Overclock no R7 2700 - @3.9 ou 4.0Ghz

To achando que a limitação é da placa mãe, ja tentei de tudo
Qual é a sua placa mãe ? Tenta colocar um cooler em cima dos VRM. Ajuda muito
 
Qual é a sua placa mãe ? Tenta colocar um cooler em cima dos VRM. Ajuda muito
biostar x370 gt5, até que a construçao dela é boa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual é a sua placa mãe ? Tenta colocar um cooler em cima dos VRM. Ajuda muito
como tem duas bios, coloquei na versao anterior e ele congela no cinebench r20
 
Última edição:
Eu tenho Biostar X370 GT7 e tem um bom vdrop quando o processador está com carga alta.
 
biostar x370 gt5, até que a construçao dela é boa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


como tem duas bios, coloquei na versao anterior e ele congela no cinebench r20
Oloco, isso é aquecimento do VRM mesmo... Pode colocar um cooler direto em cima deles e nem sonha com over na memoria sem dissipador pro VRM delas.
Como o colega disse, vdrop é sintoma clássico.
 
Oloco, isso é aquecimento do VRM mesmo... Pode colocar um cooler direto em cima deles e nem sonha com over na memoria sem dissipador pro VRM delas.
Como o colega disse, vdrop é sintoma clássico.
Ou projeto, porque a GT7 tem dissipador e etc ... e Gt5 não é ruim, só tem menos firulas.

Como antigamente tinha modelos da Asus para AMD que o vcore padrão era bem acima do valor de referência.
 
Boas, arrumei um tempo aqui e fiz mais testes fechei com 4000 @ 1.18750 a performance caiu um pouquinho mas a temperatura caiu em media 10 graus no processador.
Alias falando em temperatura, perdi a paciência com o chipset. O pc todo rodando a 50 graus em load e o infeliz chutando 67... Desmontei o pc tirei aquele dissipadorzinho e olha que surpresa? A Asus me colocou um thermal pad de quase 3mm no chipset... A placa não tem nem um ano e esse tp já estava esfarelando sem contar que só fazia contato com o chip no meio... Fiz um mod no dissipador (a dremel cantou a manha toda) e coloquei ele direto no chip com pasta térmica da scythe e a temperatura melhorou um pouco 61 graus em load. Seria legal arrumar em dissipador ativo pra colocar ali mas por hora essa foi a melhor solução.
PS. Verifiquem seus thermal pads.
 
Eu troquei de placa mãe e estou a mais de uma semana tomando penalty do 2700 mas acho que descobri o porque.

Olhem no hardwareinfo na opção Cpu Core Voltage (SFI2 TFN) é onde marca o real vcore da CPU.
O que na Biostar Gt7 servia ao meu Ryzen 2700 não rola nem de perto na Aorus B450 V2 Elite.
 
Eu troquei de placa mãe e estou a mais de uma semana tomando penalty do 2700 mas acho que descobri o porque.

Olhem no hardwareinfo na opção Cpu Core Voltage (SFI2 TFN) é onde marca o real vcore da CPU.
O que na Biostar Gt7 servia ao meu Ryzen 2700 não rola nem de perto na Aorus B450 V2 Elite.
O VRM da GT7 é muito top, se tivesse uma BIOS top essa mobo seria top 3 das X370
 
O VRM da GT7 é muito top, se tivesse uma BIOS top essa mobo seria top 3 das X370
Pior que não consigo passar dos 3750 MHZ no Ryzen Master, eu consigo setar mas quando dou carga no processador fica em 3400 MHZ, mesmo com aumento de voltagem.
Agora até 3750 MHZ na carga fica o valor real.
 
Pior que não consigo passar dos 3750 MHZ no Ryzen Master, eu consigo setar mas quando dou carga no processador fica em 3400 MHZ, mesmo com aumento de voltagem.
Agora até 3750 MHZ na carga fica o valor real.
Tenta alterar o LLC na BIOS
 
Tenta alterar o LLC na BIOS
Nâo sei aonde fica isso na BIOS.

Engraçado que ontem eu testei isso com o software da Gigabyte, não tinha essa limitação mas eu não sei o que eu fiz e hoje a máquina travava do nada, algum erro no software da Gigabyte.

Mas o Ryzen Master limita e eu ainda não sei o por que, parece algo com consumo da CPU, porque o processador sobe tranquilo.

A Aorus me resolveu o problema das USB´s (ATX), é bonita e tal mas não chega nem perto da GT7, isso é fato.
 
Nâo sei aonde fica isso na BIOS.

Engraçado que ontem eu testei isso com o software da Gigabyte, não tinha essa limitação mas eu não sei o que eu fiz e hoje a máquina travava do nada, algum erro no software da Gigabyte.

Mas o Ryzen Master limita e eu ainda não sei o por que, parece algo com consumo da CPU, porque o processador sobe tranquilo.

A Aorus me resolveu o problema das USB´s (ATX), é bonita e tal mas não chega nem perto da GT7, isso é fato.
Procura na bios o LLC (Load Line Calibration) ele é responsável por manter o vcore mais próximo do que vc colocou quando o cpu está em carga


Pensando mais aqui, acho que pode ser o limite PPT, TDC e etc

Dá uma olhada no tópico abaixo, é para os Ryzen 5000 mas esses limites vc consegue alterar nos 2000 se não me engano

 
Procura na bios o LLC (Load Line Calibration) ele é responsável por manter o vcore mais próximo do que vc colocou quando o cpu está em carga


Pensando mais aqui, acho que pode ser o limite PPT, TDC e etc

Dá uma olhada no tópico abaixo, é para os Ryzen 5000 mas esses limites vc consegue alterar nos 2000 se não me engano

Nâo tem o LLC e Aorus b450 tem a Bios de 16MB que suporta todas as gerações, não sei se caparam algo.

Como no software da Gigabyte sobe, deve ser alguma limitação do Ryzen Master com a placa.

Pra mim está ótimo, pois estou com as memórias em 3400 com timmings apertados e com vcore bem aceitável 1,37V, isso eu não conseguia com a Biostar.

Edit:

Valeu, nesta placa não tem isso, a BIOS é bem simples e no Ryzen Master não tem como subir alguns valores, na Biostar podia se não me engano, então deve ser limitação mesmo.

Pra mim está ótimo aqui, agora estável e com sistema fluído.
 
Nas mobos Aorus b450 não tem LLC sua melhor opção é o offset, tem algumas biosmod pelo reddit você pode ver se tem o seu modelo lá.
TDP, EDC, PPT e C.O. só nos Ryzen 5000.
 
Só pra constar o que eu imaginava, como eu tenho o 2700, a placa não tem um suporte para as gerações mais antigas.

Essas opções que você me mandou só nos 3600 e 5600 e adjacentes.
Nas mobos Aorus b450 não tem LLC sua melhor opção é o offset, tem algumas biosmod pelo reddit você pode ver se tem o seu modelo lá.
TDP, EDC, PPT e C.O. só nos Ryzen 5000.
Valeu mas na boa, está rodando com 3750 MHZ e as memorias em 3400 MHZ (timmings apertados), eu estava de curioso pois fiquei mais de uma semana quebrando a cabeça com ela.
Sabendo dessas limitações devido ao tamanho da Bios, está ótimo se de agora em diante o sistema ficar estável, foi um aprendizado.
Se fosse um 2700X que tem um vcore mais alto não teria esse problema, já o 2700 que tem um vcore padrão bem mais baixo complica com essa placa em especifico.
 
Honestamente não gosto das mobos da gigabyte/aorus eles cobram um valor premium e capam tudo que podem, quando lançaram a aorus achei que ia ser diferente mas em alguns pontos até piorou... E olha que o VRM delas é considerado o melhor vai de 60 a 80 amps dependendo da placa.
3750 vai dar 17% de over, não esta nada mal e como não esta forçando nada não deve degradar o chip.
 
Honestamente não gosto das mobos da gigabyte/aorus eles cobram um valor premium e capam tudo que podem, quando lançaram a aorus achei que ia ser diferente mas em alguns pontos até piorou... E olha que o VRM delas é considerado o melhor vai de 60 a 80 amps dependendo da placa.
3750 vai dar 17% de over, não esta nada mal e como não esta forçando nada não deve degradar o chip.
Peguei essa em 12X e é o modelo ATX por um ótimo preço.
Eu ia pegar uma B550 mas com risco do 2700 não funcionar nela.
 
Oloco, só isso de over ?
Eu ativo o modo gaming na msi e ela já coloca isso automático...
Fazer o over pela bios não te dá melhor resultado ?
Aqui é questão de segundos, multiplicador no 40, tensão offset -0.100 e pronto, processador fica com 1.3v e 4Ghz.
E agora está em 34º no estresse pula pra 70 e fica lá.
 
Alguem sabe dizer se tem BIOS mod para as Biostar?
Se existe me digam ai, pq essa Bios padrao é um creme
 
Bios mod para placa mãe é complicado, procure em comunidades do reddit sobre a placa ou no LTT fórum, se existir vai ter algo lá.
 
Oloco, só isso de over ?
Eu ativo o modo gaming na msi e ela já coloca isso automático...
Fazer o over pela bios não te dá melhor resultado ?
Aqui é questão de segundos, multiplicador no 40, tensão offset -0.100 e pronto, processador fica com 1.3v e 4Ghz.
E agora está em 34º no estresse pula pra 70 e fica lá.

Não curto pela BIOS e software da Gigabyte deu problema aqui, estou pelo RyzenMaster que sempre me atendeu bem.

Depois eu tento com software da Gigabyte.
 
Li cada perola aqui, que eu não sei se fico surpreso ou preocupado kk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oloco, só isso de over ?
Eu ativo o modo gaming na msi e ela já coloca isso automático...
Fazer o over pela bios não te dá melhor resultado ?
Aqui é questão de segundos, multiplicador no 40, tensão offset -0.100 e pronto, processador fica com 1.3v e 4Ghz.
E agora está em 34º no estresse pula pra 70 e fica lá.

Amigo essa voltagem está fixa em 1,3v? se sim tira, 1.3v fixos não é saudável para teu chip, é completamente normal chegar a 1,3v mais em "picos", ficar fixo em 1,3V não é bom!!!
Trabalhe usando offset de voltagem negativa é melhor e mais seguro...
 
Amigo essa voltagem está fixa em 1,3v? se sim tira, 1.3v fixos não é saudável para teu chip, é completamente normal chegar a 1,3v mais em "picos", ficar fixo em 1,3V não é bom!!!
Trabalhe usando offset de voltagem negativa é melhor e mais seguro...
Acredite, eu sou ainda bem conservador, uma galera costuma adotar 1.35 tendo como máximo 1.4v
Mas dei uma melhorada, coloquei offset de -0.150, e LLC 1
ficou operando em torno de 1.250v achei interessante e baixou 10º na temperatura máxima.
 
Li cada perola aqui, que eu não sei se fico surpreso ou preocupado kk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Amigo essa voltagem está fixa em 1,3v? se sim tira, 1.3v fixos não é saudável para teu chip, é completamente normal chegar a 1,3v mais em "picos", ficar fixo em 1,3V não é bom!!!
Trabalhe usando offset de voltagem negativa é melhor e mais seguro...
Uso com 1.30V faz 3 anos, não houve perda alguma de performance e nem degradação do chip (ou de ter que baixar o clock, ou de precisar subir a tensão para conseguir mesmo clock). 1.30V é dado como 100% seguro, acima de 1.35V contínuos não é recomendado.
 
Uso com 1.30V faz 3 anos, não houve perda alguma de performance e nem degradação do chip (ou de ter que baixar o clock, ou de precisar subir a tensão para conseguir mesmo clock). 1.30V é dado como 100% seguro, acima de 1.35V contínuos não é recomendado.

to usando aqui 1.325v 4.0ghz com SMT, PSS, core Boost, C States ligados na B450 Steel Legend com o FUMA2 faz 1 mês §/-
com o Gammaxx 400 eu usava o 1.35, sem SMT e o resto desligado na bios

Só uso Ryzen Master pra fazer over enquanto jogo, no maximo 3h por dia com perfil de energia Ryzen balanced

monitorando pelo hwinfo ainda vi nada de anormal nas temps e tensões
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo