• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

HD queimou, prejuizo.. mas e agora ? Seagate Barracuda 2TB ou WB Blue 2TB - Garantia e RMA ...

Frango Jones

know-it-all Member
Registrado
Olá Pessoal, blz ?

Hoje mesmo um HD de 1.5 TB da Seagate morreu ... Acordei com um zunido alto dentro do PC... Desliguei e quando liguei novamente ouvi o barulho de algo batendo dentro ... O HD reconhece na BIOS mas deve ser pelo número de Firmware e só reconhece 4 MB... Nem sei se tem conserto ... e se tiver, devem cobrar horrores... Pior que tem dados importantes,,,

Neste sentido, verifiquei alguns modelos de 2 TB mais simples pois o uso é pra armazenamento e não para leitura e escrita constantes (ainda que fique ligado o dia inteiro).

Seagate SD2000DM008 ou WD Blue WD20EZAZ, ambos de 2 TB ...

Sei que o Seagate além de mais caro, oferece 7200 RPM, mas sinceramente, pro meu uso, daria na mesma,,,

A questão é a garantia.... Seagate dando 1 ano e Western Digital, além de 80 reais mais barato, oferece 3 anos ...

E ai... O que me indicam ? RMA da WD funciona ? Tem alguma tabela ou gráfico que podemos nos basear ?

Se alguém puder ajudar, agradeço ...

Esse Seagate já é o quarto que morre na minha mão... estava pensando em arriscar na WD.
 
Seagate eu não quero ver nem pintado de ouro.

Eu recomendo os HD's da Toshiba, o P300 foi o melhor HD que já tive.
 
O HD tem muito tempo de uso? Dependendo compensa acionar o RMA da Seagate. Comigo funcionou muito bem:


Trocaram e está funcionando aqui firme e forte faz mais de 3 anos.
 
Apesar de eu nunca ter tido problema com Seagate (inclusive tenho alguns rodando há anos) recomendo o WD Blue.
 
HD é loteria, pegue o com maior garantia (Barracuda e Blue tem 2 anos) e se possível tenha outro para fazer backup do que for importante.

Cuido de um parque grande de máquinas e já tive problemas com ambos, da mesma forma que tenho de ambas as marcas com milhares de hora de uso e zero problemas.
 
Única vez que tive problema com HD foi com a porcaria da Seagate que tinha um bug de firmware que afetava determinada série de HDs dela. Perdi muitas fotos importantes (na época era um olho da cara pra recuperar e serviços de nuvem não eram comuns). Mas hoje em dia não confio em marca nenhuma.

Tenho esse Seagate de 4 tb da assinatura porque diz ter mais resistência a longo prazo. Assim espero. No mínimo eu espero que se ele não for durável, ao menos me dê sinais de que irá pifar e não que morra ou deixe de ser reconhecido do nada como aconteceu com esse Seagate que tive problema.
 
Na minha experiência, o que importa mais é o tempo de vida do HD.

Seagate acaba custando muito mais caro a longo prazo

06GHBTy.jpg
 
Na minha experiência, o que importa mais é o tempo de vida do HD.

Seagate acaba custando muito mais caro a longo prazo

06GHBTy.jpg

Nossa!

Há alguns (vários) anos atrás, os HDs Toshiba eram os mais odiados (Seguidos pelos Samsung) devido ao alto índice de problemas!

Me espanta ver esse gráfico agora hehehe
 
Na minha experiência, o que importa mais é o tempo de vida do HD.

Seagate acaba custando muito mais caro a longo prazo

06GHBTy.jpg

Nada a ver isso que vc falou. Esses dados já são antigos, mas eu sempre vi o povo meter o pau no HDs da Toshiba. Precisa ver como é hoje. Se for assim, os HDs da Hitachi são muito melhores que todos os outros.
O número de amostras dos HDs Toshiba também são muito baixos. Enfim, essa tabelinha aí não prova nada. Além de velha, tem furos.

Aqui tem um levantamento recente:

Em resumo, a Hitachi segue com menor índice de falhas. As outras estão relativamente parecidas. Só que mesmo esse levantamento tem um furo: só levou em conta HDs com 4tb pra cima.
Pra mim HD continua sendo uma grande loteria. É difícil vc ser contemplado com problema, mas é possível.

Agora, se esses levantamentos realmente fazem sentido e são sérios, o grande destaque pra mim é a Hitachi que a grande maioria nem sabe que existe. Deu até vontade de ter um.
 
Nada a ver isso que vc falou. Esses dados já são antigos, mas eu sempre vi o povo meter o pau no HDs da Toshiba. Precisa ver como é hoje. Se for assim, os HDs da Hitachi são muito melhores que todos os outros.
O número de amostras dos HDs Toshiba também são muito baixos. Enfim, essa tabelinha aí não prova nada. Além de velha, tem furos.

Aqui tem um levantamento recente:

Em resumo, a Hitachi segue com menor índice de falhas. As outras estão relativamente parecidas. Só que mesmo esse levantamento tem um furo: só levou em conta HDs com 4tb pra cima.
Pra mim HD continua sendo uma grande loteria. É difícil vc ser contemplado com problema, mas é possível.

Agora, se esses levantamentos realmente fazem sentido e são sérios, o grande destaque pra mim é a Hitachi que a grande maioria nem sabe que existe. Deu até vontade de ter um.

Não existe mais, pertencia à Western Digital desde 2012, mas foi extinta em 2018. O foco dela era mais HD de 2.5", até fabricavam de 3.5" também, mas eu nunca vi um modelo à venda no Brasil. Tenho um Travelstar de 320GB 7200RPM e 32MB de buffer em um notebook, desde 2014 e funciona perfeitamente até hoje sem falhas no S.M.A.R.T., bicho é durável mesmo.
 
Última edição:
Não existe mais, pertencia à Western Digital desde 2012, mas foi extinta em 2018. O foco dela era mais HD de 2.5", até fabricavam de 3.5" também, mas eu nunca vi um modelo à venda no Brasil. Tenho um Travelstar de 320GB 7200RPM e 32MB de buffer em um notebook, funciona perfeitamente até hoje sem falhas no S.M.A.R.T., bicho é durável mesmo.
Ah, não sabia. Que pena. Uma marca a menos.
Também não vejo mais HDs da Samsung. Será que pararam também?
 
Samsung (a divisão de discos rígidos) foi comprada pela Seagate, que unificou tudo numa marca só.

Mas que bosta hein... Daqui a pouco vai sobrar só a Western Digital e a Seagate nesse mercado. :fail:
 
Mas que bosta hein... Daqui a pouco vai sobrar só a Western Digital e a Seagate nesse mercado. :fail:
Também gostava da Samsung. Tive vários HDs deles.

Enfim, menos concorrência no mercado. Mas faz tempo essa fusão, uns dez anos.

Acredito que a médio prazo os SSDs vão dominar tudo.
 
Também gostava da Samsung. Tive vários HDs deles.

Enfim, menos concorrência no mercado. Mas faz tempo essa fusão, uns dez anos.

Acredito que a médio prazo os SSDs vão dominar tudo.

Tô desatualizado rs.
Pro meu uso, ainda falta muito para abandonar os HDs convencionais, até porque não confio tanto em SSD pra armazenar arquivos. Fora que até SSD de no mínimo 4tb ficar relativamente barato ainda vai demorar muito, isso se até lá minha necessidade não aumentar (esse HD de 4tb tá só com 100gb livres). SSD pra mim continua sendo só pra sistema e jogos pesados.
 
Tô desatualizado rs.
Pro meu uso, ainda falta muito para abandonar os HDs convencionais, até porque não confio tanto em SSD pra armazenar arquivos. Fora que até SSD de no mínimo 4tb ficar relativamente barato ainda vai demorar muito, isso se até lá minha necessidade não aumentar (esse HD de 4tb tá só com 100gb livres). SSD pra mim continua sendo só pra sistema e jogos pesados.
Eu a cada ano que passa estou usando menos espaço pra armazenar. Anos atrás tinha vários HDs grandes. Hoje tenho um HD só, e o resto já é SSD.

Uso armazenamento em nuvem pro mais importante, e pro menos importante nem estou armazenamento muito, pois a minha internet melhorou nos últimos anos. Então quando preciso de algo vou lá e baixo na hora.
 
Eu a cada ano que passa estou usando menos espaço pra armazenar. Anos atrás tinha vários HDs grandes. Hoje tenho um HD só, e o resto já é SSD.

Uso armazenamento em nuvem pro mais importante, e pro menos importante nem estou armazenamento muito, pois a minha internet melhorou nos últimos anos. Então quando preciso de algo vou lá e baixo na hora.

Ah, é uma quantidade de vídeos (filmes etc), fotos, instaladores de jogos (sim, muitos alternativos rs), jogos velhos instalados que tenho pena de apagar. E corrigindo, tenho 78gb livres apenas rs. Preciso de um HD Externo maior. :haha:

Máximo que tenho em nuvem aqui é as fotos dos últimos celulares que vão pro armazenamento gratuito do Google (que agora será limitado) e alguns documentos. Mas tenho tudo no HD do PC também. Sem contar que mantive meus HDs menores (2 de 1tb e 1 de 2tb) com as coisas mais importantes (vai que o principal dá pau...).
Realmente não tenho segurança com esse negócio de nuvem, fora que a tendência é tudo passar a ser pago. Aliás, nem em HD eu confio 100% e por isso decidi manter meus HDs antigos.
Fiquei extremamente cagão depois que a maldita da Seagate lançou um HD bugado que parava de ser reconhecido da noite pro dia. Perdi muitas fotos pessoais nessa época.
 
Mas que bosta hein... Daqui a pouco vai sobrar só a Western Digital e a Seagate nesse mercado. :fail:

Nem me fale, hoje só restaram 3 empresas, e tenho a impressão que logo a Toshiba, que tem o menor market share, vai abandonar o mercado também.

920px-Diagram_of_Hard_Disk_Drive_Manufacturer_Consolidation.svg.png
 
Nem me fale, hoje só restaram 3 empresas, e tenho a impressão que logo a Toshiba, que tem o menor market share, vai abandonar o mercado também.

920px-Diagram_of_Hard_Disk_Drive_Manufacturer_Consolidation.svg.png

Legal e ao mesmo tempo lamentável essa imagem. Lembro que o HD do meu primeiro PC era um Quantum Fireball que tá aqui guardado até hoje. Me pergunto se ainda funciona depois de ficar tanto tempo parado... Também tenho um Seagate de 600mb que foi o HD do 1º PC da casa. E já tive Maxtor e Samsung.
Uma pena que o mercado de HDs esteja destinado a ser essa porcaria que é o mercado de VGAs e processadores onde existe um duopólio (no de VGAs é quase monopólio).
 
Legal e ao mesmo tempo lamentável essa imagem. Lembro que o HD do meu primeiro PC era um Quantum Fireball que tá aqui guardado até hoje. Me pergunto se ainda funciona depois de ficar tanto tempo parado... Também tenho um Seagate de 600mb que foi o HD do 1º PC da casa. E já tive Maxtor e Samsung.
Uma pena que o mercado de HDs esteja destinado a ser essa porcaria que é o mercado de VGAs e processadores onde existe um duopólio (no de VGAs é quase monopólio).
Pois é, GPU é um triopólio na teoria, mas na prática a empresa líder detém mais de 70% do mercado. E CPU um duopólio por causa das patentes sebosas da arquitetura x86 que AMD e Intel licenciam mutualmente. Imagina que lindo seria se a concorrência fosse enorme como é com SSDs, que tem milhares de marcas e modelos disponíveis.

Por isso que eu torço para a arch ARM deslanchar nos computadores com Windows, devido à concorrência bem mais ampla.
 
Seagate eu não quero ver nem pintado de ouro.

Eu recomendo os HD's da Toshiba, o P300 foi o melhor HD que já tive.
This. Seagate é LIXO, venho dizendo há muitos anos que o menor preço deles se justifica pela não confiabilidade. Lembro quando eles eram considerados os melhores, isso nos anos 2000 (no sentido dos drives durarem o esperado, não que fossem perfeitos) aí começaram a comprar outras concorrentes e baratear os custos de mão de obra (usando pessoal desqualificado), creio que a guinada se deu em 2006 (olhando esse gráfico), quando adquiriram a Maxtor, que era tida inversamente: como ruim, e creio que o primeiro lote (ou talvez o mais falado) na época foi justamente o de 1 TB (ou 1.5, não lembro), falavam que com certeza essa mudança na forma de construir os HDs era temerária e que isso significaria obsolescência programada na veia.

Pula pra 2021 e lemos queixas como essas abaixo:

X1.jpg


X2.jpg


Aí fica difícil. Na própria página em inglês desse fabricante há a menção da "Backblaze" que aponta drives deles como os mais propensos a falhas:

Tipo esse link de 2014: https://www.zdnet.com/article/who-m...-disk-drives-backblaze-has-updated-its-stats/

A real é a seguinte: não coloquem absolutamente NADA, nem um priquito de barata, que não tenha sido feito backup de forma online. Não é backup em HD, SSD, pendrive e o cacete a 4, não é cópia offline, é ONLINE MESMO. Em site tipo Google Drive, Internet Archive, Dropbox, onde for, onde pelo que sei ninguém perde 1 byte sequer, pela estrutura que grandes empresas tem, e que usuário comum não (já tive pendrive que corrompeu arquivos minúsculos e não teve jeito de recuperar totalmente os dados, sorte que havia outra cópia, embora menos atualizada). Qualquer pancadinha, anomalia na fonte/mobo, incêndio e por aí vai, já era, em 98% dos casos vc não consegue recuperar nada desses drives (com SSD deve ser assim também) e se conseguir o mínimo que seja vai gastar uma fortuna. :mj:

E a falha/morte do HD é igual a de uma pessoa, pode ser daqui a 2 horas, 2 dias, 2 semanas ou 10 anos. E com certeza será como diz a primeira lei de Murphy:

"Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível".

Não é questão de SE.

Troquem o "SE" para "QUANDO". :rip:

Disco rígido é a tecnologia mais bosta que existe. Até hoje em coisa de 20 a 25 anos devo ter perdido uns 3 ou 4 HDs, mas nunca nenhum SSD até esse momento. Acredito que meu primeiro HD perdido foi só quando resolvi mudar ele de máquina, um Samsung que durou quase 10 anos. Essa empresa sabia fazer HD, e hoje é a única confiável pra SSD. Em segundo lugar fica a Western Digital, que já tive HD de 4 TB, mas decidi de forma definitiva nunca mais gastar 1 centavo nessa tecnologia.

É algo programado pra dar zebra e a qualquer momento, que nem a queima que tive recentemente de placa-mãe (H97M-D3H) e uma VGA R7 265, levei na assistência, o rapaz mostrou os contatos queimados e disse que não tinha como consertar nada, e se remotamente tivesse o gasto seria de um novo.

HD é ruim demais, lento pra cacete (especialmente esses drives que nem 7200 RPM tem), a única vantagem é o preço, porque de resto não quero mais nem cravejado de diamantes. :datena:

Por outro lado SSD de 1 TB também não dá pelo menos pra mim, todo dia sofro pra lberar espaço porque vive 90-95% lotado, agora só 2 TB pra cima.

SSD realmente bom hoje só Samsung, estava pensando em pegar o 970 Evo Plus, M.2 NVMe, tem até de 2 TB, porém $$$$$$$$$$$ :bua:

Quanto a WD, é óbvio que é mais confiável que Seagate, mas não se iludam achando que pra exercer a garantia é pá e bola. Lojas tipo aquele site explosivo ainda dentro do prazo ridículo de 1 ano ficam empurrando pro fabricante, e pra vc fazer um RMA de um drive desses sempre arrisca rolar alguma treta com envio ou atendimento, que parece que embaraça de propósito. Tem que ver bem como funciona esse RMA/garantia, e quantos anos cobre, eu acho que se não for pelo menos 5 vc já tá lascado, porque esses produtos de hoje nem 3 devem durar mais.

Antigamente HDs duravam até mais que 5 anos, hoje se vc chegar a 5 meses já pode se considerar com sorte. :coolface:

TL;DR: HD é loteria e patético de limitado, não aceite nem de graça. Opte por SSD. Faça todos os backups importantes online (sugiro sites como Google Drive e Internet Archive) E fuja da Seagate como o vampiro da cruz. :fanboys:
 
Última edição:
Realmente não tenho segurança com esse negócio de nuvem, fora que a tendência é tudo passar a ser pago. Aliás, nem em HD eu confio 100% e por isso decidi manter meus HDs antigos.
Fiquei extremamente cagão depois que a maldita da Seagate lançou um HD bugado que parava de ser reconhecido da noite pro dia. Perdi muitas fotos pessoais nessa época.

O meu backup acumula dados de 25 anos da minha vida pessoal, as coisas mais importantes da minha vida estão nele. Sempre usei 3 Hd's externos espelhados, sendo 2 Seagate e 1 Western Digital, todos com menos de 200hs de uso e uns 5 anos de idade. Por precaução são guardados em lugares separados.

Há coisa de uns 5 meses atrás o WD simplesmente parou de ser reconhecido. Ontem, verificando a integridade pelo CrystalDiskInfo, um dos Seagate apresentou setores defeituosos. Várias fotos e arquivos em Pdf já estão corrompidos. Estou agora com apenas um Seagate funcionando bem.

Não confio em Nuvem nenhuma! Jamais deixaria meus dados pessoais com terceiros (mesmo pagando) e ainda correndo o risco de alguém ter acesso.

A solução que cheguei: gastei R$ 1900 num gravador de Bluray e em 40 discos de 50Gb cada. Estou passando tudo para midia fisica em Blurays, que duram mais de 50 anos nas condições ideais de armazenamento e se forem de boa marca (Sony original ou Toshiba Verbatim).

Disco rígido é a tecnologia mais bosta que existe. Até hoje em coisa de 20 a 25 anos devo ter perdido uns 3 ou 4 HDs, mas nunca nenhum SSD até esse momento.

Não concordo com você. Se fosse assim milhões de Empresas privadas, Datacenters e até o Google não usariam Hd's.

A história já comprovou que eles são muito eficazes e confiáveis, se forem bem construídos. Ainda tenho um HD IDE da Toshiba funcionando sem badblocks desde 1998!!!

Já perdi 2 SSD's, ambos da Corsair.
.
 
Nuvem é mais confiável mas ao mesmo tempo não é. Vou explicar:

- A empresa pode simplesmente fechar, ou então por qualquer motivo ter também eles mesmos alguma pane/falha e perda de dados, ou por razões estapafúrdias (termos de serviço são cheios de cláusulas draconianas e dúbias) remover os seus conteúdos. Ou rolar algum hack e dar zebra. É só ver o que se passou com o Megaupload em 2012, os dados de todo mundo foram pras cucuias (fecharam por motivo de direito autoral). E até o Internet Archive está tomando processo hoje em dia: https://olhardigital.com.br/2020/06...cessam-o-internet-archive-alegando-pirataria/

Apesar disso o I.A. está aí há décadas, bem mais até que serviços tipo Dropbox.

Ademais, se vc não logar na conta por X meses ou anos o conteúdo é deletado (inatividade é a primeira coisa que vcs precisam checar ao usar qq servidor de hospedagem). O Google passou a adotar essa política desde junho de 2021, pra 2 anos (antigamente era eterno). É até onde sei o serviço gratuito com mais prazo de todos, mas a conta em si não é removida, apenas o conteúdo do serviço não usado (ex: Gmail). Mas basta logar 1x nesses 2 anos. A Microsoft parece que é 1 ano. E ao contrário da M$ que rebaixou o espaço da "nuvem" deles, o Google expandiu o tamanho do Google Drive. De todas as alternativas existentes hoje a única que dá pra cravar que continuará existindo anos pra frente é justamente o Google. E ainda que existam outras, nenhuma dá:

- 15 GB de espaço gratuito POR CONTA (eu tenho várias, e todas de graça). OBS: alguns dão até mais, mas enfiam 600 sacanagens no meio;

- Download e upload na velocidade máxima da tua conexão (nenhum oferece isso, a menos que vc use na modalidade paga). De nada adianta baixar a 3 MB/s pelo Internet Archive, quando minha internet consegue a mais de 30 MB/s. Pra upload idem. O I.A.. pode até me dar bem mais de 15 GB, mas essa lentidão é bem ruim. Eles mesmos que capam, não é problema do meu provedor de internet.

Não compensa vc pagar pelo Google Drive, a menos que queira a comodidade de + de 15 GB por conta (mas aí é só criar várias, e às vezes vc consegue sem informar celular nenhum *).

* Cada celular é limitado a umas 3 contas. O Google obriga a mandar SMS pra validar conta, mas de vez em quando isso não acontece, e vc consegue até mesmo criar umas 10 seguidas.

O motivo é que uma vez que vc pare de pagar pro GOOGLE é óbvio que vai ser capado pros 15 GB, e o que tiver gasto acima de 15 será deletado caso não retire de lá depois de um tempo.

Quando eu falei pra vcs usarem a nuvem, não é pra ser * O ÚNICO LOCAL * pra onde os backups irão. E sim pra ser + 1 alternativa, e a mais confiável de todas.

Por que é a mais confiável? É que até hoje, e creio que eu esteja usando eles desde 2015, não perdi 1 byte sequer. ABSOLUTAMENTE NADA. OBS: não compartilhe publicamente conteúdos que sejam seus, mas protegidos por copyright ou propensos a serem removidos só por vc ter feito isso.

A empresa tem $$$$$$$$ pra garantir que os dados armazenados lá não sejam perdidos, investindo na infraestrutura deles, com esse espelhamento que vc citou.

Aí alguém vai dizer: mas eles não usam apenas SSDs!!!!!! Colocam HDs também!!!! E eu posso fazer a mesma coisa!

Mas ai que tá:

- Você teria que gastar 2 vezes, só pra espelhar. Ou seja, se eu quisesse digamos armazenar 5 TB, teria que comprar outro HD com os mesmos 5 TB só pra garantir a integridade dos meus dados, caso um deles pifasse.

- Por mais protegida, limpa, bem cuidada que seja sua casa, escritório, o que for, por menor que seja o risco de acidente (incluindo incêndio), ou de até mesmo de pifar os 2 simultaneamente (ou de TODOS OS DRIVES serem furtados, parece que vcs esqueceram dessa hipótese) ainda assim as chances de vc se dar mal serão 1 trilhão de vezes maiores que se vc confiasse tudo que tem a uma empresa como Google. Ou uma gigante similar.

Seria como se os grandes estúdios resolvessem armazenar os filmes na casa dos produtores. E não aqui:


Sobre acesso não autorizado/hack, em 90% dos casos acontece porque o dono da conta é ignorante sobre como se proteger.

Vejam que até esse local, que é tido como o mais protegido e impenetrável DO PLANETA, com uma estrutura absurda, já teve problema com perda de dados. Querer comparar isso daí ou um datacenter do Google com vc mesmo cuidando dos seus backups offline é equiparar um átomo a um elefante.

***************
Pra armazenamento offline só faz sentido mesmo investir em algo que seja durável. Ou seja = SSD, embora (infelizmente) custe bem mais que HD. Eu não compro nada pra durar 3 meses ou 3, 4, 5 anos. Independente de ter custado X ou Y.

HD de 1 TB eu já comprava uns 15 anos atrás. Por isso é absurdo em 2021 SSD com essa capacidade ainda custando tão caro, porque eu precisava de 1 TB nos anos 2000, mas hoje minha necessidade no mínimo triplicou.

O que eu acho que as grandes deveriam fazer é enterrar a tecnologia dos discos rígidos de vez. Se parassem de fabricar em definitivo esse LIXO em 6 meses o preço dos SSDs cairia mais ainda.

Não existe confiabilidade em HD nenhum. É LOTERIA.

SSD pode dar problema? Lógico, mas a chance é beeeeeeeem menor, qualquer pancadinha ou frescura o HD corrompe teus dados e já era. Quem disser aqui que existe recuperação está mentindo. Corrompeu, bye bye, por isso corram pra fazer backup de dados que se perdidos amanhã seria uma tragédia, porque será apenas questão de tempo.

******
E mídia física, tipo DVD ou Blu-ray gravável, consegue ser pior ainda que HD. É que qualquer risquinho ou anomalia na superfície também significará perda irreversível. É mais mentiroso ainda afirmar que eles duram décadas. Já tive disco que se corrompeu sem sequer ser usado, nunca havia sido aberto. Tem uns 5 anos que joguei pilhas de centenas de DVDs gravados no lixo. 90% deles eu achava facilmente na internet ou joguei tudo na nuvem.

O problema da nuvem é apenas vc pagar e ficar a mercê das grandes produtoras, que podem decidir o que querem fazer com seus dados. Por isso que se eu compro algum ebook Kindle eu sempre crio cópia offline dele, não por conta apenas do DRM, mas pra garantir que seja 100% meu: https://www.olhardireto.com.br/noti...el-de-grande-irmao-e-apaga-arquivos-do-kindle

É por isso que cópia online existe pra somar, não substituir de vez a offline.
 
Última edição:
This. Seagate é LIXO, venho dizendo há muitos anos que o menor preço deles se justifica pela não confiabilidade. Lembro quando eles eram considerados os melhores, isso nos anos 2000 (no sentido dos drives durarem o esperado, não que fossem perfeitos) aí começaram a comprar outras concorrentes e baratear os custos de mão de obra (usando pessoal desqualificado), creio que a guinada se deu em 2006 (olhando esse gráfico), quando adquiriram a Maxtor, que era tida inversamente: como ruim, e creio que o primeiro lote (ou talvez o mais falado) na época foi justamente o de 1 TB (ou 1.5, não lembro), falavam que com certeza essa mudança na forma de construir os HDs era temerária e que isso significaria obsolescência programada na veia.

Pula pra 2021 e lemos queixas como essas abaixo:

X1.jpg


X2.jpg


Aí fica difícil. Na própria página em inglês desse fabricante há a menção da "Backblaze" que aponta drives deles como os mais propensos a falhas:

Tipo esse link de 2014: https://www.zdnet.com/article/who-m...-disk-drives-backblaze-has-updated-its-stats/

A real é a seguinte: não coloquem absolutamente NADA, nem um priquito de barata, que não tenha sido feito backup de forma online. Não é backup em HD, SSD, pendrive e o cacete a 4, não é cópia offline, é ONLINE MESMO. Em site tipo Google Drive, Internet Archive, Dropbox, onde for, onde pelo que sei ninguém perde 1 byte sequer, pela estrutura que grandes empresas tem, e que usuário comum não (já tive pendrive que corrompeu arquivos minúsculos e não teve jeito de recuperar totalmente os dados, sorte que havia outra cópia, embora menos atualizada). Qualquer pancadinha, anomalia na fonte/mobo, incêndio e por aí vai, já era, em 98% dos casos vc não consegue recuperar nada desses drives (com SSD deve ser assim também) e se conseguir o mínimo que seja vai gastar uma fortuna. :mj:

E a falha/morte do HD é igual a de uma pessoa, pode ser daqui a 2 horas, 2 dias, 2 semanas ou 10 anos. E com certeza será como diz a primeira lei de Murphy:

"Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível".

Não é questão de SE.

Troquem o "SE" para "QUANDO". :rip:

Disco rígido é a tecnologia mais bosta que existe. Até hoje em coisa de 20 a 25 anos devo ter perdido uns 3 ou 4 HDs, mas nunca nenhum SSD até esse momento. Acredito que meu primeiro HD perdido foi só quando resolvi mudar ele de máquina, um Samsung que durou quase 10 anos. Essa empresa sabia fazer HD, e hoje é a única confiável pra SSD. Em segundo lugar fica a Western Digital, que já tive HD de 4 TB, mas decidi de forma definitiva nunca mais gastar 1 centavo nessa tecnologia.

É algo programado pra dar zebra e a qualquer momento, que nem a queima que tive recentemente de placa-mãe (H97M-D3H) e uma VGA R7 265, levei na assistência, o rapaz mostrou os contatos queimados e disse que não tinha como consertar nada, e se remotamente tivesse o gasto seria de um novo.

HD é ruim demais, lento pra cacete (especialmente esses drives que nem 7200 RPM tem), a única vantagem é o preço, porque de resto não quero mais nem cravejado de diamantes. :datena:

Por outro lado SSD de 1 TB também não dá pelo menos pra mim, todo dia sofro pra lberar espaço porque vive 90-95% lotado, agora só 2 TB pra cima.

SSD realmente bom hoje só Samsung, estava pensando em pegar o 970 Evo Plus, M.2 NVMe, tem até de 2 TB, porém $$$$$$$$$$$ :bua:

Quanto a WD, é óbvio que é mais confiável que Seagate, mas não se iludam achando que pra exercer a garantia é pá e bola. Lojas tipo aquele site explosivo ainda dentro do prazo ridículo de 1 ano ficam empurrando pro fabricante, e pra vc fazer um RMA de um drive desses sempre arrisca rolar alguma treta com envio ou atendimento, que parece que embaraça de propósito. Tem que ver bem como funciona esse RMA/garantia, e quantos anos cobre, eu acho que se não for pelo menos 5 vc já tá lascado, porque esses produtos de hoje nem 3 devem durar mais.

Antigamente HDs duravam até mais que 5 anos, hoje se vc chegar a 5 meses já pode se considerar com sorte. :coolface:

TL;DR: HD é loteria e patético de limitado, não aceite nem de graça. Opte por SSD. Faça todos os backups importantes online (sugiro sites como Google Drive e Internet Archive) E fuja da Seagate como o vampiro da cruz. :fanboys:

Cara, somente sobre vc falar como se HD fosse lixo, especialmente a Seagate (que se fosse esse lixo todo não seria uma das principais até hoje, mesmo com forte concorrência). Isso pra mim não faz sentido algum e não se reflete na prática. Basta ver os números referentes a falhas. Mesmo nos piores modelos, o número de falhas é pequeno.
Obviamente HD tá longe de ser infalível, mas sem todo esse drama que vc fez. Tenho HD velho aqui que foi muito usado durante uns bons anos e só troquei porque precisei de mais espaço de armazenamento e concentrei tudo em apenas 1 HD (limitação do meu gabinete atual também que é micro ATX e bem pequeno). A única vez que perdi um HD foi devido a um bug de firmware (sim, maldita Seagate). Depois disso aprendi a ter sempre backup do que realmente importa.
E não entendi essa preferência por SSDs. No uso do dia a dia obviamente é muito superior pelos motivos óbvios, mas em termos de vida útil não.

O meu backup acumula dados de 25 anos da minha vida pessoal, as coisas mais importantes da minha vida estão nele. Sempre usei 3 Hd's externos espelhados, sendo 2 Seagate e 1 Western Digital, todos com menos de 200hs de uso e uns 5 anos de idade. Por precaução são guardados em lugares separados.

Há coisa de uns 5 meses atrás o WD simplesmente parou de ser reconhecido. Ontem, verificando a integridade pelo CrystalDiskInfo, um dos Seagate apresentou setores defeituosos. Várias fotos e arquivos em Pdf já estão corrompidos. Estou agora com apenas um Seagate funcionando bem.

Não confio em Nuvem nenhuma! Jamais deixaria meus dados pessoais com terceiros (mesmo pagando) e ainda correndo o risco de alguém ter acesso.

A solução que cheguei: gastei R$ 1900 num gravador de Bluray e em 40 discos de 50Gb cada. Estou passando tudo para midia fisica em Blurays, que duram mais de 50 anos nas condições ideais de armazenamento e se forem de boa marca (Sony original ou Toshiba Verbatim).



Não concordo com você. Se fosse assim milhões de Empresas privadas, Datacenters e até o Google não usariam Hd's.

A história já comprovou que eles são muito eficazes e confiáveis, se forem bem construídos. Ainda tenho um HD IDE da Toshiba funcionando sem badblocks desde 1998!!!

Já perdi 2 SSD's, ambos da Corsair.
.

Da série "Prevenção nunca é demais" rs. Aqui tô só nos meus HDs reservas mesmo, mas preciso dar uma segurança a mais para meus backups.
O problema dessas mídias tipo Blu Ray é que vc tem que tomar muito cuidado onde armazena e tomar muito cuidado pra não ter nenhum arranhão acidental mais forte. Mas é uma alternativa legal.
Até me lembrou que numa época eu inventei de comprar um gravador de blu ray e umas 10 mídias virgens. Hoje nem sei onde tá. :haha:
 
Cara, somente sobre vc falar como se HD fosse lixo, especialmente a Seagate (que se fosse esse lixo todo não seria uma das principais até hoje, mesmo com forte concorrência). Isso pra mim não faz sentido algum e não se reflete na prática. Basta ver os números referentes a falhas. Mesmo nos piores modelos, o número de falhas é pequeno.
Obviamente HD tá longe de ser infalível, mas sem todo esse drama que vc fez. Tenho HD velho aqui que foi muito usado durante uns bons anos e só troquei porque precisei de mais espaço de armazenamento e concentrei tudo em apenas 1 HD (limitação do meu gabinete atual também que é micro ATX e bem pequeno). A única vez que perdi um HD foi devido a um bug de firmware (sim, maldita Seagate). Depois disso aprendi a ter sempre backup do que realmente importa.
E não entendi essa preferência por SSDs. No uso do dia a dia obviamente é muito superior pelos motivos óbvios, mas em termos de vida útil não.



Da série "Prevenção nunca é demais" rs. Aqui tô só nos meus HDs reservas mesmo, mas preciso dar uma segurança a mais para meus backups.
O problema dessas mídias tipo Blu Ray é que vc tem que tomar muito cuidado onde armazena e tomar muito cuidado pra não ter nenhum arranhão acidental mais forte. Mas é uma alternativa legal.
Até me lembrou que numa época eu inventei de comprar um gravador de blu ray e umas 10 mídias virgens. Hoje nem sei onde tá. :haha:
A maioria dos HDs são porcos, seja em comparação a SSD no quesito velocidade, seja em durabilidade.

SSD1.jpg

Esse é meu SSD atual, é o segundo que já tive e nenhum jamais me deu problema em todos esses anos. O primeiro se não me engano foi 120 GB da Samsung.

A Seagate ERA a melhor de todas nos anos 2000, e só por deter o monopólio no mercado não significa nada, os produtos chineses também dominam tudo e nem por isso alguém aqui diz que são de qualidade. Muito pelo contrário.

A questão é que os HDs da Seagate são mais baratos, mas é um barato que sai caro, pois na esmagadora maioria dos casos vc compra um produto que é uma bomba relógio. Eu acho absurdo comprar algo pra não durar nem 5 anos.

HD é uma tecnologia tão boa que qualquer pancadinha manda seus dados pro espaço.

SSD dá problema? Sim, mas bem menos.

Já perdi uns 3 HDs internos e as versões externas eram piores ainda, corrompiam com facilidade.

Já começa pela garantia ser inferior a 5 anos, não tem como vc comprar (ao menos hoje) um disco rigido e ele não pifar com tão curto prazo. Porque antigamente faziam HDs que ao menos duravam acima de 5, o meu de 750 GB da Samsung (aliás, tive 2) foram assim.

Mesmo com sinal amarelo no HDTune ainda assim nenhum tinha dado o clique da morte. Mas foi só tirar um deles de um PC e ligar em outro que isso ocorreu.

Vai lá o cara dar 500, 100 reais num disco rígido e em 1, 2, 3 anos corromper os dados, e aí a gente sabe que não tem recuperação.

E pra vc exercer a garantia é difícil tanto com loja (que lava as mãos) quanto é com esses SACs, que mal atendem ou botam um mexicano no outro lado da linha...

É que é tanta bomba que eles vendem que iriam a falência se todo mundo fosse atendido de forma justa.

Eu tenho 21 TB armazenados no Google (Drive). De graça. Espalhados em várias contas. Sem contar problemas pra logar (porque o Google praticamente trava a conta que vc não vive logando), não perdi um único byte até hoje.

O que vou fazer é desses 21 analisar (em breve) tudo que seria ruim perder. O supérfluo deve ser uns 80, 90%.

Se fosse possível eu não teria nada armazenado localmente.

No máximo vc compra um SSD de uns 2 TB e o resto envia pra algum servidor. Quando quiser volta lá e baixa. Mas no dia a dia mesmo com internet rápida isso é impraticável, e jogos, programas, não tem como.

Mas daí a comprar HD de boa capacidade, não faço isso mais, prefiro ficar com bem menos e gastar mais.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo