[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

O termo "com fibra" significa implicitamente o uso de cabo coaxial na ponta do cliente. Cabe ressaltar, que o Ministério Público do DF, já moveu ação contra a Net/Claro por propaganda enganosa sobre essa questão, inclusive tornando-se fato público e notório, basta ler as matérias na internet.

"Com fibra" - coaxial na ponta do cliente
"Fibra" - fibra ponta a ponta


deixa te fala um coisa, isso é porque Brasileiro é o povo mais ignorante do mundo, a NET sempre usou Fibra ate o poste do poste tem um conversor para coaxial, sempre nas propagandas a NET já falava que usava fibra isso la para 2010 2011, antes do termo "fibra" se tornar popular, o problema é hoje esse termo é associado a Fibra FTTH ou seja a fibra que vai ate sua casa. todas as operadoras como A GVT e ate a Oi em muitos lugares usaram a fibra ate um armário de la saia o metálico devido as condições financeiras da época e para aproveitar toda rede metálica herdada das teles da Telebrás da época das privatizações mas sempre foi fibra, cabos Submarinos, rotas etc, tudo fibra desde o começo, só o usuário final que chegava o metálico.
 
Cidade bem interior de sp- Ibiuna
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E bizzaro eles vim pra cá de uma hora pra outra cidade sempre foi fim de mundo kkkk e mais bizarro ainda e que a vivo fibra tá cabeando aqui tbm
Que show!! tenho um amigo que mora em Ibiúna, ele vai ficar feliz com isso.. a internet dele é local não é das melhores...
 
Embora não seja uma matéria recente ela é atual, traz o cenário de heavy users de upload na rede HFC da operadora MediacomCable dos EUA e como a prestadora começou a lidar com uploaders pesados após o começo da pandemia, a abordagem aos usuários com contatos oriundos do "Departamento de Fraude e Abuso" etc. A Cox Communications reduz o upload de bairros inteiros quando um usuário pesado de upload é identificado, notificado e não muda seus habitos, a MediaCom faz um alerta de que se o trafego de upload não for reduzido, o usuário pode sofrer sanções, inclusive suspensão contratual.

Fica o alerta para quem gosta de deixar o upload ligado o tempo todo nos clientes de Torrent (Seeding permanente) na rede HFC da Claro, onerando os canais de upstream que já possuem limitações quanto a largura de banda suportada. Aqui como nos EUA também temos o risco de punição com limitações de trafego na rede HFC, não sabemos se as reduções também estão programadas para quem faz uso intenso de upload.

Isso é exclusivo na rede HFC?
 
Demora pra eles liberar a contratação?n vejo a hora de sair desse provedor local
Hoje os técnicos estavam certificando as CTOs (verificando a potência do sinal óptico) da minha rua. Segundo o que ele me informou deve demorar ainda umas duas semanas até a rede ser liberada para vendas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cidade bem interior de sp- Ibiuna
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E bizzaro eles vim pra cá de uma hora pra outra cidade sempre foi fim de mundo kkkk e mais bizarro ainda e que a vivo fibra tá cabeando aqui tbm
Será que é algo combinado entre a Vivo e a Claro a montagem de rede FTTH das duas empresas em uma cidade ao mesmo tempo? Aqui aconteceu o mesmo que na sua cidade.

:hmm2:
 
Será que é algo combinado entre a Vivo e a Claro a montagem de rede FTTH das duas empresas em uma cidade ao mesmo tempo? Aqui aconteceu o mesmo que na sua cidade.

Aqui a Vivo veio um pouco depois, tomara que continuem disputando assim e levando internet boa para todas cidades do interior.
 
Hoje os técnicos estavam certificando as CTOs (verificando a potência do sinal óptico) da minha rua. Segundo o que ele me informou deve demorar ainda umas duas semanas até a rede ser liberada para vendas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Será que é algo combinado entre a Vivo e a Claro a montagem de rede FTTH das duas empresas em uma cidade ao mesmo tempo? Aqui aconteceu o mesmo que na sua cidade.

:hmm2:
Concorrência, conforme o colega que falo que em ibiuna interior de sp. a claro e vivo também estão montando suas redes na cidade.
 
Embora não seja uma matéria recente ela é atual, traz o cenário de heavy users de upload na rede HFC da operadora MediacomCable dos EUA e como a prestadora começou a lidar com uploaders pesados após o começo da pandemia, a abordagem aos usuários com contatos oriundos do "Departamento de Fraude e Abuso" etc. A Cox Communications reduz o upload de bairros inteiros quando um usuário pesado de upload é identificado, notificado e não muda seus habitos, a MediaCom faz um alerta de que se o trafego de upload não for reduzido, o usuário pode sofrer sanções, inclusive suspensão contratual.

Fica o alerta para quem gosta de deixar o upload ligado o tempo todo nos clientes de Torrent (Seeding permanente) na rede HFC da Claro, onerando os canais de upstream que já possuem limitações quanto a largura de banda suportada. Aqui como nos EUA também temos o risco de punição com limitações de trafego na rede HFC, não sabemos se as reduções também estão programadas para quem faz uso intenso de upload.


No HFC nem precisa do provedor capar o upload a própria velocidade pífia do DOCSIS 3.0/3.1 já se encarrega disso kkkk. Estou saindo da Oi 200/60 half duplex para Vivo 200/100 full duplex, pelos mesmos 100 reais, enquanto a Claro ficou pra trás com 250/25.

Até aqui no condomínio que só mora idoso praticamente, dois 9 apartamentos só dois corajosos que continuam no cabo, uma senhora que assina Claro por causa da TV, e meu primo que assina Multiplay Cabo que é uma b.... o resto é tudo fibra, seja Oi, e no meu caso, será Vivo nos próximos dias.
 
Última edição:
Pelo menos parte do problema já resolveram pra te deixarem ao menos usar a internet direito.
Já tentou por um divisor ou TAP no cabo antes do teu modem pra ver se baixa esse RX?
Parece que ainda tá com problema :(

Umas duas vezes por minuto o ping da esse salto

É normal nessa velocidade ter 16 downstream e 4 upstream?

AxnP404.png


O que não consigo entender é por que o fast está dizendo que tenho 300mb+ todo momento enquanto no speed test nunca passa de 260

Eu penso se mudaram meu perfil e por isso começou a dar problema por botarem uma velocidade 300+ e o tc7337net docsis 3.0 está gargalando por isso

vbVVu1I.png


PSTTcwE.png
 
Última edição:

Até comentei a matéria, essa cliente foi muito ingênua, coitada. Teve o maior trabalho do mundo de entrar na Justiça pra receber o dobro de ressarcimento apenas do valor de um único serviço indesejado (de jogos), isso porque o restante dos serviços era a já conhecida manobra pra pagar menos impostos, sem acréscimo ao valor contratado. E ainda teve indenização de danos morais negada, se bobear deve ter gasto mais com advogado do que vai receber da operadora.

Teria sido muito mais simples ter reclamando na Anatel/Consumidor, mencionando o artigo 85/42 da Resolução nº 632/CDC respectivamente. A Tim por duas vezes embutiu, sem meu consentimento, assinatura de joguinho por R$ 5,19, no fim das contas me ressarciram em 50 reais por essa brincadeira.
 
Última edição:
Hoje os técnicos estavam certificando as CTOs (verificando a potência do sinal óptico) da minha rua. Segundo o que ele me informou deve demorar ainda umas duas semanas até a rede ser liberada para vendas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Será que é algo combinado entre a Vivo e a Claro a montagem de rede FTTH das duas empresas em uma cidade ao mesmo tempo? Aqui aconteceu o mesmo que na sua cidade.

:hmm2:
A partir do momento que uma empresa grande de internet vem pra dominar a cidade a concorrência imediatamente vem junto a vivo nunca olhou pra minha cidade kkk aí só foi pintar a claro a vivo tá vindo a milhão kkkk me dá a impressão q a vivo e muito mais rápida pra cabear e instalar cto
 
Até comentei a matéria, essa cliente foi muito ingênua, coitada. Teve o maior trabalho do mundo de entrar na Justiça pra receber o dobro de ressarcimento apenas do valor de um único serviço indesejado (de jogos), isso porque o restante dos serviços era a já conhecida manobra pra pagar menos impostos, sem acréscimo ao valor contratado. E ainda teve indenização de danos morais negada, se bobear deve ter gasto mais com advogado do que vai receber da operadora.

Teria sido muito mais simples ter reclamando na Anatel/Consumidor, mencionando o artigo 85/42 da Resolução nº 632/CDC respectivamente. A Tim por duas vezes embutiu, sem meu consentimento, assinatura de joguinho por R$ 5,19, no fim das contas me ressarciram em 50 reais por essa brincadeira.
A Claro se recusou a me ressarcir e acertar o que foi combinado, mesmo com Anatel.
Eles chegaram e ofereceram algo 10 reais acima do valor. Não aceitei e vim pra justiça com os quase 200 reais a mais que cobravam e ficou nisso por 8 meses. Essa semana que troquei de plano.

Vamos ver qual será a decisão do juiz.
 
Galera, como vocês fazem para renovar a concessão de ip do Net/Virtua?
Aqui desligo o modem e sempre volta com o mesmo ip...meu IP nunca mudou.
 
Bom dia, senhores.

Eu me deparei com novos planos de Internet ao consultar o meu CEP no site da Claro (planos de 50, 125, 250 e 500 Mega). Uma dúvida: esses são novos planos do velho cabo coaxial ou da nova fibra? Eu moro em São Paulo - SP, no bairro Saúde.

Estou perguntando porque já fui assinante da NET. Na época, há dois ou três anos, assinava 240 Mega no cabo coaxial.

Caso seja fibra, é melhor que a Vivo Fibra? Os preços, pelo menos, são menores considerando as velocidades ofertadas.

Desde ja, valeu!
 
Bom dia, senhores.

Eu me deparei com novos planos de Internet ao consultar o meu CEP no site da Claro (planos de 50, 125, 250 e 500 Mega). Uma dúvida: esses são novos planos do velho cabo coaxial ou da nova fibra? Eu moro em São Paulo - SP, no bairro Saúde.

Estou perguntando porque já fui assinante da NET. Na época, há dois ou três anos, assinava 240 Mega no cabo coaxial.

Caso seja fibra, é melhor que a Vivo Fibra? Os preços, pelo menos, são menores considerando as velocidades ofertadas.

Desde ja, valeu!

Coaxial, até onde sei fibra só em municípios onde ela não atendia a partir de 2018. Pra ter certeza mesmo, só ver o upload, na é fibra é cerca de 50% do download.
 
Bom dia, senhores.

Eu me deparei com novos planos de Internet ao consultar o meu CEP no site da Claro (planos de 50, 125, 250 e 500 Mega). Uma dúvida: esses são novos planos do velho cabo coaxial ou da nova fibra? Eu moro em São Paulo - SP, no bairro Saúde.

Estou perguntando porque já fui assinante da NET. Na época, há dois ou três anos, assinava 240 Mega no cabo coaxial.

Caso seja fibra, é melhor que a Vivo Fibra? Os preços, pelo menos, são menores considerando as velocidades ofertadas.

Desde ja, valeu!
Se à 2~3 anos atrás você tinha o serviço e era coaxial, 98% de chance de continuar sendo a mesma tecnologia. Só se for bairro nobre q talvez tenha fibra, mas a regra é onde tem HFC fica, e onde ela tá entrando ela vai já na fibra.
 
Coaxial, até onde sei fibra só em municípios onde ela não atendia a partir de 2018. Pra ter certeza mesmo, só ver o upload, na é fibra é cerca de 50% do download.
Se à 2~3 anos atrás você tinha o serviço e era coaxial, 98% de chance de continuar sendo a mesma tecnologia. Só se for bairro nobre q talvez tenha fibra, mas a regra é onde tem HFC fica, e onde ela tá entrando ela vai já na fibra.
E essas velocidades "novas"? Elas aparecem quando eu boto o meu CEP...
 
E essas velocidades "novas"? Elas aparecem quando eu boto o meu CEP...
coaxial suporta todas as velocidades novas, aonde vai ter fibra é aonde a velocidade do upload mostrado no montador de combos no site da claro é de 50%.
 
coaxial suporta todas as velocidades novas, aonde vai ter fibra é aonde a velocidade do upload mostrado no montador de combos no site da claro é de 50%.
Ah, pode crer. Eu tinha esquecido desse detalhe. A velocidade de upload não é 50% da velocidade de download... Então, ainda é no cabo coaxial. Vou continuar com a Vivo Fibra.

Valeu pelas respostas, senhores!
 
Bom dia, senhores.

Eu me deparei com novos planos de Internet ao consultar o meu CEP no site da Claro (planos de 50, 125, 250 e 500 Mega). Uma dúvida: esses são novos planos do velho cabo coaxial ou da nova fibra? Eu moro em São Paulo - SP, no bairro Saúde.

Estou perguntando porque já fui assinante da NET. Na época, há dois ou três anos, assinava 240 Mega no cabo coaxial.

Caso seja fibra, é melhor que a Vivo Fibra? Os preços, pelo menos, são menores considerando as velocidades ofertadas.

Desde ja, valeu!
Coaxial/HFC.
 
É tenso você não poder nem usar o upload que contrata...

No exemplo da Mediacomcable os clientes pesados de upload são notificados quando tem consumo superior a 99,5% da média da base de assinantes. Não existe um valor exato mensal, este critério é alterado todo mês dependendo do perfil de consumo da média de clientes do provedor. A Rede HFC norte americana e brasileira não foi dimensionada para heavy users de upload.

Não há atualmente nenhuma empresa com rede HFC nos EUA que permita abusos no upload e não importa se você paga $50 dólares a mais para ter internet sem franquia, vale para qualquer operadora: Charter Communications, MediacomCable, Cox Communications, Comcast - Xfinity etc.

O problema que nos EUA as pessoas entram na justiça por qualquer coisa e la funciona diferente do que no Brasil.

Não é bem assim, lá também existe o conceito de "abuso de rede" muito presente! Eu posso te garantir que você não pode puxar de nenhuma rede HFC 17TB/mês sem ser comunicado, mesmo que você pague para ter o plano "ilimitado". No Brasil ainda tem alguns clientes da Claro que estão conseguindo puxar um volume de tráfego bem intenso.

Para um cliente muito pesado de banda eu sempre alertei sobre o uso de VPN, não tenho dúvida alguma que esse perfil de usuário é ou já foi monitorado pelo Data Center e eles vão chegar na origem desse tráfego, na maioria esmagadora dos casos não vem do streaming em 4K e nem do download de jogos da Steam ou de outro cliente de games. O usuário pode achar que está com sua privacidade preservada ao ver que o seu client de torrent possui alguma criptografia de protocolo, ocorre que nesse tipo de download existe um padrão muito claro, muitos fluxos de upload simultâneos e vários TCPs diferentes. O que eu vou te dizer pode gerar polêmica e discussão aqui no fórum, ainda assim vou esmiuçar isso e que fique claro que não tenho nada haver com o trafego de ninguém, não estou fazendo juízo de nenhuma situação, estou contando fatos!

Vamos falar que hipoteticamente você tenha um cliente que puxa 17TB mês da rede, risco iminente de cair no antifraude do ISP ou Operadora.

Departamento Antifraude do ISP ou Operadora: "Suspeita de que o cliente possa ter um canal de Torrent ou de distribuição de algum conteúdo na internet".

Relatório do dia xx ao dia xx:

- Streaming 4K e FHD: 700GB
- Steam/Origin/Microsoft Store/Uplay/Epic Games: 1TB
- Youtube: 650GB
- Upload em serviço de nuvem: 200GB
- Torrent: 14.5TB
= 17TB

A partir de um certo volume de trafego é muito difícil justificar com streaming 4K, seria compatível com achar que do outro lado só existem tolos...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo