• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] DRAM Calculator para os Ryzen

Pessoal, alguém saberia me explicar pq North Bridge esta com este valor de 981.5?

Captura-de-tela-2021-11-29-094146.jpg
Infinity Fabric nao subiu automaticamente.. vc vai ter que setar na bios da placa-mae, pra ver se vai.... se nao for, baixa a frequencia ate onde tiver estabilidade no 1:1
 
Sempre tive bastante problema com os overclocks aqui depois de um tempo, começavam a dar WHEA 18 - 17 aleatoriamente

Depois de muito mexer nas configurações, creio que encontrei o culpado de tudo isso, PBO FMax Enhancer (Ai Tweaker\ Precision Boost Overdrive)

Pelo que vi é uma feature exclusiva da asus, ela costuma ficar em Automático nas configurações, fiz alguns testes habilitando e desabilitando ela,

Com ela desabilitada, acabou todos os erros WHEA, creio que já tem mais de 1 ano que sofro com esses WHEA só dessa opção ter ficado em automático

Fica dica pra quem tiver instabilidade no overclock de memória e/ou processador.
 
Infinity Fabric nao subiu automaticamente.. vc vai ter que setar na bios da placa-mae, pra ver se vai.... se nao for, baixa a frequencia ate onde tiver estabilidade no 1:1
Show muito obrigado pela informação.

estabilizei ele usando em 1863.3mhz 1:1

nos testes alio copy oscila muito de um teste para o outro, é normal mesmo?

2.jpg


2.jpg
 



Consegui deixar assim no 5600x.


Estou testando aqui ainda, talvez vou manter 3600 ao invés de 3733, o meu FCLK do 3800x não está aceitando muito bem 1800+
 
Consegui 3600 CL14 estável aqui,
3733 CL16 começou a ter instabilidade de FCLK depois de um tempo, 3800 nem consigo boot.

D5raevg.png
 
Boa pessoal, seguinte, recentemente eu comprei meu computador e de acordo com as especificações da minha MB e CPU eles tem compatibilidade testada de 3200mhz na memória ram mas nem isso consigo usar com o CL15 que ela promete por mais que seja em 3000. Fui tentando alguns testes nas minhas memórias e primeiro eu experimentei usar o D.O.C.P, como elas são 3000mhz, na BIOS estava 2666mhz então queria aumentar. Usando a configuração do D.O.C.P em 3000mhz fica tranquilo, jogo qualquer jogo sem crash ou travamento qualquer usando o sistema, tentei então aumentar para 3133 só que, o Windows sobe mas fica totalmente instável, as paginas do Google travam e se muitos serviços ficam abertos (incluindo abrir um jogo), da tela azul. Já com 3200 o Windows nem sobe, é tela azul direto.

um amigo meu me mostrou o DRAM Calculator e ai eu fui procurando o que colocar e cheguei nisso aqui:
kHsTRgf.png


eu não sei se está correto o que eu coloquei ali para fazer o cálculo, porém configurei na BIOS de acordo com o que mostra nos Recomendados acima.
Subiu normal a maquina, mexendo no Google tudo tranquilo, até fiz o teste do CPU-Z que subiu incríveis 150 pontos no Multi-Thread, mas ai com qualquer jogo que eu jogue crasha, testei valorant, lol, cs, e não da 3-4 minutos de jogo, fecha ou trava totalmente.

Tentei então colocar 3200 (timings no auto), abaixei apenas a tensão de 1.35 para 1.32) só que fica com essa triste diferença de latência (do lado direito do recomendado pelo Calc.)
HkGMRGt.png


em contrapartida ele já roda normalmente qualquer jogo, sem nenhum gargalo (pelo menos aparente).

teste de bench das diferentes configs
1T2XTHx.png


queria pedir a ajuda de vocês em relação a isso (já que não sou nenhum expert nessa área) para poder configurar corretamente as tensões e os timings certinho, e se possível tentar até uns 3600mhz que pelo que vi essas minhas memórias trabalham tranquilamente.

Caso ajude em algo o modelo da memória é esse

BL8G30C15U4B

 
Boa pessoal, seguinte, recentemente eu comprei meu computador e de acordo com as especificações da minha MB e CPU eles tem compatibilidade testada de 3200mhz na memória ram mas nem isso consigo usar com o CL15 que ela promete por mais que seja em 3000. Fui tentando alguns testes nas minhas memórias e primeiro eu experimentei usar o D.O.C.P, como elas são 3000mhz, na BIOS estava 2666mhz então queria aumentar. Usando a configuração do D.O.C.P em 3000mhz fica tranquilo, jogo qualquer jogo sem crash ou travamento qualquer usando o sistema, tentei então aumentar para 3133 só que, o Windows sobe mas fica totalmente instável, as paginas do Google travam e se muitos serviços ficam abertos (incluindo abrir um jogo), da tela azul. Já com 3200 o Windows nem sobe, é tela azul direto.

um amigo meu me mostrou o DRAM Calculator e ai eu fui procurando o que colocar e cheguei nisso aqui:
kHsTRgf.png


eu não sei se está correto o que eu coloquei ali para fazer o cálculo, porém configurei na BIOS de acordo com o que mostra nos Recomendados acima.
Subiu normal a maquina, mexendo no Google tudo tranquilo, até fiz o teste do CPU-Z que subiu incríveis 150 pontos no Multi-Thread, mas ai com qualquer jogo que eu jogue crasha, testei valorant, lol, cs, e não da 3-4 minutos de jogo, fecha ou trava totalmente.

Tentei então colocar 3200 (timings no auto), abaixei apenas a tensão de 1.35 para 1.32) só que fica com essa triste diferença de latência (do lado direito do recomendado pelo Calc.)
HkGMRGt.png


em contrapartida ele já roda normalmente qualquer jogo, sem nenhum gargalo (pelo menos aparente).

teste de bench das diferentes configs
1T2XTHx.png


queria pedir a ajuda de vocês em relação a isso (já que não sou nenhum expert nessa área) para poder configurar corretamente as tensões e os timings certinho, e se possível tentar até uns 3600mhz que pelo que vi essas minhas memórias trabalham tranquilamente.

Caso ajude em algo o modelo da memória é esse

BL8G30C15U4B

Dica, primeiro vê se os timings que vc importou pelo thaipoon estão corretos, e se vc não usou, use-o, só com ele vc consegue os timings certos no DRAM Calculator...

Feito isso, pelo que vi seu chip é E-Die certo? (Tomei como base seu print aí).. faz o cálculo pelo Calculator e pega os timings primários (esses 6 primeiros) e seta eles certinhos, feito isso o resto deixa em AUTO, e a tensão pode colocar 1.45V...
Mícron E-Die o pior timing é o tRCDRD ele tem que ser mais alto que os outros geralmente e escala com tensão...

Faça isso e teste, e assim vai subindo, depois que chegar onde quer vc brinca com os timings secundários e terciários, é tentativa e erro e MUITA paciência...

Detalhe, sempre que vc subir as memórias trava na BIOS o FLCK na mesma frequência pra ficar em 1:1..
 
Bom, fiz o teste agora com o que o Calculator me indicou (agora com os timings importados do Thaiphoon).
scvQsEO.png


isso foi o que eu configurei na BIOS, tentei usar só os 6 primeiros mas nem subia, tela azul direto.
configurei então com tudo que mostra ai (inclusive a tensão de 1.36V), dessa forma pelo menos subia, mas dava tela azul quando os processos inicializavam.
sobre o FLCK eu coloquei 1600 na BIOS, não tinha 3200mhz então acredito que o 1:1 funcione dessa forma mesmo (me corrija se errei kkk)
troquei então o tRCDRD de 16 para 18 e dessa vez subiu normal e sem travamentos, fiz o teste do TM5 com o HWINFO aberto:

dEcN2iq.png


logo no começo do terceiro ciclo ja deu o primeiro erro

algo que eu possa fazer? aumentar a tensão? ou algum outro timing?
 
Bom, fiz o teste agora com o que o Calculator me indicou (agora com os timings importados do Thaiphoon).
scvQsEO.png


isso foi o que eu configurei na BIOS, tentei usar só os 6 primeiros mas nem subia, tela azul direto.
configurei então com tudo que mostra ai (inclusive a tensão de 1.36V), dessa forma pelo menos subia, mas dava tela azul quando os processos inicializavam.
sobre o FLCK eu coloquei 1600 na BIOS, não tinha 3200mhz então acredito que o 1:1 funcione dessa forma mesmo (me corrija se errei kkk)
troquei então o tRCDRD de 16 para 18 e dessa vez subiu normal e sem travamentos, fiz o teste do TM5 com o HWINFO aberto:

dEcN2iq.png


logo no começo do terceiro ciclo ja deu o primeiro erro

algo que eu possa fazer? aumentar a tensão? ou algum outro timing?
Manda o print do thaipoon ai, dá pra clarear as coisas..
 
Bom, fiz o teste agora com o que o Calculator me indicou (agora com os timings importados do Thaiphoon).
scvQsEO.png


isso foi o que eu configurei na BIOS, tentei usar só os 6 primeiros mas nem subia, tela azul direto.
configurei então com tudo que mostra ai (inclusive a tensão de 1.36V), dessa forma pelo menos subia, mas dava tela azul quando os processos inicializavam.
sobre o FLCK eu coloquei 1600 na BIOS, não tinha 3200mhz então acredito que o 1:1 funcione dessa forma mesmo (me corrija se errei kkk)
troquei então o tRCDRD de 16 para 18 e dessa vez subiu normal e sem travamentos, fiz o teste do TM5 com o HWINFO aberto:

dEcN2iq.png


logo no começo do terceiro ciclo ja deu o primeiro erro

algo que eu possa fazer? aumentar a tensão? ou algum outro timing?

Aí tem coisa, se for Rev.E msm era pra empurrar pelo menos uns 3800MHz Nessa Micron. Teu tRC tá mt frouxo e o tRFC tá meio esquisito, o resto tá próximo do legal. Olha um exemplo, processador Zen 2 pior de IMC:


micron-oc-final.png
 
Aí tem coisa, se for Rev.E msm era pra empurrar pelo menos uns 3800MHz Nessa Micron. Teu tRC tá mt frouxo e o tRFC tá meio esquisito, o resto tá próximo do legal. Olha um exemplo, processador Zen 2 pior de IMC:


micron-oc-final.png
Pior que eu tenho uma Mícron E-Die também e a minha é um coco, não estabiliza em 3800 nem ferrando, o que cheguei foi em 3733 CL18, e mesmo apertando diversos timings tô com a latência em 70ns.... Já até desistir de fuçar de tanto stress
 
Aí tem coisa, se for Rev.E msm era pra empurrar pelo menos uns 3800MHz Nessa Micron. Teu tRC tá mt frouxo e o tRFC tá meio esquisito, o resto tá próximo do legal. Olha um exemplo, processador Zen 2 pior de IMC:


micron-oc-final.png

Sim sim, concordo com você, minha intenção mesmo é conseguir 3600mhz nela.. mas apenas segui os timings que o Calculator me indicou, e o que eu fiz de subir o tRCDRD foi puramente sorte ter dado certo (de subir a maquina sem tela azul no caso) pois não entendo de fato rsrs

Outra dúvida que eu tenho é como usar o AIDA64 mostrando todas as informações? eu abri ele ontem pra rodar esse Benchmark, mas ali onde fica o Copy da memória, ou no Read do L1, fica um [TRIAL VERSION] e eu não consigo visualizar as informações
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Manda o print do thaipoon ai, dá pra clarear as coisas..
Mais tarde eu mando o print do Thaiphoon para vocês verem, mas de acordo com o que diz la é Micron E-die mesmo, talvez eu tenha dado azar nesse par de memórias
 
Sim sim, concordo com você, minha intenção mesmo é conseguir 3600mhz nela.. mas apenas segui os timings que o Calculator me indicou, e o que eu fiz de subir o tRCDRD foi puramente sorte ter dado certo (de subir a maquina sem tela azul no caso) pois não entendo de fato rsrs

Outra dúvida que eu tenho é como usar o AIDA64 mostrando todas as informações? eu abri ele ontem pra rodar esse Benchmark, mas ali onde fica o Copy da memória, ou no Read do L1, fica um [TRIAL VERSION] e eu não consigo visualizar as informações
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mais tarde eu mando o print do Thaiphoon para vocês verem, mas de acordo com o que diz la é Micron E-die mesmo, talvez eu tenha dado azar nesse par de memórias
Eu queria ver o print do thaipoon pra ver se a estrutura da sua memoria é igual a minha, uma Micron E-Die com pessima binagem...
Sobre o AIDA64, ele é pago, mas vc encontra "gambiarras" pra liberar ele por ai..

Então, como eu disse anteriormente, o tRCDRD é o timing mais critico das e-die.. bom, olha esse tópico que acho que vai te ajudar mais e olha esse guia tbm: https://github.com/integralfx/MemTestHelper/blob/oc-guide/DDR4 OC Guide.md


https://forum.adrenaline.com.br/threads/memoria-ddr4-micron-e-die-4000mhz-cl16.681828/

Caso te interesse também, segue os meus timings, como eu disse, minha e-die é pessima, desisti de fuçar nela ja, mas ficará bem melhor que o stock da sua..

image.png
 
Aos experientes e com prática...

kOe7n5i9yAfLxItdzOX0UQLVPRLBLiXoANnSzDK9RBwULayknuqPEmpZ36rtB58H9SxDMOLm1u0CQzSj2hnX=w1919-h979-rw


1DhpAvhj2A1aNIWntiu-loveXI7AS62vIUFeuVpPbu7VzKSIrzFRkVP2bSA71vPyZBVn6EPXl8cVaiOzdoWQ=w1919-h979-rw


0rm-s26jp1_M7kjVsDRh4tdtafqZ9LEXYdKaHvBFLWHeBKaamQ2p0glxeOO7oyf8BEpAkhjxoFoF7vQp3QIN=w1919-h979


Acham que da para fazer um OC razoável? Na verdade só baixando a latência estará excelente pra mim, mas não tenho experiência em OC em memos, tentei quase duas semanas fazer OC nessas e não deu certo, nenhum acerto.
 
Diminuindo só e exclusivamente os timmings para 16-20-20-38 a máquina não inicia, da o erro F9 que é referente as memórias e tenho que voltar a config padrão dela na BIOS para iniciar normalmente.

A voltagem das memos eu subi até 1.45 e nada, mesmo problema.

Alguma ideia do que possa ser?


xNnO4gZMfmygeAdyo0FWH-71M07yjCXHkDu4-hlJk3dNS2eUbsN03J-kEWeMOlRsjMSslJJBD_eFTbkpyG4j=w1919-h979



Aos experientes e com prática...

kOe7n5i9yAfLxItdzOX0UQLVPRLBLiXoANnSzDK9RBwULayknuqPEmpZ36rtB58H9SxDMOLm1u0CQzSj2hnX=w1919-h979-rw


1DhpAvhj2A1aNIWntiu-loveXI7AS62vIUFeuVpPbu7VzKSIrzFRkVP2bSA71vPyZBVn6EPXl8cVaiOzdoWQ=w1919-h979-rw


0rm-s26jp1_M7kjVsDRh4tdtafqZ9LEXYdKaHvBFLWHeBKaamQ2p0glxeOO7oyf8BEpAkhjxoFoF7vQp3QIN=w1919-h979


Acham que da para fazer um OC razoável? Na verdade só baixando a latência estará excelente pra mim, mas não tenho experiência em OC em memos, tentei quase duas semanas fazer OC nessas e não deu certo, nenhum acerto.
 
Última edição:
Gratidão pelo empenho do @PepepedroB que deu maior auxílio para as tentativas de OC nas minhas memos e deu certo, valeu cara, conquistou mais um follower na twitch :D
 
Amigos, qual é o segredo para conseguir mexer no tRFC da config na assinatura?

onyimW0.png


Na BIOS aparece o tRFC com 312, tRFC2 com 192 e tRFC4 com 132 e não consigo nem diminuir o primeiro para 310 sem a máquina já deixar de ligar. Mas ao mesmo tempo consegui reduzir outros timings drasticamente e ganhei uma boa performance sem mexer no clock ou tensão padrões do XMP (3600Mhz @ 1,35v).

É só azar ou tem realmente algum macete para mexer nos três valores do tRFC que eu não saquei ainda? Não pretendo mexer na tensão para além do que já está.
 
Amigos, qual é o segredo para conseguir mexer no tRFC da config na assinatura?

onyimW0.png


Na BIOS aparece o tRFC com 312, tRFC2 com 192 e tRFC4 com 132 e não consigo nem diminuir o primeiro para 310 sem a máquina já deixar de ligar. Mas ao mesmo tempo consegui reduzir outros timings drasticamente e ganhei uma boa performance sem mexer no clock ou tensão padrões do XMP (3600Mhz @ 1,35v).

É só azar ou tem realmente algum macete para mexer nos três valores do tRFC que eu não saquei ainda? Não pretendo mexer na tensão para além do que já está.
tRFC base de 990 a 3600MT/s, 16GB por pente single rank = Micron 16gbit Rev.B, então teste valores entre 565 e 585, menos que isso é praticamente impossível na maioria dos pentes, tRFC2/4 deixe quietos, eles só entram em ação automaticamente quando a RAM excede uma temperatura extrema.
 
tRFC base de 990 a 3600MT/s, 16GB por pente single rank = Micron 16gbit Rev.B, então teste valores entre 565 e 585
Por que na BIOS aparece 312, não 990? É usada outra medida?
 
Em Asus geralmente tRFC = DRAM REF CYCLE TIME, mesmo que estivesse marcando em (ns) deveria estar 550ns não 312, qualquer coisa mande umas imagens da sua BIOS ai pra facilitar.
Infelizmente não posso desligar a máquina agora, mas assim que puder volto a postar sim. Agradeço pela ajuda até então!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo