[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Aplica o cupom SALDAO10 no app da americanas para essa mesma placa, sai a 7920 reais.... Me agradeça mandando uma picanha para minha casa rsrsrs

Impativel pelo preço, estou com ela em mãos, gostei bastante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Bom dia, poderia me mostrar essa curva que você fez na sua? Das 3080 10gb passaram umas 10 marcas na minha mão, tanto de 2x8 pinos e também de 3x8 e só 2 conseguiram manter acima de 2000 mhz em jogos, e quando digo o jogo faz toda diferença também, uma coisa é voce manter +2000 em battlefield 2042 outra é manter isso em control ou red dead com raytracing ligado por exemplo, se eu usar o mesmo oc no battlefield bate facil 2250 mhs.

O que eu gostei mesmo foi o resultado final clock vs temperatura, a evga ftw3 ultra e a rog strix ambas ficavam próximo ou até acima dos 70 graus, essa msi ficou na casa dos 62 e no bf 2042 por exemplo em 56 graus. E aqui eu coloco +1000 na memoria em jogos isso também afeta o clock final que é entregue. A diferença na maioria dos jogos foi de 3% comparado a 3080ti de 3 pinos com overclock, então considero um ótimo resultado. Estou bem feliz com a compra.
Putz, fui comprar no dia seguinte, ja estava esgotada.
 
Exato.
Só lembra de destravar o CTRL + L pra não ficar preso no outro ponto.
Segue o resultado do que consegui aqui com a Galax RTX 3070 1-Click OC.

Em todos os cenários, Power Limit no máximo de 109%/240 W e memórias com +1000 MHz. Testes feitos em uma cena estática no jogo CONTROL, com tudo no máximo, 1440p, RT e DLSS.

(850 mV; 1860 MHz): Boost 1890 MHz, 80 fps, 64 °C, 158 W
(875 mV; 1890 MHz): Boost 1890 MHz, 81 fps, 65 °C, 167 W
(900 mV; 1920 MHz): Boost 1935 MHz, 82 fps, 67 °C, 182 W
(925 mV; 1950 MHz): Boost 1965 MHz, 84 fps, 69 °C, 194 W (ponto escolhido como limite da curva)
***** os cenários abaixo foram descartados da curva por não trazer nenhum ganho *****
(950 mV; 1995 MHz): Boost 1995 MHz, 84 fps, 71 °C, 209 W
(975 mV; 2025 MHz): Boost 2025 MHz, 85 fps, 72 °C, 220 W
(1000 mV; 2040 MHz): Boost 2040 MHz, 85 fps, 75 °C, 236 W
(1025 mV; 2040 MHz): Boost 2040 MHz, 84 fps, 74 °C, 240 W

A curva ficou assim:
MSI-Afterburner-Voltage-Curve.png


De 950 mV em diante só houve acréscimo de temperaturas e consumo, sem que houvesse ganho de performance. A partir de 1025 mV a placa topou no PL dela (240 W), e nem adiantava tentar subir mais.

Com o ponto máximo da curva em 925 mV eu achei um bom equilíbrio entre performance, consumo e temperaturas, para o modelo da placa, claro.

O que achou, @Tho95 ? Alguma sugestão de melhoria/ajuste? :D

Abraço!
 
Segue o resultado do que consegui aqui com a Galax RTX 3070 1-Click OC.

Em todos os cenários, Power Limit no máximo de 109%/240 W e memórias com +1000 MHz. Testes feitos em uma cena estática no jogo CONTROL, com tudo no máximo, 1440p, RT e DLSS.

(850 mV; 1860 MHz): Boost 1890 MHz, 80 fps, 64 °C, 158 W
(875 mV; 1890 MHz): Boost 1890 MHz, 81 fps, 65 °C, 167 W
(900 mV; 1920 MHz): Boost 1935 MHz, 82 fps, 67 °C, 182 W
(925 mV; 1950 MHz): Boost 1965 MHz, 84 fps, 69 °C, 194 W (ponto escolhido como limite da curva)
***** os cenários abaixo foram descartados da curva por não trazer nenhum ganho *****
(950 mV; 1995 MHz): Boost 1995 MHz, 84 fps, 71 °C, 209 W
(975 mV; 2025 MHz): Boost 2025 MHz, 85 fps, 72 °C, 220 W
(1000 mV; 2040 MHz): Boost 2040 MHz, 85 fps, 75 °C, 236 W
(1025 mV; 2040 MHz): Boost 2040 MHz, 84 fps, 74 °C, 240 W

A curva ficou assim:
MSI-Afterburner-Voltage-Curve.png


De 950 mV em diante só houve acréscimo de temperaturas e consumo, sem que houvesse ganho de performance. A partir de 1025 mV a placa topou no PL dela (240 W), e nem adiantava tentar subir mais.

Com o ponto máximo da curva em 925 mV eu achei um bom equilíbrio entre performance, consumo e temperaturas, para o modelo da placa, claro.

O que achou, @Tho95 ? Alguma sugestão de melhoria/ajuste? :D

Abraço!
Como vc decidiu "parar cedo" na curva recomendo resetar ela e aplicar um valor negativo geral antes, e aí depois aplicar seus pontos pra "cortar" aquela parte mais alta no final ali já que as vezes a placa fica querendo subir mais a voltagem pelo final não estar flat.

Com a curva zerada um valor de - 120 a - 210 antes de aplicar seus pontos deve bastar.
 


Encontrei o post que tinha dúvidas, vou colar aqui o que um usuário digitou sobre a RTX 3060 da Gainward. Não sei se essa observação vale para a mesma RTX só que fabricada por outras.

***********

Desempenho bom, construção e acabamento abaixo do esperado

Quero deixar minha avaliação de uma forma mais resumida e não muito técnica para ficar para grande maioria mais compreensiva.

O que esperar das 3060? praticamente os mesmos desempenhos independente de qual fabricante voce vai comprar pois quem desenvolve os CHips é a Nvidia.

O que esperar da marca que coloca a placa no mercado? uma boa construção, um bom acabamento e uma boa engenharia pensada na refrigeração e durabilidade, neste quesito que cada fabricante se diferencia.

Então se for comprar esta placa apenas para seu desempenho que todas serãao praticamente iguais com exceção das OC, Ok.

Mas se quiser um produto bom com uma boa construção e acabamento esta não é a placa para voce pois parece uma pena de tão leve, contrução toda em plastico, Blackplate Fake criado apenas para estética e passar a sensação de um produto premium,pois sabemos que plastico não ajuda a dissipar calor pelo contrário ajuda a reter calor quando esquenta é muito barulhenta a sensação é de um produto frágil não capaz de aguentar mais do que a garantia do fabricante.

***********

E aí, o que acham? É culpa da Gainward ou todas as RTX 3060 são assim? Se não me engano também distribuem a 3060 essas: GALAX, PALIT, ASUS, MSI e ZOTAC.
 


Encontrei o post que tinha dúvidas, vou colar aqui o que um usuário digitou sobre a RTX 3060 da Gainward. Não sei se essa observação vale para a mesma RTX só que fabricada por outras.

***********

Desempenho bom, construção e acabamento abaixo do esperado

Quero deixar minha avaliação de uma forma mais resumida e não muito técnica para ficar para grande maioria mais compreensiva.

O que esperar das 3060? praticamente os mesmos desempenhos independente de qual fabricante voce vai comprar pois quem desenvolve os CHips é a Nvidia.

O que esperar da marca que coloca a placa no mercado? uma boa construção, um bom acabamento e uma boa engenharia pensada na refrigeração e durabilidade, neste quesito que cada fabricante se diferencia.

Então se for comprar esta placa apenas para seu desempenho que todas serãao praticamente iguais com exceção das OC, Ok.

Mas se quiser um produto bom com uma boa construção e acabamento esta não é a placa para voce pois parece uma pena de tão leve, contrução toda em plastico, Blackplate Fake criado apenas para estética e passar a sensação de um produto premium,pois sabemos que plastico não ajuda a dissipar calor pelo contrário ajuda a reter calor quando esquenta é muito barulhenta a sensação é de um produto frágil não capaz de aguentar mais do que a garantia do fabricante.

***********

E aí, o que acham? É culpa da Gainward ou todas as RTX 3060 são assim? Se não me engano também distribuem a 3060 essas: GALAX, PALIT, ASUS, MSI e ZOTAC.

Primeiro temos que perguntar o que seria indicio valido de "boa construção" de GPU pro cidadão, pra mim o material da carcaça definitivamente não é, o que importa é a PCB/Power delivery, isso faz parte da placa em si, o plástico ao redor dos fans não.

Pegar um modelo de entrada de uma placa e falar que parece ruim e frágil pq o cover dos fans é de plástico chega a ser cômico, tenho varias dessas placas aqui (modelo Palit Dual é a mesma Gainward de 2 fans) e apesar da placa ser leve o cooler dá conta tranquilamente dessa placa ficando abaixo de 70c mesmo quando testei em jogos, a VRAM dessas placas não chega nem perto das temperaturas de uma 3080/3090 pra precisar de backplate metálico, ele só está lá pra cobrir a traseira da PCB e manter a PCB rígida mesmo.

Dentro de cada linha tem uma variedade de marcas/modelos ai pra todos os gostos e bolsos, o problema é que os modelos mais "legais" geralmente custam mil reais a mais o que já invade o território de preço de uma 3060Ti então não vale mais a pena, ainda mais numa linha de GPUs que é focada em CxB.
 
E aí, o que acham? É culpa da Gainward ou todas as RTX 3060 são assim? Se não me engano também distribuem a 3060 essas: GALAX, PALIT, ASUS, MSI e ZOTAC.
Desempenho mesmo modelos OC é quase a mesma coisa no geral, a não ser pra quem considera 2-3% em alguns casos a mais uma diferença significativa, maioria das marcas tem seus modelos de entrada, intermediários e top de linha com melhor construção, melhor coisa é pesquisar um review completo do modelo sempre que possível e ler comentários de outros users, o que mais vejo aqui no Brasil é gente que bate o olho na parte externa da placa e em 5 segundos já sai dizendo que a construção é ruim sem nunca ter visto os componentes internos, pessoalmente não consigo levar a sério

Sempre vejo dizerem que backplate ajuda a dissipar um pouco mesmo (e realmente deve) mas nunca vi um teste pra dizer exatamente os valores, seria legal descobrir isso, e também pode ajudar a sustentar placas mais pesadas que não é o caso da 3060, ou pelo menos da maioria delas que eu conheça, 3060 é uma placa fria no geral então acho que mesmo que seja legal o capricho de um backplate metálico também não é algo que vai "estragar" a placa ou deixar ela inferior por não ter ao meu ver
 


Encontrei o post que tinha dúvidas, vou colar aqui o que um usuário digitou sobre a RTX 3060 da Gainward. Não sei se essa observação vale para a mesma RTX só que fabricada por outras.

***********

Desempenho bom, construção e acabamento abaixo do esperado

Quero deixar minha avaliação de uma forma mais resumida e não muito técnica para ficar para grande maioria mais compreensiva.

O que esperar das 3060? praticamente os mesmos desempenhos independente de qual fabricante voce vai comprar pois quem desenvolve os CHips é a Nvidia.

O que esperar da marca que coloca a placa no mercado? uma boa construção, um bom acabamento e uma boa engenharia pensada na refrigeração e durabilidade, neste quesito que cada fabricante se diferencia.

Então se for comprar esta placa apenas para seu desempenho que todas serãao praticamente iguais com exceção das OC, Ok.

Mas se quiser um produto bom com uma boa construção e acabamento esta não é a placa para voce pois parece uma pena de tão leve, contrução toda em plastico, Blackplate Fake criado apenas para estética e passar a sensação de um produto premium,pois sabemos que plastico não ajuda a dissipar calor pelo contrário ajuda a reter calor quando esquenta é muito barulhenta a sensação é de um produto frágil não capaz de aguentar mais do que a garantia do fabricante.

***********

E aí, o que acham? É culpa da Gainward ou todas as RTX 3060 são assim? Se não me engano também distribuem a 3060 essas: GALAX, PALIT, ASUS, MSI e ZOTAC.


Eu me preocupo muito mais com a questão da funcionalidade do que outra coisa. Se a placa consegue ser quase R$ 1000 mais barata que outras placas de "luxo" com desempenho parecido e com boa funcionalidade (mesmo que trabalhe 5 ou até 10 graus mais quente, desde que longe do limite máximo), não dá pra exigir uma construção mais elaborada de uma placa que é muito mais barata e ainda entrega o mesmo desempenho.

Meu único medo com essas placas mais baratas é o fato de não terem muitos testes e opiniões sobre elas. A questão da garantia é o 2º motivo, mesmo que eu nunca tenha precisado da garantia de 1 placa (e apenas 1 vez na vida tive problema com VGA com uma GTX 460 que estourou um mosfet).
Mas, funcionando bem, que mal tem? Só quero que a placa funcione com uma temperatura decente. Questão de beleza (a não ser que seja um bagulho totalmente escroto) e acabamento são coisas totalmente secundárias e dispensáveis, desde que não afetem o bom funcionamento e que o preço seja baixo. Até mesmo se não tiver backplate eu tô pouco ligando. Até coloco algo apoiando a placa, caso ela seja um pouco pesada. A placa tem apenas que ser barata e funcionar bem.

Agora, placa que não dá atenção para detalhes e perfumarias obrigatoriamente precisam ser bem mais baratas, até pra revender no futuro. Resumindo, sendo barata e funcionando bem, tá ótimo.
 
A MSI faz essa placa como 2x e 3x, tem alguma diferença optar pelo modelo com mais fans?


 
A MSI faz essa placa como 2x e 3x, tem alguma diferença optar pelo modelo com mais fans?



Provavelmente é um modelo mais frio, já que o dissipador é maior e tem uma ventoinha a mais. Mas eu acho exagero e desperdício de dinheiro. Isso considerando que o modelo de 2 fans trabalha com boa temperatura.
Aliás, parece ser exatamente a mesma placa, exceto pelo dissipador maior com 1 ventoinha a mais.
 
De forma inexperada, porém bem vinda, parece que o driver 512.77 resolveu meu problema de crash em PCIe4. E nem está nas release notes.
Não mudou absolutamente nada na performance de PCIe3 para PCIe4, mas pelo menos vou poder usar o máximo do resize bar quando precisar.
 

NVIDIA GeForce RTX 40-series chega em julho?



A próxima geração de placas gráficas NVIDIA GeForce RTX série 40 "Ada Lovelace" pode ser lançada já em julho, de acordo com um boato credível de kopite7kimi. Eles mencionam a estreia da série no "terceiro trimestre mais cedo" (o que implica em julho). Uma estreia em julho pode significar que a NVIDIA comece a comercializá-los a sério no final deste mês (Computex 2022). Espera-se que a empresa lance primeiro SKUs de ponta, seguidos por SKUs de volume cada vez maior nos segmentos de desempenho e médio porte. Uma estreia de ponta pode significar o lançamento de SKUs sucedendo o RTX 3080 e o RTX 3090 daqui a apenas dois meses.


yVw30cx.jpg
 

NVIDIA GeForce RTX 40-series chega em julho?



A próxima geração de placas gráficas NVIDIA GeForce RTX série 40 "Ada Lovelace" pode ser lançada já em julho, de acordo com um boato credível de kopite7kimi. Eles mencionam a estreia da série no "terceiro trimestre mais cedo" (o que implica em julho). Uma estreia em julho pode significar que a NVIDIA comece a comercializá-los a sério no final deste mês (Computex 2022). Espera-se que a empresa lance primeiro SKUs de ponta, seguidos por SKUs de volume cada vez maior nos segmentos de desempenho e médio porte. Uma estreia de ponta pode significar o lançamento de SKUs sucedendo o RTX 3080 e o RTX 3090 daqui a apenas dois meses.


yVw30cx.jpg

Curiosidade... o chip ia chamar só LoveLace, mas por causa do uso na indústria de entretenimento adulto, foi incluído o Ada para confirmar que é a matemática.
 

NVIDIA GeForce RTX 40-series chega em julho?



A próxima geração de placas gráficas NVIDIA GeForce RTX série 40 "Ada Lovelace" pode ser lançada já em julho, de acordo com um boato credível de kopite7kimi. Eles mencionam a estreia da série no "terceiro trimestre mais cedo" (o que implica em julho). Uma estreia em julho pode significar que a NVIDIA comece a comercializá-los a sério no final deste mês (Computex 2022). Espera-se que a empresa lance primeiro SKUs de ponta, seguidos por SKUs de volume cada vez maior nos segmentos de desempenho e médio porte. Uma estreia de ponta pode significar o lançamento de SKUs sucedendo o RTX 3080 e o RTX 3090 daqui a apenas dois meses.


yVw30cx.jpg
Torcendo pra vir com um salto legal de desempenho e com umas tecnologias novas sei lá... Procurando motivo pra fazer upgrade :bem:
 
Curiosidade... o chip ia chamar só LoveLace, mas por causa do uso na indústria de entretenimento adulto, foi incluído o Ada para confirmar que é a matemática.


Não sabia desse detalhe mas oque importa mesmo é o desempenho frente a serie atual ;D
Torcendo pra vir com um salto legal de desempenho e com umas tecnologias novas sei lá... Procurando motivo pra fazer upgrade :bem:

Problema dessa série é o consumo que será alto, pessoal vai ter que investir numa boa fonte pra não ter problemas.
 
Problema dessa série é o consumo que será alto, pessoal vai ter que investir numa boa fonte pra não ter problemas.
Agora é esperar pra ver... Espero que a minha 750w segure pelo menos uma 4070...
 
Eu iria trocar de VGA agora, mas vou esperar o lançamento....pegar uma 4070 eu acho, dependendo o valor 4080....
 
Eu acho que as fabricantes deveriam disponibilizar seus sistemas de refrigeração para as placas separadamente também
Ao invés de termos que recorrer a ventiladores ou outros sistemas paralelos
 
Pra quem tem GPU mais antiga:

NVIDIA lança atualização de segurança 473.47 driver WHQL para GPUs Kepler.



Dez anos atrás, em 2012, a NVIDIA apresentou sua série Kepler de placas gráficas baseadas no nó TSMC de 28 nm. A arquitetura tem sido suportada há algum tempo pelos drivers da NVIDIA, e a última série a oferecer suporte foi a classe de driver 470. Hoje, a NVIDIA lançou uma atualização de segurança na forma de um driver WHQL 473.47 que traz correções para várias vulnerabilidades CVE que podem causar desde problemas que podem levar à negação de serviço, divulgação de informações ou adulteração de dados. Esta versão do driver não tem problemas fixos e não traz nenhum recurso adicional, exceto a correção de vulnerabilidades. Com CVEs classificados de 4,1 a 8,5, a NVIDIA corrigiu os principais problemas que incomodavam os usuários da GPU Kepler. Com alto risco de execução de código, negação de serviço, escalonamento de privilégios, divulgação de informações e adulteração de dados, o 473. 47 WHQL é outro passo para dar suporte à arquitetura Kepler até 2024, quando a NVIDIA planeja abandonar o suporte para essa arquitetura. As placas suportadas são GT 600, GT 700, GTX 600, GTX 700, Titan, Titan Black e Titan Z.

Os drivers atualizados estão disponíveis para instalação no site da NVIDIA



rHGm7Wj.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo