Ryzen 5 3600 @ 4.4GHz e 1.25v

Essa diferença eu presumo ser pelo fato do prime95 utilizar avx no teste, que costuma estressar mais o processador, correto?

Mais especificamente, é porque o Prime95 faz o 3600 (e qualquer Zen 2) esbarrar no limite de corrente do TDC, então o processador derruba a tensão pra se manter dentro dos parâmetros stock. Já no Cinebench, o limite é o PPT de 88W.
 
Essa degradação é apenas quando se usa com tensão estática? É seguro deixar o pbo ou core performance boost ativado em zen 2?

Aqui nem sei qual deles tá ativado porque tá tudo em auto, mas jogando(passo horas jogando), cinebench ou tarefas que exijam processamento ele fica entre 1.35v~1.4v direto, o que as pessoas, unanimemente, dizem causar a degradação prematura desses processadores caso configurem com essas tensões. Acho um mistério a forma que os processadores ryzen funcionam, no automático 1.35v ou acima disso ser bom mas fazendo over manual com tensão até menor não ser.

No auto é seguro, o processador tem um critério entre tensão, corrente, demanda etc.
 
No auto é seguro, o processador tem um critério entre tensão, corrente, demanda etc.

Exatamente a própria AMD já veio a publico e falou que é seguro esses picos de energia, ocorrem em curtos momentos para ativar as frequências mais altas...

Os processadores de hoje não vale a pena fazer OC, além de fica instável, os ganhos são mínimos, se querem extrair um pouco mais de performance, e manter o processador mais frio, deem olhada no plano de energia custom do 1usmus. Com ele você consegue frequências um pouco mais elevadas, por mais tempo com menos voltagem. Meus 3900x com o plano de energia em IDLE, fica com vários núcleos (uns 4/5) acima dos 4.5Ghz, inclusive em alguns momentos ultrapassa os 4.6Ghz, já tive picos de 4.89Ghz, fora que a temperatura caiu bastante, o máximo que registrei foi 64º C em um render do Lumion que fiz em 16K de quase 02H de duração.
 
Exatamente a própria AMD já veio a publico e falou que é seguro esses picos de energia, ocorrem em curtos momentos para ativar as frequências mais altas...

Os processadores de hoje não vale a pena fazer OC, além de fica instável, os ganhos são mínimos, se querem extrair um pouco mais de performance, e manter o processador mais frio, deem olhada no plano de energia custom do 1usmus. Com ele você consegue frequências um pouco mais elevadas, por mais tempo com menos voltagem. Meus 3900x com o plano de energia em IDLE, fica com vários núcleos (uns 4/5) acima dos 4.5Ghz, inclusive em alguns momentos ultrapassa os 4.6Ghz, já tive picos de 4.89Ghz, fora que a temperatura caiu bastante, o máximo que registrei foi 64º C em um render do Lumion que fiz em 16K de quase 02H de duração.
É só instalar o esse plano de energia do 1usmus ou precisa fazer mais alguma configuração? Estou tendo problemas com aquecimento no meu 3900x (batendo 95 em jogo) e caí nesse tópico procurando por alguma solução de undervolt.
 
É só instalar o esse plano de energia do 1usmus ou precisa fazer mais alguma configuração? Estou tendo problemas com aquecimento no meu 3900x (batendo 95 em jogo) e caí nesse tópico procurando por alguma solução de undervolt.

Tem que fazer uma configurações na BIOS também, o meu no valorant ficava uns 63/65º, não estou mais usando, hoje uso o modo de economia de energia do W11 e um offset negativo de - 0.05, perdi performance mais ele ficou bem frio, em torno de 58º no mesmo jogo..
 
Tem que fazer uma configurações na BIOS também, o meu no valorant ficava uns 63/65º, não estou mais usando, hoje uso o modo de economia de energia do W11 e um offset negativo de - 0.05, perdi performance mais ele ficou bem frio, em torno de 58º no mesmo jogo..
Sabe dizer como faço essa configuração de offset em uma b550 rog strix e-gaming?
 
Galera boa noite, fiz um overzinho de leve aqui no 5700G pra ele funcionar mais frio, e eu gostaria de saber se nessas voltagens mais baixas existe a necessidade de utilizar LLC. Eu somente coloquei 4.4Ghz e 1,21V, Testei varias vezes no CBR15, CBR20 e no Aida64 por várias vezes e não deu problema. Posso deixar da maneira que está ou preciso fazer mais algo?
 
Galera boa noite, fiz um overzinho de leve aqui no 5700G pra ele funcionar mais frio, e eu gostaria de saber se nessas voltagens mais baixas existe a necessidade de utilizar LLC. Eu somente coloquei 4.4Ghz e 1,21V, Testei varias vezes no CBR15, CBR20 e no Aida64 por várias vezes e não deu problema. Posso deixar da maneira que está ou preciso fazer mais algo?
Pode sim, mexer no LLC só é necessário quando o Vdroop causa instabilidade (erros ou tela azul) o que não é seu caso.
 
Quando compra-lo irei somente fazer OC quando tiver pelo menos 1 fan atrás e 1 na frente porque até o momento com o setup atual nem esquenta máximo que chega é 60 graus no Athlon, mas é bem raro.
Atualizando, não comprei Ryzen, fui de xeon mesmo, tava muito caro os preços. :forever:
 
Pessoal, aqui no meu pc utilizava o CTR, mas hoje ele resolveu dar algum conflito no windows e fiquei tomando tela azul toda hora.

Resolvi deletar tudo e mexer no UV + OC na bios.

Tenho um 3600, e para testar eu deixei o multiplicador em auto e fiz um unvervolt via offset - 0.0625.

Aparentemente melhorou um pouco a performance no Benchmark e baixou as temps, além de em carga alta ele estabilizar em 1.3mv.

Outra coisa que fiz é deixar o PBO no manual e jogar o max em 200MHZ.

Queria mesmo era ter picos maiores em Single Core, com o CTR eu conseguia pegar até 4400 em carga mais leve, porém over na bios eu sei muito pouco, e não queria colocar clock fixo.
 
Olá quais as temps em idle e em full load?
tenho um 3600 cravado a 4.2 full time e 1.28 no vcore estou achando as temps muito altas aqui
em idle 55/60 em full loado 75/80
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, aqui no meu pc utilizava o CTR, mas hoje ele resolveu dar algum conflito no windows e fiquei tomando tela azul toda hora.

Resolvi deletar tudo e mexer no UV + OC na bios.

Tenho um 3600, e para testar eu deixei o multiplicador em auto e fiz um unvervolt via offset - 0.0625.

Aparentemente melhorou um pouco a performance no Benchmark e baixou as temps, além de em carga alta ele estabilizar em 1.3mv.

Outra coisa que fiz é deixar o PBO no manual e jogar o max em 200MHZ.

Queria mesmo era ter picos maiores em Single Core, com o CTR eu conseguia pegar até 4400 em carga mais leve, porém over na bios eu sei muito pouco, e não queria colocar clock fixo.
 
Olá quais as temps em idle e em full load?
tenho um 3600 cravado a 4.2 full time e 1.28 no vcore estou achando as temps muito altas aqui
em idle 55/60 em full loado 75/80
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Aqui IDLE fica na faixa de 50C tb, full load já chegou a 80 quando usava o CTR com uns clocks mais agressivos.

Usando offset - não passa dos 75C.

Esse ryzen é quente mesmo, não é nada preocupante.

Eu preferi deixar com multiplicador livre pra ter uma performance a mais em Single Core, já que travar o multiplicador baixa um pouco o score.

Mas eu queria mesmo era fazer UV e que o Boost chegasse até uns 4300mhz, mas acho que nesse zen 2 não é possível.
 
Quais configurações são recomendadas usar ryzen 5 3600?

Tô usando em 4.4ghz/1.350, 1.3 também fica estável

As temperaturas estão bom, algo entre: 30° idle, 65° max em jogos - 4.4ghz
 
Última edição:
Rodei o CTR e dei sorte no silício:

 
Rodei o CTR e dei sorte no silício:

Uma dúvida, fiz a primeira vez isso e deu BRONZE SAMPLE, uns 2 meses dps refiz e deu SILVER SAMPLE, o pq disso? Alguém sabe?
 
Uma dúvida, fiz a primeira vez isso e deu BRONZE SAMPLE, uns 2 meses dps refiz e deu SILVER SAMPLE, o pq disso? Alguém sabe?

O cooler não tá dando conta do PBO, eu não gosto desse programa por isso, pra ele aferir adequadamente tem que rodar em dia frio com cooler sobrando.
 
O cooler não tá dando conta do PBO, eu não gosto desse programa por isso, pra ele aferir adequadamente tem que rodar em dia frio com cooler sobrando.
O meu deu com essa temperatura, uso em 4.2 com 1.20v fixo, mas na hora do teste eu deixo tudo em stock

6rqXRCW.jpg


dps refaço o teste mais uma vez pra ver o que dá
 
galera vou aproveitar aqui tbm. Fiz um over, nem sei se é over ta mais pra undervolt mesmo pra ter menos temperatura, botei o meu a 4.0ghz ja que em stock não passa muito disso, e botei de inicio +0.180v na bios da minha biostar o que da um vcore de 1.265v, rodei todos os teste ate com o y crucher e passou, joguei etc etc, tudo estavel e menos temperadura tbm, jogando dificil ele bater 65c. Antes disso com tudo em stock meu pc ate emitia um som de chiado bem baixo que é coil whine quando eu mexia no mouse navegando normal pela net, que vem da placa mãe se não me engano, talvez pelo vcore alto que ele fica batendo do nada sei la, ja vi ate 1.5v, mas geralmente é 1.475v. Hoje resolvi deicar tudo do jeito que esta em 4.0ghz porem dessa vez não mexi no vcore, passei o aida e vi que o vcore não passa de 1.144v, consegui deixar mais frio ainda do que antes, posso deixar assim em auto mesmo o vcore ?

Edit: melhor deixar em auto não, botei ele a 4.1ghz com vcore em auto e deu tela azul kkkk. Melhor deixar do jeito que tava mesmo, em 4.0ghz mesmo e +0.180v que deu vcore de 1.265v.
 
Última edição:
galera vou aproveitar aqui tbm. Fiz um over, nem sei se é over ta mais pra undervolt mesmo pra ter menos temperatura, botei o meu a 4.0ghz ja que em stock não passa muito disso, e botei de inicio +0.180v na bios da minha biostar o que da um vcore de 1.265v, rodei todos os teste ate com o y crucher e passou, joguei etc etc, tudo estavel e menos temperadura tbm, jogando dificil ele bater 65c. Antes disso com tudo em stock meu pc ate emitia um som de chiado bem baixo que é coil whine quando eu mexia no mouse navegando normal pela net, que vem da placa mãe se não me engano, talvez pelo vcore alto que ele fica batendo do nada sei la, ja vi ate 1.5v, mas geralmente é 1.475v. Hoje resolvi deicar tudo do jeito que esta em 4.0ghz porem dessa vez não mexi no vcore, passei o aida e vi que o vcore não passa de 1.144v, consegui deixar mais frio ainda do que antes, posso deixar assim em auto mesmo o vcore ?

Edit: melhor deixar em auto não, botei ele a 4.1ghz com vcore em auto e deu tela azul kkkk. Melhor deixar do jeito que tava mesmo, em 4.0ghz mesmo e +0.180v que deu vcore de 1.265v.
Tu pode baixar o Ryzen Master e ir testando com ele, é bem mais fácil e menos demorado que ir na BIOS. 4GHz com 1.1v é bem comum de se conseguir e é muito mais frio que em stock.
 
Gente, me ajudem a avaliar o que fiz...

Tenho um R5 3600 que roda tranquilamente @ 4.3 com apenas 1,14 de vcore (e o CRT ainda diz que é silver)
Não tive saco de afinar o oc para 4.4, então botei 1,2 de vcore...

Tinha um kit 2x8 de DDR4 XMP 3200 da marca Asgard que comprei no aliexpress...
Torei um oc nela para 3800 com 20-22-22-22-40

Há algumas semanas o vendedor me mandou mensagem dizendo que o mesmo kit estava em promoção... Com um cupom saiu por 300 reais
Cruzei os dedos para vir um chip da mesma marca e comprei...
Ontem ele chegou e veio com chip diferente...
Resultado: somente consigo chegar a 3400 estáveis
Se boto 3600, por exemplo, diz corrompe os drivers cruciais de inicialização do windows e preciso reiniciar o PC
Ainda não tive tempo de refinar para tentar melhorar, mas queria saber de vocês:
Seria melhor 16gb @ 3800 Ou 32gb @ 3400 ?
 
Gente, me ajudem a avaliar o que fiz...

Tenho um R5 3600 que roda tranquilamente @ 4.3 com apenas 1,14 de vcore (e o CRT ainda diz que é silver)
Não tive saco de afinar o oc para 4.4, então botei 1,2 de vcore...

Tinha um kit 2x8 de DDR4 XMP 3200 da marca Asgard que comprei no aliexpress...
Torei um oc nela para 3800 com 20-22-22-22-40

Há algumas semanas o vendedor me mandou mensagem dizendo que o mesmo kit estava em promoção... Com um cupom saiu por 300 reais
Cruzei os dedos para vir um chip da mesma marca e comprei...
Ontem ele chegou e veio com chip diferente...
Resultado: somente consigo chegar a 3400 estáveis
Se boto 3600, por exemplo, diz corrompe os drivers cruciais de inicialização do windows e preciso reiniciar o PC
Ainda não tive tempo de refinar para tentar melhorar, mas queria saber de vocês:
Seria melhor 16gb @ 3800 Ou 32gb @ 3400 ?
kct como assim? 4.3 com 1.14v :eek:, se eu tento 4.2 com menos de 1.19v ja dá erro no Prime95, e olha que o meu é Silver tbm
 
Nem com zen 3 eu pego esses clocks que os caras pegam, tá maluco kkkk. Cara sobre as memórias, talvez consiga 3733 mas vai exigir mudanças, aumentar vsoc, um fiapo de vdimm, aquele 40 pelas minhas contas deveria ser no mínimo 42, ou seja os timings estão meio desencontrados tb, ainda tem coisa pra refinar, pode ser que dê bom. Por curiosidade, qual o chip dos kits?
 
Nem com zen 3 eu pego esses clocks que os caras pegam, tá maluco kkkk. Cara sobre as memórias, talvez consiga 3733 mas vai exigir mudanças, aumentar vsoc, um fiapo de vdimm, aquele 40 pelas minhas contas deveria ser no mínimo 42, ou seja os timings estão meio desencontrados tb, ainda tem coisa pra refinar, pode ser que dê bom. Por curiosidade, qual o chip dos kits?
Obrigado pela resposta.
Os antigos, que chegavam a 3800 são ChangXin Technologies.
Os novos Nanya Technologies.

Mas achas que os 32@3400 compensam mais que 16@3800?
Já vi muita coisa sobre a ordem de preferência e a maioria esmagadora diz: capacidade>velocidade>latência
Mas ontem li um tópico no reddit, () aparentemente de um funcionário da AMD, fazendo as contas da latência da memória... mas dizendo que os ryzen trabalham "mais e melhor" com latências baixas... claro que pode ser apenas um erro de interpretação minha, mas parece que ele dava mais valor a clocks mais baixos com latências menores... As minhas dão mais de 10ns
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo