[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 89 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 57 21.0%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 98 36.0%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 28 10.3%

  • Total de votos
    272
Então, pular do 5800x pro 7800x3d será que vale? Tenho uma RTX 4090 e jogo em 3440x1440. As vezes uso DSR pra 5160x2160.
Com essa VGA logo vc pula pro 4K. Eu nao acho que valha a pena... mas...
 
Então, pular do 5800x pro 7800x3d será que vale? Tenho uma RTX 4090 e jogo em 3440x1440. As vezes uso DSR pra 5160x2160.
Olha, também tenho minhas dúvidas se valeria a pena no seu caso! O 5800x é um baita processador ainda, e como você joga em resolução mais alta, talvez seria um upgrade desnecessário. Se por acaso for pra jogar a 60FPS, aí esqueça de vez, obviamente...

Mas se você faz questão de partir para a plataforma AM5, com DDR5, possibilidade de futuros upgrades e a grana não for problema, seja feliz...
 
Ver anexo 134996
Os "cons" (da plataforma em si) sempre acabam me deixando com a pulga atrás da orelha.



Anyway, para uma máquina de uso misto (dev, encoding, virtualização, etc.) e jogatina @ 1440p com uma 4070 Ti um 7900 faria sentido para entrar no lugar de um 9900K ?

Não é de hoje que a eficiência dele chama minha atenção custando 200 pila acima do 7700x numa Pichau da vida, por exemplo.
O 7900 é muito bom no overall, quer seja jogo, produtividade e eficiência.
Se eu fosse comprar AMD hoje, esse seria a minha opção.

R$ 2799,01



Mas acabei preferindo comprar o 13700 por 2649,90...rss :awesome:
 
Última edição:
O 7900 é muito bom no overall, quer seja jogo, produtividade e eficiência.
Se eu fosse comprar AMD hoje, esse seria a minha opção.

R$ 2799,01



Mas acabei preferindo comprar o 13700 por 2649,90...rss :awesome:

Em pouco tempo já dá pra recuperar essa diferença de preço na conta de energia :limo:

1680723899953.png

1680723910099.png


Brincadeiras à parte, do lado da Intel minha preferência é pelo 13700k/kf que eu provavelmente ia querer 'casar' com uma série Z por pura ignorância (não sei o que ainda é bloqueado e o que foi liberado em termos de clock, xmp, tensões e etc. nas placas 'B' das gerações mais novas), idem para o lado da AMD quanto às séries X e B... as B650/E, X670/E, e por aí vai...

Quando tiver um tempinho vou me aprofundar mais, adicionar mobo e memórias na equação pra ver quanto vai sair do meu bolso e ponderar se realmente já é hora do upgrade (inicialmente a ideia era ir tocando de lado até Q4/2023 ou Q1/2024).

Por falar em memória, posso comprar um par de memórias sem ter uma plataforma definida ou há alguma pegadinha? 6000Mhz é o sweet spot em ambas?
 
Por falar em memória, posso comprar um par de memórias sem ter uma plataforma definida ou há alguma pegadinha? 6000Mhz é o sweet spot em ambas?
Sim! Pelo que andei pesquisando antes de comprar, uma 6000Mhz CL36 (ou menor latência) está ótimo para ambas plataformas! Acima disso, em muitos casos, os valores acabam subindo de forma completamente desproporcional e no caso da AMD tem até a questão da latência com o controlador de memória, dependendo da velocidade da RAM, pode trabalhar fora da proporção 1:1 com a frequência do controlador Infinity Fabric. Se eu não estiver equivocado, li um comentário de um colega com um kit 6400Mhz que precisou fazer um downclock para 6000Mhz, pois se não me engano nem bootava o sistema com um 7950X3D.
 
Brincadeiras à parte, do lado da Intel minha preferência é pelo 13700k/kf que eu provavelmente ia querer 'casar' com uma série Z por pura ignorância (não sei o que ainda é bloqueado e o que foi liberado em termos de clock, xmp, tensões e etc. nas placas 'B' das gerações mais novas), idem para o lado da AMD quanto às séries X e B... as B650/E, X670/E, e por aí vai...

Quando tiver um tempinho vou me aprofundar mais, adicionar mobo e memórias na equação pra ver quanto vai sair do meu bolso e ponderar se realmente já é hora do upgrade (inicialmente a ideia era ir tocando de lado até Q4/2023 ou Q1/2024).

Por falar em memória, posso comprar um par de memórias sem ter uma plataforma definida ou há alguma pegadinha? 6000Mhz é o sweet spot em ambas?
Eu particularmente, não vejo necessidade do "K", o perrengue do overclock, de controlar temp etc...no fim a performance da versão non-K basicamente da no mesmo. A não ser que queira tirar cada gota de clock...ai o K pode ser a aventura no processo.
Chipset B660 ou B760 vai permitir um OC básico de rodar todos cores no máximo que der o tempo todo.

DDR5 6000 CL36 com AMD EXPO e 6400 CL32 no Intel XMP, mas se quiser ir com 7800 no Intel dá.

Em termos de custo, acho que no fim fica elas por elas, dá para economizar aqui e ali, mas no fim vai do gosto do freguês.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse é o bom processor tambem para quem não quer calor e consumo de energia! Só me faz ficar mais em dúvida kkkk
Eu particularmente prefiro 7900 do que todos que estão abaixo dele, inclusive do 7800X3D, que não vale o extra "cash"...rsss :awesome:

7600X e 7700X não vejo vantagem alguma, o 13600K é melhor que os 2.
13700K muito esquentadinho e praticamente mesmo preço do 7900X.
7900 econômico e 12/24 cores para rodar jogo e produtividade.
Só que por 300,00 a mais leva o 7900X, dependendo do uso principal é de se pensar.
 
Última edição:
Eu particularmente, não vejo necessidade do "K", o perrengue do overclock, de controlar temp etc...no fim a performance da versão non-K basicamente da no mesmo. A não ser que queira tirar cada gota de clock...ai o K pode ser a aventura no processo.
Chipset B660 ou B760 vai permitir um OC básico de rodar todos cores no máximo que der o tempo todo.

DDR5 6000 CL36 com AMD EXPO e 6400 CL32 no Intel XMP, mas se quiser ir com 7800 no Intel dá.

Em termos de custo, acho que no fim fica elas por elas, dá para economizar aqui e ali, mas no fim vai do gosto do freguês.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu particularmente prefiro 7900 do que todos que estão abaixo dele, inclusive do 7800X3D, que não vale o extra "cash"...rsss :awesome:

7600X e 7700X não vejo vantagem alguma, o 13600K é melhor que os 2.
13700K muito esquentadinho e praticamente mesmo preço do 7900X.
7900 econômico e 12/24 cores para rodar jogo e produtividade.
Só que por 300,00 a mais leva o 7900X, dependendo do uso principal é de se pensar.
Ouvi dizer que os novos da x3D estão morrendo depois de alguns dias de uso, mesmo em stock, procede?
Sobre o 7800x3D tá melhor que o 7950x3D wtf.
 
Ouvi dizer que os novos da x3D estão morrendo depois de alguns dias de uso, mesmo em stock, procede?
Sobre o 7800x3D tá melhor que o 7950x3D wtf.
desconheço casos de morte subita desses AMD, teria que pesquisar sobre.
Era de se esperar que o 7800X3D ficasse muito proximo do 7950X3D devido aquela questao de scheduler e parking de cores para forçar o uso dos cores com o cache 3D.
 
desconheço casos de morte subita desses AMD, teria que pesquisar sobre.
Era de se esperar que o 7800X3D ficasse muito proximo do 7950X3D devido aquela questao de scheduler e parking de cores para forçar o uso dos cores com o cache 3D.
Parece que o LTT recebeu chip já ruim duas vezes seguidas, li em um artigo.


Só consegui achar esse que foi overclockado, mas tenho um que realmente alguns em stock quebraram.
 
Eu tinha lido essa notícia hoje mais cedo:

 
Galera, em especial o @igormp e @dayllann o que acham desses aumentos de relatos do 7950X 3D simplesmente morrendo em stock, fazendo o básico? Com poucas horas ou dias de uso. O que a AMD fez de errado?

Fonte: https://avalanchenoticias.com.br/pr...x3d-enfrentam-perda-massiva-de-processadores/
Não tava sabendo disso, estranho esse tipo de coisa. Se fosse problema de fabricação mesmo, seria de se esperar ver o mesmo no 7900x3D, houveram casos nele também?
Se não for erro da própria AMD, pode ser config padrão das mobos mandando mais tensão que deveria (como se fosse a tensão de um modelo non-x3D, talvez);
 
Eu tinha lido essa notícia hoje mais cedo:

Bem, Ryzen 9 X3D descartado até que resolvam. Isso é sinal que quase todas essas CPUs vão falhar cedo ou tarde.
 
Alguem sabe de preço e disponibilidade no Brasil?
 
Alguem sabe de preço e disponibilidade no Brasil?

Se sair alguma coisa hoje deve aparecer entre 10h00AM~11h00AM. Considerando que essa SKU é a mais esperada dos 7000X3D e que os X3D anteriores apareceram em pré-venda apenas na Pichau no dia do lançamento, vai saber...
 
Se sair alguma coisa hoje deve aparecer entre 10h00AM~11h00AM. Considerando que essa SKU é a mais esperada dos 7000X3D e que os X3D anteriores apareceram em pré-venda apenas na Pichau no dia do lançamento, vai saber...
Até 3.5k eu pagaria... mais que isso não! Esperaria no Ali talvez hhahahaha
 
Eu acho sacanagem aquele preço "full" de 12k
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só pra dizer que deu desconto de 12 pra 3.5k.
 
Brotou na loja que explode, pré-venda:

XKRngrT.png
Ia avisar agora aqui! Hehehe

Acabei de comprar o meu! Agora é esperar até dia 24, infelizmente! Mas já imaginava que não teriam estoque no lançamento! Com os 7900X3D foi assim também!
 
Ia avisar agora aqui! Hehehe

Acabei de comprar o meu! Agora é esperar até dia 24, infelizmente! Mas já imaginava que não teriam estoque no lançamento! Com os 7900X3D foi assim também!

Pelo menos 24/04 é menos de 1 mês 😄 Se eu não estiver enganado os X3D anteriores tinham espera de algo próximo de 1 mês ou mais 😅
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo