele; essa é a minha impressão.

Aliás, o que você comentou sobre o John, eu concordo 100% com você, e é como comentou, mas acho que esses momentos foram criados também nesse jogo em relação ao Joel só que é diferente até porque os personagens são diferentes; o momento do aquário, algumas referências de alguns personagens sobre o que ele gostava ou deixava de fazer na comunidade, enfim... Tinha alguns comentários sobre o Joel que deixava meio implícito que ele encontrou uma vida "normal" lá. O Joel não virou um bobo ou perdeu a experiência, mas ele ficou mais pacífico.

Teve gente que achou ruim falando que a frase do Joel para a Ellen naquela última cena em que ele fala que "teve que dá algo em troca e foi meio vergonhoso" pelo café não era condizente para ele.

E porque não seria? Por causa do primeiro jogo? Então assim, minha interpretação vai nesse sentido.

Aliás, o jogo inteiro é interpretativo apesar de ter pontos objetivos. Então por exemplo, pra mim a Ellie foi atrás do perdão da Dina depois da fazenda, mas isso é uma interpretação minha que algumas pessoas podem concordar ou não. Segundo o que presenciei, acho que é o suficiente para fazer essa dedução do Joel, mas o que você comentou também tem possibilidade, não descarto, vejo a validade. Aliás, pela complexidade deste jogo, acho que muita coisa é possível.
 
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Sobre essa questão da IA que você comentou; Concordo.

Só não acrescentei isso na minha análise porquê meio que foi uma escolha da ND. Se os parceiros tirassem o jogador do Stealth tbm, iria gerar algum Hate... ND preferiu ser segura, mas por mim poderia ser assim também.

Sobre o Joel; eu discordo, mas é algo interpretativo.
Pela minha personalidade e vivência de vida; achei até que a morte do Joel como foi feita, foi inteligente; conforme o que argumentei... Mas é interpretativo.

Seu ponto argumentativo também é válido, a morte do Joel pode ter discussão.

Olha o spoiler.
 
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Quero muito a versão de colecionador do TLOU. :feelbad:

Pega logo. Peguei mais 1 por $169 em um leilão hoje. Praticamente vendida a minha atual (edição simples) por 350.
 
Pega logo. Peguei mais 1 por $169 em um leilão hoje. Praticamente vendida a minha atual (edição simples) por 350.

Foda é espaço, quero colocar tudo na sala e a mulher vai me matar kkkkkkkkkk!
 
Foda é espaço, quero colocar tudo na sala e a mulher vai me matar kkkkkkkkkk!

É, não sei o tamanho dela na mão pra acomodar... sei que a caixa é gigante e pesada... eu peguei mais 1 pra revenda e uma estátua separada pra ficar, pois só quero a estátua da Ellie. Já arrumei um espaço aqui junto com o PS5. :fovhappy:
 
É, não sei o tamanho dela na mão pra acomodar... sei que a caixa é gigante e pesada... eu peguei mais 1 pra revenda e uma estátua separada pra ficar, pois só quero a estátua da Ellie. Já arrumei um espaço aqui junto com o PS5. :fovhappy:

Eu só queria a estatua tbm, nem ligo para os outros itens tanto que vou vender o Steelbook que veio no God of War.
 
Eu só queria a estatua tbm, nem ligo para os outros itens tanto que vou vender o Steelbook que veio no God of War.

Peguei essa semana a estátua nova por $85 (apenas ela). Tem algumas no ebay sendo vendidas na faixa de 90/110.
 

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