GTX 1650 Overclock

TKadey

know-it-all Member
Registrado
Gostaria de recomendações para fazer um overclock bom e estável na 1650.
Vi esse site falando sobre Guru 3d achei interessante mas realmente fica estável e seguro, normalmente só aumento o core e memory clock para +- 150 a 200mhz a mais, mas gostaria de saber se posso alcançar uma performance maior.
 
Provavelmente em um over mais agressivo, vai bater powerlimit e derrubar a frequência.
Não sei dizer se shuntmod seria viável, pois aí recai outro problema que é a temperatura, na medida que esquenta a própria placa derruba o clock.
Cuidado com os overclocks de memória, chega a um ponto que em vez de ganhar performance, se perde, pois a memória fica corrigindo erros causados pela frequência alta.

No geral, no ar, as placas desde pascal batem uns 1900mhz-1950.
 
A 1650 apesar do "1" na frente é uma turing e não pascal, já brinquei com algumas 1660 e similares, é mais valido fazer overclock junto com undervolt editando a curva de frequência/voltagem pois vc vai esbarrar no power limit cedo demais com a voltagem stock e de quebra o undervolt + overclock vai aumentar a performance e diminuir as temperaturas comparado a stock, o teto de clocks varia de acordo com a qualidade do seu chip, geralmente entre 1980~2100MHz.

Sobre o overclock da memória as únicas placas onde ocorre o problema de correção de erros se vc for muito agressivo são as placas com GDDR6X ou seja, 3070Ti, 3080, 3080Ti e 3090, as outras versões de GDDR não em ECC embutido então se vc for agressivo demais só vai travar o driver/dar artefatos, geralmente essas GDDR5 (que acredito ser a memória da sua 1650) conseguem fazer 9000~10000MT/s tranquilamente.

Pra testar a estabilidade alguns jogos mais sensíveis a oc como shadow of the tomb raider ou control são excelentes e tendem a travar o oc bem mais rapido que stress tests/benchmaks.
 
Ju
Sobre o overclock da memória as únicas placas onde ocorre o problema de correção de erros se vc for muito agressivo são as placas com GDDR6X ou seja, 3070Ti, 3080, 3080Ti e 3090, as outras versões de GDDR não em ECC embutido então se vc for agressivo demais só vai travar o driver/dar artefatos, geralmente essas GDDR5 (que acredito ser a memória da sua 1650) conseguem fazer 9000~10000MT/s tranquilamente.
Eu fiz o Scanner OC e ele realmente puxou até uns 2100mhz, só as memórias eu não consigo mudar pq ele tira o curve voltagem que tava, não sei se eu fiz do jeito errado ou é assim mesmo, quando eu aperto pra confirmar ele volta pra curva stock.
 
Eu fiz o Scanner OC e ele realmente puxou até uns 2100mhz, só as memórias eu não consigo mudar pq ele tira o curve voltagem que tava, não sei se eu fiz do jeito errado ou é assim mesmo, quando eu aperto pra confirmar ele volta pra curva stock.
Se vc usa o OC Scanner é assim mesmo, o ideal é fazer manualmente escolhendo um ponto na curva de voltagem pra fazer o OC geralmente entre 0.937~0.975V vc já consegue estabilizar essa frequência a depender da qualidade do chip, depois de estabilizar o core vc mexe com a vram.
 
Entendi, então preciso colocar por exemplo na voltagem 970mV acima do stock e ver como fica até ficar estável
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mesmo mudando manualmente quando eu salvo no slot e depois aplico ela volta
 
Entendi, então preciso colocar por exemplo na voltagem 970mV acima do stock e ver como fica até ficar estável
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mesmo mudando manualmente quando eu salvo no slot e depois aplico ela volta
Não é acima de stock não, vc vem aqui na curva e escolhe o ponto de voltagem desejado e sobe o clock dele:
Screenshot-2022-02-09-231801.png
 
Não é acima de stock não, vc vem aqui na curva e escolhe o ponto de voltagem desejado e sobe o clock dele:
Screenshot-2022-02-09-231801.png
Sim, entendi agora, eu fiz exatamente como você, coloquei 2050mhz com 965mV, amanhã vou testar ver se consigo números maiores e com uma voltagem boa também.
Peguei como base esse vídeo para entender mais destas curvas de como configurar certo. Valeu amigo, qualquer coisa eu pergunto aqui 😎👍
 
Coloquei +-2100mhz com 950mV e 650mhz na memória parece que ficou estável, vou tentar melhorar um pouco mais
 
Coloquei +-2100mhz com 950mV e 650mhz na memória parece que ficou estável, vou tentar melhorar um pouco mais
O core provavelmente não tem muito mais folga pra subir, a VRAM vc pode testar até +999 (geralmente +1000 o driver já bloqueia e crasha nessas GTX16).
 
O core provavelmente não tem muito mais folga pra subir, a VRAM vc pode testar até +999 (geralmente +1000 o driver já bloqueia e crasha nessas GTX16).
Sim, o meu não crashou, no kombustor quando coloco + de 700mhz na memoria ele sai de 0/0 artefatos, mas isso faz muita diferença deixar 0/0 ou da para aumentar e deixar com esses "artefatos"? Quando fiz o teste de 700mhz ficou 0/3 artefatos, então deixei 675mhz e ficou 0/0...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, o meu não crashou, no kombustor quando coloco + de 700mhz na memoria ele sai de 0/0 artefatos, mas isso faz muita diferença deixar 0/0 ou da para aumentar e deixar com esses "artefatos"? Quando fiz o teste de 700mhz ficou 0/3 artefatos, então deixei 675mhz e ficou 0/0...
Se realmente ficar a mesma temperatura no qual estava nos testes do kombustor vai ficar uma boa temperatura. Pelo que monitorei não chegou nem a 70ºc.
 
Última edição:
Sim, o meu não crashou, no kombustor quando coloco + de 700mhz na memoria ele sai de 0/0 artefatos, mas isso faz muita diferença deixar 0/0 ou da para aumentar e deixar com esses "artefatos"? Quando fiz o teste de 700mhz ficou 0/3 artefatos, então deixei 675mhz e ficou 0/0...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se realmente ficar a mesma temperatura no qual estava nos testes do kombustor vai ficar uma boa temperatura. Pelo que monitorei não chegou nem a 70ºc.
O ideal é não ter artefatos, então melhor parar por ai e as temperaturas estão boas, em jogos vai ficar mais fria que isso.
Mas é mais recomendável validar esse oc em jogos do que em stress tests.
 
Última edição:
O ideal é não ter artefatos, então melhor parar por ai e as temperaturas estão boas, em jogos vai ficar mais fria que isso.
Mas é mais recomendável validar esse oc em jogos do que em stress tests.
Fiz teste em jogos, ficou o seguinte, acima de 2080mhz no CORE o game crasha, então ficou estável em 2070mhz (CORE) e 2660mhz (MEMORY). Foi o mais estável que achei.
 
Fiz teste em jogos, ficou o seguinte, acima de 2080mhz no CORE o game crasha, então ficou estável em 2070mhz (CORE) e 2660mhz (MEMORY). Foi o mais estável que achei.
Ficou bom então, os melhores chips ficam ali nos 2100MHz no core, control e shadow of the tomb raider são bons jogos pra testar estabilidade, qualquer instabilidade travam muito rápido.
 
Ficou bom então, os melhores chips ficam ali nos 2100MHz no core, control e shadow of the tomb raider são bons jogos pra testar estabilidade, qualquer instabilidade travam muito rápido.
Na verdade se eu não mexer na curva de voltagem e só aumentar no automático ele sobe ate +2100mhz mas pela curva ele fica + de 1000mV
 
Quantos frames você conseguiu nesse OC ? aqui +150 fica estável em quase tudo, mas ae vou jogar um COD com Nvidia Reflex( que bota o clock lá em cima) e apresenta problemas...

Além de que o ganho é imperceptível pra quem não joga o Msi Afterburner, média de 5% ( 3 frames), então não vejo ponto em deixar com OC.
Já no Memory Clock eu posso subir +1000Mhz que eu ganho incrível 1 FPS, irrelevante ( será q é pq minha memória é gddr6?) enfim, o ganho com OC é irrisório, por isso prefiro deixar td em stock.
 
Última edição:
Quantos frames você conseguiu nesse OC ? aqui +150 fica estável em quase tudo, mas ae vou jogar um COD com Nvidia Reflex( que bota o clock lá em cima) e apresenta problemas...

Além de que o ganho é imperceptível pra quem não joga o Msi Afterburner, média de 5% ( 3 frames), então não vejo ponto em deixar com OC.
Já no Memory Clock eu posso subir +1000Mhz que eu ganho incrível 1 FPS, irrelevante ( será q é pq minha memória é gddr6?) enfim, o ganho com OC é irrisório, por isso prefiro deixar td em stock.
Ah um pouco ganha sim, mas depende da placa que tu tem. A minha eu não me recordo mas ela vem com OC de fabrica.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já no Memory Clock eu posso subir +1000Mhz que eu ganho incrível 1 FPS, irrelevante ( será q é pq minha memória é gddr6?) enfim, o ganho com OC é irrisório, por isso prefiro deixar td em stock.
GDDR6 não consegue subir tanto assim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo