• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
cwZJhQ8.jpg

adicionaram uma nova opção e agora consigo ativar o securt boot
 
Se antes eu achava que meu antigo fx6300 me supria bem, esses últimos 2 meses tão me fazendo muito querer sair do 3700x:
CIvRU0g.png


Me pergunto se meu cooler fuleiro (gammaxx 400 v2) seguraria tranquilo um 16-core em stock na mesma casa de temperatura e clocks all-core que o 3700x
OZXQJuh.png
 
Se antes eu achava que meu antigo fx6300 me supria bem, esses últimos 2 meses tão me fazendo muito querer sair do 3700x:
CIvRU0g.png


Me pergunto se meu cooler fuleiro (gammaxx 400 v2) seguraria tranquilo um 16-core em stock na mesma casa de temperatura e clocks all-core que o 3700x
OZXQJuh.png

Não vai ficar legal. Já usei um 3950X com um Hyper 212 RGB, depois migrei pra watercooler. Acho que ganhei uns 600 pontos no Cinebench.
 
Se antes eu achava que meu antigo fx6300 me supria bem, esses últimos 2 meses tão me fazendo muito querer sair do 3700x:
CIvRU0g.png


Me pergunto se meu cooler fuleiro (gammaxx 400 v2) seguraria tranquilo um 16-core em stock na mesma casa de temperatura e clocks all-core que o 3700x
OZXQJuh.png

Qualquer coisa fazemos rolo no meu 5900X quando eu comprar o Zen 3D.

:haha:
 
Não vai ficar legal. Já usei um 3950X com um Hyper 212 RGB, depois migrei pra watercooler. Acho que ganhei uns 600 pontos no Cinebench.
Mas chegava a dar thermal throttle? Tipo, bater mais de 90º ou clocks caírem muitos abaixo dos 3.5GHz de base?
Se sim, então também já vou começar a pesquisar algum aircooler legal que dê pra segurar de boas e que não seja mais alto que um gammaxx ou hyper 212 (não curto muito WC).

Qualquer coisa fazemos rolo no meu 5900X quando eu comprar o Zen 3D.

:haha:
Manterei isso em mente ;)

Eu provavelmente também vou esperar os Zen3D saírem, tanto pra ver a questão de desempenho quanto preço das gerações passadas. Não vou querer pagar o preço de um 16-core em lançamento, mas talvez um 12-core com todo o cache extra acabe se saindo melhor que um 16-core antigo pro meu uso, mas se não foi tão bom assim eu só pego um 16-core passado por preço menor (ou o seu 5900x se chegarmos num preço camarada kkk)
 
Mas chegava a dar thermal throttle? Tipo, bater mais de 90º ou clocks caírem muitos abaixo dos 3.5GHz de base?
Se sim, então também já vou começar a pesquisar algum aircooler legal que dê pra segurar de boas e que não seja mais alto que um gammaxx ou hyper 212 (não curto muito WC).


Manterei isso em mente ;)

Eu provavelmente também vou esperar os Zen3D saírem, tanto pra ver a questão de desempenho quanto preço das gerações passadas. Não vou querer pagar o preço de um 16-core em lançamento, mas talvez um 12-core com todo o cache extra acabe se saindo melhor que um 16-core antigo pro meu uso, mas se não foi tão bom assim eu só pego um 16-core passado por preço menor (ou o seu 5900x se chegarmos num preço camarada kkk)

A questão do cache é relativa.

Tem que ver se sua aplicação se beneficia de maior cache.

Se tua CPU fosse um Ryzen 9, tu pode fazer um teste.

Cenário 1:
Configure a afinidade da aplicação somente aos núcleos do primeiro CCD.

Cenário 2:
Desabilite o segundo CCD na BIOS (isso tambem desabilita o cache do segundo CCD).

Se o cenário 1 apresentar maior performance que o cenário 2, sua aplicação se beneficia de Cache.

Em relação a temperatura, qual é o PPT da sua CPU na temperatura que tu informou?

É o padrão/máximo de 142W?

Se sim, não haverá diferença de temperatura significativa em relação ao 5900X/5950X, pois ambos trabalham com TDP de 105W (PPT 142W).
 
Vou deixar essa preocupação com cooler pro eu do futuro, parece que dá pra rodar em stock de boas com um hyper 212, então depois que pegar a CPU eu penso se troco o cooler ou não


A questão do cache é relativa.

Tem que ver se sua aplicação se beneficia de maior cache.

Se tua CPU fosse um Ryzen 9, tu pode fazer um teste.

Cenário 1:
Configure a afinidade da aplicação somente aos 4 primeiros núcleos.

Cenário 2:
Desabilite o segundo CCD na BIOS (isso tambem desabilita o cache do segundo CCD).

Se o cenário 1 apresentar maior performance que o cenário 2, sua aplicação se beneficia de Cache.
Ryzen 7 aqui, acho que não rola fazer isso :/
Mesmo que desse, o acesso de latência no Zen 2 pro cache de outro CCD (ou é CCX?) não seria maior de todo jeito? Eu tô mais curioso em ver se o ganho de um 12-core + absurdos de cache faz a CPU passar de um 16-core.

Em relação a temperatura, qual é o PPT da sua CPU na temperatura que tu informou?

É o padrão/máximo de 142W?
Tá em stock, não mexi em absolutamente nada com relação a clocks da CPU na uefi. Acho que o PPT do ryzen 7 é menor que esses 142W, mas não tenho certeza.
 
Mas chegava a dar thermal throttle? Tipo, bater mais de 90º ou clocks caírem muitos abaixo dos 3.5GHz de base?

Ele só chegava nos limites de TDC bem fácil e a performance ficava pior. Mas não chegava em 95 graus e derrubava o clock como os Intel fazem. Em idle, ficava em 60~70 graus.
Quanto ao clock, na real o 3950X não consegue sustentar os 3.5Ghz stock em cargas que puxam muita corrente (tipo Prime95). Aqui, no Prime95, ele cai pra 3.2Ghz em todos os núcleos, mesmo com as temps nos 60 graus.
 
Ele só chegava nos limites de TDC bem fácil e a performance ficava pior. Mas não chegava em 95 graus e derrubava o clock como os Intel fazem. Em idle, ficava em 60~70 graus.
Quanto ao clock, na real o 3950X não consegue sustentar os 3.5Ghz stock em cargas que puxam muita corrente (tipo Prime95). Aqui, no Prime95, ele cai pra 3.2Ghz em todos os núcleos, mesmo com as temps nos 60 graus.
Interessante isso, é engraçado ver essa diferença de temperatura idle que vc obteve frente aquela do post do reddit que coloquei acima.

O workload que mais tem gasto meu tempo ultimamente é compilação de projetos relativamente grandes mesmo com o clang (inclusive o mesmo job que postei 2 horas atrás ainda tá rolando em 96%) , então não puxaria tanta corrente quanto um Prime95 da vida.

Pelo que vi aqui um Fuma 2 seria ok pra segurar um 16-core, mesmo que fique um pouco abaixo dos clocks de boost em stock.
Obrigado pelas informações :)
 
Interessante isso, é engraçado ver essa diferença de temperatura idle que vc obteve frente aquela do post do reddit que coloquei acima.

O workload que mais tem gasto meu tempo ultimamente é compilação de projetos relativamente grandes mesmo com o clang (inclusive o mesmo job que postei 2 horas atrás ainda tá rolando em 96%) , então não puxaria tanta corrente quanto um Prime95 da vida.

Pelo que vi aqui um Fuma 2 seria ok pra segurar um 16-core, mesmo que fique um pouco abaixo dos clocks de boost em stock.
Obrigado pelas informações :)

Ele provavelmente vai esquentar mais compilando código do que no Prime95. O Aida64 esquenta mais ele com tudo em stock.
Acho que um Fuma 2 deve segurar sem drama, mas pensaria num NH-D15 ou um WC de 240mm ou mais também.
 
Ele provavelmente vai esquentar mais compilando código do que no Prime95. O Aida64 esquenta mais ele com tudo em stock.
Acho que um Fuma 2 deve segurar sem drama, mas pensaria num NH-D15 ou um WC de 240mm ou mais também.
Sério? Imaginei que fosse ser menos já que o Prime95 abusa mais do AVX, e compilação é mais memory/cache bound.

Infelizmente noctua é mega inflado aqui no br, e não curto muito WC.
 
Sério? Imaginei que fosse ser menos já que o Prime95 abusa mais do AVX, e compilação é mais memory/cache bound.

Infelizmente noctua é mega inflado aqui no br, e não curto muito WC.

Nem. O Prime95 derruba muito a tensão em stock por causa do TDC. Não lembro os valores, mas fica perto de 1V, e a CPU fica a uns 60 graus. Até o Cinebench esquenta um pouco mais. Não faço os testes agora pra te passar os valores porque eu estou no GNU.
 
Vou deixar essa preocupação com cooler pro eu do futuro, parece que dá pra rodar em stock de boas com um hyper 212, então depois que pegar a CPU eu penso se troco o cooler ou não



Ryzen 7 aqui, acho que não rola fazer isso :/
Mesmo que desse, o acesso de latência no Zen 2 pro cache de outro CCD (ou é CCX?) não seria maior de todo jeito? Eu tô mais curioso em ver se o ganho de um 12-core + absurdos de cache faz a CPU passar de um 16-core.


Tá em stock, não mexi em absolutamente nada com relação a clocks da CPU na uefi. Acho que o PPT do ryzen 7 é menor que esses 142W, mas não tenho certeza.


É bem mais benéfico usar o Cache L3 no outro CCD (ou até mesmo CCX no caso do Zen 2) do que recorrer a memória RAM.
 
Sério? Imaginei que fosse ser menos já que o Prime95 abusa mais do AVX, e compilação é mais memory/cache bound.

Infelizmente noctua é mega inflado aqui no br, e não curto muito WC.
eu uso o 5900x com um scythe mugen 5, mas claro troquei a fan dele pq é fraquíssima, botei a do hyper 212 plus que era uma fan com bastante pressão de ar e bom fluxo, e uso a pasta gelid gc extreme, aí assim segura bem, mas tb pq eu limito o ppt em 142w e compenso com a curva
 
É bem mais benéfico usar o Cache L3 no outro CCD (ou até mesmo CCX no caso do Zen 2) do que recorrer a memória RAM.
Eu tava falando no sentido de tentar validar isso com um teste, por mais que seja melhor, a quantidade é bem menor do que vai haver no Zen3D e teria essa penalidade de latência, aí não daria pra avaliar o quão cache-bound o teste é (além de que demoraria umas 2~4 horas pra rodar).

eu uso o 5900x com um scythe mugen 5, mas claro troquei a fan dele pq é fraquíssima, botei a do hyper 212 plus que era uma fan com bastante pressão de ar e bom fluxo, e uso a pasta gelid gc extreme, aí assim segura bem, mas tb pq eu limito o ppt em 142w e compenso com a curva
Esse ppt de 142W é o stock, né? Bom saber que fica de boas então, um 5950x tem o mesmo TDP em stock que o 5900x.
 
Pessoal, pode ser óbvio o que vou falar, mas pode ajudar a quem quer reduzir os clocks quando o sistema está ocioso: não deixe no plano de energia AMD Ryzen Balanced. Percebi que meu 1600AF não baixava o clock de nenhum núcleo para menos de 2800MHz, mesmo com 0% de CPU, e mesmo eu configurando o "Estado de desempenho mínimo" desse plano em 5% (eu sei que não baixa tanto, é só pra garantir o menor clock possível). Experimentei então mudar o plano para Equilibrado, com esse parâmetro também em 5%, e não deu outra, imediatamente o clock de vários núcleos baixaram para 1440MHz e a temperatura caiu 2 graus nessa brincadeira, muito bom.

Não sei porque não tinha me atentado que poderia ser o plano de energia que é criado ao instalar os chipsets da AMD que impedia queda maior do clock, mas fica a dica.
 
Será que um bom WC de 240mm segura o 5900x?

Uso mais para jogos e alguns renders poucas vezes.
 
Se antes eu achava que meu antigo fx6300 me supria bem, esses últimos 2 meses tão me fazendo muito querer sair do 3700x:
CIvRU0g.png


Me pergunto se meu cooler fuleiro (gammaxx 400 v2) seguraria tranquilo um 16-core em stock na mesma casa de temperatura e clocks all-core que o 3700x
OZXQJuh.png
tenho um Assassin III para refrigerar um 4790k supernova. Esses air coolers necessitam de bom fluxo interno de ar para ter um desempenho razoável, nos testes o gabinete geralmente fica aberto. Aqui eu coloquei uma ventoinha soprando ar na direção do Assassin para também evitar acúmulo de calor, sim, os gabinetes acumulam ar quente que se aprisiona e piora o desempenho tanto dos ar coolers quanto dos waters. Coloco também várias ventoinhas em posições estratégicas para evitar que ocorram bolhas de calor dentro do desktop. Se puder evitar a entrada de sujeira também vai ajudar muito, ainda que entre um pouco de pó fino, pois, a terra solta no ar vem com pelos que se prendem nas ventoinhas e no cooler, dificultando a troca de calor.

durante a época de frio, como agora, o Assassin ganha desempenho, como também ocorre com os waters. Eu testei por um tempo um h45, mas ele ressecou por dentro perdendo líquido, ainda que não tenha vazado. Water cooler tem de ser 360mm ou maior para valer a pena por mais tempo, mas eu prefiro o Assassin por conta da durabilidade infinita.
 
Pessoal, pode ser óbvio o que vou falar, mas pode ajudar a quem quer reduzir os clocks quando o sistema está ocioso: não deixe no plano de energia AMD Ryzen Balanced. Percebi que meu 1600AF não baixava o clock de nenhum núcleo para menos de 2800MHz, mesmo com 0% de CPU, e mesmo eu configurando o "Estado de desempenho mínimo" desse plano em 5% (eu sei que não baixa tanto, é só pra garantir o menor clock possível). Experimentei então mudar o plano para Equilibrado, com esse parâmetro também em 5%, e não deu outra, imediatamente o clock de vários núcleos baixaram para 1440MHz e a temperatura caiu 2 graus nessa brincadeira, muito bom.

Não sei porque não tinha me atentado que poderia ser o plano de energia que é criado ao instalar os chipsets da AMD que impedia queda maior do clock, mas fica a dica.
Já tinha notado há algum tempo esse comportamento, mas como achava que esse plano era o ideal para os ryzen não dei muita bola, mesmo aqui no nordeste sendo um forno ele se mantinha frio, mesmo com o plano de energia amd ryzen balanced.

Mas será que usar o modo equilibrado não deixa o sistema instável? Algo que não gosto muito do plano equilibrado é um relação as unidades de armazenamento, pois ele configura para elas desligarem em "x" minutos, no ARB, só altero isso, mudo pra nunca desligar as unidades de armazenamento, notei que assim elas funcionam melhor e duram mais.
 
Vocês sabem se meu kit de memórias (4x8 de 3200MHz Cl16 e estou com OC de 3600Mhz Cl18) pode dar gargalo no processador (5800x)?

Se eu usasse um kit de 2x8Gb com 3800mhz (máximo dos Ryzen né), 1900 MHz FCLK e CL15 ou quem sabe 3800mhzCL14 , teria um desempenho melhor perceptível do processador?
 
Bom dia galera, dei uma lida nas ultimas páginas e vi que estavam discutindo sobre o assunto, mas continuei em dúvidas pois não tem tantos vídeos que mostram isso e que sejam confiaveis. Então eu tenho atualmente um 5600x com um kit de ram 2x8gb 3600mhz C16 Crucial, estou pensando em comprar essa mesma memória e deixar 4x8gb 3600 C16. Vocês acham que vale a pena? Será que consigo subir apenas com o xmp os 3600mhz??

Obs: Tenho uma B550m Tuf, não sei se a placa mãe influencia;
 
Vocês sabem se meu kit de memórias (4x8 de 3200MHz Cl16 e estou com OC de 3600Mhz Cl18) pode dar gargalo no processador (5800x)?

Se eu usasse um kit de 2x8Gb com 3800mhz (máximo dos Ryzen né), 1900 MHz FCLK e CL15 ou quem sabe 3800mhzCL14 , teria um desempenho melhor perceptível do processador?
Aproveitando,
Alguém sabe se essa memória aqui é dual rank: https://www.terabyteshop.com.br/pro...-sKwd8jRkjnN3R7crerx6JNKRKE9vTuBoCe7YQAvD_BwE

Estou entre ela (se for dual rank) e essa aqui: https://www.pichau.com.br/memoria-t...-16gb-2x8-3600mhz-ddr4-tf10d416g3600hc14cdc01

Com algum desses kits tenho chance de chegar em 3800MHz CL14 (sei q depende de sorte e placa mãe, mas gostaria de tentar)?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo