[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

O meu também está amaldiçoado. Acabei de formatar para ver se resolve.
Tomb Raider batendo media 10% abaixo do outro amigo.
Red Dead Redemption 2 com fps baixo e oscilando em qualquer resolução.

O outro amigo ali acha que jogar na 3070 do Alienware proporciona a mesma experiência de jogar em uma 3080ti de desktop. No meu caso é completamente ao contrário: Não se compara, nem de longe com a experiência que tenho jogando no desktop com 3080. Sinto que o Alienware é uma carroça. Mas acredito que seja alguma cagada de software. Vamos ver agora que formatei para ver se resolve.


você tem que entender que estou comparando, a 3070 em full HD que sobra vs a 3080ti em quad e 4k.
Não comparo as duas em 4k.
Logo mais vou por uns benchs e vc verá como a 3070 em full HD entrega perfeitamente nessas comparações.
Até pq eu uso o note apenas nele, pela mobilidade então me interessa 0, ele em quad e 4k em monitores externos, que nunca vou usar.
 
Galera, rodei alguns testes diferenciando core e cache

consegui chegar até -105mV -50mV no cinebench R23. (saindo de 12533 pra 13200)

Agora vou testar ingame e aviso vocês
Cara, eu estou fazendo alguns testes no seguinte sentido :
Stress test no AIDA só pra dar pico no processador e subir a temp -> acompanhando os clocks(mantém-se em 4.2 constante), e mexendo no Voltage.

Mantendo o CPU Core em -125mV e Cache em 0mV eu tive um ganho de 10 graus aproximadamente ( Não estou nen pensando em ESTABILIDADE agora e sim Causa X Efeito )
Mantendo o CPU Core em 0mV e Cache em -125mV eu tive um ganho de ZERO!!! ROSCA ! .... pode ter algum outro ganho, mas pensando nessa causalidade o Cache não me ajudou em NADA.

Outro ponto que os -125mV sem Cache rodou uns 5min aqui de boa, porém quando tentava fazer um mix de Cache/CPU como CPU em -125mV era Crash na certa em menos de 1 minuto. Então pra min, por enquanto, o cache só serve pra gerar instabilidade e zero ganho em temperatura.
 
Cara, eu estou fazendo alguns testes no seguinte sentido :
Stress test no AIDA só pra dar pico no processador e subir a temp -> acompanhando os clocks(mantém-se em 4.2 constante), e mexendo no Voltage.

Mantendo o CPU Core em -125mV e Cache em 0mV eu tive um ganho de 10 graus aproximadamente ( Não estou nen pensando em ESTABILIDADE agora e sim Causa X Efeito )
Mantendo o CPU Core em 0mV e Cache em -125mV eu tive um ganho de ZERO!!! ROSCA ! .... pode ter algum outro ganho, mas pensando nessa causalidade o Cache não me ajudou em NADA.

Outro ponto que os -125mV sem Cache rodou uns 5min aqui de boa, porém quando tentava fazer um mix de Cache/CPU como CPU em -125mV era Crash na certa em menos de 1 minuto. Então pra min, por enquanto, o cache só serve pra gerar instabilidade e zero ganho em temperatura.
Então, mas isso não é ótimo? Pelo que entendi você confirmou que cache é só pra dar a estabilidade.

Se o cache é quem dá a estabilidade da parada, acho que faz sentido baixar só um pouco de cache e meter em core, não ?

Confesso que não entendi muito bem sua conclusão...
 
Última edição:
Então, mas isso não é ótimo? Pelo que entendi você confirmou que cache é só pra dar a estabilidade.

Se o cache é quem dá a estabilidade da parada, acho que faz sentido baixar só um pouco de cache e meter em core, não ?

Confesso que não entendi muito bem sua conclusão...
Exato, de forma rápida o que consigo concluir é que o Cache não ajuda em nada na temperatura, só pode vir a gerar instabilidade. Posso estar errado e ele tenha algum(?) outro impacto, mas se com Clock em 0 e Cache em -125mV não há nenhum ganho aparente, não adianta ficar brincando/nivelando ele junto com Clock pois ele não apresenta ganhos nen se coloca-lo no "máximo".
 
Exato, de forma rápida o que consigo concluir é que o Cache não ajuda em nada na temperatura, só pode vir a gerar instabilidade. Posso estar errado e ele tenha algum(?) outro impacto, mas se com Clock em 0 e Cache em -125mV não há nenhum ganho aparente, não adianta ficar brincando/nivelando ele junto com Clock pois ele não apresenta ganhos nen se coloca-lo no "máximo".
Você está esquecendo do clock do processador. Quanto mais baixo o clock mais undervolt você consegue. Sempre que fiz undervolt, eu combinava voltagem e clock. Baixar a voltagem não vai mudar muita coisa, pois o PL1 dessa máquina é 109 watts, isso é muita coisa.
Queria eu uma opção na Bios para baixar isso, não só o TCCoffset.
A melhor ideia é ter vários perfis onde em um você usa apenas o undervolt, em outros você combina undervolt e underclock.
 
Você está esquecendo do clock do processador. Quanto mais baixo o clock mais undervolt você consegue. Sempre que fiz undervolt, eu combinava voltagem e clock. Baixar a voltagem não vai mudar muita coisa, pois o PL1 dessa máquina é 109 watts, isso é muita coisa.
Queria eu uma opção na Bios para baixar isso, não só o TCCoffset.
A melhor ideia é ter vários perfis onde em um você usa apenas o undervolt, em outros você combina undervolt e underclock.
Na real, esquecendo eu não estou pois para min não faz muito sentido tentar ganhar na temperatura e perder desempenho. Concordo que possa ser uma boa para muita gente e diminuindo alguns clocks pode-se obter algum valor melhor ainda e estável, mas para min e acredito que para maioria o ideal é tentar tirar o máximo de migalhas que conseguir rodando a 4.2ghz no maximo tempo possivel.
 
Na real, esquecendo eu não estou pois para min não faz muito sentido tentar ganhar na temperatura e perder desempenho. Concordo que possa ser uma boa para muita gente e diminuindo alguns clocks pode-se obter algum valor melhor ainda e estável, mas para min e acredito que para maioria o ideal é tentar tirar o máximo de migalhas que conseguir rodando a 4.2ghz no maximo tempo possivel.
Aqui chega a 4.5ghz o tempo todo.. 4.2ghz é alguma especificação oficial para esse processador? Ou um ponto que considera ideal?
 
O meu também está amaldiçoado. Acabei de formatar para ver se resolve.
Tomb Raider batendo media 10% abaixo do outro amigo.
Red Dead Redemption 2 com fps baixo e oscilando em qualquer resolução.

O outro amigo ali acha que jogar na 3070 do Alienware proporciona a mesma experiência de jogar em uma 3080ti de desktop. No meu caso é completamente ao contrário: Não se compara, nem de longe com a experiência que tenho jogando no desktop com 3080. Sinto que o Alienware é uma carroça. Mas acredito que seja alguma cagada de software. Vamos ver agora que formatei para ver se resolve.
Cara rodei RD2 aqui perfeitamente com tudo no ultra bem de mais da conta, apesar do meu monitor ser 60hz, penso em substituir ele.
 
Como já esperava, não recebi o cashback na meliuz la do shoptime, fui e reclamei la e preenchi os dados da nota fiscal, agora me pediram pra esperar eles resolvem e me pediram prazo de mais 30 dias..
Que lixo... mas já esperava que esse cashback ia ser furada...
 
Galera, rodei alguns testes diferenciando core e cache

consegui chegar até -105mV -50mV no cinebench R23. (saindo de 12533 pra 13200)

Agora vou testar ingame e aviso vocês
Ficou muito bom! Compartilha essa configuração.
 
Você está esquecendo do clock do processador. Quanto mais baixo o clock mais undervolt você consegue. Sempre que fiz undervolt, eu combinava voltagem e clock. Baixar a voltagem não vai mudar muita coisa, pois o PL1 dessa máquina é 109 watts, isso é muita coisa.
Queria eu uma opção na Bios para baixar isso, não só o TCCoffset.
A melhor ideia é ter vários perfis onde em um você usa apenas o undervolt, em outros você combina undervolt e underclock.
Uma dúvida: O racional do TCCoffset é qual exatamente? Seria a alteração da estratégia de thermalthrottling, não ? Se antes o TT era ajustado pra 100 graus, ao ajustar 85degC não teríamos aí uma situação com ainda menos clock disponível, uma vez que o processador atinge muito mais facilmente 85 do que 100?

Até onde eu consegui entender, a permanência do clock vai de acordo com o "espaço térmico" e uso. Dado que cada processador, no fundo no fundo tem sua característica térmica própria, o fabricante precisa encontrar um valor de tensão para que todos (entre ruins e blessed) fiquem estáveis, independente da utilização. Depois disso, fica a cargo das montadoras (Dell, Avell etc.) adotar qual será a estrategia de arrefecimento.
Ocorre que, devido essa diferença entre CPUs, você pode renunciar um pouco de tensão. A balança, no final das contas, portanto, passa a ser: "Como eu sei que você é bem estável por natureza, vou reduzir a tensão da intel e te permitir que você utilize essa estabilidade em prol da manutenção de clock e operação em temperaturas mais amenas.

Num benchmark qualquer que seja, a menos que você limite ou fixo o FPS, não veremos esboço de reação em estabilidade de clock/térmica uma vez que eles vão transformar todos os recursos em pontos/frames.

Tá correto?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ficou muito bom! Compartilha essa configuração.
Fala cafofo, hoje eu vou estressar pra valer em jogos.

fiz um pequeno teste em freesync e realmente o ganho fica entre 4 e 5 graus.

Vou testar com core constante (-100) levando o cache de -50 pra 0 pra ver se REALMENTE tá estabilizado. Confesso que não estou confiante rs...

Qual configuração vc fala? Do undervolt em si?
 
Última edição:
Existem relatos diversos internet a fora de problemas como esse, acredito que tanto software quanto o processo de montagem da Dell para o Alienware ainda não estão ajustados o suficiente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Acho uma idéia bacana.
formatei, atualizei tudo...se eu deixo em modo equilibrado no AW Center, tem horas que só voltar ao reiniciar se tiver tipo um uplay da vida aberto...
 
Bom, tai pra quem tem o note bixado.

Na verdade a 3070m roda melhor em full HD que a 3080ti em 4k.
mesmas configurações

3070m FH5 fullHD

1.jpg


3080ti 4k

1234.jpg


TombR 3070m full HD sem DLsS ativo

1111.jpg


TombR 3080ti 4k sem DLsS ativo

44444.jpg
 
Bom, tai pra quem tem o note bixado.

Na verdade a 3070m roda melhor em full HD que a 3080ti em 4k.
mesmas configurações

3070m FH5 fullHD

1.jpg


3080ti 4k

1234.jpg


TombR 3070m full HD sem DLsS ativo

1111.jpg


TombR 3080ti 4k sem DLsS ativo

44444.jpg
Não cara... Cê não pode falar que a RTX 3070m presta.
Por favor, corrige o post e fala que ela é uma bosta... Se tu falar que presta, alguns vão aparecer pra te apedrejar. :haha:
 
Não cara... Cê não pode falar que a RTX 3070m presta.
Por favor, corrige o post e fala que ela é uma bosta... Se tu falar que presta, alguns vão aparecer pra te apedrejar. :haha:


Piada dmais esses caras :)()()()(
 
formatei, atualizei tudo...se eu deixo em modo equilibrado no AW Center, tem horas que só voltar ao reiniciar se tiver tipo um uplay da vida aberto...
estranho pra caramba, aqui está do jeito que veio, só atualizei windows e os aplicativos, além de instalar os jogos. Tenta entrar em contato com a Dell, teve uma pessoa que comentou umas páginas atrás que estava igual e após alguns procedimentos feitos pelo suporte tudo ficou bem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

4.5Ghz é o clock turbo dele quando só um núcleo está em uso. Quando está em full load usando os os 8 núcleos o clock máximo default é 4.2.
Entendi, seria legal o pessoal do underclock testar também com o modo turbo, a maioria dos jogos vai utilizar mais este modo com 1 único núcleo.
 
estranho pra caramba, aqui está do jeito que veio, só atualizei windows e os aplicativos, além de instalar os jogos. Tenta entrar em contato com a Dell, teve uma pessoa que comentou umas páginas atrás que estava igual e após alguns procedimentos feitos pelo suporte tudo ficou bem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Entendi, seria legal o pessoal do underclock testar também com o modo turbo, a maioria dos jogos vai utilizar mais este modo com 1 único núcleo.
fui eu que falei ahhahah. Pelo que vi é um bug no w11, tirei aceleração dele e vamos ver se continua assim.
 
Bom, tai pra quem tem o note bixado.

Na verdade a 3070m roda melhor em full HD que a 3080ti em 4k.
mesmas configurações

3070m FH5 fullHD

1.jpg


3080ti 4k

1234.jpg


TombR 3070m full HD sem DLsS ativo

1111.jpg


TombR 3080ti 4k sem DLsS ativo

44444.jpg
Opa boa tarde

qual e o seu monitor amigo?
 
Opa boa tarde

qual e o seu monitor amigo?

Uso dois alienware

aw3418dw que é ultra wide 34 3440x1440 120hz

e um 24.5 240hz

AW2521HF​


Isso na mesa, ao lado dela fica a tv lg CX 55, que rodo alguns jogos ligado no pc em 4k 120hz com hdr.
 
Galera, tô testando estabilidade CPU no AIDA64 e agora que vi stress de GPU também e decidi colocar.

Depois de uns 3 minutos de teste a potencia caiu bruscamente e ficou em torno de 45 W e não voltou mais. Junto com ele, caiu clock e obviamente temperatura. Acredito que tenha sido uma limitação devido alta temperatura mas n tenho certeza. Alguem pode dar um help aqui pra eu entender?
 
Galera, tô testando estabilidade CPU no AIDA64 e agora que vi stress de GPU também e decidi colocar.

Depois de uns 3 minutos de teste a potencia caiu bruscamente e ficou em torno de 45 W e não voltou mais. Junto com ele, caiu clock e obviamente temperatura. Acredito que tenha sido uma limitação devido alta temperatura mas n tenho certeza. Alguem pode dar um help aqui pra eu entender?
posso replicar o teste aqui e vê se ocorre o mesmo.
 
Galera, tô testando estabilidade CPU no AIDA64 e agora que vi stress de GPU também e decidi colocar.

Depois de uns 3 minutos de teste a potencia caiu bruscamente e ficou em torno de 45 W e não voltou mais. Junto com ele, caiu clock e obviamente temperatura. Acredito que tenha sido uma limitação devido alta temperatura mas n tenho certeza. Alguem pode dar um help aqui pra eu entender?
Esse é o padrão. Quando ele está usando 100% da GPU reduz o clock para algo em torno de 2.8 a 3.2 GHz dependendo de quanto vc usa de TCCoffset.
Como o sistema de resfriamento é compartilhado para usar os 130 watts da GPU ele precisa reduzir o Power do processador.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo