[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

Ele é compatível com o M15 R6. Vi uns relatos em sites americanos de gente usando ele no M15. Porém aqui, ele está uma facada. Estava procurando o genérico dele no Ali mas não tem ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Por medo, não sai da BIOS 1.10 ainda, por medo de perder o undervolt. Já zerei o God of War e Elder Ring no notebook, sem nenhum problema sequer.
Vc tem certeza que esta fonte é compatível? Pois se for eu irei comprar ela. O carregador que vem no BR pesa em torno de 1 kg, isso acaba com a portabilidade deste note.

Fiz a atualização para a Bios 1.13
 
Última edição:
Tenta ver quais drivers intel e Nvidia vc está usando. Vc foi verificar isso pelas configurações do painel de controle do windows certo? Minha sugestão é tentar atualizar/reinstalar drivers de vídeo.
Estou com as versões mais atuais e tanto no painel de controle do Windows como da Nvidia não aparece.

Inclusive vou formatar o computador, pois tem aplicativos fechando sozinhos do nada, com o seguinte erro no Event Viewer:

Nome do aplicativo com falha: SystemSettings.exe, versão: 10.0.22000.708, carimbo de data/hora: 0x27a6d211
Nome do módulo com falha: ControlLib.dll, versão: 1.0.88.0, carimbo de data/hora: 0x626a4ea7
Código de exceção: 0xc0000005
Deslocamento da falha: 0x0000000000008f8a
ID do processo com falha: 0x40dc
Hora de início do aplicativo com falha: 0x01d87b4553d57c39
Caminho do aplicativo com falha: C:\Windows\ImmersiveControlPanel\SystemSettings.exe
Caminho do módulo com falha: C:\Windows\SYSTEM32\ControlLib.dll
ID do Relatório: 98fdb197-934a-4e5f-b4f6-55fc98501f52
Nome completo do pacote com falha: windows.immersivecontrolpanel_10.0.6.1000_neutral_neutral_cw5n1h2txyewy
ID do aplicativo relativo ao pacote com falha: microsoft.windows.immersivecontrolpanel

O suporte da Dell que solicitou um format, sendo que eu fiz isso assim que recebi.
 
Galera quem instalou 64g no note, por favor se manifeste, tenho uma duvida pra tirar. Obrigada!
 
Galera quem instalou 64g no note, por favor se manifeste, tenho uma duvida pra tirar. Obrigada!
Eu tenho um colega com 64 gb. 2x32 GB da XPG Hunter CL20. Funciona normal. Qual a bronca?
 
Eu to usando 64gb ( uso maya e resolve davinci ) ta voando o note.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

alias o note ta indo bem, mas to me segurando pra n pegar um note com os novos cpu 12700, cpu no meu trampo faz total diferenca...
 
Última edição:
Esse seu caso de fechar o jogo por causa do DirectX, você estava com undervolt na gpu? No meu só a acontecia isso durante minhas tentativas de achar a voltagem ideal em determinados clocks. Voltagem instável na gpu dava isso também no meu.
Isso mesmo! Nas duas vezes, estava com UV no GPU. Ontem aconteceu mais uma vez, mas incluiu crash no windows... Reduzi mas ainda tenho que testar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ele é compatível com o M15 R6. Vi uns relatos em sites americanos de gente usando ele no M15. Porém aqui, ele está uma facada. Estava procurando o genérico dele no Ali mas não tem ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Por medo, não sai da BIOS 1.10 ainda, por medo de perder o undervolt. Já zerei o God of War e Elder Ring no notebook, sem nenhum problema sequer.
Eu tomei coragem e tentei fazer o procedimento de undervolt em cima da 1.11. Pra minha surpresa, desbloqueei o ajuste de tensão. Atualizei a bios pra 12 e manteve. Joga duro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu to usando 64gb ( uso maya e resolve davinci ) ta voando o note.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

alias o note ta indo bem, mas to me segurando pra n pegar um note com os novos cpu 12700, cpu no meu trampo faz total diferenca...
Cara, tenho pensado nisso, sabia?

Eu tô ainda querendo refinar as contas, mas pra mim, ainda é uma opção pedir dinheiro de volta e esperar o com 12th, mas sei lá.
 
Isso mesmo! Nas duas vezes, estava com UV no GPU. Ontem aconteceu mais uma vez, mas incluiu crash no windows... Reduzi mas ainda tenho que testar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu tomei coragem e tentei fazer o procedimento de undervolt em cima da 1.11. Pra minha surpresa, desbloqueei o ajuste de tensão. Atualizei a bios pra 12 e manteve. Joga duro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, tenho pensado nisso, sabia?

Eu tô ainda querendo refinar as contas, mas pra mim, ainda é uma opção pedir dinheiro de volta e esperar o com 12th, mas sei lá.
os ganhos em game é sutil, a nao ser que tu pegue uma 3080, mas em relacao a cpu para mim é por conta do software que eu uso, arquitetura antiga que se aproveita da forca do processador e clock alto...somente por isso mesmo, mas vou ficar com o m15 por uns bons anos ainda...
 
Bom dia pessoal, tudo blz?
Com relação a bateria, alguém tem alguma dica para uso diário moderado, planilhas e internet.
Pelo que monitorei, a bateria esta durando em torno de 1:30h.

Obs. Alterei o plano de energia para que o processador trave em 1Ghz.
Utilizo no Modo de Energia : Melhor eficiência energética.
Toda iluminação desligada.
Iluminação da tela em torno de 60%.

A dúvida é se esta na média de duração dos demais...

Valeu!!
A minha com modo híbrido ativo, dura de 4 a 4,5 horas. Com a gpu dedicada, somente 1,5 horas.
 
Isso mesmo! Nas duas vezes, estava com UV no GPU. Ontem aconteceu mais uma vez, mas incluiu crash no windows... Reduzi mas ainda tenho que testar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu tomei coragem e tentei fazer o procedimento de undervolt em cima da 1.11. Pra minha surpresa, desbloqueei o ajuste de tensão. Atualizei a bios pra 12 e manteve. Joga duro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, tenho pensado nisso, sabia?

Eu tô ainda querendo refinar as contas, mas pra mim, ainda é uma opção pedir dinheiro de volta e esperar o com 12th, mas sei lá.
Agora tem a 1.13 pra voce tentar e me dizer. :coolface:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vc tem certeza que esta fonte é compatível? Pois se for eu irei comprar ela. O carregador que vem no BR pesa em torno de 1 kg, isso acaba com a portabilidade deste note.

Fiz a atualização para a Bios 1.13
Entao. Ontem quando acessei o link, tinha a versao compativel 450-AHHE por uns 700 reais no site da Dell. Hoje entrei no site novamente e mudou a versao para 450-ALPD por 629. Essa ultima ja nao sei se é compativel. E ela ainda está mais barata que a de ontem. Peguei um depoimento no site da Dell americana de um usuario que comprou o 450-AHHE e testou no M15 R6 dele. https://www.dell.com/en-us/shop/del...-meter-power-cord/apd/450-ahhe/pc-accessories
Conseguiu desbloquear as voltagens nessa versao?
 
Última edição:
Infelizmente não testei com o driver antigo (512.77). Mas apesar de fazer sentido, acredito que não seja isso porque pelas vezes que vi crash ocorrer, o resultado é diferente. GPU o jogo crasha e fecha. CPU o windows crasha e a gente tem que reiniciar. Mas vou ficar atento!
Pode ocorrer de tudo, tela preta, tela azul (mais comum em undervolt de cpu), erro de directx, de dll, CTD (close to desktop), etc

Infelizmente não tem um padrão. E felizmente isso melhorou muito com a correção de erros que veio com os chips DDR5. Antes era tela azul pra tudo.

Testei a vbios de 140w aqui só por curiosidade, gostei bastante, da uma folga de uns 3-5fps em jogos 4k ultra (RDR2, Elden Ring e Flight Simulator). O que mais curti é que da pra ter 125w no modo equilibrado e 135w no modo performance, sem precisar ficar surdo com o modo “velocidade total”. O problema é que ao invés de demorar 15 min pra bater 86 graus demora uns 10. Aqui o note ta levantado uns 4cm e o clima frio, no verão seria sem chance pra mim. Pra benchmark é uma maravilha pq nunca chega nos 86.

No meu ex-legion fui de vbios 80w a 120w (rtx2060) e ficou assim por mais de um ano sem problem algum, melhorou muito mais a performance do que no nosso caso, mas no legion ficava sempre no maximo em 82 graus. Pra quem esta sempre abaixo dos 86 acho que vale manter a de 140w

Preciso estudar maneiras de gerar menos calor da cpu para o heatsink e assim dar mais margem para a gpu, alguem tem undervolt estavel ai a mais de 6 meses poderia me passar o valor? Sera que o TCC ajuda tb?
 
Última edição:
Pode ocorrer de tudo, tela preta, tela azul (mais comum em undervolt de cpu), erro de directx, de dll, CTD (close to desktop), etc

Infelizmente não tem um padrão. E felizmente isso melhorou muito com a correção de erros que veio com os chips DDR5. Antes era tela azul pra tudo.

Testei a vbios de 140w aqui só por curiosidade, gostei bastante, da uma folga de uns 3-5fps em jogos 4k ultra (RDR2, Elden Ring e Flight Simulator). O que mais curti é que da pra ter 125w no modo equilibrado e 135w no modo performance, sem precisar ficar surdo com o modo “velocidade total”. O problema é que ao invés de demorar 15 min pra bater 86 graus demora uns 10. Aqui o note ta levantado uns 4cm e o clima frio, no verão seria sem chance pra mim. Pra benchmark é uma maravilha pq nunca chega nos 86.
Aqui a VBIOS de 140w melhorou as temperaturas, pq ela me parece controlar melhor a distribuição de energia entre CPU e GPU.. mas meu cenário é de quem utiliza monitor externo e está 99% do tempo em 2,5K ou 4K. Em 1080p utilizo muito pouco.
 
Aqui a VBIOS de 140w melhorou as temperaturas, pq ela me parece controlar melhor a distribuição de energia entre CPU e GPU.. mas meu cenário é de quem utiliza monitor externo e está 99% do tempo em 2,5K ou 4K. Em 1080p utilizo muito pouco.
Pois é, é o mesmo cenário que o meu, sempre 4k com graficos no maximo, jogando de longe com controle do series X. Preciso fazer mais testes e cronometrar direito. O unico modo que fica abaixo de 86 é usando o velocidade total mas dai precisa de um fone de ouvido de helicóptero
 
Bom dia galera, gostaria de dicas de vocês como que vcs limpam as entradas de ar na parte superior do note (acima do teclado) eu tenho feito a limpeza com palito de dente mas não fica bem limpo, meu aspirador de 1000w portátil não serve de nada :rolleyes:. Como vcs estão realizando essa limpeza, claro desconsiderando quem abre, pois farei essa manutenção somente daq a 1 ano.
 
Bom dia galera, gostaria de dicas de vocês como que vcs limpam as entradas de ar na parte superior do note (acima do teclado) eu tenho feito a limpeza com palito de dente mas não fica bem limpo, meu aspirador de 1000w portátil não serve de nada :rolleyes:. Como vcs estão realizando essa limpeza, claro desconsiderando quem abre, pois farei essa manutenção somente daq a 1 ano.
Eu uso aspirador aqui junto com um pincel antiestático. Com o pincel removo o grosso e com o aspirador o fino.
 
Preciso estudar maneiras de gerar menos calor da cpu para o heatsink e assim dar mais margem para a gpu, alguem tem undervolt estavel ai a mais de 6 meses poderia me passar o valor? Sera que o TCC ajuda tb?
No meu antigo, eu tô há +- 6 meses com UV no CPU (-85 no core e -15 no cache). 1740MHz a 800mv na GPU e bios de 140W e ainda: TCC Offset em 3. Deixei assim pois o maior inimigo não é a temperatura, mas o thermaltrottling. Se eu tiver uma temperatura X e ela não me cause Trottling, é essa que eu quero. Então a curiosidade era em ver o seguinte: "Será que o trottling muda de desempenho conforme o TCCoffset?" Se pararmos pra pensar matematicamente, não, já que a tolerancia no TCC Offset acompanha a redução de temperatura. Mas pude ver que não é bem assim. Não sei explicar o porque mas, TCCOffset em 0 me dá um trottling de 12%. 2 me dá 8%, 3 me dá 3% e o padrão se repete em picos de 12 a cada 4 TCCOffsets.

Mas olhando pro novo, ainda tô tentando arranjar tempo pra testar melhor.
 
No meu antigo, eu tô há +- 6 meses com UV no CPU (-85 no core e -15 no cache). 1740MHz a 800mv na GPU e bios de 140W e ainda: TCC Offset em 3. Deixei assim pois o maior inimigo não é a temperatura, mas o thermaltrottling. Se eu tiver uma temperatura X e ela não me cause Trottling, é essa que eu quero. Então a curiosidade era em ver o seguinte: "Será que o trottling muda de desempenho conforme o TCCoffset?" Se pararmos pra pensar matematicamente, não, já que a tolerancia no TCC Offset acompanha a redução de temperatura. Mas pude ver que não é bem assim. Não sei explicar o porque mas, TCCOffset em 0 me dá um trottling de 12%. 2 me dá 8%, 3 me dá 3% e o padrão se repete em picos de 12 a cada 4 TCCOffsets.

Mas olhando pro novo, ainda tô tentando arranjar tempo pra testar melhor.
Valeu pelo relato.

Uma dúvida que tenho em relação ao undervolt da GPU, como eu sei qual frequência ajustar sendo que ela flutua tanto durante o jogo? Acho que o padräo da 130w o core chega em no máximo 1560MHz mas fica em 1560, 1500, 1400, 1450... Isso mesmo longe da temperatura do thermal throttling (86°C).

Outra dúvida agora sobre a CPU, li que aquele ajuste PROCHOT do throttlestop é a mesma coisa que o TCC offset, procede? Porque ai daria pra ir testando até encontrar o valor definitivo sem ter que entrar na bios etc.
 
No meu antigo, eu tô há +- 6 meses com UV no CPU (-85 no core e -15 no cache). 1740MHz a 800mv na GPU e bios de 140W e ainda: TCC Offset em 3. Deixei assim pois o maior inimigo não é a temperatura, mas o thermaltrottling. Se eu tiver uma temperatura X e ela não me cause Trottling, é essa que eu quero. Então a curiosidade era em ver o seguinte: "Será que o trottling muda de desempenho conforme o TCCoffset?" Se pararmos pra pensar matematicamente, não, já que a tolerancia no TCC Offset acompanha a redução de temperatura. Mas pude ver que não é bem assim. Não sei explicar o porque mas, TCCOffset em 0 me dá um trottling de 12%. 2 me dá 8%, 3 me dá 3% e o padrão se repete em picos de 12 a cada 4 TCCOffsets.

Mas olhando pro novo, ainda tô tentando arranjar tempo pra testar melhor.

No meu entendimento,
Tudo depende da capacidade de dissipação de calor do aparelho, ex: Se eu deixo 0 no TCC Ofsset a CPU chega a 100oC e o sistema precisa cortar em 15% a capacidade do sistema pra restabelecer uma temperatura aceitável, e isso leva 2seg. Porém com TCC Ofsset em 3 o sistema chega a 97oC e precisa cortar 3% da performance pra baixar a temperatura e leva 1seg pra conseguir, ou seja.. 97oC é uma temperatura que o sistema de arrefecimento consegue reduzir mais rapidamente.

O importante é achar um equilíbrio.
 
Você esta esquecendo que a maquina precisa de garantia. Quando você colocar a premium support lá vc verá o preço. E tem que ser premium support, pois as outras garantias não funcionam de forma internacional. Outra coisa, 1700 US x valor do dólar + IOF + add de garantia etc. Teve fim de semana que o AW foi vendido aqui por 8800 R$. Tu tem certeza que vale a pena passar por esse estresse?

Bom, peguei o meu. Estava na dúvida entre o MSI GF65 (custo benefício por 799 Bidens) e um Gigabyte G5 (achei open box na Best Buy por 750, e estava "excelente"). No final quaaaase belisquei um Asus Zephyrus 14, com Ryzen 9 que estava por 950 também na Best Buy, (Open box - Fair), mas não arrisquei em razão do medo de não ter garantia aqui (Ou ter que perder tempo com processo judicial para conseguir). Até acredito que o ASUS seria mais top que o Dell, mas no final achei o Dell num preço que não deu para resistir.

Peguei ele no outlet da Dell por 806 Bidens (com um cupom de desconto de 15%). Adicionei garantia premium plus por 3 anos e no final saiu 1.1k Bidens.

Apesar de ser do outlet (open box), acho que valeu a pena considerando a garantia por 3 anos.

Falei com o suporte da Dell e assim que ele chegar aqui é só fazer a transferência de País que eles fazem a transferência da garantia para cá. A própria atendente da Dell me aconselhou a comprar o máximo de garantia lá fora pois sairia mais barato. Segundo ela a extensão do Alienware aqui por 2 anos sairia uns 3.5k (estimativa dela, não é algo exato). Nos EUA essa extensão por 3 anos saiu 300 bidens, ou seja, 1.5k.

Acho que valeu a pena.
 
Boa noite, quem está procurando um Alienware m15 está com um bom desconto na americanas com o cupom BLACK10 com 10% de desconto ficando R$10289 + 4% comprando por dentro do banco Inter, economizei 14% totalizando R$9850 no notebook, espero ter feito um bom negócio, acham que o valor está legal?.
 
Bom, peguei o meu. Estava na dúvida entre o MSI GF65 (custo benefício por 799 Bidens) e um Gigabyte G5 (achei open box na Best Buy por 750, e estava "excelente"). No final quaaaase belisquei um Asus Zephyrus 14, com Ryzen 9 que estava por 950 também na Best Buy, (Open box - Fair), mas não arrisquei em razão do medo de não ter garantia aqui (Ou ter que perder tempo com processo judicial para conseguir). Até acredito que o ASUS seria mais top que o Dell, mas no final achei o Dell num preço que não deu para resistir.

Peguei ele no outlet da Dell por 806 Bidens (com um cupom de desconto de 15%). Adicionei garantia premium plus por 3 anos e no final saiu 1.1k Bidens.

Apesar de ser do outlet (open box), acho que valeu a pena considerando a garantia por 3 anos.

Falei com o suporte da Dell e assim que ele chegar aqui é só fazer a transferência de País que eles fazem a transferência da garantia para cá. A própria atendente da Dell me aconselhou a comprar o máximo de garantia lá fora pois sairia mais barato. Segundo ela a extensão do Alienware aqui por 2 anos sairia uns 3.5k (estimativa dela, não é algo exato). Nos EUA essa extensão por 3 anos saiu 300 bidens, ou seja, 1.5k.

Acho que valeu a pena.
Faltou dizer qual foi a configuração do AW que vc pegou. Foi com a RTX3070?
 
Última edição:
Pessoal, quando vocês fazem upgrade de RAM, guardam as memórias originais ou vendem, considerando a contratação de garantia estendida.
 
Pessoal, quando vocês fazem upgrade de RAM, guardam as memórias originais ou vendem, considerando a contratação de garantia estendida.
Se vender, adeus garantia. Segura elas até acabar a garantia. Depois vende.
 
Boa noite, quem está procurando um Alienware m15 está com um bom desconto na americanas com o cupom BLACK10 com 10% de desconto ficando R$10289 + 4% comprando por dentro do banco Inter, economizei 14% totalizando R$9850 no notebook, espero ter feito um bom negócio, acham que o valor está legal?.
Um bom preço em marketplace (garantia por correios de um ano) seria abaixo de 9k.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo