[Tópico Oficial] - MacBook Pro/Air - iMac - Mac Pro

Sou usuário de Windows desde sempre, mas gostaria de testar os Macbooks. Existem muitos entraves, como a dificuldade de instalar certificado (A3), padrão do teclado, entre outros que, ao meu ver, com boa vontade, podem ser contornados. O que me desmotiva, realmente, é que no meu serviço usam Windows, então, boa parte do dia sou obrigado a navegar nele. Minha dúvida é a seguinte: é possível e viável conciliar a operação de um OS (Windows) para usar no serviço e outro OS (Mac) para uso pessoal e estudo. Vale a pena, porque para mim parece improdutivo conviver com ambos os sistemas? Os motivos de querer o Mac são a fluidez do sistema e por já usar outros dispositivos Apple. Será que alguém de vocês vive ou viveu essa experiência?
Olha te falar que usar ambos é meio complicado pelos atalhos, mas da pra contornar. Por exemplo eu invertia a função das teclas Command e Option, pois daí elas ficavam na mesma posição que no Windows e daí me ajudava, pq te falar, posição do Control e o Command é chato ficar trocando hahahaha

Agora o seguinte, hoje da pra se usar Windows nos M1 mas por VM, sendo que a versão do Windows para ARM está em fase de desenvolvimento e não liberada ao público de fato (vc consegue pelo programa insider de graça, mas vai achar um bug ou outro)… então assim ao meu ver se for pra usar uma coisa ou outra específica ok… agora rodar o dia inteiro ali não acho que seja taaaao útil.

Porém posso te dar uma alternativa teste… já ouviu falar em Hackintosh? É um jeito de instalar o MacOS em PCs ou Notebooks, assim vc pode ter um dualboot, usar o Windows pro trabalho e MacOS pra lazer, é assim vc vai conhecendo e se habituando ao sistema. Eu comecei assim, fui abandonando o Windows e ficando só no Hackintosh, usava o Win so pra jogar… no final acabei mesmo ficando só nele e migrando ano passado quando tive a oportunidade de pegar o meu Air M1. Recomendo muito dar uma olhada! Eu mesmo fiquei uns 6 anos nessa hahahaha

Quanto ao padrão do teclado vc acostuma, hoje o Mac te traz o padrão Brasileiro pro teclado, então mesmo ele estando em padrão americano (sem ç) vc consegue usar os atalhos do layout pra fazer os nossos acentos sem problema algum. Eu mesmo aproveitei e comprei um teclado bluetooth mecânico com padrão americano e praticamente migrei de vez pra esse layout… e digito normalmente nele
 
Olha te falar que usar ambos é meio complicado pelos atalhos, mas da pra contornar. Por exemplo eu invertia a função das teclas Command e Option, pois daí elas ficavam na mesma posição que no Windows e daí me ajudava, pq te falar, posição do Control e o Command é chato ficar trocando hahahaha

Agora o seguinte, hoje da pra se usar Windows nos M1 mas por VM, sendo que a versão do Windows para ARM está em fase de desenvolvimento e não liberada ao público de fato (vc consegue pelo programa insider de graça, mas vai achar um bug ou outro)… então assim ao meu ver se for pra usar uma coisa ou outra específica ok… agora rodar o dia inteiro ali não acho que seja taaaao útil.

Porém posso te dar uma alternativa teste… já ouviu falar em Hackintosh? É um jeito de instalar o MacOS em PCs ou Notebooks, assim vc pode ter um dualboot, usar o Windows pro trabalho e MacOS pra lazer, é assim vc vai conhecendo e se habituando ao sistema. Eu comecei assim, fui abandonando o Windows e ficando só no Hackintosh, usava o Win so pra jogar… no final acabei mesmo ficando só nele e migrando ano passado quando tive a oportunidade de pegar o meu Air M1. Recomendo muito dar uma olhada! Eu mesmo fiquei uns 6 anos nessa hahahaha

Quanto ao padrão do teclado vc acostuma, hoje o Mac te traz o padrão Brasileiro pro teclado, então mesmo ele estando em padrão americano (sem ç) vc consegue usar os atalhos do layout pra fazer os nossos acentos sem problema algum. Eu mesmo aproveitei e comprei um teclado bluetooth mecânico com padrão americano e praticamente migrei de vez pra esse layout… e digito normalmente nele
Obrigado pelo retorno.
Eu imagino duas grandes dificuldades, essa dos atalhos (no Windows para copiar CTRL+C / no Mac CMD+C) e a diferença nos botões de minimização das janelas (lados opostos - embora eu use mais alt + tab).
Quanto a emular, já tentei e ficou ruim aqui no meu notebook.
O problema, LeBaldi, é que no meu serviço eu uso Windows o dia inteiro (serviço público), então nunca abandonarei Windows. Para contornar o teclado, prentendo, a princípio, comprar os adesivos - tem uma empresa especializada em adesivos para macbook - e configurar o MacOS para ABNT2, já que no serviço o teclado é esse padrão, infelizmente não poderia migrar, mas vou usar o do mac com os adesivos.
A princípio, não precisarei emular Windows caso vier a adquirir um Mac.
Superadas aquelas duas grandes dificuldades que citei acima (atalhos e botões de minimização), você, que foi usuário simultâneo dos dois sistemas, acha válido o Mac para esse uso que te falei ou é melhor ficar apenas no Windows mesmo, porque teria muita dor de cabeça com os dois sistemas?
Meu notebook atual é um ultrabook da Dell, o Inspiron 14, processador I5-8265U (que é horrível, mas foi caro kkk). Talvez ficasse mais satisfeito com a novas gerações, principalmente com a 12th da Intel à vista. Como disse, queria um sistema mais fluido, não sei se os notebooks mais atuais estão.
 
Obrigado pelo retorno.
Eu imagino duas grandes dificuldades, essa dos atalhos (no Windows para copiar CTRL+C / no Mac CMD+C) e a diferença nos botões de minimização das janelas (lados opostos - embora eu use mais alt + tab).
Quanto a emular, já tentei e ficou ruim aqui no meu notebook.
O problema, LeBaldi, é que no meu serviço eu uso Windows o dia inteiro (serviço público), então nunca abandonarei Windows. Para contornar o teclado, prentendo, a princípio, comprar os adesivos - tem uma empresa especializada em adesivos para macbook - e configurar o MacOS para ABNT2, já que no serviço o teclado é esse padrão, infelizmente não poderia migrar, mas vou usar o do mac com os adesivos.
A princípio, não precisarei emular Windows caso vier a adquirir um Mac.
Superadas aquelas duas grandes dificuldades que citei acima (atalhos e botões de minimização), você, que foi usuário simultâneo dos dois sistemas, acha válido o Mac para esse uso que te falei ou é melhor ficar apenas no Windows mesmo, porque teria muita dor de cabeça com os dois sistemas?
Meu notebook atual é um ultrabook da Dell, o Inspiron 14, processador I5-8265U (que é horrível, mas foi caro kkk). Talvez ficasse mais satisfeito com a novas gerações, principalmente com a 12th da Intel à vista. Como disse, queria um sistema mais fluido, não sei se os notebooks mais atuais estão.
Não sei ql trabalho se faz mas windows com quadcore+8GB+SSD ja fica muito bom, o q vai perder mesmo para mac seria os trabalhos mais pesados e bateria.
 
Obrigado pelo retorno.
Eu imagino duas grandes dificuldades, essa dos atalhos (no Windows para copiar CTRL+C / no Mac CMD+C) e a diferença nos botões de minimização das janelas (lados opostos - embora eu use mais alt + tab).
Quanto a emular, já tentei e ficou ruim aqui no meu notebook.
O problema, LeBaldi, é que no meu serviço eu uso Windows o dia inteiro (serviço público), então nunca abandonarei Windows. Para contornar o teclado, prentendo, a princípio, comprar os adesivos - tem uma empresa especializada em adesivos para macbook - e configurar o MacOS para ABNT2, já que no serviço o teclado é esse padrão, infelizmente não poderia migrar, mas vou usar o do mac com os adesivos.
A princípio, não precisarei emular Windows caso vier a adquirir um Mac.
Superadas aquelas duas grandes dificuldades que citei acima (atalhos e botões de minimização), você, que foi usuário simultâneo dos dois sistemas, acha válido o Mac para esse uso que te falei ou é melhor ficar apenas no Windows mesmo, porque teria muita dor de cabeça com os dois sistemas?
Meu notebook atual é um ultrabook da Dell, o Inspiron 14, processador I5-8265U (que é horrível, mas foi caro kkk). Talvez ficasse mais satisfeito com a novas gerações, principalmente com a 12th da Intel à vista. Como disse, queria um sistema mais fluido, não sei se os notebooks mais atuais estão.
Então cara, na real vai muito da vontade da pessoa pq na real qualquer SO vc vai fazer a mesma coisa, mas aí tem as experiências e gosto mesmo. No geral desde o hackintosh eu gostei bem mais do MacOS… mas não tem lá um muito pq (bom até tem… no caso como trabalho com Design, normalmente o pacote Adobe performa ligeiramente melhor no Mac que Windows)… agora eu te falar MESMO se pra vc vale ou não é meio complicado. Como falei eu falo mais por minhas experiências, por exemplo mesmo num uso normal eu gostei muito desses novos M1, de fds eu tenho usado 3 dias ele na bateria pra navegar pela internet e assistir vídeos, e ele tem sobrado ainda cerca de 40%! Em média tenho usado umas 3-4h na sexta… umas 6-8h no sábado e domingo umas 2-3h… então por exemplo eu nunca teria esse consumo de bateria em nenhum outro note hehehehe

Agora quanto ao seu note… cara eu tinha um Lenovo com esse CPU e ele não era nada lento não viu… quer dizer… ele era assim que chegou pq veio com uma porcaria de HD que meu Deus queria morrer! Quando coloquei um SSD NVMe nele a coisa mudou da água pro vinho! Tanto que eu tinha trocado há uns meses esse SSD por outro gen3 e te falar q ele era mais rápido do q o SSD do meu M1 🤣🤣… Windows bootava em 2s hahahaha… agora claro… perto do q o M1 faz com ctz ele era beeeem mais fraco… e como falei a bateria nem se compara que ali em coisa de 4h ela já zerava

Enfim, vc tem que ver se a integração vale a pena pra vc, eu por exemplo gosto muito de tirar fotos e ele já enviar pro iCloud e ficar disponível no Fotos do Mac… gosto de importar imagens usando o iPhone pra criar pdfs como se tivesse escaneado, hoje com o Live Text muitas vezes preciso digitar algum texto q veio em imagem pra mim, então eu abro a câmera, aponto, ele reconhece o texto, eu copio no celular, e ao dar command + v ele já cola no Mac o q o iPhone leu! Isso me quebra um baita galho! Sem falar claro no Time Machine, que tbm agiliza d+ quando vc precisa migrar pra outro Mac ou mesmo se quiser formatar (eu mesmo migrei do Hack pro Air usando ele hehehehe)

Enfim… depois dessa Bíblia acho q te da alguma noção 😋
 
  • Curtir
Reações: AZ!
@LeBaldi @Unganged
No geral, meu notebook não é lerdo, só não acho fluido, como os sistemas MacOS parecem - ele melhorou bem depois que coloquei SSD.
O único motivo para eu cogitar o Mac é porque já tenho iPhone+AW, seria muito produtivo com a integração. Meu uso é para estudo mesmo e lazer (anotações pdf; neflix/yt/spotify - bem básico mesmo). Essa bateria do Mac é incrível. Acho q vou ter que testar, qq eu vendo HAHA
Obrigado pelo feedback e pelo pentateuco @LeBaldi kk
 
@LeBaldi @Unganged
No geral, meu notebook não é lerdo, só não acho fluido, como os sistemas MacOS parecem - ele melhorou bem depois que coloquei SSD.
O único motivo para eu cogitar o Mac é porque já tenho iPhone+AW, seria muito produtivo com a integração. Meu uso é para estudo mesmo e lazer (anotações pdf; neflix/yt/spotify - bem básico mesmo). Essa bateria do Mac é incrível. Acho q vou ter que testar, qq eu vendo HAHA
Obrigado pelo feedback e pelo pentateuco @LeBaldi kk
Bateria dele é muito boa mesmo, eu comprei meu ano passado pelo meu uso me atende muito bem, queria ter comprado de 16GB mas o 8GB ta me servindo.
 
Bateria dele é muito boa mesmo, eu comprei meu ano passado pelo meu uso me atende muito bem, queria ter comprado de 16GB mas o 8GB ta me servindo.
Pois é... o de 8GB me atende bem... mas tbm queria o de 16gb pra ter sobra... mas o valor pra ter esses 8GB a mais era ridículo... ai deixei quieto hehehe... quem sabe futuramente vai q eu consiga ter uma grana pra pegar um de 16"né hehehehe... mas até lá esse me supre totalmente
 
existe driver para AMD Radeon linha RX 6xxx para OSX Mojave?

fiz um upgrade num Mac Pro Late 2010, sendo dual Xeon 3Ghz e 128gb ram com uma Radeon RX560, rodando OSX Mojave, que é o maximo que essa máquina suporta de sistema operacional.

Quero trocar a VGA por uma melhor, colocar uma RX 6800, mas não sei se vai reconhecer ou ter os drivers.
Uso software que se aproveita de aceleração por GPU, por isso quero trocar a VGA.
 
Pois é... o de 8GB me atende bem... mas tbm queria o de 16gb pra ter sobra... mas o valor pra ter esses 8GB a mais era ridículo... ai deixei quieto hehehe... quem sabe futuramente vai q eu consiga ter uma grana pra pegar um de 16"né hehehehe... mas até lá esse me supre totalmente
sim kkkk se não me engano era uns 2.5k a mais por 8GB de ram.
 
existe driver para AMD Radeon linha RX 6xxx para OSX Mojave?

fiz um upgrade num Mac Pro Late 2010, sendo dual Xeon 3Ghz e 128gb ram com uma Radeon RX560, rodando OSX Mojave, que é o maximo que essa máquina suporta de sistema operacional.

Quero trocar a VGA por uma melhor, colocar uma RX 6800, mas não sei se vai reconhecer ou ter os drivers.
Uso software que se aproveita de aceleração por GPU, por isso quero trocar a VGA.
Não. Os drivers vem embutidos direto no sistema. Você tem que usar uma versão que dê suporte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

sim kkkk se não me engano era uns 2.5k a mais por 8GB de ram.
Cobrarem 2.5K por 8GB é o cúmulo da poltaria.
 
Não. Os drivers vem embutidos direto no sistema. Você tem que usar uma versão que dê suporte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cobrarem 2.5K por 8GB é o cúmulo da poltaria.
Era cerca de 1,5k a mais pra sair de 256 pra 512 de SSD hahahaha… coisa q preferi usar externo mesmo gastando muito menos hehehehe
 
Boa tarde a todos.

Perdoe minha ignorância, mas que especificação eu devo verificar, ao comprar um Hub/Dock USB pro Macbook,
para garantir que o mesmo consiga alimentar a energia de dispositivos com maior demanda ?
Tais como webcams, microfones profissionais, etc.

Obrigado
 
Boa tarde a todos.

Perdoe minha ignorância, mas que especificação eu devo verificar, ao comprar um Hub/Dock USB pro Macbook,
para garantir que o mesmo consiga alimentar a energia de dispositivos com maior demanda ?
Tais como webcams, microfones profissionais, etc.

Obrigado
na verdade acredito que qualquer um seja compatível... ainda mais por se usar o USB-C Thunderbolt... vc teria mais é que ficar de olho na qualidade dele em si... docks de boas marcas sempre são mais recomendáveis exatamente pela qualidade de construção... ou seja... nem sempre tão baratos... porém tbm não quer dizer que vc precise comprar um dock da Dell por exemplo... existem ótimas marcas chinesas por ai como Anker, Baseus, Ugreen e agora uma nova chamada Vention que eu tenho comprado algumas coisas dela e to me surpreendendo com a qualidade geral... então basicamente qualquer uma dessas vc tem uma qualidade mínima pra garantir funcionamento e segurança
 
Pessoas,

Então, estou querendo comprar um MBP M1 PRO pra trabalho, olhei em vários markteplaces, mas o melhor preço foi essa loja do ML. Só que tô super receoso, sabe? Não compro no ML livre há anos, apesar de terem várias unidades vendidas em alguns anúncios ainda fico com o pé atras. Até achei no markteplace da Inter, mas são de 8 GB os M1 preciso de 16 GB.

ML - Preço Baixo Brasil Loja Oficial

 
Última edição:
Pessoas,

Então, estou querendo comprar um MBP M1 PRO pra trabalho, olhei em vários markteplaces, mas o melhor preço foi essa loja do ML. Só que tô super receoso, sabe? Não compro no ML livre há anos, apesar de terem várias unidades vendidas em alguns anúncios ainda fico com o pé atras. Até achei no markteplace da Inter, mas são de 8 GB os M1 preciso de 16 GB.

ML - Preço Baixo Brasil Loja Oficial

Vou te mandar MP 😉
 
Coloquei essa dúvida em outro lugar mas como aquele lá está meio morto, resolvi colocar aqui

Tenho um i7 com 16Gb de RAM e dois SSDs de 1Tb e uma GTX1060 (máquina de 2019)

Como trabalho com Dev e vejo a maioria deles usando Mac, gostaria de saber se vale a troca

Como eu jogo e minha lib no steam tem bastante coisa, fiquei meio receoso em trocar. Sei que para Dev não terei problemas

E ai troco ou fico com os 2? Eu iria pegar o Mac e vender esse
 
Coloquei essa dúvida em outro lugar mas como aquele lá está meio morto, resolvi colocar aqui

Tenho um i7 com 16Gb de RAM e dois SSDs de 1Tb e uma GTX1060 (máquina de 2019)

Como trabalho com Dev e vejo a maioria deles usando Mac, gostaria de saber se vale a troca

Como eu jogo e minha lib no steam tem bastante coisa, fiquei meio receoso em trocar. Sei que para Dev não terei problemas

E ai troco ou fico com os 2? Eu iria pegar o Mac e vender esse
Se tiver a opção de ficar com os 2 hehe...e mesmo para Dev, se o seu pc da conta e tem as ferramentas necessárias não precisaria trocar!
Apesar dos novos chips M1 terem melhorado muito inclusive na parte de GPU, os desenvolvedores ainda não portaram os games e etc! logo apesar do M1 e família ser bem capaz, sem o apoio necessário os games ainda acabam ficando de lado no sistema da Apple.
 
Coloquei essa dúvida em outro lugar mas como aquele lá está meio morto, resolvi colocar aqui

Tenho um i7 com 16Gb de RAM e dois SSDs de 1Tb e uma GTX1060 (máquina de 2019)

Como trabalho com Dev e vejo a maioria deles usando Mac, gostaria de saber se vale a troca

Como eu jogo e minha lib no steam tem bastante coisa, fiquei meio receoso em trocar. Sei que para Dev não terei problemas

E ai troco ou fico com os 2? Eu iria pegar o Mac e vender esse
Olha pra trabalho o Mac é sensacional… ainda mais os M1 que tem dado um coro bonito nos Intel… agora pra games ainda não tem jeito… povo ainda é muito amarrado ao DirectX… e mesmo com a Vulkan e os projetos de Linux pra rodar jogos, no Mac ainda complica, então pra trabalho é ótimo mas se a ideia é substituir pra jogar tbm aí não vai rolar não
 
Olha pra trabalho o Mac é sensacional… ainda mais os M1 que tem dado um coro bonito nos Intel… agora pra games ainda não tem jeito… povo ainda é muito amarrado ao DirectX… e mesmo com a Vulkan e os projetos de Linux pra rodar jogos, no Mac ainda complica, então pra trabalho é ótimo mas se a ideia é substituir pra jogar tbm aí não vai rolar não

Se for pensar pelos games sim, mas atualmente não tenho jogado muito. Jogo LOL, God of War, Elite. Mas sinceramente me cansei de Intel. Os M1 estão fodas demais, Apple quando faz o ecossistema todo (HW e SW) não tem pra ninguém
 
Como eu quero migrar para o Mac e ter mais espaço em minha mesa peguei um M1 Mini de 8Gb mesmo

Como tenho 2 SSD's no PC atual usarei dentro de um case como HD externo do Mac
 
Como eu quero migrar para o Mac e ter mais espaço em minha mesa peguei um M1 Mini de 8Gb mesmo

Como tenho 2 SSD's no PC atual usarei dentro de um case como HD externo do Mac
É o que eu faço… peguei meu SSD do note e coloquei em um case… daí aproveitei o HD antigo do Note tbm de 1TB e coloquei tbm no case pra usar o Time Machine… hoje fica tudo jogado atrás do PS4 hahahaha… mas já roncos tudo aqui pra organizar e vou colar um suporte embaixo da mesa pra por o case dentro (suporte de celular)… aí fica bonitinha e quando eu for sair é só soltar o USB e por na mochila com o MacBook 🙂
 
Chegou meu M1 Mini, que PC maravilhoso. Sem anti-virus, sem frescura, só o OS

E que rápido hein, mds
 
Chegou meu M1 Mini, que PC maravilhoso. Sem anti-virus, sem frescura, só o OS

E que rápido hein, mds
E pelo menos no meu caso aqui com o Air M1... o bichinho é silencioso (já que não tem fan) e ainda é frio o danado! Por exemplo o meu relógio ta marcando agora 22,7C no quarto, e to trabalhando com o InDesign, Acrobat, Chrome rodando musica e o Whats e o Excel... e o danado fica variando de 28C~30C... cara... é surreal! Vc coloca a mão nele e ele ta gelado! hahahaha... e detalhe que além disso tudo eu to rodando na TV em 4K hehehe... meu note anterior com Hackintosh estaria um furacão nesse momento uhahuahuhuauha
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo