[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Vou fazer uma pergunta bem ignorante, me perdoem:crycat:

Da pra fazer mesh do AX3600 com o Mi R3G? Ou só dá com outros roteadores AX mesmo?

Tenho um Mi R3G aqui e importei ontem um AX3600. O Mi R3G aparece nas opções lá de conectar um mesh? Alguém já testou?
Acho que só você pra responder essa pra gente.. :bem:
Mas como o 3G não menciona nada de suporte a Mesh no firmware, acho que não vai rolar da forma que você está pensando..
Se liga-los por cabo, terá que usa-lo como AP e setar manualmente os mesmos canais entre eles.
Amigos gostaria de abandonar esse roteador RTF3505VW-N2 inseguro que a Vivo disponibilizou e comprar um novo de qualidade e talvez instalar OpenWRT ou algo parecido nele (pela segurança e atualizações). Minha internet é de 300Mb, dei uma pesquisada e parece que eu precisaria de algo chamado ONT/ONU mas não achei pra vender por aqui. Se eu colocar esse roteador atual em modo Bridge eu perco o telefone fixo (já que passar por ele)? Qual seria o melhor caminho no meu caso? Aceito recomendação de roteadores decentes e não muito caros também.
Grato.
abandonar não é possível. Fazer uma ONT pessoal funcionar na rede atualmente é quase impossível, pois a autenticação é feita por outros parametros além de Mac Adress e Senha.
Colocar em Bridge pode bagunçar seu telefone, mas também pode funcionar.. só testando pra saber..
Sobre roteadores, se pegar um roteador de entrada AC, não vai ter uma cobertura muito maior que o Askey já te proporciona.
Um ganho maior seria usando roteadores AX com amplificadores, como o AX3000 da Redmi.
 
O meu provedor me trouxe um Huawei ws5200, é simples pra caramba não tem nem um botão pra na precisão resetar.
Alcance pífio no wifi, mas é um quebra galho até a tplink resolver o que irá fazer com o meu archer c6.
O meu provedor deixa o cliente usar seu próprio roteador, caso atenda as especificações, ou usamos os deles.
 
A princípio não, o mesh do AX3600 só funciona com os AX da própria Xiaomi

Nunca testei essa possibilidade, mas teoricamente seria possível colocar OpenWRT em ambos e usar um mesh open source. Mas ainda tem outro problema, o suporte do OpenWRT ao AX3600/AX6/AX9000 ainda está em desenvolvimento com bugs de memory leak, aí precisa reiniciar o roteador quase todo dia pra funcionar ok, mas acho que no futuro vão arrumar isso

De qualquer forma, é sempre possível colocar o RG3 no modo Access point cabeado, apesar das transições entre roteadores não ficarem tão lisas como mesh, se seu cabo for bom, a velocidade total é distribuida no access point sem perdas significativas

Existe uma forma de deixar as transições entre access points mais rapida no OpenWRT, usando 802.11r Fast Roaming/Transition, mas acho que o texto já está bastante grande e daria pra fazer um tópico só disso
Agradeço de imenso o ensinamento rs, quando chegar executarei os testes e aviso aqui..
E o eqsuema do fast roaming etc fiquei bastante interessado, se fizer um tópico fala p gente! haha
obrigado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que só você pra responder essa pra gente.. :bem:
Mas como o 3G não menciona nada de suporte a Mesh no firmware, acho que não vai rolar da forma que você está pensando..
Se liga-los por cabo, terá que usa-lo como AP e setar manualmente os mesmos canais entre eles.
Vou testar isso quando chegar e falo p vcs kkkkk, obg pelo toque!
 
Agradeço de imenso o ensinamento rs, quando chegar executarei os testes e aviso aqui..
E o eqsuema do fast roaming etc fiquei bastante interessado, se fizer um tópico fala p gente! haha
obrigado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vou testar isso quando chegar e falo p vcs kkkkk, obg pelo toque!

O atrativo dos roteadores mesh não é nem o mesh em si, mas o roaming (troca de roteadores) quase imperceptível, o "segredo" é que eles usam as tecnologias IEEE 802.11k/v/r

São tecnologias que se complementam, resumidamente o IEEE 802.11k fornece ao cliente uma lista dos Access points (AP) disponíveis para roaming, o IEEE 802.11v recomenda a troca quando o sinal do AP atual está muito baixo e entende que estaria melhor em outro nó e o IEEE 802.11r cuida para transferir/reusar a autenticação desse usuário em outro AP

Roaming-Rapido.jpg

imagem daqui: https://blog.tp-link.pt/o-que-e-roaming-fast-roaming/

Tendo todos os roteadores rodando OpenWRT e um rádio Wi-Fi compatível seria possível habilitar essas 3 tecnologias e ter a troca de Access point quase imperceptível, assim como nos roteadores mesh, aqui tem um guia de como fazer isso https://forum.openwrt.org/t/finally-got-802-11v-working-fully-few-pointers/56678/94

Eu estou pra testar isso, mas agora tenho que resolver o problema que a vivo reduziu minha internet para 50 megas apenas, pois acabou a degustação de 200 megas
 
O atrativo dos roteadores mesh não é nem o mesh em si, mas o roaming (troca de roteadores) quase imperceptível, o "segredo" é que eles usam as tecnologias IEEE 802.11k/v/r

São tecnologias que se complementam, resumidamente o IEEE 802.11k fornece ao cliente uma lista dos Access points (AP) disponíveis para roaming, o IEEE 802.11v recomenda a troca quando o sinal do AP atual está muito baixo e entende que estaria melhor em outro nó e o IEEE 802.11r cuida para transferir/reusar a autenticação desse usuário em outro AP

Roaming-Rapido.jpg

imagem daqui: https://blog.tp-link.pt/o-que-e-roaming-fast-roaming/

Tendo todos os roteadores rodando OpenWRT e um rádio Wi-Fi compatível seria possível habilitar essas 3 tecnologias e ter a troca de Access point quase imperceptível, assim como nos roteadores mesh, aqui tem um guia de como fazer isso https://forum.openwrt.org/t/finally-got-802-11v-working-fully-few-pointers/56678/94

Eu estou pra testar isso, mas agora tenho que resolver o problema que a vivo reduziu minha internet para 50 megas apenas, pois acabou a degustação de 200 megas
só uma previa, 802.11kvr no openwrt que saiu agora versão 21.02 esta perfeito, só tem que instalar o pacote dawn e fazer as configs pra habilitar os protocolos.

na roça tenho 3 roteadores com 2.4Ghz e 5Ghz, todos ligados via cabo de rede, simplesmente não existe buraco de cobertura.
se o dispositivo suporta 5Ghz a prioridade pra conectar é nele, se o sinal esta fraco ou só suporta 2,4Ghz a transição tb é instantânea.

e de quebra, la não tem sinal de celular, mas com a vivo e aparelho que uso tem suporte a vowifi, simplesmente não importa aonde esteja dentro do lote, estando em ligação e transitando entre os roteadores a chamada não cai por nada.
 
só uma previa, 802.11kvr no openwrt que saiu agora versão 21.02 esta perfeito, só tem que instalar o pacote dawn e fazer as configs pra habilitar os protocolos.

na roça tenho 3 roteadores com 2.4Ghz e 5Ghz, todos ligados via cabo de rede, simplesmente não existe buraco de cobertura.
se o dispositivo suporta 5Ghz a prioridade pra conectar é nele, se o sinal esta fraco ou só suporta 2,4Ghz a transição tb é instantânea.

e de quebra, la não tem sinal de celular, mas com a vivo e aparelho que uso tem suporte a vowifi, simplesmente não importa aonde esteja dentro do lote, estando em ligação e transitando entre os roteadores a chamada não cai por nada.
usar os router que a pessoa já tem e ter um resultado próximo de uma solução Mesh de R$ 2000,00. Um viva para o opensource :mr:
 
O atrativo dos roteadores mesh não é nem o mesh em si, mas o roaming (troca de roteadores) quase imperceptível, o "segredo" é que eles usam as tecnologias IEEE 802.11k/v/r

São tecnologias que se complementam, resumidamente o IEEE 802.11k fornece ao cliente uma lista dos Access points (AP) disponíveis para roaming, o IEEE 802.11v recomenda a troca quando o sinal do AP atual está muito baixo e entende que estaria melhor em outro nó e o IEEE 802.11r cuida para transferir/reusar a autenticação desse usuário em outro AP

Roaming-Rapido.jpg

imagem daqui: https://blog.tp-link.pt/o-que-e-roaming-fast-roaming/

Tendo todos os roteadores rodando OpenWRT e um rádio Wi-Fi compatível seria possível habilitar essas 3 tecnologias e ter a troca de Access point quase imperceptível, assim como nos roteadores mesh, aqui tem um guia de como fazer isso https://forum.openwrt.org/t/finally-got-802-11v-working-fully-few-pointers/56678/94

Eu estou pra testar isso, mas agora tenho que resolver o problema que a vivo reduziu minha internet para 50 megas apenas, pois acabou a degustação de 200 megas
Tplink chama o fast roaming de Smart roaming (marketeiros...)
 
usar os router que a pessoa já tem e ter um resultado próximo de uma solução Mesh de R$ 2000,00. Um viva para o opensource :mr:
ti falar que openwrt tem rede mesh, que por sinal é padronizado 802.11s, a séculos já.
o que aparece ae de router com função no mercado, openwrt já implementa via software muito antes do que as fabricantes.

inclusive o combo 802.11kvr(k e r são de 2008, e v de 2011) são anteriores ao mesh 802.11s(datado de 2012).

e o resultado não é próximo a rede mesh, é superior a rede mesh no meu caso pq esta tudo ligado via cabo de rede :haha:
 
Uma geração inteira que nunca me deu trabalho. Todos da TP Link.

WR840N - Archer C7 V4 - Archer AX73

cIJaoXr.jpg
 
Entao me lembro de ter linkado esse video



no topico de mesh.... ja uso faiz um tempo... nada a reclamar
 
Entao me lembro de ter linkado esse video



no topico de mesh.... ja uso faiz um tempo... nada a reclamar

Eu compartilhei esse vídeo, falei inclusive que quem dispõe de fazer Mesh por cabo, basta configurar o fast roaming no modo AP sem ter mesh que terá algo parecido com mesh...
 
Olá pessoal!
Eu possuo um AX1800 torre. Via cabo eu consigo obter os 400mbps que é a velocidade máxima contratada, mas no wi-fi não passa de 250mbps, nem medindo ao lado do router...
Já tentei várias configurações, e não melhora!
Estou no firmware 1.0.385. Existe algum melhor?
Quem possuir igual, e puder compartilhar a configuração seria de grande ajuda!
Minha casa não possui outras redes 5G próximas para interferir...
Abraços!
 
Olá pessoal!
Eu possuo um AX1800 torre. Via cabo eu consigo obter os 400mbps que é a velocidade máxima contratada, mas no wi-fi não passa de 250mbps, nem medindo ao lado do router...
Já tentei várias configurações, e não melhora!
Estou no firmware 1.0.385. Existe algum melhor?
Quem possuir igual, e puder compartilhar a configuração seria de grande ajuda!
Minha casa não possui outras redes 5G próximas para interferir...
Abraços!
Esse tópico é pra escolha de roteadores...
Pra configuração e ajuste, o tópico é esse: https://forum.adrenaline.com.br/thr...tidores-dicas-duvidas-e-configuracoes.682601/
Mas aproveitando, Seu cliente o qual você está medindo aguenta mais de 250mbps no Wifi? Quanto está a largura da banda?
 
Havia mencionado páginas atrás que havia conseguido comprar um AX6.
Pois bem, o vendedor fdp cancelou o pedido alegando estar sem estoque
Isso se tornou bastante comum. Eu vi vários anúncios com preços "bons", principalmente no Ali, mas nem arrisquei.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tplink chama o fast roaming de Smart roaming (marketeiros...)
Marqueteiros mesmo. Eu me decepcionei muito com a TP-Link por causa da implementação de mesh dela, nos obrigando a comprar repetidores ao invés de combinar roteadores da marca que já tínhamos em casa. Fui para a Xiaomi e o Mesh é realmente algo espetacular.
 
Última edição:
Olá pessoal!
Eu possuo um AX1800 torre. Via cabo eu consigo obter os 400mbps que é a velocidade máxima contratada, mas no wi-fi não passa de 250mbps, nem medindo ao lado do router...
Já tentei várias configurações, e não melhora!
Estou no firmware 1.0.385. Existe algum melhor?
Quem possuir igual, e puder compartilhar a configuração seria de grande ajuda!
Minha casa não possui outras redes 5G próximas para interferir...
Abraços!
Te respondi lá no tópico correto.
 
Depende da sua utilização.. Ele tem praticamente o dobro de hardware que o AX5 (dobro de CPU, GPU e RAM)
O Alcance também é maior, o que significa que ele poderá te fornecer maiores velocidades a maiores distancias. então se voce tiver 250mbps em uns 10 equipamentos, o AX5 pode te atender. Se for tentar espalhar 600mbps em muitos dispositivos simultaneamente, o AX3600 pode ser mais fôlego.

Vale lembrar como o colega @t1ago comentou que ele não tem ajuste de VLAN nativa e só é possível libera-la editando os arquivos do sistema através do SSH.
Só que o SSH só é destravável nas firmwares antigas.. As firmwares mais novas, com suporte a Mesh em AP e outras melhorias, tem essa brecha fechada.

Então não vejo os roteadores da Xiaomi com muita possibilidade de ajuste fácil..
Acredito que um C6 v3 que o colega @*DuDu_SCS* citou na pagina anterior pode te atender, já que ele possui ajustes de VLAN na sessão IPTV, segundo o emulador BR https://emulator.tp-link.com/webpages_C6_BR_3.0_emulator/index.html ou US https://emulator.tp-link.com/webpages_C6_US_3.20_emulator/index.html

Valeu Tecpix, mais uma dúvida de leve haha

A internet contratada é de 300mb, a rede seria composta de 1 desk (cabeado, games), 2 celulares (24x7), 3 notes (quase nunca utilizados todos juntos), 1 TV (Streaming FHD, muito Pocoyo e Mundo Bita 😆) + IoTs (Aspirador robô, lampadas, creio que esses não impactam muito)

Vendo as specs do AX5 e do C6, o AX5 parece bem superior e aguentaria mais no futuro, certo?

AX5 é quad core, tem WiFi 6
C6 é dual core, não tem WiFi 6

Eu poderia deixar de lado o esquema de VLAN, num futuro pretendo montar um PFSense, onde conseguiria ajustar isso das VLANs
e o router escolhido agora seria usado como AP

Sendo assim, o AX5 seria uma melhor escolha?
Achei na Ali por +- R$300
 
Consegui atualizar o MIR3G para a versão atual do Openwrt (20.02.0). Para o Openwrt o MIR3G agora se chama Xiaomi Mi Router 3G, e na hora de instalar fala que a imagem não é compatível com o roteador, mas é só prosseguir que dá certo.

Testei a rede 5Ghz no Galaxy A71, há 3 metros do roteador, e entregou 100% da banda de internet do provedor, mais rápido do que no computador com rede cabeada (exceto pelo tempo de resposta mais alto). Aparentemente, o alcance da rede melhorou também (pode ser uma variação em função da condições ambientais).

No mais, tudo funcionando bem até agora.
 
AX5 passou sem taxas, estou com um pouquinho de sorte :notbad:, agora só aguardar pra fazer mesh com o AX3600.
 
Olá pessoal!
Eu possuo um AX1800 torre. Via cabo eu consigo obter os 400mbps que é a velocidade máxima contratada, mas no wi-fi não passa de 250mbps, nem medindo ao lado do router...
Já tentei várias configurações, e não melhora!
Estou no firmware 1.0.385. Existe algum melhor?
Quem possuir igual, e puder compartilhar a configuração seria de grande ajuda!
Minha casa não possui outras redes 5G próximas para interferir...
Abraços!
aqui bate normalmente 600mb com esse router via wifi
 
AX5 passou sem taxas, estou com um pouquinho de sorte :notbad:, agora só aguardar pra fazer mesh com o AX3600.
Aqui também passou direto kkkk.... logo logo mesh com o AX6.
 
Pessoal, qual sugestão vcs dariam de roteador para um apto de 103m2 e internet de 300 Mbits (VIVO Fibra)? Não quero nada muito caro, mas gostaria de algo que garantisse pelo menos uns 100Mbits na parte interna da casa toda, e claro, com um sinal pelo menos médio e que não falhe.

O sinal 2,4 ou 5Ghz do aparelho da VIVO é até forte pelo dele, consigo mais de 250 Mbits no 5Ghz, mas basta sair do cômodo onde ele está e já fica muito fraco e lento, em alguns cômodos chega muito fraco, falhando a todo momento, ou não passa de 20 ou 30 Mbits,

Já comprei um repetidor TPLink (RE200) mas não adiantou nada, o sinal também chega fraco e lento em qualquer lugar, pois (repetindo) basta sair do cômodo onde o aparelho da VIVO está e já fica muito fraco, inclusive pelo RE200. Coloquei o RE200 fora do cômodo onde está o VIVO, em um corredor central, mas bem perto do VIVO (menos de 5 metros) e o sinal já chega nele abaixo de 50 Mbits e com sinal já fraco. Ou seja, o RE200 não serviu pra nada, pois repete o sinal já fraco e lento.

Alguns que achei:






O problema desses acima é que as portas LAN não passam de 100Mbits, então acho que seria melhor partir para modelos ArcherC6, o que acham? Porém, não entendi a diferença entre os 3 aí de baixo (exceto o Mesh), parecem a mesma coisa, mesma nomenclatura, mas o design e os dizeres da caixa são diferentes:




 
Última edição:
Pessoal, qual sugestão vcs dariam de roteador para um apto de 103m2 e internet de 300 Mbits (VIVO Fibra)? Não quero nada muito caro, mas gostaria de algo que garantisse pelo menos uns 100Mbits na parte interna da casa toda, e claro, com um sinal pelo menos médio e que não falhe.

O sinal 2,4 ou 5Ghz do aparelho da VIVO é até forte pelo dele, consigo mais de 200 Mbits no 5Ghz, mas basta sair do cômodo onde ele está e já fica muito fraco e lento, em alguns cômodos chega muito fraco, falhando a todo momento, ou não passa de 20 ou 30 Mbits,

Já comprei um repetidor TPLink (RE200) mas não adiantou nada, o sinal também chega fraco e lento em qualquer lugar, pois (repetindo) basta sair do cômodo onde o aparelho da VIVO está e já fica muito fraco, inclusive pelo RE200. Coloquei o RE200 fora do cômodo onde está o VIVO, em um corredor central, mas bem perto do VIVO (menos de 5 metros) e o sinal já chega nele abaixo de 50 Mbits e com sinal já fraco. Ou seja, o RE200 não serviu pra nada, pois repete o sinal já fraco e lento.

Alguns que achei:






O problema desses acima é que as portas LAN não passam de 100Mbits, então acho que seria melhor partir para modelos ArcherC6, o que acham? Porém, não entendi a diferença entre os 2 modelos aí de baixo, parecem a mesma coisa, mas o design e od dizeres da caixa são diferentes:




Vc consegue puxar um cabo de rede do roteador da vivo até o RE200?
Se sim, é só colocar o RE200 em modo access point e aí ele vai distribuir 100 megas via wifi (limite da porta dele). A maior vantagem é que com o cabo praticamente não há perdas entre o roteador da vivo e o RE200, coisa que no modo repetidor de sinal, se chegar um sinal ruim ou mediano, ele vai apenas repetir um sinal ruim ou mediano
-------
A diferença entre os Archer C6 é que a v2 (arredondado) tem o wifi bugado e isso foi corrigido na v3 (mais quadrado).

Mas tenho o roteador da vivo Askey Rtf3505vw-n1 e o Archer C6 v3.2, e a diferença de cobertura entre eles não é muito grande, talvez o Archer C6 seja 10% superior. Então acho que trocar um pelo outro não vai melhorar muito
 
Última edição:
Vc consegue puxar um cabo de rede do roteador da vivo até o RE200?
Se sim, é só colocar o RE200 em modo access point e aí ele vai distribuir 100 megas via wifi (limite da porta dele). A maior vantagem é que com o cabo praticamente não há perdas entre o roteador da vivo e o RE200, coisa que no modo repetidor de sinal, se chegar um sinal ruim ou mediano, ele vai apenas repetir um sinal ruim ou mediano

Puxa, é verdade... tinha lido no manual do RE200 apenas a função primária do conector de cabo, que é transmitir o sinal recebido via wi-fi para dispositivos sem wi-fi, daí nem li a parte do access point, que inverte as coisas... vou tentar.

De qualquer forma, como consigo obter mais de 250 Mbits via wi-fi e já estou pensando em contratar o serviço de 400 Mbits (trafego muito arquivo na internet, faço acesso remoto, etc), tô pensando mesmo em pegar algo já acima da limitação dos 100 Mbits.


A diferença entre os Archer C6 é que a v2 (arredondado) tem o wifi bugado e isso foi corrigido na v3 (mais quadrado).

Tem como fazer update do firmware do V2 para o V3? Pois os V2 estão um pouco mais baratos e o design me agrada mais. Qual seria o bug? Este apontado neste vídeo?

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo