[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

manda alguns prints da configuraçao que voce alega... so nao mostre mac e ip tranquilão?

ta bom assim?

 
ta bom assim?

Faltou a pagina configuraçao wi-fi onde voce quer tirar rede guest
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

1. Olhando na pagina do router, la mostra o DOCSIS 3.1, e nas informaçoes de canais tenho isso (de forma resumida)

Portadora de Downstream adquiridas: 33
Portadora de Upstream adquirida: 4

1.1. Isso é bom?
- Sim pelos parametros da portadora está ok
1.2. qual a diferença desse DOCSIS?
- DOCSIS 3.1 apresenta velocidades significativamente mais altas do que o DOCSIS 3.0. DOCSIS 3.1 também usa espectros de dados com mais eficiência, aumentando a quantidade de dados que podem ser enviados pela rede:

CaracterísticaDOCSIS 3.0DOCSIS 3.1
Velocidade máxima de upstream200 Mbps1 Gbps
Velocidade máxima downstream1 Gbps10 Gbps
Taxa de transferência256-QAM (42,88 Mbps por canal de 6 MHz)4096-QAM (1,89 Gbps por canal de 192 MHz)


2. Quando o tecnico instalou, ele meteu o louco da rede GUES_WIFI e HOTSPOT_WIFI 5G. Pelo pouco que procurei, essas redes estavam sendo propagadas pelo meu Modem, juntamente com a #NET CLARO WIFI. Efetuei o optout do #NET... pelo site e estou aguardando as 48hrs para reiniciar o modem, mas fiquei encucado com a GUEST_WIFI e a HOTSPOT_WIFI...
Procurei no SAGEM se tinha alguma referencia e não achei (ou nao soube onde procurar). Como faço pra sumir com ambas as redes de vez, tendo em vista que elas são liberadas?
- Então nessa parte voce tem que ir na pagina de configuraçao avançada do wi-fi pra essa rede mensionada, para tirar #NET CLARO WIFI pelo site que nossos amigos postaram ou ligando pra Claro/Net

Acho que é só isso por enquanto rs
- bora acertar isso! tmj, no aguardo
 
Última edição:
Aparentemente parece que aqui em Santos o sinal do wi-fi está instável meus amigos que moram em regiões diferentes daqui tudo com o mesmo problema de baixa velocidade no wi-fi
 
O que seria esse "5_SPECIAL_SERVICE_1_R_VID_14 " na aba wan information > ipv6 information da ont HG8245Q2?
 
O Wi-Fi não tem garantia alguma de qualidade.
WiFi nunca foi parâmetro pra testar nada, é muito suscetível à ruídos e interferências de microondas, telefone sem fio, etc.

Para testar direito a conexão, desative se possível o WiFi, deixe só um PC ou notebook ligado no cabo de rede (geralmente na caixa do modem roteador que o técnico da Claro deixou tem um cabo amarelo de rede de 1m) e rodar um www.speedtest.net num servidor bom como os próprios da Claro ou por exemplo no da Copel que tem banda de 10Gbps.

Outro ponto interessante de se cuidar no NET/Claro Virtua é os sinais: http://niveis.virtua.com.br coloque cód da cidade, MAC do modem e veja os valores.
 
Consegui meus descontos pela anatel.
Reclamei na sexta a tarde, hoje as 08:00 a NET já estava me ligando, ficou melhor do que eu queria, pois fixaram como 240 Mb e não 120 dobrado.
Top 4K + 1 P.A + Controle 4GB + Fixo nacional + 240 Mb por 280, ainda mantive meu Telecine por 10 reais.

Como não tem concorrente fibra na rua, só merdox e vivo 35 Mb, todo ano tenho que ter essa peleja com a NET.
 
Consegui meus descontos pela anatel.
Reclamei na sexta a tarde, hoje as 08:00 a NET já estava me ligando, ficou melhor do que eu queria, pois fixaram como 240 Mb e não 120 dobrado.
Top 4K + 1 P.A + Controle 4GB + Fixo nacional + 240 Mb por 280, ainda mantive meu Telecine por 10 reais.

Como não tem concorrente fibra na rua, só merdox e vivo 35 Mb, todo ano tenho que ter essa peleja com a NET.
240 "de fato" é uma boa para a operadora pois o preço de tabela é mais alto, na hora de reajustar, o cliente tbm vai sofrer reajuste maior.
 
Eu uso openwrt com esse pacote aí
Valeu! Instalei aqui, funcionou certinho👍

Tenho um TP Link WDR 3600 com DDWRT na casa dos meus pais, roteando Vivo Fibra 200/100 numa boa. Comprei usado por 220 reais na época.
Se achar algum usadino dessa linha num preço bom (WDR3600, WDR4300) já dá conta e roda legal o DDWRT.
Opa, valeu
Então, tenho o wdr4300 (ganhei há muitos anos do meu cunhado).

O técnico da Claro saiu faz 1h30~2h.
Só de ver pedir uma senha diferente apenas para fazer o backup das configurações do modem (ia fazer de precaução só), desanimei e já botei o bixo para funcionar em bridge.

Só que o WDR4300, apesar de ter portas wan e lan gigabit (e o openwrt mostra que as portas conectadas estão funcionando em 1000baseT full-duplex), está entregando downloads de apenas 100~111Mbps.
As conexões com dispositivos pelo 5GHz estão oscilando entre 240~415Mbps (média de 280Mbps) e não atingiu nenhuma vez o máx, de 450Mbps

Essa download capado já acontecia quando tinha Vivo Fibra (300Mbps) e Tim Live (pelos 3 dias que funcionou), mas com o firmware original.

Alguém teria alguma ideia do que causa isso?
 
Valeu! Instalei aqui, funcionou certinho👍


Opa, valeu
Então, tenho o wdr4300 (ganhei há muitos anos do meu cunhado).

O técnico da Claro saiu faz 1h30~2h.
Só de ver pedir uma senha diferente apenas para fazer o backup das configurações do modem (ia fazer de precaução só), desanimei e já botei o bixo para funcionar em bridge.

Só que o WDR4300, apesar de ter portas wan e lan gigabit (e o openwrt mostra que as portas conectadas estão funcionando em 1000baseT full-duplex), está entregando downloads de apenas 100~111Mbps.
As conexões com dispositivos pelo 5GHz estão oscilando entre 240~415Mbps (média de 280Mbps) e não atingiu nenhuma vez o máx, de 450Mbps

Essa download capado já acontecia quando tinha Vivo Fibra (300Mbps) e Tim Live (pelos 3 dias que funcionou), mas com o firmware original.

Alguém teria alguma ideia do que causa isso?
WDR4300 é Dual Band mas não é 802.11AC.. Ele faz os 5Ghz usando 802.11N.. então tá normal ficar nos 300mbps..
 
WDR4300 é Dual Band mas não é 802.11AC.. Ele faz os 5Ghz usando 802.11N.. então tá normal ficar nos 300mbps..
Sim, é 802.11n, mas, por conectar os dispositivos em 300Mbps, e possuir portas gigabit (estabelecendo conexões a 1000Mbps full-duplex), não deveria entregar taxas de download a 240Mbps (meu plano)?
Por que fica limitado a 100~111Mbps? Essa é a questão.

Tenho um repetidor que funciona como AP (Tp-Link RE450 AC1750) e, quando ligado nas portas Lan do modem (seja da Vivo, da Tim e, agora, Claro) entrega a velocidade contratada. Esse problema de ficar em 100Mbps ocorre apenas com o WDR4300.

De novo: deixei o modem da Claro em bridge porque quero configurar o roteador livremente e porque estou monitorando tráfego de dados e outras coisas no openwrt.

Valeu!
 
Última edição:
Instalaram um humax 3.1 aqui o led DS/US está laranja fui verifica não pegou nenhum canal OFDM será que é isso? Devo me preocupar com led laranja ou nem?
 
Valeu! Instalei aqui, funcionou certinho👍


Opa, valeu
Então, tenho o wdr4300 (ganhei há muitos anos do meu cunhado).

O técnico da Claro saiu faz 1h30~2h.
Só de ver pedir uma senha diferente apenas para fazer o backup das configurações do modem (ia fazer de precaução só), desanimei e já botei o bixo para funcionar em bridge.

Só que o WDR4300, apesar de ter portas wan e lan gigabit (e o openwrt mostra que as portas conectadas estão funcionando em 1000baseT full-duplex), está entregando downloads de apenas 100~111Mbps.
As conexões com dispositivos pelo 5GHz estão oscilando entre 240~415Mbps (média de 280Mbps) e não atingiu nenhuma vez o máx, de 450Mbps

Essa download capado já acontecia quando tinha Vivo Fibra (300Mbps) e Tim Live (pelos 3 dias que funcionou), mas com o firmware original.

Alguém teria alguma ideia do que causa isso?

Cara, vc tem que ir mexendo nas configurações do Wifi tanto do roteador quanto da placa wifi e ir testando até achar a configuração que dê o melhor resultado.
Esse roteador diz que pega até 450mbps em 5GHz e 300mbps em 2.4, então tem que achar a config que permita que os dispositivos conectem nessa velocidade (a depender da placa de rede que vc tem no note/PC, claro).

Lembro que tinha meio que uma "regra" que a velocidade máxima de Internet no wifi seria aproximadamente metade da velocidade da conexão wireless - então, se o wireless conecta a 300mbps por exemplo, o máximo de Internet que "passaria" seria 150mbps. Mas testei com alguns dispositivos tempos atrás e não caiu nessa regra, então não sei realmente se isso se aplica a todos os casos.
 
Sim, é 802.11n, mas, por conectar os dispositivos em 300Mbps, e possuir portas gigabit (estabelecendo conexões a 1000Mbps full-duplex), não deveria entregar taxas de download a 240Mbps (meu plano)?
Então vc diz no cabo? Sim, deveria.. Já tentou outros cabos?

Cara, vc tem que ir mexendo nas configurações do Wifi tanto do roteador quanto da placa wifi e ir testando até achar a configuração que dê o melhor resultado.
Esse roteador diz que pega até 450mbps em 5GHz e 300mbps em 2.4, então tem que achar a config que permita que os dispositivos conectem nessa velocidade (a depender da placa de rede que vc tem no note/PC, claro).
Em 2.4Ghz vc não vai conseguir algo muito mais que 70mbps rodando a 40Mhz de largura.. a não ser que você esteja num ambiente com zero ruido de outras fontes RF e equipamentos capazes de conexões simultâneas..
 
Então vc diz no cabo? Sim, deveria.. Já tentou outros cabos?


Em 2.4Ghz vc não vai conseguir algo muito mais que 70mbps rodando a 40Mhz de largura.. a não ser que você esteja num ambiente com zero ruido de outras fontes RF e equipamentos capazes de conexões simultâneas..

Aqui consigo cerca de 110mbps no Fast 3486, a placa de rede do meu notebook suporta só 150mbps
 
Aqui consigo cerca de 110mbps no Fast 3486, a placa de rede do meu notebook suporta só 150mbps
Ainda não está claro. Você está falando de rede cabeada ou rede Wifi?

Rede cabeada possui limitações de 10, 100 ou 1000mbps.

Se estiver falando de Wifi, como disse, em 2,4GHz não vai conseguir muito mais de 70~80mbps reais usando a Wifi.

Se conseguiu obter mais velocidade no FAST, copie exatamente os mesmos ajustes no TP-Link..
 
Eu tava torcendo que fosse algo interno, daí era só pedir manutenção. Mas com esse resultado aí parece ser algo na troca de trafego no caso do Apex.
A net deu 72h pra resolver o meu problema, hoje vence o prazo, quando chegar em casa vou ver tomara que tenham resolvido ninguém merece jogar com perda de pacote.
 
Valeu! Instalei aqui, funcionou certinho👍


Opa, valeu
Então, tenho o wdr4300 (ganhei há muitos anos do meu cunhado).

O técnico da Claro saiu faz 1h30~2h.
Só de ver pedir uma senha diferente apenas para fazer o backup das configurações do modem (ia fazer de precaução só), desanimei e já botei o bixo para funcionar em bridge.

Só que o WDR4300, apesar de ter portas wan e lan gigabit (e o openwrt mostra que as portas conectadas estão funcionando em 1000baseT full-duplex), está entregando downloads de apenas 100~111Mbps.
As conexões com dispositivos pelo 5GHz estão oscilando entre 240~415Mbps (média de 280Mbps) e não atingiu nenhuma vez o máx, de 450Mbps

Essa download capado já acontecia quando tinha Vivo Fibra (300Mbps) e Tim Live (pelos 3 dias que funcionou), mas com o firmware original.

Alguém teria alguma ideia do que causa isso?

Meu finado WDR3600 e o seu WDR4300 são basicamente iguais. Basicamente o processador dele é fraco demais para conseguir processar via NAT acima de 120Mbps mesmo com pacotes grandes, no firmware original tem uma aceleração via hardware que faz que ele vá alem, porém no OpenWRT isso não acontece (quer dizer, até que nas ultimas versores do OpenWRT você até pode ativar mas não funciona tão bem).
Então, você pode tentar ativar a aceleração via hardware ou usar o openwrt em bridge.
 
Ainda não está claro. Você está falando de rede cabeada ou rede Wifi?

Rede cabeada possui limitações de 10, 100 ou 1000mbps.

Se estiver falando de Wifi, como disse, em 2,4GHz não vai conseguir muito mais de 70~80mbps reais usando a Wifi.

Se conseguiu obter mais velocidade no FAST, copie exatamente os mesmos ajustes no TP-Link..

Cara, o que estou dizendo é no wifi. No note com placa wifi N 2.4GHz com velocidade máxima de 150mpbs, conectando à rede wifi nessa velocidade, consigo ~110mpbs de velocidade da Internet.

No cabo eu consigo full 240/20mbps.

No caso do colega @deviantsoul não ficou claro mesmo se a limitação é no cabo ou no wifi 2.4ghz

Meu finado WDR3600 e o seu WDR4300 são basicamente iguais. Basicamente o processador dele é fraco demais para conseguir processar via NAT acima de 120Mbps mesmo com pacotes grandes, no firmware original tem uma aceleração via hardware que faz que ele vá alem, porém no OpenWRT isso não acontece (quer dizer, até que nas ultimas versores do OpenWRT você até pode ativar mas não funciona tão bem).
Então, você pode tentar ativar a aceleração via hardware ou usar o openwrt em bridge.

Eu lembro dessa treta, tanto que queria por o DDWRT quando comprei mas deixei de fazê-lo por conta disso. Pior que agora fiquei na dúvida se do jeito que ele está ligado na casa dos meus pais hoje está com o firmware original ou com o DDWRT.

Mas de qualquer forma, pelo menos serve como um teste da funcionalidade se atende ou não. Servindo ao propósito, dá pra ir atrás de um router mais atual que suporte fws alternativos e não tenha essa limitação com a velocidade. Melhor do que gastar 500 reais num router, colocar lá e ver que não atende o que ele quer.
 
Retorno para a Claro/NET muito em breve. Logo logo voltarei com vídeos no YouTube.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo