[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

Fala pessoal, bom dia!
Atualmente tenho essa base: Multilaser AC166
Ontem, estive dando uma olhada nas temperaturas do Legion (para comparar com o AW quando o mesmo chegar) e a CPU atinge 87~90°C, já a RTX 2060 chega aos 73~75°C (achei as temps bem próximas ao AW, isso rodando Forza Horizon 5 no alto a 75FPS durante 4h)
Queria pegar uma outra base para fazer o teste e pensei em 2 opções:
MC 515 ou essa MC N8
Acham que em termos de refrigeração, essas 2 ultimas seriam melhores opções? Acho que essa base da Multilaser que possuo hoje, pode reter muito calor, por ela ser toda "fechada"
Além do mais, essas bases do Aliexpress são de alumínio, um material bem mais resistente que esse plástico da Multilaser.
Tenho uma base muito parecida com a MC515 que vc citou, o suporte é muito utilizado por DJ por ser muito firme e aguentar notebooks pesados mesmo com a mesa balançando, ele é firme. Sobre ventilação acredito que ele vá tampar as entradas de ar do AW. Meu M15R6 chega hoje e te falo como se encaixou nesse suporte.
 
usei crome por muito tempo, depois fui pro brave e fiquei por 1 ano usando ele, e agora to usando o opera e to curtindo.
 
Tenho uma base muito parecida com a MC515 que vc citou, o suporte é muito utilizado por DJ por ser muito firme e aguentar notebooks pesados mesmo com a mesa balançando, ele é firme. Sobre ventilação acredito que ele vá tampar as entradas de ar do AW. Meu M15R6 chega hoje e te falo como se encaixou nesse suporte.
Opa, perfeito meu amigo.
Vou apreciar muito seu feedback, fico no aguardo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O povo to com uma duvida qual browser vcs usam?
Comecei testar ontem o Edge e tenho gostado do trabalho que a Microsoft fez neleza.
O fato dele colocar as páginas para dormir após determinado tempo em inatividade, deixa o browser bem rápido.
 
Meu “My Alienware” fica fechando a janela sozinho, e nao consigo cadastrar a garantia. Alguem ja teve esse problema?
 
Pessoa, coloquei na página 1



Vídeo mostrando como fazer o upgrade de SSD e Ram no AW.
 
Camaradas, baixei o HWINFO,
Aqui diz LG Philips (Unknown Model LGD067E)
Monitor Name 156WFG

horizontal frequency 193khz
Vertical frequency 60 - 165hz
Maximum pixel clock 410mhz

ele ta dentro das especificacoes que eram pra vim?aqui nao fala se ele é 3ms
 
Pessoa, coloquei na página 1



Vídeo mostrando como fazer o upgrade de SSD e Ram no AW.

Vou aproveitar essa brecha que tá bem na thumb do video, alguém que mudou memória ou só abriu, removeu esse "plástico preto" que fica acima da memória? Acredito que seja só pra reduzir a poeira na mobo+memo ....
 
Vou aproveitar essa brecha que tá bem na thumb do video, alguém que mudou memória ou só abriu, removeu esse "plástico preto" que fica acima da memória? Acredito que seja só pra reduzir a poeira na mobo+memo ....
É bem simples de remover, só retirar a "bunda" do note junto com a tampa, depois disso só puxar o plástico com cuidado
 
Errado amigo. Em full load este processador pode chegar a mais de 100 watts no PL2 + 130 watts da RTX3070. Por isso ele reduz o power do processador em jogos. A fonte deveria ser de 300 watts para suportar tudo, mas o sistema de resfriamento não daria conta tbm.
Esta tela parece que consome 10 watts, se não me engano.
Eu não acredito nessa história dele suportar 100 C por muitos anos. Sou bem realista considerando o clima no BR.
Então brother, eu posso estar enganado, inclusive não estou dizendo que vc está errado e que meu pensamento está certo. Mas no meu entendimento não é que o notebook reduz o power do processador em jogos, seja pra fonte suportar todo o power do sistema, seja por resfriamento, nem nada disso.

O meu entendimento do motivo do processador ficar sempre nesse range de 35w~50w na maioria dos jogos é simplesmente pelo fato mesmo de que é essa demanda que um jogo faz do processador. Um jogo é uma aplicação que, obviamente, vai sempre demandar mais da GPU, o processador vai direcionar essa carga de trabalho para a GPU, que é o componente de todo o sistema que tem como objetivo ter todo esse poder de processamento pra executar as linhas de código, sua renderização de polígonos, etc etc que os games demandam. Diferentemente de um Cinebench que é um benchmark que foca totalmente em medir o desempenho do processador forçando o mesmo a realizar cálculos complexos.

Não acho que exista nenhum jogo capaz de puxar 90w de um processador + todo power da GPU simplesmente porque ou o jogo é GPU bound e vai ser quase que exclusivamente empurrado pela gpu tendo o processador apenas como ponte de comunicação entre a GPU e todos demais componentes do sistema (evitando assim o gargalo caso o mesmo tenha capacidade de prover essa comunicação/execução), ou o jogo é mais CPU bound e vai demandar mais do processador mas em compensação a gpu vai estar com folga também.

Posso estar completamente enganado, afinal por mais que tenho um conhecimento de engenharia eletrônica (sou formado na área), não trabalho no ramo de hardware e não tenho a vivência de uma pessoa que trabalha com isso. Esse achismo meu parte de experiências com desktops mesmo onde mesmo tendo power liberado nos meus processadores, vários jogos se comportavam dessa maneira: Se era gpu bound, a gpu sempre tava no talo e o processador ficava ali no meio termo só evitando o gargalo da mesma, e caso o jogo fosse CPU bound a vga sempre ficava com folga. Portanto dificilmente vc vai ter algum jogo que vai puxar o máximos dos dois componentes (já aplicações profissionais podemos ter esse cenário, não sei).
 
Última edição:
Então brother, eu posso estar enganado, inclusive não estou dizendo que vc está errado e que meu pensamento está certo. Mas no meu entendimento não é que o notebook reduz o power do processador em jogos, seja pra fonte suportar todo o power do sistema, seja por resfriamento, nem nada disso.

O meu entendimento do motivo do processador ficar sempre nesse range de 35w~50w na maioria dos jogos é simplesmente pelo fato mesmo de que é essa demanda que um jogo faz do processador. Um jogo é uma aplicação que, obviamente, vai sempre demandar mais da GPU, ele vai buscar na GPU o poder de processamento pra executar suas linhas de código, sua renderização de polígonos, etc etc. Diferentemente de um Cinebench que é um benchmark que foca totalmente em medir o desempenho do processador forçando o mesmo a realizar cálculos complexos.

Não acho que exista nenhum jogo capaz de puxar 90w de um processador + todo power da GPU simplesmente porque ou o jogo é GPU bound e vai ser quase que exclusivamente empurrado pela gpu tendo o processador apenas como ponte de comunicação entre a GPU e todos demais componentes do sistema (evitando assim o gargalo caso o mesmo tenha capacidade de prover essa comunicação/execução), ou o jogo é mais CPU bound e vai demandar mais do processador mas em compensação a gpu vai estar com folga também.

Posso estar completamente enganado, afinal por mais que tenho um conhecimento de engenharia eletrônica (sou formado na área), não trabalho no ramo de hardware e não tenho a vivência de uma pessoa que trabalha com isso. Esse achismo meu parte de experiências com desktops mesmo onde mesmo tendo power liberado nos meus processadores, vários jogos se comportavam dessa maneira: Se era gpu bound, a gpu sempre tava no talo e o processador ficava ali no meio termo só evitando o gargalo da mesma, e caso o jogo fosse CPU bound a vga sempre ficava com folga. Portanto dificilmente vc vai ter algum jogo que vai puxar o máximos dos dois componentes (já aplicações profissionais podemos ter esse cenário, não sei).
Boa resposta. Eu não sei no caso do AW, mas o G3 reduz o power do processador para 25 watts se não me engano por causa do sistema de refrigeração dele. Isso era comentado nos Reviews, acredito que o AW tenha algo do tipo. Tem uma forma muito simples de descobrir, usando o Cinebench e tentando de alguma forma puxar os 100% da CPU e GPU, aqui não é um desktop, vc tem uma limitação térmica máxima e um projeto térmico com o máximo de dissipação de calor.
 
Boa resposta. Eu não sei no caso do AW, mas o G3 reduz o power do processador para 25 watts se não me engano por causa do sistema de refrigeração dele. Isso era comentado nos Reviews, acredito que o AW tenha algo do tipo. Tem uma forma muito simples de descobrir, usando o Cinebench e tentando de alguma forma puxar os 100% da CPU e GPU, aqui não é um desktop, vc tem uma limitação térmica máxima e um projeto térmico com o máximo de dissipação de calor.
Então, to ligado. Tem como fazer isso sim, só rodar um cinebench e um kombustor ao mesmo tempo que você vai ter esse cenário, e dessa forma acredito sim que vai existir N formas de limitação, seja por power ou seja térmica.

Meu ponto só é que no cenário de jogos, essa limitação não exista pois essa demanda extrema dos dois componentes nunca acontece.
 
Então brother, eu posso estar enganado, inclusive não estou dizendo que vc está errado e que meu pensamento está certo. Mas no meu entendimento não é que o notebook reduz o power do processador em jogos, seja pra fonte suportar todo o power do sistema, seja por resfriamento, nem nada disso.

O meu entendimento do motivo do processador ficar sempre nesse range de 35w~50w na maioria dos jogos é simplesmente pelo fato mesmo de que é essa demanda que um jogo faz do processador. Um jogo é uma aplicação que, obviamente, vai sempre demandar mais da GPU, o processador vai direcionar essa carga de trabalho para a GPU, que é o componente de todo o sistema que tem como objetivo ter todo esse poder de processamento pra executar as linhas de código, sua renderização de polígonos, etc etc que os games demandam. Diferentemente de um Cinebench que é um benchmark que foca totalmente em medir o desempenho do processador forçando o mesmo a realizar cálculos complexos.

Não acho que exista nenhum jogo capaz de puxar 90w de um processador + todo power da GPU simplesmente porque ou o jogo é GPU bound e vai ser quase que exclusivamente empurrado pela gpu tendo o processador apenas como ponte de comunicação entre a GPU e todos demais componentes do sistema (evitando assim o gargalo caso o mesmo tenha capacidade de prover essa comunicação/execução), ou o jogo é mais CPU bound e vai demandar mais do processador mas em compensação a gpu vai estar com folga também.

Posso estar completamente enganado, afinal por mais que tenho um conhecimento de engenharia eletrônica (sou formado na área), não trabalho no ramo de hardware e não tenho a vivência de uma pessoa que trabalha com isso. Esse achismo meu parte de experiências com desktops mesmo onde mesmo tendo power liberado nos meus processadores, vários jogos se comportavam dessa maneira: Se era gpu bound, a gpu sempre tava no talo e o processador ficava ali no meio termo só evitando o gargalo da mesma, e caso o jogo fosse CPU bound a vga sempre ficava com folga. Portanto dificilmente vc vai ter algum jogo que vai puxar o máximos dos dois componentes (já aplicações profissionais podemos ter esse cenário, não sei).
Não é bem assim amigo, existem jogos que são ditos GPU Bound e outros ditos CPU Bound, o que é isso? Basicamente jogos que demandam mais CPU ou GPU. Normalmente jogos mais antigos tendem a ser CPU Bound pois foram desenhados para placas de vídeo da época e as de hoje sobram em desempenho para rodar o jogo, nesse caso estes jogos se tornam CPU bound, mas pq?
Vou responder dando um exemplo, CS GO. Qualquer placa de vídeo hoje em dia sobra pra ele, e mesmo na época de lançamento ele já era bem "leve", é um jogo focado no competitivo e altas taxas de quadros são importantes. Altas taxas de quadro precisam de muito uso do CPU. Se você abrir um CS GO no M15R6 vai ver que a GPU fica sub utilizada e o CPU fritando.
 
Não é bem assim amigo, existem jogos que são ditos GPU Bound e outros ditos CPU Bound, o que é isso? Basicamente jogos que demandam mais CPU ou GPU. Normalmente jogos mais antigos tendem a ser CPU Bound pois foram desenhados para placas de vídeo da época e as de hoje sobram em desempenho para rodar o jogo, nesse caso estes jogos se tornam CPU bound, mas pq?
Vou responder dando um exemplo, CS GO. Qualquer placa de vídeo hoje em dia sobra pra ele, e mesmo na época de lançamento ele já era bem "leve", é um jogo focado no competitivo e altas taxas de quadros são importantes. Altas taxas de quadro precisam de muito uso do CPU. Se você abrir um CS GO no M15R6 vai ver que a GPU fica sub utilizada e o CPU fritando.
Ué mas é exatamente o que eu falei. Jogo CPU Bound vai demandar uma carga maior do processador, porém ao mesmo tempo vai dar mais folga na GPU. Não existe jogo hoje que demande cargas de processamento extremas dos dois componentes, ou é um ou é outro que vai trabalhar com folga.

E sim eu jogo CS:GO, inclusive é o único jogo que jogo hoje em dia e o único que fiz várias bateria de testes no meu G15. E o resultado é exatamente esse mesmo, processador sendo bem utilizado (mas ainda assim com um power mediano, batendo ali no máximo 60w, bem longe dos 90w+ demandados por um Cinebench) e a GPU tranquila não puxando nem 80w.

Então não entendi onde sua resposta invalida a minha, sendo que o que eu falei é exatamente o mesmo ponto que você levantou.
 
Pessoal, não é jogando lenha no fogueira não, mas... Olhem esse review do Legion 7i 2021 com o i7 11800H + RTX3080:
CPU chegando aos 100°C no prime95.
Se não me engano, em game chegando aos 85~90°C
 
Pessoal, não é jogando lenha no fogueira não, mas... Olhem esse review do Legion 7i 2021 com o i7 11800H + RTX3080:
CPU chegando aos 100°C no prime95.
Se não me engano, em game chegando aos 85~90°C

Pessoal tem que entender que, qualquer laptop ''gamer'' vai chegar nessa temperatura em testes de stress então é quase 100°C mas é claro que fazendo undervolt e underclock e sempre não esquencendo da temperatura ambiente minimiza um pouco mas não foge disso a média é 80~85~90°C em jogos e acho perfeitamente normal para laptops leve e fino hoje em dia.
 
Pessoal, não é jogando lenha no fogueira não, mas... Olhem esse review do Legion 7i 2021 com o i7 11800H + RTX3080:
CPU chegando aos 100°C no prime95.
Se não me engano, em game chegando aos 85~90°C

Eu tinha comentando. A questão não é o AW, é o 11800h e qualquer processador Intel. Se vc for lá no Intel Ark vai ver que ele foi projetado para atingir 100 C. Toda máquina com ele vai atingir essa temperatura. Sei que o Legion 7 tem projeto bem melhor. Mas eu não quero que minha máquina chegue a 100 C.
 
Ué mas é exatamente o que eu falei. Jogo CPU Bound vai demandar uma carga maior do processador, porém ao mesmo tempo vai dar mais folga na GPU. Não existe jogo hoje que demande cargas de processamento extremas dos dois componentes, ou é um ou é outro que vai trabalhar com folga.

E sim eu jogo CS:GO, inclusive é o único jogo que jogo hoje em dia e o único que fiz várias bateria de testes no meu G15. E o resultado é exatamente esse mesmo, processador sendo bem utilizado (mas ainda assim com um power mediano, batendo ali no máximo 60w, bem longe dos 90w+ demandados por um Cinebench) e a GPU tranquila não puxando nem 80w.

Então não entendi onde sua resposta invalida a minha, sendo que o que eu falei é exatamente o mesmo ponto que você levantou.
Entendi errado então, me desculpe.

Alguns jogos vão demandar dos dois, principalmente em jogos novos mal otimizados (Battlefield 2042) ou daqui uns anos. Mas atualmente concordo que não vai ser nada comum ter CPU + GPU no máximo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, meu AW chegou e aqui vão minhas primeiras impressões:

1. Melhor construção de notebook windows que já usei. Nunca utilizei nenhum Avell então não posso comprar, mas a construção é muito boa, sólida, robusta. Comparando com meu MacBook Pro M1 aí ele perde bastante ao toque, mas demonstra solidez.

2. Esquenta.. Estou acostumado com meu MacBook Pro com processador M1 que simplesmente não precisaria de cooler (como acontece nos MacBook Air) e a diferença é nítida mesmo logo ao abrir o windows. Comparando com meu Dell 7567 acho que fica na mesma, preciso testar mais.

3. É mais fino do que aparenta nas fotos, me surpreendi. Esse notebook é consideravelmente mais fina e menos volumoso que meu Dell 7567.

4. A tela é boa, não instalei nada para ver qual tela veio, mas pelo tom "quente" da tela deve ser a tal LG Philips que muito se comentou por aqui. Tenho uma OLED C1 ao lado assim como um MacBook Pro com tela retina P3 e achei a tela boa sim. As cores tem "Profundidade", da para calibrar melhor esse painel em relação as cores se assim desejar.

5. Instalei o chrome e tive artefatos na tela, do nada.. mas deve ser algo de software pq se eu apertasse ctrl+alt+dell os artefatos sumiam e apareciam as opções. Reiniciei e não ocorreu mais, estou atualizando o drive de video.

6. Teclado membranda ótimo, tenho aqui um Logitech Mx Keys que é um teclado muito bom para produtividade, entre os melhores, e o Feedback das teclas é tão bom quanto no AW, me surpreendi. Não sei como se comporta em jogos ainda.

7. Touchpad é bom, todos os reviews falaram mal do Touchpad dele. É realmente pequeno, mas funciona bem, desliza bem, clica bem, nada a reclamar está anos luz a frente do touchpad do Dell 7567. Não é tão bom quanto o do Macbook, touch de vidro etc, mas o dedo desliza bem e clica com precisão, pra mim é o que importa já que não vai ser muito utilizado.

No mais é isso, não posso testar muito agora então vou deixar só baixando algumas coisas, a noite testo com calma e vou falando os resultados.
 
Última edição:
Pessoal tem que entender que, qualquer laptop ''gamer'' vai chegar nessa temperatura em testes de stress então é quase 100°C mas é claro que fazendo undervolt e underclock e sempre não esquencendo da temperatura ambiente minimiza um pouco mas não foge disso a média é 80~85~90°C em jogos e acho perfeitamente normal para laptops leve e fino hoje em dia.
Pô, o meu Legion 5i chega à 87~90°C jogando forza. Isso com base refrigerada...
Acho que não irei estranhar muito o Alien.
Eu tinha comentando. A questão não é o AW, é o 11800h e qualquer processador Intel. Se vc for lá no Intel Ark vai ver que ele foi projetado para atingir 100 C. Toda máquina com ele vai atingir essa temperatura. Sei que o Legion 7 tem projeto bem melhor. Mas eu não quero que minha máquina chegue a 100 C.
Rapaz, depois de ver esse vídeo, fico pensativo no dizer que o Legion 7 tem projeto melhor.
Ele tem um projeto melhor ao que aparenta, mas olha... Não consegue reduzir tanto a temperatura do CPU não kkkkkk
Mas, só de ser isso já dá um pouco de alívio.
 
Fala pessoal,

Apenas para conhecimento, seguem algumas imagens em relaçao a construção dos modelos até o R4 em relação ao R5/R6.











--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fala pessoal,

Apenas para conhecimento, seguem algumas imagens em relaçao a construção dos modelos até o R4 em relação ao R5/R6.












Obs: O m15 r2 i7 9750h rtx 2080 max-q 90W tem uma performance muito boa em jogos tb, com uma temperatura após undervolt até mais controlavel que o R6.
 
Pô, o meu Legion 5i chega à 87~90°C jogando forza. Isso com base refrigerada...
Acho que não irei estranhar muito o Alien.

Rapaz, depois de ver esse vídeo, fico pensativo no dizer que o Legion 7 tem projeto melhor.
Ele tem um projeto melhor ao que aparenta, mas olha... Não consegue reduzir tanto a temperatura do CPU não kkkkkk
Mas, só de ser isso já dá um pouco de alívio.
Não vai fugir disso pegando o AW mas como eu disse fazendo undervolt e underclock pode reduzir mas não muito, cara eu tenho o Zephyrus G15 com 5900HS+ 3070 e as temperaturas é 86°~88°C a CPU e 80~82° GPU mas isso varia de jogo pra jogo.
 
Povo to com um problema aqui alguem sabe como fazer pro note ao fechar a tela parar de funcionar? É que tipo aqui quando eu fecha a tela parece que o note da um esquentada
 
Povo to com um problema aqui alguem sabe como fazer pro note ao fechar a tela parar de funcionar? É que tipo aqui quando eu fecha a tela parece que o note da um esquentada
Tem que ir nas opções de energia, tem uma opção do que fazer ao abaixar a tampa.
 
Sim sim to ligado la eu deixei para ele suspender mas sei la me parece que ele ta esquentando quando eu fecho
manda desligar os discos, as portas usb etc.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo