[CLUBE] Noctua

ué, o conjunto saiu inteiro com a trava do CPU acionada???

sim, com ela travada pois o dissipador cobria e não tinha como abrir

Esse era o sinal pra você parar o que estava fazendo e analisar o cenário antes de fazer merd* mas você simplesmente ignorou :haha:

Brincadeiras à parte, como falaram os Ryzen tem esse "bug", sempre surge uma galerinha desesperada com pinos tortos ou arrancados aqui no fórum, felizmente não foi seu caso.

se eu te falar que levei meia hora só pra tirar ele da placa mãe justamente com medo de fazer merd* suando pra carvalho num baita calor :haha3::haha3::haha3:
 
Não é por nada mas eu não recomendaria Coolers Noctua. Da Caixa até a colocação do Fan, é um trabalho colossal.

Ou eu que tenho QI baixo.
Talvez seja só falta de prática, eu acho até mais simples que o cooler box dos Intel, aquelas 4 travinhas de pRástico podem ser infernais às vezes :vish:

Dependendo da plataforma a parte traseira toma um tempinho mesmo mas você faz somente uma vez, já no heatsink são apenas 2 parafusos e os fans só tem presilhas, não tem muito mistério.
 
Pessoal alguém aqui usa o NH-D15 com módulos Crucial Ballistix ?

Possuo atualmente as Corsair LPX 16gb mas quero fazer up pra 32gb, não estou encontrando elas nas condições que quero. A Crucial apareceu como uma opção.

O que eu gostaria de saber é se a altura das Crucial vai dar de boa com o NH-D15.

Pela pesquisa que fiz, as alturas são:

LPX: 33,5 mm
Crucial: 39,2 mm

Eu acredito que dê subindo um pouco o cooler, mas se alguém já tiver experiência pra falar, seria melhor.

Valeu.
 
Pessoal alguém aqui usa o NH-D15 com módulos Crucial Ballistix ?

Possuo atualmente as Corsair LPX 16gb mas quero fazer up pra 32gb, não estou encontrando elas nas condições que quero. A Crucial apareceu como uma opção.

O que eu gostaria de saber é se a altura das Crucial vai dar de boa com o NH-D15.

Pela pesquisa que fiz, as alturas são:

LPX: 33,5 mm
Crucial: 39,2 mm

Eu acredito que dê subindo um pouco o cooler, mas se alguém já tiver experiência pra falar, seria melhor.

Valeu.
Segundo o site da Noctua, com uma fan o limite é de 64mm e com duas fans é de apenas 32mm, então se você for usar duas fans e quiser usar as memórias da Crucial vai ter que subir a primeira fan, só que com isso acredito que vai aparecer outro problema que é com relação ao gabinete suportar essa elevação da fan.
nh_d15_clearance_2016.png
 
Será que essa elevação do fan gera piora perceptiva no resfriamento do cooler? Comprei um NH-D15 e uma memória XPG, porém ainda não montei. Talvez tenha que elevar o fan também.
 
Segundo o site da Noctua, com uma fan o limite é de 64mm e com duas fans é de apenas 32mm, então se você for usar duas fans e quiser usar as memórias da Crucial vai ter que subir a primeira fan, só que com isso acredito que vai aparecer outro problema que é com relação ao gabinete suportar essa elevação da fan.
nh_d15_clearance_2016.png

Estranho, pq em teoria com as LPX já teria que levantar um pouco tbm, coisa q n lembro de ter feito.

Espaço no gabinete não é problema.


Será que essa elevação do fan gera piora perceptiva no resfriamento do cooler? Comprei um NH-D15 e uma memória XPG, porém ainda não montei. Talvez tenha que elevar o fan também.

XPG com certeza vai ter q levantar "um pouco"
 
Será que essa elevação do fan gera piora perceptiva no resfriamento do cooler? Comprei um NH-D15 e uma memória XPG, porém ainda não montei. Talvez tenha que elevar o fan também.
Não dá diferença não pois o heatsink em si continua recebendo um bom fluxo.

Em último caso sempre há a possibilidade de usar com apenas 1 fan entre as torres ou pelo menos testar dessa forma para comparar.

Estranho, pq em teoria com as LPX já teria que levantar um pouco tbm, coisa q n lembro de ter feito.
Eu uso 4 pentes Corsair LPX e desloquei um pouquinho só pra não deixar o fan encostado nas memórias, mas foi bem pouca coisa.

Já vi gente inverter a fixação dos fans (imagem ilustrativa abaixo) mas dependendo da altura dos dissipadores de VRM/painel traseiro pode acabar dando no mesmo.

1611951745101.png
 
Existe uma alternativa ao kit de borrachinhas NA-SAVP1?

Preciso de 32 borrachinhas dessas, só encontrei na WAZ por módicos R$50 :dog:
 
Existe uma alternativa ao kit de borrachinhas NA-SAVP1?

Preciso de 32 borrachinhas dessas, só encontrei na WAZ por módicos R$50 :dog:
Infelizmente não.
Nem na China vale a pena.
O que poderia fazer era trocar somente as de fora do Fan, já que alguns fans ficam escondidos e não vai perceber, se o TOC permitir, é claro.
 
estou decepcionado com a noctua :velho:

eu estava usando um noctua U14S no PushPull e hoje troquei minha placa mãe, desmontei tudo e fui tirar o dissipador, que nao queria sair nem f*dendo, com algumas tentativas com mistura de jeito e força consegui remover, e pra minha surpresa::

dldyLBN.jpg


eu gelei, percebi que a trava no soquete da placa mãe continuava na posição de travado, fui mexer na haste e parece que ficou sem aquele pressão, aquele estalo na hora de travar e destravar, e pra tirar ele do dissipador tb precisou de força e jeito, parecia cimentcola, felizmente com o processador aparentemente ate agora não aconteceu nada usando na placa mãe nova depois de alguns teste

e pra completar a decepção, coloquei o cooler box que veio no meu ryzen 9 com a própria pasta térmica dele que vem aplicada, fiz uns testes aqui em jogos e no cinebench e a temperatura foram praticamente as mesmas com uma variação de 3 graus em relaçao ao meu noctua :cat:

agora estou pensando seriamente em vender o noctua :true:

Oloco! Que susto. Literalmente na página anterior eu falei dessa preocupação na hora de remover, tem que tomar bastante cuidado pois é um problema recorrente nos Ryzen. Ainda bem que não entortou nada!

Meu processador é o mesmo que o seu. Não sei quanto ao U14S, mas com o D15 a diferença é da água pro vinho. Não tem como comparar. O processador é quente e, quando sob demanda, quer chegar na casa dos 90°. Não chega com o Noctua. Mas é importante destacar que as temperaturas em idle são bastante similares. Só não alcançam o pico que alcançavam com o barulhento Wraith Prism.

Verifica essa pasta e esse airflow aí, pois pelo que pesquisei é esperado que a diferença de temperaturas chegue na casa dos 10° pro 3900X!
 
Segundo o site da Noctua, com uma fan o limite é de 64mm e com duas fans é de apenas 32mm, então se você for usar duas fans e quiser usar as memórias da Crucial vai ter que subir a primeira fan, só que com isso acredito que vai aparecer outro problema que é com relação ao gabinete suportar essa elevação da fan.
nh_d15_clearance_2016.png
Ou use duas fans de 120mm ao invés de duas de 140mm. Não sei pra que eles projetam algo que está explicitamente nas imagens do manual que é feito pra usar 120mm, mas colocam 140mm.
 
Rapaz, tava dando uma olhada nos coolers da Noctua e o NH-U12A me chamou a atenção. Além de eu ter achado ele mais bonito qu eo NH-U14S e que o NH-D15, ele ainda vem com duas NF-A12x25 e 7 heatpipes.

Queria ver uma comparação entre ele e o H80i V2 pra ver a diferença de daria.

O problema que eu vejo é que ele tá custando quase que o preço do NH-D15 na Waz :wat:
 
Última edição:
Rapaz, tava dando uma olhada nos coolers da Noctua e o NH-U12A me chamou a atenção. Além de eu ter achado ele mais bonito qu eo NH-U14S e que o NH-D15, ele ainda vem com duas NF-A12x25 e 7 heatpipes.

Queria ver uma comparação entre ele e o H80i V2 pra ver a diferença de daria.

O problema que eu vejo é que ele tá custando quase que o preço do NH-D15 na Waz :wat:
Já tive um H80i V2.
A diferença foi absurda, principalmente no estresse e em ruído, aquela bomba parecia um HD dando defeito e as fans, nem se fala.
 
Olá pessoal!

Estou querendo pegar 3 Noctua NF-12 IndustrialPPC-3000PWM para colocar no meu radiador
NF-F12 industrialPPC-3000 PWM (noctua.at)
Mas o preço na WAZ está insano o_O
Ventoinha (Cooler) - 12cm - Noctua Industrial - NF-F12 industrialPPC-3000 PWM - waz
Poderiam me indicar um site e/ou local confiável para comprar essas crianças? Só preciso destes para finalizar o setup aqui haha

Desde já agradeço muito galerinha!
Atualmente, nem importar está valendo a pena.
 
Atualmente, nem importar está valendo a pena.

Complicado, para fazer um up aqui eu tive que pesquisar muito, mas GPU está fora de cogitação e só estou trocando o que estou achando "aceitavél"

Tu acha que vale a pena pagar R$200 nestes fans? Estava vendo vídeos e reviews e dizem ser espetaculares para radiadores devido ao grande fluxo e pressão estática... Os fans in box que acompanham a maioria dos radiadores não condizem no desempenho, geralmente só priorizam estética, queria por estes Noctua para ficar tranquilo com refrigeração...
 
Complicado, para fazer um up aqui eu tive que pesquisar muito, mas GPU está fora de cogitação e só estou trocando o que estou achando "aceitavél"

Tu acha que vale a pena pagar R$200 nestes fans? Estava vendo vídeos e reviews e dizem ser espetaculares para radiadores devido ao grande fluxo e pressão estática... Os fans in box que acompanham a maioria dos radiadores não condizem no desempenho, geralmente só priorizam estética, queria por estes Noctua para ficar tranquilo com refrigeração...
O que tem de qualidade tem barulho também, se isso não for um incômodo, vai sem medo.
 
O que tem de qualidade tem barulho também, se isso não for um incômodo, vai sem medo.

Tá aí uma coisa pela qual eu gostaria MUITO de poder experimentar uma fan antes de comprar. Muitas vezes o tipo do barulho é bem pior que o volume em si. Tem ruídos que são irritantes demais, e outros que vc nem se liga nele, tudo depende da frequência. Tem fans que geram o mesmo dB, mas uma é tranquila e a outra insuportável. Na dúvida eu acabo indo na que é garantido, mas se pudesse testar pessoalmente, com certeza teria um ou outro modelo mais barulhento que não me incomodariam de fato.
 
Tá aí uma coisa pela qual eu gostaria MUITO de poder experimentar uma fan antes de comprar. Muitas vezes o tipo do barulho é bem pior que o volume em si. Tem ruídos que são irritantes demais, e outros que vc nem se liga nele, tudo depende da frequência. Tem fans que geram o mesmo dB, mas uma é tranquila e a outra insuportável. Na dúvida eu acabo indo na que é garantido, mas se pudesse testar pessoalmente, com certeza teria um ou outro modelo mais barulhento que não me incomodariam de fato.
As Noctua que tenho, e sobre opiniões de quem tem, elas têm uma frequência muito boa, não incomoda muito, não tem um zumbido muito “fino”.
 
Tá aí uma coisa pela qual eu gostaria MUITO de poder experimentar uma fan antes de comprar. Muitas vezes o tipo do barulho é bem pior que o volume em si. Tem ruídos que são irritantes demais, e outros que vc nem se liga nele, tudo depende da frequência. Tem fans que geram o mesmo dB, mas uma é tranquila e a outra insuportável. Na dúvida eu acabo indo na que é garantido, mas se pudesse testar pessoalmente, com certeza teria um ou outro modelo mais barulhento que não me incomodariam de fato.

Então, pelo o que eu pesquisei sobre o Noctua NF-12 IndustrialPPC-3000PWM (olha o tamanho do nome kkk), o que gera barulho neste fan é o deslocamento de ar e não o seu motor, rotor e afins... Inclusive dizem que se você utilizar ele na mesma rotação de fans convencionais a diferença audível é quase nula e ainda entregando maior pressão estática e volume de ar...Ou seja, dificilmente ela precisará atingie maisdo que uns 60% de sua rotação total...

Noctua NF-F12 IPPC 3000 PC Fan Comprehensive Review - Is it as good as they say? Ft. Corsair SP120L - YouTube
 
Caramba, a loja que explode começou a vender algumas ventoinhas da Noctua! Pelo menos os modelos disponíveis estão um pouco mais em conta do que a ZAW (ao contrário). Uma pena não ter a NF A12x25 PWM. Queria ver como ficaria a questão do preço nesse modelo aí :cool:.

Obs: Não só ventoinhas, mas pasta térmica (NT-H1) e kit AM4.
 
Última edição:
Caramba, a loja que explode começou a vender algumas ventoinhas da Noctua! Pelo menos os modelos disponíveis estão um pouco mais em conta do que a ZAW (ao contrário). Uma pena não ter a NF A12x25 PWM. Queria ver como ficaria a questão do preço nesse modelo aí :cool:.

Obs: Não só ventoinhas, mas pasta térmica (NT-H1) e kit AM4.
Muito bom mesmo. Mas poderiam pelo menos colocar as fotos de acordo com cada Fan e acessórios, assim quem não conhece não se confunde somente olhando as fotos erradas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo