[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Gerenciamento remoto da operadora

Vou desabilitar então, ainda assim não é o ideal. Capaz disso aí nem ter efeito, vai saber! Se eu conseguisse trocar por equipamento não proprietário da Vivo eu ficava mais satisfeito.

Pronto, desabilitei o TR-069 e o acesso remoto via SSH(nem sabia que tinha essa também). Ainda assim prefiro trocar o equipamento(ou o firmware), se alguém souber de algo passa a dica aí.
 
Última edição:
Vou desabilitar então, ainda assim não é o ideal. Capaz deles disso aí nem ter efeito, vai saber! Se eu conseguisse trocar por equipamento não proprietário da Vivo eu ficava mais satisfeito.

Pronto, desabilitei o TR-069 e o acesso remoto via SSH(nem sabia que tinha essa também). Ainda assim prefiro trocar o equipamento(ou o firmware), se alguém souber de algo passa a dica aí.
Relaxa.. Muita paranóia.. :haha:
Qual o problema do acesso remoto? Eles já sabem de tudo que passa pela rede deles, independente do sistema que vc usa.. Só por VPN que talvez eles não saibam o conteúdo que trafega..

Alguém tem familiaridade com o projeto OpenWrt? Será que se mandar um "vivobox" para eles, eles fazem um firmware para substituir o da Vivo?

Não é tão simples assim.. Ele é baseado no hardware.. Da uma olhada em como funciona o sistema do OpenWRT e veja a forma que eles trabalham para implementar o firmware em hardwares diferentes..
 
Vou desabilitar então, ainda assim não é o ideal. Capaz deles disso aí nem ter efeito, vai saber! Se eu conseguisse trocar por equipamento não proprietário da Vivo eu ficava mais satisfeito.
Só se você estiver disposto a arriscar a compra pra testar outras ONTs. A compatibilidade depende da OLT da sua região e da ONT permitir mudar as configurações avançadas. Além do GPON Password, é interessante poder alterar o número de série e até o MAC da ONT, de forma a enganar a OLT quase completamente.
Comigo o bridge na Vivo ficou meio errático também, parecia instável tanto em velocidade quando na manutenção da sessão PPPoE, ou aconteceu uma coincidência muito infeliz em que a rede da Vivo estava péssima no mesmo dia que mudei pra bridge. Depois que clonei o começo do mac do Mitrastar na interface PPPoE esses problemas foram resolvidos totalmente e a conexão ficou extremamente estável, só troca de IP a cada 48h, quando a concessão da Vivo expira mesmo, e a velocidade é sempre máxima.
Como opção, há o TX-6610, Ubiquiti Uf-loco-br e o Huawei HG8310, que acredito serem os mais compatíveis.
 
extremamente estável, só troca de IP a cada 48h, quando a concessão da Vivo expira mesmo, e a velocidade é sempre máxima.
Como opção, há o TX-6610, Ubiquiti Uf-loco-br e o Huawei HG8310, que acredito serem os mais compatíveis.

Eu ainda nem entendo esses termos ONT/GPON/OLT/ONU.

Eu testei o bridge só por uns 30 minutos em um roteador Asus que não é Gigabit, não percebi nenhum problema. Consegui mudar DNS e remover IPv6 pelo Asus. Velocidade e latência estavam normais dentro do que o Asus permite. Meu "vivobox" é aquele Askey quadrado.

Vou dar uma olhada nos outros equipamentos que você mencionou.

Essa coisa de de ser desconectado a cada 48 horas eu não tolero e vou mudar para Oi fibra assim que possível por causa disso, a Vivo falou que ia tentar resolver isso após eu ter feito uma reclamação na Anatel. Como eles ainda não responderam a reclamação estou levando a sério que vão ao menos tentar resolver mas acho difícil.
 
Eu ainda nem entendo esses termos ONT/GPON/OLT/ONU.

Eu testei o bridge só por uns 30 minutos em um roteador Asus que não é Gigabit, não percebi nenhum problema. Consegui mudar DNS e remover IPv6 pelo Asus. Velocidade e latência estavam normais dentro do que o Asus permite. Meu "vivobox" é aquele Askey quadrado.

Vou dar uma olhada nos outros equipamentos que você mencionou.

Essa coisa de de ser desconectado a cada 48 horas eu não tolero e vou mudar para Oi fibra assim que possível por causa disso, a Vivo falou que ia tentar resolver isso após eu ter feito uma reclamação na Anatel. Como eles ainda não responderam a reclamação estou levando a sério que vão ao menos tentar resolver mas acho difícil.
Concordo que a concessão do IP não precisava expirar, mas a Vivo não está fazendo nada de errado nessa parte. IP dinâmico é isso, em toda operadora funciona assim, a menos que você contrate IP fixo.
Pra que remover o IPv6? Isso é bem contraproducente, a menos que o roteador tenha problemas na implementação dele.
Se quiser um pouco mais de anonimato, instale o dnscrypt-proxy na sua rede. Ele faz as requisições criptografadas e aí você usa o IP local dele como servidor DNS nos seus dispositivos. Usar outro DNS comum não serve de nada, pois as requisições são transmitidas em aberto, basta inspecionar os pacotes que os domínios requisitados aparecem facilmente.
 
Eu ainda nem entendo esses termos ONT/GPON/OLT/ONU.

Eu testei o bridge só por uns 30 minutos em um roteador Asus que não é Gigabit, não percebi nenhum problema. Consegui mudar DNS e remover IPv6 pelo Asus. Velocidade e latência estavam normais dentro do que o Asus permite. Meu "vivobox" é aquele Askey quadrado.

Vou dar uma olhada nos outros equipamentos que você mencionou.

Essa coisa de de ser desconectado a cada 48 horas eu não tolero e vou mudar para Oi fibra assim que possível por causa disso, a Vivo falou que ia tentar resolver isso após eu ter feito uma reclamação na Anatel. Como eles ainda não responderam a reclamação estou levando a sério que vão ao menos tentar resolver mas acho difícil.
Tá aí uma boa oportunidade para aprender e se familiarizar com os equipamentos e necessidades de cada sistema.. De uma procurar em tutoriais de GPON, assista alguns videos da Vivo Fibra, va se encontrando para saber um pouco dos acrônimos, infraestrutura, PTT, etc...

Muita coisa é inerente à tecnologia e não adianta "não tolerar" certas coisas.. O Renew de 48hrs é inerente ao IP dinamico da operadora.. não tem pra onde fugir, a não ser que você pague por um IP Fixo, ele vai ser renovado de tempos em tempos, e vai causar uma travada de alguns segundos..
Se mudar pra Oi, provavelmente vai acontecer a mesma coisa.. além de muitas outras dificuldades que só a Oi lhe proporciona.. :coolface:

Por favor, não entenda que é o seu caso, mas eu vejo muita gente aqui que fica pistola com um monte de coisa:
Que o sistema é um lixo,
que a operadora é uma mer@,
que o roteador é uma bos@,
que o Wifi é ridículo,
que eu pago 500mbps e quando vou baixar um arquivo lá da sibéria a velocidade fica só 20mbps,
que o Ping pro Alaska dá dando mais de 150ms,
e aí depois de destilar o veneno eles terminam escrevendo "mas eu não manjo nada de redes"..
Tipo: Eu vou falar um monte sob a desculpa de que "se eu falar besteira é por que eu não sei o que estou falando"..
Lógico, ninguém nasce sabendo.. Mas talvez se essa galera procurasse saber um pouco da estrutura antes de sair cuspindo marimbondo, poderiam entender que muitas vezes suas reclamações são fruto da tecnologia e o que eles querem nenhuma provedora poderá oferecer, por que não tem operadora perfeita.. tem a que se da menos pior, dependendo da região..
 
Concordo que a concessão do IP não precisava expirar, mas a Vivo não está fazendo nada de errado nessa parte. IP dinâmico é isso, em toda operadora funciona assim, a menos que você contrate IP fixo.

Ouvi o mesmo de algumas pessoas em outro tópico. Mas é completamente equivocado. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, IP dinâmico significa apenas que sempre que você voluntariamente(em tese) se conectar você recebe um IP aleatório. Não significa que você será desconectado a força. Nenhum provedor faz isso, é uma excentricidade da Vivo. Isso é internet que cai e cai de propósito, mau funcionamento, vicio oculto.

Inclusive mesmo que você contrate um IP fixo você será desconectado a cada 48 horas, isso não tem ligação alguma com IP.

Na verdade isso veio da GVT que eles compraram assim e nunca mudaram. É só eles mudarem a configuração de um único campo no servidor pppoe, ou fornecer um log-in a parte que não expira para quem reclamar mas sabe-se lá por qual razão não fazem isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se mudar pra Oi, provavelmente vai acontecer a mesma coisa.. além de muitas outras dificuldades que só a Oi lhe proporciona..

Não, eu tinha Oi Velox. A Oi não faz isso, você só se desconecta se quiser, quando quiser. Não é algo inerente ao IP dinâmico, não tem ligação nenhuma. É só uma configuração básica no servidor de autenticação. Nenhum provedor faz isso. Só a Vivo.
 
Última edição:
Não, eu tinha Oi Velox. A Oi não faz isso, você só se desconecta se quiser, quando quiser. Não é algo inerente ao IP dinâmico, não tem ligação nenhuma. É só uma configuração básica no servidor de autenticação. Nenhum provedor faz isso. Só a Vivo.
Show.. Mas como disse. Não adianta pegar muita pilha por que não existe operadora perfeita.. :safadao:
 
Como opção, há o TX-6610, Ubiquiti Uf-loco-br e o Huawei HG8310, que acredito serem os mais compatíveis.

Esses Chineses são loucos, procurei mais informações do HG8310 tal como manuais e especificações detalhadas e a Huawei só deixa você baixar se você comprar o produto antes e registrar. Vai entender!!!
 
Salve, galera.
Eu acabei de comprar um Huawei AX3 Pro pelo Aliexpress.
É minha primeira vez importando um roteador. Devo pedir para o vendendor declarar como o nome de algum componente eletrônico genérico ?
 
Olha que curioso, estava procurando GPON com suporte a VOIP para tentar substituir o vivobox e encontrei entre outros esse Huawei


O detalhe curioso é que ele tem selo de homologação da Anatel ( ver a terceira foto )

Tem outros vendedores com o mesmo produto, em todos tem o selo da Anatel
 
Ouvi o mesmo de algumas pessoas em outro tópico. Mas é completamente equivocado. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, IP dinâmico significa apenas que sempre que você voluntariamente(em tese) se conectar você recebe um IP aleatório. Não significa que você será desconectado a força. Nenhum provedor faz isso, é uma excentricidade da Vivo. Isso é internet que cai e cai de propósito, mau funcionamento, vicio oculto.

Inclusive mesmo que você contrate um IP fixo você será desconectado a cada 48 horas, isso não tem ligação alguma com IP.

Na verdade isso veio da GVT que eles compraram assim e nunca mudaram. É só eles mudarem a configuração de um único campo no servidor pppoe, ou fornecer um log-in a parte que não expira para quem reclamar mas sabe-se lá por qual razão não fazem isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vicio oculto? Vicio é algo que torna os produtos ou serviços impróprios ou inadequados ao consumo. É a definição da lei e certamente não é o seu caso.

Você leu o contrato que assinou? Acredito que o contrato especifique que o ip é trocado dentro de X tempo.

Se você for pra justiça com essa alegação você perde, anote. Você não contratou IP FIXO ou quiçá LINK DEDICADO para fazer tantas exigências, lhe resta mudar de operadora então.

Estamos curiosos pra saber que serviço é esse que você tem na sua rede que não pode ser desconectado por segundos numa eventual troca de ip
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em tempo, gostaria da ajuda dos experts desse tópico.

Tinha um Archer C2 que infelizmente brickou na tentativa de voltar o firmware original dele (estava no OpenWRT).

Procuro um router com bom custo benefício, com porta gigabit e rede 5 ghz pra uso doméstico. De preferencia já com tecnologia MIMO e essas paradas.

Qual é a bola da vez?
 
Esses Chineses são loucos, procurei mais informações do HG8310 tal como manuais e especificações detalhadas e a Huawei só deixa você baixar se você comprar o produto antes e registrar. Vai entender!!!
É porque todos os equipamentos GPON da Huawei são vendidos somente para operadoras, e não para usuário final. O HG8310 só tem uma interface web simples onde você coloca a senha do GPON e só, já que é pra usar em bridge mesmo.

Salve, galera.
Eu acabei de comprar um Huawei AX3 Pro pelo Aliexpress.
É minha primeira vez importando um roteador. Devo pedir para o vendendor declarar como o nome de algum componente eletrônico genérico ?
Não pede nada ou você pode se dar mal. Deixe vir a critério do vendedor. Assim se der qualquer coisa errado você se isenta de culpa, tanto se der problema na alfândega quanto se precisar de reembolso do ali.

Olha que curioso, estava procurando GPON com suporte a VOIP para tentar substituir o vivobox e encontrei entre outros esse Huawei


O detalhe curioso é que ele tem selo de homologação da Anatel ( ver a terceira foto )
Se for pra usar VoIP e/ou IPTV, é melhor usar a ONT da Vivo mesmo, senão complica demais as coisas.
Outro detalhe é que as ONT da Huawei só devem funcionar onde a rede Vivo era GVT. Acredito que usem outras marcas de OLT onde já era rede da Telefônica, que podem não ser compatíveis. O Ufiber e o TX-6610 devem ser os aparelhos mais compatíveis com OLTs de diferentes fabricantes.
 
Vicio oculto? Vicio é algo que torna os produtos ou serviços impróprios ou inadequados ao consumo. É a definição da lei e certamente não é o seu caso.

Você leu o contrato que assinou? Acredito que o contrato especifique que o ip é trocado dentro de X tempo.

Se você for pra justiça com essa alegação você perde, anote. Você não contratou IP FIXO ou quiçá LINK DEDICADO para fazer tantas exigências, lhe resta mudar de operadora então.

Você continua equivocado. Uma conexão de internet que cai é o que? Um telefone que a ligação cai é o que? Legalmente é produto com mau funcionamento, legalmente também conhecido como vicio oculto. Sim, li o contrato, não consta que você é desconectado a cada X horas ou nem mesmo IP a cada X horas(o que seria irrelevante, a questão é a queda da conexão e não o IP) dinâmico. Ainda que constasse seria clausula abusiva. Se você fosse advogado da Vivo que é o que parece, você ia perder todas.
 
Última edição:
Em tempo, gostaria da ajuda dos experts desse tópico.

Tinha um Archer C2 que infelizmente brickou na tentativa de voltar o firmware original dele (estava no OpenWRT).

Procuro um router com bom custo benefício, com porta gigabit e rede 5 ghz pra uso doméstico. De preferencia já com tecnologia MIMO e essas paradas.

Qual é a bola da vez?
A maioria dos roteadores possui modo de recuperação de firmware por tftp. Em último caso, dá pra usar JTAG, mas aí é um saco.
A bola da vez é o Xiaomi AX1800 e o Huawei AX3, mas devem ser importados e a interface é em chinês. Não tem como recomendar roteador nacionalizado atualmente. Se realmente precisar de algo no Brasil, sugiro que priorize apenas preço e compre o roteador dual band com portas gigabit mais barato que encontrar, pois todos estão bem aquém desses importados e estão muito, muito caros pelo pouco que oferecem.
 
É porque todos os equipamentos GPON da Huawei são vendidos somente para operadoras, e não para usuário final. O HG8310 só tem uma interface web simples onde você coloca a senha do GPON e só, já que é pra usar em bridge mesmo.


Não pede nada ou você pode se dar mal. Deixe vir a critério do vendedor. Assim se der qualquer coisa errado você se isenta de culpa, tanto se der problema na alfândega quanto se precisar de reembolso do ali.


Se for pra usar VoIP e/ou IPTV, é melhor usar a ONT da Vivo mesmo, senão complica demais as coisas.
Outro detalhe é que as ONT da Huawei só devem funcionar onde a rede Vivo era GVT. Acredito que usem outras marcas de OLT onde já era rede da Telefônica, que podem não ser compatíveis. O Ufiber e o TX-6610 devem ser os aparelhos mais compatíveis com OLTs de diferentes fabricantes.

Senha você quer dizer o código que é usado para autenticar na central?

Aqui era GVT, o problema é baixar o manual desses produtos para ver exatamente como são as configurações. Se der pra replicar tudo do VoIP suponho que pode funcionar.
 
Você continua equivocado. Uma conexão de internet que cai é o que? Um telefone que a ligação cai é o que? Legalmente é produto com mau funcionamento, legalmente também conhecido como vicio oculto. Sim, li o contrato, não consta que você é desconectado a cada X horas ou nem mesmo IP a cada X horas(o que seria irrelevante, a questão é a queda da conexão e não o IP) dinâmico. Ainda que constasse seria clausula abusiva.

Nos mantenha informado da sua eventual empreitada na justiça.

A VIVO faz esse tipo de coisa desde o ADSL, nunca vi nenhum tipo de decisão contra renovação de ip em 48h.

Não sei se você falou numa postagem anterior, mas gostaria de saber que serviço é esse seu que é prejudicado a cada desconexão.
 
Nos mantenha informado da sua eventual empreitada na justiça.

A VIVO faz esse tipo de coisa desde o ADSL, nunca vi nenhum tipo de decisão contra renovação de ip em 48h.

Não sei se você falou numa postagem anterior, mas gostaria de saber que serviço é esse seu que é prejudicado a cada desconexão.

Cara, é melhor você ir dormir. Não tem ninguém na justiça. O serviço prejudicado é a conexão de internet e de telefone, você parece ter muita dificuldade em entender coisas básicas. Nem a diferença de IP dinâmico e queda de conexão conseguiu entender ainda. E esse tópico não é apropriado para este tipo de discussão.
 
Última edição:
Senha você quer dizer o código que é usado para autenticar na central?

Aqui era GVT, o problema é baixar o manual desses produtos para ver exatamente como são as configurações. Se der pra replicar tudo do VoIP suponho que pode funcionar.
Sim. NÃO é a senha do PPPoE. É uma senha exclusiva de cada ONT pra autenticar com a OLT. Essa senha que deve ser copiada, senão nada feito.
 
Acabei de receber um email dizendo que o AX3 Pro foi enviado via HK (comprei hoje a tarde)
Comprei desse anúncio: https://pt.aliexpress.com/item/4001216984454.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.5dc6b90arJNN0j
Só de colocar no carrinho já aplica um cupom do próprio vendendor. No fim das contas, usando todos os cupons que eu tinha saiu por $313

Minha provedora é a NET. No caso, para colocar colocar o modem em modo bridge é só marcar essa opção em "tipo de conexão wan" no firmware do modem ?
 
Cat6+ é desnecessário. O Cat5e foi atualizado pra suportar até 5 Gbps, sendo 2,5 Gbps típicos. Se realmente quiser cabeamento melhor, pra não se incomodar por muitos e muitos anos, use logo Cat6a, pois ele suporta 10 Gbps sem problemas e é um upgrade bem maior em relação ao Cat5e.
Mais importante que a categoria do cabo, é a qualidade dele e dos conectores. Infelizmente dos que prestam, só dá pra achar Furukawa facilmente, que é bem caro.
Procure lojas de "soluções em redes" na sua região. Algumas vendem todo tipo de material pra cabeamento estruturado e dá pra conseguir preço razoável.

Nada de errado com o vendedor, mas esse aqui é o que o pessoal mais compra e está saindo mais barato:
https://pt.aliexpress.com/item/4000769327613.html

Faça dois pedidos separados mesmo, mas não peça pro vendedor alterar nada. Ele já faz o mais adequado pro Brasil e dessa forma você fica isento de responsabilidade caso dê ruim na alfandêga. Só comprar e esperar chegar.

Perfeito, valeu! Comprei o AX3600 no Ali e o AX1800 com o @Vindebarros, só esperando ele enviar agora. Para fechar, vou pegar esse cabo, conectores e alicate:


Queria pegar o CAT6A, mas não achei nenhuma loja vendendo metragem mais alta (vou precisar porque aqui em casa o roteador fica no meu quarto e pra passar o cabo até na sala, vou ter que passar pela caixa de passagem do quarto da minha irma). Os conectores e o alicate para crimpagem atendem? Nunca fiz isso na vida, vou ligar o tutorial no YouTube e mandar bala hahaha.

Aqui no meu PC, no PS4 e no Chromecast que tem no meu quarto eu já uso o cabo de rede CAT6 pra todos eles, não vejo necessidade de troca-los no momento.

EDIT: O AX3600 suporta IPv6, né? Não achei no site da Xiaomi.

No mais é isso, muito obrigado pela ajuda!

Vlw!
 
Perfeito, valeu! Comprei o AX3600 no Ali e o AX1800 com o @Vindebarros, só esperando ele enviar agora. Para fechar, vou pegar esse cabo, conectores e alicate:


Queria pegar o CAT6A, mas não achei nenhuma loja vendendo metragem mais alta (vou precisar porque aqui em casa o roteador fica no meu quarto e pra passar o cabo até na sala, vou ter que passar pela caixa de passagem do quarto da minha irma). Os conectores e o alicate para crimpagem atendem? Nunca fiz isso na vida, vou ligar o tutorial no YouTube e mandar bala hahaha.

Aqui no meu PC, no PS4 e no Chromecast que tem no meu quarto eu já uso o cabo de rede CAT6 pra todos eles, não vejo necessidade de troca-los no momento.

EDIT: O AX3600 suporta IPv6, né? Não achei no site da Xiaomi.

No mais é isso, muito obrigado pela ajuda!

Vlw!
Aproveitando sua mensagem:
Qual é a diferença entre esse cabo Furuwaka e esse do Aliexpress ? Eu peguei 5m da versão Upgraded Flat Cable (E não entendi qual é a diferença entre essa e a versão que é apenas "Flat Cable")

#Edit: A propósito, no aliexpress é até simples encontrar esse cabo CAT6A com frete grátis inclusive.
 
Última edição:
Por qual razão ocorre a interrupção mesmo mudando para o GPON TP LINK + ROUTER ?

A única solução para mim é não ter interrupção na conexão. Quanto a troca de IP por si só não me é problema agora mas poderia ser, até pouco tempo eu usava o serviço de uma empresa que se detectasse mudança de IP na sua conta bloqueava sua conta por uma semana por questões de segurança. Oi Velox que eu tinha só mudava IP se você desse reset no modem e jamais a conexão era interrompida.

Eu era muito feliz no Oi Velox 10MB e não sabia, cai na armadilha da propaganda de fibra que estou vendo na prática que é bem inferior. O Oi Fibra também tem seus problemas pelo que estou pesquisando. Pior que não tem como voltar para o Velox, eu voltaria feliz.

Você disse exatamente o que está escrito acima, no tópico da VIVO.
O meu questionamento é que serviço seria esse que roda na sua casa, que "A única solução para mim é não ter interrupção na conexão".

Cara, é melhor você ir dormir. Não tem ninguém na justiça. O serviço prejudicado é a conexão de internet e de telefone, você parece ter muita dificuldade em entender coisas básicas. Nem a diferença de IP dinâmico e queda de conexão conseguiu entender ainda. E esse tópico não é apropriado para este tipo de discussão.

Não, não tenho dificuldade em entender coisas básicas, tenha um pouco mais de respeito com quem não coaduna da sua tese sobre o problema apresentado.

Quem sabe de tudo sem duvidas é você, entendido de redes e rábula de internet.

Não estou discutindo com você ok? Que você seja muito feliz na Oi Fibra e que sua internet pare de trocar o IP na hora do joguinho.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo