[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

em geral, o pessoal usa em 2 modos diferentes:

opção 1 : Roteador da vivo como principal e AX3000 no modo AP:
Nesse caso o roteador da vivo gerência toda a rede e o AX3000 apenas expande o sinal como access point. Para configurar assim, é só colocar o AX3000 em "modo repetidor com fios" e ligar a porta WAN do AX3000 em uma porta LAN do roteador da vivo
O servidor DHCP deve ficar ligado no roteador da vivo e desligado no AX3000 ( o modo modo repetidor com fios já faz isso automaticamente no AX3000)

ou opção 2: Roteador da vivo em bridge e AX3000 como principal:
Nesse caso o roteador da vivo fica apenas como modem (pega os dados ethernet e transforma para fibra) e o AX3000 é quem vai gerenciar a rede. Para configurar assim, vc precisa desligar as redes wifi e o servidor DHCP do roteador da vivo e colocar ele em modo bridge, depois é só ligar a porta WAN do AX3000 em uma porta LAN do roteador da vivo (geralmente porta LAN1), colocar o AX3000 em modo roteador e fazer a configuração de PPPoE no AX3000 com as credenciais da vivo (usuário cliente@cliente e senha cliente)
As redes wifi e o servidor DHCP devem ficar desligados no roteador da vivo e ligados no AX3000
Valeu, pergunta1: em qualquer uma das duas opções consigo, futuramente criar uma rede mesh? e pergunta 2: quando coloco o modem da VIVO em bridge ele já não desliga sozinho o DHCP?
 
Valeu, pergunta1: em qualquer uma das duas opções consigo, futuramente criar uma rede mesh? e pergunta 2: quando coloco o modem da VIVO em bridge ele já não desliga sozinho o DHCP?
Acho que vc só consegue criar uma rede mesh na opção 2, usando roteadores da xiaomi. Mas na opção 1 vc pode colocar vários Access Points, o que fica bom tbm, mas precisa cabear todos os roteadores

pergunta 2: aí que está, deveria, mas depende o modelo, o meu aqui de casa (Mitrastar GPT-2741GNAC-N2) não desliga, aí sofri para descobrir que era esse o problema e precisava desligar manualmente o DHCP para funcionar, além de por em modo bridge
 
Acho que vc só consegue criar uma rede mesh na opção 2, usando roteadores da xiaomi. Mas na opção 1 vc pode colocar vários Access Points, o que fica bom tbm, mas precisa cabear todos os roteadores

pergunta 2: aí que está, deveria, mas depende o modelo, o meu aqui de casa (Mitrastar GPT-2741GNAC-N2) não desliga, aí sofri para descobrir que era esse o problema e precisava desligar manualmente o DHCP para funcionar, além de por em modo bridge
o meu é o mesmo modelo que o seu modem da VIVO, vou procurar onde desabilita valeu pelas informações.
 
o meu é o mesmo modelo que o seu modem da VIVO, vou procurar onde desabilita valeu pelas informações.
Eu fiz um post lá no tópico da Vivo sobre isso, talvez ajude: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1075754119

Mas não consegui estabilidade em modo bridge, estou com problemas parecidos com os seus, as vezes cai e só volta com factory reset, as vezes fica extrememente lento, estava usando em bridge com um TP-link Archer C6, mas por enquanto o melhor resultado foi deixar ele como principal mesmo e o Archer C6 como AP

Tenho certeza que o problema é no roteador da vivo, pois antes eu tinha um Askey RTF3505VW-N2 também da vivo e funcionou por meses perfeitamente em bridge com Archer C6. Aí trocaram de modem para esse Mitrastar e desde então só problemas
 
Eu fiz um post lá no tópico da Vivo sobre isso, talvez ajude: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1075754119

Mas não consegui estabilidade em modo bridge, estou com problemas parecidos com os seus, as vezes cai e só volta com factory reset, as vezes fica extrememente lento, estava usando em bridge com um TP-link Archer C6, mas por enquanto o melhor resultado foi deixar ele como principal mesmo e o Archer C6 como AP

Tenho certeza que o problema é no roteador da vivo, pois antes eu tinha um Askey RTF3505VW-N2 também da vivo e funcionou por meses perfeitamente em bridge com Archer C6. Aí trocaram de modem para esse Mitrastar e desde então só problemas
no caso uma ONT não resolveria esse problema?
 
em geral, o pessoal usa em 2 modos diferentes:

opção 1 : Roteador da vivo como principal e AX3000 no modo AP:
Nesse caso o roteador da vivo gerência toda a rede e o AX3000 apenas expande o sinal como access point. Para configurar assim, é só colocar o AX3000 em "modo repetidor com fios" e ligar a porta WAN do AX3000 em uma porta LAN do roteador da vivo
O servidor DHCP deve ficar ligado no roteador da vivo e desligado no AX3000 ( o modo modo repetidor com fios já faz isso automaticamente no AX3000)

ou opção 2: Roteador da vivo em bridge e AX3000 como principal:
Nesse caso o roteador da vivo fica apenas como modem (pega os dados ethernet e transforma para fibra) e o AX3000 é quem vai gerenciar a rede. Para configurar assim, vc precisa desligar as redes wifi e o servidor DHCP do roteador da vivo e colocar ele em modo bridge, depois é só ligar a porta WAN do AX3000 em uma porta LAN do roteador da vivo (geralmente porta LAN1), colocar o AX3000 em modo roteador e fazer a configuração de PPPoE no AX3000 com as credenciais da vivo (usuário cliente@cliente e senha cliente)
As redes wifi e o servidor DHCP devem ficar desligados no roteador da vivo e ligados no AX3000
No caso, dessa opção 1 tenho que deixar tanto modem como o router com o mesmo nome e senha do ponto principal?
 
Ótima aquisição... Ouso dizer que é superior a linha AC UniFi (que o pessoal insiste em indicar, principalmente o LR e Lite).
No quesito potência, o EAP245 tem mais do que o AC-Lite e AC-LR, pelo menos nos testes da FCC.. Se essa potencia for bem calibrada e os filtros funcionarem bem, o alcance deve ser realmente maior.

EAP245
Frequency RangePower OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz
2.4 GHz WiFi
980 mW15CCC, MO1.1
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
534 mW15ECC, MO2.1
5.745-5.825 GHz
5 GHz WiFi
875 mW15ECC, MO2.2

UAP AC Lite:
Frequency RangePower OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz
2.4 GHz WiFi
110 mW15CCC, MO1.1
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
90 mW15E38, CC, MO2.1
5.745-5.825 GHz
5 GHz WiFi
166 mW15E38, CC, MO3.4


UAP LR:
Frequency RangePower OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz
2.4 GHz WiFi
114 mW15CCC, MO2.1
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
109 mW15E38, CC, MO1.1
5.745-5.825 GHz
5 GHz WiFi
132 mW15ECC, MO7.4
 
No quesito potência, o EAP245 tem mais do que o AC-Lite e AC-LR, pelo menos nos testes da FCC.. Se essa potencia for bem calibrada e os filtros funcionarem bem, o alcance deve ser realmente maior.

EAP245
Frequency RangePower OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz
2.4 GHz WiFi
980 mW15CCC, MO1.1
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
534 mW15ECC, MO2.1
5.745-5.825 GHz
5 GHz WiFi
875 mW15ECC, MO2.2

UAP AC Lite:
Frequency RangePower OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz
2.4 GHz WiFi
110 mW15CCC, MO1.1
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
90 mW15E38, CC, MO2.1
5.745-5.825 GHz
5 GHz WiFi
166 mW15E38, CC, MO3.4


UAP LR:
Frequency RangePower OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz
2.4 GHz WiFi
114 mW15CCC, MO2.1
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
109 mW15E38, CC, MO1.1
5.745-5.825 GHz
5 GHz WiFi
132 mW15ECC, MO7.4
O EAP245 é um modelo comparável ao NanoHD... LR e Lite são modelos inferiores ao EAP245, mas o pessoal insiste em dizer que são superiores... Espero que com o relato de experiência do @Mosqueteirors o pessoal de um pouco de crédito a linha Omada da TP-Link.
 
O EAP245 é um modelo comparável ao NanoHD... LR e Lite são modelos inferiores ao EAP245, mas o pessoal insiste em dizer que são superiores... Espero que com o relato de experiência do @Mosqueteirors o pessoal de um pouco de crédito a linha Omada da TP-Link.
A escolha pelos UAPs Ubiquiti normalmente acontece por conta do ecosistema todo. A facilidade de acesso e configuração, possibilidade de manutenção remota, estabilidade da rede, retrocompatibilidade entre os APs antigos e novos, etc., são fatores determinantes em ambientes corporativos, muito mais do que alcance e velocidade.
Aqui no escritório temos 4 unidades de UAP-LR a mais de 4 anos, e só foram reiniciadas algumas vezes, de forma programada e por razão de atualização de software e firmware (a Ubiquiti continua lançando firmwares novos e melhorados até hoje).
Mas realmente parece que a TP-Link vem fazendo um excelente trabalho com a linha Omada, torço para que venha a ser concorrente de peso contra a Ubiquiti, até porque os preços são bem mais atrativos. Se fizerem um bom trabalho com a questão do software e suporte, terão tudo pra dar certo.
 
A escolha pelos UAPs Ubiquiti normalmente acontece por conta do ecosistema todo. A facilidade de acesso e configuração, possibilidade de manutenção remota, estabilidade da rede, retrocompatibilidade entre os APs antigos e novos, etc., são fatores determinantes em ambientes corporativos, muito mais do que alcance e velocidade.
Aqui no escritório temos 4 unidades de UAP-LR a mais de 4 anos, e só foram reiniciadas algumas vezes, de forma programada e por razão de atualização de software e firmware (a Ubiquiti continua lançando firmwares novos e melhorados até hoje).
Mas realmente parece que a TP-Link vem fazendo um excelente trabalho com a linha Omada, torço para que venha a ser concorrente de peso contra a Ubiquiti, até porque os preços são bem mais atrativos. Se fizerem um bom trabalho com a questão do software e suporte, terão tudo pra dar certo.
O que eu pude perceber é que as indicações geralmente são puramente pela força da marca, esquecendo as caraterísticas dos produtos... percebi isso claramente quando estava a procura de uma solução de AP corporativo.

Sim, a TP-Link vem desenvolvendo fortemente a linha Omada.
 
O EAP245 é um modelo comparável ao NanoHD... LR e Lite são modelos inferiores ao EAP245, mas o pessoal insiste em dizer que são superiores... Espero que com o relato de experiência do @Mosqueteirors o pessoal de um pouco de crédito a linha Omada da TP-Link.

Baseado no restante que usei, inclusive os LR e lite, achei o desempenho de alcance superior. Fora que o sistema Omada é muito bom.

Tenho outro modelo aqui também, é o EAP620, é da linha AX, não me animei a colocar ainda, mas tô pensando em instalar no segundo andar da casa, deve atender praticamente toda ela.

Edit: Na rede 2,4Ghz, a 15 metros, pego uma boa velocidade mesmo com toda a sujeira no espectro...

IMG_20211025_170733.jpg
 
O EAP245 é um modelo comparável ao NanoHD... LR e Lite são modelos inferiores ao EAP245, mas o pessoal insiste em dizer que são superiores... Espero que com o relato de experiência do @Mosqueteirors o pessoal de um pouco de crédito a linha Omada da TP-Link.
Olhando as specs desses unifi lr e lite... hardware bem mediano. Não valem o que custa.
 
Pessoal, mudei de casa e não quero passar cabo para onde o PC esta atualmente, o modem e roteador da operadora esta instalado na sala, e o PC esta a uns 15m de distancia, com 2 paredes entre eles.
No PC instalei uma placa wifi PCIe AX3000, então estou em dúvida entre roteadores WI-FI 6.
Alem do PC em casa uso Amazon FireTV, RedPro (Tv Box), Playstation e 2 smartphone, e a dúvida esta entre esses 2 roteadores até 1000 reais.
Ax6000
c05afc73d79283e8eea3c8df46ff9cc7


Tp-Link Ax73
Roteador-Wi-fi-6-Gigabit-Ax5400-Dual-Band-Archer-Ax73-us-_1629557976_gg.jpg
 
Fiz uma aquisição que acabou gerando um bom resultado.

Tenho 20 metros de pátio nos fundos até chegar a casa auxiliar. Com os roteadores normais instalados em casa não havia forma de chegar a velocidade nesta casa.

Adquiri o AP TP-LINK EAP245 OMADA, é um EAP utilizado normalmente em corredores de hotéis, uma linha menos residencial e mais SMB.

Para fazer a instalação, conectei um cabo Cat6 na HGU da Vivo com o objetivo de levar até o EAP, porém eu tinha pouco cabo de rede Cat6 e acabei fazendo uma pequena gambiarra, eu já tinha um extensor emenda RJ45 da Ugreen, conectei o cabo Cat6 nele e na outra ponta montei mais 20 metros de cabo e o levei até o EAP.

Detalhe, ao total foram quase 30 metros de cabo entre Cat6 e cat5e conectados pela emenda, e nos testes de transferência de arquivo não houve nenhuma perda de velocidade.

Em vermelho é o conector Ugreen, passei uma fita anti chamas feita para ambiente externo para proteger, sim fiquei com preguiça de fazer uma caixinha 🤣

Ver anexo 134170

Após essa Gambiarra cheguei com o cabo no EAP..

Ver anexo 134172



O EAP foi instalado em um quarto da bagunça que fica nos fundos.

A surpresa deste esquipamento se deu pela potência, velocidade e estabilidade, agora por exemplo, ele não alimenta apenas a casa dos fundos, o sinal chega ótimo em 90% da casa e bom nos outros 10%, eu deveria é ter colocado na garagem apontado para os fundos, iria poupar trabalho e a gambiarra.

Ele é gigabit, trabalha em 2,4 e 5 GHz, possui 2 saídas giga Lan, sendo uma dela POE, é alimentado por um injetor POE e tem esse sistema Omada que permite 100% de administração do equipamento.

Com 12 equipamentos conectados está é a utilização de sistema....

Ver anexo 134173


Com ele você pode facilmente controlar a banda por equipamento, por rede, por Mac, autenticação seletiva...

O teste abaixo foi feito via wireless, o limite foi o meu celular... (600/300 da Vivo)

Ver anexo 134174

Enfim, ele não é propriamente uma solução residencial, mas vale a pena o investimento dependendo de sua necessidade, a minha era ter estabilidade no escritório de minha esposa que fica na parte dos fundos a mais de 20 metros de onde estão os outros equipamentos.
Estava pendendo para o lado da ubi, mas vou analisar mais de perto este tplink.
Quero migrar dos roteadores chineses para uma solução assim! Resultado ficou muito bom! Obrigado por compartilhar.
 
Tenho outro modelo aqui também, é o EAP620, é da linha AX, não me animei a colocar ainda, mas tô pensando em instalar no segundo andar da casa, deve atender praticamente toda
Tô de olho nessa linha EAP Wi-Fi 6... Tava de olho no 660HD, mas tá difícil de encontrar... Estou na dúvida entre completar os meus Deco's com os novos Wi-Fi 6 ou partir pros EAPs WI-FI 6.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olhando as specs desses unifi lr e lite... hardware bem mediano. Não valem o que custa.
E o pessoal tem uma tara por esse modelos... Vai entender.
 
Pessoal, mudei de casa e não quero passar cabo para onde o PC esta atualmente, o modem e roteador da operadora esta instalado na sala, e o PC esta a uns 15m de distancia, com 2 paredes entre eles.
No PC instalei uma placa wifi PCIe AX3000, então estou em dúvida entre roteadores WI-FI 6.
Alem do PC em casa uso Amazon FireTV, RedPro (Tv Box), Playstation e 2 smartphone, e a dúvida esta entre esses 2 roteadores até 1000 reais.
Ax6000
c05afc73d79283e8eea3c8df46ff9cc7


Tp-Link Ax73
Roteador-Wi-fi-6-Gigabit-Ax5400-Dual-Band-Archer-Ax73-us-_1629557976_gg.jpg
Primeira vez que olhei esse tp link achei que era um HD externo colado ali.
Eu iria de xiaomi, pois não acho difícil configurar.
Mas se quiser algo mais fácil de usar e garantia nacional, do sobra os tp link, melhor custo benefício nacional atualmente.
 
Tô de olho nessa linha EAP Wi-Fi 6... Tava de olho no 660HD, mas tá difícil de encontrar..

Eu comprei esse modelo 2 meses atras direto da Tp-link Brasil, mas estava meio salgado, paguei na casa de R$ 3070,00.... mas é uma bala.
 
Eu comprei esse modelo 2 meses atras direto da Tp-link Brasil, mas estava meio salgado, paguei na casa de R$ 3070,00.... mas é uma bala.
EAP245 por 650 tá um bom valor? Meu amigo “fornecedor” disse que é estoque antigo, assim que acabar vai custar mais. Ele tem o 225 também por 500… mas acho que compensa a diferença, pensando seriamente em levar um 245.
 
Pessoal,

Moro em uma casa grande, com três pavimentos e um terreno grande.
Cansei de não ter Internet em todos os cômodos de forma decente.

Dito isto, estou disposto a investir até 5k para montar uma rede doméstica que me atenda de forma adequada.

Estou usando Net/Claro de 240 Mbps.
Consigo levar Internet cabeada para três pontos da casa, cada um em um andar.

É melhor apostar em uma rede mesh, usando Deco X20 e switchs para ampliar a rede cabeada nos pontos críticos ou, instalar roteadores em cada um desses pontos? No caso, compraria 4 unidades de ax73.

O que é melhor?
 
É melhor apostar em uma rede mesh, usando Deco X20 e switchs para ampliar a rede cabeada nos pontos críticos ou, instalar roteadores em cada um desses pontos? No caso, compraria 4 unidades de ax73.
Pelo que pesquisei, assumindo o fato de você usar os Archer como AP, o AX73 não possui os protocolos IEEE 802.11 k/v/r que o X20 possui, e com isso você não teria o fast roaming quando mudasse de andar.

Mas se quer mesmo fazer algo decente e robusto, com essa grana daria pra montar um sistema de Unifi U6
 
Pessoal,

Moro em uma casa grande, com três pavimentos e um terreno grande.
Cansei de não ter Internet em todos os cômodos de forma decente.

Dito isto, estou disposto a investir até 5k para montar uma rede doméstica que me atenda de forma adequada.

Estou usando Net/Claro de 240 Mbps.
Consigo levar Internet cabeada para três pontos da casa, cada um em um andar.

É melhor apostar em uma rede mesh, usando Deco X20 e switchs para ampliar a rede cabeada nos pontos críticos ou, instalar roteadores em cada um desses pontos? No caso, compraria 4 unidades de ax73.

O que é melhor?
Os roteadores espalham muito sinal para os lados e pouquíssimo para cima e para baixo (omnidirecionais), então independente dos equipamentos escolhidos, acho que a melhor topologia é colocar um (ou mais) por andar e interligar eles por cabo
 
Pelo que pesquisei, assumindo o fato de você usar os Archer como AP, o AX73 não possui os protocolos IEEE 802.11 k/v/r que o X20 possui, e com isso você não teria o fast roaming quando mudasse de andar.

Mas se quer mesmo fazer algo decente e robusto, com essa grana daria pra montar um sistema de Unifi U6
Eu tenho cabo de rede chegando em cada pavimento.
São três pavimentos.

Pensei em duas situações:

1

Pavimento central: Modem da Net - x20 - switch jogando os cabos para os demais pavimentos + x20 wifi para extender o sinal wifi no pavimento

Pavimento inferior : x20 cabeado + x20 wifi estendendo a rede

Pavimento superior (onde fica meu PC, TV, etc) : x20 cabeado + switch ( cabeando o PC, TV, e talvez um HD externo) + x20 wifi ampliando o sinal para outras áreas do pavimento.

2

Pavimento central: Modem da Net - Ax73 e cabos para os demais pavimentos + ax73 cabeado, no ponto central do pavimento, para ampliar o wifi

Pavimento inferior: ax73

Pavimento superior: ax73 e cabos para PC, TV, etc

Sobre a troca das redes, confesso não sentir incômodo real.
Hoje, tenho redes independentes nos pavimentos e meu celular troca tão rápido de rede que quase não noto.
Ex.: chamada de vídeo no WhatsApp, corta por alguns segundos e já retoma.

Enfim...
Estou em uma grande dúvida sobre o que fazer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Os roteadores espalham muito sinal para os lados e pouquíssimo para cima e para baixo (omnidirecionais), então independente dos equipamentos escolhidos, acho que a melhor topologia é colocar um (ou mais) por andar e interligar eles por cabo
Sim, com certeza.
É o que tenho hoje.
Mas, está uma bagunça. Equipamentos diversos, categorias diferentes, etc...

Quero montar um sistema padronizado, com o mesmo tipo de equipamento em todos os pavimentos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo