Direito de arrependimento prazo dos 7 dias - devo receber o valor do frete também?

forsakkenSoul

Nothing Else Matters
Colaborador
Olá,

comprei um monitor na Kabum tem um tempo e depois de 6 dias eu resolvi devolver o produto, hoje transferiram o valor do produto para a minha conta porem o valor do frete não foi transferido, dei uma pesquisada e me deparei com a seguinte lei:

"Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados
."

a resposta da atendente da Kabum foi a seguinte:

"No caso, os valores de frete são integralmente repassados à transportadora escolhida para transporte da encomenda, ou seja, nenhum valor de frete é retido pelo KaBuM! Desta forma, como não houve atrasos na finalização da entrega, não temos como realizar nenhum estorno do frete pois o produto foi entregue no prazo estimado."

e agora?
 
Olá,

comprei um monitor na Kabum tem um tempo e depois de 6 dias eu resolvi devolver o produto, hoje transferiram o valor do produto para a minha conta porem o valor do frete não foi transferido, dei uma pesquisada e me deparei com a seguinte lei:

"Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados
."

a resposta da atendente da Kabum foi a seguinte:

"No caso, os valores de frete são integralmente repassados à transportadora escolhida para transporte da encomenda, ou seja, nenhum valor de frete é retido pelo KaBuM! Desta forma, como não houve atrasos na finalização da entrega, não temos como realizar nenhum estorno do frete pois o produto foi entregue no prazo estimado."

e agora?
O frete é outra empresa, é outra parada. A empresa que fez o frete fez o papel dela e nada tem a ver com o produto.
 
Olá,

comprei um monitor na Kabum tem um tempo e depois de 6 dias eu resolvi devolver o produto, hoje transferiram o valor do produto para a minha conta porem o valor do frete não foi transferido, dei uma pesquisada e me deparei com a seguinte lei:

"Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados
."

a resposta da atendente da Kabum foi a seguinte:

"No caso, os valores de frete são integralmente repassados à transportadora escolhida para transporte da encomenda, ou seja, nenhum valor de frete é retido pelo KaBuM! Desta forma, como não houve atrasos na finalização da entrega, não temos como realizar nenhum estorno do frete pois o produto foi entregue no prazo estimado."

e agora?
tem uns 5 ou 6 tópicos aqui no Papo cabeça de uma galera com o MESMO problema
em todos a Kabum falou isso
em todos a Kabum acabou pagando o frete depois de reclamarem pelas ventas (reclame aqui da vida e etc) :true:

não sei se mudou algo, mas com todos (ou a maioria, não lembro) deu certo, dá uma vasculhada
 
tem uns 5 ou 6 tópicos aqui no Papo cabeça de uma galera com o MESMO problema
em todos a Kabum falou isso
em todos a Kabum acabou pagando o frete depois de reclamarem pelas ventas (reclame aqui da vida e etc) :true:

não sei se mudou algo, mas com todos (ou a maioria, não lembro) deu certo, dá uma vasculhada
Comprei um produto no ML, chegou e era de qualidade duvidosa, devolvi e recebi o valor de produto + frete.
É risco do negocio, não tem nada de o correio/transportadora fizeram o papel deles.
A diferença é que a loja que explode tenta dar uma de "joão sem braço" pra cima do pessoal, reclame que faz jus ao valor total.

O frete é outra empresa, é outra parada. A empresa que fez o frete fez o papel dela e nada tem a ver com o produto.


eu vou mandar outro e-mail então, dei uma procurada no reclame aqui e tem uns dois casos semelhantes onde eles devolveram o frete.

no ML é assim mesmo, já devolvi algumas coisas lá e sempre tive o valor do produto + o frete de volta, Kabum manda essa de sacanagem mesmo.

obrigado pela ajuda.
 
CDC é claro: todo valor da compra deve ser devolvido e isso inclui o frete. E mais, o valor deve ser monetariamente corrigido (e isso eu nunca vi nenhuma loja fazendo).
 
já mandei o e-mail, segunda devo obter uma resposta.
 
mandei outro e-mail ontem a noite e responderam hoje pela manhã, ela respondeu que enviou o pedido ao departamento responsável e terei o dinheiro do frete de volta.
 
CDC é claro: todo valor da compra deve ser devolvido e isso inclui o frete. E mais, o valor deve ser monetariamente corrigido (e isso eu nunca vi nenhuma loja fazendo).
Mas a correção monetária em menos de 7 dias chega a quantos centavos?

Isso inclui TODO o valor na Nota fiscal, quem contrata o frete é a Loja.

Infelizmente, todas as pessoas deveriam parar de comprar nesta loja.
Muito difícil visto que os preços lá são melhores que os de distribuidores...
 
mandei outro e-mail ontem a noite e responderam hoje pela manhã, ela respondeu que enviou o pedido ao departamento responsável e terei o dinheiro do frete de volta.
se não resolver, o reclame aqui resolve
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

CDC é claro: todo valor da compra deve ser devolvido e isso inclui o frete. E mais, o valor deve ser monetariamente corrigido (e isso eu nunca vi nenhuma loja fazendo).
exatamente!

n tem essa de: ain mas não concordo, blá blá
recorra à lei
tbm não concordo com muita coisa do nosso código penal, por exemplo.... mas fazer oq, tá lá :shrug:
 
Comprei umas roupas no site da Riachuelo e uma das peças não serviu. Informei que ia fazer a devolução e me mandaram um código de postagem dos Correios. Levei lá e não me cobraram nada, a loja arcou com os 19 de frete que foi cobrado.
Um monitor que comprei na Sou Barato veio com dead pixel, os caras vieram coletar na minha casa sem custo algum e reembolsaram o valor do produto + frete.
Kabum curte dar uma de john without arms sempre.
 
Putz e quando a nota tem 2 produtos e quero devolver somente um deles?
Como fica o frete?
 
Putz e quando a nota tem 2 produtos e quero devolver somente um deles?
Como fica o frete?

kkk, ae não sei, vai ter que entrar em contato com eles.

acabei de receber o dinheiro do frete na minha conta.
 
Nunca vi isso, sempre devolvem o valor integral, essa é nova estão inventando moda.
 
Última edição:
Já foi devolvido, mas postar aqui só pra complementar: você fez a pergunta e você mesmo deu a resposta trazendo o parágrafo único do artigo do CDC. Ali tá escrito bem claro que é "a qualquer título", logo, frete também. Kabum é bem sacana se deixar.

Uma vez eu fiquei quase 1 mês atrás deles pra receber 20 conto de um frete que dizia ser X dias úteis e entregaram em X+1. Sim, eu fiz isso. Não, não me arrependo. É meu direito. Se eu contratei tal frete pelo prazo, quero que cumpram. Se não cumprirem, eles quebraram o contrato. Demorou mas consegui. auhahua
 
Já foi devolvido, mas postar aqui só pra complementar: você fez a pergunta e você mesmo deu a resposta trazendo o parágrafo único do artigo do CDC. Ali tá escrito bem claro que é "a qualquer título", logo, frete também. Kabum é bem sacana se deixar.

Uma vez eu fiquei quase 1 mês atrás deles pra receber 20 conto de um frete que dizia ser X dias úteis e entregaram em X+1. Sim, eu fiz isso. Não, não me arrependo. É meu direito. Se eu contratei tal frete pelo prazo, quero que cumpram. Se não cumprirem, eles quebraram o contrato. Demorou mas consegui. auhahua

a tem dessa também?

comprei um teclado na Player ID ano passado, ae lá na escolha de transportadoras e prazos eu escolhi uma lá que era 5 dias úteis, só que entregaram bem depois, parece que deu problema lá não sei com o que, no caso o que valeria mesmo é o que é informado na hora da escolha lá, no caso os 5 dias, se passar disso pode pedir a grana do frete de volta? interessante.
 
a tem dessa também?

comprei um teclado na Player ID ano passado, ae lá na escolha de transportadoras e prazos eu escolhi uma lá que era 5 dias úteis, só que entregaram bem depois, parece que deu problema lá não sei com o que, no caso o que valeria mesmo é o que é informado na hora da escolha lá, no caso os 5 dias, se passar disso pode pedir a grana do frete de volta? interessante.

Eles alegaram isso pra mim, que a "transportadora informou que teve problemas". Eu falei que não é problema meu. Eu contratei o serviço daquela transportadora porque estava sendo prometido um prazo de X dias. O meu entendimento é que se passa, problema é deles. Se não for um caso de força maior (exemplo: greve dos caminhoneiros), eles que se virem. Se não for assim, é muito fácil: anuncia prazo de 1 dia útil, não cumpre e diz que teve problemas, fica por isso mesmo. Bati nessa tecla até me devolverem.

Se fosse pra justiça, não faço ideia do que sairia, mas não precisei chegar a tanto. Foram umas 3 ou 4 tentativas no chat, aí abri ReclameAqui e resolveram.
 
Já foi devolvido, mas postar aqui só pra complementar: você fez a pergunta e você mesmo deu a resposta trazendo o parágrafo único do artigo do CDC. Ali tá escrito bem claro que é "a qualquer título", logo, frete também. Kabum é bem sacana se deixar.

Uma vez eu fiquei quase 1 mês atrás deles pra receber 20 conto de um frete que dizia ser X dias úteis e entregaram em X+1. Sim, eu fiz isso. Não, não me arrependo. É meu direito. Se eu contratei tal frete pelo prazo, quero que cumpram. Se não cumprirem, eles quebraram o contrato. Demorou mas consegui. auhahua
Todo serviço prestado tem SLA, se não cumpriu, a parte interessada tem o direito cancelar, pedir valor integral pago, independe dos fornecedores envolvidos.

Eu estou desde o dia 26/06 com dinheiro na mão deles, sempre ficam no loop infinito de aguarde entre 03 a 07 dias.

Da ultima vez falaram que houve "divergência" na informação da conta, eu perguntei qual, porque os dados que coloquei foram corretos.

Despois desconversaram e falaram que foi porque paguei por pix e não informei o pix para retorno, ah vá... Nem tem essa opção lá, e ela se encaixa na mesma do boleto cadastrando uma conta para estorno conforme tem no formulário deles.

Lá se vai mais uma semana e nada de estorno.

Já abri reclame aqui e consumidor.gov.
 
O que vcs acham quando a loja pega o produto devolvido coloca de volta o lacre e vende como novo?
Má fé. O produto deve estar empacotado e lacrado, exatamente como sai do fabricante para o revendedor.
Produtos devolvidos, que tiveram a caixa aberta e os lacres retirados pelo consumidor, devem ter claramente a ressalva no anuncio, ser vendido como open-box
 
CDC é claro: todo valor da compra deve ser devolvido e isso inclui o frete. E mais, o valor deve ser monetariamente corrigido (e isso eu nunca vi nenhuma loja fazendo).
A Magalu fez a devolução do valor de uma compra com correção. Foram cerca de 22 dias corridos para estornarem o valor da compra. No meu caso como havia colocado para retirado, não houve incidência do frete.

Se não me falhe a memória, foi pago cerca de R$2,65 de correção kkkk
 
Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

essa parte eu acho a mais complicada, pela lei isso quer dizer que assim que eu solicitar a devolução dentro do prazo dos 7 dias eu tenho que receber o valor integral na hora?

nunca vi empresa alguma fazer isso, no máximo o ML que devolve assim que o produto é postado nos correios, de resto tem que esperar o produto chegar lá, esperar a análise pra depois de sla quantos dias eles devolvem o dinheiro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo