[TÓPICO OFICIAL] Euro Truck Simulator 2

Todo mundo vive falando desse Promods, o que ele faz de tão incrível que se torna essencial? É tipo um overhaul geral dos gráficos, gameplay, mapads, os três...
 
Todo mundo vive falando desse Promods, o que ele faz de tão incrível que se torna essencial? É tipo um overhaul geral dos gráficos, gameplay, mapads, os três...
O mapa original do ets com todas as DLC é incrivelmente enorme e inclusive vc demora muito pra completar 100% dele e além disso a qualidade gráfica e muito superior a qualquer mod de mapa, o promod é um mapa grande, mas eu já instalei e desinstalei várias vezes desde que surgiu porque achei ele mais do mesmo, prefiro o mapa original. Jogo o ets desde que surgiu e já tenho mais de mil horas de jogo na steam e já experimentei vários mapas até mesmo o primeiro grande mod de mapa que era o tsm map mas todos pecam em qualidade gráfica comparado ao original. Mas como é mod grátis sempre vale a pena testar, vai que vc gosta.
 
Todo mundo vive falando desse Promods, o que ele faz de tão incrível que se torna essencial? É tipo um overhaul geral dos gráficos, gameplay, mapads, os três...

O ProMods é mapa. Quando o ETS2 não tinha ainda muitas DLC's de expansão do mapa era basicamente a melhor forma de ter o jogo maior - e com mais qualidade.

As cidades e regiões do ProMods quando lançou eram bem mais detalhadas que o jogo base, é inclusive devido ao ProMods que a SCS começou a caprichar mais nas DLC's nos ultimos 2 anos - inclusive muita gente do ProMods foi contratado pela SCS devido a qualidade do trabalho deles.

Nos últimos 2 anos a SCS expandiu bem o jogo, ProMods já não é mais tão "obrigatório", mas ainda assim continua sendo legal.

Esse é um mapa atual do jogo com todas as DLCs, o jogo base original são os pontos em cinza, como pode ver o jogo era bem menor antes, e o ProMods basicamente dobrava o tamanho do jogo.

kKd8HkF.jpeg


Hoje em dia apesar do ProMods não "expandir" o mapa mais tanto, no sentido de quantidade, o mod modifica / ajusta / adiciona uma enorme quantidade de detalhes em várias cidades/ regiões/ estradas do jogo + DLCs.

Essa é a versão mais atual que encontrei mostrando em laranja e pontos vermelhos todas as áreas que o ProMods expande e/ou melhora o jogo + DLCs

gzHeOJi.jpg

Na minha opinião o grande benefício do ProMods é que hoje eles focam bastante em pequenas cidades e rotas secundárias, o que pra mim hoje depois de 500+ horas de jogo virou o foco, não vejo mais graça em andar em rodovias e sempre evito elas quando posso, as estradas menores são sempre mais divertidas pra mim.

Inclusive Iberia apesar de bonita ficou bem "meh" pq quase só tem rodovia, negócio vai ser esperar ProMods expandir ali com as cidades pequenas e rotas secundárias.
 
Última edição:
Confesso pra vocês que antes eu ODIAVA rodar a noite, por achar tosco o farol dos carros e a iluminação.
Mas, agora com essa att da 1.40 vou te falar... ETS2 virou outro jogo. Até o desempenho dos gráficos aumentou (pelo menos aqui)
Tô curtindo demais voltar a rodar, ainda mais com Promods, ficou surreal hehe
 
Já tem promod 2.55 assim a DLC Ibéria funciona.

Ficou show.
 
Confesso pra vocês que antes eu ODIAVA rodar a noite, por achar tosco o farol dos carros e a iluminação.
Mas, agora com essa att da 1.40 vou te falar... ETS2 virou outro jogo. Até o desempenho dos gráficos aumentou (pelo menos aqui)
Tô curtindo demais voltar a rodar, ainda mais com Promods, ficou surreal hehe

lembra do farol alto antes do 1.40? era ridículo demais!

essa última atualização foi simplesmente incrível!
 
lembra do farol alto antes do 1.40? era ridículo demais!

essa última atualização foi simplesmente incrível!
Sim e como lembro! Parece que tinha um sol na sua frente, a iluminação era horrível kkkkkkkk
Agora ficou muito mais real!
 
Eu instalei o Promods e percebi que em determinadas áreas dentro da cidade o FPS da uma caída, é normal mesmo? Tenho uma 2070S e sempre peguei 60fps e agora tenho uns drops para 50fps.
 
Eu instalei o Promods e percebi que em determinadas áreas dentro da cidade o FPS da uma caída, é normal mesmo? Tenho uma 2070S e sempre peguei 60fps e agora tenho uns drops para 50fps.

É normal sim, a queda de frame é por causa do processador, o jogo usa uma engine obsoleta que só utiliza UM núcleo do processador.

Você pode ter uma RTX 3080 e ainda sim continuará tendo quedas por causa da engine. Principalmente em cidade detalhadas como Istambul, se você estiver usando mod de trafego vai causar sobrecarregamento do processador também.
 
É normal sim, a queda de frame é por causa do processador, o jogo usa uma engine obsoleta que só utiliza UM núcleo do processador.

Você pode ter uma RTX 3080 e ainda sim continuará tendo quedas por causa da engine. Principalmente em cidade detalhadas como Istambul, se você estiver usando mod de trafego vai causar sobrecarregamento do processador também.
o jogo não usa só um núcleo da cpu, isso aparece no LOG toda vez que abre o jogo, e o uso depende da CPU que vc tem

mas isso de usar só um núcleo é falácia, o promods cai os fps por falta de otimização mesmo em várias cidades e assets com erros que ficam dando looping na memória

mod de tráfego não é sobrecarregar nada a não ser que esteja com bugs tbm, o funcionamento deles é bem simples tbm

a modelagem do veículo de tráfego que pode estragar seu funcionamento tbm, não tem nada a ver com o jogo!
 
o jogo não usa só um núcleo da cpu, isso aparece no LOG toda vez que abre o jogo, e o uso depende da CPU que vc tem

mas isso de usar só um núcleo é falácia, o promods cai os fps por falta de otimização mesmo em várias cidades e assets com erros que ficam dando looping na memória

mod de tráfego não é sobrecarregar nada a não ser que esteja com bugs tbm, o funcionamento deles é bem simples tbm

a modelagem do veículo de tráfego que pode estragar seu funcionamento tbm, não tem nada a ver com o jogo!

Você está enganado, se você jogar monitorando todos os núcleos do seu cpu você verá que apenas um núcleo é utilizado! Pesquisa melhor antes de falar o que não sabe.

Quando esse núcleo chega em 100% de uso os fps caem, independente da sua vga.

Inclusive muitos modders que criam mapas falam que a maior limitação para criarem cidades detalhadas é essa questão da CPU.
 
Você está enganado, se você jogar monitorando todos os núcleos do seu cpu você verá que apenas um núcleo é utilizado! Pesquisa melhor antes de falar o que não sabe.

Quando esse núcleo chega em 100% de uso os fps caem, independente da sua vga.

Inclusive muitos modders que criam mapas falam que a maior limitação para criarem cidades detalhadas é essa questão da CPU.

vc que obviamente não sabe do que fala, se a sua cpu tem threads, a porcentagem de uso não representa o total pq não são todos núcleos físicos

uma cpu intel por exemplo com 50% de uso, já está com 75%-80% de sua capacidade total do chip em uso, ela não atinge 100% NUNCA, a não ser que só possua núcleos físicos

com AMD é a mesma coisa e a equivalência dos núcleos ainda é diferente de intel, um thread não representa necessariamente 50% de um núcleo

que modders? não viaja, e eu quero ver vc provar que o jogo só usa 1 núcleo...

é claramente falta de otimização, aposto que vc nunca analisou log de mapa nos jogos da SCS, mods de mapas são infestados de erros....

que não acontecem no mapa padrão do ETS2, a produtora sabe como usar, ela que desenvolveu a ferramenta oras
 
vc que obviamente não sabe do que fala, se a sua cpu tem threads, a porcentagem de uso não representa o total pq não são todos núcleos físicos

uma cpu intel por exemplo com 50% de uso, já está com 75%-80% de sua capacidade total do chip em uso, ela não atinge 100% NUNCA, a não ser que só possua núcleos físicos

com AMD é a mesma coisa e a equivalência dos núcleos ainda é diferente de intel, um thread não representa necessariamente 50% de um núcleo

que modders? não viaja, e eu quero ver vc provar que o jogo só usa 1 núcleo...

é claramente falta de otimização, aposto que vc nunca analisou log de mapa nos jogos da SCS, mods de mapas são infestados de erros....

que não acontecem no mapa padrão do ETS2, a produtora sabe como usar, ela que desenvolveu a ferramenta oras
Você claramente é daquelas pessoas que a gente precisa desenhar para entender.

Se você não entender agora, deve ser porque você chegou tarde na distribuição de cérebro.

Foto do mapa original na cidade de Istambul.

Uso da CPU 15%, uso do núcleo 1 89%

bCJgLnR.png
 
Você claramente é daquelas pessoas que a gente precisa desenhar para entender.

Se você não entender agora, deve ser porque você chegou tarde na distribuição de cérebro.

Foto do mapa original na cidade de Istambul.

Uso da CPU 15%, uso do núcleo 1 89%

bCJgLnR.png

nossa que gênio vc.....

a única coisa que essa imagem mostra é que seu CPU não acompanha a vga, 61% ou seja subutilizada

a vga precisa estar a 99%, onde joga o resto do trabalho pra CPU

e continua não provando que o jogo só usa 1 núcleo, cadê a documentação sobre tal fato?
 
nossa que gênio vc.....

a única coisa que essa imagem mostra é que seu CPU não acompanha a vga, 61% ou seja subutilizada

a vga precisa estar a 99%, onde joga o resto do trabalho pra CPU

e continua não provando que o jogo só usa 1 núcleo, cadê a documentação sobre tal fato?
Você que é um gênio utilizando um i7 2600k + RTX 3070 = Burro modo ON

Você é tão "inteligente" que 61% é a velocidade da fan da placa :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha:
 
Você que é um gênio utilizando um i7 2600k + RTX 3070 = Burro modo ON

Você é tão "inteligente" que 61% é a velocidade da fan da placa :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha:

a sua imagem tá em baixa resolução, realmente vi errado o uso da GPU

continua NÃO usando 100%, até agora vc não provou absolutamente nada asno

e sugiro vc abrir o log do seu PC e ver por vc mesmo que o jogo usa mais de 1 núcleo, mas vc não terá coragem de olhar postar o resultado do log aqui

quanto ao meu combo, é temporário, diferença que posso jogar ATS ou ETS no máximo sem ficar chorando no fórum sobre queda de FPS, pq sempre a VGA vai importar mais que CPU!
 
a sua imagem tá em baixa resolução, realmente vi errado o uso da GPU

continua NÃO usando 100%, até agora vc não provou absolutamente nada asno

e sugiro vc abrir o log do seu PC e ver por vc mesmo que o jogo usa mais de 1 núcleo, mas vc não terá coragem de olhar postar o resultado do log aqui

quanto ao meu combo, é temporário, diferença que posso jogar ATS ou ETS no máximo sem ficar chorando no fórum sobre queda de FPS, pq sempre a VGA vai importar mais que CPU!

Quem tá chorando? Só tirei a dúvida do amigo que perguntou sobre a queda de frame.

Agora pede pra mamãe comprar um kit upgrade pra você que esse seu combo é uma piada.
 
Quem tá chorando? Só tirei a dúvida do amigo que perguntou sobre a queda de frame.

Agora pede pra mamãe comprar um kit upgrade pra você que esse seu combo é uma piada.

vc ta chorando, seu post lá em cima mostra claramente, mimimi engine obsoleta, mimimi só usa 1 núcleo, mimimi queda de FPS

e novamente saindo pela tangente, meu PC não tem nada a ver com o problema dos mods ou do jogo discutido

quero ver vc provar aqui que o jogo só usa 1 núcleo e os mods são afetados sobre tal, te desafio

mas vc não tem capacidade pra tal, ao invés vai ficar nessa tentativa frustrada de trollar a todo custo sobre algo que vc nunca mexeu, nunca fez 1 mod na vida, não conhece o código do jogo e fica falando bobagem

não teria mudado pra DX11 se não fosse pra aproveitar melhor o hardware, só isso já demonstra que vc não sabe de nada

e pior não vai conseguir provar nada do que fala, quero ver vc provar de forma técnica que o jogo tem esse problema

consulte a documentação da SCS, boa sorte pra achar algo que faça sentido!
 
nossa que gênio vc.....

a única coisa que essa imagem mostra é que seu CPU não acompanha a vga, 61% ou seja subutilizada

a vga precisa estar a 99%, onde joga o resto do trabalho pra CPU

e continua não provando que o jogo só usa 1 núcleo, cadê a documentação sobre tal fato?
Amigão... Aqui na configuração da assinatura, tenho quedas de FPS e a VGA só fica em 65% de uso no máximo.
Já em outros games, aí sim sobe pra 100% (Fallout76, Tree of Savior, TERA Online...)
A engine que é mal otimizada mesmo.
 
Amigão... Aqui na configuração da assinatura, tenho quedas de FPS e a VGA só fica em 65% de uso no máximo.
Já em outros games, aí sim sobe pra 100% (Fallout76, Tree of Savior, TERA Online...)
A engine que é mal otimizada mesmo.

exatamente lógico que o uso varia, cada jogo funciona de uma maneira, não quer dizer que título x ou y vai aproveitar o máximo do PC

não é uma regra

mas isso não dá o direito do cara inventar sobre o que ele não sabe, puro achismo sem ter evidência alguma

o fato de ele ficar todo bravinho só demonstra que não sabe sobre o que tá falando, não sabe discutir sem apelar pra ofensa
 
exatamente lógico que o uso varia, cada jogo funciona de uma maneira, não quer dizer que título x ou y vai aproveitar o máximo do PC

não é uma regra

mas isso não dá o direito do cara inventar sobre o que ele não sabe, puro achismo sem ter evidência alguma

o fato de ele ficar todo bravinho só demonstra que não sabe sobre o que tá falando, não sabe discutir sem apelar pra ofensa
Ah... Saquei. Porque tenho muitos games aqui que usam e abusam da 1650 enquanto nosso ETS2 mal usa todo o potencial da placa.
Bem que a SCS poderia otimizar melhor a engine pra usar esse "poder" ocioso das nossas máquinas. hehe
O jogo tem muito potencial (como vemos até hoje) mas esses tipos de bugzinhos enchem a paciência.
 
Ah... Saquei. Porque tenho muitos games aqui que usam e abusam da 1650 enquanto nosso ETS2 mal usa todo o potencial da placa.
Bem que a SCS poderia otimizar melhor a engine pra usar esse "poder" ocioso das nossas máquinas. hehe
O jogo tem muito potencial (como vemos até hoje) mas esses tipos de bugzinhos enchem a paciência.

os 2 jogos da SCS não usam 100% da vga pq em condições normais não precisa, são os mods que causam anomalias

eis exemplo de um log:

0:00:00.000 : [sys] running on x86_64 / Windows 10 x64 (version 10.0)
00:00:00.000 : [sys] Command line: F:\jogos\Steam\steamapps\common\American Truck Simulator\bin\win_x64\amtrucks.exe
00:00:00.000 : [cpu] CPU0: GenuineIntel [ Intel(R) Core(TM) i7-2600K CPU @ 3.40GHz] with 4 cores (8 threads) at ~3410MHz.
00:00:00.000 : [sys] using 3 worker thread(s)
00:00:00.000 : [sys] and 3 worker threads for IO.
00:00:00.000 : [sys] plus 3 real-time worker threads.
00:00:00.000 : [sys] using QPC / HPET timer, frequency 10000000Hz
00:00:00.000 : [mem] physical total: 16367M
00:00:00.001 : [mem] physical avail: 11162M
00:00:00.001 : [mem] virtual total: 134217727M
00:00:00.001 : [mem] virtual avail: 134213029M
00:00:00.001 : [mem] Trying to allocate memory pool (2097152K)
00:00:00.001 : [mem] Allocated 5 temporary loading buffer(s)

só pra mostrar que até os threads são usados

tá vendo esse "Trying to allocate memory pool (2097152K)"

pois é, é um espaço da memória pra alocar mods, que no caso desse jogo são 2 giga, o mesmo limite que pode ter um arquivo de mod seja zip ou SCS, 2 gb é o máximo sem compressão

por isso alguns mods os caras dividem os arquivos, por causa do limite (como o promods) até pra facilitar o cache, leitura dos mesmos

se o jogo encontrar RAM disponível ele aloca mais, mas como eu disse , mods causam anomalias, normalmente estoura o buffer por causa de erros e problemas nos arquivos

qualquer errinho fica causando looping infinito de memória, não consegue encerrar a instrução e fica causando queda na performance até vc reabrir o jogo

caso o mod não faça a leitura de alguma parte mal otimizada , o jogo transcorre normal

e por exemplo num mod de tráfego, o número de polígonos do carrinho virtual afeta performance

por padrão nem mesmo os caminhões que aparecem no tráfego tem a mesma qualidade do modelo que vc dirige, é reduzido


isso não é exclusividade dos jogos da SCS, até o Forza, o carro que vc dirige na pista não é o mesmo que vc vê no autoshow cheio de detalhes, senão a performance cai demais, com 12 deles ao mesmo tempo na tela pior ainda, não existe mágica
 
os 2 jogos da SCS não usam 100% da vga pq em condições normais não precisa, são os mods que causam anomalias

eis exemplo de um log:

0:00:00.000 : [sys] running on x86_64 / Windows 10 x64 (version 10.0)
00:00:00.000 : [sys] Command line: F:\jogos\Steam\steamapps\common\American Truck Simulator\bin\win_x64\amtrucks.exe
00:00:00.000 : [cpu] CPU0: GenuineIntel [ Intel(R) Core(TM) i7-2600K CPU @ 3.40GHz] with 4 cores (8 threads) at ~3410MHz.
00:00:00.000 : [sys] using 3 worker thread(s)
00:00:00.000 : [sys] and 3 worker threads for IO.
00:00:00.000 : [sys] plus 3 real-time worker threads.
00:00:00.000 : [sys] using QPC / HPET timer, frequency 10000000Hz
00:00:00.000 : [mem] physical total: 16367M
00:00:00.001 : [mem] physical avail: 11162M
00:00:00.001 : [mem] virtual total: 134217727M
00:00:00.001 : [mem] virtual avail: 134213029M
00:00:00.001 : [mem] Trying to allocate memory pool (2097152K)
00:00:00.001 : [mem] Allocated 5 temporary loading buffer(s)

só pra mostrar que até os threads são usados

tá vendo esse "Trying to allocate memory pool (2097152K)"

pois é, é um espaço da memória pra alocar mods, que no caso desse jogo são 2 giga, o mesmo limite que pode ter um arquivo de mod seja zip ou SCS, 2 gb é o máximo sem compressão

por isso alguns mods os caras dividem os arquivos, por causa do limite (como o promods) até pra facilitar o cache, leitura dos mesmos

se o jogo encontrar RAM disponível ele aloca mais, mas como eu disse , mods causam anomalias, normalmente estoura o buffer por causa de erros e problemas nos arquivos

qualquer errinho fica causando looping infinito de memória, não consegue encerrar a instrução e fica causando queda na performance até vc reabrir o jogo

caso o mod não faça a leitura de alguma parte mal otimizada , o jogo transcorre normal

e por exemplo num mod de tráfego, o número de polígonos do carrinho virtual afeta performance

por padrão nem mesmo os caminhões que aparecem no tráfego tem a mesma qualidade do modelo que vc dirige, é reduzido


isso não é exclusividade dos jogos da SCS, até o Forza, o carro que vc dirige na pista não é o mesmo que vc vê no autoshow cheio de detalhes, senão a performance cai demais, com 12 deles ao mesmo tempo na tela pior ainda, não existe mágica
Vou te fazer uma pergunta bem idiota... Afinal... Se nosso processador é quadcore, porque vemos no Windows 4C/8T? O que esses 4 threads a mais ajudam? Saberia me explicar?
 
Vou te fazer uma pergunta bem idiota... Afinal... Se nosso processador é quadcore, porque vemos no Windows 4C/8T? O que esses 4 threads a mais ajudam? Saberia me explicar?

cara é muito difícil explicar sem usar jargão muito técnico ou vídeos mas vou tentar

pra resumir até dá pra dizer que se trata de núcleos extras, mas na verdade não são

são os mesmos 4 núcleos físicos principais, que executam funções paralelas ao mesmo tempo que desempenham alguma função normal

dá pra chamar tbm de núcleo lógico, pq no fim das contas é tudo instrução matemática, porém fisicamente os threads não são iguais aos núcleos físicos

são uma espécie de "extensão" dos principais, "núcleos" com parte do poder computacional dos principais, só que tem um detalhe aí, alguns recursos dos threads são literalmente cortados

ou seja tem coisa que somente o núcleo físico normal pode executar, por isso essa divisão 4C/8T que vc citou que tanto gera confusão


a 12ª geração da intel vai mudar bastante coisa nessa tecnologia

o que vai resultar em CPUs com contagem de núcleos threads assimétricas/não múltiplas

a intel vai lançar tipo 4c/6t , 4c/10t ou ainda cpu com 8 núcleos mas ao invés de 16 threads, vai ter 12 só, sim uma bagunça aos olhos do consumidor, mas quem sabe


mas tô curioso pra ver como vai ficar, por isso não to com pressa alguma de mudar CPU, por enquanto o que eu jogo dá pra se virar com minha velharia, não é caso de vida ou morte
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo