[TÓPICO OFICIAL] O papo é PiX

O PIX Saque permitirá que todos os clientes realizem saque em um dos pontos que ofertarem o serviço. Para ter acesso aos recursos em espécie, basta que o cliente faça um PIX para o agente de saque, em dinâmica similar a de um PIX normal, a partir da leitura de um QR Code mostrado ao cliente ou a partir do aplicativo do prestador do serviço.

No PIX Troco, a dinâmica é praticamente idêntica. A diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser realizado durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o PIX é feito pelo valor total (compra + saque). No extrato do cliente, aparecerá o valor correspondente ao saque e ao valor da compra.

O limite máximo das transações do PIX Saque e do PIX Troco será de R$ 500 durante o dia e de R$ 100 no período noturno (das 20h às 6h).

 
Sobre quem respondeu até o momento:

OBS: foi em cima da resolução BCB 142, de 23/9/2021:

>>>>>>>>>>>

- BANCO PAN:

Esse eu reclamei 2x: consumidor.gov e Banco Central. É que no passado eu já havia reclamado pra esse último meio (por outro motivo) e nunca chegado resposta. Não sei se ignoraram a reclamação da época ou o email não veio, usava um provedor meio dúbio pra isso (mas a julgar pelo SAC bugado que vc sequer conseguia falar, pois não reconhecia CPF digitado, com certeza sim). Nesta aqui não resolveram NADA até agora, inclusive responderam o Consumidor.gov apenas pra constar:

************
Olá, bom dia!

Estamos em processo de resolução da sua manifestação e na finalização entraremos em contato. Aguarde nosso posicionamento.
Peço que ainda não avalie, até que seja dada a devolutiva final.

Qualquer eventual dúvida, nos acione por aqui.

Conta com a gente!
Abraços
Banco PAN
************

Tenho até 16/12 pra avaliar a queixa. O que pedi a eles foi que respeitem o mínimo de 24h pra aumentar limites (hoje é na hora). E se possível coloquem limite mínimo abaixo dos R$ 10.

>>>>>>>>>>>

- DIGIO:

Esse aí eu reclamei que não tá dando pra rebaixar o limite pra menos de 300 reais. Isso por si só é um absurdo, pois se vc for roubado será dentro desse valor. Estão respeitando o prazo de 24h pra aumentar, pelo menos.

Era pra limitarem tudo: boleto, TED e DOC.

Cagaram pra reclamação. Essa foi a resposta:



Vou ver se tem como ao menos desativar a conta corrente, e manter o cartão. Não preciso de C/C deles, tenho de outros.

>>>>>>>>>>>

- NULLBANK:

Pro "ROXINHO" o que eu reclamei foi que vc limita o PIX, mas consegue pagar boleto de qualquer valor.

Responderam isso:

Recebemos sua reclamação feita pelo Sistema de Registro de Demandas do Cidadão - RDR do Banco Central e escrevemos este email para te dar um retorno.

Em 23/09/2021 o Banco Central do Brasil publicou a Resolução BCB Nº 142, da qual dispõe sobre procedimentos e controles para prevenção de fraudes na prestação de serviços de pagamento, a serem adotados pelas instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e instituições de pagamento integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Com isso, passou a ser de dever das instituições financeiras acima, estabelecer o limite padrão máximo de R$1.000,00 (mil reais), por conta de depósitos (Contas-correntes) ou de pagamento pré-paga (como a conta do Nubank), como o valor total das movimentações de pagamento feitas entre duas pessoas físicas no período entre 20h00 e 06h00 (denominado como "Limite Noturno").

Esta norma é aplicável para as modalidades de transferências Pix e entre contas Nubank, além de pagamentos de boletos realizadas dentro do horário mencionado anteriormente. Já os pagamentos de TED somente podem ser realizados no horário comercial, até as 17h.

Contudo, apesar do Banco Central do Brasil ter estipulado o valor de R$1000.00 para o "Limite noturno" num primeiro momento, o cliente pode modificá-lo e o Nubank tem entre 24h e 48h para aprovar a solicitação de alteração. Este prazo tem o objetivo de evitar transações forçadas, prezando assim pela segurança do usuário.

Atualmente por meio de nosso aplicativo é possível alterar o seu limite Pix diurno e noturno, ambos passarão pelo período acima para aprovação. Já para alteração de limite para os demais pagamentos, no momento, a solicitação deve ser realizada por meio de nossos canais eletrônicos de atendimento, ou seja, chat e e-mail. Ao realizar esta solicitação, realizaremos uma análise de segurança, levando em consideração critérios internos e a norma aqui mencionada.

Ainda informamos que, ao estabelecer um novo limite noturno, você pode escolher seus contatos de confiança para realizar transações acima do limite, mas somente dos contatos já existentes. Neste momento, estamos fazendo este processo manualmente e, por isso, precisamos de algumas informações:

- Nome completo do contato preferencial;
- Banco

A aprovação da inclusão deste contato ocorre em, no mínimo, 24 horas após seu pedido e, para a remoção do mesmo, é só pedir através de nossos canais de atendimento.

Ainda, informamos que, por prezarmos pela transparência em nossas relações, dispomos aos nossos clientes conteúdos a respeito desta norma e de como se aplica às transações realizadas no dia a dia.

Você pode acessar as informações disponibilizadas por meio de seu aplicativo, na sessão de FAQ. E também em nosso blog por meio dos links:

https://blog.nubank.com.br/novo-limite-noturno-pix-boleto-entenda-nova-regra/
https://blog.nubank.com.br/pix-veja-detalhes-novas-medidas-seguranca-banco-central/
https://blog.nubank.com.br/pix-ainda-mais-seguro-conheca-novas-medidas-de-seguranca/

Deste modo, só se fez possível que realizasse o pagamento no valor de R$300.00, mesmo após cadastrar um limite inferior, pois o limite alterado por meio de seu aplicativo referia-se apenas ao limite Pix. Para alterar o limite para pagamento de boletos, pedimos por gentileza que entre em contato com nossos canais eletrônicos de atendimento, informando o valor desejado, para que possamos te auxiliar.

Caso tenha alguma dúvida, é só entrar em contato conosco.

Atenciosamente,

Glau A.

**********
Atualmente por meio de nosso aplicativo é possível alterar o seu limite Pix diurno e noturno, ambos passarão pelo período acima para aprovação. Já para alteração de limite para os demais pagamentos, no momento, a solicitação deve ser realizada por meio de nossos canais eletrônicos de atendimento, ou seja, chat e e-mail. Ao realizar esta solicitação, realizaremos uma análise de segurança, levando em consideração critérios internos e a norma aqui mencionada.
**********

OK, passei um email hoje pedindo que seja podado o boleto também. Vamos ver o que respondem. Mas se o app não contempla isso, então é zuado o sistema, pois como eu avisei o BANCO INTER coloca tudo na tela de limites:

- PIX pra vc ou pra terceiros
- PIX pra favoritos
- Boletos
- TEDs e DOCs

Rebaixa até pra 1 centavo se desejar. Então se o INTER consegue, quem não coloca tá de sacanagem. Não tem nada de especial no INTER.

>>>>>>>>>>>
PAG(IN)SEGURO:
>>>>>>>>>>>

Ainda não responderam. Reparem que eu reclamei com eles no mesmo dia dos outros. O motivo foi essa p.utaria de esperar 8-10 dias pra qualquer nova alteração.

Eu tinha colocado todo meu $$$$$$ lá, mas tirei tudo. É bem ruim esse UOL, havia investido em CDB com 200% de CDI, quando vi o $$$$$$ ser reaplicado, um dos reinvestimentos foi no 120% de CDI (não solicitei isso) e ainda por cima o montante total vi ser reduzido em R$ 20 (CDB rende uma miséria, mas tenho certeza que os R$ 5 mil investidos, que é o máximo que eles permitem, havia rendido mais).

Se vc resolver tirar todo o $$$$$ vai ver que o lucro (provavelmente devido a impostos, que todo CDB tem) é bem similar ao de uma poupança.

Da forma como está hoje, se vc colocar um limite de 1000 reais (pra fazer PIX pra alguém) só daqui a 8 dias vc consegue rebaixar ou aumentar. Nenhum outro banco funciona assim.

Vejam que eu fui defensor de prazos extensos, porém pra reduzir não pode haver prazo ALGUM. Tem que ser na hora.

E pra aumentar eu quero poder customizar o prazo.

Sem contar que pela resolução do BACEN não consta nada disso. Apenas 24-48h.

Já estamos em Dezembro e os caras flagrantemente descumprem as regras do jogo. Ah, e claro, vc paga boleto de qualquer importância. E sem sequer pedir senha.

O Bradesco pelo visto agora tá pedindo senha de 4 dígitos pra tudo: reduzir ou aumentar limite PIX, pagar boletos...

Se for assim então tá ótimo.

>>>>>>>>>>>
SOFISA e WILL BANK
>>>>>>>>>>>

Ainda não responderam. O erro é aumentar no mesmo instante.

*******
>>>>>>>>>>>
ONDE VALE A PENA DEIXAR O $$$$$$$ HOJE
>>>>>>>>>>>

Eu agora só deixo todo meu $$$$$ no banco INTER.

Infelizmente não tem CDB diário que preste lá. E o cartão de crédito deles é um lixo, nunca aumentaram meu limite de R$ 1 mil, o Nullbank sim, já foi pra 4300.

Mas se for por conta de cartão é só usar outro banco que vc já tenha.

Sugiro que todos façam o mesmo, não tem app mais seguro que esse.

Motivos pra que esse seja o banco mais apropriado:

1) Tem débito automático pra fatura de cartão. Infelizmente o Nullbank não tem ainda, fiz uma compra parcelada mas todo mês vou ter que ir lá e mandar pagar manualmente. O INTER desconta do saldo no vencimento.

2) Limita PIX, TED/DOC e boletos, e vc pode botar o valor mínimo possível;

3) Faz várias perguntas se vc botar que esqueceu a senha, pra recuperar acesso.

Exemplo: se eu botar o CPF vou ter que informar também data de nascimento, número do RG e nome da mãe. Se ainda assim informar isso vou ter que colocar a numeração do cartão de crédito.

Contrastem isso com o Nullbank, C6 e alguns outros apenas recuperando via SMS / código enviado pra email.

4) Burocracia pra mudar dados cadastrais.

<<<<<<>>>>>>>>>
INSEGURANÇA DURANTE O USO DO APP
<<<<<<>>>>>>>>>

O app permite logar com biometria. Mas eu preferi desligar isso, e acho melhor, tendo que digitar a senha toda vez.

O erro do INTER é não deslogar depois de poucos minutos ou simplesmente exigir biometria/senha se vc minimizar a tela e for pra outro app/fazer outra coisa no smartphone. Coisa que o Nullbank faz.

Mas pra contornar isso basta deslogar/mandar sair, depois de fazer o que vc quer no internet banking.
 
Atualizando (PIX):

- OBS: Sofisa ainda vai me contactar, por telefone. Will Bank não respondeu.

Vejam a ideia dos políticos de SP:



Arrumar apps tenebrosos, que é bom, naaaaaaaaaada.

O INTER agora permite até limitar PIX saque e troco. Botaram R$ 500 de dia e 100 à noite.

Infelizmente não pude testar pagamento de boletos por eles hoje (OBS: não confundir pagar boleto via PIX, me refiro a escanear ou digitar código de barras, da forma antiga), coloquei o código e não passava da tela (só carregava). E no PC inexiste essa opção, apenas débito. Vou checar depois.

Seguem mais updates:

*********
NUBANK
*********

(email que me mandaram)

Limitaram em R$ 1 o pagamento de boleto. Porém o aviso disse que era só pro período noturno. Mandei outro email pedindo pra ser de dia também.

No app só limitam PIX (horários diurno e noturno), pra esses cenários:

*********
* Valor máximo para a soma de todas as transferências e pagamentos que você realizar para pessoas físicas. Se aplicam a todas as transações, incluindo pagamentos por QR Code, chave PIX, PIX copia e cola e dados bancários
*********

Mas não é isso que deveria estar lá também. É pra pagamentos de boleto que podem implicar em remessa de $$$$ pra conta bancária de alguma pessoa não autorizada. Lembram? Essa é uma "brecha" tanto quanto vc sacar no caixa 24 Horas.

O Nubank respondeu:

Recebemos sua reclamação feita pelo Sistema de Registro de Demandas do Cidadão - RDR do Banco Central e escrevemos este email para te dar um retorno.

Em 23/09/2021 o Banco Central do Brasil publicou a Resolução BCB Nº 142, da qual dispõe sobre procedimentos e controles para prevenção de fraudes na prestação de serviços de pagamento, a serem adotados pelas instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e instituições de pagamento integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Com isso, passou a ser de dever das instituições financeiras acima, estabelecer o limite padrão máximo de R$1.000,00 (mil reais), por conta de depósitos (Contas-correntes) ou de pagamento pré-paga (como a conta do Nubank), como o valor total das movimentações de pagamento feitas entre duas pessoas físicas no período entre 20h00 e 06h00 (denominado como "Limite Noturno").

Esta norma é aplicável para as modalidades de transferências Pix e entre contas Nubank, além de pagamentos de boletos realizadas dentro do horário mencionado anteriormente. Já os pagamentos de TED somente podem ser realizados no horário comercial, até as 17h.

Contudo, apesar do Banco Central do Brasil ter estipulado o valor de R$1000.00 para o "Limite noturno" num primeiro momento, o cliente pode modificá-lo e o Nubank tem entre 24h e 48h para aprovar a solicitação de alteração. Este prazo tem o objetivo de evitar transações forçadas, prezando assim pela segurança do usuário.

Atualmente por meio de nosso aplicativo é possível alterar o seu limite Pix diurno e noturno, ambos passarão pelo período acima para aprovação. Já para alteração de limite para os demais pagamentos, no momento, a solicitação deve ser realizada por meio de nossos canais eletrônicos de atendimento, ou seja, chat e e-mail. Ao realizar esta solicitação, realizaremos uma análise de segurança, levando em consideração critérios internos e a norma aqui mencionada.

Ainda informamos que, ao estabelecer um novo limite noturno, você pode escolher seus contatos de confiança para realizar transações acima do limite, mas somente dos contatos já existentes. Neste momento, estamos fazendo este processo manualmente e, por isso, precisamos de algumas informações:

- Nome completo do contato preferencial;
- Banco

A aprovação da inclusão deste contato ocorre em, no mínimo, 24 horas após seu pedido e, para a remoção do mesmo, é só pedir através de nossos canais de atendimento.

Ainda, informamos que, por prezarmos pela transparência em nossas relações, dispomos aos nossos clientes conteúdos a respeito desta norma e de como se aplica às transações realizadas no dia a dia.

Você pode acessar as informações disponibilizadas por meio de seu aplicativo, na sessão de FAQ. E também em nosso blog por meio dos links:

https://blog.nubank.com.br/novo-limite-noturno-pix-boleto-entenda-nova-regra/
https://blog.nubank.com.br/pix-veja-detalhes-novas-medidas-seguranca-banco-central/
https://blog.nubank.com.br/pix-ainda-mais-seguro-conheca-novas-medidas-de-seguranca/

Deste modo, só se fez possível que realizasse o pagamento no valor de R$300.00, mesmo após cadastrar um limite inferior, pois o limite alterado por meio de seu aplicativo referia-se apenas ao limite Pix. Para alterar o limite para pagamento de boletos, pedimos por gentileza que entre em contato com nossos canais eletrônicos de atendimento, informando o valor desejado, para que possamos te auxiliar.

Caso tenha alguma dúvida, é só entrar em contato conosco.

Atenciosament
e,

Glau A.

Percebam aí que pra contatos favoritos/autorizados, ao contrário do banco INTER, eles pedem que vc informe falando com um dos canais de atendimento. Claro que esse pedido leva pelo menos 24 horas (mais uma prova que pra tudo o BACEN mandou esperar 1 dia, no mínimo).

Mas é temerário que vc possa fazer essa inclusão de qualquer forma. Lembram que por telefone/SAC qualquer um pode se passar pela vítima? Deveria ser obrigatório fazer isso apenas pelo app (não vi se por telefone deixam), mas (aí que tá): deveria pedir senha de novo pra poder adicionar alguém (tipo parente, pra poder burlar limite diário de PIX).

Quando falo "pedir senha de novo" não é pra encher o saco do dono da conta, é porque se ela for hackeada ou o aparelho roubado de alguma forma, a burocracia A MAIS (pedir senha pra confirmar o PIX, mesmo estando tudo certo, cumpre esse requisito) já é um empecilho pro invasor, podendo barrar que ele cause algum dano.

Mesmo com limite PIX rebaixado pra 1 centavo pra tudo, e esse R$ 1 pra boletos de NOITE, eu consegui pagar R$ 35 de boleto DE DIA. Pelo Nubank. Ainda aguardo resposta deles dizendo se vão rebaixar também pra de DIA.

*********
BANCO PAN
*********

Esse tem 2 problemas: mínimo de R$ 10 pra limite, e não existe espera alguma pra vc aumentar. Ou seja, aumenta e rebaixa no mesmo instante, desde que saiba a senha do cartão de débito/crédito (de 4 dígitos).

Mas lembram que falei que a resolução obriga a mínimo de 24 horas pra aumentar limites?

Olhem a resposta deles.


Se lixaram pra essa norma.

Então pra que servem todas essas leis e determinações se o Banco Central só tem serventia pra encaminhar demandas? Se não fiscaliza ninguém?

*********
PAG (IN) SEGURO
*********

Como esperado não mudaram uma vírgula. Esse atualmente está assim:

- Respeita as 24 horas pra aumentos de limite. Assim como vários outros bancos.

- No entanto não existe limitação pra pagar boletos, TED/DOC e nem pede senha alguma pra qualquer transação, incluindo PIX. Se vc for roubado com o app aberto, já era (OBS: o Banco Inter também tem essa falha, de não pedir senha pra RECONFIRMAR TRANSAÇÕES).

- O maior problema (de todos) é que uma vez que vc altere o limite, pra MAIS OU MENOS, eles pedem 8-10 dias pra vc alterar qualquer coisa de novo.

Ou seja, se dia 10 eu quiser aumentar pra R$ 1000 meu limite PIX, dia 11 vou conseguir. Mas só dia 18 ou 20 vou ser capaz de rebaixar pra R$ 1 de novo. Significa que esse tempo todinho minha conta vai ficar com limite que não quero ter.

TODOS OS BANCOS sem exceção permitem rebaixar limite. Na mesma hora! A espera é só pra aumentar.

Resposta deles:


Aí alguém vai dizer: pô, mas vc não era favorável a prazo extenso pra mexer em limite?

Claro!

Mas pra rebaixar, não. Tem que ser na hora. Só que o app não deixa. Vc altera o que quer 1x, a próxima só em 10 dias. Aí não dá pra ficar alternando entre aumentar e reduzir.

Tem dias que eu aumento meu $$$$$$ do BANCO INTER pra fazer de forma programada um pagamento de R$ 400. Aí subo de 0.01 pra R$ 400. Mas assim que gasto onde preciso, já rebaixo.

Essa é a lógica da parada.

Da forma como esse UOL coloca, não dá pra fazer isso. Sem contar que isso é só PIX, não envolve DOC/TED e boletos. É patético.


P.S. O Nubank respondeu, mas não mudou a possibilidade de se pagar boletos DE DIA. Alá:

***************
Esclarecemos que a funcionalidade de limite diurno e noturno está disponível para transações Pix. Deste modo, atualmente, para pagamento de boletos, a limitação de valor ocorre apenas para pagamentos no período noturno e já está ajustada conforme solicitação.
***************

Taí mais uma prova da esculhambação. De que essas regrinhas todas valem menos que papel higiênico! Qual a dificuldade que esses bancos tem de ajeitar esses apps pra limitar tudo de uma vez?

Tem que ser muito cretino mesmo.

A minha próxima medida será bem simples, desativar essas contas correntes nesses bancos infratores. Não vejo necessidade de ter 500 contas + 500 cartões, se eu tô guardando tudo no INTER, então usarei apenas o cartão dos outros.

Quanto ao banco INTER, abri mais uma queixa no Banco Central, porque comprovadamente o recurso de pagar boletos parou de funcionar. De vez. Se é que um dia pegou. E não, não é pagar via PIX. É digitando o código de barras manualmente.

Não sei se o motivo de não avançar a tela é porque rebaixei os limites, eles vão ter que investigar.
 
Última edição:
Atualizando (PIX):

- OBS: Sofisa ainda vai me contactar, por telefone. Will Bank não respondeu.

Vejam a ideia dos políticos de SP:



Arrumar apps tenebrosos, que é bom, naaaaaaaaaada.

O INTER agora permite até limitar PIX saque e troco. Botaram R$ 500 de dia e 100 à noite.

Infelizmente não pude testar pagamento de boletos por eles hoje (OBS: não confundir pagar boleto via PIX, me refiro a escanear ou digitar código de barras, da forma antiga), coloquei o código e não passava da tela (só carregava). E no PC inexiste essa opção, apenas débito. Vou checar depois.

Seguem mais updates:

*********
NULLBANK
*********

(email que me mandaram)

Limitaram em R$ 1 o pagamento de boleto. Porém o aviso disse que era só pro período noturno. Mandei outro email pedindo pra ser de dia também.

No app só limitam PIX (horários diurno e noturno), pra esses cenários:

*********
* Valor máximo para a soma de todas as transferências e pagamentos que você realizar para pessoas físicas. Se aplicam a todas as transações, incluindo pagamentos por QR Code, chave PIX, PIX copia e cola e dados bancários
*********

Mas não é isso que deveria estar lá também. É pra pagamentos de boleto que podem implicar em remessa de $$$$ pra conta bancária de alguma pessoa não autorizada. Lembram? Essa é uma "brecha" tanto quanto vc sacar no caixa 24 Horas.

O Nullbank respondeu:

Recebemos sua reclamação feita pelo Sistema de Registro de Demandas do Cidadão - RDR do Banco Central e escrevemos este email para te dar um retorno.

Em 23/09/2021 o Banco Central do Brasil publicou a Resolução BCB Nº 142, da qual dispõe sobre procedimentos e controles para prevenção de fraudes na prestação de serviços de pagamento, a serem adotados pelas instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e instituições de pagamento integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Com isso, passou a ser de dever das instituições financeiras acima, estabelecer o limite padrão máximo de R$1.000,00 (mil reais), por conta de depósitos (Contas-correntes) ou de pagamento pré-paga (como a conta do Nubank), como o valor total das movimentações de pagamento feitas entre duas pessoas físicas no período entre 20h00 e 06h00 (denominado como "Limite Noturno").

Esta norma é aplicável para as modalidades de transferências Pix e entre contas Nubank, além de pagamentos de boletos realizadas dentro do horário mencionado anteriormente. Já os pagamentos de TED somente podem ser realizados no horário comercial, até as 17h.

Contudo, apesar do Banco Central do Brasil ter estipulado o valor de R$1000.00 para o "Limite noturno" num primeiro momento, o cliente pode modificá-lo e o Nubank tem entre 24h e 48h para aprovar a solicitação de alteração. Este prazo tem o objetivo de evitar transações forçadas, prezando assim pela segurança do usuário.

Atualmente por meio de nosso aplicativo é possível alterar o seu limite Pix diurno e noturno, ambos passarão pelo período acima para aprovação. Já para alteração de limite para os demais pagamentos, no momento, a solicitação deve ser realizada por meio de nossos canais eletrônicos de atendimento, ou seja, chat e e-mail. Ao realizar esta solicitação, realizaremos uma análise de segurança, levando em consideração critérios internos e a norma aqui mencionada.

Ainda informamos que, ao estabelecer um novo limite noturno, você pode escolher seus contatos de confiança para realizar transações acima do limite, mas somente dos contatos já existentes. Neste momento, estamos fazendo este processo manualmente e, por isso, precisamos de algumas informações:

- Nome completo do contato preferencial;
- Banco

A aprovação da inclusão deste contato ocorre em, no mínimo, 24 horas após seu pedido e, para a remoção do mesmo, é só pedir através de nossos canais de atendimento.

Ainda, informamos que, por prezarmos pela transparência em nossas relações, dispomos aos nossos clientes conteúdos a respeito desta norma e de como se aplica às transações realizadas no dia a dia.

Você pode acessar as informações disponibilizadas por meio de seu aplicativo, na sessão de FAQ. E também em nosso blog por meio dos links:

https://blog.nubank.com.br/novo-limite-noturno-pix-boleto-entenda-nova-regra/
https://blog.nubank.com.br/pix-veja-detalhes-novas-medidas-seguranca-banco-central/
https://blog.nubank.com.br/pix-ainda-mais-seguro-conheca-novas-medidas-de-seguranca/

Deste modo, só se fez possível que realizasse o pagamento no valor de R$300.00, mesmo após cadastrar um limite inferior, pois o limite alterado por meio de seu aplicativo referia-se apenas ao limite Pix. Para alterar o limite para pagamento de boletos, pedimos por gentileza que entre em contato com nossos canais eletrônicos de atendimento, informando o valor desejado, para que possamos te auxiliar.

Caso tenha alguma dúvida, é só entrar em contato conosco.

Atenciosament
e,

Glau A.

Percebam aí que pra contatos favoritos/autorizados, ao contrário do banco INTER, eles pedem que vc informe falando com um dos canais de atendimento. Claro que esse pedido leva pelo menos 24 horas (mais uma prova que pra tudo o BACEN mandou esperar 1 dia, no mínimo).

Mas é temerário que vc possa fazer essa inclusão de qualquer forma. Lembram que por telefone/SAC qualquer um pode se passar pela vítima? Deveria ser obrigatório fazer isso apenas pelo app (não vi se por telefone deixam), mas (aí que tá): deveria pedir senha de novo pra poder adicionar alguém (tipo parente, pra poder burlar limite diário de PIX).

Quando falo "pedir senha de novo" não é pra encher o saco do dono da conta, é porque se ela for hackeada ou o aparelho roubado de alguma forma, a burocracia A MAIS (pedir senha pra confirmar o PIX, mesmo estando tudo certo, cumpre esse requisito) já é um empecilho pro invasor, podendo barrar que ele cause algum dano.

Mesmo com limite PIX rebaixado pra 1 centavo pra tudo, e esse R$ 1 pra boletos de NOITE, eu consegui pagar R$ 35 de boleto DE DIA. Pelo Nullbank. Ainda aguardo resposta deles dizendo se vão rebaixar também pra de DIA.

*********
BANCO PAN
*********

Esse tem 2 problemas: mínimo de R$ 10 pra limite, e não existe espera alguma pra vc aumentar. Ou seja, aumenta e rebaixa no mesmo instante, desde que saiba a senha do cartão de débito/crédito (de 4 dígitos).

Mas lembram que falei que a resolução obriga a mínimo de 24 horas pra aumentar limites?

Olhem a resposta deles.


Se lixaram pra essa norma.

Então pra que servem todas essas leis e determinações se o Banco Central só tem serventia pra encaminhar demandas? Se não fiscaliza ninguém?

*********
PAG (IN) SEGURO
*********

Como esperado não mudaram uma vírgula. Esse atualmente está assim:

- Respeita as 24 horas pra aumentos de limite. Assim como vários outros bancos.

- No entanto não existe limitação pra pagar boletos, TED/DOC e nem pede senha alguma pra qualquer transação, incluindo PIX. Se vc for roubado com o app aberto, já era (OBS: o Banco Inter também tem essa falha, de não pedir senha pra RECONFIRMAR TRANSAÇÕES).

- O maior problema (de todos) é que uma vez que vc altere o limite, pra MAIS OU MENOS, eles pedem 8-10 dias pra vc alterar qualquer coisa de novo.

Ou seja, se dia 10 eu quiser aumentar pra R$ 1000 meu limite PIX, dia 11 vou conseguir. Mas só dia 18 ou 20 vou ser capaz de rebaixar pra R$ 1 de novo. Significa que esse tempo todinho minha conta vai ficar com limite que não quero ter.

TODOS OS BANCOS sem exceção permitem rebaixar limite. Na mesma hora! A espera é só pra aumentar.

Resposta deles:


Aí alguém vai dizer: pô, mas vc não era favorável a prazo extenso pra mexer em limite?

Claro!

Mas pra rebaixar, não. Tem que ser na hora. Só que o app não deixa. Vc altera o que quer 1x, a próxima só em 10 dias. Aí não dá pra ficar alternando entre aumentar e reduzir.

Tem dias que eu aumento meu $$$$$$ do BANCO INTER pra fazer de forma programada um pagamento de R$ 400. Aí subo de 0.01 pra R$ 400. Mas assim que gasto onde preciso, já rebaixo.

Essa é a lógica da parada.

Da forma como esse UOL coloca, não dá pra fazer isso. Sem contar que isso é só PIX, não envolve DOC/TED e boletos. É patético.

Mais alguém além de mim ficou com vontade de socar esse tal Carlos Mendonça? O Sujeito arcaico que não entende nada de evolução e modernidade, e que só sabe xingar e denegrir os outros ao invés de usar argumentos.
 
Mais alguém além de mim ficou com vontade de socar esse tal Carlos Mendonça? O Sujeito arcaico que não entende nada de evolução e modernidade, e que só sabe xingar e denegrir os outros ao invés de usar argumentos.
Somo dois. Ele se resume a isso:

8a3b4ad0ca7b8d41eb0c93e28f0febf5d094f6f2.jpeg
 
Segue um resumo da situação dos bancos até agora (07/12):

Ah, antes disso, viram que esse político palhaço que queria proibir o PIX em SP retirou o projeto? :bwahaha:

Todo dia rola algo assim, e na TV o Datena a cada programa menciona a tal "quadrilha PIX", se o gato de estimação da vizinha for roubado, também só podem ter sido eles... :coolface:

Ninguém nega que tipo 15, 17 roubos de celular POR HORA são alarmantes. Mas bastaria umas modificaçõezinhas nos apps pra melhorarem essas estatísticas de $$$$$ desviada... consideravelmente. ;)

E sobre tudo que falei abaixo, eu acho que as instituições citadas deveriam tomar um processo de alguém pra que cumpram o que as normas (e CDC) dizem. Nem o básico eles seguem, vejam que fui profético ao dizer que iriam fazer de qualquer jeito, ainda que estourado o prazo de 16/11, e olhem que fui otimista em achar que poderiam no futuro colocar prazos máximos maiores.

Nem o mínimo alguns colocaram...

- A Resolução 142 do Banco Central (de 23/09) diz que devem oferecer meios de limitar tudo isso abaixo. Se eu reduzir pra R$ 100 (digamos que esteja 1000), isso ocorre no mesmo instante. Não pode haver demora para reduções. Já para aumentos (tipo sair de 100 pra 101), é o inverso: tem que haver no mínimo 1 dia pra subir, máximo de 48h.

O que deve ser contemplado:

I - transações realizadas no âmbito de arranjos de pagamento de transferência com emprego de instrumentos de pagamento com função que permita a movimentação de:

a) contas de depósitos; ou
b) contas de pagamento pré-pagas;

II - transferências entre contas na própria instituição;
III - Transferência Eletrônica Disponível (TED);
IV - transação de pagamento instantâneo (Pix);
V - transferências por meio de Documento de Crédito (DOC); e
VI - boletos de pagamento.

Notem que boleto está separado de PIX. É que se pode pagar boletos via PIX, mas também sem o uso dele, descontando do saldo.

Assim como se pode comprar no cartão de débito ou pelo crédito. O SOFISA antes era "crébito" (compra na função crédito, mas à vista e tirando do saldo), mas agora eles tem cartão de crédito mesmo, que até mandei pedir.

Todos os bancos que não permitam limitar todos esses itens e que não respeitem o prazo mínimo de 24h estão irregulares. Daria inclusive pra pinçar artigos do Código do Consumidor, como esse:

**********
Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

§ 1° A reexecução dos serviços poderá ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.
§ 2° São impróprios os serviços que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que não atendam as normas regulamentares de prestabilidade.
**********

E outros relativos a segurança, limite quantitativo, etc. que não vou abordar pra não me estender. O CDC é uma das poucas ferramentas no direito aqui no BRASIL que vale a pena se aprofundar.

Agora notem que (ao menos não vi) não existe menção alguma a saques em dinheiro vivo, em caixas da rede Banco24Horas. Alguns como Nullbank cobram parece que R$ 6 por cada vez, outros tipo INTER até onde sei são isentos. Nunca tentei sacar com bancos exclusivamente digitais. Mas é possível.

E claro, seria mais uma forma de um meliante obter recursos financeiros da vítima. Suponham que ela seja sequestrada, e arrumem um meio de sacar em algum terminal...

De todos os bancos que verifiquei, até agora esse é o resultado:

*********
ITAÚ
*********

Não acho que ofereçam limite de boleto, DOC/TED, apenas PIX. Vi brevemente na conta de um parente, pois meu ITAÚ estou sem poder acessar.

**************
NÃO SEI O STATUS DE:
Caixa Econômica, Banco do BRASIL e Santander
**************

Mas com certeza são iguais ao BRADESCO. O CAIXA TEM é um que não limita NADA, vc faz o PIX que quiser.

*********
BRADESCO
*********

Limita PIX, e respeita as 24h pra aumentar. No entanto comprovadamente permite fazer DOC/TED e pagar boletos, ontem mesmo paguei R$ 500 com PIX a R$ 1. Reclamei disso no Banco Central.

O BANCO NEXT é do BRADESCO também, e só fala de PIX, não de DOC/TED/boletos.

*********
SOFISA / WILL BANK / BANCO PAN
*********

1) O SOFISA desrespeita 100% da resolução, pra PIX e todo o resto. Se lixaram pras queixas, ligou uma atendente visivelmente enrolando e achando que sou otário, pois na argumentação apenas dizia que pra aumentar acima dos R$ 1000 noturnos teria de falar com eles, que a resolução não era sobre nada mais, mas não foi em cima disso, e sim que vc não pode reduzir pra tipo R$ 1 (ou 0.01) e na mesma hora subir, teria de haver 24h de espera.

Reclamei até de novo, mas devem repetir a resposta. É triste, pois esse foi o primeiro banco que usei tem uns 6 anos, mas decaiu totalmente. Se vc não quiser perder todo seu $ não os utilize em hipótese ALGUMA, até que tomem vergonha na cara e corrijam o app.

2) O WILL BANK (antigo MEUPAG) também descumpre totalmente, e na resposta tiveram a capacidade de dizer o seguinte:

*********
O nosso aplicativo possui um trava de limite máximo diário para transferências, seja via PIX ou TED, de até R$10.000,00. Caso precise transferir valor superior a esse, será necessário submeter à análise da nossa equipe, cujo prazo mínimo é de 24h.

Sendo assim, estamos aderentes à resolução mencionada. Todavia, estamos trabalhando intensamente para aperfeiçoar nossos serviços e proporcionar uma experiência cada vez melhor para você.
*********

Quem redigiu isso aí tirou essa resposta do C.U. Pois vc pode até rebaixar os limites pra R$ 1, mas se quiser subir pra 2, 20, 8000 reais, pode, na mesma hora. Sem trava = sem segurança ALGUMA. E não apenas PIX. Na prática é como se sua conta corrente estivesse escancarada 24h/dia pro $$$$$$ depositado nela ir embora.

3) BANCO PAN = também descumprem tudo. E não ligaram pra nada do que foi explicado.

***************

*********
C6 BANK
*********

Queria destacar esse (é conta corrente e cartão), pois ontem mandaram uma versão nova do app em que disseram isso:

**********************

Defina o limite máximo para suas transações - você pode ajustar no app os seus limites de transferências (TED, TEF e PIX) e conferir seu limite de saque. Além de definir o valor máximo das transações, você também pode escolher o início do horário do seu limite noturno - mais segurança para sua conta!

**********************

Dentro do app consta isso:

**********

O aumento de limite ocorrerá em um período mínimo de 24h. Sexta, sábado ou véspera de feriado, no próximo dia útil às 10h. A redução de limite é imediata.

**********

Mostram assim:

1) PIX

-- Diário
-- Para contatos seguros: Noturno, das 20 às 05:59h
-- Horário do limite noturno

2) TEF, transferência entre contas C6

Repete as 3 alternativas anteriores

3) TED, transferência para outros bancos

-- Diário

4) Saque

-- Diário
-- Para contatos seguros: Noturno, das 20 às 05:59h

O C6 é até agora o único banco de todos que eu tenho cadastro que permite limitar saque. E é aquele feito em caixas 24HORAS. No "AJUDA" eles dizem que não são cobradas taxas, mas há quantidade máxima, por dia, semana e mês (quantas eu teria que perguntar, pois depende do tipo de conta que vc tenha). Logo abaixo dizem: por dia, de 6 às 20h, R$ 500 por saque. E das 20 às 6h, R$ 100. Saque na função crédito (deve ser descontando do limite do cartão) cobra R$ 5 de tarifa por cada um.

Então vejam só: eu comentei lá atrás que era sacanagem vc não poder limitar também saque em espécie nesses caixas eletrônicos. Que essa seria mais uma brecha pros ladrões.

E pela primeira vez aparece um banco permitindo que o cliente ajuste isso.

Que sequer está mencionado na resolução 142.

Mas ajuste pra diminuir! E sim, o C6 pede pra esperar 24h se vc após reduzir quiser aumentar de novo saques e o resto.

O que prova meu ponto que a instituição bancária que não customiza nada (ou faz isso parcialmente) é CANALHA ou preguiçosa. Ou as duas coisas...

Mas infelizmente apesar dessa lista toda, tem ainda 2 problemas: nenhuma menção a boletos, e você não pode informar um valor inferior a 100 reais. Pra nada. Antes dessa versão nova eu conseguia botar 0.01 pro PIX diário.

A lógica de valor mínimo até hoje não me explicaram.


*********
BANCO INTER
*********

O pagamento de boleto digitando código ou escaneando não está funcionando. Comprovadamente. Ainda aguardo resposta final para essa queixa.

Se não existir mais como pagar boleto sem usar o PIX, aí OK (mas eles precisariam retirar essa opção antiga), do contrário se a transação funcionar mesmo com limite reduzido, aí não estão cumprindo.

É o único que está respeitando o que diz aquela resolução 142. Você limita, e se quiser aumentar precisa esperar 24h.

Por esse e outros motivos eu só coloco meu $$$$$$ lá, agora.

Pena que o cartão deles me dê limite que nunca aumenta, e não tenha opção boa de CDB.


*********
DIGIO
*********

Descumprem, pois embora aguardem 24h pra aumentos, vc não consegue informar valor inferior a R$ 300. E não existem opções pra limitar pagamentos de boletos e DOC/TED.

*********
PICPAY
*********

Só vi reduções pro PIX, tem 24h pra aumentos. Mas pra pagar boletos e fazer TED (não tem DOC lá) não achei. Eu teria de testar, mas só de não existir essa alternativa internamente já indica que estão cumprindo apenas o PIX. Reparem que esse (assim como INTER e outros) é um que permite rebaixar pra 1 centavo. O BRADESCO rebaixa pra 1 real limite diário.

*********
PAGSEGURO
*********

Não restringe pagamentos de boletos e nem transferências que acredito serem por TED. Se você entrar na tela de limitar PIX, vai conseguir reduzir, e pra aumentos de fato eles esperam 24 horas, enquanto isso fica em análise.

Mas tem um problema sério que não se repete pra nenhum outro banco: após redução ou aumento de limite PIX ser feito, a próxima modificação precisa aguardar 10 dias. Ou seja, não existe o esquema de você customizar quanto quer de limite pro dia seguinte, fazer o PIX (ou pagar sua conta, tipo a de luz), e logo em seguida rebaixar.

Tornando inócuo tudo que mudaram no app.

Significa que se eu botei o limite em R$ 1000 pra usar amanhã, após isso terei de aguardar 10 dias pra rebaixar (ou subir além dos R$ 1000). Totalmente irregular.

Vejam que fui defensor do cliente ter prazos bem maiores (pois 24-48h é ridículo, já teve caso de pessoa sequestrada que ficou 1 dia no cativeiro até transferir o $$$$$), mas 1) não pode rolar prazo pra reduzir limites, não é pra ser assim; e 2) o prazo máximo ou respeita as 48h do BACEN ou vc customizaria pra quanto quisesse, poderia ser 3, 4 dias, no lugar desses 10. De forma arbitrária eles mandam vc aguardar 10.

E pior ainda: eles limitam pra tudo, não existe distinção tipo "PIX pra mesmo CPF", ou "PIX pra outras contas/terceiros", ou "PIX no valor X de noite", ou ainda "PIX com limite maior pra contatos cadastrados", e por aí vai.

App totalmente porco com o padrão UOL de qualidade.

*********
NULLBANK
*********

Respeita 24h pra aumentar PIX. Mas não limita boletos e nem deve fazer o mesmo pra DOC/TED.

Esse ainda está em andamento minha reclamação, mas como demonstrei está zoado até para cadastro de contatos favoritos (que burlam limites de PIX). Não deveria ser possível incluir ninguém sem botar senha pelo app, por email ou chat não há segurança, alguém acharia legal modificar dados cadastrais por esses meios também? Ou quem sabe ligando no SAC incluir parente pra receber PIX maior?

Lembrando que pra esse cadastro (ex: de parente pra ter limite PIX maior) também o BACEN manda aguardar 24h pra efetivar.
 
Última edição:
No caso desses vazamentos nunca foi bancos ou instituições financeiras conhecidas nacionalmente e com renome, pq essas sabem bem o que acontece com a imagem pública delas no caso de vazamentos.
 
:sefu:

Após notar o valor que foi parar em sua conta, o cidadão decidiu comprar uma casa própria com o dinheiro. Quando a emissora notou o erro e entrou em contato para pedir a quantia de volta, ele afirmou que não tinha como devolver.

 
:sefu:

Após notar o valor que foi parar em sua conta, o cidadão decidiu comprar uma casa própria com o dinheiro. Quando a emissora notou o erro e entrou em contato para pedir a quantia de volta, ele afirmou que não tinha como devolver.

A Rede Globo conseguiu recuperar na Justiça o imóvel adquirido com Pix errado de 318 mil reais que um funcionário de RH da empresa fez acidentalmente. O erro aconteceu em dezembro de 2021 e ao ver a quantia na conta, o homem que recebeu o montante logo adquiriu um imóvel.

O juiz responsável pelo caso entendeu que Marco Antônio Rodrigues dos Santos fez uso de um dinheiro que não lhe pertencia. A decisão fez com que as contas do homem fossem bloqueadas e, além disso, o imóvel adquirido ficou inacessível por meio do Banco Central. Ou seja, agora a casa pertence à emissora até que termine os recursos de defesa. Mas mesmo com a decisão, ainda cabe recurso em segunda instância.
 
A Rede Globo conseguiu recuperar na Justiça o imóvel adquirido com Pix errado de 318 mil reais que um funcionário de RH da empresa fez acidentalmente. O erro aconteceu em dezembro de 2021 e ao ver a quantia na conta, o homem que recebeu o montante logo adquiriu um imóvel.

O juiz responsável pelo caso entendeu que Marco Antônio Rodrigues dos Santos fez uso de um dinheiro que não lhe pertencia. A decisão fez com que as contas do homem fossem bloqueadas e, além disso, o imóvel adquirido ficou inacessível por meio do Banco Central. Ou seja, agora a casa pertence à emissora até que termine os recursos de defesa. Mas mesmo com a decisão, ainda cabe recurso em segunda instância.

Se f****, quis dar uma de espertão. :haha: :haha: :haha: Agora a Rede Globo tinha que ir até o final na justiça para arrancar as devidas indenizações por todo o transtorno gerado pra ele aprender.
 
Última edição:
Lucro com Pix atrai PCC para roubos de celular em bairros nobres de SP


Os altos lucros obtidos por quadrilhas que fazem roubos por meio do Pix, ferramenta de pagamento instantâneo, atraíram a atenção do Primeiro Comando da Capital (PCC), conforme investigação da Polícia Civil de São Paulo. O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) identificou que a facção atua no controle de crimes de transferência de dinheiro com celulares roubados em bairros de classe média alta da capital.

Conforme os investigadores, a quadrilha tem uma célula na Bela Vista, região central, para desbloquear aparelhos roubados no bairro ou em áreas próximas, como a Paulista, Consolação e Jardins. Os ladrões levam os telefones rapidamente para quartos de pensões em pontos estratégicos, onde transferem valores antes que os donos tomem providências de bloqueio de senhas e comunicação do crime.

"Você vê movimentações de R$ 50 mil, de mais de R$ 100 mil. Teve uma vítima que veio aqui e, em um só Pix, o cara fez um empréstimo de R$ 26 mil e transferiu tudo", diz Anderson Honorato, delegado assistente da 2ª Delegacia do Patrimônio. Segundo ele, o lucro obtido com as transferências efetuadas após os roubos é, em média, de cerca de R$ 50 mil por aparelho.

"Geralmente, quem rouba o celular ganha uma porcentagem do que eles conseguem desviar a partir do aparelho. Uma parte fica com o laranja da conta, uma parte fica com o chefão, uma parte com quem faz o trabalho. Vai fatiando: uma porcentagem para cada um", explica o delegado.

Mudança

A suspeita é que quando esse roubos começaram a ganhar força, no ano passado, não havia muito envolvimento de membros do PCC, uma vez que seriam crimes que atraem a atenção da polícia e atrapalham o tráfico. Com o tempo, contudo, viu-se que poderia ser algo lucrativo pelo valor das transações, e a organização criminosa cooptou a quadrilha que atua nas proximidades da Bela Vista.

"Mais ou menos um mês atrás, a gente fez uma incursão", relata Honorato.

Cinco suspeitos de cerca de 20 anos foram detidos. O delegado relata, então, que eles explicaram o esquema e indicaram a intervenção do PCC. Posteriormente, o membro da facção que comandaria a quadrilha na Bela Vista foi detido pelos policiais, mas solto por falta de provas. Os investigadores aguardam autorização do Judiciário para analisar informações no celular do suspeito.

"A gente acredita que continua controlando a molecada que faz isso aí (roubos com Pix). Anteontem, recebemos mais uma informação: um dos meninos que faz as transferências, ou os desbloqueios, teria acabado de receber um celular roubado", conta o delegado. Com base na suspeita, os policiais do Deic flagraram na quarta-feira o suspeito da quadrilha em uma rua da Bela Vista.

O jovem de 22 anos, suspeito de ser um dos responsáveis por fazer o desbloqueio dos celulares, teria sido encontrado com um aparelho roubado na região do Parque do Ibirapuera. Conforme o delegado, ele estava saindo de uma pensão, local utilizado pelos criminosos que desbloqueiam o celular e fazem as transferências. Honorato aponta ainda que os roubos dessa quadrilha específica são concentrados na região da Bela Vista, o que facilita a execução das transferências por Pix.

"O crime mais fácil para eles é pegar o celular aberto (destravado). A pessoa está lá vendo Google Maps no carro, quebram o vidro, pegam o celular e não deixam ele bloquear", explica. "A quadrilha aproveita muito o trânsito parado para atuar. Na Paulista, tem o pessoal falando no celular, aí passa o cara de bicicleta, tem cara que se especializa em quebrar vidro de carro."

No caso do suspeito preso nesta quarta, o delegado aponta que a técnica utilizada para desbloqueio de celular das vítimas era "bastante rudimentar". "Ele tira o chip e coloca em um outro iPhone dele, que aí não tem senha. Em seguida, manda mensagem para a vítima, tentando enganá-la para clicar em alguma coisa para desbloquear o iCloud", explica. "Desbloqueando o iCloud, ele derruba todo o resto. Troca a senha do celular original, volta o chip e aí começa."

Divisão

Honorato relata que essa é uma das técnicas, mas não a única. Ao conseguir desbloquear os celulares, segundo o delegado, os criminosos entram em contato com os responsáveis por conseguir as contas-laranja para onde o dinheiro é desviado - os chamados "tripeiros". Eles seriam os que mais lucram no crime. "Um dos meninos falou que ele ficava com 10% e o tripeiro ficava com mais de 30%", explica, em alusão ao primeiro grupo detido.

O membro do PCC que atua na Bela Vista, em meio a isso, tem a função de coordenar o fluxo de crimes e de puxar uma parcela do lucro para a facção, segundo a polícia. Após as transações serem efetuadas, há ainda uma outra etapa, de destinação dos celulares. Nessa parte, entrariam no processo quadrilhas com atuação no centro. Eles enviam, segundo a polícia, os aparelhos para serem vendidos fora do País. Até o momento, essa parte ainda está incipiente na investigação, mas o delegado informou que os policiais têm atuado para entender transações e o "caminho do dinheiro".


******************

Viram que as formas de desvio são as mais primárias possíveis?

Celular já aberto, e chip único (a vítima não usa secundário isolado em casa) e sem PIN...

Por isso que a ideia de colocar todos os apps num celular escondido em casa ou de usar segundo número de celular também isolado em casa e nunca levado pra rua é a mais inteligente de todas.

Fora proteger TODOS os métodos de recuperação, nunca deixando emails visados logados em qualquer aparelho que possa ser levado...

A respeito da minha ideia de segundo aparelho/chip, a TIM pelo menos não cancela de vez a linha se a cada 3 meses for feita uma recarga de R$ 10. A minha próxima será no mês que vem... Por sinal o meu Whats usa esse meu segundo número.
 
- Sobre cartões, vale a pena ver esse relato a partir dos 7m50s:



O Zulu teve o cartão roubado com o ladrão invadindo onde ele mora. O meliante comprou depois por aproximação. Esse recurso eu sempre desligo porque é um risco.

Eu recebi hoje o cartão da NEON, mais um banco digital/gratuito. Pra mim deram crédito. O que chamou atenção foi que o físico só mostra os 4 últimos dígitos. Essa é uma decisão acertada, porque evita que simplesmente se copie o número e de alguma forma sejam feitas compras não autorizadas.


Mas a ressalva pra eles e outros bancos é que não existe demora mínima pra aumentar limite PIX, uma vez que esse seja reduzido e vc queira subir depois. O PAN, SOFISA e alguns outros continuam dessa forma.
 
Viram que as formas de desvio são as mais primárias possíveis?

Celular já aberto, e chip único (a vítima não usa secundário isolado em casa) e sem PIN...

O meliante comprou depois por aproximação. Esse recurso eu sempre desligo porque é um risco.

Pra você ver, Atmos.

As discussões sobre segurança já tem mais de 1 ano e as falhas continuam as mesmas sendo aproveitadas em larga escala.

Também, como resolver um problemas dessas?

O celular virou um caixa eletrônico obrigatório. Você não consegue acessar praticamente mais nenhum banco sem o uso de app

Como você faz pra desligar a aproximação do cartão?

O único jeito menos arriscado atualmente é usar um celular secundário com outro chip e e-mail protegidos com o PIN ativado.
 
Pra você ver, Atmos.

As discussões sobre segurança já tem mais de 1 ano e as falhas continuam as mesmas sendo aproveitadas em larga escala.

Também, como resolver um problemas dessas?

O celular virou um caixa eletrônico obrigatório. Você não consegue acessar praticamente mais nenhum banco sem o uso de app

Como você faz pra desligar a aproximação do cartão?

O único jeito menos arriscado atualmente é usar um celular secundário com outro chip e e-mail protegidos com o PIN ativado.
meu celular com os apps de banco fica em casa. pra rua eu levo o cel com outra conta google logada no android, pra não aparecer apps de bancos baixados, e o e-mail q uso para os apps de banco é do hotmail. só logo nele quando necessário.
pra rua, além do celular sem app bancário, levo dinehiro. 50,00+- de reserva.

estou pensando em passar o app da poupança da caixa pro principal q levo pra rua e deixar uns 300,00 lá por segurança.
 
Pra você ver, Atmos.

As discussões sobre segurança já tem mais de 1 ano e as falhas continuam as mesmas sendo aproveitadas em larga escala.

Também, como resolver um problemas dessas?

O celular virou um caixa eletrônico obrigatório. Você não consegue acessar praticamente mais nenhum banco sem o uso de app

Como você faz pra desligar a aproximação do cartão?

O único jeito menos arriscado atualmente é usar um celular secundário com outro chip e e-mail protegidos com o PIN ativado.
A "aproximação" é desligada no próprio app. O banco sempre te permite fazer isso. Eu desligo de todos.

Infelizmente essas medidas pra se proteger são as pessoas que tem de se inteirar, os bancos não poderão fazer muito.

Eu acho que todos deveriam ser punidos se não dão ferramentas pra que vc possa botar uma trava geral (em PIX, DOC/TED, pagamento de boletos, e até saques) e impedir desvios, pedindo tempo mínimo de 24h ou maior, se a pessoa quisesse. Mas isso não evitaria 100% dos assaltos. OBS: depois de usar, reduza o limite DE NOVO.

A ideia de usar segundo chip é a melhor de todas, mas isso é pra proteger apenas do hack dos apps bancários (e outros serviços, tipo email), quando o meliante coloca "esqueci a senha". Então nada disso pode estar vulnerável se o smartphone for levado pra fora de casa.

Mas veja que isso força vc a nunca deixar email logado (o que for visado sempre desconectado de TODOS os aparelhos, e jamais salvo em apps de emails), e força também a vc ficar fazendo recarga nem que seja de R$ 10 a cada X meses (pra evitar perder essa segunda linha), além de ter de comprar um aparelho nem que seja daquele de R$ 100-200 pra não ter de ficar recolocando na gaveta esse segundo chip toda vez. *

* Exemplo do que eu uso:



O segundo número de celular vc cadastra em todos os sites com teus dados pessoais, tipo CPF, rua, data de nascimento, etc. Informa ele pro teu email, pros bancos... todos serviços que usam o "frágil" SMS. O aparelho eu deixo na gaveta em casa, e protegido por PIN. Desligado. Sim, não pode ficar ligado e nem levar pra rua. Porque uma vez que vc tire o PIN, ele ficaria também exposto. Eu só religo quando quero checar SMS.

A proposta de comprar segundo aparelho e botar os apps de banco não é necessária a meu ver, porque se um dia seu Android/iPhone principal for roubado, vc vai ser forçado a usar esse seu alternativo. O problema de 90% dos bancos é que eles só rodam em apps de celular. Não pegam em PC.

Não tem problema vc deixar os apps todos no celular que vc usa. A única exigência é vc jamais deixar nenhum deles logado ao sair de casa. E se fizer isso coloque limite PIX lá embaixo, tipo 1 real, pra todos. E pra tudo. O dia que vc quiser fazer PIX, TED, etc. vc espera as 24h e aumenta o limite.

De resto é só ter esse segundo chip, isolar em casa e cadastrar ele pra tudo. O email visado quando quiser ver, acesse ele pelo navegador mesmo, pelo PC. Recomendo proteger também o email de recuperação dele.

O email que vc usa pra falar com amigos passaria a ser outro, logo é um erro usar um email só pra absolutamente tudo. Mesma coisa pro celular. Número #1 pra qq coisa, exceto cadastrar em apps de banco, emails, etc. Use o principal pra amigos e o isolado pro resto.
 
Última edição:


Não tem problema vc deixar os apps todos no celular que vc usa. A única exigência é vc jamais deixar nenhum deles logado ao sair de casa.
Não funciona.
Datena mostra todo dia quadrilha do Pix.
Eles te sequestram e torturam até vc transferir o dinheiro.
 



Não funciona.
Datena mostra todo dia quadrilha do Pix.
Eles te sequestram e torturam até vc transferir o dinheiro.
Funcionaria se o prazo vc pudesse escolher, inclusive travar saques em caixa 24h e impor limites também.

No entanto repare que todos esses apps (e bancos) são cagados... vou dar o exemplo do que eu uso (apenas pelo 105% do CDI): Picpay.

Vc tem de esperar mínimo de 24h pra aumentar limite PIX. Não pode customizar tipo 3, 4 dias ao invés de 1. Não pode colocar tipo 15 dias pra PIX pra terceiros, e 1 pra seu próprio CPF.

Quantas pessoas sugeriram isso que estou dizendo? Ninguém. Nem mesmo a regulamentação do Banco Central prevê! É mínimo de 1 e máximo de 2 dias pra atender. :feelbad:

(1 dia não vale de nada se a pessoa for sequestrada, é um prazo inócuo)

E vc consegue burlar no caso do Picpay se fizer TED (sim, qualquer valor vai, sem restrição alguma). Banco que trava isso? INTER. Lá vc limita TEDs também.

Sem contar que Picpay paga boletos também de qq valor. Banco que trava isso? INTER. E sabia que dá pra depositar na conta por boletos? Só demora pra cair.

Quanto ao saque, desconheço se até mesmo o INTER trava vc tirar qq importância.

Eu nunca fiz saques, mas me incomoda constatar que essa poderia ser uma brecha... e que eu não tenha direito de restringir.

*********************
Ficaria sobrando o que? Cartão de crédito/débito. Esse vc trava temporariamente, mas não dá pra ficar inoperante por DIAS (nem mesmo horas) ainda que vc quisesse. Então vc pode argumentar que ele seria usado pra fazer tal desvio.

(Apesar que eu acho que ainda que isso fosse feito a chance de recuperar o $$$$$$$$$ no caso de cartões seria maior.

***************
Mas veja que de todas as maneiras de levarem sua grana, na maioria delas o pessoal não usa o banco certo (eu só não fico no Inter porque não tem rendimento igual), ou 99% dos clientes não travam como PODERIAM. Ou então o banco te dá o que vc quiser, caso do INTER, mas vc vai lá e coloca limite alto pra tudo, especialmente PIX.

Eu deixo meu limite em 1 centavo ou 1 real pra TODOS os bancos que eu tenho conta. Todos.

Outro banco que dá mais opções é o PagSeguro.

Em alguns eu notei que até mesmo a espera mínima de 24h não é respeitada.

Fora tudo que falei, coloquem sempre o cartão de vcs em bloqueio temporário, desliguem isso apenas quando forem usar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo