Overclock no R7 2700 - @3.9 ou 4.0Ghz

A não ser que você tenha dado muito azar na loteria dos chips seu processador deve ser capaz de fazer os mesmos 4Ghz com menos vcore, o meu faz com 1.20mv mas teve gente conseguindo com até 1.15mv só vejo o pessoal que ultrapassa 4.1Ghz usando 1.30mv ou mais.
 
Uso com 1.30V faz 3 anos, não houve perda alguma de performance e nem degradação do chip (ou de ter que baixar o clock, ou de precisar subir a tensão para conseguir mesmo clock). 1.30V é dado como 100% seguro, acima de 1.35V contínuos não é recomendado.
Tente ai o que u fiz aqui, offset -0.150 e Load line 1
ficou bom aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A não ser que você tenha dado muito azar na loteria dos chips seu processador deve ser capaz de fazer os mesmos 4Ghz com menos vcore, o meu faz com 1.20mv mas teve gente conseguindo com até 1.15mv só vejo o pessoal que ultrapassa 4.1Ghz usando 1.30mv ou mais.
Eu acho que conseguiam nas primeiras unidades, o meu usando override é 1.3 cravado sem usar LLC, habilitando consigo 1.25 e LLC 1, que sobe ele até 1.288 em load.
Não sei se dá pra baixar mais que isso e nem sei se vale o trabalho.
 
Tente ai o que u fiz aqui, offset -0.150 e Load line 1
ficou bom aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu acho que conseguiam nas primeiras unidades, o meu usando override é 1.3 cravado sem usar LLC, habilitando consigo 1.25 e LLC 1, que sobe ele até 1.288 em load.
Não sei se dá pra baixar mais que isso e nem sei se vale o trabalho.
Minha Mobo é péssima para overclock de CPU, pouquíssimas opções, e o controle de tensão também não é bom (oscila de 1.288 até 1.32V), coloquei o offset no máximo (+0.300V) e o máximo de clock possível para estabilizar em todos os cenários ( @3.975Ghz ). E tocamos assim até trocar de plataforma.
 
Minha Mobo é péssima para overclock de CPU, pouquíssimas opções, e o controle de tensão também não é bom (oscila de 1.288 até 1.32V), coloquei o offset no máximo (+0.300V) e o máximo de clock possível para estabilizar em todos os cenários ( @3.975Ghz ). E tocamos assim até trocar de plataforma.
Mas eu digo pra você colocar o offset negativo. -0.150, se não tiver LLC na sua placa coloca -0.100V que eu acho que fica tudo certo.
 
As primeiras unidades eram piores o pessoal só conseguia 4.0Ghz lá pelos 1.40mv ou mais, conforme o processo amadureceu gradualmente foram aparecendo unidades melhores, hoje conseguem até 4.3Ghz (clock do 2700X) com menos de 1.30mv. Um detalhe importante é que nas séries 1000 e 2000 o overclock é altamente dependente da mobo se você não achar as configs certas para a sua placa é muito complicado fazer o over dar certo, por exemplo nas Asus ROG o LLC é 2 e o segundo LLC é 3, isso garante uma estabilidade absurda no overclock dessas mobos, vale a pena pesquisar mais sobre a sua placa para achar esse tipo de segredo.
 
As primeiras unidades eram piores o pessoal só conseguia 4.0Ghz lá pelos 1.40mv ou mais, conforme o processo amadureceu gradualmente foram aparecendo unidades melhores, hoje conseguem até 4.3Ghz (clock do 2700X) com menos de 1.30mv. Um detalhe importante é que nas séries 1000 e 2000 o overclock é altamente dependente da mobo se você não achar as configs certas para a sua placa é muito complicado fazer o over dar certo, por exemplo nas Asus ROG o LLC é 2 e o segundo LLC é 3, isso garante uma estabilidade absurda no overclock dessas mobos, vale a pena pesquisar mais sobre a sua placa para achar esse tipo de segredo.
O que mais me incomoda é a tensão que sempre fica fixa, sem baixar abaixo de 1.2 você saberia dizer se o com o PBO eu consigo fazer a placa automatizar isso ?
 
Depende de como você quer operar o seu over mas o PBO basicamente flutua a voltagem de acordo com a frequência de forma suave ou abrupta (ajustável pelo C.O.) dentro de limites que você pode (ou não) estabelecer, pessoalmente eu prefiro uma voltagem baixa e fixa com pouca oscilação mas existe a desvantagem de ter de manter os clocks baixos, do contrário com uma voltagem maior o clock pode extrapolar com segurança mas a temperatura sempre estará num patamar mais alto... Para variar tudo depende da sua necessidade e da config ser feita de forma eficiente, se um processador por exemplo o R7 2700 pode rodar 24x7 a 4.0Ghz com 1.20mv fixo e sem offset não vejo porque não usar ele assim direto, você sempre terá um pc rápido e com respostas ágeis mas principalmente relativamente frio. Quanto as leituras de tensão e temperatura para sistemas AMD não confie muito no HWinfo use o OCCP ele é mais confiável e preciso.
 
Uso com 1.30V faz 3 anos, não houve perda alguma de performance e nem degradação do chip (ou de ter que baixar o clock, ou de precisar subir a tensão para conseguir mesmo clock). 1.30V é dado como 100% seguro, acima de 1.35V contínuos não é recomendado.

Então seu chip é muito bom amigo... porque já presenciei chips degradando com 1.28v...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

to usando aqui 1.325v 4.0ghz com SMT, PSS, core Boost, C States ligados na B450 Steel Legend com o FUMA2 faz 1 mês §/-
com o Gammaxx 400 eu usava o 1.35, sem SMT e o resto desligado na bios

Só uso Ryzen Master pra fazer over enquanto jogo, no maximo 3h por dia com perfil de energia Ryzen balanced

monitorando pelo hwinfo ainda vi nada de anormal nas temps e tensões

Ai sim, eu entendo, já que o uso é por pouco tempo, acredito que a degradação é mais lenta, mais agora 1.3v durante o dia todo... duvido que o chip não tenha degradado..
 
Eu consegui melhorar um pouco os resultados, continuo com multiplicador em 40x
setei tensão offset -0.150, resultando em uma tensão em idle de 1.250v no Vcore deixei o LCC em modo 1 que é o mais agressivo na minha MB, nesse modo ele sobe a tensão do Vcore pra 1,28v em load.
Menos do que isso não consegui, pra mim não compensa o trabalho.

Então seu chip é muito bom amigo... porque já presenciei chips degradando com 1.28v...
Eu vi algumas pessoas falando isso mas pra chip da série 3000
No 2700 é super comum o pessoal usar mais 1.3v uso tensões em torno disto a muito tempo e até então... continua tudo na mesma.
Inclusive usei o PC aqui tudo em stock e é bem comum ele oscilar de 1.25 até 1.4 a maior parte do tempo, havendo raras exceções em que ele opera fora dessa faixa.
 
O vdrop na placa de vocês é grande, passando OCCT aqui em 3700 MHZ, só com 1,09375V que chega a cair a 1,038V.
Nâo sei se é vrm deste modelo Aorus ou por "garantir" suporte a todos os ryzen am4 caparam algo dos modelos mais antigos.
 
Bom dia!!
Estou rodando um R72700 @ 3800mhz, no OCCT está 1,000V e super estável , porém na mobo Giga B450 SH2 aparece +0,200.

Gostaria de colocar @ 4ghz, qual voltagem é normalmente ?
 
Bom dia!!
Estou rodando um R72700 @ 3800mhz, no OCCT está 1,000V e super estável , porém na mobo Giga B450 SH2 aparece +0,200.

Gostaria de colocar @ 4ghz, qual voltagem é normalmente ?
1V + 0,2V = 1,2V essa é a voltagem real, no OCCT (fazendo teste de estabilidade) quanto fica no final com o vdrop.
Para 4000 MHZ, tenta 1,1V com o 0,2V + quem sabe fica estável, se não só subindo a voltagem.
 
É possivel deixar o R7 2700 a 3.8 Ghz estavel sem mexer nas tensões (apenas colocando em 3800 o clock no Ryzen Master) ?
 
É possivel deixar o R7 2700 a 3.8 Ghz estavel sem mexer nas tensões (apenas colocando em 3800 o clock no Ryzen Master) ?
é sim, mas a tensão que a placa mãe vai aplicar é muito maior que a necessária, então você tem que baixar a tensão pra manter tudo sob mais controle.
 
é sim, mas a tensão que a placa mãe vai aplicar é muito maior que a necessária, então você tem que baixar a tensão pra manter tudo sob mais controle.
Ahhh, entendi. É que não manjo de OC... Tentei colocar uma vez a 3800mhz no Ryzen Master e o PC só desligou, por isso perguntei... Queria tentar mexer, mas tenho medo pq não sei nada o que é pra mudar, o que não é, etc
 
1V + 0,2V = 1,2V essa é a voltagem real, no OCCT (fazendo teste de estabilidade) quanto fica no final com o vdrop.
Para 4000 MHZ, tenta 1,1V com o 0,2V + quem sabe fica estável, se não só subindo a voltagem.
No teste de 1 hora modo extremo ficou em 1,0V
 
Se ele esta segurando 3800 com 1.20mV deve segurar 4000 com 1.2350mV ou 1.2500mV sem nenhum problema.
 
1V + 0,2V = 1,2V essa é a voltagem real, no OCCT (fazendo teste de estabilidade) quanto fica no final com o vdrop.
Para 4000 MHZ, tenta 1,1V com o 0,2V + quem sabe fica estável, se não só subindo a voltagem.
Onde você observa essa tensão ?
E qual é a diferença entre setar 1v + 0,2 ou setar de uma vez 1,2v ?
 
Onde você observa essa tensão ?
E qual é a diferença entre setar 1v + 0,2 ou setar de uma vez 1,2v ?
Pergunta ao amigo que tem essa configuração, eu aqui seto 1,09V para 3700 MHZ, subir mais a frequência eu vou ter que subir muito a voltagem devido ao vdrop da mobo mas como consegui deixar as memórias em 3400MHZ com CL16 o micro está lisinho nos jogos e conversão de arquivos (TS).
 
Se ele esta segurando 3800 com 1.20mV deve segurar 4000 com 1.2350mV ou 1.2500mV sem nenhum problema.
Muito improvável, o ganho de frequência acima de @3.80Ghz começa a pedir mais VCore, para @4.00Ghz vai ficar em torno de 1.30V de forma geral.
 
Muito improvável, o ganho de frequência acima de @3.80Ghz começa a pedir mais VCore, para @4.00Ghz vai ficar em torno de 1.30V de forma geral.
Com certeza, até 3800 MHZ é relativamente fácil daí pra cima dificulta um pouco dependendo da CPU e da mobo, na Biostar X370 GT7 era fácil subir um bixinho desses.
 
Considerando os 2700 que montei e o que eu tenho/usei não acho improvável não. Nenhum deles teve nenhuma dificuldade para rodar a 4.0Ghz abaixo dos 1.30mV e só um deles apresentou degradação mas o cara já estava trocando pra um 5600X na época. Nesse momento meu irmão esta rodando o meu 2700 (que esta a venda, deixei ele usando para não ficar parado) na Asus TUF B450 dele a 4.1Ghz com 1.27500mV sem problemas mas ai acho que é sorte do kit porque eu não conseguia esse clock/vcore com a minha Asus RoG Strix B450i, nela eu rodava a 4.0Ghz com 1.18500 ~ 1.20mV se me lembro bem.
 
Considerando os 2700 que montei e o que eu tenho/usei não acho improvável não. Nenhum deles teve nenhuma dificuldade para rodar a 4.0Ghz abaixo dos 1.30mV e só um deles apresentou degradação mas o cara já estava trocando pra um 5600X na época. Nesse momento meu irmão esta rodando o meu 2700 (que esta a venda, deixei ele usando para não ficar parado) na Asus TUF B450 dele a 4.1Ghz com 1.27500mV sem problemas mas ai acho que é sorte do kit porque eu não conseguia esse clock/vcore com a minha Asus RoG Strix B450i, nela eu rodava a 4.0Ghz com 1.18500 ~ 1.20mV se me lembro bem.

O que eu aprendi com uma Aorus B450 e agora uma Asus B450 Pro-S, quanto mais nova a versão da BIOS mais capado fica para os processadores da séries 1XXX e 2XXX.

Na Aorus eu desisti e vendi, na Asus eu voltei para penultima versão da BIos, pronto o Ryzen 2700 a 3750MHZ há 1,0875V e as memórias em 3600MHZ, pra mim está ótimo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo