[TÓPICO DEDICADO] Samsung Qled (60, 70, 80, 95, R e T)

Zona mesmo eles fazem mandando painéis diferentes no mesmo modelo pra cada região. Por exemplo, a QN90A é VA nos EUA, Canadá e alguns países da Europa. Q80A é o oposto.

O mínimo que eles deviam fazer é informar nas especificações da TV qual é o painel, mas nenhuma fabricante faz isso, é muito anti-consumidor essa omissão.

Não seria o caso de baratear a TV por ser ADS, pq a tecnologia não influencia no custo do painel. E ADS/IPS não é uma tecnologia ruim, tem vantagens em alguns aspectos, mas as pessoas tendem a preferir VA pq tem um contraste bem superior.

A Samsung deve ter conseguido um contrato de fornecimento bem bacana com a BOE, que inventou e fabrica esses painéis ADS, pq até 2020 eles não compravam da BOE e só se via painel VA nas Samsung.

Ontem eu vi esse vídeo aqui onde um cabra diz que um engenheiro de tecnologia americano falou pra ele que a indústria tá forçando painéis ADS nas TVs com mini led, pq supostamente a tecnologia gera conflitos com painel VA que distorcem a saturação de cor, mas aí é teoria da conspiração.



Por isso que não rola ir cego no rtings como eu fiz uns dias atrás haha. Aliás, eu fiquei interessado na Q90A exatamente por ler um review no rtings, mas sendo a TV vendida aqui com painel ADS, já muda bastante coisa, já que a TV analisada pelos caras é VA.

Qual a diferença da Q80T para Q80A? Falando isso porque no rtings a Q80T com painel VA está bem melhor avaliada que a Q80A com painel IPS. Queria saber se essa diferença nas avaliações é mais por conta do painel...
 
Por isso que não rola ir cego no rtings como eu fiz uns dias atrás haha. Aliás, eu fiquei interessado na Q90A exatamente por ler um review no rtings, mas sendo a TV vendida aqui com painel ADS, já muda bastante coisa, já que a TV analisada pelos caras é VA.

Qual a diferença da Q80T para Q80A? Falando isso porque no rtings a Q80T com painel VA está bem melhor avaliada que a Q80A com painel IPS. Queria saber se essa diferença nas avaliações é mais por conta do painel...

Pode ser.

Não dá pra levar nada em conta em uma review quando a tecnologia do painel é diferente, pq isso muda todas as características da imagem. A review da Q80T no Rtings certamente é muito mais próxima da Q80A brasileira do que a review da própria Q80A.
 
Pode ser.

Não dá pra levar nada em conta em uma review quando a tecnologia do painel é diferente, pq isso muda todas as características da imagem. A review da Q80T no Rtings certamente é muito mais próxima da Q80A brasileira do que a review da própria Q80A.

Bom saber, fico até mais tranquilo de ter aproveitado essa promo de Q80A agora.
Só torcer pra TV chegar sem problema (previsão pra hoje ainda).
 
QN90A de 55" tá saindo a 5000 nas Americanas com o cupom BLACK10 nesse link.


Não acho que vale mais a pena do que a Q80A que apareceu ontem e eu continuo esperando uma QN85A próxima aos 4 mil, mas pra quem quiser, tá aí.
 
Caras, parem de teimosia e escutem o pai, podem favoritar a info pq é quente:

De 50" e 85", toda TV é VA, independente do modelo.

Q60A, Q70A e The Frame: VA em todos os tamanhos de 50" acima. (não tenho certeza sobre tamanhos menores - 43", 32"...)

Q80A 55: VA
Q80A 65: ??? (provavelmente VA)
Q80A 75: ??? (provavelmente VA)

QN85A 55: ADS
QN85A 65: ADS
QN85A 75: ADS

QN90A 55: ADS
QN90A 65: ADS
QN90A 75: ADS

Q80B 55: ADS
Q80B 65: ???
Q80B 75: ???

QN85B 55: ADS
QN85B 65: ADS
QN85B 75: ADS

QN90B: será VA em todos os tamanhos.
devia fixar esse post kkkk, obrigado amigo você é um amigo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boaaaa :)
Confesso que não acompanhei/acompanho muita info das TVs mais atuais, mas sabendo que a 55Q80A é VA fico mais tranquilo.

Mas que bela zona a Samsung fez com essas telas.
Algum motivo dela ter usado ADS nas Q90A além de baratear?

Quer zona maior ainda? a Q80T é a mesma europeia, não tem o Utra view algle, mas por outro lado tem mais contraste, já vi nego falando no AVS Forum que é igual ou maior que a Q70R, eu tenho exatamente essa percepção, de contraste altíssimo nessa tela :wall:. de quebra ela não esmaga os pretos (Q80A também não) eu ainda diminuo as sombras e gama

a Q80A eu não sei, mas mesmo assim ela sendo VA é uma PUTA tv
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por isso que não rola ir cego no rtings como eu fiz uns dias atrás haha. Aliás, eu fiquei interessado na Q90A exatamente por ler um review no rtings, mas sendo a TV vendida aqui com painel ADS, já muda bastante coisa, já que a TV analisada pelos caras é VA.

Qual a diferença da Q80T para Q80A? Falando isso porque no rtings a Q80T com painel VA está bem melhor avaliada que a Q80A com painel IPS. Queria saber se essa diferença nas avaliações é mais por conta do painel...
a Q80T só ganha da Q80A lá pela diferença de painel mesmo, se as duas fossem VA a Q80A ganharia pelo brilho maior, talvez um FALD e processamento de imagem um pouco melhor
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Q80T vs QN85A MINI LED ADS (IPS), mesmo sendo IPS as notas da QN85A mesmo com esse painel conseguem ser boas graças o número de zonas que os MINI LEDs tem

 
Última edição:
devia fixar esse post kkkk, obrigado amigo você é um amigo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


cara, se as outras são ADS, indico COM TOTAL TRANQUILIDADE vá na 55Q80A!!!

Quer zona maior ainda? a Q80T é a mesma europeia, não tem o Utra view algle, mas por outro lado tem mais contraste, já vi nego falando no AVS Forum que é igual ou maior que a Q70R, eu tenho exatamente essa percepção, de contraste altíssimo nessa tela :wall:. de quebra ela não esmaga os pretos (Q80A também não) eu ainda diminuo as sombras e gama

a Q80A eu não sei, mas mesmo assim ela sendo VA é uma PUTA tv
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


a Q80T só ganha da Q80A lá pela diferença de painel mesmo, se as duas fossem VA a Q80A ganharia pelo brilho maior, talvez um FALD e processamento de imagem um pouco melhor
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Q80T vs QN85A MINI LED ADS (IPS), mesmo sendo IPS as notas da QN85A mesmo com esse painel conseguem ser boas graças o número de zonas que os MINI LEDs tem, mas mesmo assim ainda não ganha da FALD de entrada de uma geração antes, imagina se fosse VA... Nesse caso indico até a TCL C825

então, vá na Q80A e seja feliz!


Opa, já peguei haha. Chega hoje. Só fiquei preocupado com o lance do painel mesmo, porque eu comprei achando que era VM, mas internet às vezes é um desencontro de informações que te deixam com a pulga atrás da orelha e cheguei a ler que era IPS. Mas o @Gonira já informou certinho que é VA, então tranquilizou. Mesmo assim, eu saindo de uma TV de entrada de 2017/2018, qualquer painel que vier é lucro (mas claro que sendo VA é melhor ainda).
 
Só o melhor disparado :shrug:

Mas ainda não tem no Brasil, deve chegar esse mês. S95B, 55" e 65", QD-OLED. Foda é que vai ser uma facada.
Vai sim....Uma senhora facada.
 
Samsung não tem nenhum modele de painel OLED?
como o Gonira falou, só a S95B QD-OLED, no caso o melhor painel OLED

Só o melhor disparado :shrug:

Mas ainda não tem no Brasil, deve chegar esse mês. S95B, 55" e 65", QD-OLED. Foda é que vai ser uma facada.
triste história, não sabemos nem o preço da 42C2 e 43QN90B :(
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ahh eu não acho de jeito nenhum uma escolha ruim a QN85A e QN90A mesmo sendo ADS, cores fodas, e gosto do IPS.
 
Última edição:
Chegou a TV aqui.

E junto me veio uma dúvida: já que não vai rolar usar o rtings pra usar as configurações com essa Q80A (por causa dos painéis serem diferentes), alguém sabe de um site bacana pra seguir?
Ou será que rola usar as configurações da Q80T?
 
Chegou a TV aqui.

E junto me veio uma dúvida: já que não vai rolar usar o rtings pra usar as configurações com essa Q80A (por causa dos painéis serem diferentes), alguém sabe de um site bacana pra seguir?
Ou será que rola usar as configurações da Q80T?

As Samsung já vêm bem calibradas de fábrica nos modos filme e filmmaker. As configurações básicas são as mesmas, independente do modelo e do painel. Pode seguir as settings do Rtings pra Q80A que dá bom (provavelmente são as mesmas da Q80T também). Mas não copie as configurações de balanço de branco / espaço de cores deles não, deixe no automático.
 
As Samsung já vêm bem calibradas de fábrica nos modos filme e filmmaker. As configurações básicas são as mesmas, independente do modelo e do painel. Pode seguir as settings do Rtings pra Q80A que dá bom (provavelmente são as mesmas da Q80T também). Mas não copie as configurações de balanço de branco / espaço de cores deles não, deixe no automático.

Boa, farei isso. Vou acabar seguindo a Q80T, já que o painel é VA também.
Primeiro estou fazendo uma operação aqui pra instalar isso haha
 
A 55QN85B entrou em estoque no site da Samsung por R$ 5.889,05 à vista ou R$ 6.199,00. Bem onde eu esperava mesmo
 
Caras, parem de teimosia e escutem o pai, podem favoritar a info pq é quente:

De 50" e 85", toda TV é VA, independente do modelo.

Q60A, Q70A e The Frame: VA em todos os tamanhos de 50" acima. (não tenho certeza sobre tamanhos menores - 43", 32"...)

Q80A 55: VA
Q80A 65: ??? (provavelmente VA)
Q80A 75: ??? (provavelmente VA)

QN85A 55: ADS
QN85A 65: ADS
QN85A 75: ADS

QN90A 55: ADS
QN90A 65: ADS
QN90A 75: ADS

Q80B 55: ADS
Q80B 65: ???
Q80B 75: ???

QN85B 55: ADS
QN85B 65: ADS
QN85B 75: ADS

QN90B: será VA em todos os tamanhos.
Estou muito chateado. Por anos acompanhei análises e fui seguro numa QN90A de 55. Queria a de 50, mas não encontrei em lugar algum. Aproveitei essas promoções pois ainda não me deram previsão das QN90B.
Fico preocupado. Devo desistir da minha QN90A de 55 por ser ADS? Tão ruim assim? Em até 3 dias devem entregar...
 
Minhas primeiras impressões da 55Q80A, saindo de uma 49NU7100, é que tudo está muito mais vivido, colorido e contrastado. Testei, principalmente, com jogos (Elden Ring no PS5, pra ser mais exato). Ainda não tive tempo de testar com outras mídias (streaming, séries e filmes).

A única coisa que ainda não consegui acertar é o nível de preto. Mas acho que aos poucos eu acerto a mão e me acostumo. Ainda preciso fazer alguns testes pra não deixar áreas fechadas muito escuras ou áreas abertas com tons pastéis/lavados. Ontem achei que tinha acertado, mas quando entrei numa caverna achei escuro demais. Então vou precisar fazer novos testes, inclusive com outros jogos.

Mas gostei bastante a princípio, sem dúvida foi um grande upgrade, inclusive levando em consideração o VRR.
 
Estou muito chateado. Por anos acompanhei análises e fui seguro numa QN90A de 55. Queria a de 50, mas não encontrei em lugar algum. Aproveitei essas promoções pois ainda não me deram previsão das QN90B.
Fico preocupado. Devo desistir da minha QN90A de 55 por ser ADS? Tão ruim assim? Em até 3 dias devem entregar...
Essa QN90A de 65" é ADS também.




Me parece bem boa.

Provavelmente, se vc não corresse atrás pra descobrir, ia morrer sem saber que a tela não é VA.
 
Última edição:
Estou muito chateado. Por anos acompanhei análises e fui seguro numa QN90A de 55. Queria a de 50, mas não encontrei em lugar algum. Aproveitei essas promoções pois ainda não me deram previsão das QN90B.
Fico preocupado. Devo desistir da minha QN90A de 55 por ser ADS? Tão ruim assim? Em até 3 dias devem entregar...
testa, a QN90A VA é a melhor LCD já feita, a versão IPS é o melhor IPS já feito rsrs

imagem nela não é ruim não, muito pelo contrário, testa e vê o que você acha
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa QN90A de 65" é ADS também.




Me parece bem boa.

Provavelmente, se vc não corresse atrás pra descobrir, ia morrer sem saber que a tela não é VA.

se for assim ao vivo, ta melhor ou igual que minha Q80T VA, olha os MINI LED's fazendo diferença ai, imagina o contraste absurdo da versão VA!!!

esse video aqui serve pra quem ta querendo a Q80A também, Q80T vs QN85A ADS


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

lembrando que, pra quem assiste/joga no claro como eu, esse blooming QUASE some
 
Última edição:
Foi esse vídeo do Andy que me fez optar pela QN85 em vez da Q80A.

Até gostei de a Q80T ter menos black crush em Resident Evil e não ter tanto blooming naquele hud de Destiny, mas a imagem da QN85A na média é bonita demais. QN90A ADS certamente é um pouco melhor que isso ainda.
 
Minhas primeiras impressões da 55Q80A, saindo de uma 49NU7100, é que tudo está muito mais vivido, colorido e contrastado. Testei, principalmente, com jogos (Elden Ring no PS5, pra ser mais exato). Ainda não tive tempo de testar com outras mídias (streaming, séries e filmes).

A única coisa que ainda não consegui acertar é o nível de preto. Mas acho que aos poucos eu acerto a mão e me acostumo. Ainda preciso fazer alguns testes pra não deixar áreas fechadas muito escuras ou áreas abertas com tons pastéis/lavados. Ontem achei que tinha acertado, mas quando entrei numa caverna achei escuro demais. Então vou precisar fazer novos testes, inclusive com outros jogos.

Mas gostei bastante a princípio, sem dúvida foi um grande upgrade, inclusive levando em consideração o VRR.
Eu sai de uma 50NU7100 para uma 50QN90A e até agora o único problema tem sido o preto esmagador. Certamente o Local Dimming ainda não atingiu a maturidade tecnológica necessária para evitar o "black crush". Como solução temporária eu coloco o gamma +2, à custa de uma diminuição na qualidade das cores( faço eventualmente e somente quando o escuro é intolerável).
A despeito disso ainda estou no lucro pois as cores, o contraste e a experiência do HDR mais que compensam esse aborrecimento.
 
QN85B de 55" pingou no site da Samsung por 5900.

Enquanto isso, a Q80B de 50" tá 6650.

Tô entendendo nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu sai de uma 50NU7100 para uma 50QN90A e até agora o único problema tem sido o preto esmagador. Certamente o Local Dimming ainda não atingiu a maturidade tecnológica necessária para evitar o "black crush". Como solução temporária eu coloco o gamma +2, à custa de uma diminuição na qualidade das cores( faço eventualmente e somente quando o escuro é intolerável).
A despeito disso ainda estou no lucro pois as cores, o contraste e a experiência do HDR mais que compensam esse aborrecimento.

Eis o dilema do local dimming. Se é agressivo demais, dá black crush. Se não é agressivo o suficiente, dá blooming.

FWIW, uma das atualizações no algoritmo da QN90B foi justamente nesse sentido, controlar melhor o local dimming pra preservar os detalhes de sombra. Isso foi bem sucedido, mas acabou tornando o blooming dessa versão um pouco pior do que o da QN90A (VA).

Maaas todo mundo diz que LG C1 é o ápice da perfeição da imagem perfeita e, nos comparativos lado a lado que eu vi, a C1 sofre um pouco mais com black crush do que as Neo QLED de 2021, então tem isso.

Eu recomendo no seu caso setar o local dimming no padrão em vez de no alto, e tentar usar primeiro o slider de detalhe de sombra em vez do de gamma, já que o primeiro eleva esses detalhes sem afetar tanto assim o balanço geral da imagem.
 
Última edição:
É galera a patroa reclamou do tamanho da Q70A até então 55 nunca foi pequeno para uma sala, os 7 dias para devolver a TV já tinha passado mas achei um comprador pra ela, acabei de adquirir a Q80A de 65 polegadas, tinha uma Cx na Magalu por 6.800 pagando no PIX pensei pensei, mas aí o Submarino resolveu dar 10% de Cashback na Q80A que saiu por R$5580,00 fechei a danada, depois comparo com a Q70A que ficará comigo até a nova chegar pra ver se tem essa diferença toda que alguns colegas dizem ter.
 
A informação que faltava de qual o painel da Q80A 65
Whats-App-Image-2022-06-08-at-19-56-36.jpg
 
Eu sai de uma 50NU7100 para uma 50QN90A e até agora o único problema tem sido o preto esmagador. Certamente o Local Dimming ainda não atingiu a maturidade tecnológica necessária para evitar o "black crush". Como solução temporária eu coloco o gamma +2, à custa de uma diminuição na qualidade das cores( faço eventualmente e somente quando o escuro é intolerável).
A despeito disso ainda estou no lucro pois as cores, o contraste e a experiência do HDR mais que compensam esse aborrecimento.
Cara muito pelo contrário o FALD já está mais que amadurecido, a questão é os algoritmos que a Samsung sempre muda nas atualizações, e isso é mais importante que o número de zonas aliás. Aqui na Q80T por exemplo a imagem está sem mentira nenhuma muito boa mesmo, tanto que uso isso aqui no HDR:

Modo Filmmaker mode sempre
Luz de fundo: 40 (sim, teoricamente isso é errado)
Cor: 30
Matiz: Vm5 (invés de ficar mudando balanço/estabilidade de branco sem saber o que fazer kk)
Regulagem do FALD: Alto
Otimizador de contraste: baixo
Tom de cor: quente 2
Gama: -2
Detalhe da sombra: -2
Cor sempre no automático

Gama e sombra ajustei pausando diversas séries em diferentes plataformas, e o resultado ficou ótimo mostrando um contraste absurdo. Assistir Batman (do vampirão) foi uma experiência incrível

Depois que se acostuma com o modo Filmmaker/movie e Tom quente, quando você olha uma tv no padrão ela parece uma animação Disney kk, modo dinâmico é uma ofensa pro cinema

A dica do Gonira de colocar o local no médio pode te ajudar

O nível de preto no modo jogo está bom igual no Filmmaker mode após atualizações, isso chega a ser incrível

A verdade é que a tecnologia LCD está fazendo hora extra, é só ver que mesmo na QN90A ainda tem blooming mesmo no VA e com um número absurdo de zonas pelos MINI LEDs, e posso adorar a QN90A mas essa é a realidade, curto muito o Ney mas ele não dá um pic na frente de um zagueiro coreano rsrs
 
Última edição:
A informação que faltava de qual o painel da Q80A 65
Whats-App-Image-2022-06-08-at-19-56-36.jpg

Acabou o mistério então. Q80A BR é VA em todos os tamanhos.

O que deve ter de gente que deixou de comprar essa TV por não saber disso...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo