VR - Tópico Dedicado

Uma dúvida que tenho também, é que vejo muita gente falando sobre configurar o oculus no app dele, pra configurar no steamvr, pra não abrir o steamvr e inicializar jogos direto pelo app do oculus. Ou seja, uma salada... Considerando que vou comprar tudo pela steam, qual é a maneira mais correta e plug n play de configurar e jogar?
Cara, não tenho mais meu Quest 2, passei pra frente pra um amigo, continuo apenas com meu Odyssey+.

Mas minha experiência com o Oculus na Steam foi bem tranquila. Se não engano era:

1) Ativar o Airlink no app da Oculus no PC.
2) Abrir o Airlink pra entrar no desktop virtual.
3) Jogar na Steam.

Sem stress, sem mistério. A outra opção é o Virtual Desktop, que é um app de terceiro com a mesma função do AirLink. Mas tendo o Airlink já nativo no app da Oculus, não tive motivos pra buscar outras alternativas. Também funcionou bem mesmo meu roteador sendo o original da operadora, não tive que gastar uma fortuna em modem da NASA nem nada.
 
utilizar o cabo no PC no quest 2 traz alguma diferença grafica ou somente na latencia? existe alguma forma de melhorar os graficos de algum jogo? estou jogando dirt rally por exemplo, mas acho o grafico no monitor muito melhor que no quest 2.
 
utilizar o cabo no PC no quest 2 traz alguma diferença grafica ou somente na latencia? existe alguma forma de melhorar os graficos de algum jogo? estou jogando dirt rally por exemplo, mas acho o grafico no monitor muito melhor que no quest 2.
Utilizar o Quest 2 apenas como "display" pra jogar o jogo no PC pode sim trazer diferenças gráficas. Porque os jogos que rodam nativamente no Quest são limitados ao Hardware dele.

Se seu PC tiver um Hardware top, naturalmente vai conseguir rodar melhor os jogos do que conseguiria no Quest. E não precisa ser no cabo, via AirLink ou Virtual Desktop tu também pode aproveitar o melhor desempenho do PC, mas no cabo a latência é melhor.

Mas lembre de um detalhe quando compara os jogos "de tela plana" com os jogos no VR:

No VR o jogo precisa ser renderizado/processado 2 vezes, uma vez pra cada ponto de vista, pra cada olho, pra te dar o efeito 3D que o VR exige. Isso a grosso modo, não é como se tu precisasse do dobro de hardware exatamente, mas a linha de raciocínio a bem grosso modo é essa kk Por isso o gráfico dos jogos VR ainda estão bem distantes dos gráficos dos jogos de tela plana, porque pra rodar um RDR2 no VR por exemplo, precisaria de MUITA máquina.

Disclaimer: Existem programas como o VorphX que fazem gambiarras pra rodar jogos tradicionais em formato VR, e nesse casos não rola esse salto de demanda de Hardware, mas porque é uma gambiarra, um atalho via software pra criar a ilusão do 3D a partir da mesma imagem, é diferente de um jogo VR nativo.
 
Utilizar o Quest 2 apenas como "display" pra jogar o jogo no PC pode sim trazer diferenças gráficas. Porque os jogos que rodam nativamente no Quest são limitados ao Hardware dele.

Se seu PC tiver um Hardware top, naturalmente vai conseguir rodar melhor os jogos do que conseguiria no Quest. E não precisa ser no cabo, via AirLink ou Virtual Desktop tu também pode aproveitar o melhor desempenho do PC, mas no cabo a latência é melhor.

Mas lembre de um detalhe quando compara os jogos "de tela plana" com os jogos no VR:

No VR o jogo precisa ser renderizado/processado 2 vezes, uma vez pra cada ponto de vista, pra cada olho, pra te dar o efeito 3D que o VR exige. Isso a grosso modo, não é como se tu precisasse do dobro de hardware exatamente, mas a linha de raciocínio a bem grosso modo é essa kk Por isso o gráfico dos jogos VR ainda estão bem distantes dos gráficos dos jogos de tela plana, porque pra rodar um RDR2 no VR por exemplo, precisaria de MUITA máquina.

Disclaimer: Existem programas como o VorphX que fazem gambiarras pra rodar jogos tradicionais em formato VR, e nesse casos não rola esse salto de demanda de Hardware, mas porque é uma gambiarra, um atalho via software pra criar a ilusão do 3D a partir da mesma imagem, é diferente de um jogo VR nativo.
Entendi, mas no exemplo especifico do dirt rally que tem suporte para VR, com meu pc jogo tranquilamente em 4k na tela plana tudo no talo, e no quest percebo uma grande queda de qualidade, sei que a qualidade nao esta limitada pelo pc, achei que no cabo talvez ficasse melhor. Pelo que entendi vou ter essa queda de qualidade de qualquer forma
 
uma outra duvida. eu entro no pc pelo air link, depois as vezes quando abro o steamVR o controle direito não funciona, o esquerdo funciona o indicador mas não clica em nada. porem se eu aperto o simbolo oculus no controle direito volta ao air link, tipo minimiza o SteamVR, entao eu sei que o controle esta ok, porem não funciona no steamVR. tenho que finalizar tudo e começar de novo, alguem ja teve algo semelhante?
 
Entendi, mas no exemplo especifico do dirt rally que tem suporte para VR, com meu pc jogo tranquilamente em 4k na tela plana tudo no talo, e no quest percebo uma grande queda de qualidade, sei que a qualidade nao esta limitada pelo pc, achei que no cabo talvez ficasse melhor. Pelo que entendi vou ter essa queda de qualidade de qualquer forma

Estou pensando em pegar o quest 2 e vi esse teu comentário..

Mesmo no cabo, a qualidade gráfica é bem inferior ao monitor convencional?


Vi o lançamento do HTC Vive Pro 2 tb, problema é o preço..kkk
800 dólares somente pelo visor.... 500 acima do quest 2..
E trocaram os painéis amoled por LCD...sinceramente não entendi isso..


Uma duvida pra quem manja tb.
Se comprasse apenas o visor do HTC Vive Pro 2, daria pra rodar um simulador de corrida no pc, por exemplo?
Tipo, volante e afins pra controlar e o visor pra exibir a imagem?
Ou mesmo game de fps...mouse e teclado pra controlar
 
Se tá pensando em comprar por agora, sugiro esperar um pouco. Fim do mes tem evento do Facebook, há rumores de que podem anunciar um novo device. Talvez uma versão atualizada do Quest 2.


Tá rolando um novo da valve hj tb.. acabei de ver..sr
 
Estou pensando em pegar o quest 2 e vi esse teu comentário..

Mesmo no cabo, a qualidade gráfica é bem inferior ao monitor convencional?


Vi o lançamento do HTC Vive Pro 2 tb, problema é o preço..kkk
800 dólares somente pelo visor.... 500 acima do quest 2..
E trocaram os painéis amoled por LCD...sinceramente não entendi isso..


Uma duvida pra quem manja tb.
Se comprasse apenas o visor do HTC Vive Pro 2, daria pra rodar um simulador de corrida no pc, por exemplo?
Tipo, volante e afins pra controlar e o visor pra exibir a imagem?
Ou mesmo game de fps...mouse e teclado pra controlar
cara, depois de utilizar durante esses dias vou dar meu novo parecer. quanto ao dirt rally realmente não tem realmente como melhorar a imagem, ela tem realmente uma qualidade inferior a tela mesmo com tudo no maximo, porem a imersão é bem grande, voce se sente realmente dentro do veiculo, e eu fico um pouco tonto jogando esse game em especifico. quando ao dirt jogo, EU prefiro jogar na tela mesmo.

comecei a jogar Lone Echo tambem, experiencia bem legal, jogando na cadeira giratoria, bons graficos, mas assim como dirt acredito que nenhum jogo por melhor que seja vai chegar a qualidade grafica vista no monitor.

jogando eleven (ping-pong), esse foi dahora, jogo direto pelo oculos e a imersão deste é sensacional, realmente muito real, da pra botar efeito na bolinha e tudo mais, me impressionou e a todos que jogaram em casa. e é um baita exercicio tambem.

pistol whip, outro jogo muito dahora, boa imersão e tbm um baita exercicio.

na minha opinião valeu a pena sim, isso porque até o momento não joguei o game que para muitos é o melhor do VR Half-life alyx. mas tenha em mente que não terá aquela qualidade grafica vista em seu monitor, porem isso é compensado pela imersão surpreendente em varios titulos.
 
cara, depois de utilizar durante esses dias vou dar meu novo parecer. quanto ao dirt rally realmente não tem realmente como melhorar a imagem, ela tem realmente uma qualidade inferior a tela mesmo com tudo no maximo, porem a imersão é bem grande, voce se sente realmente dentro do veiculo, e eu fico um pouco tonto jogando esse game em especifico. quando ao dirt jogo, EU prefiro jogar na tela mesmo.

comecei a jogar Lone Echo tambem, experiencia bem legal, jogando na cadeira giratoria, bons graficos, mas assim como dirt acredito que nenhum jogo por melhor que seja vai chegar a qualidade grafica vista no monitor.

jogando eleven (ping-pong), esse foi dahora, jogo direto pelo oculos e a imersão deste é sensacional, realmente muito real, da pra botar efeito na bolinha e tudo mais, me impressionou e a todos que jogaram em casa. e é um baita exercicio tambem.

pistol whip, outro jogo muito dahora, boa imersão e tbm um baita exercicio.

na minha opinião valeu a pena sim, isso porque até o momento não joguei o game que para muitos é o melhor do VR Half-life alyx. mas tenha em mente que não terá aquela qualidade grafica vista em seu monitor, porem isso é compensado pela imersão surpreendente em varios titulos.


Quero mto testar, mas fiquei decepcionado lendo alguns testes kkk

Esse chamou atenção:

"Netflix is available as an Oculus app but you’d have to be crazy to watch a movie in such low resolution."


A resolução das telas é tão baixa assim?

O da Valve tem painéis com resolução bem mais alta, mas sem chance de pagar 800 dólares haha
Sem falar que botaram lcd... aff
Amoled certamente tinha mto mais contraste
 
"Netflix is available as an Oculus app but you’d have to be crazy to watch a movie in such low resolution."


A resolução das telas é tão baixa assim?
Nem se compara com a resolução de uma TV 4k, que é a referência que vc vai usar nesse caso específico de assistir um filme. Aí realmente não vale a pena. Sua TV vai ter uma definição e qualidade de imagem superior.

Se vc realmente prestar atenção nisso, sim, vc consegue ver os pixels individuais do display. O famoso "Screen door effect". Mas Isso não atrapalha na imersão, quando vc tá jogando por exemplo. Todos os Headsets "acessíveis" no mercado vão ter esse problema.

Ou então vc pode comprar um Varjo XR3, com certeza não vai ter esse problema, mas custa 7 mil doletas.
Amoled certamente tinha mto mais contraste
Com certeza, mas meteram um LCD pra poderem aumentar a resolução do display em relação ao Quest 1, sem aumentar o custo do aparelho.
 
Nem se compara com a resolução de uma TV 4k, que é a referência que vc vai usar nesse caso específico de assistir um filme. Aí realmente não vale a pena. Sua TV vai ter uma definição e qualidade de imagem superior.

Se vc realmente prestar atenção nisso, sim, vc consegue ver os pixels individuais do display. O famoso "Screen door effect". Mas Isso não atrapalha na imersão, quando vc tá jogando por exemplo. Todos os Headsets "acessíveis" no mercado vão ter esse problema.

Ou então vc pode comprar um Varjo XR3, com certeza não vai ter esse problema, mas custa 7 mil doletas.

Com certeza, mas meteram um LCD pra poderem aumentar a resolução do display em relação ao Quest 1, sem aumentar o custo do aparelho.


Minha TV é 1080p e meu projetor tb... Ambos tem qualidade espetacular...
Nem tenho como referência 4k.. srs

Mas o fato dos pixels serem visíveis pode ser um grande problema pra mim, pois sou extremamente chato com qualidade de imagem....kkk

Eu vi esse Varjo no review do quest 2... precinho camarada haha
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Comparação legal do HP G2 or HTC VIVE Pro 2.
ele cita o quest 2 tb, fala que está em uma categoria bem abaixo.. Claro, pelo preço né...srs

O HP é mais barato q o htc..vou dar uma pesquisada..srs
 
Última edição:
 
cara, depois de utilizar durante esses dias vou dar meu novo parecer. quanto ao dirt rally realmente não tem realmente como melhorar a imagem, ela tem realmente uma qualidade inferior a tela mesmo com tudo no maximo, porem a imersão é bem grande, voce se sente realmente dentro do veiculo, e eu fico um pouco tonto jogando esse game em especifico. quando ao dirt jogo, EU prefiro jogar na tela mesmo.

comecei a jogar Lone Echo tambem, experiencia bem legal, jogando na cadeira giratoria, bons graficos, mas assim como dirt acredito que nenhum jogo por melhor que seja vai chegar a qualidade grafica vista no monitor.

jogando eleven (ping-pong), esse foi dahora, jogo direto pelo oculos e a imersão deste é sensacional, realmente muito real, da pra botar efeito na bolinha e tudo mais, me impressionou e a todos que jogaram em casa. e é um baita exercicio tambem.

pistol whip, outro jogo muito dahora, boa imersão e tbm um baita exercicio.

na minha opinião valeu a pena sim, isso porque até o momento não joguei o game que para muitos é o melhor do VR Half-life alyx. mas tenha em mente que não terá aquela qualidade grafica vista em seu monitor, porem isso é compensado pela imersão surpreendente em varios titulos.

Valeu pela dica mano. Comprei esse Eleven, puta jogo foda! Muito viciante kkkk
 
Quem tá em dúvida em qual VR pegar eu sugiro fortemente o Quest 2 se for seu primeiro VR.

Uma das coisas que o Quest 2 faz, além de ser um headset standalone é poder jogar sem FIOS. Pra mim foi um caminho sem retorno, não consigo jogar ligado a fios mais.
Só comprarei outro headset melhor quando ele for wireless, não compro os da VIVE porque não tive uma boa experiênca com o meu antigo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

cara, depois de utilizar durante esses dias vou dar meu novo parecer. quanto ao dirt rally realmente não tem realmente como melhorar a imagem, ela tem realmente uma qualidade inferior a tela mesmo com tudo no maximo, porem a imersão é bem grande, voce se sente realmente dentro do veiculo, e eu fico um pouco tonto jogando esse game em especifico. quando ao dirt jogo, EU prefiro jogar na tela mesmo.

comecei a jogar Lone Echo tambem, experiencia bem legal, jogando na cadeira giratoria, bons graficos, mas assim como dirt acredito que nenhum jogo por melhor que seja vai chegar a qualidade grafica vista no monitor.

jogando eleven (ping-pong), esse foi dahora, jogo direto pelo oculos e a imersão deste é sensacional, realmente muito real, da pra botar efeito na bolinha e tudo mais, me impressionou e a todos que jogaram em casa. e é um baita exercicio tambem.

pistol whip, outro jogo muito dahora, boa imersão e tbm um baita exercicio.

na minha opinião valeu a pena sim, isso porque até o momento não joguei o game que para muitos é o melhor do VR Half-life alyx. mas tenha em mente que não terá aquela qualidade grafica vista em seu monitor, porem isso é compensado pela imersão surpreendente em varios titulos.

Sobre qualidade a visibilidade do VR, depende muito do jogo... geralmente PORT (jogos que não foram feitos nativamente pro VR) sofrem com embaçamentos, enquanto jogos feitos nativamente pra VR são definidos.
 
Entendi, mas no exemplo especifico do dirt rally que tem suporte para VR, com meu pc jogo tranquilamente em 4k na tela plana tudo no talo, e no quest percebo uma grande queda de qualidade, sei que a qualidade nao esta limitada pelo pc, achei que no cabo talvez ficasse melhor. Pelo que entendi vou ter essa queda de qualidade de qualquer forma
Até onde entendo é assim:

Qualidade nativa no Quest é limitada ao hardware do Quest, então digamos que é a pior.
Qualidade jogando no PC via Quest pode melhorar bem, mas dependerá do seu PC.

A qualidade máxima que tu atinge jogando um jogo Tela Plana, tu nunca chegará perto jogando no VR no mesmo PC, porque exige muito mais processamento.

Mesmo no cabo, a qualidade gráfica é bem inferior ao monitor convencional?
Explicado acima.


Se comprasse apenas o visor do HTC Vive Pro 2, daria pra rodar um simulador de corrida no pc, por exemplo?
Tipo, volante e afins pra controlar e o visor pra exibir a imagem?
Sim. É possível, Os Pimax, por exemplo, são Headsets focados em resolução e qualidade de imagem, chegam a resoluções absurdas que exigem máquinas da NASA kk e não vem com controles. Tu pode perfeitamente pegar apenas o headset e aproveitá-lo num cockpit jogando um Assetto Corsa.


mas tenha em mente que não terá aquela qualidade grafica vista em seu monitor, porem isso é compensado pela imersão surpreendente em varios titulos.
Perfeito.


Minha TV é 1080p e meu projetor tb... Ambos tem qualidade espetacular...
Nem tenho como referência 4k.. srs
Então não precisa ir na nóia caçando defeito na imagem. Tu terá mais resolução que um 1080p.

Um Odyssey+, que é o que eu tenho, tem uma resolução de 1,440 X 1,600 por olho em 2 telas AMOLED. Ou seja 1600p kk Melhor que um QuadHD.

Um Quest 2 tem 1832 X 1920 por olho, porém usando apenas um painel LCD, pra reduzir custo, mas enfim, a resolução é maior e isso reduz o Efeito Screen Door.

O Odyssey+ tem um "filtro" anti-screen door pra evitar que tu enxergue os pixels. Mas isso acaba incomodando algumas pessoas por uma leve sensação de imagem borrada que pode ocorrer.

O Quest 2 não tem nada. Tem muita gente que afirma não enxergar nadinha de quadriculado. E outros que dizem notar sim os pixels. Acaba variando, tem que testar. Mas se tu ficar procurando, provavelmente vai achar kkkk

Na minha experiência tanto com o Odyssey quanto com o Quest, não sofri com Screen Door Effect não, mas não sou bitolado somellier de TV de 10 mil reais que adora falar que Full HD é resolução do século passado, então minha opinião é viesada kkkk


Bah, o HP G2 tem oficial no Brasil...

Hp Reverb G2-1n0t4aa
Poxa, nem pra ficarem na regra dos 10x o preço em dólar kkk Era pra ser 6 mil e pouquinho, não 7 conto. Canalhas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma das coisas que o Quest 2 faz, além de ser um headset standalone é poder jogar sem FIOS. Pra mim foi um caminho sem retorno, não consigo jogar ligado a fios mais.
Te falar que eu passei meu Quest 2 pra um amigo e continuei com meu Odyssey+.

Jogar sem fio não foi um plus de qualidade de vida tão relevante pra mim. O incomodo dos controles menores foi muito maior do que a praticidade de não ter fios.

Mas pra quem tá entrando nessa agora. Não tem mt opção fora o Quest 2 kk A não ser que a pessoa tenha grana a rodo pra gastar. Porque todas as alternativas fora o Facebook são bem mais caras.
 
Aí galera, provavelmente essa pergunta ja foi feita, mas se comprar o Quest 2 da pra jogar todos os jogos VR da Steam certo? Não é obrigado a usar a loja da oculus? Acho isso um ponto negativo, extremamente confuso ficar dividindo em varios modelos a compatibilidade, na Steam só tem menção ao Rift, não ao Quest. Não to a fim de gastar essa grana num aparelho e ter que ficar jogando só jogo de batuque.
 
Aí galera, provavelmente essa pergunta ja foi feita, mas se comprar o Quest 2 da pra jogar todos os jogos VR da Steam certo? Não é obrigado a usar a loja da oculus? Acho isso um ponto negativo, extremamente confuso ficar dividindo em varios modelos a compatibilidade, na Steam só tem menção ao Rift, não ao Quest. Não to a fim de gastar essa grana num aparelho e ter que ficar jogando só jogo de batuque.

Funciona normalmente... sem complicações, tenho o quest 1 e 2 e nunca tive problemas jogando no SteamVR. Até porque o Quest 2 tem a maior parcela de jogadores VR no STEAM, então os devs ficam mais preocupados em fazer algo que funcione no Quest 2 primeiramente... já cansei de ver jogo que funciona 100% no Quest 2 e dá algum problema no Valve Index por exemplo hahah

Te falar que eu passei meu Quest 2 pra um amigo e continuei com meu Odyssey+.

Jogar sem fio não foi um plus de qualidade de vida tão relevante pra mim. O incomodo dos controles menores foi muito maior do que a praticidade de não ter fios.

Mas pra quem tá entrando nessa agora. Não tem mt opção fora o Quest 2 kk A não ser que a pessoa tenha grana a rodo pra gastar. Porque todas as alternativas fora o Facebook são bem mais caras.

Olha pra mim fez total diferença pois eu tenho um espaço grande pra jogar e eu jogo muito jogo de tiro, especialmente pavlov... poder se movimentar livremente, rodar e etc sem te que se preocupar com fios é muito bom. Pra quem jogar parado em pé sem se mover não faz tanta diferença.
 
Funciona normalmente... sem complicações, tenho o quest 1 e 2 e nunca tive problemas jogando no SteamVR. Até porque o Quest 2 tem a maior parcela de jogadores VR no STEAM, então os devs ficam mais preocupados em fazer algo que funcione no Quest 2 primeiramente... já cansei de ver jogo que funciona 100% no Quest 2 e dá algum problema no Valve Index por exemplo hahah
Beleza, tenho uma grana na Amazon e vou usar pra adquirir.
 
Não to a fim de gastar essa grana num aparelho e ter que ficar jogando só jogo de batuque.
?? Espero que não esteja falando mal de Beat Saber. Tenho amigos que podem hackear seu zipzop :blaur:

No mais, é o que o @Virtuality disse, o Quest 2 roda tudo que rodar na SteamVR se tu tiver via PC.
 
Espero que não esteja falando mal de Beat Saber
Não to falando mal não, mas sei que esse jogo tem em todo lugar, vai que na loja oficial só tem jogo mais simples que nem esse aí. Mas ja vi que temm jogos interessantes, uma penaa serem exclusivos e nem sequer ter preço regional.
 
Não to falando mal não, mas sei que esse jogo tem em todo lugar, vai que na loja oficial só tem jogo mais simples que nem esse aí. Mas ja vi que temm jogos interessantes, uma penaa serem exclusivos e nem sequer ter preço regional.
Calma, to só brincando :melior4:

Oculus tem tudo quanto é gênero de jogo, não esquenta. Inclusive Lone Echo, considerado por muitos um dos melhores jogos VR, é exclusivo Oculus. E vai sair o 2 agora.

Um dos maiores RPGs nativos de VR, creio que é o que tem os melhores gráficos também, é o Asgard's Wrath. Outro exclusivo Oculus.

Um shooter super dinâmico e divertido, com mecânicas de "bullet time" e coisas tipo arrancar o braço dos inimigos e usar pra bater neles mesmos. É o Robo Recall. Exclusivo Oculus também.

Fora isso, tem muitos outros jogos que não são exclusivos e tem na Oculus Store, tipo o The Walking Dead Saints&Sinners. Infelizmente eles não tem regionalização dos preços e pro povo que não ganha em Dólar/Euro, não é viável comprar lá mesmo.
 
Calma, to só brincando :melior4:

Oculus tem tudo quanto é gênero de jogo, não esquenta. Inclusive Lone Echo, considerado por muitos um dos melhores jogos VR, é exclusivo Oculus. E vai sair o 2 agora.

Um dos maiores RPGs nativos de VR, creio que é o que tem os melhores gráficos também, é o Asgard's Wrath. Outro exclusivo Oculus.

Um shooter super dinâmico e divertido, com mecânicas de "bullet time" e coisas tipo arrancar o braço dos inimigos e usar pra bater neles mesmos. É o Robo Recall. Exclusivo Oculus também.

Fora isso, tem muitos outros jogos que não são exclusivos e tem na Oculus Store, tipo o The Walking Dead Saints&Sinners. Infelizmente eles não tem regionalização dos preços e pro povo que não ganha em Dólar/Euro, não é viável comprar lá mesmo.
E quem não ganha em dólar como faz?
 
E quem não ganha em dólar como faz?
Compra na Steam kkk E fica sem os exclusivos Oculus (ou paga 250 pila em cada jogo, ou recorre a meios alternativos que não podem ser utilizados nem citados no recinto, então não é uma opção 🧐 teje preso)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo