A universidade e a educação tradicional estão com os dias contados?

- "você vai ser cortado de vagas de emprego sem curso superior"
- "empresa grande dificilmente contrata sem curso superior"
- "você vai estar muito limitado na carreira sem curso superior"
- "você precisa fazer faculdade!"

Meus colegas estão certos, está todo mundo certo ou todo mundo errado, meio a meio? Creio que ouvir outras opiniões e discutir o tema ajudaria a todos.
Isso por acaso é inveja deles?

Uma coisa que eu estou fazendo é estudando sozinho as matérias de exatas. Primeiro que mesmo com aula, uma boa parte dos professores é ruim. Depois que mesmo que o professor seja didático e muito bom, poucos aprendem só na aula.

Para trabalhar como advogado vc precisa do diploma e da aprovação na OAB. Mas a OAB já reclama que a maioria das faculdades é ruim. Mesmo entre os aprovados na OAB já tem muito advogado ruim ou picareta. Então é meio ilógico represar a carreira e ainda assim tem muito profissional ruim.

O motivo disso é simples, se faz tanta pesquisa em universidade pública porque universidade pública tem, como eu brinco, klapauscius (se você jogou The Sims vai entender o que eu estou dizendo).
Não falta dinheiro.

Isso vale para pesquisa boa e pesquisa ruim.
A questão é que a maior parte da pesquisa desenvolvida dentro da universidade pública é péssima.
Eu vi gente deturpando dados pra acomodar com o resultado que o orientador queria.
Vi gente perdendo tubo de ensaio porque o amigo jogou no lixo e forjando dados.
Vi pesquisas como a minha da Letras que não serve para absolutamente nada.
Se eu tivesse continuado até o fim, eu teria que fazer um TCC. Sobre oq? Não sei. Mas suponha que eu fosse fazer um TCC sobre enchentes. Eu ia ter dados sobre enchentes, iria ter alguma proposta de intervenção, tipo redação do ENEM. Pode ser que isso desse algum resultado prático, alguma aplicação já que enchente é um problema em todo lugar. Mas pode ser que não virasse nada. Nesse sentido, puseram o TCC obrigatório pra forçar todo mundo a saber português no fundo. Mas muita gente vai fazer o TCC apenas pela obrigação de pegar o diploma. Daí nem todo TCC vai ser algo útil. Pode ser apenas uma pesquisa só pra ter o diploma.

No fim eu me perguntei se eu ia mesmo entrar na área e como não ia, não vi mais motivação nenhuma pra continuar lá. Pra que eu ia ter todo trabalho de pegar todos os créditos, escrever um TCC bom e no fim fazer outra coisa nada a ver?

O que acontece é que a maioria entra com a cabeça de ser estudante por 2 anos depois só no quinto ou sexto período começam a buscar um estágio (quando começam). Aí o indivíduo já perdeu metade do curso de possibilidade de ganhar experiência.

Tem um problema nisso que é a carga horária. A pessoa já esta com tantas provas pra fazer q vai procurar experiência prática como? Tem o período entre os semestres de férias, mas quando você tem ainda mais provas pra fazer por culpa de recuperação, também não ajuda.

Um professor da UFABC deu uma palestra e uma coisa que ele disse é que muita gente trabalha de dia e vai fazer UFABC de noite. A pessoa vai mal nas provas porque não tem como estudar de dia. Mas a pessoa foi atrás da UFABC em busca do diploma e de melhorar de vida. Só que a rotina que ela tem é de um sacrifício que estraga totalmente o desempenho na faculdade. Se você incluir aí gente que mora a 2 horas de distância da faculdade, vira um inferno.
 
Última edição:
Negativo, Letras foi minha primeira faculdade eu me deslumbrei com aquilo e fiz a pesquisa que te falei.
Com o passar do tempo eu pulei fora, ainda acreditando na universidade pública fui fazer veterinária e fiz pesquisa em como Corticosteroides atuam em cães com uso a longo prazo.

A inutilidade acaba mas os outros problemas que citei continuam e são até piores.
Eu me senti mal recebendo dinheiro público pra "jogar o meu bambolê".




Não, não tenho justamente por ser uma entidade blindada.

Agora eu te pergunto, eu que vi tanta coisa errada:

Gente colocando amiguinho no artigo científico porque depois ele faz outro e coloca o seu nome, sendo que nenhum teve participação nas duas.
Professor que usa de nota/pesquisa/projeto pra comer menininha.
Férias sem fronteira que vale pra professor também não só pra graduado ir viajar. Porque o congresso não pode ser em cidade normal, tem que ser fora do Brasil, ou cidade litorânea.
Projeto de pesquisa já pronto só pro aluno colocar o nome.
Professor que compra aparelho X, tem uma empresa privada que usa o aparelho X, roda 2 amostradas de pesquisa e 100 da empresa.
Projeto de pesquisa forjado.
Dados adulterados.

Eu vi tudo isso, vocês que passaram pela universidade não viram nada?

Se na de vocês não tinha sacanagem então é a UNESP que é completamente podre no meio de diversas outras em que isso não acontece.

Quer ver uma sacanagem institucionalizada?
Professor é um funcionário público como qualquer outro que trabalha na faculdade, certo?
Desde o jardineiro, ao cara da manutenção, o motorista. Todo mundo é funcionário público.

O ÚNICO que não bate cartão é professor.

Mas é.. a minha experiência que é ruim né? Eu que fui turista...
Não é o cara que fecha o olho pras falcatruas porque se indispor com o orientador vai ter consequências como o fim da pesquisa, fim da bolsa, nota ruim do orientador no sistema da FAPESP/CNPQ etc.
Isso é um problema politico, não conseguimos discutir sem entrar nesse assunto.
Não adianta nada você falar "vamos investir em educação" e sair dando dinheiro pra qualquer coisa sem o menor critério, isso criou monstros como Kroton nas universidades particulares e essa farra das pesquisas nas publicas.
 
Entendam quem pesquisa de faculdade ou pesquisa de órgãos públicos de ensino em geral não é pra dar resultado nem mudar o mundo.

Leiam sobre pesquisa de base, algo em que 90% das pesquisas serão inúteis, pq é a natureza da coisa, simplesmente a pesquisa não vai dar em lugar algum, mas aquilo serve de aprendizagem pro aluno e fomenta a pesquisa de base, essa sim que vai melhorar o país, se nem pesquisa de empresa privada que visa lucro tem 100% de chance de dar certo, pq pesquisa de colégio público, de estudante, que apesar de envolver dinheiro ainda é migalhas comparado a milhares de outras coisas no país tem que ter a obrigação de ser "útil" pra sociedade? Não é assim que funciona em nenhum país quando se trata de ensino superior
 
Entendam quem pesquisa de faculdade ou pesquisa de órgãos públicos de ensino em geral não é pra dar resultado nem mudar o mundo.

Leiam sobre pesquisa de base, algo em que 90% das pesquisas serão inúteis, pq é a natureza da coisa, simplesmente a pesquisa não vai dar em lugar algum, mas aquilo serve de aprendizagem pro aluno e fomenta a pesquisa de base, essa sim que vai melhorar o país, se nem pesquisa de empresa privada que visa lucro tem 100% de chance de dar certo, pq pesquisa de colégio público, de estudante, que apesar de envolver dinheiro ainda é migalhas comparado a milhares de outras coisas no país tem que ter a obrigação de ser "útil" pra sociedade? Não é assim que funciona em nenhum país quando se trata de ensino superior
A galera acha (eu inclusive achava) que o aluno no primeiro mês de Bolsa tem de descbrir como fazer chips integrados com grafeno a R$ 1,00 de custo e com preço de venda de 1k $

Simplesmente bizarro, os mesmos que reclamam que o Brasil é atrasado em tecnologia, são os que choram com bolsistas na faculdade (e olha que são umas migalhinhas perto do salario de um Juiz ou de um Senador por ex)
 
Entendam quem pesquisa de faculdade ou pesquisa de órgãos públicos de ensino em geral não é pra dar resultado nem mudar o mundo.

Leiam sobre pesquisa de base, algo em que 90% das pesquisas serão inúteis, pq é a natureza da coisa, simplesmente a pesquisa não vai dar em lugar algum, mas aquilo serve de aprendizagem pro aluno e fomenta a pesquisa de base, essa sim que vai melhorar o país, se nem pesquisa de empresa privada que visa lucro tem 100% de chance de dar certo, pq pesquisa de colégio público, de estudante, que apesar de envolver dinheiro ainda é migalhas comparado a milhares de outras coisas no país tem que ter a obrigação de ser "útil" pra sociedade? Não é assim que funciona em nenhum país quando se trata de ensino superior
E pesquisas sobre suruba em banheiros públicos, feita com dinheiro público, você é a favor? Porque já existiu.
 
E pesquisas sobre suruba em banheiros públicos, feita com dinheiro público, você é a favor? Porque já existiu.

Só tem que fazer pesquisa sobre o que você quer? É isso? Cada um tem a liberdade de pesquisar sobre o que bem entender.

E o pior, gente como você fala como se esse tipo de pesquisa fosse a maioria e fosse cara, não é nem um nem outro, é uma minoria e normalmente custa muito pouco ou nada já que não precisa de matérias químicos, equipamentos de ponta ou coisa parecida. Vão pesquisar sobre isso, ver uns vídeos do Pirulla que é pesquisador e trabalha pra espalhar algumas realidades em vez de repetir esse discurso de zap.

Vou até te poupar o trabalho de pesquisar.

 
............................ (discutir financiamento de pesquisas vai virar uma discussão de política aqui)

Mas eu acho triste ciências puras. Doutorado nisso é uma coisa que o custo que você tem, emocional, psicológico, é muito alto. O custo financeiro também é alto, imagina ter que pagar você mesmo uma viagem de mil, dois mil, pra participar de um congresso internacional de cientistas. O retorno é baixo. O aluguel de um lugar pra morar perto da universidade é coisa de sei lá, 1000R$. O seu trabalho é basicamente ESTUDAR uma coisa altamente teórica. Por isso que tem tanto doutorando dando aula particular, vendendo chocolate se virando nos 30s.
 
Última edição:
O que não dá para entender é que tem certas pessoas, inúmeros acadêmicos que falam que falta financiamento (isso que o gasto só com a folha de certas universidades federais consegue quase bater a verba inteira disponivel), mas foram totalmente contra um projeto chamado Furute-se onde as empresas privadas (sem fins lucrativos) poderiam financiar projetos diretamente com o cientista e os frutos da pesquisa serviria tanto para a empresa quanto para a faculdade, mas isso sem precisar passar o dinheiro para administração da universidade.

Num instante falaram que iam acabar as universidades quando o dinheiro seria um adendo, isso já acontece direto na Europa e na América do Norte e mesmo com um índice de aproveitamento de pesquisas sendo baixo como já falaram aqui, esse financiamento extra com possibilidade de até arrumar patentes para as universidades poderia melhorar muito a vida de todos ali, mas ai entramos na área politica e o problema começa.
 
O que não dá para entender é que tem certas pessoas, inúmeros acadêmicos que falam que falta financiamento (isso que o gasto só com a folha de certas universidades federais consegue quase bater a verba inteira disponivel), mas foram totalmente contra um projeto chamado Furute-se onde as empresas privadas (sem fins lucrativos) poderiam financiar projetos diretamente com o cientista e os frutos da pesquisa serviria tanto para a empresa quanto para a faculdade, mas isso sem precisar passar o dinheiro para administração da universidade.

Num instante falaram que iam acabar as universidades quando o dinheiro seria um adendo, isso já acontece direto na Europa e na América do Norte e mesmo com um índice de aproveitamento de pesquisas sendo baixo como já falaram aqui, esse financiamento extra com possibilidade de até arrumar patentes para as universidades poderia melhorar muito a vida de todos ali, mas ai entramos na área politica e o problema começa.
Como aluno de federal, e de um centro que possui inúmeras parcerias com o mercado privado, o Future-se não trazia absolutamente nada de novo (já que parcerias com o mercado privado JÁ existem), e só serviria para sucatear pesquisas de base que o mercado não tem interesse. Inclusive até possuo meu nome em uma patente através de uma dessas parcerias, sem necessidade alguma do Future-se.
 
Como aluno de federal, e de um centro que possui inúmeras parcerias com o mercado privado, o Future-se não trazia absolutamente nada de novo (já que parcerias com o mercado privado JÁ existem), e só serviria para sucatear pesquisas de base que o mercado não tem interesse. Inclusive até possuo meu nome em uma patente através de uma dessas parcerias, sem necessidade alguma do Future-se.
Grande parte das doações e parcerias da área privada não diretamente para as pesquisas escolhidas, vão para a administração das universidades e de lá que é distribuído para instituições, pesquisas e outros.

Aí o que acontece? Só procurar e ver quais são as "pesquisas acadêmicas" que sempre levam uma boa fatia? Justamente aquela dos amiguinhos da reitoria, daquelas que ja até citaram aqui no post em que não agregam em praticamente nada na sociedade nem no mercado.


Até hoje não esqueço do exemplo do Museu Nacional que recebeu varias verbas publicas e quando recebeu privadas o dinheiro foi para outro lugar, ai o que veio como consequência disso? As doações que era feitas direcionadas ao museu foram para outro lugar, teve uma Brasileira que ia doar na base de milhões, mas pelo fato dessa distribuição não iria chegar quase nada, ela preferiu doar para a reforma da Catedral de Notre Dame...

Alias, como seria sucateada essas "pesquisas acadêmicas" se o dinheiro para elas já é passado pelo governo? Então ter mais investimento focado em certas áreas seria ruim ao seu ver se fosse possível? Até porque o investimento não ria diminuir, e sim aumentar, mas só observar os fatos, o Brasil gasta uma fortuna no ensino superior em que a média passa fácil de países bem mais desenvolvidos e quantos prêmios nobel temos mesmo?

Isso porque nem toquei no assunto dos grandes cientistas que recebem financiamentos privados e se mandam do Brasil e nem pensam em voltar pra cá.
 
A asfixia pelo diploma

a-asfixia-pelo-diploma.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo